Conduzindo Um Processo De Recrutamento

23/09/2009 • Por • 4,922 Acessos

O recrutamento é uma ação necessária e é um conjunto de procedimento que atraem candidatos qualificados e capazes de ocuparem cargos da organização. Recrutamento são as formas que a empresa irá utilizar para chamar e atrair os candidatos para a seleção, portanto podemos afirmar que o recrutamento é uma foma de comunicação com o ambiente externo. Organização –> Comunidade.

O recrutamento exige planejamento: é necessário ter a certeza que existe uma vaga a ser preenchida; Observar a descrição da vaga, caso haja necessário realizar alterações, ou seja, reconfigurar o cargo já existente; Considere que em todos os locais possíveis você pode encontrar um profissional.

É um processo demorado, que exige tempo e calma, podendo provocar o atraso no preenchimento do cargo.

Algumas ações necessárias para o recrutamento:

- Decidir se você possui uma vaga: Determine a necessidade de que essa atividade seja executada ou se poderia ser incorporada ao trabalho de outro colaborador. Um funcionário temporário, ou tempo integral, ou meio período, qual seria mais importante para as tarefas que serão executadas? Lembre-se que você pode usar empresas de consultorias especializadas em seleção e recrutamento.

- Consultar o pessoal envolvido: Consulte a Alta Administração. Converse com as pessoas com quem o novo colaborador irá trabalhar diretamente. Você pode acatar opiniões e sugestões de ex-ocupantes do cargo, que tenham mais experiências.

- Definir a pessoa de que você precisa: Relacione as atribuições, responsabilidades e as pessoas que envolvem a atividade. É importante estar claro as qualificações que você busca nos candidatos, suas qualidades pessoais, qual o tempo de experiência que é exigido e o tipo de experiência. Atualize o cargo e suas funções. Estabeleça o tempo de treinamento que o funcionário deverá estar apto.

- Verificar suas expectativas: Comece a pensar se as pessoas querem entrar na sua empresa, como fazer para atraí-las? Quais os locais que você poderá buscar candidatos com o perfil desejado? Defina o salário e seus benefícios.

- Planejar a procura de candidatos: Você pode começar dentro da empresa, verificando se há possíveis profissionais com o perfil escrito para o cargo a ser preenchido, mesmo que aparentemente não tenha, não deixe de anunciar a vaga internamente, porque eles podem passar a informação adiante, para amigos ou parentes interessados. Faça valer seus contatos em diferentes locais para utilizar como forma de recrutamento, boca-a-boca também pode ser uma boa opção, feiras de empregos e utilizar a internet como ferramenta para anunciar a vaga. E então, decida onde anunciar.

 - Prepare o anúncio: Redija o anúncio com cautela e o máximo de informações que sejam claro e objetivo o que você procura nos candidatos. Dependendo do cargo é conveniente contratar uma agência de publicidade. O anúncio deve informar claramente:

- Responsabilidades e deveres do cargo

- Experiência e qualificações exigidas

- Qualidades pessoais desejadas

- Local de trabalho

- Indicação de salário

- Forma de resposta exigida (curriculum vitae)

- Informações adicionais estão disponíveis e de que forma

- Preparar uma lista de candidatos: Selecionar as solicitações de emprego. Decida a quantidade de pessoas. Busque opiniões de outras pessoas sobre os candidatos.

- Responder aos candidatos: Os candidatos que não participarão da entrevista devem ser comunicados o quanto antes e tratados com cortesia. Aqueles que participarão da entrevista também devem ser contatados rapidamente para ver se ainda há interesse no emprego para marcar data e horário para uma entrevista.

Realizando um recrutamento corretamente você trará para a empresa profissionais capacitados e qualificados para o cargo, contribuindo para o crescimento da organização.

"O êxito de uma empresa no futuro depende da sua habilidade em selecionar hoje as pessoas com potencial para terem desempenhos com alto nível de qualidade".Charles Flory

Perfil do Autor

Mariana Emídio Oliveira Ribeiro

Autora: Mariana Emídio Oliveira Ribeiro Formada em Administração; Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas; Professora Universitária;