Cinco Principais Características Dos Empreendedores de Sucesso

Publicado em: 14/10/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 421 |

 

6127654791_c56023d3e3_s.jpgQue Tipo de Pessoa Decide se Tornar Empreendedor? Quais as Características do Empreendedor de Sucesso? O Que os Motiva?

 

Na maioria das vezes iniciar uma nova empresa é uma decisão acompanhada de muito entusiasmo, pois na busca da realização do seu sonho muitos empreendedores costumam trazer consigo aquela inquietação natural de uma aventura.

Certamente, sem o envolvimento emocional é mais difícil prosperar na área empresarial. Porém, o caminho em direção ao sucesso exige muita disciplina, dedicação e, somente a emoção, não é suficiente. Também é essencial o conhecimento abrangente sobre o negócio, uma vez que as coisas não ocorrem de repente e, além disso, a expectativa de que tudo acontecerá "como num passe de mágica" é totalmente falsa.

Mas, afinal, que tipo de pessoa decide tornar-se empreendedor? Quais são suas características? Sua personalidade? O que a motiva? Fatores como dificuldades do setor público, terceirização ou fim dos empregos?

Os empreendedores são – em sua grande maioria – motivados pela auto-realização, pelo desejo de assumirem responsabilidades e independência, embora nem todos eles busquem somente a satisfação econômica. Essas pessoas consideram irresistíveis os novos empreendimentos e estão sempre propondo novas idéias, das quais a criatividade e a imaginação fazem parte – seguidas pela ação.

Empreendedores estão sempre se avaliando, se criticando e controlando seus comportamentos em busca do auto-desenvolvimento. Para se tornar um empreendedor de sucesso, a pessoa precisa reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar, liderar pessoas e de conhecer tecnicamente etapas e processos. Estudo apresentado pelo SEBRAE definiu (5) cinco características fundamentais para o sucesso de um novo empresário no Brasil. São elas:

 

  1. Alto grau de energia – Para descrever esta característica, o SEBRAE utiliza a palavra "drive" – uma combinação de energia, impulso e avanço. Os traços desta característica são: responsabilidade (habilidade de conseguir que as coisas sejam feitas), persistência (vontade de ver as coisas concluídas), saúde (energia física e mental), iniciativa (habilidade de assumir o comando quando necessário, às vezes sendo o primeiro a atuar) e vigor (potência, força, robustez e veemência que o homem ou mulher precisa ter para "empurrar" um projeto – ou um sonho – até a vitória).
  2. Capacidade de pensar como empreendedor – O novo empresário precisa possuir originalidade (habilidade de inovar soluções, idéias ou caminhos), criatividade (poder pensar ou explorar soluções não-ortodoxas, juntamente com a iniciativa para criar), sentido crítico (dom que permite fazer comparações inteligentes e comentar sobre elas) e sentido analítico (habilidade de usar a razão em termos práticos, teóricos e abstratos).
  3. Talento nos relacionamentos com pessoas – É a característica mais importante. Envolve sociabilidade (habilidade de manter relações harmoniosas com os outros, incluindo pares, em diversos ambientes como família, trabalho, comunidade, clientes etc.), cooperação (vontade de trabalhar com os outros de maneira construtiva), tato (habilidade de conter ou diluir comentários ou ações desconfortáveis), alegria (desejo de sorrir até quando as coisas vão mal), consideração (valorizar ou apreciar o valor do tempo ou do dinheiro dos outros), relações pessoais (habilidade de manter bons relacionamentos com as pessoas que ficam por perto), ascendência (habilidade de governar e controlar outras pessoas com sabedoria e humildade, sem excessivo envolvimento do ego), estabilidade emocional (nível de maturidade apropriado para ser líder) e cuidado (habilidade de avaliar situações com seriedade, antes de assumir um risco. Afinal, os empreendedores de sucesso não são apostadores e sim arriscam com moderação).
  4. Habilidade com as comunicações - Envolve comunicação oral (habilidade de falar de forma clara, concisa e lógica), compreensão verbal (habilidade de ouvir, absorver e entender a conversação dos outros), comunicação escrita (habilidade de escrever de forma clara, concisa e lógica) e confiabilidade (habilidade de transmitir aos seus pares, subordinados e clientes, sinceridade de propósitos em suas atitudes e decisões estratégicas).
  5. Conhecimentos técnicos do ramo - A característica que muitos empreendedores considerariam ser a mais importante é a última na lista resultante da pesquisa do SEBRAE – e a mais fácil de descrever. Envolve a informação sobre o processo em si (como produzir os bens ou serviços no ramo em que deseja atuar) e a habilidade de utilizar estas informações de maneira prática e útil.
Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/cinco-principais-caracteristicas-dos-empreendedores-de-sucesso-5307163.html

    Palavras-chave do artigo:

    energia

    ,

    conhecimentos

    ,

    habilidades

    Comentar sobre o artigo

    1. Introdução O papel de gerar toda a riqueza e poder da sociedade atual deixou de ser exclusividade dos fatores tradicionais de produção, tais como capital terra e trabalho. Tal afirmação, por si só, já serviria para justificar o fato de muitas empresas terem um valor de mercado extremamente superior ao seu valor patrimonial. Isto ocorre devido ao fato de o valor de produtos e serviços dependerem cada vez mais do percentual de inovação, tecnologia e inteligência a eles incorporados. Estes fator

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Ger. de Projetosl 30/09/2009 lAcessos: 991

    O presente artigo apresenta um estudo bibliográfico sobre as Altas habilidades Superdotação O tema ainda é pouco discutido, especialmente pelos mitos que impedem os educadores de perceber com mais clareza os alunos que se enquadram nestas características. Muitas são as concepções divergentes sobre um mesmo perfil, iniciando pela própria denominação utilizada.

    Por: Iracilda Gabriell Educação> Ensino Superiorl 05/05/2014 lAcessos: 74
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Ao se referir as pessoas com Altas Habilidades logo é ressaltado a questão da diferença, sendo comum o posicionamento em relação ao diferente, baseando em valores e expectativas normativas determinadas pelo grupo social do qual se faz parte.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 15/02/2010 lAcessos: 1,866
    Andréa Aparecida Gouvêia

    Este artigo faz uma abordagem teórica quanto ao processo de construção do conhecimento, buscando compreender o desenvolvimento e valorização deste para a vida do ser humano, contextualizando um breve histórico sobre a teoria do conhecimento e na segunda parte discorremos sobre a gestão do conhecimento e a forma como este tem sido aplicado na vida do ser humano, a função da escola e sua influência na sociedade, sendo justificado pelo fato de ser um tema debatido e questionado na atualidade.

    Por: Andréa Aparecida Gouvêial Educação> Ciêncial 28/05/2010 lAcessos: 2,217
    Inez Kwiecinski

    O objetivo deste artigo é reunir informações sobre o conceito e as concepções das altas habilidades, uma vez que tais concepções e conceitos sobre altas habilidades/superdotação são de suma importância, sobretudo quando se admite que qualquer prática educativa deve sempre partir de um referencial teórico. Superdotação é um conceito ainda em estudo, sabemos, porém que, este conceito serve para expressar alto nível de inteligência e indica desenvolvimento acelerado das funções cerebrais.

    Por: Inez Kwiecinskil Educação> Educação Infantill 18/08/2011 lAcessos: 1,287
    Julio Cesar S. Santos

    Que Conhecimentos e Habilidades o Gerente Deve Possuir Para Alcançar o Sucesso? Quais as Principais Habilidades Gerenciais?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Carreira> Recursos Humanosl 30/01/2011 lAcessos: 948
    Michele de Souza

    Não é sobrenatural na aparição de um espírito, assim como na questão da existência do mesmo em outra dimensão e outra dimensão não significa outro lugar, mas sim o mesmo mas em outra freqüência. A Teoria da Energia Composta, assim como diversas outras teorias, passará pela pesquisa científica para assim tornar-se teoria comprovada ou uma lei. Em definição Teoria é o conhecimento descritivo que permite especulações, contudo puramente racional.

    Por: Michele de Souzal Ciênciasl 02/12/2010 lAcessos: 337

    O número 7 é um número sagrado, mas como temos pouco desenvolvimento espiritual, tendemos a utilizá-lo de forma negativa.

    Por: Lilian Bendilattil Religião & Esoterismo> Astrologial 19/01/2012 lAcessos: 586

    Poucos adultos fazem profissionalmente "o que gostam", por se tratar de impossibilidade reducionista, não sabemos a priori do que gostamos, apenas achamos saber, e se nos pautarmos exclusivamente por essa crença, excluiremos todas as demais possibilidades, o que pode nos alijar daquilo em que realmente podemos obter sucesso.

    Por: Central Pressl Carreira> Gestão de Carreiral 28/03/2013 lAcessos: 36
    Patricia Vargas Pereira

    O conhecimento garante a competitividade de uma empresa no mercado, pode salvar uma vida, permite uma decisão acertada... Hoje, com o advento da internet, a facilidade de acesso à informação aumentou muito. Existem informações aproveitáveis e informações não aproveitáveis; o conhecimento é a informação aplicada. Numa empresa, o conhecimento deve fazer parte do plano estratégico e para isso utiliza-se a Gestão do Conhecimento (GC). A Tecnologia da Informação (TI) surge para auxiliar essa gestão.

    Por: Patricia Vargas Pereiral Tecnologia> TIl 05/10/2012 lAcessos: 240
    Van Marchetti

    Durante todos esses anos vi empresas gastando "rios de dinheiro" com palestras motivacionais. E o resultado? Ele até existe, mas seu efeito passa muito rápido. É como assistir a um filme (entretenimento), você se diverte, se envolve ... mas e nos dias seguintes? Esse sentimento é o mesmo?

    Por: Van Marchettil Carreira> Recursos Humanosl 14/11/2014
    Lucy Cintra

    Quando passamos por uma crise muitas vezes somos levados à depressão,angústia, sem ver o fim do túnel. Mas se re-significar isso, entender profundamente o significado desse momento, pode transformar sua vida, sua carreira.

    Por: Lucy Cintral Carreira> Recursos Humanosl 11/11/2014 lAcessos: 12
    Portais Imobiliarios

    m repórter do jornal britânico ‘The Guardian' teve acesso a um suposto guia, produzido por uma imobiliária, para a atuação dos corretores de imóveis em uma negociação. As informações foram traduzidas e publicadas pelo site brasileiro infomoney.com com o seguinte título "As táticas (nada éticas) dos corretores para você comprar um imóvel".

    Por: Portais Imobiliariosl Carreira> Recursos Humanosl 03/11/2014
    Palestrante Cícero Ribeiro

    A grande maioria das lideranças empresariais não tem dúvidas da importância da atualização profissional constante para o bom posicionamento da empresa frente aos seus concorrentes. Colaboradores bem treinados e motivados são capazes de desenvolver sua atividade com grande eficiência, diminuindo quebras operacionais, retrabalhos, atrasos e erros. Apesar disto, é comum que, principalmente, as pequenas e médias empresas tratem o assunto com relativa displicência.

    Por: Palestrante Cícero Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 01/11/2014

    O presente artigo tem como objetivo mostrar o que é a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), e qual o seu papel dentro das organizações. A QVT engloba muitos aspectos na organização, fazendo com que seja um elemento impulsionador que traz bastante motivação e satisfação no ambiente de trabalho aliado à saúde e o bem-estar do trabalhador. Dentre os temas abordados estão; enfoque biopsicossocial, os componentes da QVT, contribuições das ciências, as causas do estresse no ambient

    Por: Angélica Cristina da Costal Carreira> Recursos Humanosl 15/10/2014 lAcessos: 38

    Porque os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres? Não é só de dinheiro que estou falando, é de felicidade, de ética, de valores, de atitudes,... Este livro traz informações de como ter uma cultura empreendedora para utilizar na vida pessoal, profissional, familiar e espiritual e então poder prosperar com suas ações.

    Por: Zailtonl Carreira> Recursos Humanosl 09/09/2014 lAcessos: 35

    Para que a criatividade flua livremente e novas ideias apareçam, é preciso eliminar velhos conceitos e outros sedimentos pessoais. Muitos desses conceitos estão enraizados dentro de nós, e insistem em lá permanecer. Veja os oito principais bloqueadores da criatividade.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Recursos Humanosl 25/08/2014 lAcessos: 19
    Fred Filho

    A história da descoberta do fenômeno do assédio moral no trabalho. Conheça como o caso de vinte e uma enfermeiras suecas que se suicidaram, ou que tentaram cometer suicídio, ajudou no estudo do assédio moral.

    Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014 lAcessos: 14
    Julio Cesar S. Santos

    Qual o Nível de Importância do Treinamento na Sua Organização? Treinamento é Considerado um Investimento ou Custo?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Negócios> Gestãol 07/11/2013 lAcessos: 36
    Julio Cesar S. Santos

    Como Está a Facilidade de Compra Para Novos Consumidores? Como Monitorar os Consumidores Fiéis às Marcas, Quanto ao Ataque de Concorrentes Sérios?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 28/09/2013 lAcessos: 32
    Julio Cesar S. Santos

    Quem Deve Ser o Responsável Pela Previsão de Vendas Numa Organização? A Área de Vendas ou de Marketing?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 20/09/2013 lAcessos: 35
    Julio Cesar S. Santos

    É Possível Transformar Produtos Regionais em Marcas Globalizadas? Qual é o Papel da Comunicação Nesse Processo? A Comunicação Vende Produtos ou Marcas?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidadel 27/08/2013 lAcessos: 28
    Julio Cesar S. Santos

    Como Construir a Amplitude de Uma Marca? O Que é Arquitetura da Marca? Os Investimentos São Fundamentais Nessa Construção?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 24/08/2013 lAcessos: 30
    Julio Cesar S. Santos

    Qual Era a Posição dos Americanos em Relação aos Produtos Defeituosos? Qual a Importância de Deming e Juran Para a Qualidade Total? O Que os Japoneses Fizeram Pela Qualidade?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Negócios> Administraçãol 21/08/2013 lAcessos: 39
    Julio Cesar S. Santos

    O Sucesso de Uma Organização Está Ligado ao Seu Gerenciamento? Quais as Qualidades Essenciais do Manager? Veja Algumas Decisões Acertadas e Outras Nem Tanto

    Por: Julio Cesar S. Santosl Carreira> Gestão de Carreiral 23/07/2013 lAcessos: 29
    Julio Cesar S. Santos

    No livro "Como Afundar Sua Empresa" os autores Bruce Nash e Alla Zullo fazem um levantamento dos principais erros de marketing que provocaram prejuízos a grandes organizações, mostrando uma coleção de promoções mal calculadas e lançamentos fracassados, causados pelas trapalhadas de seus profissionais de marketing.

    Por: Julio Cesar S. Santosl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 14/07/2013 lAcessos: 33
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast