A Importância Da Comunicação Dentro Das Organizações

11/08/2009 • Por • 16,993 Acessos

No mundo globalizado em que nos encontramos, fica cada vez mais claro e obvio a importância das pessoas para o sucesso de uma organização.

Tratar os colaboradores como pessoas que vão ajudar a organização a atingir seus objetivos e não como máquinas que se se utilizam dos salários para “encher o tanque” e continuarem suas tarefas diárias, deixou de ser a muito tempo, a principal estratégia das organizações para motivarem seus colaboradores (até então chamados de funcionários).

Partindo do principio (e fato) de que o colaborador é o principal capital (capital humano) que a organização possui, a comunicação clara e objetiva é fundamental para que ambos, organização e colaborador, colham bons frutos desta parceria.

Toda decisão estratégica que se tome na organização deve ser repassada aos colaboradores de maneira clara, sem “mutações” na mensagem e para isso, é importante que esta informação seja passada pela própria Direção da organização, mostrando os motivos e qual a importância de cada colaborador dentro daquele plano estratégico.

Por natureza, todo ser - humano gosta e precisa se sentir valorizado e importante para a organização. A partir do momento que a organização deixa claro esta importância, o colaborador trabalhará motivado e vestirá a camisa da organização, buscando com garra e dedicação, atingir os objetivos passados a eles.

Claro, bons salários, um bom programa de benefícios e um plano de carreira bem elaborado e implantado, são importantes ferramentas que auxiliam a organização neste processo, mas manter uma relação estreita com seus colaboradores, ajuda a organização a evitar conflitos, e a famosa “rádio peão” tão utilizada para criar intrigas frente às decisões tomadas pela organização.

Criar canais que facilitem a comunicação com os colaboradores também ajudam a organização a criar uma relação de confiança. Estes canais podem ser desde quadros de avisos espalhados pela organização até a criação de newsletter para divulgar os projetos e decisões da organização.

Outro fator muito importante dentro de um processo de comunicação e que se faz necessário, é de que a comunicação precisa acontecer entre todos os níveis da organização, ou seja, desde a Presidência até o chão de fábrica, todos se comunicando com todos, sem pré-conceitos.

Busquei mostrar até aqui a importância deste processo dentro da organização sempre ressaltando a comunicação estratégica, mas ela não é menos importante dentro dos departamento, com nossos colegas de trabalho.

Criar um ambiente agradável de trabalho, onde a organização possua equipes de trabalho e não quadro de funcionários é de fundamental importância para que se alcancem os objetivos da organização como um todo.

Investimento em treinamento, visando desenvolver a habilidade de comunicação dos colaboradores, é o papel da organização na busca incansável para se tentar reduzir ao máximo, o surgimento de conflitos isolados e generalizados dentro da organização e que acabam por interferir diretamente nos objetivos da organização.

As organizações que hoje desenvolvem o fator processo de comunicação deram um grande passo para conseguirem montar uma parceria sólida e duradoura com seus colaboradores, onde todos terão bons frutos a colherem.

Perfil do Autor

Amauri Dias Teixeira

Amauri Dias Teixeira, profissional atuante na área de Recursos Humanos / Departamento Pessoal ha 13 anos. Formado em Administração de Empresas com ênfase em Recursos Humanos e Pós Graduado em Gestão de Pessoas pela Faculdade Metrocamp de Campinas/SP. Professor de Administração de Empresas, facilitador de treinamentos e palestrante sobre os mais diversos temas como Comunicação, Atendimento ao Cliente, Liderança, Departamento Pessoal, Trabalho em equipe, entre outros.