A Gestão do Clima Organizacional

Publicado em: 07/06/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 2,535 |

A gestão do clima organizacional é uma tarefa importante e que deve estar presente em todas as empresas, mas são poucas as organizações que encaram isso como um processo diário. Prestar atenção e monitorar o clima na organização é uma responsabilidade não somente do setor de recursos humanos, mas também deve ser uma iniciativa dos diversos líderes da empresa, principalmente nos seus próprios setores.

Através do gerenciamento do clima organizacional é possível estabelecer uma comunicação clara e eficiente entre os funcionários e a empresa, manter um agradável ambiente de trabalho, estimular a motivação e promover abertura para que os funcionários sintam-se participantes de melhorias nos processos da empresa.

Uma das maneiras de mensurar o clima organizacional é através da realização de um PCO (pesquisa de clima organizacional). O processo de pesquisa de clima precisa ser bem estruturado e organizado, para que seja eficaz e alcance os objetivos propostos. Essa ferramenta exige uma preparação, antes, durante e após a sua aplicação. Precisa ser bem planejada, com prazos pré-estabelecidos, comunicada de forma objetiva e motivadora para atrair a participação dos colaboradores, devendo também ser apoiada por gerentes e diretores. A coleta de dados, a metodologia utilizada, modelos de questionário, tabulação e análise dos resultados, bem como a posterior divulgação dos mesmos também são partes importantes deste processo.

O clima da organização também pode ser gerenciado no dia-a-dia, buscando sempre resolver conflitos que podem surgir, eliminando os chamados "ruídos" na comunicação interna e promovendo o diálogo entre chefes e subordinados. Também existem outros fatores que podem ser controlados, como por exemplo, prestar atenção no ambiente físico da empresa, verificando se o mesmo está adequado as necessidades de higiene e conforto dos colaboradores.

Segundo Delmar Dutch Landen, Psicólogo da GM dos EUA, citado por Luz (2003, p. 11), "Definimos o clima organizacional em termos de como as pessoas percebem a companhia, como as decisões são tomadas e com que eficácia as atividades são coordenadas e, então comunicadas".  Essa citação nos mostra que o clima organizacional é algo que influencia diretamente o comportamento e a percepção das pessoas em relação à empresa, por isso é fundamental que o seu monitoramento seja realizado de forma constante.

A motivação das pessoas está diretamente relacionada à sua satisfação com o clima da empresa e a troca de informações deve ocorrer de forma clara e objetiva, integrando objetivos e valores organizacionais. Portanto, é essencial que o gerenciamento do clima seja trabalhado pelas lideranças de forma estratégica, alinhado aos programas de comunicação interna existentes na empresa.

            Clima e comunicação são pontos importantes e críticos dentro das organizações, por isso devem ser sempre gerenciados, pois isso irá garantir o sucesso e a perpetuação da cultura organizacional.

 

Referencial:

LUZ, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/a-gestao-do-clima-organizacional-2569112.html

    Palavras-chave do artigo:

    clima organizacional

    ,

    pesquisa de clima

    ,

    recursos humanos

    Comentar sobre o artigo

    Jérsica Franciele Miranda

    A área de Recursos Humanos compreende várias atividades. Em virtude disso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com universitários da faculdade Pitágoras de diversos cursos tecnólogos que trabalham em empresas que possuem o setor de RH. Depois de conhecida as opiniões e após o tratamento estatístico dos dados, concluiu-se que este setor traz contribuições para os colaboradores e para as empresas, porém, suas atividades não são muito claras para os funcionários.

    Por: Jérsica Franciele Mirandal Negócios> Gestãol 10/08/2010 lAcessos: 1,723
    Alisson Lopes

    O objetivo deste artigo é analisar como a gestão do clima organizacional pode impactar nas negociações sindicais de forma positiva. Além disso, traçar os desdobramentos e resultados alcançados dentro de uma organização que possui a gestão do clima organizacional como estratégia de negócio.

    Por: Alisson Lopesl Carreira> Recursos Humanosl 24/01/2012 lAcessos: 2,618
    Valdec Romero Castelo Branco

    Este artigo apresenta uma investigação sobre as inter-relações entre o papel da Universidade Corporativa, a aprendizagem organizacional e o meio ambiente, apoiada em uma nova práxis pedagógica, caracterizada por meio de um processo ensino e aprendizagem mais consistente, reflexivo e continuado. Para os profissionais envolvidos no processo de ensino corporativo, o aprimoramento ocorre com a aplicação de inúmeras ações e instrumentos para ampliar e aperfeiçoar as práticas pedagógicas na empresa.

    Por: Valdec Romero Castelo Brancol Negócios> Gestãol 20/07/2010 lAcessos: 959

    Este artigo pretende demonstrar como os Recursos Humanos podem ser fonte de lucratividade para as empresas, com ênfase no varejo de pequeno porte. Apresenta-se uma exposição sobre a importância do Endomarketing no mundo corporativo. O Endomarketing visa à valorização do colaborador, através do entendimento do novo consumidor e de estratégias de diferenciação e inovação diante da concorrência. Além disso, o Endomarketing abre portas para a inserção do marketing nas empresas de pequeno porte em pr

    Por: JUCILENE CRISTINE DE OLIVEIRAl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 28/10/2008 lAcessos: 8,760
    Darci Kops

    O presente artigo questiona a respeito de o diagnóstico do sistema de recursos humanos tratar-se de uma abordagem técnica ou abordagem humanística, e disponibilizando ferramentas de diagnóstico em forma de checks lists, tanto do sistema global como dos subsistemas de RH. O artigo sustenta a importância do mapeamento da realidade organizacional no que se refere à gestão dos recursos humanos

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 07/08/2011 lAcessos: 1,374

    A partir de uma revisão de literatura que possui como objeto de estudo a motivação e a mudança, este artigo científico pretende abordar o processo de mudança organizacional à luz dos aspectos motivacionais e de comunicação organizacional, tendo como base a percepção dos autores acadêmicos e a opinião de pessoas envolvidas, no intuito de indicar quais as ações que deveriam ser adotadas por uma Instituição de modo a facilitar o processo de mudança e estimular a adesão dos servidores .

    Por: Carlos Coutol Negócios> Gestãol 19/03/2012 lAcessos: 1,440

    A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de hábitos, crenças, normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas em uma organização que tem como principal objetivo alinhar os valores organizacionais as estratégias do negócio. Assim, o objetivo desta pesquisa é conhecer a cultura organizacional por meio dos valores e das práticas segundo a percepção dos colaboradores de uma empresa de geração de energia elétrica.

    Por: ANA CAROLINA SANTOS GOMESl Negócios> Gestãol 07/08/2012 lAcessos: 315
    Ricardo Capozzi

    As competências interpessoais são apontadas como fator determinante para o sucesso profissional. É inteligente emocionalmente aquele profissional que tem autoconsciência, pois consegue monitorar-se, observar-se em ação e fazer com que seus atos influenciem positivamente outras pessoas. Saber manter-se equilibrado em situações de estresse, transmitir confiança e tranqüilidade são predicados essenciais para a manutenção do comportamento humano.

    Por: Ricardo Capozzil Carreira> Recursos Humanosl 05/07/2011 lAcessos: 3,130
    Renan Poggi de Figueredo

    Este artigo vem trazer um posicionamento inovador direcionando a técnica de dinâmica de grupo enquanto ferramenta da liderança.

    Por: Renan Poggi de Figueredol Negóciosl 01/06/2013 lAcessos: 34

    Saiba como o Capital Humano pode contribuir para a melhoria do profissional.

    Por: cathoonlinel Carreira> Gestão de Carreiral 28/09/2009 lAcessos: 1,614

    O presente artigo tem como propósito analisar a importância da liderança em uma organização, buscando compreender como e se realmente as organizações preparam e motivam seus colaboradores para torna-los líderes eficazes, observando os conceitos e tipos liderança.

    Por: Patricia Fernanda Araujol Carreira> Recursos Humanosl 07/04/2014 lAcessos: 11

    Sem dúvidas, a melhor ferramenta de gerenciamento de equipes é sem dúvidas o feedback. Podemos resumir o feedback como a atividade de repassar ao outro, informações sobre o seu desempenho profissional como forma de avaliar seu desempenho atual e em relação às expectativas da sua função, além de estimular o colaborador a entender seu papel dentro da equipe.

    Por: Eduardo Varelal Carreira> Recursos Humanosl 26/03/2014

    Não há nenhuma novidade que pessoas motivadas são essenciais para a efetividade das ações de uma organização. Mas como motivá-las corretamente?

    Por: Eduardo Varelal Carreira> Recursos Humanosl 20/03/2014 lAcessos: 14
    Fred Filho

    Saiba um pouco mais sobre o assédio moral no trabalho, como se defender e como combatê-lo.

    Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanosl 16/03/2014

    Saber administrar conflitos é uma habilidade essencial para todo o gestor, bem como para o bom relacionamento entre pessoas e equipes. Veja quais são as dicas.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Recursos Humanosl 12/03/2014

    Ter um punhado de dinheiro não é uma tarefa difícil, pois as oportunidades estão por aí, basta observá-las, traçar um objetivo e ser disciplinado com ele que, certamente, sua carteira ficará recheada de tal forma que não comportará todo o volume nela.

    Por: Vanildo Verasl Carreira> Recursos Humanosl 11/03/2014

    O Plano de Ações nada mais é do que uma declaração de atitudes que precisam acontecer. Um bom plano de ações se preocupa com mudanças, envolvimento, acompanhamento e estruturação dos resultados esperados.

    Por: Eduardo Varelal Carreira> Recursos Humanosl 07/03/2014
    Deise Silva

    Dentro das organizações, instituições de ensino e encontros sociais fazemos parte de diversos grupos, os quais são compostos por pessoas diferentes, mesmo que tenhamos algo em comum ou um mesmo objetivo as diferenças existentes prevalecem.

    Por: Deise Silval Carreira> Recursos Humanosl 19/02/2014
    Fabiani Seibel Stock

    Planejamento de Carreira e Coaching Muitas vezes chega um momento na vida de um profissional que ele sente-se estagnado, que não sabe para qual rumo seguir ou investir seus estudos, ou mesmo, para aqueles que estão começando a sua trajetória profissional.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Gestão de Carreiral 08/08/2012 lAcessos: 81
    Fabiani Seibel Stock

    A importância da área de gestão de pessoas nas empresas tem sido cada vez mais primordial nas organizações contemporâneas. Cuidar da área de gestão de pessoas vai muito além de recrutar e selecionar, treinar, avaliar e pagar salários e benefícios.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 08/08/2012 lAcessos: 322
    Fabiani Seibel Stock

    Como o profissional de recursos humanos deve portar-se ao chamar candidatos e ao dar devolutivas.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 11/06/2012 lAcessos: 186
    Fabiani Seibel Stock

    Dicas para buscar uma oportunidade de trabalho, dicas para currículo, entrevistas e imagem pessoal.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 05/04/2012 lAcessos: 201
    Fabiani Seibel Stock

    As empresas nada seriam sem os seus funcionários, também chamados de talentos, capital humano, colaboradores, etc. Independente do porte da empresa, as pessoas que ali trabalham possuem necessidades, das mais diversas, e em muito a organização pode influenciar na motivação do colaborador.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 05/04/2012 lAcessos: 2,762
    Fabiani Seibel Stock

    A gestão de projetos pode ser uma ferramenta benéfica em todas as áreas organizacionais, inclusive na área de recursos humanos.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 15/01/2012 lAcessos: 803
    Fabiani Seibel Stock

    A importância da comunicação interna/endomarketing dentro do cenário atual. Estamos vivendo em uma era onde a informação é trocada quase que simultaneamente após a sua concepção. As redes sociais são as grandes aliadas nesse processo e é preciso adaptar-se e preparar-se para essa realidade.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 17/07/2011 lAcessos: 457
    Fabiani Seibel Stock

    O que levar em consideração na hora de contratar: a experiência ou a formação técnica.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 08/03/2011 lAcessos: 551
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast