Regras E Características Da Contratação De Estagiários

Publicado em: 10/11/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 1,701 |

Atualmente, a contratação de estagiários tem sido uma estratégia importante no mercado de trabalho. Processos seletivos duradouros demonstram a importância atribuída a estes profissionais.

A vontade de aprender e uma mente sem vícios são algumas das características dos estagiários. Além disso, não podemos esquecer outras vantagens e economias que uma empresa tem ao contratar estagiários no lugar de celetistas.

Veja algumas vantagens e características da contratação de estagiários:

Vínculo empregatício
Em primeiro lugar, as contratações de estagiários não são regidas pela CLT, desta forma, não incidem encargo social previstos em lei sobre estas contratações; o estagiário não entra na folha de pagamento, não tem 13° salário, rescisão contratual, FGTS, PIS, etc…somente um seguro de vida, férias e vale transporte são obrigatórios.

Quem pode ser estagiário?
Qualquer estudante maior de 16 anos de nível médio, técnico ou superior pode ser estagiário, desde que devidamente matriculado em alguma instituição de ensino.

Contrato de estágio
A contratação do estagiário é formalizada e regulamentada exclusivamente pelo Contrato de Estágio. Ele deve ser assinado pela empresa, pelo aluno e pela instituição de ensino. O SAEE Estágios viabiliza esse documento.

Funções do estagiário
As funções do estagiário devem estar de acordo com o curso que ele está cursando. “Os estágios devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem e ser planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com currículos, programas e calendários escolares.” (Lei 11.788)

Período de estágio
O período médio de contratação é de seis meses e no máximo 2 anos, podendo ser rescindido sem ônus para as partes. O contrato de estágio pode ser continuamente renovado enquanto o estudante frequentar as aulas.

Jornada de trabalho
A jornada de trabalho do estagiário é de no máximo 6hrs / dia, desde que não prejudique a sua frequência às aulas.

Bolsa-auxílio e benefícios
Não existe um piso de remuneração ou um valor de bolsa-auxílio definido. Esse valor deve ser definido por um livre acordo feito entre as partes. No caso de estágio remunerado, o estagiário deve assinar mensalmente o recibo de bolsa-auxílio. O estagiário, a exclusivo critério da empresa, pode receber os mesmos benefícios de funcionários. O SAEE Estágios disponibiliza um modelo de recibo de pagamento de bolsa auxílio e de vale transporte

Seguro de acidentes pessoais
O estagiário, obrigatoriamente, deverá estar coberto por um seguro de acidentes pessoais. A ausência do contrato de estágio ou do seguro de acidentes pessoais caracterizará vínculo empregatício e sujeitará a empresa às sanções previstas na CLT. O site www.saee.com.br oferece um seguro de vida coletivo da Porto Seguro.

Carteira de trabalho
A legislação que rege a contratação de estagiários não exige o registro na carteira profissional. A empresa deve, entretanto, anotar, carimbar e assinar na parte de “Anotações Gerais” da carteira de trabalho do estagiário as seguintes informações:
- empresa concedente do estágio
- instituição de ensino
- ano do curso
- nome do curso
- data de início do estágio
- data de término do estágio

O site SAEE Estágios disponibiliza os modelos de contrato de estágio, recibo de pagamento de bolsa-auxílio. Mais informações acesse: http://www.saee.com.br

Equipe SAEE Estágios

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/regras-e-caracteristicas-da-contratacao-de-estagiarios-1442344.html

    Palavras-chave do artigo:

    contratacao de estagiario

    ,

    estagiarios

    ,

    estagio

    Comentar sobre o artigo

    SAEE Estágios

    Adquirir experiência prática com o estágio é importante para um futuro profissional promissor.

    Por: SAEE Estágiosl Carreiral 20/10/2009 lAcessos: 1,825 lComentário: 1
    Anderson Leão

    Atualmente, em face das lacunas e algumas semelhanças entre as legislações trabalhista e do estágio, surge a tentativa de muitas empresas em fraudar o contrato de estágio. Diante de tal situação, cabe às instituições competentes, a garantia da segurança jurídica, podendo os próprios estagiários, em caso de omissão daqueles e em vista de reais prejuízos, requerer a atuação do Poder Judiciário buscando o reconhecimento do vínculo empregatício.

    Por: Anderson Leãol Direito> Doutrinal 16/06/2011 lAcessos: 2,759 lComentário: 1

    Everton Mendes, gerente de Planejamento Operacional do Espro A contratação de jovens em início de carreira no Brasil apresentou uma queda no número de admissões em 2012, comparado ao período anterior. Um dos motivos é a desaceleração da economia mundial, que influencia o cenário brasileiro. Mas não é só. Programas de inclusão, como o estágio, ainda precisa entrar na agenda das organizações como um processo que possibilita a integração inovadora entre o mundo acadêmico e o corporativo.

    Por: Imprensa Esprol Educação> Ensino Superiorl 23/10/2012 lAcessos: 23

    Sendo o estágio uma forma rápida de inserção na unidade empregadora e inexistindo quaisquer encargos trabalhistas desta relação, o que ocorre muitas vezes na realidade é um desvirtuamento do fim primeiro – o aprendizado – e o uso do estagiário para atividades não condizentes com os currículos escolares. A descaracterização do contrato de estágio e a criação do vínculo de emprego são os temas do presente estudo.

    Por: Eduardo Antônio Kremer Martinsl Direito> Doutrinal 15/09/2008 lAcessos: 2,548 lComentário: 2

    Breve resumo da importância da internacionalização e do papel dos estagiários europeus e extra-europeus nas empresas portuguesas.

    Por: David Jacobl Negócios> Pequenas Empresasl 15/12/2010 lAcessos: 84
    Bruno Lessa

    Ok, você teve determinação, conseguiu superar as dificuldades, venceu os concorrentes e finalmente conseguiu o tão sonhado estágio em uma agência de publicidade. Mas e agora, o que fazer para que a experiência seja realmente produtiva e se converta em uma contratação?

    Por: Bruno Lessal Carreira> Gestão de Carreiral 30/05/2010 lAcessos: 358 lComentário: 1
    SAEE Estágios

    Na sua opinião a nova lei de estágio inibiu as contratações de estagiários ou causou demissões? Para Nelson Luiz Dias Junior, sócio diretor do SAEE Estágios e ex-gerente da Catho Online, provocou mudanças SIM, mas tem haver com outros fatores também como a crise mundial por exemplo. "Acho que é só uma questão de tempo para os empresários perceberem que essas alterações na lei de estágio são para proteger a empresa e resguardar o estagiário." diz Nelson.

    Por: SAEE Estágiosl Carreiral 23/10/2009 lAcessos: 750
    SAEE Estágios

    Conseguir um estágio neste ano foi muito difícil para os estudantes, principalmente no primeiro semestre. Muitos estudantes sentiram o efeito da crise econômica que chegou ao Brasil no final de 2008. Além da crise, em setembro de 2008 entrou em vigor a nova Lei de Estágio, que pegou muita empresa de surpresa.

    Por: SAEE Estágiosl Carreira> Gestão de Carreiral 01/12/2009 lAcessos: 217 lComentário: 2
    SAEE Estágios

    Nos tempos atuais, com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, as empresas procuram por candidatos a estágio que tenham vontade de aprender e que adquiram conhecimentos além daqueles que possuam habilidades específicas, fundamentais à sua área de atuação.

    Por: SAEE Estágiosl Carreira> Gestão de Carreiral 09/11/2009 lAcessos: 685 lComentário: 2
    Van Marchetti

    Durante todos esses anos vi empresas gastando "rios de dinheiro" com palestras motivacionais. E o resultado? Ele até existe, mas seu efeito passa muito rápido. É como assistir a um filme (entretenimento), você se diverte, se envolve ... mas e nos dias seguintes? Esse sentimento é o mesmo?

    Por: Van Marchettil Carreira> Recursos Humanosl 14/11/2014
    Lucy Cintra

    Quando passamos por uma crise muitas vezes somos levados à depressão,angústia, sem ver o fim do túnel. Mas se re-significar isso, entender profundamente o significado desse momento, pode transformar sua vida, sua carreira.

    Por: Lucy Cintral Carreira> Recursos Humanosl 11/11/2014 lAcessos: 13
    Portais Imobiliarios

    m repórter do jornal britânico ‘The Guardian' teve acesso a um suposto guia, produzido por uma imobiliária, para a atuação dos corretores de imóveis em uma negociação. As informações foram traduzidas e publicadas pelo site brasileiro infomoney.com com o seguinte título "As táticas (nada éticas) dos corretores para você comprar um imóvel".

    Por: Portais Imobiliariosl Carreira> Recursos Humanosl 03/11/2014
    Palestrante Cícero Ribeiro

    A grande maioria das lideranças empresariais não tem dúvidas da importância da atualização profissional constante para o bom posicionamento da empresa frente aos seus concorrentes. Colaboradores bem treinados e motivados são capazes de desenvolver sua atividade com grande eficiência, diminuindo quebras operacionais, retrabalhos, atrasos e erros. Apesar disto, é comum que, principalmente, as pequenas e médias empresas tratem o assunto com relativa displicência.

    Por: Palestrante Cícero Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 01/11/2014

    O presente artigo tem como objetivo mostrar o que é a QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), e qual o seu papel dentro das organizações. A QVT engloba muitos aspectos na organização, fazendo com que seja um elemento impulsionador que traz bastante motivação e satisfação no ambiente de trabalho aliado à saúde e o bem-estar do trabalhador. Dentre os temas abordados estão; enfoque biopsicossocial, os componentes da QVT, contribuições das ciências, as causas do estresse no ambient

    Por: Angélica Cristina da Costal Carreira> Recursos Humanosl 15/10/2014 lAcessos: 42

    Porque os ricos ficam mais ricos e os pobres ficam mais pobres? Não é só de dinheiro que estou falando, é de felicidade, de ética, de valores, de atitudes,... Este livro traz informações de como ter uma cultura empreendedora para utilizar na vida pessoal, profissional, familiar e espiritual e então poder prosperar com suas ações.

    Por: Zailtonl Carreira> Recursos Humanosl 09/09/2014 lAcessos: 35

    Para que a criatividade flua livremente e novas ideias apareçam, é preciso eliminar velhos conceitos e outros sedimentos pessoais. Muitos desses conceitos estão enraizados dentro de nós, e insistem em lá permanecer. Veja os oito principais bloqueadores da criatividade.

    Por: Ernesto Bergl Carreira> Recursos Humanosl 25/08/2014 lAcessos: 19
    Fred Filho

    A história da descoberta do fenômeno do assédio moral no trabalho. Conheça como o caso de vinte e uma enfermeiras suecas que se suicidaram, ou que tentaram cometer suicídio, ajudou no estudo do assédio moral.

    Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014 lAcessos: 15
    SAEE Estágios

    Ser trainee de uma empresa hoje é um passo muito procurado por estudantes de curso superior, mas o que vem a ser um trainee? Trainee vem do inglês training e quer dizer treinamento.

    Por: SAEE Estágiosl Carreira> Gestão de Carreiral 01/12/2009 lAcessos: 2,044
    SAEE Estágios

    Conseguir um estágio neste ano foi muito difícil para os estudantes, principalmente no primeiro semestre. Muitos estudantes sentiram o efeito da crise econômica que chegou ao Brasil no final de 2008. Além da crise, em setembro de 2008 entrou em vigor a nova Lei de Estágio, que pegou muita empresa de surpresa.

    Por: SAEE Estágiosl Carreira> Gestão de Carreiral 01/12/2009 lAcessos: 217 lComentário: 2
    SAEE Estágios

    Conseguir o primeiro emprego é um sonho para muitos estudantes, mas a maioria das vezes o ambiente profissional é muito competitivo e um diferencial pode fazer toda a diferença. O primeiro contato entre a empresa e o candidato se dá através do currículo, por isso a sua boa elaboração pode fazer toda a diferença. Ele deve causar boa impressão, portanto tem que ser objetivo e claro.

    Por: SAEE Estágiosl Carreira> Entrevistasl 01/12/2009 lAcessos: 1,501 lComentário: 3
    SAEE Estágios

    Nos tempos atuais, com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, as empresas procuram por candidatos a estágio que tenham vontade de aprender e que adquiram conhecimentos além daqueles que possuam habilidades específicas, fundamentais à sua área de atuação.

    Por: SAEE Estágiosl Carreira> Gestão de Carreiral 09/11/2009 lAcessos: 685 lComentário: 2
    SAEE Estágios

    Muitos vão fazer a sua primeira entrevista e querem causar boa impressão, mas como se portar numa entrevista de emprego? Somos analisados não somente pelas nossas habilidades e experiência, mas também pela aparência e maneira de nos comunicarmos. Veja algumas dicas do SAEE Estágios.

    Por: SAEE Estágiosl Carreira> Entrevistasl 26/10/2009 lAcessos: 1,583 lComentário: 1
    SAEE Estágios

    Na sua opinião a nova lei de estágio inibiu as contratações de estagiários ou causou demissões? Para Nelson Luiz Dias Junior, sócio diretor do SAEE Estágios e ex-gerente da Catho Online, provocou mudanças SIM, mas tem haver com outros fatores também como a crise mundial por exemplo. "Acho que é só uma questão de tempo para os empresários perceberem que essas alterações na lei de estágio são para proteger a empresa e resguardar o estagiário." diz Nelson.

    Por: SAEE Estágiosl Carreiral 23/10/2009 lAcessos: 750
    SAEE Estágios

    Só a experiência não garante o sucesso profissional. A auto-estima é tão importante quanto os conhecimentos e habilidades. Ela ajuda em sua vida profissional e faz com que o seu trabalho renda mais.

    Por: SAEE Estágiosl Carreira> Gestão de Carreiral 22/10/2009 lAcessos: 1,619
    SAEE Estágios

    Atualmente a concorrência para encontrar um estágio é muito grande. As empresas recebem muitos currículos e a primeira atividade do Departamento de Recrutamento e Seleção é selecionar os currículos. Aprenda a elaborar um bom currículo.

    Por: SAEE Estágiosl Carreiral 20/10/2009 lAcessos: 1,289 lComentário: 1

    Comments on this article

    0
    Ronaldo Stwart 12/11/2009
    Acho importante para uma empresa ter estagiários. É uma forma de termos um futuro profissional já com o jeito da empresa, pois podemos ensinar como a empresa atua.
    Abs
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast