O Que É Um Funcionário Proativo?

Publicado em: 23/08/2009 |Comentário: 6 | Acessos: 13,510 |

O QUE É UM FUNCIONÁRIO PROATIVO?

by Dr. Paulo de Aragão Lins

Puxa, companheiro, se você não sabe, está na hora de saber. Você quer crescer profissionalmente? Quer ser melhor remunerado dentro de algum tempo na empresa em que trabalha? Então você precisa ser um funcionário proativo.

O funcionário proativo é aquele que não faz o estritamente designado dentro de sua função. É aquele que toma iniciativas, aquele que se interessa, que veste a camisa da empresa, que torce por ela, que a ajuda a crescer.

Sem isto é melhor procurar outra empresa ou virar andarilho nas estradas.

O proativo está sempre se informando, se adaptando, extrapolando suas funções, adicionando coisas positivas, evitando a todo custo a ociosidade, a distração. Até para servir a Deus, temos que ser proativos. Observe:

“E digo isto para proveito vosso. Não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma”. 1 Co 7:35.

Ser uma pessoa proativa é o extremo oposto a ser reativo. A pessoa reativa espera que algo aconteça para só então tomar alguma atitude (geralmente depois de receber permissão de alguém). O reativo se omite. O proativo se apresenta. O reativo espera que se tomem decisões e depois cumpre o que foi mandado. O proativo interage e, muitas vezes, faz o que é necessário assumindo toda a responsabilidade, mesmo que ninguém tenha "dado permissão".

O termo proatividade procede do Latim e é composto por duas palavras “pro”, que significa “antes” e “actividade”, de “activitas”, “activitatis”que significa “faculdade de realizar”, “diligência”, “eficácia”. 

A noção de proatividade é uma herança da revolução administrativa dos anos 90, quando houve uma consciência universal de incremento das atividades dos funcionários e um enfoque mais positivo sobre seu progresso individual. Ela está intimamente ligada à noção de responsabilidade

A palavra “responsabilidade” tem um significado bem maior do que se imagina. Vamos decompor a palavra para mostrar seu sentido mais profundo.

Responsa = resposta, reação, retorno.

Abilidade = habilidade, capacidade.

Responsabilidade = Capacidade ou habilidade de reagir, de responder. O proativo é aquele que tem esta destreza para reagir, para dar resposta a alguma vocação ou talento.

Ser proativo é algo eminentemente cristão. Nós não somos máquinas que não tem nenhuma escolha de como reagir a situações, mas Deus nos tem dado a liberdade de escolhermos como agir. Nossos corações, mentes e almas combinam as avaliações emocionais, lógicas e espirituais de respostas alternativas aos estímulos. Assim, podemos escolher nosso enfoque preferido.

A presença do Espírito Santo dentro do coração de um crente traz a sabedoria de Deus  para nossa escolha da resposta, se tão somente o convidarmos para isto. Isto significa que saímos da posição de vítimas de situações e circunstâncias para seres potenciados, cheios do Espírito Santo, transformando as situações negativas em alta produtividade em todas as áreas.

Em nem classificaria reativos e proativos. Diria passivos e proativos. Por que passivos? Porque há pessoas que nem são reativas. Os reativos pelo menos reagem a certos estímulos, à rotina normal do trabalho, da organização, da empresa, do mover das engrenagens empresariais. O passivo, nem isto faz. Ele se queda em sua posição, fossiliza-se nela, fica engessado emocionalmente, sente-se até importante porque está desempenhando seu papel. É como uma jovem senhora que eu conheço. Faz 14 anos que desempenha a mesma função repetitiva de vendedora, e com o mesmo salário com que começou.

Mas, existe um grande problema em algumas empresas. A questão do gerenciamento, da liderança. Existem administradores que temem e até odeiam os proativos. Tais gerentes são verdadeiros quistos administrativos, verdadeiros assassinos da organização, verdadeiros inimigos de sua empresa.

Eles desencorajam os proativos porque, na maioria das vezes, tem medo deles.

Mas isto não deve desencorajar, mas é um desafio positivo. É melhor não ser o tipo que se enquadra, se adapta, se acomoda, se ajeita, se ajusta.

O proativo está sempre pesquisando, buscando atualização do seu campo de trabalho, fazendo cursos, oferecidos ou não pela empresa, descobrindo coisas que podem ajudar não só seu departamento, mas todos os demais.

A proatividade não significa só tomar a iniciativa, mas também assumir a responsabilidade de fazer com que as coisas aconteçam, decidir em cada momento o que queremos fazer e como vamos fazê-lo. A essência da pessoa proativa é a capacidade de subordinar os impulsos aos valores.

As pessoas reativas são afetadas pelas circunstancias, as condições e o ambiente social.

Centralizam seus esforços no círculo de suas preocupações, nos defeitos das outras pessoas, nos problemas do ambiente e não tem liberdade de escolher suas próprias ações.

Já o proativo se move através de valores cuidadosamente meditados e selecionados, centralizam seus esforços não passivamente, mas ativamente no seu círculo de influência. Dedicam-se àquelas coisas com relação às quais podem fazer algo. Sua energia é positiva com a qual ampliam seu círculo de influência.

Proatividade não tem nada a ver com ativismo ou hiperatividade. Ser proativo não significa atuar às pressas, de forma caótica e desorganizada, deixando-se levar pelos impulsos do momento. As pessoas que tem o hábito da proatividade não são agressivas, arrogantes ou insensíveis. Movem-se por valores, sabem do que necessitam e atuam em conseqüência de fé e desejo de criar, de ajudar, de desenvolver e de se relacionar positivamente com seus companheiros, procurando ao máximo contribuir com seu progresso. Isto é, também, a essência do Cristianismo.

É uma atividade destinada a estudar e colocar em prática planos destinados a antecipação das necessidades futuras, submetendo estes planos sempre a uma análise crítica rigorosa, de modo a abortar o quanto antes aquelas ações que não levarão ao sucesso do empreendimento.

O Dr. Paulo de Aragão Lins, como psicopedagogo, com pós graduação em Psicanálise, realiza conferências na área de Gestão Empresarial. Aceita convite para dissertar sobre o assunto deste artigo em sua empresa. Contato: proflinsphd@hotmail.com.

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 9 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/o-que-e-um-funcionario-proativo-1153895.html

    Palavras-chave do artigo:

    proatividade

    ,

    progresso

    ,

    sucesso

    Comentar sobre o artigo

    Wagner Campos

    Uma disciplina não é “chata” e sim mal trabalhada. Um professor não é “ruim”, mas está precisando se apaixonar por sua atividade, local de trabalho e disciplina que desenvolve, pois como diz o ditado: “Só o amor constrói”.

    Por: Wagner Camposl Educação> Ensino Superiorl 12/06/2008 lAcessos: 3,100 lComentário: 1
    Ricardo Capozzi

    As competências interpessoais são apontadas como fator determinante para o sucesso profissional. É inteligente emocionalmente aquele profissional que tem autoconsciência, pois consegue monitorar-se, observar-se em ação e fazer com que seus atos influenciem positivamente outras pessoas. Saber manter-se equilibrado em situações de estresse, transmitir confiança e tranqüilidade são predicados essenciais para a manutenção do comportamento humano.

    Por: Ricardo Capozzil Carreira> Recursos Humanosl 05/07/2011 lAcessos: 3,892
    Van Marchetti

    Durante todos esses anos vi empresas gastando "rios de dinheiro" com palestras motivacionais. E o resultado? Ele até existe, mas seu efeito passa muito rápido. É como assistir a um filme (entretenimento), você se diverte, se envolve ... mas e nos dias seguintes? Esse sentimento é o mesmo?

    Por: Van Marchettil Carreira> Recursos Humanosl 14/11/2014
    Lucy Cintra

    Quando passamos por uma crise muitas vezes somos levados à depressão,angústia, sem ver o fim do túnel. Mas se re-significar isso, entender profundamente o significado desse momento, pode transformar sua vida, sua carreira.

    Por: Lucy Cintral Carreira> Recursos Humanosl 11/11/2014 lAcessos: 13
    Portais Imobiliarios

    m repórter do jornal britânico ‘The Guardian' teve acesso a um suposto guia, produzido por uma imobiliária, para a atuação dos corretores de imóveis em uma negociação. As informações foram traduzidas e publicadas pelo site brasileiro infomoney.com com o seguinte título "As táticas (nada éticas) dos corretores para você comprar um imóvel".

    Por: Portais Imobiliariosl Carreira> Recursos Humanosl 03/11/2014
    Palestrante Cícero Ribeiro

    A grande maioria das lideranças empresariais não tem dúvidas da importância da atualização profissional constante para o bom posicionamento da empresa frente aos seus concorrentes. Colaboradores bem treinados e motivados são capazes de desenvolver sua atividade com grande eficiência, diminuindo quebras operacionais, retrabalhos, atrasos e erros. Apesar disto, é comum que, principalmente, as pequenas e médias empresas tratem o assunto com relativa displicência.

    Por: Palestrante Cícero Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 01/11/2014

    O presente artigo tem como objetivo mostrar o que é a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), e qual o seu papel dentro das organizações. A QVT engloba muitos aspectos na organização, fazendo com que seja um elemento impulsionador que traz bastante motivação e satisfação no ambiente de trabalho aliado à saúde e o bem-estar do trabalhador. Dentre os temas abordados estão; enfoque biopsicossocial, os componentes da QVT, contribuições das ciências, as causas do estresse no ambient

    Por: Angélica Cristina da Costal Carreira> Recursos Humanosl 15/10/2014 lAcessos: 42

    Porque os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres? Não é só de dinheiro que estou falando, é de felicidade, de ética, de valores, de atitudes,... Este livro traz informações de como ter uma cultura empreendedora para utilizar na vida pessoal, profissional, familiar e espiritual e então poder prosperar com suas ações.

    Por: Zailtonl Carreira> Recursos Humanosl 09/09/2014 lAcessos: 35

    Para que a criatividade flua livremente e novas ideias apareçam, é preciso eliminar velhos conceitos e outros sedimentos pessoais. Muitos desses conceitos estão enraizados dentro de nós, e insistem em lá permanecer. Veja os oito principais bloqueadores da criatividade.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Recursos Humanosl 25/08/2014 lAcessos: 19
    Fred Filho

    A história da descoberta do fenômeno do assédio moral no trabalho. Conheça como o caso de vinte e uma enfermeiras suecas que se suicidaram, ou que tentaram cometer suicídio, ajudou no estudo do assédio moral.

    Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014 lAcessos: 15
    paulo de aragão lins

    O cristão tem que vigiar em tudo mas, principalmente em suas leituras para não entender ou concluir alguma coisa erradamente. A leitura da Bíblia é a mais esplendorosa que existe e o pressuposto é aprendermos dela tudo o que Deus nos ensina com exatidão.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 505
    paulo de aragão lins

    Qual terá sido o verdadeiro pecado de Moisés, o qual impediu-o de entrar na terra prometida? O que terá levado Deus a proibir seu profeta e libertador de gozar daquela conquista tão maravilhosa? Deve ter sido um ato bem maior do que o que normalmente se comenta a respeito. Vamos analisá-lo.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 752 lComentário: 2
    paulo de aragão lins

    A Bíblia tem sido para mim um verdadeiro bálsamo. Cada vez que a abro e leio, descubro coisas realmente primorosas, relatos interessantíssimos, revelações gloriosas. Os maiores homens que este mundo conheceu tiveram a Bíblia como seu livro de cabeceira, procurando seguir em suas variedades profissões e atividades os princípios nela contidos.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 246
    paulo de aragão lins

    Existem coisas maravilhosas a serem observadas e descobertas na Bíblia. Para isto temos que ler meticulosamente, minerando na Palavra seus tesouros incomensuráveis.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 187
    paulo de aragão lins

    Existem detalhes importantes que devem ser observado em suas leituras. Alguns tradutores cometem erros grosseiros quando vão colocar títulos nos assuntos escritos na Bíblia. Chegam a negar no título o que está dito no texto ou acrescentar no título o que não está no texto.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 515
    paulo de aragão lins

    É sempre bom ler e reler os texto sagrados, para não incorrermos em dubiedade em relação o que eles realmente estão dizendo. A Bíblia não é uma leitura comum e humana, é o recado de Deus para nós, por isto temos que ser criteriosos em sua leitura.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 174
    paulo de aragão lins

    Quando lermos a Bíblia precisamos analisar o que estamos lendo, para não chegarmos a conclusõs precipitadas ou a interpretações distorcida.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 529
    paulo de aragão lins

    Muitos pregadores tem uma série de chavões ou bordões que são bem interessantes, muito bonitos, que agradam os ouvintes, mas são expressões oriunas do folclore, do pragmatismo popular. Apesar de conterem verdades, mas é melhor que nos conformemos e nos limitemos o que diz a Bíblia, a nossa única regra de fé e de prática.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 3,034

    Comments on this article

    -2
    Márcia S. Gabriel 06/04/2011
    Boa tarde!
    Gostei muito de tudo que li sobre Proatividade, acredito que na prática ao longo de minha vida profissional já exercesse e não tinha conhecimento disso. No meu último trabalho (estágio), meus colegas me chamavam de imperativa, pois não me satisfazia em fazer somente aquilo que me era designado. Estou muito satisfeita em saber que posso me intitular como uma funcionária Porativa. Agradeço os esclarecimentos.

    Att,
    2
    FRANCISCO EMMERICH 21/03/2011
    BOA TARDE SENHORES

    A DEFINIÇÃO DE FUNCIONÁRIO PROATIVO É INTERESSANTE, MAS É BOM QUE SAIBAM É PERVERSA. PARA UM MERCADO ONDE O ELEMENTO É CADA VEZ MAIS CONHECIDO POR UM NÚMERO, A PROATIVIDADE TORNA-SE SINÔNIMO DE EXPLORAÇÃO, QUASE QUE UMA CONDENAÇÃO. EXATAMENTE ISSO, JOGAR EM TODAS AS POSIÇÕES FAZ COM QUE O INDIVÍDUO TORNE-SE UMA MÁQUINA, E MÁQUINA NÃO TEM LIMITES PARA TRABALHO NOS DIAS DE HOJE. ENFIM, PROATIVIDADE RESULTA EM REDUÇÃO DE OPORTUNIDADES, OU SEJA, SE VC FAZ POR CINCO, QUATRO FICAM DE FORA. PIOR AINDA, EM BREVE VOCÊ ESTARÁ FORA POR EXAUSTÃO, E OUTROS VIRÃO EM SEU LUGAR. EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE SER PROATIVO E SER BURRO DE CARGA.
    2
    Jussara 13/11/2010
    Adorei o artigo pois acho importante a pessoa ter comportamento Proativo em todos os ambientes não somente no trabalho mas também na família, entre amigos e etc...
    -3
    Avelino Ferro 13/11/2010
    Papo de patrão que quer realizar o máximo de dinheiro pagando o mínimo. Escravidão com outro nome.
    2
    debora 03/08/2010
    Fiquei muito feliz quando li este artigo sobre pro-atividade , pois assim fui chamada pelo meu chefe , só que no tom meio que arrogante rsrs entao procurei me informar à respeito , e nitidamente entendi a questão !!! obrigada valeu!!
    4
    joao do carmo santos 01/11/2009
    foi de grande ajuda seu comentario sou encarregado de uma empresa agora sei como agir com as pessoas reativas dou a vida pela empresa 16 anos estou casando de carregar "pessoas" nas costas.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast