Ética Na Vida Profissional E Social

28/09/2008 • Por • 12,043 Acessos

ÉTICA NA VIDA PROFISSIONAL E SOCIAL

 

 

 

A ética profissional tem sido nos últimos dias muito discutidos dentro da sociedade brasileira; vários tipos de problemas sociais vêm acontecendo ligado aos trabalhos executados por profissionais de diversas áreas; e a mídia vem divulgando de maneira óbvia para toda sociedade, e também condutas de políticos e empresários, e de funcionários públicos, que denigrem a imagem do ser humano, e cria um constrangimento publico inevitável, e desolador.

Muito me envergonha vê na mídia certos casos de policiais corrompidos e corrompendo-se uns aos outros, e casos de políticos que por causa do dinheiro trazem para sociedade prejuízos incalculáveis.

Profissionais liberais que praticam atos que desabonam uma boa conduta profissional, que lesa o patrimônio público gerando prejuízos de natureza social irreparável, em alguns casos, e em outros perdendo o conceito de moral e respeito.

 Mas quando uma ação do homem atinge o seu próximo e o prejudica, gera toda uma situação de injustiça e desconfortável, em que a própria sociedade irá julgar a maneira como se fez determinada atitude injusta. A família também irá julgá-lo, e o individuo será forçado a refletir sobre o que praticou.

Há um “modus vivendi”, do latim que quer dizer modo de viver, conduta de vida em cada ser humano que pratica no meio em que vive e atua, seja como profissional ou individuo dentro da comunidade ou sociedade, e ambiente familiar.

A ética profissional estar pautada em normas estabelecidas por órgãos de classe ou associações de profissionais, mas se o individuo não tiver uma base familiar bem estruturada e uma vida emocional equilibrada, ele passa a transferir para profissão este desequilíbrio.

Pois bem, vejamos a natureza como funciona em equilíbrio, observe, pois tudo a sua volta, a natureza, por exemplo, temos quatro estações do ano, e elas funcionam harmonicamente para dar equilíbrio às necessidades humanas; imagina se não chovesse para que o camponês plantasse, e depois colhesse os frutos da mãe terra, para dar sustento ao homem.

Deus assim criou tudo de forma equilibrada, mas homem com a sua ganância por desejar cada vez mais, é que desequilibrou não só a natureza, mas também sua própria vida. Quando fazemos ou praticamos atos, para adquirir recursos de maneira que é arbitrária, e que vai prejudicar o erário público, e a vida da sociedade; por que funciona em cadeia, tudo que se faz tem um efeito dominó dentro da sociedade, e veja bem se não vai cair sobre sua própria cabeça.

A ética profissional tem um leque enorme de temas que o envolve, podemos citar aqui uma vida regrada dentro de padrões sociais; uma obediência a certas regras, mas quando temos isso tudo dentro de nós, funciona com bastante harmonia e perfeição, não somos perfeitos, mas desejamos ou devemos desejar fazer o certo, não seguir o errado, praticar um ato que aduza o bem comum, de todos que estão a nossa volta.

A bíblia diz que “ tudo o que o homem semear, isso também ceifará” em gálatas cap. 06: 07, refletindo sobre esse texto da palavra de Deus você com certeza irá ter suas conclusões.

Nos dias atuais fala-se muito no mundo como aldeia global, como uma só casa, quer dizer que tudo o que você fizer aqui irá refletir em qualquer lugar do planeta.

“Mundus est omnium communis pátria”, que do latim quer dizer o mundo é a pátria comum de todos. Falam-se muito em globalização, o efeito estufa, e seus efeitos sobre o planeta; sabemos que isso foi, e continua sendo conseqüências das ações desastrosas do homem sobre a terra, em busca de riquezas e do progresso, sem, contudo pensar e planejar sobre o futuro, que é hoje as conseqüências que o planeta estar sofrendo, tudo isso por falta da ética na vida do homem.

E para concluir reflita sobre seus atos, suas ações e atitudes tomadas hoje, pois com toda certeza ela terá reflexos amanhã, ou na sua vida, ou na vida do planeta.

Ética reflete o que você é dentro de você, sua capacidade de ser e fazer, para você e seu próximo, portanto cultive em você atitudes, que reflitam uma pessoa que é um ser humano, que pode ser reconhecido como ser humano, que pensa no vai faz.

 

Perfil do Autor

FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOS

Bacharel em ciências contábeis e pós-graduado. Perito Judicial Contador titular do escritório: Contafas Consultoria e Assessoria Contábil. Autor de artigos publicados na área contábil e de perícia contábil.