A Importância do estágio extracurricular na formação profissional e no ingresso no mundo do trabalho

Publicado em: 13/06/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 103 |

Margareth Bertoli Grassani

A recente transformação nas políticas de contratação no âmbito do trabalho tornou mais difícil e competitivo o ingresso de estudantes e egressos de cursos de graduação no mercado de trabalho.

Percebe-se um movimento nas Instituições empregadoras no sentido de aumentar as exigências de escolaridade dos candidatos, assim como, imporem novas habilidades e qualificações para preencherem as vagas existentes. Essas novas necessidades impostas pelo mercado geram incertezas e ansiedades na busca pelo estágio extracurricular e pelo primeiro emprego, tão importantes para a trajetória profissional de nossos alunos e egressos.

A questão do estágio é discutida por Kuenzer (1993) abordando a formação profissional e analisando a relação entre o trabalho e o conhecimento.

Para essa autora, o estágio é o momento primordial do fazer, no qual o aluno terá o privilégio de experimentar a prática, e de aproveitar os conceitos aprendidos na teoria, que até então não sabia o que fazer com eles.

Assim, não se pode deixar de analisar a relação teoria e prática, que fundamenta a aprendizagem realizada no estágio, e as implicações dessa relação na formação oferecida pelas disciplinas ministradas em sala de aula, posteriormente refletindo à aplicação no âmbito do estágio.

 É importante derivar também para considerações sob os aspectos legais que norteiam esse tipo de estágio, pois apesar de ter legislação própria, essa não é observada por algumas entidades concedentes de estágios extracurriculares. Nesse entendimento de que o estágio é a aproximação e a reflexão da realidade do trabalho, é fundamental que a Instituição de Ensino se posicione com responsabilidade frente à colocação desses alunos no estágio e zele pela legalidade desse estágio.

Outro desafio dos núcleos de empregabilidade das instituições superiores de ensino  e que demanda especial atenção é a inserção dos recém graduados no mercado, a dificuldade ocorre, principalmente, pela falta de experiência, habilidades e competências profissionais específicas para o cargo, requisitos estes, exigidos pela maioria das instituições tomadoras de mão de obra.

Esses desafios enfrentados por esses egressos, na busca de uma colocação profissional, podem gerar um estado de angustia e ansiedade segundo VALORE; SELIG (2010) "Estes jovens depositam em si próprios a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso no mercado o que, por um lado pode ocasionar sofrimento psíquico e, por outro,incentivo a pró-atividade"

A obtenção de um estágio e/ou emprego além de aumentar a renda individual e familiar, a sustentabilidade financeira, proporciona uma autoimagem positiva. Essa conquista no mundo do trabalho aumenta sua segurança pessoal e o seu bem-estar e consequentemente a produtividade na sua vida pessoal e profissional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

FRIGOTTO, G (ORG.) Educação e crise no trabalho: Perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

GASPARIN,J.L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas:Autores Associados, 2003.

GRASSANI,M.B. As implicações do estágio na aprendizagem escolar do aluno do curso técnico em enfermagem.Curitiba:UTP,2008.

GÍLIO, I. Trabalho e educação: Formação profissional e mercado de trabalho São Paulo: Nobel, 2000

KUENZER, A et al. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. A Política de Estágios na UFPR.Curitiba:UFPR/PROGRAD,1993. (Texto).

VALORE,L.A. ;SELIG,G.A.Estudos e pesquisas em  psicología, UERJ,RJ,ANO 10, Nº2.P.390-404,2010.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/a-importancia-do-estagio-extracurricular-na-formacao-profissional-e-no-ingresso-no-mundo-do-trabalho-6637936.html

    Palavras-chave do artigo:

    estagio

    ,

    primeiro emprego

    ,

    formacao profissional

    Comentar sobre o artigo

    Dispensa Temporária do Pagamento de Contribuições para a Segurança Social – Jovens em situação de primeiro emprego

    Por: Vitor Cunhal Direito> Legislaçãol 07/09/2010 lAcessos: 490
    Anderson Leão

    Atualmente, em face das lacunas e algumas semelhanças entre as legislações trabalhista e do estágio, surge a tentativa de muitas empresas em fraudar o contrato de estágio. Diante de tal situação, cabe às instituições competentes, a garantia da segurança jurídica, podendo os próprios estagiários, em caso de omissão daqueles e em vista de reais prejuízos, requerer a atuação do Poder Judiciário buscando o reconhecimento do vínculo empregatício.

    Por: Anderson Leãol Direito> Doutrinal 16/06/2011 lAcessos: 2,748 lComentário: 1

    Sendo o estágio uma forma rápida de inserção na unidade empregadora e inexistindo quaisquer encargos trabalhistas desta relação, o que ocorre muitas vezes na realidade é um desvirtuamento do fim primeiro – o aprendizado – e o uso do estagiário para atividades não condizentes com os currículos escolares. A descaracterização do contrato de estágio e a criação do vínculo de emprego são os temas do presente estudo.

    Por: Eduardo Antônio Kremer Martinsl Direito> Doutrinal 15/09/2008 lAcessos: 2,545 lComentário: 2

    fonte: http://sites.google.com/site/engenhariaprojetoseconstrucao/ O que é necessário para arranjar um bom estágio e manter um bom emprego O estágio é a melhor porta de entrada para o mercado de trabalho. Hoje 20 % dos estudantes universitários brasileiros estão fazendo estágio. O que é necessário arranjar um bom estágio e posteriormente manter um bom emprego? Atualmente existem no Brasil 1,1 milhão de estagiários, 700 mil freqüentam cursos superiores com salários entre R$ 600 e R$ 1.000 por m

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Educaçãol 15/10/2009 lAcessos: 1,498
    Tania Maria da Silva Nogueira

    O intuito deste trabalho é reunir conhecimentos teóricos e práticos submetidos a pesquisa de ambos, buscando uma visão integrada dos aspectos legais e norteadores da práxis pedagógica, seus meios de aplicação referentes ao sistema educacional, onde o hoje estagiário amanhã profissional estará inserido.

    Por: Tania Maria da Silva Nogueiral Educaçãol 17/02/2010 lAcessos: 10,811 lComentário: 1

    Desenvolvimento das habilidades gerais. Hoje é muito discutido este assunto. Mas o que é isto? È simples o entendimento. Vejamos o seguinte: você participou do ensino fundamental e agora estar cursando ou já concluiu o ensino médio. Estudou várias matérias, vários assuntos, incluídos diversas disciplinas; e também temas transversais. Mas para o trabalho são necessários também outros conhecimentos para você poder exercer uma determinada ocupação. E quais são?

    Por: Carlos Aurinol Carreiral 15/04/2008 lAcessos: 13,172 lComentário: 1

    Esta pesquisa apresenta uma análise sobre atuação do assistente social na Base Aérea de Boa Vista-BABV , tem como objetivo geral compreender a prática, as perspectiva e desafios do profissional Assistente Social na BABV, por meio deste foi definido três objetivos específicos, sendo desvelar os aspectos da história do Serviço Social no Brasil; Relatar a respeito da Força Aérea Brasileira: Espaço Sócio Ocupacional de atuação do assistente social e conhecer sua prática do profissional na BABV.

    Por: tamires almeidal Educação> Ensino Superiorl 21/08/2014 lAcessos: 223
    Adriano Martins Pinheiro

    Cumpre inicialmente destacar o artigo 1º da nova lei do estágio (Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008), sendo ela suficiente para a compreensão e definição acerca da razão de ser do estágio.

    Por: Adriano Martins Pinheirol Direito> Legislaçãol 30/01/2009 lAcessos: 2,812 lComentário: 1
    Elizeu Vieira Moreira

    ....Considera, a guisa de conclusão, que o entendimento desse processo de desumanização da condição humana provocado pelo paradigma das competências é condição necessária para a crítica ontológica e a materialização de um bloco histórico de resistência à lógica do capital e a sociometabolização propugnada pela incontrolabilidade do mesmo.

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 02/07/2011 lAcessos: 778
    Van Marchetti

    Durante todos esses anos vi empresas gastando "rios de dinheiro" com palestras motivacionais. E o resultado? Ele até existe, mas seu efeito passa muito rápido. É como assistir a um filme (entretenimento), você se diverte, se envolve ... mas e nos dias seguintes? Esse sentimento é o mesmo?

    Por: Van Marchettil Carreira> Recursos Humanosl 14/11/2014
    Lucy Cintra

    Quando passamos por uma crise muitas vezes somos levados à depressão,angústia, sem ver o fim do túnel. Mas se re-significar isso, entender profundamente o significado desse momento, pode transformar sua vida, sua carreira.

    Por: Lucy Cintral Carreira> Recursos Humanosl 11/11/2014 lAcessos: 12
    Portais Imobiliarios

    m repórter do jornal britânico ‘The Guardian' teve acesso a um suposto guia, produzido por uma imobiliária, para a atuação dos corretores de imóveis em uma negociação. As informações foram traduzidas e publicadas pelo site brasileiro infomoney.com com o seguinte título "As táticas (nada éticas) dos corretores para você comprar um imóvel".

    Por: Portais Imobiliariosl Carreira> Recursos Humanosl 03/11/2014
    Palestrante Cícero Ribeiro

    A grande maioria das lideranças empresariais não tem dúvidas da importância da atualização profissional constante para o bom posicionamento da empresa frente aos seus concorrentes. Colaboradores bem treinados e motivados são capazes de desenvolver sua atividade com grande eficiência, diminuindo quebras operacionais, retrabalhos, atrasos e erros. Apesar disto, é comum que, principalmente, as pequenas e médias empresas tratem o assunto com relativa displicência.

    Por: Palestrante Cícero Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 01/11/2014

    O presente artigo tem como objetivo mostrar o que é a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), e qual o seu papel dentro das organizações. A QVT engloba muitos aspectos na organização, fazendo com que seja um elemento impulsionador que traz bastante motivação e satisfação no ambiente de trabalho aliado à saúde e o bem-estar do trabalhador. Dentre os temas abordados estão; enfoque biopsicossocial, os componentes da QVT, contribuições das ciências, as causas do estresse no ambient

    Por: Angélica Cristina da Costal Carreira> Recursos Humanosl 15/10/2014 lAcessos: 38

    Porque os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres? Não é só de dinheiro que estou falando, é de felicidade, de ética, de valores, de atitudes,... Este livro traz informações de como ter uma cultura empreendedora para utilizar na vida pessoal, profissional, familiar e espiritual e então poder prosperar com suas ações.

    Por: Zailtonl Carreira> Recursos Humanosl 09/09/2014 lAcessos: 35

    Para que a criatividade flua livremente e novas ideias apareçam, é preciso eliminar velhos conceitos e outros sedimentos pessoais. Muitos desses conceitos estão enraizados dentro de nós, e insistem em lá permanecer. Veja os oito principais bloqueadores da criatividade.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Recursos Humanosl 25/08/2014 lAcessos: 19
    Fred Filho

    A história da descoberta do fenômeno do assédio moral no trabalho. Conheça como o caso de vinte e uma enfermeiras suecas que se suicidaram, ou que tentaram cometer suicídio, ajudou no estudo do assédio moral.

    Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014 lAcessos: 14
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast