A Campanha da Fraternidade de 2013 – "Fraternidade e Juventude"

Publicado em: 06/03/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 109 |

A Campanha da Fraternidade de 2013 – "Fraternidade e Juventude"

Odalberto Domingos Casonatto

Os jovens são o foco da Campanha da Fraternidade 2013, com a indicação da frase bíblica do profeta Isaías 6,8: "Eis-me aqui. Envia-me!". O Tema da Campanha da Fraternidade deste ano repete aquele da quaresma do ano de 1992. A escolha deste tema certamente foi influenciada pela visita do Papa ao Brasil na Jornada Mundial da Juventude no Rio de janeiro.

Portanto depois de 21 anos, a Campanha da Fraternidade (CF) retorna ao tema da juventude. Com o lema "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8) e o tema central enfoca a Fraternidade e Juventude, novamente vem à discussão os jovens e a mudança de época vivida atualmente. Em 1992, o tema Juventude, "Caminho Aberto" já havia discutido e refletido sobre a "inclusão dos jovens na evangelização".

A retomada do tema da Juventude neste ano é muito mais abrangente que imaginamos. Nesta Campanha a proposta as Comunidades de Igreja é de um trabalho, de reflexão do conteúdo sobre a realidade da Juventude nos dias de atuais discutidos e apresentados no livro texto e no subsídio de aprofundado. Durante o tempo de Quaresma, os diversos grupos de jovens que se reúnem em nossas comunidades terão oportunidade de trabalhar e encontrar caminhos novos para esta realidade conflitante.

"Eis-me aqui, envia-me" Is 6,8 a indicação bíblica:

Da literatura profética de Isaías a Igreja busca inspiração para o lema escolhido ressaltando o reconhecimento da parte da Igreja do valor do jovem, os desafiando no cumprimento do compromisso de serem comunicadores da vida e da verdade que liberta os filhos de Deus de todas as escravidões e condicionamentos que a sociedade de forma muito persuasiva condiciona. O "eis-me aqui, envia-me" é a voz forte do jovem que, vinda da profecia de Isaías, cheio de sonhos e autoestima, colocando-se à disposição para ajudar a todos que o cercam a navegar em águas profundas neste mundo virtual que lhe é familiar.

O cartaz vem confirmar as palavras do profeta Isaías, mostrando uma jovem, de braços abertos formando uma cruz, representando os que são transformados pela jovialidade comunicada pela ressurreição de Jesus, na Páscoa da Ressurreição a boa nova por excelência, que nos fortalece. A jovem na sua alegria estampada no rosto responde ao chamado de Deus, aos compromissos que são próprios dela, repetindo as palavras do profeta Isaías: "Eis-me aqui. Envia-me!" (Is 6,8).

Entender os Jovens é a principal tarefa desta Campanha da Fraternidade de 2013, auxiliá-los neste contexto de profundo impacto cultural de transformações aceleradas, é necessário por parte dos adultos fazer-se solidário em seus sofrimentos e angústias, especialmente junto aos que mais sofrem com os impactos desta mudança de tempos de exclusão social; incentivá-los em reavivar o potencial que só a juventude possui de participação e transformação.

No contexto do Ano da Fé a Campanha da Fraternidade 2013 deseja mobilizar a Igreja, suas pastorais envolventes nas comunidades o quanto possível, indo ao encontro dos segmentos da sociedade, com a finalidade de solidarizarem-se com os jovens, dar a eles espaços, indicar novos projetos, buscar políticas públicas que possam auxiliá-los a organizarem a própria existência tendo como ponto importante às escolhas fundamentais do projeto pessoal de cada um, num contexto envolvente de força de transformação para os novos tempos, a valorização do potencial comunicativo que as redes sociais, nos dias de hoje representam tendo em vista a ética e o bem de todos, a ocuparem o papel próprio na comunidade de Igreja e no exercício transformador e humanitário que deles se espera, nas comunidades em que vivem e na luta por uma sociedade abrangente que proporcione vida a todos inseridos nela.

Querer evangelizar nos dias de hoje, é percorrer um caminho de mão dupla. A nova cena que presenciamos e a troca dos "destinatários" da evangelização para dar lugar a um novo grupo chamado de "interlocutores". Quem são os interlocutores desta nova evangelização? Os interlocutores da nova evangelização são as pessoas que acreditam no diálogo, e neste diálogo conseguem enriquecer-se e pela troca de experiências.

Concluindo podemos dizer que, "escutando e compreendendo os gritos e clamores dos jovens, a Igreja é chamada não somente a evangelizar, mas também a ser evangelizada na atualidade". Caminhar com os jovens em busca de evangelização é tarefa prioritária da Igreja, é refazer com eles a experiência de Jesus, e isto estamos falando desde o Concílio Vaticano II, buscando uma renovação da Igreja, uma Igreja jovem.

Na prática pastoral e na vida das Paróquias esta Campanha da Fraternidade indica que "nas atividades pastorais com a juventude, faz-se necessário oferece canais de participação e envolvimento nas decisões, que possibilitem uma experiência autêntica de corresponsabilidade, de diálogo, de escuta e o envolvimento no processo de renovação contínua da Igreja. Trata-se de valorizar a participação dos jovens nos conselhos, reuniões de grupo, assembleias, equipes, processo de avaliação e planejamento".

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/a-campanha-da-fraternidade-de-2013-fraternidade-e-juventude-6490487.html

    Palavras-chave do artigo:

    campanha da fraternidade

    ,

    juventude

    Comentar sobre o artigo

    O problema da evasão escolar no Brasil é uma questão que tem raízes históricas, associando-se à uma política imposta pelas elites na qual pesam intervenções da política na mudança do sistema escolar. Este fato é patente quando se verificam nas sucessões do governo verificados nesse artigo.As classes economicamente desenvolvidas cursam o Ensino Fundamental e Médio em escolas particulares que oferecem – inexplicavelmente - ensino de melhor qualidade. As classes sociais menos favorecidas recebem, n

    Por: José Dércio Menezesl Educação> Ensino Superiorl 01/07/2010 lAcessos: 5,108 lComentário: 1
    frei fernancio

    Uma história não contada por órgãos oficiais, mas está sendo pesquisada e dita por nós militantes, e uma época feita e lutas e vitórias e um tempo que se foi, mas hoje nos convia a resgatar e novo. Somos capazes de fazer uma nova forma de dizer o que sentimos e passamos nestes vários anos, determinante para nossa geração, onde teve ações e reflexões em prol de uma igualdade racial e consciência da negritude, seja na pastoral ou movimento negro específico. Afentes e Pastoral Negros, a organização

    Por: frei fernanciol Arte& Entretenimentol 03/02/2011 lAcessos: 578

    O artigo intitulado "Violência Contra o Idoso no Âmbito Familiar" é resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental. Teve como objetivo geral: Analisar o modo pelo qual o idoso vem sendo tratado nos últimos anos no âmbito familiar, e identificar as políticas públicas direcionadas à população idosa, fazendo assim, uma trajetória da Constituição Federal de 1988 até os dias atuais com a criação do Estatuto do Idoso.

    Por: krysl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 19/09/2012 lAcessos: 1,234

    Solução para reverter esse quadro em que o Brasil está passando.

    Por: Mariano David Soaresl Lar e Família> Casamentol 28/04/2010 lAcessos: 234 lComentário: 1

    Realização da sétima edição do Encontro de Terapeutas e Profissionais Holísticos, nos dias 24, 25 e 26 de março, no teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre (RS). Profissionais das mais diferentes especialidades de todo o Brasil estarão palestrando no evento.

    Por: Terezinha Tarcitanol Press Releasel 23/03/2012 lAcessos: 50

    Diferentes momentos históricos dos direitos sociais ocorreram em decorrência de fatores como: o processo de industrialização, o crescimento populacional e, principalmente, devido às disparidades sociais, eis que o descaso com a classe operária gerou muitas reivindicações, que obrigaram o Estado a realizar/buscar uma melhor justiça social. Em nossa Constituição Federal de 1988, o art. 6 prevê os direitos sociais, que visam proporcionar melhores condições de vida aos hipossuficientes.

    Por: Mônica Laís Hornl Direitol 22/06/2014 lAcessos: 90

    As almas são produtos de duas classes de espíritos, os celestes ou os terrestres. O termo filho do Homem significa alma produto de um espírito pai. O Homem superior produz luz em forma de sabedoria. O homem inferior produz o mal em suas trevas.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 29/01/2015

    Que lugar ocupamos no plano da Criação? Quais são as influências e forças que atuam sobre nós? Em que se fundamentam nossas ações? Para responder a essas e outras perguntas necessitamos trilhar a senda do Autoconhecimento.

    Por: Fabiol Religião & Esoterismo> Religiãol 28/01/2015

    As almas são manifestações utilizadas pelos espíritos para poderem manifestar suas inteligências na matéria. Espíritos não se apresentam através de memória no plano terrestre. Isto compete exclusivamente às almas senhoras das lembranças. Esta proposição recebe confirmações em inúmeros textos bíblicos.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 28/01/2015
    JUNIOR OMNI

    OS "EUNUCOS" descritos por Jesus, em Mateus 19:11-12, NÃO ERAM HOMENS "GAYS". NUNCA JESUS ENSINOU ISSO. O que JESUS explicou a respeito dos "EUNUCOS" era que, QUANDO UM HOMEM NASCIA COM OS TESTÍCULOS ESMAGADOS, ATROFIADOS, e por causa disso, NÃO SENTIA DESEJOS SEXUAIS POR MULHERES, estes ficavam sem CASAR-SE COM MULHER. Vivendo suas vidas na completa ABSTINÊNCIA SEXUAL, ou seja: SEM FAZER SEXO COM NINGUÉM.

    Por: JUNIOR OMNIl Religião & Esoterismo> Religiãol 27/01/2015

    Porque devemos entender que os espíritos devem possuir algum tipo de corpo seja sútil ou denso? Os ciclos de entendimento determinam periodicamente o raciocínio com profundidade.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/01/2015 lAcessos: 11
    JORGE FLOQUET

    Para tudo! Essa foi a solicitação que recebi para escrever sobre premonição. Então perguntei: posso pelo menos jantar, após uma jornada de trabalho? Não! Foi a resposta. Mas, como assim? Sim, pode! Mas seja rápido, pois não tenho muito tempo para lhe passar uma informação. Após, esse tempo e sem a higienização de um final de jornada veio a afirmativa. A humanidade passará por uma das maiores privações nos próximos meses!

    Por: JORGE FLOQUETl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/01/2015

    O que entendemos e o que se entende por Espírito? Segundo os teólogos e as grandes religiões, espírito é pela sua essência espiritual, um ser indefinido, abstrato, que não pode ter ação direta sobre a matéria, sendo-lhe indispensável um intermediário que é o envoltório fluídico, o qual, de certo modo; faz parte integrante dele. O que caracteriza essencialmente o espírito é a consciência, isto é, o eu, mediante o qual ele se distingue do que não está nele,...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/01/2015

    Os cientistas estudam há anos a formação do mundo, a origem do universo e como surgiu a vida na Terra. Temos a informar que segundo nossos estudos e conhecimentos viviam na Terra, seres estranhos, que mais se pareciam com macacos do que Homens, de modo que os estudiosos os chamam homens-macacos.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/01/2015 lAcessos: 13
    Odalberto Domingos Casonatto

    Impressões de viagem da excursão de ônibus realizada no feriadão de Carnaval de 2010 de Porto Alegre até Buenos Aires (via Uruguai). Muitos aspectos esquecidos ou não vistos da cidade de Buenos Aires são observados pelos autores, após crise econômica argentina. O relato nos entusiasma para conhecermos Buenos Aires, tão perto de nós e com tantas novidades par serem vistas e vivenciadas.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 15/09/2014 lAcessos: 19
    Odalberto Domingos Casonatto

    O chamado "depósito de lixo dos Oceanos", localizado no Oceano Pacífico, esta envergonhando a humanidade e a cada dia se torna maior. Hoje se calcula ter a dimensão do Estado de Minas Gerais, podendo ser maior. Outro alerta é que perto de nós no Oceano Atlântico também começa se formar montanhas de lixo de plástico acumulado pelas correntes marítimas. A humanidade não pode se contentar com denúncias, mas urgentemente tomar decisões que mudem as atitudes do ser humano frente ao lixo de plástico.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 15/09/2014 lAcessos: 29
    Odalberto Domingos Casonatto

    Milhares de peregrinos cristãos dirigem-se para Israel, para celebrar o Natal na pequena cidade de Belém. Na Igreja de Santa Catarina, ligada a Basílica da Natividade os cristão que vivem na Palestina e Israel recebem os peregrinos do mundo inteiro. O texto procura descrever o local, os acontecimentos da véspera e noite de Natal em Belém. O lugar é único, as celebrações são emocionantes a participação dos cristão é acolhedora. O texto convida a você se preparar e vivenciar o Natal mais uma vez.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Literatura> Crônicasl 15/09/2014 lAcessos: 21
    Odalberto Domingos Casonatto

    O autor expõe as preocupações dos usuários com a segurança e a conservação dos arquivos de computador. A informática evolui muito e nos coloca em dificuldades em abrir velhos arquivos, que nos deram muito trabalho para digitar. Esta surgindo a navegação nas nuvens, onde possibilitará a conservação de milhares de arquivos fora de nosso computador. Apesar destes avanços sempre permanece a duvida. Quem nos dará a garantia que em futuro próximo cinco ou 10 anos estes arquivos estarão disponíveis.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Internet> Hospedageml 15/09/2014 lAcessos: 29
    Odalberto Domingos Casonatto

    Nesta semana foi "anunciado a superação em venda dos e-books" em relação aos livros em brochura, nos USA. Nova era se defronta para o mundo dos livros, livrarias, bibliotecas e leitores. Depois do impacto do Computador agora é a facilidade de se dispor de informações e da leitura de livros, revista e jornais etc. nos chamados "tablets". Bem vinda à globalização dos livros.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Literatura> Crônicasl 15/09/2014 lAcessos: 15
    Odalberto Domingos Casonatto

    O autor comenta a notícia que uma jovem Muçulmana, Mona Ramouni, deficiente visual, por motivos religiosos nunca pode ter um cão de guia (este animal é impuro), assim adotou um Poney para servir de guia. Agora na Universidade de Michigan, USA, Mona tem o Poney "Cali" como guia que a acompanha até dentro do ônibus. São ressaltados aspectos de adaptação cultural.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Notícias & Sociedade> Cotidianol 15/09/2014 lAcessos: 19
    Odalberto Domingos Casonatto

    São trabalhados sete conflitos que Marcos apresenta após os sete sinais de Jesus descritos em Marcos 1,14-45 e que mostram a resistência na aceitação da Boa-notícia. A notícia passa a ser boa para aqueles que assumem o Projeto de Jesus. A palavra de Deus exige opção. Na Palestina no tempo de Jesus existiam muitos projetos. O Projeto e Jesus eram para restaurar a justiça e a vida nova. Vários conflitos começam aparecem a partir do momento em que Jesus começa a divulgar seu Projeto de Vida.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 14/09/2014 lAcessos: 21
    Odalberto Domingos Casonatto

    A descrição fala da aventura de dois universitários, moradores no sul do Brasil em Vacaria, Odalberto Domingos Casonatto e Ary Cesar Minella ávidos em conhecer o nordeste Brasileiro. Eles se dispuseram na volta da visita ao nordeste brasileiro enfrentar o caminho e o transporte dos "paus de araras", na BR 020 pelo sertão nordestino percorrendo o trajeto de São Raimundo Nonato no Piauí até Brasília.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 14/09/2014 lAcessos: 59
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast