Conduzindo Um Processo De Recrutamento

Publicado em: 23/09/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 4,877 |

O recrutamento é uma ação necessária e é um conjunto de procedimento que atraem candidatos qualificados e capazes de ocuparem cargos da organização. Recrutamento são as formas que a empresa irá utilizar para chamar e atrair os candidatos para a seleção, portanto podemos afirmar que o recrutamento é uma foma de comunicação com o ambiente externo. Organização –> Comunidade.

O recrutamento exige planejamento: é necessário ter a certeza que existe uma vaga a ser preenchida; Observar a descrição da vaga, caso haja necessário realizar alterações, ou seja, reconfigurar o cargo já existente; Considere que em todos os locais possíveis você pode encontrar um profissional.

É um processo demorado, que exige tempo e calma, podendo provocar o atraso no preenchimento do cargo.

Algumas ações necessárias para o recrutamento:

- Decidir se você possui uma vaga: Determine a necessidade de que essa atividade seja executada ou se poderia ser incorporada ao trabalho de outro colaborador. Um funcionário temporário, ou tempo integral, ou meio período, qual seria mais importante para as tarefas que serão executadas? Lembre-se que você pode usar empresas de consultorias especializadas em seleção e recrutamento.

- Consultar o pessoal envolvido: Consulte a Alta Administração. Converse com as pessoas com quem o novo colaborador irá trabalhar diretamente. Você pode acatar opiniões e sugestões de ex-ocupantes do cargo, que tenham mais experiências.

- Definir a pessoa de que você precisa: Relacione as atribuições, responsabilidades e as pessoas que envolvem a atividade. É importante estar claro as qualificações que você busca nos candidatos, suas qualidades pessoais, qual o tempo de experiência que é exigido e o tipo de experiência. Atualize o cargo e suas funções. Estabeleça o tempo de treinamento que o funcionário deverá estar apto.

- Verificar suas expectativas: Comece a pensar se as pessoas querem entrar na sua empresa, como fazer para atraí-las? Quais os locais que você poderá buscar candidatos com o perfil desejado? Defina o salário e seus benefícios.

- Planejar a procura de candidatos: Você pode começar dentro da empresa, verificando se há possíveis profissionais com o perfil escrito para o cargo a ser preenchido, mesmo que aparentemente não tenha, não deixe de anunciar a vaga internamente, porque eles podem passar a informação adiante, para amigos ou parentes interessados. Faça valer seus contatos em diferentes locais para utilizar como forma de recrutamento, boca-a-boca também pode ser uma boa opção, feiras de empregos e utilizar a internet como ferramenta para anunciar a vaga. E então, decida onde anunciar.

 - Prepare o anúncio: Redija o anúncio com cautela e o máximo de informações que sejam claro e objetivo o que você procura nos candidatos. Dependendo do cargo é conveniente contratar uma agência de publicidade. O anúncio deve informar claramente:

- Responsabilidades e deveres do cargo

- Experiência e qualificações exigidas

- Qualidades pessoais desejadas

- Local de trabalho

- Indicação de salário

- Forma de resposta exigida (curriculum vitae)

- Informações adicionais estão disponíveis e de que forma

- Preparar uma lista de candidatos: Selecionar as solicitações de emprego. Decida a quantidade de pessoas. Busque opiniões de outras pessoas sobre os candidatos.

- Responder aos candidatos: Os candidatos que não participarão da entrevista devem ser comunicados o quanto antes e tratados com cortesia. Aqueles que participarão da entrevista também devem ser contatados rapidamente para ver se ainda há interesse no emprego para marcar data e horário para uma entrevista.

Realizando um recrutamento corretamente você trará para a empresa profissionais capacitados e qualificados para o cargo, contribuindo para o crescimento da organização.

"O êxito de uma empresa no futuro depende da sua habilidade em selecionar hoje as pessoas com potencial para terem desempenhos com alto nível de qualidade".Charles Flory

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/conduzindo-um-processo-de-recrutamento-1264001.html

    Palavras-chave do artigo:

    recrutamento

    ,

    candidatos

    ,

    cargos

    Comentar sobre o artigo

    Bárbara Pereira Alves

    No respectivo trabalho, abordaremos como se processa o recrutamento e a seleção de pessoas e o intuito de tais abordagens, de modo que possamos nos aprofundar no Processo de Recursos Humanos. O presente trabalho se desenvolve relatando questões da organização e principalmente das "pessoas", afinal, o mais importante é o capital intelectual, e não o financeiro. Recrutamento e Seleção como iremos discutir adiante, são "processos de atração" e a escolha geralmente não são simples.

    Por: Bárbara Pereira Alvesl Carreira> Recursos Humanosl 30/05/2014 lAcessos: 74

    O presente trabalho tem como objetivo mostrar a relevância do recrutamento online, uma ferramenta cada vez mais utilizada pelas organizações, por proporcionar agilidade, economia de tempo e maiores números de candidatos.

    Por: WeslleyLeopoldo Feitosa Leall Negócios> Negócios Onlinel 28/05/2011 lAcessos: 1,828

    Este trabalho apresenta o crescimento e importância do recrutamento e seleção pela internet. Devido o avanço da tecnologia da informação, a internet possibilitou consideráveis mudanças e avanços nos processos das organizações, tornando possível a atuação deste método como diferencial competitivo. A empresa que investe no E-Recrutamento possui maior probabilidade de sucesso e rapidez na escolha do candidato que melhor representa o perfil da vaga disponível.

    Por: Graziellil Negócios> Administraçãol 16/05/2011 lAcessos: 1,119
    Roberto Pierre Rigaud

    No passado era comum o Recrutamento e Seleção ter uma postura investigativa a respeito do candidato a empregado, essa postura expunha o candidato a constrangimentos o que nos dias atuais pode causar danos morais. Por muito e muito tempo o Recrutamento e Seleção de candidato a empregado, devido a sua postura investigativa, causava e, continua causando, receio dos candidatos, fazendo-os temerem no processo de seleção.

    Por: Roberto Pierre Rigaudl Carreira> Recursos Humanosl 05/08/2009 lAcessos: 2,758 lComentário: 1
    Bruno H. Fernandes Borges

    O desenvolvimento do processo de recrutamento de pessoas exige das empresas uma constante dedicação e percepção apurada das suas atuais necessidades em função das características que se deseja obter do profissional contratado. A maioria das empresas possui uma central de dados armazenados no computador com informações importantes sobre os candidatos cadastrados como nome, idade, experiência profissional e suas qualificações.

    Por: Bruno H. Fernandes Borgesl Negócios> Administraçãol 04/10/2010 lAcessos: 518

    O autor do artigo afirma que o recrutamento on-line é a forma mais inteligente de se recrutar candidatos. Leia e tire suas próprias conclusões sobre o assunto.

    Por: Leandro Martinsl Negócios> Negócios Onlinel 30/10/2010 lAcessos: 455

    Os processos de recrutamento e seleção executados através de sistemas específicos para esta função agregam diferenciais importantes no desempenho das atividades e nos resultados.

    Por: otmzl Negócios> Administraçãol 30/05/2014 lAcessos: 29
    Ricardo Mendonça

    Há tempos venho percebendo a produção de textos sobre o tema. Há tempos vejo profissionais se utilizando de redes sociais para "conhecer melhor" seus candidatos a cargos oferecidos. Particularmente acho uma invasão de privacidade este uso, uma vez que colocamos quem queremos em nossas redes sociais e nenhum selecionador ou recrutador é, de antemão, nosso amiguinho para estar nelas. Nas redes colocamos questões pessoais, piadinhas, fazemos campanhas das mais variadas e temos inclusive a possibil

    Por: Ricardo Mendonçal Carreira> Recursos Humanosl 04/03/2012 lAcessos: 263
    Roberto Pierre Rigaud

    No mundo atual e moderno, as empresas estão contratando, tão somente, os resultados do Homem Profissional, e não o Homem num todo. O que o Homem faz em suas horas vagas não significa que ele não sirva para esse ou aquele trabalho, ou que não tenha o perfil do cargo.

    Por: Roberto Pierre Rigaudl Carreira> Entrevistasl 28/12/2011 lAcessos: 197
    Van Marchetti

    Durante todos esses anos vi empresas gastando "rios de dinheiro" com palestras motivacionais. E o resultado? Ele até existe, mas seu efeito passa muito rápido. É como assistir a um filme (entretenimento), você se diverte, se envolve ... mas e nos dias seguintes? Esse sentimento é o mesmo?

    Por: Van Marchettil Carreira> Recursos Humanosl 14/11/2014 lAcessos: 11
    Lucy Cintra

    Quando passamos por uma crise muitas vezes somos levados à depressão,angústia, sem ver o fim do túnel. Mas se re-significar isso, entender profundamente o significado desse momento, pode transformar sua vida, sua carreira.

    Por: Lucy Cintral Carreira> Recursos Humanosl 11/11/2014 lAcessos: 16
    Portais Imobiliarios

    m repórter do jornal britânico ‘The Guardian' teve acesso a um suposto guia, produzido por uma imobiliária, para a atuação dos corretores de imóveis em uma negociação. As informações foram traduzidas e publicadas pelo site brasileiro infomoney.com com o seguinte título "As táticas (nada éticas) dos corretores para você comprar um imóvel".

    Por: Portais Imobiliariosl Carreira> Recursos Humanosl 03/11/2014 lAcessos: 15
    Palestrante Cícero Ribeiro

    A grande maioria das lideranças empresariais não tem dúvidas da importância da atualização profissional constante para o bom posicionamento da empresa frente aos seus concorrentes. Colaboradores bem treinados e motivados são capazes de desenvolver sua atividade com grande eficiência, diminuindo quebras operacionais, retrabalhos, atrasos e erros. Apesar disto, é comum que, principalmente, as pequenas e médias empresas tratem o assunto com relativa displicência.

    Por: Palestrante Cícero Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 01/11/2014

    O presente artigo tem como objetivo mostrar o que é a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), e qual o seu papel dentro das organizações. A QVT engloba muitos aspectos na organização, fazendo com que seja um elemento impulsionador que traz bastante motivação e satisfação no ambiente de trabalho aliado à saúde e o bem-estar do trabalhador. Dentre os temas abordados estão; enfoque biopsicossocial, os componentes da QVT, contribuições das ciências, as causas do estresse no ambient

    Por: Angélica Cristina da Costal Carreira> Recursos Humanosl 15/10/2014 lAcessos: 50

    Porque os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres? Não é só de dinheiro que estou falando, é de felicidade, de ética, de valores, de atitudes,... Este livro traz informações de como ter uma cultura empreendedora para utilizar na vida pessoal, profissional, familiar e espiritual e então poder prosperar com suas ações.

    Por: Zailtonl Carreira> Recursos Humanosl 09/09/2014 lAcessos: 39

    Para que a criatividade flua livremente e novas ideias apareçam, é preciso eliminar velhos conceitos e outros sedimentos pessoais. Muitos desses conceitos estão enraizados dentro de nós, e insistem em lá permanecer. Veja os oito principais bloqueadores da criatividade.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Recursos Humanosl 25/08/2014 lAcessos: 22
    Fred Filho

    A história da descoberta do fenômeno do assédio moral no trabalho. Conheça como o caso de vinte e uma enfermeiras suecas que se suicidaram, ou que tentaram cometer suicídio, ajudou no estudo do assédio moral.

    Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014 lAcessos: 21

    Administrar conflitos nas organizações é realmente necessário? Veja como é importante estar atento às mudanças na organização, podendo evitar problemas em longo prazo e solucioná-los com eficiência e eficácia.

    Por: Mariana Emídio Oliveira Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 09/09/2009 lAcessos: 14,104 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast