O Trabalho Temporário

Publicado em: 18/06/2008 |Comentário: 2 | Acessos: 30,420 |

O trabalho ou emprego temporário é uma situaçao face ao emprego relativamente recente e que coloca um grande volume de trabalhadores fora do paradigma "tradicional" do "emprego para toda a vida".

Apesar das desvantagens mais sonantes deste tipo de trabalho, que por muitos é considerada uma situaçao precária e instável, existem também vantagens que se poderao traduzir em novas oportunidades nesta época de mudança constante em que vivemos.

De uma forma simplista, as empresas recorrem ao trabalho temporário para evitar custos fixos e excesso de mao-de-obra em períodos de menor produçao. Isto porque na actualidade as empresas visam "produzir o que se vende" (enfoque no marketing) e nao "produzir para vender" (enfoque na produçao) ou "vender o que se produz" (enfoque nas vendas). Assim, as empresas necessitam de um volume de mao-de-obra variável ao longo do ano e com capacidades distintas para dar resposta ao mercado em que actuam.

Para o mercado de trabalho, em termos de oferta, isto traduz-se numa situaçao a primeira vista desagradável pois condiciona a vida de todos os trabalhadores que ao longo dos tempos foram habituados as ideias do "emprego para toda a vida" e da "estabilidade no emprego".


Mas esta é uma realidade inexistente nos tempos de hoje e na verdade nunca existiu totalmente! Porque? Um exemplo:

Quantos casos se conhecem de trabalhadores que dedicaram 15, 20, 30 ou mais anos de trabalho a uma qualquer empresa industrial, a receber na maior parte da vezes o ordenado mínimo, e agora, em pleno século XXI, vem o seu "emprego para toda a vida" perdido, a falsa "estabilidade" derrubada, e na pior das hipóteses sem qualquer indemnizaçao em tempo útil (talvez recebam algo, assim que o processo saia do tribunal - daqui a 5, 10 ou 15 anos).

Encarar o trabalho temporário como uma oportunidade e nao com pessimismo e como uma ameaça as nossas vidas é uma condiçao fundamental para todos os actuais desempregados - sejam eles formados ou nao formados, tenham eles 20, 40 ou mais anos.

Através do trabalho temporário todos os interessados:

- podem obter uma melhor formaçao, quer em quantidade quer em qualidade;

O trabalho temporário desempenha um papel muito interessante na formaçao dos actuais trabalhadores pois permite ter mais experiencias de trabalho num curto espaço de tempo (ao contrário de 1 experiencia de trabalho em 20 ou 30 anos).

- tem mais possibilidades para encontrar um posto de trabalho que melhor se adeque as suas qualificaçoes e capacidades;

- enriquecem o seu curriculum e podem aceder mais facilmente a postos de trabalho permanentes, visto que as suas aptidoes e qualificaçoes se tornam conhecidas de um maior número de empresas;

- podem experimentar e recusar com facilidade o emprego caso nao se sintam satisfeitos;

- podem se colocar no papel de "patroes de si mesmos" e escolher o que melhor se adequa aos seus interesses;

- melhoram as suas capacidades de intervençao no mercado de trabalho, adquiridas pelas múltiplas experiencias;

- podem usufruir de muitas outras vantagens anexas e decorrentes das anteriores.

O trabalhador temporário é um trabalhador moderno, optimista e está preparado para novas experiencias.

O trabalhador temporário actual é o empregador do futuro.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/o-trabalho-temporario-453227.html

    Palavras-chave do artigo:

    trabalho temporario

    ,

    trabalho precario

    ,

    emprego

    Comentar sobre o artigo

    O objetivo deste artigo é o de sintetizar os principais pontos discutidos no curso de "Direito do Trabalho e Crise Econômica", realizado entre 7 e 24 de janeiro de 2013, na cidade de Toledo, Espanha, promovido pela Universidade de Castilla La Mancha, campus de Toledo. Foram abordados temas como a flexibilização e desregulamentação das normas trabalhistas nos países periféricos do sul da Europa (Portugal, Espanha e Grécia), a precarização do trabalho, bem como outros temas correlatos.

    Por: Carlos Frederico Alvergal Direito> Doutrinal 07/05/2013 lAcessos: 86

    Este artigo tem por objetivo conceituar e identificar as diversas espécies de servidor público; discorrer sobre os regimes jurídicos, bem como se dá o provimento em cargo público e a classificação de cargo, emprego e funções.

    Por: ARUVANE MESSER WOMMERl Direito> Doutrinal 12/06/2011 lAcessos: 2,471
    beatriz diniz

    Com o objetivo de analisar o projeto de transposição das águas do rio São Francisco, foram considerados neste texto os aspectos: vantagens e desvantagens para a população envolvida; prejuízos naturais versus desenvolvimento regional; e instrumentos de política ambiental.

    Por: beatriz dinizl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 11/05/2009 lAcessos: 1,024 lComentário: 1

    O presente trabalho visa questionar os alicerces sobre os quais se apóia a prática da Contratação dos Cargos e Confiança no Brasil, ou seja, os motivos que ainda sustentam a tolerância de sua prática e, ainda, propugnar por algumas idéias de ordem pessoal sobre o assunto. A motivação para o estudo se dá em função de que todo dia nos Três Poderes, seja Executivo, Legislativo e Judiciário, a sua prática tem sido uma tônica. Acresce-se enquanto motivação para elaboração deste trabalho, a necessidade de discussões a cercado tema do ponto de vista jurídico. Assim, o trabalho objetiva trazer à discussão e propor soluções e idéias para uma nova prática na Administração Pública.

    Por: IVALDICO PIAIAl Direito> Doutrinal 17/07/2009 lAcessos: 22,227 lComentário: 2
    Rodnei Vecchia

    A instalação de uma nova usina hidrelétrica na Estância Turística de Piraju trará benefícios para a cidade?

    Por: Rodnei Vecchial Educação> Ensino Superiorl 12/04/2012 lAcessos: 117

    : O artigo analisará a situação da sociedade brasileira no que se refere às desigualdades de raça . A abordagem foca as políticas afirmativas situadas no campo educacional, em seu nível superior de ensino, e em uma avaliação acerca do mercado de trabalho, buscando encontrar relações de tendências de crescimento da entrada de negros na universidade e suas consequências para a composição do mercado de trabalho e acesso a renda.

    Por: João Carlos Peixel Educação> Ensino Superiorl 16/11/2013 lAcessos: 62
    Van Marchetti

    Durante todos esses anos vi empresas gastando "rios de dinheiro" com palestras motivacionais. E o resultado? Ele até existe, mas seu efeito passa muito rápido. É como assistir a um filme (entretenimento), você se diverte, se envolve ... mas e nos dias seguintes? Esse sentimento é o mesmo?

    Por: Van Marchettil Carreira> Recursos Humanosl 14/11/2014
    Lucy Cintra

    Quando passamos por uma crise muitas vezes somos levados à depressão,angústia, sem ver o fim do túnel. Mas se re-significar isso, entender profundamente o significado desse momento, pode transformar sua vida, sua carreira.

    Por: Lucy Cintral Carreira> Recursos Humanosl 11/11/2014 lAcessos: 13
    Portais Imobiliarios

    m repórter do jornal britânico ‘The Guardian' teve acesso a um suposto guia, produzido por uma imobiliária, para a atuação dos corretores de imóveis em uma negociação. As informações foram traduzidas e publicadas pelo site brasileiro infomoney.com com o seguinte título "As táticas (nada éticas) dos corretores para você comprar um imóvel".

    Por: Portais Imobiliariosl Carreira> Recursos Humanosl 03/11/2014
    Palestrante Cícero Ribeiro

    A grande maioria das lideranças empresariais não tem dúvidas da importância da atualização profissional constante para o bom posicionamento da empresa frente aos seus concorrentes. Colaboradores bem treinados e motivados são capazes de desenvolver sua atividade com grande eficiência, diminuindo quebras operacionais, retrabalhos, atrasos e erros. Apesar disto, é comum que, principalmente, as pequenas e médias empresas tratem o assunto com relativa displicência.

    Por: Palestrante Cícero Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 01/11/2014

    O presente artigo tem como objetivo mostrar o que é a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), e qual o seu papel dentro das organizações. A QVT engloba muitos aspectos na organização, fazendo com que seja um elemento impulsionador que traz bastante motivação e satisfação no ambiente de trabalho aliado à saúde e o bem-estar do trabalhador. Dentre os temas abordados estão; enfoque biopsicossocial, os componentes da QVT, contribuições das ciências, as causas do estresse no ambient

    Por: Angélica Cristina da Costal Carreira> Recursos Humanosl 15/10/2014 lAcessos: 42

    Porque os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres? Não é só de dinheiro que estou falando, é de felicidade, de ética, de valores, de atitudes,... Este livro traz informações de como ter uma cultura empreendedora para utilizar na vida pessoal, profissional, familiar e espiritual e então poder prosperar com suas ações.

    Por: Zailtonl Carreira> Recursos Humanosl 09/09/2014 lAcessos: 35

    Para que a criatividade flua livremente e novas ideias apareçam, é preciso eliminar velhos conceitos e outros sedimentos pessoais. Muitos desses conceitos estão enraizados dentro de nós, e insistem em lá permanecer. Veja os oito principais bloqueadores da criatividade.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Recursos Humanosl 25/08/2014 lAcessos: 19
    Fred Filho

    A história da descoberta do fenômeno do assédio moral no trabalho. Conheça como o caso de vinte e uma enfermeiras suecas que se suicidaram, ou que tentaram cometer suicídio, ajudou no estudo do assédio moral.

    Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014 lAcessos: 15

    Se está a procura de emprego entao sabe que esta nao é uma tarefa fácil. Seja qual for a sua posiçao em relaçao ao mercado de trabalho, arranjar emprego é uma tarefa que exige empenho e dedicaçao. No fundo é do seu futuro que se trata, por isso há que planear bem a procura de forma a encontrar o que pretende.

    Por: António Almeidal Carreira> Recursos Humanosl 18/06/2008 lAcessos: 1,438 lComentário: 1

    O alojamento web é um serviço vulgarmente oferecido em formato de pacotes (packs) cuja finalidada básica é alojar os ficheiros que constituem um determinado site. Este artigo irá destacar os três componentes fundamentais que estão normalmente incluídos neste tipo de serviço.

    Por: António Almeidal Internet> Hospedageml 18/06/2008 lAcessos: 1,214

    Existem centenas, senão milhares de provedores de alojamento web. Desde empresas certificadas até meros serviços disponibilizados por empreendedores que abriram uma conta de revendor e implementaram um site para revenda destes serviços. Dependendo da finalidade do seu site, e importância do mesmo, existem alguns factores e cuidados a ter em conta antes de se decidir pelo seu provedor de alojamento web.

    Por: António Almeidal Internet> Hospedageml 17/06/2008 lAcessos: 639

    Se tem pensado duas vezes antes de ir em frente e criar um site para a sua empresa ou actividade profissional, então os próximos parágrafos serão do seu interesse. Será discutida a importância da presença na Internet, o impacto do crescente mercado de utilizadores e em que medida a eficiência pode ser melhorada. No final compreenderá que ignorar a sua presença na Internet por muito mais tempo poderá ter consequências graves para o futuro do seu negócio.

    Por: António Almeidal Internet> Hospedageml 17/06/2008 lAcessos: 10,168

    Comments on this article

    0
    Antonio 26/01/2009
    Respeito a sua opinião mas coloco-lhe um desafio:
    Abra a sua empresa e assuma a responsabilidade por todos os colaboradores colocando-os como efectivos sem recorrer ao trabalho temporário.
    Criticar as entidades patronais e o trabalho temporário é fácil mas colocarmo-nos como entidades patronais e agir de forma diferente é uma situação completamenta distinta.
    0
    Mafarrico 29/09/2008
    Trabalho temporario é exploração mao obra barata!!!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast