Relacionamento Interpessoal: O Poder Das Relações No Ambiente De Trabalho

Publicado em: 03/10/2008 |Comentário: 14 | Acessos: 153,621 |

 Por Ronaldo Cruz da Silva

 

 

Como está o seu relacionamento com os pares na empresa onde você trabalha?

Acredito que boa parte das pessoas ainda convive com esse tipo de problema na organização onde atua; seria injusto generalizar e falar que todas as empresas têm algum tipo de conflito interno, causado pelos indivíduos que interagem diariamente no ambiente de trabalho, mas o fato é que no mundo empresarial eles existem e podem prejudicar o desempenho da equipe, assim como os resultados esperados pelas empresas, impactando inclusive no clima organizacional. Às vezes, os problemas de relacionamento não são visíveis, ficam mascarados e embutidos intrinsecamente em cada um, onde só podemos percebê-los por meio de ações, do comportamento e no modo de agir com os outros membros da equipe.

 

A necessidade de trocar informações sobre o trabalho e de cooperar com a equipe permite o relacionamento entre os indivíduos, o que acaba sendo imprescindível para a organização, pois, as mesmas, valorizam cada vez mais tal capacidade; o relacionamento interpessoal é, sem sombra de dúvida, um dos fatores que influenciam no dia-a-dia e no desempenho de um grupo, cujo resultado depende de parcerias internas para obter melhores ganhos. No ambiente organizacional é importante saber conviver com as pessoas, até mesmo por ser um cenário muito dinâmico e que obriga uma intensa interação com os outros, inclusive com as mudanças que ocorrem no entorno, seja de processos, cultura ou até mesmo diante de troca de lideranças.

 

A contribuição dos pares e a forma que eles são tratados ajudam o colaborador atingir suas metas e desenvolver suas atribuições de maneira eficaz. Para isso, é necessário saber lidar com a diversidade existente na empresa, respeitando as diferenças e as particularidades de cada um; com isso, é possível conquistar o apoio dos demais e fazer um bom trabalho, afinal, ninguém trabalha sozinho.

 

O papel do gerente nesse processo é de extrema importância, pois é de sua responsabilidade administrar os conflitos existentes entre as pessoas do time, e fazer com que o clima interno seja agradável, permitindo um ambiente sinérgico e que prevaleça a união e a cooperação entre todos. Essa forma de conduta está relacionada ao estilo de gestão que se aplica e suas ações, e pode influenciar no desempenho dos liderados; este gestor terá que dar o exemplo para os demais, saber como falar com seus colaboradores, pois a maneira com que irá tratá-los poderá refletir no relacionamento entre a gerência x colaborador e, conseqüentemente, nas metas e objetivos da empresa.

 

No entanto, sabemos que tem gente que não consegue lidar com pessoas adversas e com opiniões diferentes da sua, e deixam se levar por uma impressão negativa sem ao menos procurar compreendê-las e conhecê-las mais detalhadamente. Outro vilão que pode prejudicar o relacionamento entre os membros de uma equipe é o mau humor; o que faz com que essas pessoas (mal humoradas) criem uma espécie de escudo e fiquem isoladas das demais. Isso impede que seus colegas se aproximem para pedir algum tipo de ajuda, ou até mesmo para bater um papo.

 

Essa dificuldade de relacionamento acaba impactando no desempenho de uma pessoa em relação às tarefas que desenvolve na organização, pois ela irá evitar a sua exposição e nem sempre poderá contar com alguém para auxiliá-la, e devido a isso acaba fazendo, na maioria das vezes, seu trabalho de maneira individualizada. Deixa-se, também, de ouvir opiniões diferentes e de compartilhar escolhas e alternativas com os demais, o que pode causar certo risco dependendo da decisão tomada. Em outras palavras, o mau humor certamente causará prejuízos ao trabalho em equipe e, por tabela, aos resultados em geral.

 

Quando a empresa enfrenta problemas de relacionamento, a área de Recursos Humanos junto à gerência tem a missão de sanar a dificuldade o quanto antes para não comprometer o clima de trabalho. É necessário identificar as causas para minimizar o efeito que este fator pode gerar, assim como sensibilizar os colaboradores para que eles não deixem que essa variável prejudique o desenvolvimento das tarefas, pois os clientes interno e externo podem não ser atendidos com prontidão e eficácia, resultando em queda na qualidade do atendimento e na produtividade.

 

As divergências e as “brigas” internas podem ser resolvidas com um bom treinamento e atividades grupais, procurando valorizar a integração e focar a importância de se ter um excelente relacionamento com os membros da equipe. O gerente também terá que fazer o seu papel, dando apoio, feedbacks e fazendo coaching com seus colaboradores, evitando, assim, qualquer tipo de atrito que possa ocorrer futuramente no time. Contudo, isso não depende somente do gestor: todos terão que estar envolvidos nesse processo. Os funcionários também têm um papel importante para a construção de uma ambiente saudável, pois depende de suas condutas e atitudes para acabar com problemas desse tipo.

 

Para manter um clima agradável e sem manifestação de atritos, é necessário que as pessoas deixem de agir de forma individualizada e passem a interagir como uma equipe, promovendo relações amigáveis e fazendo com que cada um procure cooperar com o outro, mas, para isso, é preciso que cada um faça a sua parte, pois se todos não estiverem dispostos a contribuir, não iremos chegar a lugar algum. Pense nisso!

  

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 36 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/relacionamento-interpessoal-o-poder-das-relacoes-no-ambiente-de-trabalho-588541.html

    Palavras-chave do artigo:

    relacionamento interpessoal

    ,

    equipe

    ,

    ambiente de trabalho

    Comentar sobre o artigo

    Laize M. de Miranda L Sobrinha

    Este trabalho vem mostrar que hoje a comunicação entre as pessoas é um dos aspectos que ganha muito destaque por sua relevância em nossa qualidade de vida. A conversa, é o meio do qual dispomos a nos fazer entender. Possui regras que asseguram um bom desempenho, de modo a facilitar as relações interpessoais. Há todo um universo de comunicação entre as pessoas para ser explorado.

    Por: Laize M. de Miranda L Sobrinhal Negócios> Administraçãol 13/05/2010 lAcessos: 9,963 lComentário: 1

    Curso do IDORT/SP ensina os profissionais a enfrentar pacificamente os problemas do cotidiano nas empresas

    Por: Polyanna Rochal Press Releasel 19/01/2009 lAcessos: 10,284

    Esta pesquisa objetiva analisar como os enfermeiros de uma Instituição Hospitalar localizada na região do Vale do Itajaí avaliam sua QVT, sendo de cunho qualitativo, do tipo exploratório, com a utilização de uma entrevista semi-estruturada com quatro enfermeiros que atuam numa Instituição Hospitalar localizada na região do Vale do Itajaí.

    Por: Kathllen Daniele Garbaril Psicologia&Auto-Ajudal 22/08/2011 lAcessos: 813

    IDORT realiza curso para aperfeiçoar o relacionamento entre os profissionais

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Administraçãol 11/05/2009 lAcessos: 13,684

    Trata-se de um estudo relacionado ao tema qualidade de Vida no Trabalho- QVT, onde relata os fatores positivos tanto para os colaboradores e para a empresa. A busca de melhor entendimento ocorreu através de pesquisas bibliográficas, o que nos proporcionou melhor embasamento sobre o assunto, possibilitando na prática uma melhor análise da influência da qualidade de vida no trabalho sobre a produtividade dos funcionários da empresa Durabile Artefatos de Concreto LTDA, dentro do setor de produção.

    Por: FLAVIO JR STEFANELLOl Finanças> Investimentosl 07/01/2012 lAcessos: 292
    Laize M. de Miranda L Sobrinha

    Cada vez mais o Trabalho em Equipe é valorizado. Porque ativa a criatividade e quase sempre produz melhores resultados do que o trabalho individual. No mundo atual, capitalista, globalizado, não há quem não utilize o trabalho em equipe como meio de reforço para o alcance de seus objetivos e metas. O sucesso da “empresa” é aprender com seus próprios erros, e não perder de vista o seu maior patrimônio que é a sua Equipe de colaboradores.

    Por: Laize M. de Miranda L Sobrinhal Negóciosl 28/11/2009 lAcessos: 3,841
    shirleidy de sousa freire

    Este artigo analisa a importância da aplicabilidade dos programas de QVT no trabalho, desde o inicio de seus estudos até os dias atuais. Através de uma pesquisa bibliográfica foi possível mostra de maneira bem clara, a origem evolutiva, alguns conceitos, e também avaliar as dificuldades e obstáculos enfrentados para a adequada aplicação destes programas de QVT.

    Por: shirleidy de sousa freirel Negócios> Gestãol 15/10/2013 lAcessos: 153

    O assunto proposto tem como base a realidade da grande maioria das empresas que não fazem da ética a sua companheira diária gerando um delicado problema de relacionamento interpessoal em suas equipes. E terá apenas como foco o estudo da ética na hora realizar atividades no dia-a-dia das empresas com problemas em seus relacionamentos interpessoais entre gestores e colaboradores.

    Por: aurea negredol Negócios> Atendimento ao Clientel 28/11/2011 lAcessos: 113

    Quando as corporações motivam seus empregados a usar recompensas extrínsecas como o dinheiro, a alegria intrínseca da força de trabalho fica prejudicada. Por outro lado, os trabalhadores são motivados acima de tudo pela qualidade de seu trabalho e pelas relações que lhes dão suporte nele. De uma maneira metafórica, pode ser mais útil visualizar uma corporação como uma comunidade da qual os seus membros desejam intrinsecamente participar. Mesmo uma empresa pequena pode criar esse sentimento de fa

    Por: Wanderley Santosl Negócios> Negócio de Casal 16/07/2009 lAcessos: 1,429 lComentário: 1
    Fred Filho

    A história da descoberta do fenômeno do assédio moral no trabalho. Conheça como o caso de vinte e uma enfermeiras suecas que se suicidaram, ou que tentaram cometer suicídio, ajudou no estudo do assédio moral.

    Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014

    Qual momento é mais indicado para o profissional procurar uma nova colocação? É incorreto fazer contatos e enviar currículos já estando empregado?

    Por: ADCom Comunicaçãol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014
    Robinson Vander de Carvalho

    : Este estudo sobre comunicação interna para a gestão de produção cuidou de esclarecer pontos fundamentais nos sucessos e fracassos da transferência de informações. Os canais utilizados podem ser eficientes dependendo do público a ser atingido e da intenção da organização e cultura existente. Mas o que fica claro é que os meios de comunicação interna devem ser bem planejados e constantemente aplicados, para se estabelecer a prática da formalidade, dando segurança e criando confiança entre as par

    Por: Robinson Vander de Carvalhol Carreira> Recursos Humanosl 06/08/2014 lAcessos: 14

    As oportunidades de trabalho no distrito federal só crescem depois da Copa do Mundo.

    Por: Marcelol Carreira> Recursos Humanosl 30/07/2014

    O índice crescente de criminalidade tem afetado principalmente os grandes centros urbanos brasileiros, colocando muitas empresas, profissionais e pessoas em uma situação onde o investimento em segurança privada passou a ser essencial para a proteção de seus imóveis, investimentos, empresas, negócios e até mesmo a integridade. Diante disso, a busca por profissionais de segurança e vigilância privada nunca esteve tão alta.

    Por: lucasschirml Carreira> Recursos Humanosl 16/06/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    Este artigo trata sobre a geração Y, que é grande maioria dos trabalhadores de hoje. É uma geração que nasceu durante as mudanças tecnológicas, tornando-se bastante qualificada e exigente.Por isso, é importante que as empresas estejam abertas para reter estes profissionais e satisfazer suas necessidades.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Carreira> Recursos Humanosl 02/06/2014 lAcessos: 26

    O presente artigo tem por natureza e objetivo esclarecer como se dá as politicas de recrutamento, seleção, treinamento e retenção de pessoas talentosas nas organizações contemporâneas, por entender que administrar com as pessoas requer das organizações um novo olhar para as pessoas inseridas em seu quadro funcional e uma leitura social e ambiental cada vez mais humana para interagir com o tempo vigente e entender as tendências futuras no mundo dos negócios.

    Por: Luciano Silva Nevesl Carreira> Recursos Humanosl 01/06/2014 lAcessos: 33
    Bárbara Pereira Alves

    No respectivo trabalho, abordaremos como se processa o recrutamento e a seleção de pessoas e o intuito de tais abordagens, de modo que possamos nos aprofundar no Processo de Recursos Humanos. O presente trabalho se desenvolve relatando questões da organização e principalmente das "pessoas", afinal, o mais importante é o capital intelectual, e não o financeiro. Recrutamento e Seleção como iremos discutir adiante, são "processos de atração" e a escolha geralmente não são simples.

    Por: Bárbara Pereira Alvesl Carreira> Recursos Humanosl 30/05/2014 lAcessos: 39

    Este texto aborda a importância do feedback no processo de desenvolvimento do profissional. Com esse foco, quero demonstrar que essa ferramenta é realmente fundamental tanto para os profissionais quanto para as empresas. O objetivo nesta abordagem é fazer com que as pessoas possam praticar a arte de dar um feedback seguindo um método bem simples.

    Por: Ronaldo Cruz da Silval Carreira> Recursos Humanosl 11/07/2008 lAcessos: 19,167 lComentário: 1

    No cenário atual, os profissionais têm que ter uma boa percepção do cenário para saber aproveitar as oportunidade que surgem frente a várias ameaças ambientais. Este texto trata o planejamento estratégico como uma competência essencial e determinante para se obter sucesso nas empresas; e esta por sua vez, vem buscando profissionais que saibam utilizar essa ferramenta para direcionar o seu negócio e gerar resultados cada vez mais expressivos.

    Por: Ronaldo Cruz da Silval Negócios> Gestãol 09/06/2008 lAcessos: 5,753 lComentário: 2

    Um plano de desenvolvimento que beneficie o aprendizado do colaborador, é isso que a maioria das pessoas querem, mas se a organização não oferece oportunidades de crescimento, cabe o profissional procurar ferramentas que possam auxiliar no autodesenvolvimento.

    Por: Ronaldo Cruz da Silval Carreiral 21/03/2008 lAcessos: 17,305 lComentário: 1

    A atuação estratégia da área de Recursos Humanos vem contribuindo imensamente com os resultados das organizações, pois este posicionamento está alinhando à missão, os objetivos e às metas da empresa, com as ações estratégicas de recursos humanos. Diante desta abordagem, a área vem implantando ferramentas estratégicas para auxiliar na gestão do capital humano, e uma das ferramentas mais utilizada é o Assessment Center.

    Por: Ronaldo Cruz da Silval Negócios> Gestãol 21/03/2008 lAcessos: 5,619

    Comments on this article

    2
    iselman dos santos rosa 23/05/2011
    Óla ronaldo td bem a um tempo atrás procurei pois ia ter uma reunião no meu trabalho sobre relacionamento hoje , estou cursando RH.
    Hoje estou no primeiro semestre vendo sobre relacionamento interpessoal e por acaso me aparece esta palavra inserida no conteúdo programático se possivel poder me ajudar estou comecando agora uma nova vida que o titúlo é (PAGINÁ VIRADA) quero ser alguém na vida trabalho em uma istituição escolar muito tempo onde vejo muitas criança e logo adolescente então rapazez e moças se fomar então o motivo de estudar ficaria muito grato obrigado Deus Abençõe
    1
    angel 29/04/2011
    estou passando por esse constrangimento hoje,eu trabalho com a mulher do meu patrao e ela resoulveu criar piquinhas comigo e ele ...nao sei o que fazer pois acreditei muito nesse trabalho,me esforcei pra esta nele,porem acho que minha vida vai se tornar um inferno pois não sei o que fazer se me demito,ou se continuo e não desisto.
    6
    Ivânia 12/02/2011
    O que fazer quando uma equipe esta toda destruturada ??? A minha ta todos brincando.Eu estou perdendo o controle,não sei mais o que fazer...
    5
    Funcionário Público 10/02/2011
    Vai trabalhar em empresa pública pra ver como não é possível ter um ambiente saudável.
    1
    Iselman dos santos rosa 07/12/2010
    preciso de ajuda ou seja essa palavra relacionamento
    4
    Munyr 29/10/2010
    Preciso de um opinião! Estou no meu atual emprego a 4 meses e estou enfrentando alguns tipos de situações desagradáveis: Pirraças de outros funcionários mais antigos, sobrecarga de serviços, no caso eu estou fazendo o meu serviço e mais os dos outros funcionários do meu setor, enquanto eles ficam navegando na internet. Sei que isso é normal. Como devo me comportar e o que devo fazer? Me envie sugestões por e-mail. Obrigado!
    6
    Reginaldo 20/08/2010
    Muito bom texto !
    1
    fabiano 09/04/2010
    hoje as empresas estão ligando mais para o lado pessoal do que o profissional de uma pessoa.meu hoje estou estudando para ser autonomo na area de vendas.
    Tentei varias vezes engressar no mercado de trabalho senpre fui um bom vendedor so que as empresas não me deixam trabalhar. Meu negocio e fazero meu trabalho! trabalho eu levo a serio hoje as empresas quer saber mais de conversar do que trabalhar. tenho problema de relacionamento no trabalho, não que eu seja uma pessoa mau humorada.
    Tenho muitos amigos no mesmo problema que eu. tem muita empresa que perde grandes profissinais para investir no lado pessoa .
    1
    Carmem A. A. da Silva 06/04/2010
    Gostei do texto por tratar de um assunto que ocorre nas Organizações. Realmente a atitude do gerente é de extrema importância, o gerente tem que sr alguém que tenha algum conhecimento em Administração e que saiba ser justo, equilibrando o que diz com o que faz, além de saber delegar as competências e dar apoio aos delegados.
    3
    Carmem 06/04/2010
    Achei interessante o texto acima
    3
    douglas 19/10/2009
    ola,um enorme prazer em ver uma forma de relação dentro de uma empresa com isso tenho que fazer um trabalho para sexta dia 23 e gostaria de um material sobre relacionamento interpessoal ......obrigado
    8
    valmira 09/04/2009
    esse artigo é excelente!!! pois trata exatamente de um problema do cotidiano das empresas,e também contribuirá para uma melhor conscientização dos empresários, em dar melhor qualidade e condições para o bom funcionamento de suas ações.
    10
    danilo 16/03/2009
    o que e relacionamento interpessoal no trabalho...
    3
    Marsillon 10/03/2009
    Um artigo muito bom que tratar de um problema que ocorre em todas as organização. É fundamental de todos os gestores saibam resolver os problemas de relacionamentos dentro das empresas, do contrário, o desempenho da equipe será afetado causando todos o tipo de prejuizo para empresa, inclusive financeiro.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast