Gestão de Projetos em Recursos Humanos

Publicado em: 15/01/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 885 |

O dia a dia de uma empresa vai muito além da execução de processos e repetição de trabalhos rotineiros e tomada de decisões.  O planejamento faz parte ou ao menos, deve fazer parte das organizações que desejam manterem-se competitivas no mercado atual. Gerenciar os recursos, criar novos programas, produtos ou serviços, elaborar processos de melhoria contínua, buscando a excelência em qualidade, atendimento e prazo, são características que irão diferenciar e aprimorar aquilo que a empresa oferta aos seus clientes. 

Quando uma empresa resolver inovar e modificar seus serviços, ela precisa realizar um planejamento, e planejar cada etapa desse novo projeto vai muito além de rápidas reuniões ou discussões acerca do que precisa ser feito.

Uma ferramenta poderosa, que está ao alcance de todos dirigentes e gestores de organizações, ao executar e planejar projetos dentro de suas empresas, é a gestão de projetos.

Podemos compreender, segundo Roldão (2004, p. 7) a diferença entre projeto e Gestão de Projetos, conforme segue:

"Projetos é uma organização designada a cumprir um objetivo, criada com esse intuito e dissolvida a após a sua conclusão. Caracteriza-se por: ser temporária; ter início e fim bem definidos; obedecer normalmente a um plano."

O mesmo autor também define a Gestão de Projetos como sendo o

"processo de planejamento, execução e controle de um projeto, desde seu início até a sua conclusão, com vista a consecução de um objetivo final em certo prazo, com certo custo e qualidade, por meio da mobilização de recursos técnicos e humanos." (p. 7)

Kerzner (2006, p. 15) define a gestão de projetos como "o planejamento, a programação e o controle de uma série de tarefas integradas de forma a atingir seus objetivos com êxito, para benefício dos participantes do projeto".

Roldão comenta que a gestão de projetos possui um ciclo, onde passará por diversas etapas até a sua consecução, que vão do planejamento, a execução e finalmente ao controle. O resultado dessas etapas será o produto final, onde buscou-se o melhor desempenho esperado

Um projeto será representado por um escopo, onde este mostrará todas as suas etapas, fases e prazos, e também é necessário que o projeto tenha um Gerente ou Gestor, que será responsável por motivar e gerenciar a equipe envolvida, tomando decisões e alinhando cronogramas, custos e prazos.

            Dentro da área de recursos humanos, a gestão de projetos pode ser um ferramental surpreendente na elaboração de programas ou ações que sejam necessárias. Nem todas as empresas possuem uma área de gestão de pessoas, pois muitas ainda entendem essa como sendo um custo desnecessário e que não traz lucro às organizações.

Apesar de algumas empresas terem um visão distorcida da importância do RH, muitas organizações possuem uma área de recursos humanos, mas essa para que se mantenha, consiga orçamento para suas ações, mostre seus resultados e consiga justificar a sua existência, precisa ser organizada e planejada, agindo sistematicamente e de forma estratégica em todos os subsistemas de gestão de pessoas (Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Remuneração e Benefícios, etc.).

Para que uma área de recursos humanos se profissionalize, ela precisa aprender a gerenciar as suas ações de forma a utilizar os conceitos e ferramentas da Gestão de Projetos.   Ao elaborar, por exemplo, um programa de captação de novos talentos e trainees a mesma precisa planejar toda a execução dos anúncios, recrutamento, seleção e integração dos jovens, e através de um escopo será possível prever prazos, recursos, orçamentos e responsáveis em cada parte do processo.

Para exemplificar melhor a Gestão de Projetos em relação à área de recursos humanos, será citado a seguir, duas boas práticas dentre as vária existentes e relacionadas a possíveis projetos dentro da área de Gestão de Pessoas em uma empresa.

A definição de escopo do projeto e a estimativa de custos e orçamento de projetos são itens que fazem a diferença que uma área de gestão de pessoas precisa ao elaborar o planejamento de alguns programas do setor. 

Podemos compreender melhor o que a definição do escopo abrange através das definições de Vargas (2005, p. 64):

A declaração de Escopo é:

"o documento que formaliza o escopo de todos os trabalhos a serem desenvolvidos no projeto servindo de base para futuras decisões no projeto. É possível que ao longo do projeto, a declaração de escopo seja revisada, ou refinada, para refletir as mudanças acontecidas nele. Normalmente, a Declaração de Escopo contém: título do projeto; nome da pessoa que elaborou o documento; nome do patrocinador; nome do gerente do projeto e suas responsabilidades e autoridades; nome dos integrantes do time do projeto; descrição do projeto; objetivo do projeto; justificativa do projeto; produto do projeto; expectativa do cliente/patrocinador; fatores de sucesso do projeto; restrições; premissas ; exclusões específicas (tudo o que não será abordado pelo projeto); principais atividades e estratégias do projeto; principais entregas do projeto; orçamento básico do projeto;  plano de entregas e marcos do projeto; registro de alterações no documento; aprovações."

Essa definição de Vargas nos mostra exatamente os itens necessários de serem compreendidos no escopo, e seguindo a risca essa lista, certamente o planejamento do projeto será completo o que poderá determinar uma chance maior de sucesso nos resultados esperados.

Uma das partes mais críticas e importantes do projeto é a previsão de recursos e preparação do orçamento. Geralmente, de acordo com Maximiano (2007), essa parte, vem após a listagem das atividades, porém em alguns casos, faz-se necessário uma previsão inicial de recursos, antes de iniciar a listagem das atividades.   Este autor diz também que existem três etapas que envolvem a questão da definição do custo que são as seguintes: planejamento de recursos, estimativa de custos e elaboração do orçamento.

Alguns projetos que podem ser entendidos como aplicáveis as boas práticas dentro de uma área de RH podem ser: Programa de Inclusão de pessoas com deficiência (podem ser definidas as etapas de elaboração do programa, divulgação, cronograma de sensibilização de colaboradores, ações de revisão de acessibilidade física, estimativa de custos e orçamento, e de pessoal envolvidos em todas essas ações através de elaboração de escopo, cronograma e resultados esperados). Diversas ações podem ser desenvolvidas durante o projeto (reuniões e diversas formas comunicação).

A elaboração de uma festa de integração de final de ano em uma empresa, geralmente também é de responsabilidade da área de Gestão de Pessoas, que pode formar uma comissão para auxiliar no planejamento da festa, mas que de qualquer maneira, precisará de um gerente do projeto para acompanhar a equipe e assim poderão desenhar o escopo de como irão organizar todos os detalhes da festa, pensando também em custos e orçamentos envolvidos durante o desenvolvimento do projeto.

A gestão de projetos é essencial e de grande valia para todas as áreas de uma organização, podendo ser um diferencial no sucesso de projetos e certamente também dos lucros e resultados da empresa. Cabe a cada empresa decidir se prefere desenvolver seus projetos de maneira caseira, ou se prefere atualizar-se e utilizar as modernas práticas de gerenciamento de projetos. Um bom planejamento resulta em organização, trabalho em equipe e uma chance maior no alcance dos resultados esperados.

Bibliografia:

KERZNER, Harold. Gestão de Projetos as Melhores Práticas. Porto Alegre: Bookman,  2006.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração de Projetos Como transformar idéias em resultados. São Paulo: Atlas, 2007.

ROLDÃO, Victor Siqueira. Gestão de Projetos uma perspectiva integrada. São Carlos: Edufscar, 2004.

VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de Projetos Estabelecendo diferenciais competitivos. 6ª Ed. Atual. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/gestao-de-projetos-em-recursos-humanos-5573389.html

    Palavras-chave do artigo:

    gestao de projetos

    ,

    recursos humanos

    Comentar sobre o artigo

    Darci Kops

    O presente artigo questiona a respeito de o diagnóstico do sistema de recursos humanos tratar-se de uma abordagem técnica ou abordagem humanística, e disponibilizando ferramentas de diagnóstico em forma de checks lists, tanto do sistema global como dos subsistemas de RH. O artigo sustenta a importância do mapeamento da realidade organizacional no que se refere à gestão dos recursos humanos

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 07/08/2011 lAcessos: 1,500
    Cesar Roberto Silva

    Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, duas áreas tão distintas e no cenário atual do mundo corporativo, tão próximas. E tal proximidade não se deu por acaso. Com a velocidade do desenvolvimento das redes de comunicação corporativas, internet e intranets, o conhecimento finalmente encontra caminhos ideais para sua disseminação através de procedimentos, políticas e sistemas de informação implantados pela área de TI e, do autodesenvolvimento e desenvolvimento das pessoas geridas pela área de

    Por: Cesar Roberto Silval Tecnologia> TIl 19/12/2011 lAcessos: 1,365

    Este artigo realizou um estudo exploratório da utilização da Gestão de Projetos na Internacionalização de Empresas. Buscou-se analisar o que significam os dois conceitos através de visões de vários autores. O objetivo foi trazer à tona a utilidade e a correlação entre dois saberes do conhecimento que, atualmente, fazem parte do cotidiano das empresas. Analisou-se o planejamento correto e os riscos positivos e negativos de uma empresa estar fora do país. Foram trazidos conceitos propostos pela Ge

    Por: Quintiliano Campomoril Negócios> Ger. de Projetosl 19/05/2011 lAcessos: 660

    Este trabalho tem como objetivo apresentar a evolução do gerenciamento de projetos e dos negócios. Além de mostrar ao leitor como as boas práticas de gestão de projetos podem colaborar para o sucesso de novos negócios.

    Por: Mayana Ramos Machadol Negócios> Gestãol 25/01/2011 lAcessos: 886 lComentário: 1
    Darci Kops

    O alinhamento organizacional, e a recorrente necessidade do alinhamento dos recursos humanos nos processos de gestão, como metodologias necessárias para assegurar um portfólio diferenciado de competências em congruência com a missão organizacional. Uma pluralidade de alinhamentos organizacionais concorre na busca constante da consistência interna e consistência externa nas organizações.

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 10/07/2011 lAcessos: 949
    Fabiani Seibel Stock

    A gestão de RH nas pequenas empresas é fundamental para o sucesso do negócio. Vender essa idéia para a diretoria e líderes da empresa é o primeiro passo.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 11/10/2009 lAcessos: 7,743
    Roger S Souza

    É o conjunto de técnicas e conhecimentos empregados na implantação, na implementação e no gerenciamento de sistemas informatizados de uma empresa. Esse tecnólogo tem várias atribuições. É de sua alçada avalar os sistemas de informação e de segurança das redes e dos bancos de dados. Pode implantar sistemas de automação pára o gerenciamento da informação e determinar estratégias de emprego da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos departamentos e a integração de diversos set

    Por: Roger S Souzal Negócios> Gestãol 09/06/2013 lAcessos: 31
    AILTON DE LIMA RIBEIRO

    Na administração pública o tema mais clássico é recursos humanos. Seja pela escassez, seja pela qualificação, seja pelo desempenho ou qualquer outro motivo. O fato é que é tema recorrente nas reuniões de planejamento estratégico e outras em cujos assuntos envolvam resultados. Como lidar com esse assunto quando a administração decide implantar modelos de gestão por meio de parcerias privadas?

    Por: AILTON DE LIMA RIBEIROl Negócios> Gestãol 16/03/2011 lAcessos: 125

    A LC Restaurantes, especializada em refeições para coletividades, inicia 2013 com fortes investimentos em seus recursos humanos. Com 200 unidades operacionais e 2.500 colaboradores, a LC dará um foco especial no aprimoramento da capacitação de seus profissionais

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 15/01/2013 lAcessos: 13

    O presente artigo tem como objetivo mostrar o que é a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), e qual o seu papel dentro das organizações. A QVT engloba muitos aspectos na organização, fazendo com que seja um elemento impulsionador que traz bastante motivação e satisfação no ambiente de trabalho aliado à saúde e o bem-estar do trabalhador. Dentre os temas abordados estão; enfoque biopsicossocial, os componentes da QVT, contribuições das ciências, as causas do estresse no ambient

    Por: Angélica Cristina da Costal Carreira> Recursos Humanosl 15/10/2014 lAcessos: 25

    Porque os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres? Não é só de dinheiro que estou falando, é de felicidade, de ética, de valores, de atitudes,... Este livro traz informações de como ter uma cultura empreendedora para utilizar na vida pessoal, profissional, familiar e espiritual e então poder prosperar com suas ações.

    Por: Zailtonl Carreira> Recursos Humanosl 09/09/2014 lAcessos: 33

    Para que a criatividade flua livremente e novas ideias apareçam, é preciso eliminar velhos conceitos e outros sedimentos pessoais. Muitos desses conceitos estão enraizados dentro de nós, e insistem em lá permanecer. Veja os oito principais bloqueadores da criatividade.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Recursos Humanosl 25/08/2014 lAcessos: 16
    Fred Filho

    A história da descoberta do fenômeno do assédio moral no trabalho. Conheça como o caso de vinte e uma enfermeiras suecas que se suicidaram, ou que tentaram cometer suicídio, ajudou no estudo do assédio moral.

    Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014 lAcessos: 11

    Qual momento é mais indicado para o profissional procurar uma nova colocação? É incorreto fazer contatos e enviar currículos já estando empregado?

    Por: ADCom Comunicaçãol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014 lAcessos: 15
    Robinson Vander de Carvalho

    : Este estudo sobre comunicação interna para a gestão de produção cuidou de esclarecer pontos fundamentais nos sucessos e fracassos da transferência de informações. Os canais utilizados podem ser eficientes dependendo do público a ser atingido e da intenção da organização e cultura existente. Mas o que fica claro é que os meios de comunicação interna devem ser bem planejados e constantemente aplicados, para se estabelecer a prática da formalidade, dando segurança e criando confiança entre as par

    Por: Robinson Vander de Carvalhol Carreira> Recursos Humanosl 06/08/2014 lAcessos: 36

    As oportunidades de trabalho no distrito federal só crescem depois da Copa do Mundo.

    Por: Marcelol Carreira> Recursos Humanosl 30/07/2014
    Daniele Augusto C. de Souza

    RESUMO: Com o surgimento da sociedade do conhecimento e da informação surgiram diversos desafios enfrentados pela Gestão de Pessoas. Pensar no capital humano como sendo algo de suma importância e que agrega valores à organização, tornou-se um diferencial competitivo. O presente estudo visa investigar a importância das empresas em implantar um RH estratégico e instigar o leitor a fim de que obtenha conhecimento e desejo de aprender sobre o assunto pesquisado.

    Por: Daniele Augusto C. de Souzal Carreira> Recursos Humanosl 05/07/2014 lAcessos: 54
    Fabiani Seibel Stock

    A importância do aprimoramento profissional, a busca por conhecimento e atualização é dever de cada profisisonal e não somente das empresas.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Gestão de Carreiral 25/07/2014 lAcessos: 12
    Fabiani Seibel Stock

    Planejar-se no dia-a-dia, no trabalho, nas vendas, na rotina. Tudo isso é fundamental para o bom desempenho do profissional. O planejamento deve ocorrer também na nossa vida pessoal, tudo isso ajuda na motivação, resultados e bem estar.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Gestão de Carreiral 26/06/2014 lAcessos: 11
    Fabiani Seibel Stock

    Planejamento de Carreira e Coaching Muitas vezes chega um momento na vida de um profissional que ele sente-se estagnado, que não sabe para qual rumo seguir ou investir seus estudos, ou mesmo, para aqueles que estão começando a sua trajetória profissional.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Gestão de Carreiral 08/08/2012 lAcessos: 102
    Fabiani Seibel Stock

    A importância da área de gestão de pessoas nas empresas tem sido cada vez mais primordial nas organizações contemporâneas. Cuidar da área de gestão de pessoas vai muito além de recrutar e selecionar, treinar, avaliar e pagar salários e benefícios.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 08/08/2012 lAcessos: 346
    Fabiani Seibel Stock

    Como o profissional de recursos humanos deve portar-se ao chamar candidatos e ao dar devolutivas.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 11/06/2012 lAcessos: 234
    Fabiani Seibel Stock

    Dicas para buscar uma oportunidade de trabalho, dicas para currículo, entrevistas e imagem pessoal.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 05/04/2012 lAcessos: 225
    Fabiani Seibel Stock

    As empresas nada seriam sem os seus funcionários, também chamados de talentos, capital humano, colaboradores, etc. Independente do porte da empresa, as pessoas que ali trabalham possuem necessidades, das mais diversas, e em muito a organização pode influenciar na motivação do colaborador.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 05/04/2012 lAcessos: 3,878
    Fabiani Seibel Stock

    A importância da comunicação interna/endomarketing dentro do cenário atual. Estamos vivendo em uma era onde a informação é trocada quase que simultaneamente após a sua concepção. As redes sociais são as grandes aliadas nesse processo e é preciso adaptar-se e preparar-se para essa realidade.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 17/07/2011 lAcessos: 552
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast