A Gestão De Recursos Humanos Nas Pequenas Empresas

11/10/2009 • Por • 7,938 Acessos

          A empresa de pequeno porte, que não possui um departamento de recursos humanos que atire a primeira pedra? Sim, várias pedras, muitas empresas ainda não sabem da importância da gestão de RH, principalmente as pequenas empresas. Sabemos que geralmente esse tipo de organização não possui um orçamento flexível que englobe ações de RH dentro do mesmo. Dificilmente uma empresa deste porte, terá um profissional específico para executar ações de recursos humanos, já que a parte burocrática, o departamento pessoal, fica por conta da empresa de contabilidade, que na maioria dos casos, é um prestador de serviços. Mas sendo a empresa de pequeno porte, e ainda por cima, em um cenário atual, onde tanto se fala de retenção e manutenção de talentos, qual a importância de se ter um RH em uma empresa pequena?

            As pequenas empresas, também são formadas de gente, correto? Ou são formadas por robôs? Ora, se fossem formadas por robôs então precisariam no mínimo de um técnico nesta área para fazer a manutenção dos mesmos. Então, já que são formadas por pessoas, por que não precisam de alguém focado nas suas necessidades, na manutenção da gestão de recursos humanos? A resposta é simples, empresas pequenas geralmente possuem o foco na sua área comercial, precisam vender, vender e vender. Claro que elas precisam vender, mas quem vende o seu produto ou serviço, senão as pessoas?

            Primeiramente, é preciso que a idéia de gestão de recursos humanos seja comprada pela diretoria, que é quem vai liberar verba quando necessário, vai apoiar e acreditar nos projetos de RH e vai dar força para a implantação desta área na empresa. Essa provavelmente é a parte mais difícil, quando conquistada essa etapa, o resto será uma conseqüência do trabalho que será feito pelo profissional que vai executar essa função. A gestão de pessoas deve ser presente nos mais diversos tipos de organização, independente do seu tamanho. A manutenção dos subsistemas de RH é necessária. As ações que podem ser implementadas vão desde recrutar e selecionar, treinar e desenvolver, realizar pesquisas de clima, implementar pequenas ações de endomarketing e também desenvolver lideranças.

            A gestão de pessoas no cenário atual é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, pois experimente comparar o antes e o depois de uma empresa que não realizava práticas de gestão de pessoas, e passou a fazer isso. Certamente serão observadas mudanças, desde a produtividade até a satisfação e motivação dos funcionários. Mas não se engane, esse processo não ocorre da noite para o dia, é necessário paciência, perseverança e objetividade. Todos os líderes da empresa devem acreditar no serviço que o RH pode oferecer e nas mudanças positivas que isso trará a organização.

Perfil do Autor

Fabiani Seibel Stock

Administradora, atualmente cursando especialização em Pedagogia Empresarial e em Psicologia Organizacional. Realiza Pesquisas na área de RH...