Características Da Moderna Administração De Rh

Publicado em: 09/02/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 4,125 |

Segundo pesquisas recentes, dentro de 5 a 10 anos, haverá escassez de talentos, 75 milhões de pessoas irão se aposentar enquanto apenas 45 milhões ingressarão no mercado.  

As pessoas são o patrimônio mais importante de uma Organização; esse patrimônio precisa ser trabalhado e lapidado; isso leva tempo. Pessoas não são como computadores; quando precisamos de uma nova funcionalidade, uma nova competência, apenas instalamos um novo software, fazemos um update e pronto, eis que resolvemos o problema. A formação de um colaborador é mais complexa, envolve a formação básica oferecida pelo Estado, além de cursos e aspectos culturais.

Em um futuro próximo o papel do profissional de RH vai mudar; cada vez está mais clara a tendência de diversificação de atividades; cada vez mais presentes, os processos de terceirização vão proporcionar ao executivo de RH mais tempo para cuidar da gestão de pessoas. É nessa área de treinamento e desenvolvimento que teremos que atuar para melhorar a formação e qualificação dos colaboradores, suprindo a falta de bons profissionais.

Mas e a contratação?

Para atuar com eficácia, o RH deve estar sintonizado com as políticas da organização, políticas no sentido latu, que envolvem cultura, missão e valores da empresa; aquele papel simplório e mecânico de contratar e demitir perde espaço para a moderna gestão de RH, onde a importância das pessoas vem em primeiro lugar; sem o fator humano não há como produzir, vender e se relacionar com o cliente; para isso a empresa deve conduzir com muita atenção sua política de contratação, deve haver alinhamento entre a estratégia da organização e os objetivos do profissional, existindo um equilíbrio entre estratégias e pessoas.

Contratar corretamente é crucial. A empresa pode hoje contar com a assessoria de consultorias especializadas em Recursos Humanos, que irão avaliar com mais recursos se as habilidades do candidato estão de acordo com o cargo. Uma vez contratado, partimos para a atividade de treinamento que deve ter foco no desenvolvimento do colaborador; é um processo contínuo e de longo prazo. Algumas das medidas de desenvolvimento que podemos destacar são: Avaliações de Desempenho; Plano de Carreira; Treinamentos internos com objetivos bem definidos; Empresas que incentivam o curso de graduação e pós-graduação; Cursos “in company” ; tudo vai depender da característica da Organização, recursos disponíveis para investimento etc.

Um exemplo interessante é a GE, para cada nove executivos apenas um não é formado na organização; o investimento nas pessoas será cada vez mais o papel do RH, que já está atuando como parceiro estratégico dentro das organizações, se dedicando a caça de verdadeiros talentos, proporcionando real desenvolvimento e deixando as atividades puramente operacionais para softwares especializados.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/caracteristicas-da-moderna-administracao-de-rh-1840096.html

    Palavras-chave do artigo:

    estagiario

    ,

    estagio

    ,

    administracao

    Comentar sobre o artigo

    SAEE Estágios

    Nos tempos atuais, com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, as empresas procuram por candidatos a estágio que tenham vontade de aprender e que adquiram conhecimentos além daqueles que possuam habilidades específicas, fundamentais à sua área de atuação.

    Por: SAEE Estágiosl Carreira> Gestão de Carreiral 09/11/2009 lAcessos: 679 lComentário: 2

    O trabalho aborda a inserção dos alunos do Serviço Social e das Ciências Sociais numa unidade prisional. Aponta as possibilidades e desafios com os quais os mesmos podem deparar-se quando se propõe a estagiar numa instituição total. Atrela os principais ordenamentos jurídicos que os alunos devem dominar e as principais diretrizes de estágio respaldadas nas entidades fiscalizadoras.

    Por: Newvone Ferreira da Costal Educação> Ensino Superiorl 28/08/2011 lAcessos: 257

    Sendo o estágio uma forma rápida de inserção na unidade empregadora e inexistindo quaisquer encargos trabalhistas desta relação, o que ocorre muitas vezes na realidade é um desvirtuamento do fim primeiro – o aprendizado – e o uso do estagiário para atividades não condizentes com os currículos escolares. A descaracterização do contrato de estágio e a criação do vínculo de emprego são os temas do presente estudo.

    Por: Eduardo Antônio Kremer Martinsl Direito> Doutrinal 15/09/2008 lAcessos: 2,533 lComentário: 2
    Dr. Adriano Martins Pinheiro

    Cumpre inicialmente destacar o artigo 1º da nova lei do estágio (Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008), sendo ela suficiente para a compreensão e definição acerca da razão de ser do estágio.

    Por: Dr. Adriano Martins Pinheirol Direito> Legislaçãol 30/01/2009 lAcessos: 2,810 lComentário: 1
    Nelson B. Sousa

    Analisem e interpretem como quiserem. Cada vez mais, nosso país dificulta ou atrapalha, e o que era para melhorar acaba complicando. Os jovens estudantes que tem necessidades de conseguir um estágio para praticar as teorias e desenvolverem-se profissionalmente, vão começar a sentir as dificuldades em conseguir um estágio. Pelos menos por enquanto. Se, era para simplificar e ajudar, acabou complicando.

    Por: Nelson B. Sousal Carreira> Gestão de Carreiral 15/11/2008 lAcessos: 700 lComentário: 1

    fonte: http://sites.google.com/site/engenhariaprojetoseconstrucao/ O que é necessário para arranjar um bom estágio e manter um bom emprego O estágio é a melhor porta de entrada para o mercado de trabalho. Hoje 20 % dos estudantes universitários brasileiros estão fazendo estágio. O que é necessário arranjar um bom estágio e posteriormente manter um bom emprego? Atualmente existem no Brasil 1,1 milhão de estagiários, 700 mil freqüentam cursos superiores com salários entre R$ 600 e R$ 1.000 por m

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Educaçãol 15/10/2009 lAcessos: 1,495
    Nelson B. Sousa

    alvez sirva de alerta aos jovens que estão a procura de estágios nas carreiras escolhidas e para algumas empresas que estão sendo induzidas pelo seu RH ou Consultorias de RH, a contratação desses jovens, não com o propósito de formar novos profissionais para seus quadros de colaboradores, mas para aumentar, quem sabe seus lucros a curto prazo. Em virtude da Crise Mundial? Quem sabe? Recebi este email de uma consultoria.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 12/05/2009 lAcessos: 1,148
    Maurício Donavan Rodrigues Paniza

    Reflexão sobre os programas de estágio no Brasil. Discussão do conceito de estágio. Este artigo foi publicado na seção Espaço Aberto, do jornal Folha de Londrina, em 28/05/2008, período anterior à mudança de lei do estágio.

    Por: Maurício Donavan Rodrigues Panizal Carreira> Recursos Humanosl 31/07/2009 lAcessos: 966
    Simone Lucas

    Resumo O estágio supervisionado do curso de Pedagogia tem como objetivo principal, aprimorar os conhecimentos do acadêmico, oportunizando compartilhar construções de aprendizagem, bem como a aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida.

    Por: Simone Lucasl Educação> Educação Onlinel 28/06/2012 lAcessos: 7,608

    A História do estágio tem seu marco no Brasil em 1939 com o Dereto-Lei 1.190, o qual visava à aplicação de aulas práticas em laboratórios, gabinetes, museus; diferentemente do conceito atual de estágio.

    Por: Roberta de Albuquerque Nóbregal Direito> Legislaçãol 10/06/2008 lAcessos: 117,963 lComentário: 13

    O presente artigo tem como objetivo mostrar o que é a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), e qual o seu papel dentro das organizações. A QVT engloba muitos aspectos na organização, fazendo com que seja um elemento impulsionador que traz bastante motivação e satisfação no ambiente de trabalho aliado à saúde e o bem-estar do trabalhador. Dentre os temas abordados estão; enfoque biopsicossocial, os componentes da QVT, contribuições das ciências, as causas do estresse no ambient

    Por: Angélica Cristina da Costal Carreira> Recursos Humanosl 15/10/2014 lAcessos: 25

    Porque os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres? Não é só de dinheiro que estou falando, é de felicidade, de ética, de valores, de atitudes,... Este livro traz informações de como ter uma cultura empreendedora para utilizar na vida pessoal, profissional, familiar e espiritual e então poder prosperar com suas ações.

    Por: Zailtonl Carreira> Recursos Humanosl 09/09/2014 lAcessos: 33

    Para que a criatividade flua livremente e novas ideias apareçam, é preciso eliminar velhos conceitos e outros sedimentos pessoais. Muitos desses conceitos estão enraizados dentro de nós, e insistem em lá permanecer. Veja os oito principais bloqueadores da criatividade.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Recursos Humanosl 25/08/2014 lAcessos: 16
    Fred Filho

    A história da descoberta do fenômeno do assédio moral no trabalho. Conheça como o caso de vinte e uma enfermeiras suecas que se suicidaram, ou que tentaram cometer suicídio, ajudou no estudo do assédio moral.

    Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014 lAcessos: 11

    Qual momento é mais indicado para o profissional procurar uma nova colocação? É incorreto fazer contatos e enviar currículos já estando empregado?

    Por: ADCom Comunicaçãol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014 lAcessos: 15
    Robinson Vander de Carvalho

    : Este estudo sobre comunicação interna para a gestão de produção cuidou de esclarecer pontos fundamentais nos sucessos e fracassos da transferência de informações. Os canais utilizados podem ser eficientes dependendo do público a ser atingido e da intenção da organização e cultura existente. Mas o que fica claro é que os meios de comunicação interna devem ser bem planejados e constantemente aplicados, para se estabelecer a prática da formalidade, dando segurança e criando confiança entre as par

    Por: Robinson Vander de Carvalhol Carreira> Recursos Humanosl 06/08/2014 lAcessos: 36

    As oportunidades de trabalho no distrito federal só crescem depois da Copa do Mundo.

    Por: Marcelol Carreira> Recursos Humanosl 30/07/2014
    Daniele Augusto C. de Souza

    RESUMO: Com o surgimento da sociedade do conhecimento e da informação surgiram diversos desafios enfrentados pela Gestão de Pessoas. Pensar no capital humano como sendo algo de suma importância e que agrega valores à organização, tornou-se um diferencial competitivo. O presente estudo visa investigar a importância das empresas em implantar um RH estratégico e instigar o leitor a fim de que obtenha conhecimento e desejo de aprender sobre o assunto pesquisado.

    Por: Daniele Augusto C. de Souzal Carreira> Recursos Humanosl 05/07/2014 lAcessos: 56
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast