A Gestão do Clima Organizacional

07/06/2010 • Por • 2,942 Acessos

A gestão do clima organizacional é uma tarefa importante e que deve estar presente em todas as empresas, mas são poucas as organizações que encaram isso como um processo diário. Prestar atenção e monitorar o clima na organização é uma responsabilidade não somente do setor de recursos humanos, mas também deve ser uma iniciativa dos diversos líderes da empresa, principalmente nos seus próprios setores.

Através do gerenciamento do clima organizacional é possível estabelecer uma comunicação clara e eficiente entre os funcionários e a empresa, manter um agradável ambiente de trabalho, estimular a motivação e promover abertura para que os funcionários sintam-se participantes de melhorias nos processos da empresa.

Uma das maneiras de mensurar o clima organizacional é através da realização de um PCO (pesquisa de clima organizacional). O processo de pesquisa de clima precisa ser bem estruturado e organizado, para que seja eficaz e alcance os objetivos propostos. Essa ferramenta exige uma preparação, antes, durante e após a sua aplicação. Precisa ser bem planejada, com prazos pré-estabelecidos, comunicada de forma objetiva e motivadora para atrair a participação dos colaboradores, devendo também ser apoiada por gerentes e diretores. A coleta de dados, a metodologia utilizada, modelos de questionário, tabulação e análise dos resultados, bem como a posterior divulgação dos mesmos também são partes importantes deste processo.

O clima da organização também pode ser gerenciado no dia-a-dia, buscando sempre resolver conflitos que podem surgir, eliminando os chamados "ruídos" na comunicação interna e promovendo o diálogo entre chefes e subordinados. Também existem outros fatores que podem ser controlados, como por exemplo, prestar atenção no ambiente físico da empresa, verificando se o mesmo está adequado as necessidades de higiene e conforto dos colaboradores.

Segundo Delmar Dutch Landen, Psicólogo da GM dos EUA, citado por Luz (2003, p. 11), "Definimos o clima organizacional em termos de como as pessoas percebem a companhia, como as decisões são tomadas e com que eficácia as atividades são coordenadas e, então comunicadas".  Essa citação nos mostra que o clima organizacional é algo que influencia diretamente o comportamento e a percepção das pessoas em relação à empresa, por isso é fundamental que o seu monitoramento seja realizado de forma constante.

A motivação das pessoas está diretamente relacionada à sua satisfação com o clima da empresa e a troca de informações deve ocorrer de forma clara e objetiva, integrando objetivos e valores organizacionais. Portanto, é essencial que o gerenciamento do clima seja trabalhado pelas lideranças de forma estratégica, alinhado aos programas de comunicação interna existentes na empresa.

            Clima e comunicação são pontos importantes e críticos dentro das organizações, por isso devem ser sempre gerenciados, pois isso irá garantir o sucesso e a perpetuação da cultura organizacional.

 

Referencial:

LUZ, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

Perfil do Autor

Fabiani Seibel Stock

Administradora (PUCRS), pós graduanda em Pedagogia Empresarial(ESAB) e em Psicologia Organizacional(ESADE). Atua e realiza pesquisas na área...