Manter O Emprego Ou A Empregabilidade?

09/01/2009 • Por • 4,603 Acessos

Manter o emprego ou a empregabilidade?

Em época de crise, recebi um e-mail bastante curioso que me levou a muitas reflexões, talvez não exatamente as que o email se propunha, fruto disso quero dividir com meus dois leitores estes pensamentos.

Primeiro o e-mail

No primeiro dia do mês, acenda uma vela de sete dias e coloque-a em um pires.

Embaixo dele, coloque uma folha de papel de carta roxo e todas as noites, enquanto a vela arder, pegue o papel e escreva: "Meu anjo da guarda, ajude-me a manter meu emprego". Quando a vela acabar, use o papel para embrulhar um galhinho de arruda e 3 dentes de alho. Guarde tudo em uma gaveta, no local onde trabalha, e não conte a ninguém.

Respeito algumas tradições, crendices e superstições, porém o e-mail me levou a uma reflexão maior: A preocupação em manter o emprego. Isso com certeza merece uma analise.

A maioria das pessoas temem em perder seu emprego, em ficar desempregadas, em sair da empresa. Poucas se preocupam em perder sua empregabilidade. Uns nem se preocupam em ter empregabilidade (o que presumo já possui por estar empregado). E existem uns terceiros que nem sabem o que significa, tanto literalmente, quanto na prática o termo empregabilidade.

A fonte da preocupação dos colaboradores, principalmente na atual conjuntura econômica e a redução de quadro, algo que causa insônia em praticamente todos os colaboradores. Ter medo de perder o emprego é comum, não sei se exatamente normal. Esse medo muitas vezes evita que as pessoas pensem em algo mais importante que seus empregos, a sua empregabilidade.

Vamos ao termo: " qualidade de empregável; capacidade de se conquistar e manter-se num emprego"

Exposto o termo, vem a questão: como desenvolver minha capacidade/qualidade de ser empregável? De ter empregabilidade?

Acredito que alguns elementos podem melhorar sua empregabilidade, garantir não só seu emprego, mas seu lugar no mercado de trabalho.

·         Faça cursos de atualização, capacitação ou mesmo distração.

·         Participe ativamente dos projetos da empresa.

·         Trabalhe honesta e sinceramente seus relacionamentos inter-pessoais no ambiente de trabalho.

·         Mantenha sempre uma boa rede de contatos com profissionais da sua área que atue em outras empresas, isso geralmente acontece em seminários, palestras, congressos.

·         Invista na sua comunicação. Seja visual, verbal ou interpessoal.

·         Leia livros, revistas e artigos sobre o seu ramo de atividade;

·         Cadastre-se em sites específicos de sua área na internet, eles enviam muitas atualizações importantes.

·         Cuide de sua saúde física, mental e espiritual e financeira.

Acredito que investindo nestes pontos a sua empregabilidade será sempre alta e você não terá que se preocupar com crises, redução de quadro ou outros fatores.

Sucesso sempre.

Perfil do Autor

Luiz Santos

MBA em Consultoria Empresarial. Sócio-Diretor da PHD Consultoria e Treinamentos - Empresa especializada em Consultoria para pequenas ...