O Que É Depressão?

Publicado em: 09/07/2009 |Comentário: 42 | Acessos: 38,690 |

Dizer o que é depressão é difícil, é mais fácil dizer o que ela não é: depressão não é loucura, não é falta de força de vontade, não é um problema de caráter, não é preguiça, não é manipulação das outras pessoas. Depressão é uma doença como outra qualquer!

Não se pode confundir a depressão com os estados normais de tristeza. Se você está abalado pela perda de um ente querido então seu estado de humor não tem nada de errado, pois existe uma causa conhecida e este estado tende a passar com o tempo.

Já a depressão é uma doença como outra qualquer e exige tratamento adequado.

Muitas pessoas têm dificuldade em admitir que se trata apenas de uma doença porque ela acontece no cérebro e no sistema nervoso. Quando estamos com problemas no coração ou na vesícula, por exemplo, dizemos que "meu coração" ou "minha vesícula" esta doente, mas quando temos depressão dizemos "EU estou deprimido" quando deveríamos dizer "meu cérebro está doente" e procurar ajuda como faríamos com qualquer doença.

E  não basta tratar apenas o deprimido, é preciso "tratar" também as pessoas que lidam com a pessoa doente. Elas precisam compreender que o paciente não está deprimido por que quer, que não basta ele querer para sair dessa. Ele está doente e não vai melhorar se não procurar ajuda profissional, tomar os remédios receitados e fazer, se necessário, uma terapia auxiliar com um psicólogo por exemplo. Ele pode estar fazendo coisas estranhas, dizendo coisas que machucam, mas "não é ele", ele não está em seu estado normal, não está vendo a realidade como ela é porque a depressão distorce a realidade do deprimido. Para ele TUDO é ruim e TUDO vai dar errado. Mas quando ele sai da crise percebe o que fez e fica muito envergonhado.

Entenda a fisiologia da depressão:

Fisicamente a depressão é causada por uma falha nos neurotransmissores, que são os agentes químicos que levam a informação de um neurônio para outro. Os neurônios, ao contrário do que se imagina, não estão unidos uns aos outros como as demais células do corpo. Eles possuem um espaço entre eles que precisa ser preenchido por substâncias que tenham a capacidade de transmitir a informação para que ela cheque até o próximo neurônio e assim circular no sistema nervoso e fazer contato com o cérebro. Quando os neurotransmissores são insuficientes ou não estão funcionando bem a informação chega distorcida ao cérebro e a pessoa não consegue perceber a realidade como ela de fato é. ISSO É DEPRESSÃO! Os remédios antidepressivos corrigem o problema com os neurotransmissores e a pessoa volta ao seu estado normal.

Então porque fazer terapia com um psicólogo?

Porque a depressão é mal compreendida pelo paciente e pelas pessoas que o cercam, e geralmente a pessoa convive com ela por muito tempo até procurar ajuda e ser tratado. Então ficam sequelas psicológicas que precisam ser tratadas. O paciente precisa elevar a sua auto-estima, compreender racionalmente tudo pelo que passou e aceitar que está doente, se perdoar pelas coisas que fez e disse quando estava "fora da casinha" como se diz.

Quem isso escreve fala por experiência própria pois tenho este problema e o que escrevi acima é o resultado do que aprendi e que muito me ajudou.

Espero ter ajudado àqueles que estão passando por isso e não sabem como agir.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 26 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/reducao-de-stress-artigos/o-que-e-depressao-1025056.html

    Palavras-chave do artigo:

    depressao

    ,

    tristeza

    ,

    loucura

    Comentar sobre o artigo

    O Presente artigo tem como objetivo apresentar o tema da loucura sobre um nova ótica,atraves de uma analise teórico prática, para tanto buscaremos abordar essa questão de forma a desnaturalizar esse processo.Para abordar um assunto de tão grande relevância a exemplo, o adoecimento mental, faz-se necessário uma viagem ao passado, para que assim possamos compreender o lócus que a loucura ocupa nos dias atuais, como também olharmos esse processo de adoecimento, presentes nas classes populares.

    Por: gisele oliveira da silval Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 25/04/2010 lAcessos: 2,456
    claudio hideyo assato

    Este artigo comenta alguns aspectos dos transtornos de humor com enfoque nos transtornos depressivos.

    Por: claudio hideyo assatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/07/2010 lAcessos: 669

    Joana tem amealhado bastante lucro em seus negócios, mas também tem contribuído significativamente na formação e recuperação de muitas mulheres e crianças. Trouxe à luz mais dois filhos com Sebastião, um belo e sadio menino e uma menina que saiu todinha à beleza e elegância da mãe.

    Por: Assis Rondônial Literatura> Ficçãol 21/01/2011 lAcessos: 118
    JUNIOR OMNI

    Muitas pessoas desejam ser felizes nesta vida. E assim, tentam de tudo para alcançarem à felicidade. Neste mundo materialista em que vivemos, muita gente busca a "auto-satisfação financeira". Pensando que, após encherem os seus bolsos de dinheiro, estarão vivendo num paraíso.

    Por: JUNIOR OMNIl Educação> Educação Onlinel 24/04/2011 lAcessos: 339
    jose edson

    Roberto Shinyashiki: Nossa sociedade ensina que, para ser uma pessoa de sucesso, você precisa ser diretor de uma multinacional, ter carro importado, viajar de primeira classe. O mundo define que poucas pessoas deram certo. Isso é uma loucura. Para cada diretor de empresa, há milhares de funcionários que não chegaram a ser gerentes. E essas pessoas.....

    Por: jose edsonl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 05/02/2011 lAcessos: 237
    Psicologa - Daniela Carneiro

    ESTRESSE ( STRESS) - É uma reação do organismo quando a pessoa sente-se de alguma forma, pressionada. Essa pressão pode ser devido a fatores físicos ou emocionais (doenças, problemas financeiros, no trabalho, em casa etc).

    Por: Psicologa - Daniela Carneirol Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 15/01/2013 lAcessos: 40

    Trabalhando com alunos do 1° ano A do Ensino Médio, do período matutino, durante o terceiro bimestre de 2009, ficou clara a necessidade de um trabalho sobre as drogas voltado a pesquisa, interpretação de dados matemáticos, associados com a ferramenta laboratório de informática. Assim é dever do professor uma vez detectado a necessidade, planejar suas aulas de modo a garantir aos alunos o debate e a inquietação sobre o tema proposto.

    Por: KELLY CRISTINA CEZAR DIASl Educação> Ensino Superiorl 09/07/2012 lAcessos: 1,360
    Escritorcampos

    Olhares da consciência Ao enxergardes vossos olhares alheios, e não mais julgardes os vossos bens, e sem maiores detalhes perdoardes a tudo e a todos, inclusive a vós mesmo, ou, se não o fizerdes por não mais haver necessidade... Parabéns, teríeis alcançado a felicidade sem causa, portanto, sem efeito. Venceríeis o maior de todos os inimigos: "Vosso Ego". Chegaríeis à iluminação da bem-aventurança. Congratulações Jbcampos

    Por: Escritorcamposl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 06/05/2010 lAcessos: 559
    Escritorcampos

    Você sabe o que é hipnose? Ah... Você pensa que sabe.

    Por: Escritorcamposl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 06/05/2010 lAcessos: 910

    Muitos fazem da convivência com a sogra, ou com os sogros em geral, um verdadeiro sofrimento...mas saiba que se você enxergar essa relação de maneira diferente, tudo pode mudar da água pro vinho, só depende de você querer.

    Por: Josemar Barbosa Ferraril Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 20/10/2014
    Egon Griesang

    Nossa vida já é muito corrida para perdermos tempo negando um sorriso transformador! Sorria, ainda existem muitos motivos para sorrir e compartilhar alegria!

    Por: Egon Griesangl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 16/10/2014
    Bruno Moraes

    Hoje o mundo corporativo exige um controle das demandas emocionais cada vez maior. Jornadas imprevisíveis e geralmente longas de trabalho já são rotina de empresários e executivos. Pressões de todos os lados pela busca de resultados, listas intermináveis de tarefas, manejo de situações conflituosas, dificuldades da equipe e ainda a cobrança da família acabam gerando...

    Por: Bruno Moraesl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 01/10/2014 lAcessos: 11

    O objetivo deste artigo é relatar a experiência na mediação do projeto de psicologia escolar, denominado Escola de Colaboradores, em interface com a psicologia do trabalho, que ocorreu em 2013 e 2014. A proposta de intervenção em Psicologia Escolar/Educacional envolveu atividades de análise e mudança institucional, além de apoio em práticas de qualidade de vida, treinamento, desenvolvimento e integração dos funcionários de uma escola filantrópica de Teresina-Pi.

    Por: Daniel Soaresl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 26/08/2014

    Você mantém o estresse sob controle? Para o sucesso profissional e pessoal você tem que saber gerenciar a si mesmo, ao seu humor, seus aborrecimentos, aflições e eventuais frustrações. Isso faz parte da regra do jogo. Faça o teste.

    Por: Ernesto Bergl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 06/08/2014
    Lilian Bendilatti

    Após a derrota de nossa seleção, muito se tem falado sobre frustração, depressão pós-copa, tristeza, não concretização de sonhos, etc. Nesse artigo vamos tentar analisar o que causa frustrações, muitas vezes desnecessárias e buscar caminhos para lidarmos com frustrações inevitáveis. Não pretendemos esgotar o assunto, pois ele é bastante complexo, individualizado e muitas vezes muito parti

    Por: Lilian Bendilattil Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 15/07/2014 lAcessos: 20

    Quando a pessoa pede um sinal do CÉU tendo olhos de ver a Grandeza do Universo, está brincando com o CRIADOR.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 28/06/2014 lAcessos: 13

    Através desse estágio, conseguimos ter uma visão mais ampla sobre o dia-a-dia dos dependentes químicos, observando as ações da instituição e como os internos se comportam nesse processo de reabilitação no qual estão inseridos. Esse convívio com essa nova experiência nos trouxe novas visões diante das realidades que já vivemos e trazendo novas ligações aos pensamentos e conhecimentos pertinentes a essa área de estudos e de como atividades recreativas podem auxiliar na recuperação dos internos.

    Por: Robson Fernando dos Santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 30/05/2014

    Há uma pergunta que é feita em todas as academias de todos os estilos: "Qual é a melhor artes marcial?"

    Por: Gilson Almeidal Esportel 15/04/2009 lAcessos: 8,077 lComentário: 9

    Comments on this article

    1
    luiz 19/10/2011
    estou com plobrema de coluna nao poço feser esforso ja estou asim a 5meses mao aguento mais...sinto falta de nemoria estou nervoso estou engordando da vontade de faser algo nas fica tam difiser etudo vai por agua a baixo da vontade de chutar o balde.isso e depreçoa?
    0
    EZEQUIAS 22/09/2011
    A PRÓPRIA PALAVRA, PROPRIAMENTE DITO DEPRESSÃO, É UMA PALAVRA NEGATIVA, FAZ COM QUE O SER HUMANO REGRIDA EM SEUS OBJETIVOS. VENCI A DEPRESSÃO, E O CAMINHO PARA ISTO É JUSTAMENTE LEVAR TUDO NA ESPORTIVA, EM VEZ DE FAZER AS COISAS "CORRENDO", DEIXE O TEMPO PASSAR,PERCA O ÔNIBUS, NÃO SE PREOCUPE MAIS, NO FINAL TUDO DARÁ CERTO, SE AINDA NÃO DEU CERTO É PORQUE AINDA NÃO CHEGOU O FIM. MANDOU CAMINHAR 1 KM, CAMINHE 2 KM. O DINHEIRO ACABOU, É FINAL DE MÊS, FAZER O QUE? SE AUTO DERROTAR VAI RESOLVER? ENTÃO, SENTE-SE E VÁ LER UM LIVRO, DESVIE SEUS PENSAMENTOS DE TUDO QUE PODE SIGNIFICAR FRUSTRAÇÃO, NEGATIVIDADE E INVERTA A SITUAÇÃO. ESSE FOI O MEU REMÉDIO. QUANTO MAIS FREQUENTAVA CLÍNICA, MAIS EU FICAVA DEPRIMIDO. EIS AÍ O SEGREDO DO SUCESSO, LEVANTAR A CABEÇA E NÃO PERMITIR DERROTAS, MANDOU FAZER , NÃO SE SINTA CONTRARIADO, CHATEADO, ABORRECIDO, DIGA SEMPRE SIM E SIGA EM FRENTE. A VITÓRIA É NOSSA.
    1
    mailson tenazor 26/08/2011
    obrigado por mi ajudar a entender 1 puco sobre a depressaõ, agora tenho outra visão sobre a doença e vou procurar ajudar a quem precisa.
    0
    diomar 27/07/2011
    senhor.estou em oraçao.eu quero tepedir o dom do amor. eu nao quero odiar as pessoas, nem jugar, predas. eu nao quero ser o acusador. eu nao quero ser hipocrita em aponta os erros dos outros como se eu nao tivesse erros. eu quero ser capais de amar. um amor que ve o essencial e nao as aparencias. um amor que acolhe e cuida. eu quero ter um olhar de esperança para que o meu olhar seja capaz de enxergar um mundo, ajudar o meu irmao a construir uma nova historia. obrigado, senhor,pelo perdao. obrigado, senhor,por me perdoares e por me ensinares a perdoar os meus irmaos.obrigado, senhor,por ouvires esta oraçao. amem
    0
    milly 19/07/2011
    deve ser muito dificil ter essa doença...
    2
    nivea 20/06/2011
    acabei de descobrir que meu pai tem depressão,ele está muito mal mas aceitou ir ao medico e tomar os remédios e parar de beber. espero que consiga se recuperar de alguma forma pois nós filhos estamos dando o maior apoio
    1
    iolange 09/06/2011
    neta semana descobri que estou com Depressão, tenho medo de tomar os remédios que o medico me receitou, não quero ficar como muitas pessoas que eu vejo que tomam remédios para Depressão.
    3
    thayna 02/05/2011
    infelismente eu tenho apenas 14 anos e tenho depreção forte e é muitoo dificio lutar contra issoo
    0
    Adriana neves 22/04/2011
    Tenho depressao mas a minha filha acha que e frescura bom portanto que ela nem me da bola ela acha que vou ao pesiquiatra porque tou louca mas nao sou louca eu so queria um apoio estou tomando os medicamentos e sei que vou melhorar.
    1
    vandelcio jose 05/04/2011
    eu tambem acho que uma grande tristesa a depresão e uma doença que machuca muito as pesoas .
    1
    meri 03/04/2011
    Me ajude não consigo fazer isso só estou muito depimida!
    1
    rivanio 29/03/2011
    acho que depressão é uma grande tristeza , em nossa vida. tenho um amigo , o qual está com depressão. as vezes quando o encontro tento ajudá-lo da melhor forma possível. sempre conversando , contando piadas , em fim algo que o faça rir. para que possa ao menos tirá-lo daquela tristeza. (sofrimento )
    0
    cainã 19/03/2011
    resumindo rapidamente horrivel este site
    -2
    FELIX 09/03/2011
    QUERO SABER SOBRE A DEPRESSAO O QUE CAUSA EM NOS PORQRE ACONTECE ISSO EN NOSSO REDOR
    2
    Breno 27/02/2011
    é agora sei pq sou assim...
    2
    Normecia francisca 01/02/2011
    obrigada mim ajudou muito a entender como e a depressao tenho pessoa da familia k tem depressao e estou muito feliz de saber k tem cura tanto nos medicamentos kuanto da ajuda divina
    3
    joilson 17/01/2011
    tenho38 anos sou depressivo crônico não consigo viver sem a medicação mas não aceito por que fico muito mal pelo efeito colateral da medicação a 5 meses deixei de tomar os remédios mas estou mal dia no 3 /01 tentei novamente o suicídio estou novamente na medicação mas tudo está ruim não me alimento,nada me traz prazer, minha vida é ficar no meu quarto no escuro não tenho vida social nem amigos me acho um fardo pra minha familia meu pensamento é só em me matar, meu pai se matou, minha esposa faleceu de leucemia parece que estou num buraco negro, já tentei todo tipo de religião, mudar de cidade mas nada adiantou minha esperança é encontrar um medicamento ou tratamento que alivie essa dor e esse sofrimento porque não quero continuar vivendo assim.
    3
    Ivailda 14/01/2011
    Obrigada,pela resposta entendir mt bem agora.
    1
    julia 14/12/2010
    me ajudou muito saber o que e depressao e o que sentimos com ela muito obrigada
    1
    duarte 02/12/2010
    queria saber, o ´porque depressão acho que ainda não tive esse tipo de doença.+ fico triste de saber que realmente ela existe!! agradeço todo santo dia a deus por me livra dessa doença, só tenho a agradece o meu criador Obrigado,,
    5
    luciana maria do nascimento 28/11/2010
    oi, meu nome é luciana atualmente ,venho passando por dificuldade profissional ,que esta mim deixando com depressão , trabalho na area de saude e não estou indo bem , e gosto do que faço e estou sentindo muito em perder antigamente trabalhava em 2 atualmente em nenhum..
    5
    ana 31/10/2010
    eu tenho depressao sei que e dificil.......
    4
    jhesse jhane 28/10/2010
    As vezes tenho muito medo da depressâo, pois acho que realmente è um perigo para nòs,
    4
    Andréia Amorim 06/10/2010
    Esta semana me disseram que se a ausência de diposição para se arrumar , para pentear os cabelos, são sinais de depressão ela também estava com depressão...
    Meu Deus!!! Tananha ignorância no assunto não deve ser levado em consideração.
    1
    NEUSA MARIA 24/09/2010
    OI MI CHAMO NEUSA TO MI SENTINDO MUITO MAL POR ESTES ESTE DOIS ANO NAO SEI O QUE ACONTECE CMIGO NAO DURMO ANOITE SO DE DIA DUMO O DIA INTEIRO NAO E PREGUIÇA MAIS NAO CONSIGO FAZER NADA NADA MESMO MI AJUDE MI DE UMA RESPOSTA SO PENSO EM COISAS RUIM !!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast