Namoro Na Adolescência – Pais E Filhos

Publicado em: 14/11/2008 |Comentário: 147 | Acessos: 60,246 |

Um dos maiores motivos de divergência entre pais e filhos, na adolescência, encontra-se descrito em duas palavras: relacionamento amoroso.
Quando o filho vivencia a fase da adolescência, os pais acham que ainda não chegou à hora certa para construir um relacionamento com outra pessoa (namoro). Em decorrência da reprovação dos pais, os filhos passam a fazer coisas as escondidas, e, em virtude da proibição, acabam adotando comportamento rebelde diante dos pais, encontrando, na maioria das vezes, como alternativa, conversar com os amigos – estes servem como uma espécie de diário – sendo intitulado de muito confiáveis! Geralmente estes (os amigos) possuem a mesma faixa etária; sendo assim, os conselhos dados pelos mesmos não devem ser encarados com tanta seriedade.
Sabe-se que a adolescência é uma fase muito complicada da vida, e que os adolescentes passam por mudanças bruscas; no momento só querem saber de diversão, nem sempre optando pela decisão mais sensata.
O que realmente ocorre é que para os pais, seus filhos nunca crescem - sempre serão pequenos como ao nascer. Acham que não têm responsabilidade para resolver seus problemas sozinhos, querem sempre tê-los sobre o calor e carinho de suas “asas”.
Os pais têm um pouco de razão nisso, eis que a única intenção é proteger os seus filhos, resguardando-os das enrascadas da vida, sobretudo dos vários problemas que uma vida a dois pode proporcionar. Contudo, é importante encontrar o limite para essa “super-proteção”, pois em considerável parcela das ocorrências, esta acaba sendo encarada, pelo adolescente, como uma verdadeira “prisão” (tiram a liberdade dos filhos, uma das coisas mais importantes e desejadas por eles), e quando o adolescente precisar encarar a realidade não saberá se defender sozinho, ou seja, os pais acabam contribuindo para a “confecção” de um filho totalmente dependente, sem iniciativa, e, sobretudo, desprevenido para com os problemas do mundo moderno.
Frise-se que em um relacionamento a dois, a idade não tem grande importância, pois, na realidade, o ingrediente necessário para que este seja saudável é a maturidade, haja vista que existem pessoas com mais de trinta anos que não prosperam em seus relacionamentos e, paralelo a isto, jovem com quatorze/quinze anos que desfrutam de um relacionamento duradouro.
Sendo assim, na tentativa de que os relacionamentos entre pais e filhos adolescentes se tornem os mais prazerosos possíveis, é de grande importância que os pais passem a compreender que o adolescente, assim como qualquer outro ser, precisa de liberdade, não sendo viável “prendê-lo” na vã ilusão de que assim o impossibilitará de desfrutar a vida, pois não irá impedi-lo. O filho, por sua vez, necessita entender que os pais desejam apenas o seu bem, e que é necessário dar tempo ao tempo.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 71 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/relacoes-amorosas-artigos/namoro-na-adolescencia-pais-e-filhos-643192.html

    Palavras-chave do artigo:

    pais e filhos

    Comentar sobre o artigo

    Luã

    Em entrevista para a MTV em 1994, Renato Russo falou sobre a Legião Urbana e sua carreira, mas o que mais me chamou a atenção, foi a parte em que ele estava falando das composições de suas músicas, disse ele que para cada pessoa tem um significado diferente, citando de exemplo a música "Pais e filhos", grande sucesso na época e ainda hoje, que as pessoas vinham até ele e diziam que a música era muita linda, e tudo mais, quando na verdade, se tratava de uma musica sobre um suicídio...

    Por: Luãl Arte& Entretenimento> Músical 14/06/2012 lAcessos: 2,711

    O espaço Interação Pais e Filhos, recém-inaugurado no Rio de Janeiro, oferece a atividade Shantala. O objetivo da atividade é principalmente a interação e construção de vínculos entre pais e bebê, proporcionando momentos de bem-estar e contribuindo para a educação infantil.

    Por: Dagema Comunicaçãol Press Releasel 10/04/2013 lAcessos: 12
    Sonia Jordão

    Especialista fala da origem desses conflitos e dá dicas para amenizá-los.

    Por: Sonia Jordãol Carreira> Gestão de Carreiral 11/01/2010 lAcessos: 547

    Relações entre pais e filhos sendo minados por ressentimentos que teimam em sobreviver.

    Por: Jorge André Irion Jobiml Lar e Família> Adolescentesl 26/04/2009 lAcessos: 1,329 lComentário: 2

    Nesse artigo falamos de uma relação que às vezes se torna complexa,a relação entre os pais e o seu filho adolescente. Na adolescência o indivíduo vive um turbilhão de emoções que afeta todas as áreas da sua vida e que pode dificultar a relação harmoniosa entre pais e filho.Leia o artigo e fique atento a algumas dicas para que você pai encontre a melhor forma de administrar essa fase com muito diálogo e amor.

    Por: João Walterl Lar e Família> Adolescentesl 03/07/2013 lAcessos: 76
    Clodoaldo José de Sousa

    O presente trabalho apresenta uma das problemáticas vivenciada no meio social e comunitário nas diversas famílias brasileiras e mundiais.

    Por: Clodoaldo José de Sousal Educação> Educação Infantill 29/01/2012 lAcessos: 2,084

    Deusescreve certo por linhas tortas. Aquela mulher não era mãe do menino e aprontou uma coisa que levou o filho ao próprio pai.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Literatura> Ficçãol 15/06/2010 lAcessos: 91

    As aulas na Teddy Bear Jundiaí, primeira escola especializada no ensino de inglês para crianças e adolescentes, começaram em março e já conquistam pais e filhos.

    Por: Luciana Sanfinsl Educaçãol 24/03/2010 lAcessos: 229

    Não há dúvidas de que a presença do pai é muito importante no desenvolvimento do filho. No entanto, não existe uma fórmula capaz de definir como um pai precisa se comportar. O ideal é proporcionar ao filho a segurança de que ele sempre será protegido, tanto no lado emocional como financeiro, mas sem deixar esquecer que pai também é um ser humano e, como tal, está sujeito a erros e acertos.

    Por: Flávia Ghiurghil Lar e Famílial 03/08/2014 lAcessos: 16
    Ella

    Quem nunca ouviu ou nunca disse uma frase clichê na vida? Parei para pensar nelas e se realmente fazem sentido, e por que dizemos se nem acreditamos nelas por completo?

    Por: Ellal Relacionamentos> Relações Amorosasl 15/12/2014
    Ella

    Nunca assista filmes, aqueles do tipo super dramáticos, com reviravoltas surpreendentes, amores impossíveis e grandes superações, quando você estiver com o coração partido, questões inacabadas ou problemas para se arriscar. Claro que é importante sempre resolver as questões inacabadas, levar o tempo que for e fazer o necessário para juntar os pedaços de um coração partido e fazer a escolha certa, mas é preciso ter consciência, sobriedade e enxergar a realidade antes de qualquer ação.

    Por: Ellal Relacionamentos> Relações Amorosasl 13/12/2014
    Ella

    Por que as histórias sempre começam assim, o antes não conta, a vida só começa a partir do era uma vez? Pode ser o desejo de mudança, uma cidade, um coração partido ou um novo desafio, mas sempre que buscamos mudar o rumo ou esperar que algo grandioso aconteça começamos com era uma vez? E o que houve antes, nossa bagagem, nossos erros, frustrações, o que quebrou o nosso coração não conta?

    Por: Ellal Relacionamentos> Relações Amorosasl 13/12/2014

    Você sabe diferenciar o amor da paixão? Pois saiba que, apesar das semelhanças, os sinais de que alguém está apaixonado são bem diferentes de quem está amando. O amor, normalmente, está relacionado a um sentimento bonito, estável e sereno, enquanto a paixão é tida como arrebatadora, turbulenta e, muitas vezes, sofrida.

    Por: Flávia Ghiurghil Relacionamentos> Relações Amorosasl 19/11/2014

    Minha Historia de amor que deu em Decepcção, observe até que ponto um amor chega até chegar na Decepcão

    Por: Matheus Oliveiral Relacionamentos> Relações Amorosasl 22/10/2014
    Divórcio Aqui

    Para solteiros divorciados, voltar a relacionar-se nem sempre é a tarefa mais simples. Porém, a maneira com a qual homens e mulheres têm se comportado em relação a um novo casamento após o divórcio vem mudando rapidamente. Aqui vão 10 fatos sobre novos relacionamentos para que os solteiros divorciados possam ter uma segunda chance e seus novos relacionamentos durem mais – e também, algumas dicas para que os casais que ainda estão juntos, possam fortalecer a relação

    Por: Divórcio Aquil Relacionamentos> Relações Amorosasl 22/10/2014 lAcessos: 19
    Edison Candido Gonçalves

    A autoconfiança é o segredo para conquistar lindas mulheres. Se você é tímido e este defeito tem atrapalhado sua vida saiba aqui como se livrar desse mal e se transformar num homem mais seguro e confiante com as mulheres. Você mais que ninguém sabe que as mulheres admiram e gostam de ficar junto de homens confiantes e com atitude por isso, não perca mais tempo.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Relacionamentos> Relações Amorosasl 29/09/2014 lAcessos: 31
    Edison Candido Gonçalves

    Ama melhor quem ama a si mesmo e se respeita. As mulheres merecem serem amadas verdadeiramente. Serem reconhecidas com seres sensíveis e não, simples objetos. Ame para ser amado. Respeite para ser respeitado. Simples assim.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Relacionamentos> Relações Amorosasl 06/09/2014 lAcessos: 27

    Comments on this article

    5
    dhayane 13/11/2011
    oiee genti meu pai é super estressado e eu tenho 13 anos e eu quero namorar com um meninu de 15 e o meninu falo q quer pedir pro meu pai pra mim namorar ele serio amis eu nun sei se issu é uma boua ideia minha mae nao q aceita pk o mlk émais velho e nao q fala pro meu pai mais u axxo q eu msm vou ter fala pra ele nao sei oq vai acontece eu amo mto o mlk e ele me ama oq eu fasso genty
    2
    Eliane 27/10/2011
    Eu gostaria de saber o que eu posso fazer para minha mãe ver que eu ja sou bem grandinha e que apesar de eu ter 16 anos eu sei me virar muito bem?
    Eu trabalho e termino o ensino médio nesse fim de ano, e sou quase independente, eu gostaria de receber bons conselhos para mim aguentar até os 18 anos.
    2
    Menelly 08/10/2011
    OI SOU MENELLY TENHO 11 ANOS E OS PAIS SAO UM TERRO, TEM VEZ QUE EU SOU MUITO GRANDINHA PARA VAZER COISAS COMO LAVA VASINHAS, VARE A CASA E OUTRAS COISAS MAIS, E TEM VEZ QUE JA ESTOU PEQUENA PARA VAZER AS COISAS COMO NAMORA, SAIR UM POUCO DE CASA PORQUE SO VO DA ESCOLA PARA CASA DA CASA PARA A ESCOLA, EU NAO ENTEDO SE EU ESTOU GRANDE OU PEQUENA........
    2
    Lucas Alves 27/09/2011
    BOOM EU SOU O LUCAS TENHO 14 ANOS EU SOU BISSEXUAL, EU ACABEI ME APAIXONANDO POR UM MENINO E ESSE MENINO ACABOU SE APAIXONANDO POR MIM. AHI ELLE ME PEDIU EM NAMORO E EU ACEITEI HOJE NOIS DOIS SOMOS NAMORADOS, MAIS TEM UM PROBLEMA MEU PAI E MINHA MÃE NÃO QUER ACEITAR MEU NAMORO COM ELLE POR QUE EU TENHO 14 ANOS E ELLE TEEM 21 ANOS. EU AMO ELE MUITO NAO CONSIGU FICAR SEM ELE. E MINHA MÃE JA CONVERSO COM ELE E DISSE PARA ELLE ME ESQUEÇER QUE VAI SER MELHOR PARA MIM E PRA ELE, MAIS EU JA PERCEBI QUE ESTA SENDO BEM PIOR PENSO O DIA INTERRO NELE... ELLE É TUDO PRA MIM ... ELLE MESMO SABENDO QUE MINHA MAE NÃO QUER EU COM ELLE ... ELLE AINDA QUUR CONTINUAR NAMORANDO COM MIGO EU EU TAMBÉM POR QUE SE NAO EU VO SOFRER MUITO MESMO' E EU NÃO QUERO!!! ELE NÃO É NENHUM VAGABUNDO QUE NEM MEU PAI E MINHA MÃE PENSA ELLA JA TERMINO OS ESTUDOS JA FAZ FACULDADE... E ESTA TRABALHANDO... SÓ SEI QUE PRA MIME STA SENDO DIFICIL GENTE EU AMO MUITO ELLE O QUE QUE EU FAÇO AGORA ??? O QUE QUE VOCEIS ACHA QUE EU DEVO CONVERSAR COM MINHA MÃE E COM MEU PAI ?
    SÉRA QUE ELLES VAAO DEIXARR ??? ): ):
    2
    suaynne 23/09/2011
    ola eu acho que os pais deveriam ser mas compreencivos e deixarem os filhos namorarem.o sonho de todo adolecente e naomorar e quando a gente verdadeira mente acha o verdaeiro amor os pais atrapalham tudo,poxa isso e brincadeira os pais tem que entender que eles ganham filhos para criar para o mundo e quando eles crescem querem ser independentes e terem sua proprias desisoes. pais pelo amor de deus entendao seu frilhos..
    1
    Thatih 11/09/2011
    Meu kso é parecido cm a maioria dos ksos, OS PAIS, os meus ñ são diferentes, eu nunk tokei nesse assnto cm elles, ois ñ sei a resção delles, amsi eu amo mto uma pessoa e ella tbm me ama e noix keriamos fikar juntos cm os meus oais sabendo, mais eu tenho medo de falar cm elles e elles ~m reagirem d acordoo, minha mae pensa sóh em estudo q um namoro agr vai atrapalhaar e etc. Meu pai elle ja diz q c for p/ mim namorar escondido é melhor conversa cm elle... Por favor me dê uma luuz ...
    -4
    luana 11/08/2011
    Quem querer namorar com migo ate pode mais eu vou amar para sempre.um beijooooooooooo para todos
    1
    luana 11/08/2011
    Oi.Meu nome e luana sabe eu queria uma pessoa que amasse de verdade.Vou dar uma dica... sou bonita,sou legal,sou interligentee tenho 18 anos.Eu posso ate conseguir mais a vontade de viver e amar eo meu mair dejeso.Eu moro em fortaleza.Vou me sentir bem quando achar uma pesso.Com amor luana
    -1
    DennY 07/08/2011
    ola eu chamo me dennY,tenho 15 anos,eu gosto de um garoto de 20anos e gostaria de me abrir com a mha mae,mas tenho medo da reaccao dela,nos 2tentamos levar um namoro na base da palavra de Deus e acho que é a unica coisa que nos faz suportar os obstaculos,mha mae conhece o e antes ate disconfiava porque viu uma chamada que eu fiz para ele e me perguntou ate..me ajudem pfv,eu amo o e ele tbm,mas o que nos falta é a bencao dos nossos pais..que Deus vos abencoe...
    -1
    vanderlei 25/07/2011
    eu namorei muto tempo pode ser garota de 16 anos ou mulher de 19
    -1
    Ian Santos 16/07/2011
    Galera, eu tenho 18 anos, e gosto de uma menina que tem 14, no meu ver e conversando com ela vejo que ela gosta de mima, eu quero que tenhamos algo mais sério do tipo namoro firme, o problema é que a família dela não aceita que ela deixou de ser criança, ou seja, não deixa ela namorar. O cunhado dela me disse pra mim conversar com o pai dela, que apesar de durão no fundo aceitaria, mas eu não quero fazer isso sem ela se sentir segura, e ela tem receio que o pai não aceite. O que eu faço, no momento estou tentando passar coragem e confiança pra ela, eu quero conversar com ela, pra que ela fale com o pai, que é melhor ele sabendo pra aconselhar a ela quando necessário do que agente namorar escondido como ela me propôs e eu não quis. Grato desde já.
    0
    Isabela 02/07/2011
    Estou namorando á 1ano e 5 messes , já é um tempão mais um barera qe agente encarra é meu pai ele não sabe conversa nãoo aceita que um dia ou outro esse dia vai chega suas filhas vaão cresce .
    3
    Jully 29/06/2011
    A eu tenho 13 anos e quero namorar não sei se meus pais vão deixar nunca perguntei para eles, meu pai é meio estérico Ai tenho um pouco de medo de perguntar, eu acho que eles não entendem eu e quero falar sobre isso com eles mais não sei por onde começar isso é que é o ruim ! No meu aniversario vou falar com eles eu não o meu ( "namorado" ) um dia eles iram me entender e esse dia esta perto õ)
    2
    karol 21/06/2011
    não sei porque os pais jungam as pessoas que querem namora com agente! porque?
    -1
    Vitória 10/06/2011
    Oiee.Tenho 13 anos e quero namorar com um rapaz de 20.Minha mae nao deixa mais eu amo mt ele ee ele também me ama mt . ele disse que quér me abriir e me engravida. O que eu faço ?
    0
    Bianca e Luiza 10/06/2011
    Nós adoramos esse texto.Pois fala de tudo o q acontece na nossa vida nesse período.
    0
    MILOKHITA 03/06/2011
    OI, EU TENHO 15 ANOS. EU CONHECI O MENINO QUE ACABEI ME APAIXONANDO POR ELE, ELE POR MIM. E ELE QUER NAMORAR COM MIGO ELE VIAJOU E VOLTA NA OUTRA SEMANA NA SEXTA - FEIRA ELE KER PEDIR A MINHA MAO EM NAMORO . SO KE AGENTE SE CONHECE A POUCO TEMPO ,E TEM UM GRANDE PROBLEMA MEU (PAI), NOSSA ELE PENSA QUE EU SO CRIANÇA E QUE NAO TENHO IDADE PARA NAMORAR . EU JA CONVERSEI COM ELE, E ATE CONSEGUIR QUE ELE DISSE-SE QUE IA DEIXAR MAS DEPOIS ELE FALA QUE NAO. EU CHORO TODOS OS DIAS PQ EU AMANDO O MENINO . AGORA MEU PAI FALOU Q ERA P TRAZER O MENINO,.EU TENHO 15 ANOS E O MENINO TEM 20 ANOS SO QUE A APARÊNCIA DELE E DE 16 ANOS ELE TRABALHA E TEM MUITAS RESPONSABILIDADE.SERA QUE MEU PAI VAI ACEITAR O MEU NAMORO COM ELE?
    5
    Lo 30/05/2011
    Meus pais nunk me impediram d namorar, desde q eles conheçam bem o garoto... Tenho 13 anos e meu namorado 16... ele me visita todos os dias... e meus pais nem se preocupam... as vezes saimos a noite para ir ao shopping, ou ao cinema( amooooooooo), ele jah dormiu cmg, na minha ksa... mas ñ aconteceu nd... nd msm... eu sou virgem, e quando eu ñ for mais, a primeira pessoas q eu vou contar vai ser pra minha mãe... pois acima de minha mãe ela é minha melhor amiga... T amo mãe!!!!
    -2
    Sou BVL 16/05/2011
    Não sei nem porque eu estou lendo isso! Se nem sei beijar ainda...
    Valeuuuu! É Nóis!
    -2
    felipe 25/04/2011
    estou em odio e revolta...
    2
    Roberto 08/04/2011
    Tenho uma dúvida
    Um adolescente de 16 anos [ quase 17 anos ] pode namorar uma garota de 19 anos?
    9
    Malukinha 06/04/2011
    ola, gostaria de ñ me identificar, mais gostaria de ter uma opiniao da autora do texto, eu tenho praticamente 15 anos, e meu pai ñ deixa eu namorar de geito ninhum ñ pode nen sonhar que eu namoro escondido, meu namorado quer pedir meu pai para namorar comigo em ksa, so q meu pai e muito nervozo e eu sei q ele vai acabar chingando muito meu namorado e ele acabar ficando chateada, e eu ñ quero isso de geito ninhum, tenho medo do que pode acontecer, entao preciso muito da ajuda da autora do site, eu gostei do texto sei q eles so querem o meu beem, mais eu ñ aguento mais todas as minhas amigas namoram, e ele ainda fica dando palpite na vida das minhas amigas isso e ridiculo... o que devo fazer?
    3
    kerolaine 04/04/2011
    haaa...simplesmente os pais axam qi somos bebe ainda,assim meus pais dexam eu namora so qi eu naum kurto mto isso naum,sou mais afim di fk msmu,mais so qi tnhu um problema meus pais naum pais naum e mto liberal naum...
    1
    Rafael 24/03/2011
    tá bom, tudo muito bom, mas e quando vc tem a permissão para namorar, q namorar, mas ninguém lhe q? ai vc vai pro inferno? ai vc se ferra ? ai vc é o rejeitado do grupo? pois é assim q me sinto, um zero a esquerda, como queria estar no lugar de qualquer um aqui, sem a permissão para namorar mas namorando escondido, pois do q adianta meus pais deixarem, sendo q ninguém me quer?
    1
    wanessa 21/03/2011
    eu sou uma, adolecente de 13 anos e eu tenho a nesecidade de ter um relacionamento,mais meus pais por sua por sua ves eles naõ entenden que eu sou uma pessoa como todas as outras quauquer e quanto mais eles me prende mais eles me prenden ,ais eu fico pior e eu saio fico com um garoto muito gato da qui de oerto de casa e meus pais nem desconfian o pai dele da maior apoior para a gente namorar mais eu digo que ainda nao porque eu nao posso namora de porta ainda so as escondidas e foi muito bom ta desbafando com vcs bjs
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast