Você É Uma Pessoa Bem Humorada? - Teste Seu Grau De Bom Humor

03/09/2008 • Por • 136,946 Acessos
Teste o Seu

Grau de Bom Humor

 

 

                Este teste que elaborei tem o objetivo de avaliar seu nível de bom humor permanente, ou seja, independente das fases positivas ou negativas. Pressupõe-se que algumas pessoas desde criança adquirem um nível de humor que atende a permanecer durante a idade adulta. Se na infância e adolescência fomos bem-humorados e nos sentíamos contentes, a tendência é que sejamos adultos bem-humorados e alegres. Caso tenhamos sido crianças tristes e melancólicas, é quase certo que nossa personalidade guardará uma tendência à apatia e à tristeza constantes.

         Marque com um X em SIM ou NÃO, de acordo com o que julgar mais aplicável ao seu humor. Ao final, conte quantos pontos você fez de acordo com a tabela. Vamos ao teste:

  

1.     As pessoas da sua família (pai, mãe, irmãos, filhos, cônjuge etc.) acham que você é uma pessoa mal-humorada?

SIM (   )          NÃO (   )

2.     Você está sempre com a impressão de que as outras pessoas estão se divertindo e você não?

SIM (   )          NÃO (   )

3.     Você costuma levar todas as coisas que diz, faz ou pensa “a sério”?

SIM (   )          NÃO (   )

4.     É muito raro você ficar rindo a sós, quando se lembra de alguma piada ou fato engraçado?

SIM (   )          NÃO (   )

5.     Você é daquelas pessoas que detestam palhaços, programas humorísticos, ou quando os assiste não consegue achar graça em coisa alguma?

SIM (   )          NÃO (   )

6.     Você prefere ficar em casa lendo, ou vendo um programa de TV, a ir a shows, festinhas mesmo de pessoas conhecidas?

SIM (   )          NÃO (   )

7.     Você sorri apenas quando isto é absolutamente necessário, ou seja, para não deixar as pessoas constrangidas às vezes?

SIM (   )          NÃO (   )

8.     Você se acha uma pessoa triste interiormente?

SIM (   )          NÃO (   )

9.     Você se sente pouco à vontade quando tem que brincar com crianças?

SIM (   )          NÃO (   )

10. As pessoas estão sempre a dizer que você está de “cara fechada?”

SIM (   )          NAO (   )

 

  

Conte 1 ponto para cada resposta SIM, e 0 ponto para cada resposta NÃO.

 

Resultado:

 

DE 6 A 10 PONTOS:

Seu nível de humor é realmente muito baixo. As poucas vezes em que você se sente inteiramente contente, nem chega a ser percebido por outras pessoas. Você se aborrece com facilidade e acha tudo muito  chato neste mundo. Sorrisos e piadas chegam mesmo a lhe aborrecer. Além de triste, você também é uma pessoa infeliz, pois se sente deslocada no seu meio social. Prefere isolar-se para não incomodar-se com as outras pessoas que lhe rotulam de mal-humorada. Sua visão de vida parece ter sido destorcida desde sua infância. Seus hábitos de vida precisam sofrer uma mudança de 180o, pois somente assim você pode desenvolver o hábito da alegria e do contentamento interior.

 

DE 3 a 5 PONTOS:

Você é uma pessoa equilibrada em seu estado de humor. Às vezes fica com uma profunda depressão, mas consegue em pouco tempo recuperar-se e animar-se. Situa-se na faixa de pessoas sinceras com os seus sentimentos. Demonstra alegria quando está alegre, e tristeza quando triste. Seu humor é bom, e as pessoas à sua volta se sentem bem e seguras. Costuma pensar e refletir sobre as atitudes dos outros e procura corrigir os próprios erros para evitar magoar ou entristecer os que estão à sua volta. Muitas pessoas já viram o seu sorriso hoje e muitas ainda o verão por muito tempo. Você é uma pessoa bastante equilibrada emocionalmente, tendendo a ser mais alegre e expansiva, que triste e introvertida.

 

DE 0 a 2 PONTOS:

Quem lhe vê jamais lhe esquece. Você é o que se pode chamar de uma pessoa bem-humorada, ou ainda, excessivamente alegre. Onde você está, as pessoas sorriem e gargalham. Parece a própria festa ambulante. Dificilmente demonstra tristeza, e quando percebe que isto está prestes a acontecer, inventa qualquer coisa para distrair-se e levantar o astral. Todos querem estar perto de você, e desejam saber qual o segredo da sua alegria contagiante. Eu sinceramente não sei o porquê de você estar lendo este livro, deve ser mais uma de suas gracinhas, não?

 

Perfil do Autor

Mathias Gonzalez

Mathias Gonzalez, brasileiro e naturalizado australiano, autor de 132 livros dedicados à filosofia, psicologia e educação. -> Psicólogo...