A Gestão De Recursos Humanos Nas Pequenas Empresas

Publicado em: 11/10/2009 | Acessos: 7,784 |

          A empresa de pequeno porte, que não possui um departamento de recursos humanos que atire a primeira pedra? Sim, várias pedras, muitas empresas ainda não sabem da importância da gestão de RH, principalmente as pequenas empresas. Sabemos que geralmente esse tipo de organização não possui um orçamento flexível que englobe ações de RH dentro do mesmo. Dificilmente uma empresa deste porte, terá um profissional específico para executar ações de recursos humanos, já que a parte burocrática, o departamento pessoal, fica por conta da empresa de contabilidade, que na maioria dos casos, é um prestador de serviços. Mas sendo a empresa de pequeno porte, e ainda por cima, em um cenário atual, onde tanto se fala de retenção e manutenção de talentos, qual a importância de se ter um RH em uma empresa pequena?

            As pequenas empresas, também são formadas de gente, correto? Ou são formadas por robôs? Ora, se fossem formadas por robôs então precisariam no mínimo de um técnico nesta área para fazer a manutenção dos mesmos. Então, já que são formadas por pessoas, por que não precisam de alguém focado nas suas necessidades, na manutenção da gestão de recursos humanos? A resposta é simples, empresas pequenas geralmente possuem o foco na sua área comercial, precisam vender, vender e vender. Claro que elas precisam vender, mas quem vende o seu produto ou serviço, senão as pessoas?

            Primeiramente, é preciso que a idéia de gestão de recursos humanos seja comprada pela diretoria, que é quem vai liberar verba quando necessário, vai apoiar e acreditar nos projetos de RH e vai dar força para a implantação desta área na empresa. Essa provavelmente é a parte mais difícil, quando conquistada essa etapa, o resto será uma conseqüência do trabalho que será feito pelo profissional que vai executar essa função. A gestão de pessoas deve ser presente nos mais diversos tipos de organização, independente do seu tamanho. A manutenção dos subsistemas de RH é necessária. As ações que podem ser implementadas vão desde recrutar e selecionar, treinar e desenvolver, realizar pesquisas de clima, implementar pequenas ações de endomarketing e também desenvolver lideranças.

            A gestão de pessoas no cenário atual é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, pois experimente comparar o antes e o depois de uma empresa que não realizava práticas de gestão de pessoas, e passou a fazer isso. Certamente serão observadas mudanças, desde a produtividade até a satisfação e motivação dos funcionários. Mas não se engane, esse processo não ocorre da noite para o dia, é necessário paciência, perseverança e objetividade. Todos os líderes da empresa devem acreditar no serviço que o RH pode oferecer e nas mudanças positivas que isso trará a organização.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/a-gestao-de-recursos-humanos-nas-pequenas-empresas-1326743.html

    Palavras-chave do artigo:

    gestao de recursos humanos

    ,

    pequenas empresas

    ,

    gestao de pessoas

    Comentar sobre o artigo

    Patricia Gomes

    O estudo aborda a gestão de pessoas como instrumento de diferencial competitivo para as organizações.

    Por: Patricia Gomesl Negócios> Gestãol 10/04/2011 lAcessos: 5,137

    Este artigo apresenta as principais diferenças e semelhanças entre gestão de pessoas e recursos humanos, bem como algumas características que um gestor empresarial precisa ter para desenvolver seu trabalho com êxito.

    Por: Karina Fernandes de Mirandal Carreira> Recursos Humanosl 27/06/2009 lAcessos: 71,877 lComentário: 8

    Resumo: A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Há pouco tempo atrás,o departamento de Recursos Humanos atuava de forma mecanicista, onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado.

    Por: LUCICLEIDE MARIA DA SILVAl Negócios> Gestãol 21/12/2010 lAcessos: 1,333

    Este artigo pretende apresentar as principais diferenças entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, aborda as principais tendências de Gestão de Pessoas com ênfase nos estudos e nas experiências desenvolvidas no âmbito da gestão

    Por: Robson Stigarl Educação> Ensino Superiorl 23/03/2010 lAcessos: 6,821
    Elisângela da Silva Pereira

    É praticamente impossível fazer alguma ação em nossas vidas sem que antes tenhamos feito um plano. Por exemplo, um professor tem que preparar suas aulas antes de ministrá-las e no caso de um gestor, este precisa preparar sua equipe para que atinja as metas estabelecidas e dentro dos prazos. Quando olhamos a estrutura de uma empresa percebemos o quanto é importante trabalhar o planejamento, principalmente para que as coisas saiam conforme o esperado e para que a empresa corra o menor risco possí

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 15/10/2014 lAcessos: 17
    Ederlaine Miriam Oliveira

    Este artigo tem por finalidade fazer entender um pouco sobre a administração da micro e/ou pequena empresa, sua realidade no Brasil, o índice de sobrevivência no mercado e suas causas. Veremos ainda a grande importância da valorização das pessoas dentro da empresa, os benefícios que uma gestão cociente dos direitos e méritos do trabalhador pode trazer à empresa. Entenderemos o que significa Gestão de Pessoas, qual sua finalidade, que área é essa na administração de uma empresa.

    Por: Ederlaine Miriam Oliveiral Negócios> Pequenas Empresasl 20/06/2011 lAcessos: 2,410
    Darci Kops

    O presente artigo questiona a respeito de o diagnóstico do sistema de recursos humanos tratar-se de uma abordagem técnica ou abordagem humanística, e disponibilizando ferramentas de diagnóstico em forma de checks lists, tanto do sistema global como dos subsistemas de RH. O artigo sustenta a importância do mapeamento da realidade organizacional no que se refere à gestão dos recursos humanos

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 07/08/2011 lAcessos: 1,509

    Plano estudado, debates efetuados, compromissos obtidos, equipes formadas, tarefas divididas, autoridades delegadas, pessoas empossadas, a palavra do presidente foi a de um diretor de cinema: Ação!

    Por: Ivan Postigol Negócios> Gestãol 05/06/2010 lAcessos: 175

    A cada dia a motivação passa a ser um fator de extrema importância no ambiente organizacional. Quando motivados e identificados com a empresa, os colaboradores demonstram compromisso com o trabalho, engajam-se mais na busca de resultados e conseqüentemente, se empenham de forma eficaz na conquista e na satisfação própria, bem como de seus clientes. E neste cenário, o endomarketing surge quando o desempenho das empresas está ligado à mobilização de seus colaboradores.

    Por: Bruno Souzal Negócios> Gestãol 24/08/2009 lAcessos: 3,604
    Renan Poggi de Figueredo

    Tal tema qual iremos abordar doravante é de extrema complexidade e demasiado conflituoso, em sua rica abordagem. Entender precipuamente a origem da criatividade, que são as ideias, como elas crescem, significam e ressignificam-se dentro do ambiente criativo do ser, é foco principal desta pesquisa, entenderemos a criatividade enquanto capacidade de pensar e associar pensamentos inovadores.

    Por: Renan Poggi de Figueredol Negóciosl 24/05/2013 lAcessos: 66
    Van Marchetti

    Durante todos esses anos vi empresas gastando "rios de dinheiro" com palestras motivacionais. E o resultado? Ele até existe, mas seu efeito passa muito rápido. É como assistir a um filme (entretenimento), você se diverte, se envolve ... mas e nos dias seguintes? Esse sentimento é o mesmo?

    Por: Van Marchettil Carreira> Recursos Humanosl 14/11/2014
    Lucy Cintra

    Quando passamos por uma crise muitas vezes somos levados à depressão,angústia, sem ver o fim do túnel. Mas se re-significar isso, entender profundamente o significado desse momento, pode transformar sua vida, sua carreira.

    Por: Lucy Cintral Carreira> Recursos Humanosl 11/11/2014 lAcessos: 12
    Portais Imobiliarios

    m repórter do jornal britânico ‘The Guardian' teve acesso a um suposto guia, produzido por uma imobiliária, para a atuação dos corretores de imóveis em uma negociação. As informações foram traduzidas e publicadas pelo site brasileiro infomoney.com com o seguinte título "As táticas (nada éticas) dos corretores para você comprar um imóvel".

    Por: Portais Imobiliariosl Carreira> Recursos Humanosl 03/11/2014
    Palestrante Cícero Ribeiro

    A grande maioria das lideranças empresariais não tem dúvidas da importância da atualização profissional constante para o bom posicionamento da empresa frente aos seus concorrentes. Colaboradores bem treinados e motivados são capazes de desenvolver sua atividade com grande eficiência, diminuindo quebras operacionais, retrabalhos, atrasos e erros. Apesar disto, é comum que, principalmente, as pequenas e médias empresas tratem o assunto com relativa displicência.

    Por: Palestrante Cícero Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 01/11/2014

    O presente artigo tem como objetivo mostrar o que é a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), e qual o seu papel dentro das organizações. A QVT engloba muitos aspectos na organização, fazendo com que seja um elemento impulsionador que traz bastante motivação e satisfação no ambiente de trabalho aliado à saúde e o bem-estar do trabalhador. Dentre os temas abordados estão; enfoque biopsicossocial, os componentes da QVT, contribuições das ciências, as causas do estresse no ambient

    Por: Angélica Cristina da Costal Carreira> Recursos Humanosl 15/10/2014 lAcessos: 40

    Porque os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres? Não é só de dinheiro que estou falando, é de felicidade, de ética, de valores, de atitudes,... Este livro traz informações de como ter uma cultura empreendedora para utilizar na vida pessoal, profissional, familiar e espiritual e então poder prosperar com suas ações.

    Por: Zailtonl Carreira> Recursos Humanosl 09/09/2014 lAcessos: 35

    Para que a criatividade flua livremente e novas ideias apareçam, é preciso eliminar velhos conceitos e outros sedimentos pessoais. Muitos desses conceitos estão enraizados dentro de nós, e insistem em lá permanecer. Veja os oito principais bloqueadores da criatividade.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Recursos Humanosl 25/08/2014 lAcessos: 19
    Fred Filho

    A história da descoberta do fenômeno do assédio moral no trabalho. Conheça como o caso de vinte e uma enfermeiras suecas que se suicidaram, ou que tentaram cometer suicídio, ajudou no estudo do assédio moral.

    Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014 lAcessos: 14
    Fabiani Seibel Stock

    A importância do aprimoramento profissional, a busca por conhecimento e atualização é dever de cada profisisonal e não somente das empresas.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Gestão de Carreiral 25/07/2014 lAcessos: 15
    Fabiani Seibel Stock

    Planejar-se no dia-a-dia, no trabalho, nas vendas, na rotina. Tudo isso é fundamental para o bom desempenho do profissional. O planejamento deve ocorrer também na nossa vida pessoal, tudo isso ajuda na motivação, resultados e bem estar.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Gestão de Carreiral 26/06/2014 lAcessos: 11
    Fabiani Seibel Stock

    Planejamento de Carreira e Coaching Muitas vezes chega um momento na vida de um profissional que ele sente-se estagnado, que não sabe para qual rumo seguir ou investir seus estudos, ou mesmo, para aqueles que estão começando a sua trajetória profissional.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Gestão de Carreiral 08/08/2012 lAcessos: 104
    Fabiani Seibel Stock

    A importância da área de gestão de pessoas nas empresas tem sido cada vez mais primordial nas organizações contemporâneas. Cuidar da área de gestão de pessoas vai muito além de recrutar e selecionar, treinar, avaliar e pagar salários e benefícios.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 08/08/2012 lAcessos: 349
    Fabiani Seibel Stock

    Como o profissional de recursos humanos deve portar-se ao chamar candidatos e ao dar devolutivas.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 11/06/2012 lAcessos: 240
    Fabiani Seibel Stock

    Dicas para buscar uma oportunidade de trabalho, dicas para currículo, entrevistas e imagem pessoal.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 05/04/2012 lAcessos: 229
    Fabiani Seibel Stock

    As empresas nada seriam sem os seus funcionários, também chamados de talentos, capital humano, colaboradores, etc. Independente do porte da empresa, as pessoas que ali trabalham possuem necessidades, das mais diversas, e em muito a organização pode influenciar na motivação do colaborador.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 05/04/2012 lAcessos: 3,998
    Fabiani Seibel Stock

    A gestão de projetos pode ser uma ferramenta benéfica em todas as áreas organizacionais, inclusive na área de recursos humanos.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 15/01/2012 lAcessos: 893
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast