Manter O Emprego Ou A Empregabilidade?

Publicado em: 09/01/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 3,053 |

Manter o emprego ou a empregabilidade?

Em época de crise, recebi um e-mail bastante curioso que me levou a muitas reflexões, talvez não exatamente as que o email se propunha, fruto disso quero dividir com meus dois leitores estes pensamentos.

Primeiro o e-mail

No primeiro dia do mês, acenda uma vela de sete dias e coloque-a em um pires.

Embaixo dele, coloque uma folha de papel de carta roxo e todas as noites, enquanto a vela arder, pegue o papel e escreva: "Meu anjo da guarda, ajude-me a manter meu emprego". Quando a vela acabar, use o papel para embrulhar um galhinho de arruda e 3 dentes de alho. Guarde tudo em uma gaveta, no local onde trabalha, e não conte a ninguém.

Respeito algumas tradições, crendices e superstições, porém o e-mail me levou a uma reflexão maior: A preocupação em manter o emprego. Isso com certeza merece uma analise.

A maioria das pessoas temem em perder seu emprego, em ficar desempregadas, em sair da empresa. Poucas se preocupam em perder sua empregabilidade. Uns nem se preocupam em ter empregabilidade (o que presumo já possui por estar empregado). E existem uns terceiros que nem sabem o que significa, tanto literalmente, quanto na prática o termo empregabilidade.

A fonte da preocupação dos colaboradores, principalmente na atual conjuntura econômica e a redução de quadro, algo que causa insônia em praticamente todos os colaboradores. Ter medo de perder o emprego é comum, não sei se exatamente normal. Esse medo muitas vezes evita que as pessoas pensem em algo mais importante que seus empregos, a sua empregabilidade.

Vamos ao termo: " qualidade de empregável; capacidade de se conquistar e manter-se num emprego"

Exposto o termo, vem a questão: como desenvolver minha capacidade/qualidade de ser empregável? De ter empregabilidade?

Acredito que alguns elementos podem melhorar sua empregabilidade, garantir não só seu emprego, mas seu lugar no mercado de trabalho.

·         Faça cursos de atualização, capacitação ou mesmo distração.

·         Participe ativamente dos projetos da empresa.

·         Trabalhe honesta e sinceramente seus relacionamentos inter-pessoais no ambiente de trabalho.

·         Mantenha sempre uma boa rede de contatos com profissionais da sua área que atue em outras empresas, isso geralmente acontece em seminários, palestras, congressos.

·         Invista na sua comunicação. Seja visual, verbal ou interpessoal.

·         Leia livros, revistas e artigos sobre o seu ramo de atividade;

·         Cadastre-se em sites específicos de sua área na internet, eles enviam muitas atualizações importantes.

·         Cuide de sua saúde física, mental e espiritual e financeira.

Acredito que investindo nestes pontos a sua empregabilidade será sempre alta e você não terá que se preocupar com crises, redução de quadro ou outros fatores.

Sucesso sempre.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 8 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/manter-o-emprego-ou-a-empregabilidade-717058.html

    Palavras-chave do artigo:

    emprego

    ,

    empregabilidade

    ,

    sucesso profissional

    Comentar sobre o artigo

    Clayton Ciacareli

    Aqui estão relacionadas 50 perguntas e as devidas respostas de como deve um candidato a uma entrevista de emprego se comportar perante ao psicólogo ou Head Hunter que o está entrevistando. Saiba que deve se atentar a todas as perguntas, pois todas tem fatores preponderantes a contratação ou não do candidato a vaga. Logicamente além da qualificações e experiências profissionais. E sábio que devemos agir com toda naturalidade pois se somos bons, somos naturais.

    Por: Clayton Ciacarelil Carreira> Entrevistasl 05/10/2012 lAcessos: 188

    Este artigo tem como base principal meu trabalho de dissertação do curso de Mestrado em Processos Educativos na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), que tem como título "A Formação Acadêmica do Administrador de Empresas da UNIUV e a Empregabilidade na Região de União da Vitória - PR". Este trabalho tem como sustentação o estudo do egresso na região de União da Vitória – PR e o egresso do curso de Administração de Empresas do Centro Universitário de União da Vitória - UNIUV.

    Por: Naiara Cristina Sepanhakil Educação> Ensino Superiorl 07/03/2012 lAcessos: 985

    Emprego e empregabilidade sempre existirão para o conhecimento que encontra aplicação atendendo uma necessidade.

    Por: Ivan Postigol Negóciosl 14/07/2010 lAcessos: 167
    Julio Cesar S. Santos

    Como Empregar Suas Habilidades Para Aumentar Sua Capacidade de Manter-se Empregado Nos Dias Atuais

    Por: Julio Cesar S. Santosl Negócios> Gestãol 22/10/2010 lAcessos: 3,137 lComentário: 2

    O mercado de trabalho está mais exigente e busca por profissionais com características que venham fazer a diferença no desenvolvimento da empresa. É aí que entra a empregabilidade.

    Por: Emanuela Nunesl Negócios> Gestãol 05/08/2014 lAcessos: 17
    ELISIO LOPES

    O livro começa explorando o que é empregabilidade e como alcançá-la, trata de uma forma simples e objetiva de como é o processo seletivo e suas etapas, como divisões do trabalho, da pirâmide das necessidades, de você como um ser social, dependendo de outras pessoas, a entrega do currículo, testes, entrevista e a tão esperada admissão. Alem de tudo isto, o Sucesso da Empregabilidade traz noções básicas do Direito Trabalhista de forma rápida e direta,com uma centena de dicas úteis para que você.

    Por: ELISIO LOPESl Literatural 21/06/2011 lAcessos: 110

    A recente transformação nas políticas de contratação no âmbito do trabalho tornou mais difícil e competitivo o ingresso de estudantes e egressos de cursos de graduação no mercado de trabalho. Percebe-se um movimento nas Instituições empregadoras no sentido de aumentar as exigências de escolaridade dos candidatos, assim como, imporem novas habilidades e qualificações para preencherem as vagas existentes.

    Por: Margareth Bertoli Grassanil Carreira> Recursos Humanosl 13/06/2013 lAcessos: 108
    Alexandre Penante

    AVANÇOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO PARÁ PELA SEDUC

    Por: Alexandre Penantel Educação> Ciêncial 17/01/2011 lAcessos: 1,162 lComentário: 1

    Olá amigo (a)! A finalidade desse artigo é prestar informações sobre como fazer um curriculum profissional. O curriculum é o seu cartão de visitas e o primeiro contato que uma determinada empresa terá com você. Lembre-se da importância de uma primeira impressão positiva. O artigo mostra um resumo com todas as dicas necessárias para se fazer um bom curriculum, otimizando suas chances de passar para outra etapa do processo seletivo.

    Por: Maurício Vitório Fachinil Carreira> Gestão de Carreiral 13/02/2009 lAcessos: 58,443 lComentário: 9
    Van Marchetti

    Durante todos esses anos vi empresas gastando "rios de dinheiro" com palestras motivacionais. E o resultado? Ele até existe, mas seu efeito passa muito rápido. É como assistir a um filme (entretenimento), você se diverte, se envolve ... mas e nos dias seguintes? Esse sentimento é o mesmo?

    Por: Van Marchettil Carreira> Recursos Humanosl 14/11/2014 lAcessos: 11
    Lucy Cintra

    Quando passamos por uma crise muitas vezes somos levados à depressão,angústia, sem ver o fim do túnel. Mas se re-significar isso, entender profundamente o significado desse momento, pode transformar sua vida, sua carreira.

    Por: Lucy Cintral Carreira> Recursos Humanosl 11/11/2014 lAcessos: 16
    Portais Imobiliarios

    m repórter do jornal britânico ‘The Guardian' teve acesso a um suposto guia, produzido por uma imobiliária, para a atuação dos corretores de imóveis em uma negociação. As informações foram traduzidas e publicadas pelo site brasileiro infomoney.com com o seguinte título "As táticas (nada éticas) dos corretores para você comprar um imóvel".

    Por: Portais Imobiliariosl Carreira> Recursos Humanosl 03/11/2014 lAcessos: 15
    Palestrante Cícero Ribeiro

    A grande maioria das lideranças empresariais não tem dúvidas da importância da atualização profissional constante para o bom posicionamento da empresa frente aos seus concorrentes. Colaboradores bem treinados e motivados são capazes de desenvolver sua atividade com grande eficiência, diminuindo quebras operacionais, retrabalhos, atrasos e erros. Apesar disto, é comum que, principalmente, as pequenas e médias empresas tratem o assunto com relativa displicência.

    Por: Palestrante Cícero Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 01/11/2014

    O presente artigo tem como objetivo mostrar o que é a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), e qual o seu papel dentro das organizações. A QVT engloba muitos aspectos na organização, fazendo com que seja um elemento impulsionador que traz bastante motivação e satisfação no ambiente de trabalho aliado à saúde e o bem-estar do trabalhador. Dentre os temas abordados estão; enfoque biopsicossocial, os componentes da QVT, contribuições das ciências, as causas do estresse no ambient

    Por: Angélica Cristina da Costal Carreira> Recursos Humanosl 15/10/2014 lAcessos: 50

    Porque os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres? Não é só de dinheiro que estou falando, é de felicidade, de ética, de valores, de atitudes,... Este livro traz informações de como ter uma cultura empreendedora para utilizar na vida pessoal, profissional, familiar e espiritual e então poder prosperar com suas ações.

    Por: Zailtonl Carreira> Recursos Humanosl 09/09/2014 lAcessos: 39

    Para que a criatividade flua livremente e novas ideias apareçam, é preciso eliminar velhos conceitos e outros sedimentos pessoais. Muitos desses conceitos estão enraizados dentro de nós, e insistem em lá permanecer. Veja os oito principais bloqueadores da criatividade.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Recursos Humanosl 25/08/2014 lAcessos: 22
    Fred Filho

    A história da descoberta do fenômeno do assédio moral no trabalho. Conheça como o caso de vinte e uma enfermeiras suecas que se suicidaram, ou que tentaram cometer suicídio, ajudou no estudo do assédio moral.

    Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014 lAcessos: 21
    Luiz Santos

    O Artigo tem por objetio abordar os principais aspectos da cobrança de clientes inadimplentes, dentro de uma perpectiva que gere resultados, que respeite o código de defesa do consumidor e auxilie na recuperação nao somente de valores mas também dos clientes inadimplentes.

    Por: Luiz Santosl Negócios> Gestãol 07/01/2011 lAcessos: 1,753
    Luiz Santos

    Resumo do livro com o mesmo titulo. nos negócios", que loucura, agora tem mandamentos até para fracassar? Depois o livro chama a atenção pelo autor...Donald Keough, ex-presidente da Coca-Cola, bom resolvi abrir, gostei, comprei, li, re-li e agora apresento uma síntese para vocês.

    Por: Luiz Santosl Negócios> Administraçãol 07/01/2011 lAcessos: 875
    Luiz Santos

    Artigos que relatam um pouco de minha experiencia enquanto vendedor e professor de vendas. Mostra a importância de avaliarmos as aulas como vendas e as vendas como aulas.

    Por: Luiz Santosl Educaçãol 19/12/2008 lAcessos: 646
    Luiz Santos

    Artigo sobre a necessidade de uma educação voltada para o encantamento do aluno, uma escola voltada para o aluno, para o desenvolvimento maximo de seu potencial

    Por: Luiz Santosl Educaçãol 06/12/2008 lAcessos: 747
    Luiz Santos

    Resumo das habilidades, caracteristicas, passos e desenvolvimento de liderança e gestão de pessoas.

    Por: Luiz Santosl Negócios> Gestãol 12/08/2008 lAcessos: 13,295
    Luiz Santos

    Resumo de algumas habilidades necessárias para um franqueado ou candidato a franqueado na construção de uma gestão de qualidade.

    Por: Luiz Santosl Negócios> Gestãol 12/08/2008 lAcessos: 1,120
    Luiz Santos

    O artigo aborda a importância, os benefícios, as características e os passos do trabalho em equipe como fator para a qualidade.

    Por: Luiz Santosl Carreira> Recursos Humanosl 12/08/2008 lAcessos: 248,974 lComentário: 22
    Luiz Santos

    Artigo que ressalta os quatro pilares para a educação e formação pessoal e profissional para a era do conhecimento.

    Por: Luiz Santosl Carreira> Recursos Humanosl 12/08/2008 lAcessos: 6,258 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast