A Gestão do Clima Organizacional

Publicado em: 07/06/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 2,830 |

A gestão do clima organizacional é uma tarefa importante e que deve estar presente em todas as empresas, mas são poucas as organizações que encaram isso como um processo diário. Prestar atenção e monitorar o clima na organização é uma responsabilidade não somente do setor de recursos humanos, mas também deve ser uma iniciativa dos diversos líderes da empresa, principalmente nos seus próprios setores.

Através do gerenciamento do clima organizacional é possível estabelecer uma comunicação clara e eficiente entre os funcionários e a empresa, manter um agradável ambiente de trabalho, estimular a motivação e promover abertura para que os funcionários sintam-se participantes de melhorias nos processos da empresa.

Uma das maneiras de mensurar o clima organizacional é através da realização de um PCO (pesquisa de clima organizacional). O processo de pesquisa de clima precisa ser bem estruturado e organizado, para que seja eficaz e alcance os objetivos propostos. Essa ferramenta exige uma preparação, antes, durante e após a sua aplicação. Precisa ser bem planejada, com prazos pré-estabelecidos, comunicada de forma objetiva e motivadora para atrair a participação dos colaboradores, devendo também ser apoiada por gerentes e diretores. A coleta de dados, a metodologia utilizada, modelos de questionário, tabulação e análise dos resultados, bem como a posterior divulgação dos mesmos também são partes importantes deste processo.

O clima da organização também pode ser gerenciado no dia-a-dia, buscando sempre resolver conflitos que podem surgir, eliminando os chamados "ruídos" na comunicação interna e promovendo o diálogo entre chefes e subordinados. Também existem outros fatores que podem ser controlados, como por exemplo, prestar atenção no ambiente físico da empresa, verificando se o mesmo está adequado as necessidades de higiene e conforto dos colaboradores.

Segundo Delmar Dutch Landen, Psicólogo da GM dos EUA, citado por Luz (2003, p. 11), "Definimos o clima organizacional em termos de como as pessoas percebem a companhia, como as decisões são tomadas e com que eficácia as atividades são coordenadas e, então comunicadas".  Essa citação nos mostra que o clima organizacional é algo que influencia diretamente o comportamento e a percepção das pessoas em relação à empresa, por isso é fundamental que o seu monitoramento seja realizado de forma constante.

A motivação das pessoas está diretamente relacionada à sua satisfação com o clima da empresa e a troca de informações deve ocorrer de forma clara e objetiva, integrando objetivos e valores organizacionais. Portanto, é essencial que o gerenciamento do clima seja trabalhado pelas lideranças de forma estratégica, alinhado aos programas de comunicação interna existentes na empresa.

            Clima e comunicação são pontos importantes e críticos dentro das organizações, por isso devem ser sempre gerenciados, pois isso irá garantir o sucesso e a perpetuação da cultura organizacional.

 

Referencial:

LUZ, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/a-gestao-do-clima-organizacional-2569112.html

    Palavras-chave do artigo:

    clima organizacional

    ,

    pesquisa de clima

    ,

    recursos humanos

    Comentar sobre o artigo

    Jérsica Franciele Miranda

    A área de Recursos Humanos compreende várias atividades. Em virtude disso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com universitários da faculdade Pitágoras de diversos cursos tecnólogos que trabalham em empresas que possuem o setor de RH. Depois de conhecida as opiniões e após o tratamento estatístico dos dados, concluiu-se que este setor traz contribuições para os colaboradores e para as empresas, porém, suas atividades não são muito claras para os funcionários.

    Por: Jérsica Franciele Mirandal Negócios> Gestãol 10/08/2010 lAcessos: 1,840
    Alisson Lopes

    O objetivo deste artigo é analisar como a gestão do clima organizacional pode impactar nas negociações sindicais de forma positiva. Além disso, traçar os desdobramentos e resultados alcançados dentro de uma organização que possui a gestão do clima organizacional como estratégia de negócio.

    Por: Alisson Lopesl Carreira> Recursos Humanosl 24/01/2012 lAcessos: 3,259

    Este artigo pretende demonstrar como os Recursos Humanos podem ser fonte de lucratividade para as empresas, com ênfase no varejo de pequeno porte. Apresenta-se uma exposição sobre a importância do Endomarketing no mundo corporativo. O Endomarketing visa à valorização do colaborador, através do entendimento do novo consumidor e de estratégias de diferenciação e inovação diante da concorrência. Além disso, o Endomarketing abre portas para a inserção do marketing nas empresas de pequeno porte em pr

    Por: JUCILENE CRISTINE DE OLIVEIRAl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 28/10/2008 lAcessos: 8,847
    Darci Kops

    O presente artigo questiona a respeito de o diagnóstico do sistema de recursos humanos tratar-se de uma abordagem técnica ou abordagem humanística, e disponibilizando ferramentas de diagnóstico em forma de checks lists, tanto do sistema global como dos subsistemas de RH. O artigo sustenta a importância do mapeamento da realidade organizacional no que se refere à gestão dos recursos humanos

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 07/08/2011 lAcessos: 1,517

    A partir de uma revisão de literatura que possui como objeto de estudo a motivação e a mudança, este artigo científico pretende abordar o processo de mudança organizacional à luz dos aspectos motivacionais e de comunicação organizacional, tendo como base a percepção dos autores acadêmicos e a opinião de pessoas envolvidas, no intuito de indicar quais as ações que deveriam ser adotadas por uma Instituição de modo a facilitar o processo de mudança e estimular a adesão dos servidores .

    Por: Carlos Coutol Negócios> Gestãol 19/03/2012 lAcessos: 1,898

    A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de hábitos, crenças, normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas em uma organização que tem como principal objetivo alinhar os valores organizacionais as estratégias do negócio. Assim, o objetivo desta pesquisa é conhecer a cultura organizacional por meio dos valores e das práticas segundo a percepção dos colaboradores de uma empresa de geração de energia elétrica.

    Por: ANA CAROLINA SANTOS GOMESl Negócios> Gestãol 07/08/2012 lAcessos: 373
    Renan Poggi de Figueredo

    Este artigo vem trazer um posicionamento inovador direcionando a técnica de dinâmica de grupo enquanto ferramenta da liderança.

    Por: Renan Poggi de Figueredol Negóciosl 01/06/2013 lAcessos: 73
    Ricardo Capozzi

    As competências interpessoais são apontadas como fator determinante para o sucesso profissional. É inteligente emocionalmente aquele profissional que tem autoconsciência, pois consegue monitorar-se, observar-se em ação e fazer com que seus atos influenciem positivamente outras pessoas. Saber manter-se equilibrado em situações de estresse, transmitir confiança e tranqüilidade são predicados essenciais para a manutenção do comportamento humano.

    Por: Ricardo Capozzil Carreira> Recursos Humanosl 05/07/2011 lAcessos: 3,964
    Jean Santos Boaventura

    a importância de um programa de treinamento na sua função de proporcionar o aprendizado. Para alcançar este objetivo o trabalho foi dividido em tres partes: na primeira, serão abordados alguns conceitos acerca do treinamento, possibilitando uma visão geral do que vem a ser treinamento. Na segunda foi abordado a elaboração do programa de treinamento para a empresa Tecnologia Ativa e, traçada a proposta de um roteiro para que programas de treinamento sejam elaborados de forma a alcançarem seus ob

    Por: Jean Santos Boaventural Negóciosl 17/10/2009 lAcessos: 22,977 lComentário: 2

    O presente artigo tem por natureza e objetivo esclarecer como se dá as politicas de recrutamento, seleção, treinamento e retenção de pessoas talentosas nas organizações contemporâneas, por entender que administrar com as pessoas requer das organizações um novo olhar para as pessoas inseridas em seu quadro funcional e uma leitura social e ambiental cada vez mais humana para interagir com o tempo vigente e entender as tendências futuras no mundo dos negócios.

    Por: Luciano Silva Nevesl Carreira> Recursos Humanosl 01/06/2014 lAcessos: 60
    Van Marchetti

    Durante todos esses anos vi empresas gastando "rios de dinheiro" com palestras motivacionais. E o resultado? Ele até existe, mas seu efeito passa muito rápido. É como assistir a um filme (entretenimento), você se diverte, se envolve ... mas e nos dias seguintes? Esse sentimento é o mesmo?

    Por: Van Marchettil Carreira> Recursos Humanosl 14/11/2014 lAcessos: 11
    Lucy Cintra

    Quando passamos por uma crise muitas vezes somos levados à depressão,angústia, sem ver o fim do túnel. Mas se re-significar isso, entender profundamente o significado desse momento, pode transformar sua vida, sua carreira.

    Por: Lucy Cintral Carreira> Recursos Humanosl 11/11/2014 lAcessos: 16
    Portais Imobiliarios

    m repórter do jornal britânico ‘The Guardian' teve acesso a um suposto guia, produzido por uma imobiliária, para a atuação dos corretores de imóveis em uma negociação. As informações foram traduzidas e publicadas pelo site brasileiro infomoney.com com o seguinte título "As táticas (nada éticas) dos corretores para você comprar um imóvel".

    Por: Portais Imobiliariosl Carreira> Recursos Humanosl 03/11/2014 lAcessos: 15
    Palestrante Cícero Ribeiro

    A grande maioria das lideranças empresariais não tem dúvidas da importância da atualização profissional constante para o bom posicionamento da empresa frente aos seus concorrentes. Colaboradores bem treinados e motivados são capazes de desenvolver sua atividade com grande eficiência, diminuindo quebras operacionais, retrabalhos, atrasos e erros. Apesar disto, é comum que, principalmente, as pequenas e médias empresas tratem o assunto com relativa displicência.

    Por: Palestrante Cícero Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 01/11/2014

    O presente artigo tem como objetivo mostrar o que é a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), e qual o seu papel dentro das organizações. A QVT engloba muitos aspectos na organização, fazendo com que seja um elemento impulsionador que traz bastante motivação e satisfação no ambiente de trabalho aliado à saúde e o bem-estar do trabalhador. Dentre os temas abordados estão; enfoque biopsicossocial, os componentes da QVT, contribuições das ciências, as causas do estresse no ambient

    Por: Angélica Cristina da Costal Carreira> Recursos Humanosl 15/10/2014 lAcessos: 51

    Porque os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres? Não é só de dinheiro que estou falando, é de felicidade, de ética, de valores, de atitudes,... Este livro traz informações de como ter uma cultura empreendedora para utilizar na vida pessoal, profissional, familiar e espiritual e então poder prosperar com suas ações.

    Por: Zailtonl Carreira> Recursos Humanosl 09/09/2014 lAcessos: 39

    Para que a criatividade flua livremente e novas ideias apareçam, é preciso eliminar velhos conceitos e outros sedimentos pessoais. Muitos desses conceitos estão enraizados dentro de nós, e insistem em lá permanecer. Veja os oito principais bloqueadores da criatividade.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Recursos Humanosl 25/08/2014 lAcessos: 22
    Fred Filho

    A história da descoberta do fenômeno do assédio moral no trabalho. Conheça como o caso de vinte e uma enfermeiras suecas que se suicidaram, ou que tentaram cometer suicídio, ajudou no estudo do assédio moral.

    Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014 lAcessos: 21
    Fabiani Seibel Stock

    A importância do aprimoramento profissional, a busca por conhecimento e atualização é dever de cada profisisonal e não somente das empresas.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Gestão de Carreiral 25/07/2014 lAcessos: 17
    Fabiani Seibel Stock

    Planejar-se no dia-a-dia, no trabalho, nas vendas, na rotina. Tudo isso é fundamental para o bom desempenho do profissional. O planejamento deve ocorrer também na nossa vida pessoal, tudo isso ajuda na motivação, resultados e bem estar.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Gestão de Carreiral 26/06/2014 lAcessos: 12
    Fabiani Seibel Stock

    Planejamento de Carreira e Coaching Muitas vezes chega um momento na vida de um profissional que ele sente-se estagnado, que não sabe para qual rumo seguir ou investir seus estudos, ou mesmo, para aqueles que estão começando a sua trajetória profissional.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Gestão de Carreiral 08/08/2012 lAcessos: 109
    Fabiani Seibel Stock

    A importância da área de gestão de pessoas nas empresas tem sido cada vez mais primordial nas organizações contemporâneas. Cuidar da área de gestão de pessoas vai muito além de recrutar e selecionar, treinar, avaliar e pagar salários e benefícios.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 08/08/2012 lAcessos: 353
    Fabiani Seibel Stock

    Como o profissional de recursos humanos deve portar-se ao chamar candidatos e ao dar devolutivas.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 11/06/2012 lAcessos: 249
    Fabiani Seibel Stock

    Dicas para buscar uma oportunidade de trabalho, dicas para currículo, entrevistas e imagem pessoal.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 05/04/2012 lAcessos: 233
    Fabiani Seibel Stock

    As empresas nada seriam sem os seus funcionários, também chamados de talentos, capital humano, colaboradores, etc. Independente do porte da empresa, as pessoas que ali trabalham possuem necessidades, das mais diversas, e em muito a organização pode influenciar na motivação do colaborador.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 05/04/2012 lAcessos: 4,094
    Fabiani Seibel Stock

    A gestão de projetos pode ser uma ferramenta benéfica em todas as áreas organizacionais, inclusive na área de recursos humanos.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 15/01/2012 lAcessos: 900
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast