Liderança Positiva E Trabalho Em Equipe Nas Corporações

Publicado em: 04/11/2008 |Comentário: 1 | Acessos: 26,887 |

 

Liderança positiva e trabalho em equipe nas corporações

*Ainor Lotério

 

A liderança positiva é essencial para o trabalho em equipe. Hoje, não se trata apenas de liderar pessoas, mas produzir resultados positivos através do desempenho acima da média. Com este tipo de liderança todos os liderados se destacam, pois não é uma liderança de privilégios nem de privilegiados, mas de valorização das virtudes individuais no grupo. Cada integrante da equipe é chamado a colocar seus dons a serviço do corpo maior (corporação).

Para exercer a liderança positiva numa corporação, com eficácia, o bom líder precisa ter em mente que tudo começa nas pessoas, que o trabalho depende delas e que um ambiente positivo tem a possibilidade de gerar melhores resultados do que um ambiente negativo.

Liderar positivamente é internalizar esta magia no seio da equipe, de modo a contagiar toda a corporação.  

Todavia, a liderança positiva é um processo que deve começar na consciência do próprio líder. Portanto, aquele que deseja liderar deve primeiro ser líder de si mesmo, para depois ser líder de outros. Para tanto, as primeiras providências a tomar são:

a)                          rever as próprias posturas pessoais frente ao grupo, sempre em consonância com os objetivos e metas da corporação e do mercado;

b)                          trabalhar de maneira harmônica e integrada com sua equipe na busca dos resultados;

c)                          não se descuidar de três desejos humanos: manutenção da fortuna (sucesso e êxito), busca constante da evolução (crescimento pessoal e grupal, profissional e familiar) e conquista da felicidade (realização dos sonhos e busca do bem-estar).

Se a Fortuna era a deusa romana da sorte (boa ou má) e da esperança, a liderança positiva é um processo que não pode confiar unicamente nela, mas deve buscar com positividade a evolução e o sentimento de felicidade das pessoas que compõem a equipe.

A liderança positiva não é um jogo ou uma questão de apostar na sorte, mas é aquela que vê saídas onde outros apenas conseguem enxergar problemas ou meias soluções. É afortunada de características especiais, como visão diferenciada, conhecimento, espiritualidade, capacidade para o relacionamento, determinação e coragem.

Destacamos abaixo alguns atributos para aquele que deseja exercer a liderança positiva para o trabalho em equipe nas corporações:

•          Ouvir mais do que discursar;

•          Elogiar mais do que criticar, sem deixar de ser franco;

•          Estimular as ações (dar “motivos para a ação” de cada um dos seus liderados);

•          Expor suas idéias sempre com clareza e com a força do convencimento;

•          Transmitir confiança e entusiasmo, fazendo com que cada liderado descubra o seu “Deus interior”;

•          Ter visão conectada à ação;

•          Ser firme nas suas posições (líder frouxo, liderado desorientado);

•          Possuir competência (teórica e prática);

•          Ser exemplo aos demais (o exemplo arrasta);

•          Administrar o seu tempo (sua vida);

•          Delegar com segurança (passar a incumbência para quem realmente vai dar conta do recado);

•          Ser ponderado nas suas colocações (o desequilíbrio desagrega);

•          Ter espírito de equipe (solidariedade e reciprocidade).

            A liderança positiva é moderna e conectada ao seu tempo. Sabe que a sociedade atual funciona em rede e que a equipe não pode ficar isolada dos acontecimentos da corporação e do mundo. A liderança positiva (para o trabalho em equipe) moderna sabe que o conhecimento está ao alcance de todos, envidando esforços para trazê-lo ao seio da equipe. Integridade, confiança e maturidade fazem parte do seu vocabulário.

*Palestrante Especialista em Motivação Humana, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Gestão de Políticas Públicas (site:www.loterio.com.br; e-mail: ainor@loterio.com.br)

 

 

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 10 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/lideranca-positiva-e-trabalho-em-equipe-nas-corporacoes-628215.html

    Palavras-chave do artigo:

    lideranca

    ,

    equipe

    ,

    corporacao

    Comentar sobre o artigo

    Renan Poggi de Figueredo

    Este artigo vem trazer na sua abrangência uma percepção muito próprias e que Sá inovadoras para o gerenciamento de pessoas nos estados pertencentes a região nordeste especificamente Pernambuco. Esta percepção fundamentada em analise critica e experiências vivenciadas que fundamentaram o levantamento da hipótese defendida, um choque entre a cultura regional versos liderança carismática. Desta forma leva a crer que cada vez mais a liderança carismática é uma ferramenta útil e valorizada .

    Por: Renan Poggi de Figueredol Negócios> Gestãol 24/05/2013 lAcessos: 48
    Renan Poggi de Figueredo

    Este artigo vem trazer um posicionamento inovador direcionando a técnica de dinâmica de grupo enquanto ferramenta da liderança.

    Por: Renan Poggi de Figueredol Negóciosl 01/06/2013 lAcessos: 62

    Este trabalho tem como objetivo expor e suprir as necessidades básicas acerca do entendimento dos conceitos de cultura organizacional e a relação existente com a liderança, que o primeiro é definido como um conjunto de práticas dos indivíduos e o segundo conceito como a capacidade de influenciar pessoas, mas qual a relação. Assim foi desenvolvido através de uma pesquisa conceitual e teorização utilizando conceitos de diversos autores por uma pesquisa bibliográfica.

    Por: IARA FERNANDA LEITE PEREIRAl Negócios> Administraçãol 14/06/2014 lAcessos: 48
    Roberta Monteiro

    O trabalho em equipe ele pode ser entendido como uma estratégia para melhorar a efetividade, a satisfação do trabalhador e outras coisas mais. Mas nós temos que saber diferenciar o grupo da equipe, ou seja, toda equipe é um grupo e todo o grupo é uma equipe.

    Por: Roberta Monteirol Negócios> Gerêncial 17/11/2011 lAcessos: 118
    Rildo G. Lopes

    Os meus maiores problemas começavam quando eu tinha que externar estes conceitos para fora de minha área de comando, porque eu entendia que vender não era uma tarefa somente da área comercial, mas de toda a empresa e então esbarrava sempre em alguém que resistia estes conceitos.

    Por: Rildo G. Lopesl Negócios> Administraçãol 21/02/2010 lAcessos: 292
    Tom Coelho

    Veja um ensaio abordando 15 importantes competências para o sucesso profissional e pessoal.

    Por: Tom Coelhol Notícias & Sociedade> Cotidianol 03/12/2012 lAcessos: 107
    Ricardo Capozzi

    As competências interpessoais são apontadas como fator determinante para o sucesso profissional. É inteligente emocionalmente aquele profissional que tem autoconsciência, pois consegue monitorar-se, observar-se em ação e fazer com que seus atos influenciem positivamente outras pessoas. Saber manter-se equilibrado em situações de estresse, transmitir confiança e tranqüilidade são predicados essenciais para a manutenção do comportamento humano.

    Por: Ricardo Capozzil Carreira> Recursos Humanosl 05/07/2011 lAcessos: 3,756

    ... E não os jogadores. É assim que funciona no futebol, se um time não ganha partidas, não ganha títulos e vai de mal a pior na temporada, o primeiro a ser demitido é o técnico...

    Por: Gabriela Lourençol Negócios> Gestãol 14/03/2011 lAcessos: 82
    Tom Coelho

    Conheça sete aspectos essenciais para liderar com base na neurociência do especialista Robert Cooper

    Por: Tom Coelhol Notícias & Sociedade> Cotidianol 17/09/2012 lAcessos: 15

    O presente artigo tem como objetivo mostrar o que é a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), e qual o seu papel dentro das organizações. A QVT engloba muitos aspectos na organização, fazendo com que seja um elemento impulsionador que traz bastante motivação e satisfação no ambiente de trabalho aliado à saúde e o bem-estar do trabalhador. Dentre os temas abordados estão; enfoque biopsicossocial, os componentes da QVT, contribuições das ciências, as causas do estresse no ambient

    Por: Angélica Cristina da Costal Carreira> Recursos Humanosl 15/10/2014 lAcessos: 25

    Porque os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres? Não é só de dinheiro que estou falando, é de felicidade, de ética, de valores, de atitudes,... Este livro traz informações de como ter uma cultura empreendedora para utilizar na vida pessoal, profissional, familiar e espiritual e então poder prosperar com suas ações.

    Por: Zailtonl Carreira> Recursos Humanosl 09/09/2014 lAcessos: 33

    Para que a criatividade flua livremente e novas ideias apareçam, é preciso eliminar velhos conceitos e outros sedimentos pessoais. Muitos desses conceitos estão enraizados dentro de nós, e insistem em lá permanecer. Veja os oito principais bloqueadores da criatividade.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Recursos Humanosl 25/08/2014 lAcessos: 16
    Fred Filho

    A história da descoberta do fenômeno do assédio moral no trabalho. Conheça como o caso de vinte e uma enfermeiras suecas que se suicidaram, ou que tentaram cometer suicídio, ajudou no estudo do assédio moral.

    Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014 lAcessos: 11

    Qual momento é mais indicado para o profissional procurar uma nova colocação? É incorreto fazer contatos e enviar currículos já estando empregado?

    Por: ADCom Comunicaçãol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014 lAcessos: 15
    Robinson Vander de Carvalho

    : Este estudo sobre comunicação interna para a gestão de produção cuidou de esclarecer pontos fundamentais nos sucessos e fracassos da transferência de informações. Os canais utilizados podem ser eficientes dependendo do público a ser atingido e da intenção da organização e cultura existente. Mas o que fica claro é que os meios de comunicação interna devem ser bem planejados e constantemente aplicados, para se estabelecer a prática da formalidade, dando segurança e criando confiança entre as par

    Por: Robinson Vander de Carvalhol Carreira> Recursos Humanosl 06/08/2014 lAcessos: 36

    As oportunidades de trabalho no distrito federal só crescem depois da Copa do Mundo.

    Por: Marcelol Carreira> Recursos Humanosl 30/07/2014
    Daniele Augusto C. de Souza

    RESUMO: Com o surgimento da sociedade do conhecimento e da informação surgiram diversos desafios enfrentados pela Gestão de Pessoas. Pensar no capital humano como sendo algo de suma importância e que agrega valores à organização, tornou-se um diferencial competitivo. O presente estudo visa investigar a importância das empresas em implantar um RH estratégico e instigar o leitor a fim de que obtenha conhecimento e desejo de aprender sobre o assunto pesquisado.

    Por: Daniele Augusto C. de Souzal Carreira> Recursos Humanosl 05/07/2014 lAcessos: 55
    Ainor Lotério

    Saber escolher é o grande segredo. Quem faz a escolha certa, age com determinação e segue em frente acaba encontrando o caminho da realização, diferentemente de quem não sabe para onde vai, especialmente no mundo do conhecimento: o que estudar e formar-se no que? A disputa crescente por estudantes tem levado as instituições particulares de ensino a uma corrida por alunos no mercado: se antigamente não víamos nenhum outdoor nas beiras de estrada, hoje vemos um verdadeiro concurso de beleza...

    Por: Ainor Lotériol Educação> Ensino Superiorl 11/12/2012 lAcessos: 20
    Ainor Lotério

    Todo ser humano possui um desejo arraigado de dirigir sua própria vida, de entender e explicar sua capacidade e de viver com propósito. Não estamos fadados a ser passivos e compassivos. Fomos feitos para ser ativos e empenhados naquilo que desejamos. Mas, a melhor das motivações deve vir de dentro, pois sabemos que as experiências mais significativas da vida não se dão quando contamos com o reconhecimento dos outros, mas quando escutamos nossa voz interior.

    Por: Ainor Lotériol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 26/08/2011 lAcessos: 89
    Ainor Lotério

    Este é um causo caboclo (um tanto longo, mas vale a pena lê-lo) que vou lhes contar para valorizar A MISSÃO DA MULHER e como fazer para criar um cidadão por inteiro, a partir do ventre.

    Por: Ainor Lotériol Lar e Família> Casamentol 26/08/2011 lAcessos: 66
    Ainor Lotério

    Cada vez mais me convenço de que o nosso sucesso é uma questão de relacionamentos de qualidade. Tudo o que você quer você não consegue sozinho. Precisamos dos outros para nos ajudar e nos dar o prazer do ser e do ter.

    Por: Ainor Lotériol Relacionamentos> Amizadel 26/08/2011 lAcessos: 75
    Ainor Lotério

    O agricultor já foi chamado de camponês, colono, lavrador, homem rude, essa última acepção muitas vezes usada preconceituosamente. A canção "o colono" (Teixeirinha) retratava isto: "Não ri, seu moço daquele colono, agricultor que ali vai passando, admirado com o movimento, desconfiado lá vai tropeçando". Mas, o que percebemos hoje é que o homem do campo se fortaleceu e a canção dever ser outra: "Nóis trupica mais não cai. Pode botar fé que desse jeito vai" (Rick e Renner).

    Por: Ainor Lotériol Carreira> Gestão de Carreiral 26/08/2011 lAcessos: 166
    Ainor Lotério

    O tempo passou, e hoje estamos tomando conhecimento de outra lei, "a lei da sustentabilidade". Esta "lei" nos mostra que há uma ligação em tudo, pois associa prosperidade, vida de qualidade para a humanidade e preservação dos recursos naturais. Uma fórmula que procura fazer com que todo recurso utilizado no presente para produzir, ganhar, viver, divertir, morrer, ressurgir... continue existindo para as gerações futuras.

    Por: Ainor Lotériol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 26/08/2011 lAcessos: 52
    Ainor Lotério

    O termo motivação, quase sempre muito mal compreendido, deve significar mais do que a simples disposição para fazer algo, mas a educação da vontade na direção de um propósito de vida. Pode ser entendido como os motivos pelos quais reagimos aos nossos desejos, projetos e ideais. Mas toda motivação pode sofrer contrariedades, pois "não existe uma ação sem reação", segundo a terceira Lei de Newton.

    Por: Ainor Lotériol Carreira> Recursos Humanosl 26/08/2011 lAcessos: 348
    Ainor Lotério

    Que política pública é esta de garantia de preços que para ser cumprida há a necessidade de ir à justiça? O que fazer? -Os produtores de arroz precisam se unir para fazerem valer a política de preços mínimos. -A categoria, através dos seus representantes precisa agir fortemente. É bom a sociedade também saber que "se o campo não planta a cidade não janta".

    Por: Ainor Lotériol Notícias & Sociedade> Cotidianol 26/08/2011 lAcessos: 207

    Comments on this article

    1
    Tiago Vasconcelos 23/07/2011
    O texto e muito bom, está de parabens. Conserteza absovir muitas coisa para minha vida profissional e pessoal.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast