Implantando O Rh Em Pequenas Empresas

Publicado em: 13/07/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 25,174 |

 

 A maioria das empresas de pequeno porte, não possuem um departamento de recursos humanos estruturado, ou algum profissional específico para isso. A importância do planejamento, controle e condução do processo de gestão de pessoas é de extrema importância também em pequenas organizações, pois elas também são compostas de pessoas, pessoas com necessidades, com anseios e expectativas de crescimento e desenvolvimento profissional. Alguns empresários resumem a gestão de pessoas no seu negócio apenas a questões burocráticas de departamento pessoal tais como: recrutamento e seleção, admissão, demissão e controle de benefícios e folha de pagamento. Estamos em pleno ano 2009, sabemos mais do que nunca que fazer gestão de pessoas é muito mais do que isso, daí surge à importância do desenvolvimento de subsistemas de RH. Ainda que sejam implantados de maneira mais simples, eles se aplicam perfeitamente em pequenas organizações.

Para que ocorra a implantação de um departamento de RH em uma pequena organização, primeiramente o profissional que vai conduzir este processo, deve vender para os sócios, a idéia do RH. Os responsáveis pela empresa devem estar conscientes e confiantes que isso será um importante passo para o sucesso da organização. Realizada a primeira etapa, abaixo segue um roteiro simples de ações que devem ser estruturadas e planejadas, para que aos poucos sejam implementadas na empresa.

Roteiro básico:

a)                          Elaborar um planejamento estratégico de RH (analisando a situação atual do ambiente, pontos que podem ser melhorados, estabelecer políticas e condutas, traçar objetivos, metas e estratégias para o RH).

b)                         Estruturar e padronizar processos e rotinas (organizar os processos, criar formulários, check lists, padrões para recrutamento e seleção, controle de benefícios, etc).

c)                          Clima Organizacional (a partir de 10 funcionários, é possível aplicar um questionário e fazer um pequeno levantamento entre os colaboradores para identificar como está a motivação, relacionamento, perspectivas, entre outros. Através dos resultados será possível obter idéias sobre quais projetos podem ser desenvolvidos no futuro da organização).

d)                         Comunicação Interna (pequenas ações como um Mural, e-mails ou jornais informativos podem melhorar bastante a troca de informações. Encontros para comemorar aniversários também são um ótimo momento para desenvolver as relações.).

e)                           Treinamento e Desenvolvimento (cursos e treinamentos podem e devem ser oferecidos aos colaboradores: sejam de informática, português, atendimento ao cliente ou comportamentais).

f)                           Avaliação de Desempenho (As pessoas sentem necessidades de serem avaliadas, de receber feedback e de saber o que podem melhorar. Essa ferramenta é útil para estimular a reflexão do colaborador sobre o seu desempenho, criando uma visão de futuro dentro da empresa e motivando-o para planejar a sua carreira.).

 

Pequenas ações, como as citadas acima, podem trazer mudanças significativas para melhorar a gestão, transformar o clima e a cultura organizacional. Qualquer organização que não tenha um setor de recursos humanos, pode começar a estruturar este departamento começando por este roteiro. Gestão de pessoas vai muito além de admissão e demissão, envolve criatividade, preocupação e inovação, pois somente assim será possível manter os talentos que proporcionam o sucesso das empresas.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 36 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/implantando-o-rh-em-pequenas-empresas-1034724.html

    Palavras-chave do artigo:

    recursos humanos

    ,

    pequenas empresas

    ,

    gestao de pessoas

    Comentar sobre o artigo

    Flavio Andrade

    As empresas em geral sejam pequenas, médias ou grandes para realizar seus objetivos, metas e às vezes estratégias se apoiam em um forte planejamento seja em nível macro, isto é, formatado para o ramo de negócio em que atuam, seja em nível micro, para determinada área da administração; pode ser na área de marketing, produção, qualidade, bem como na área de pessoas.

    Por: Flavio Andradel Negócios> Gestãol 17/08/2013 lAcessos: 74

    Resumo: A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Há pouco tempo atrás,o departamento de Recursos Humanos atuava de forma mecanicista, onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado.

    Por: LUCICLEIDE MARIA DA SILVAl Negócios> Gestãol 21/12/2010 lAcessos: 1,304

    Este artigo pretende apresentar as principais diferenças entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, aborda as principais tendências de Gestão de Pessoas com ênfase nos estudos e nas experiências desenvolvidas no âmbito da gestão

    Por: Robson Stigarl Educação> Ensino Superiorl 23/03/2010 lAcessos: 6,691
    Cesar Roberto Silva

    Recursos Humanos e Tecnologia da Informação, duas áreas tão distintas e no cenário atual do mundo corporativo, tão próximas. E tal proximidade não se deu por acaso. Com a velocidade do desenvolvimento das redes de comunicação corporativas, internet e intranets, o conhecimento finalmente encontra caminhos ideais para sua disseminação através de procedimentos, políticas e sistemas de informação implantados pela área de TI e, do autodesenvolvimento e desenvolvimento das pessoas geridas pela área de

    Por: Cesar Roberto Silval Tecnologia> TIl 19/12/2011 lAcessos: 1,260

    Este artigo apresenta as principais diferenças e semelhanças entre gestão de pessoas e recursos humanos, bem como algumas características que um gestor empresarial precisa ter para desenvolver seu trabalho com êxito.

    Por: Karina Fernandes de Mirandal Carreira> Recursos Humanosl 27/06/2009 lAcessos: 71,649 lComentário: 8
    Fabiani Seibel Stock

    A gestão de RH nas pequenas empresas é fundamental para o sucesso do negócio. Vender essa idéia para a diretoria e líderes da empresa é o primeiro passo.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 11/10/2009 lAcessos: 7,644
    Fabiani Seibel Stock

    a importância dos recursos humanos nas pequenas organizações.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 28/11/2010 lAcessos: 786

    Este artigo pretende demonstrar como os Recursos Humanos podem ser fonte de lucratividade para as empresas, com ênfase no varejo de pequeno porte. Apresenta-se uma exposição sobre a importância do Endomarketing no mundo corporativo. O Endomarketing visa à valorização do colaborador, através do entendimento do novo consumidor e de estratégias de diferenciação e inovação diante da concorrência. Além disso, o Endomarketing abre portas para a inserção do marketing nas empresas de pequeno porte em pr

    Por: JUCILENE CRISTINE DE OLIVEIRAl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 28/10/2008 lAcessos: 8,811
    Darci Kops

    O presente artigo questiona a respeito de o diagnóstico do sistema de recursos humanos tratar-se de uma abordagem técnica ou abordagem humanística, e disponibilizando ferramentas de diagnóstico em forma de checks lists, tanto do sistema global como dos subsistemas de RH. O artigo sustenta a importância do mapeamento da realidade organizacional no que se refere à gestão dos recursos humanos

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 07/08/2011 lAcessos: 1,478

    Porque os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres? Não é só de dinheiro que estou falando, é de felicidade, de ética, de valores, de atitudes,... Este livro traz informações de como ter uma cultura empreendedora para utilizar na vida pessoal, profissional, familiar e espiritual e então poder prosperar com suas ações.

    Por: Zailtonl Carreira> Recursos Humanosl 09/09/2014 lAcessos: 16

    Para que a criatividade flua livremente e novas ideias apareçam, é preciso eliminar velhos conceitos e outros sedimentos pessoais. Muitos desses conceitos estão enraizados dentro de nós, e insistem em lá permanecer. Veja os oito principais bloqueadores da criatividade.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Recursos Humanosl 25/08/2014
    Fred Filho

    A história da descoberta do fenômeno do assédio moral no trabalho. Conheça como o caso de vinte e uma enfermeiras suecas que se suicidaram, ou que tentaram cometer suicídio, ajudou no estudo do assédio moral.

    Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014

    Qual momento é mais indicado para o profissional procurar uma nova colocação? É incorreto fazer contatos e enviar currículos já estando empregado?

    Por: ADCom Comunicaçãol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014
    Robinson Vander de Carvalho

    : Este estudo sobre comunicação interna para a gestão de produção cuidou de esclarecer pontos fundamentais nos sucessos e fracassos da transferência de informações. Os canais utilizados podem ser eficientes dependendo do público a ser atingido e da intenção da organização e cultura existente. Mas o que fica claro é que os meios de comunicação interna devem ser bem planejados e constantemente aplicados, para se estabelecer a prática da formalidade, dando segurança e criando confiança entre as par

    Por: Robinson Vander de Carvalhol Carreira> Recursos Humanosl 06/08/2014 lAcessos: 18

    As oportunidades de trabalho no distrito federal só crescem depois da Copa do Mundo.

    Por: Marcelol Carreira> Recursos Humanosl 30/07/2014
    Daniele Augusto C. de Souza

    RESUMO: Com o surgimento da sociedade do conhecimento e da informação surgiram diversos desafios enfrentados pela Gestão de Pessoas. Pensar no capital humano como sendo algo de suma importância e que agrega valores à organização, tornou-se um diferencial competitivo. O presente estudo visa investigar a importância das empresas em implantar um RH estratégico e instigar o leitor a fim de que obtenha conhecimento e desejo de aprender sobre o assunto pesquisado.

    Por: Daniele Augusto C. de Souzal Carreira> Recursos Humanosl 05/07/2014 lAcessos: 24

    O índice crescente de criminalidade tem afetado principalmente os grandes centros urbanos brasileiros, colocando muitas empresas, profissionais e pessoas em uma situação onde o investimento em segurança privada passou a ser essencial para a proteção de seus imóveis, investimentos, empresas, negócios e até mesmo a integridade. Diante disso, a busca por profissionais de segurança e vigilância privada nunca esteve tão alta.

    Por: lucasschirml Carreira> Recursos Humanosl 16/06/2014
    Fabiani Seibel Stock

    A importância do aprimoramento profissional, a busca por conhecimento e atualização é dever de cada profisisonal e não somente das empresas.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Gestão de Carreiral 25/07/2014
    Fabiani Seibel Stock

    Planejar-se no dia-a-dia, no trabalho, nas vendas, na rotina. Tudo isso é fundamental para o bom desempenho do profissional. O planejamento deve ocorrer também na nossa vida pessoal, tudo isso ajuda na motivação, resultados e bem estar.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Gestão de Carreiral 26/06/2014
    Fabiani Seibel Stock

    Planejamento de Carreira e Coaching Muitas vezes chega um momento na vida de um profissional que ele sente-se estagnado, que não sabe para qual rumo seguir ou investir seus estudos, ou mesmo, para aqueles que estão começando a sua trajetória profissional.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Gestão de Carreiral 08/08/2012 lAcessos: 98
    Fabiani Seibel Stock

    A importância da área de gestão de pessoas nas empresas tem sido cada vez mais primordial nas organizações contemporâneas. Cuidar da área de gestão de pessoas vai muito além de recrutar e selecionar, treinar, avaliar e pagar salários e benefícios.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 08/08/2012 lAcessos: 341
    Fabiani Seibel Stock

    Como o profissional de recursos humanos deve portar-se ao chamar candidatos e ao dar devolutivas.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 11/06/2012 lAcessos: 223
    Fabiani Seibel Stock

    Dicas para buscar uma oportunidade de trabalho, dicas para currículo, entrevistas e imagem pessoal.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 05/04/2012 lAcessos: 216
    Fabiani Seibel Stock

    As empresas nada seriam sem os seus funcionários, também chamados de talentos, capital humano, colaboradores, etc. Independente do porte da empresa, as pessoas que ali trabalham possuem necessidades, das mais diversas, e em muito a organização pode influenciar na motivação do colaborador.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 05/04/2012 lAcessos: 3,587
    Fabiani Seibel Stock

    A gestão de projetos pode ser uma ferramenta benéfica em todas as áreas organizacionais, inclusive na área de recursos humanos.

    Por: Fabiani Seibel Stockl Carreira> Recursos Humanosl 15/01/2012 lAcessos: 871

    Comments on this article

    1
    kelly 30/04/2011
    o recursos humanos e um tópico empresarial muito importante para todos bjs
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast