A Campanha da Fraternidade de 2013 – "Fraternidade e Juventude"

Publicado em: 06/03/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 99 |

A Campanha da Fraternidade de 2013 – "Fraternidade e Juventude"

Odalberto Domingos Casonatto

Os jovens são o foco da Campanha da Fraternidade 2013, com a indicação da frase bíblica do profeta Isaías 6,8: "Eis-me aqui. Envia-me!". O Tema da Campanha da Fraternidade deste ano repete aquele da quaresma do ano de 1992. A escolha deste tema certamente foi influenciada pela visita do Papa ao Brasil na Jornada Mundial da Juventude no Rio de janeiro.

Portanto depois de 21 anos, a Campanha da Fraternidade (CF) retorna ao tema da juventude. Com o lema "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8) e o tema central enfoca a Fraternidade e Juventude, novamente vem à discussão os jovens e a mudança de época vivida atualmente. Em 1992, o tema Juventude, "Caminho Aberto" já havia discutido e refletido sobre a "inclusão dos jovens na evangelização".

A retomada do tema da Juventude neste ano é muito mais abrangente que imaginamos. Nesta Campanha a proposta as Comunidades de Igreja é de um trabalho, de reflexão do conteúdo sobre a realidade da Juventude nos dias de atuais discutidos e apresentados no livro texto e no subsídio de aprofundado. Durante o tempo de Quaresma, os diversos grupos de jovens que se reúnem em nossas comunidades terão oportunidade de trabalhar e encontrar caminhos novos para esta realidade conflitante.

"Eis-me aqui, envia-me" Is 6,8 a indicação bíblica:

Da literatura profética de Isaías a Igreja busca inspiração para o lema escolhido ressaltando o reconhecimento da parte da Igreja do valor do jovem, os desafiando no cumprimento do compromisso de serem comunicadores da vida e da verdade que liberta os filhos de Deus de todas as escravidões e condicionamentos que a sociedade de forma muito persuasiva condiciona. O "eis-me aqui, envia-me" é a voz forte do jovem que, vinda da profecia de Isaías, cheio de sonhos e autoestima, colocando-se à disposição para ajudar a todos que o cercam a navegar em águas profundas neste mundo virtual que lhe é familiar.

O cartaz vem confirmar as palavras do profeta Isaías, mostrando uma jovem, de braços abertos formando uma cruz, representando os que são transformados pela jovialidade comunicada pela ressurreição de Jesus, na Páscoa da Ressurreição a boa nova por excelência, que nos fortalece. A jovem na sua alegria estampada no rosto responde ao chamado de Deus, aos compromissos que são próprios dela, repetindo as palavras do profeta Isaías: "Eis-me aqui. Envia-me!" (Is 6,8).

Entender os Jovens é a principal tarefa desta Campanha da Fraternidade de 2013, auxiliá-los neste contexto de profundo impacto cultural de transformações aceleradas, é necessário por parte dos adultos fazer-se solidário em seus sofrimentos e angústias, especialmente junto aos que mais sofrem com os impactos desta mudança de tempos de exclusão social; incentivá-los em reavivar o potencial que só a juventude possui de participação e transformação.

No contexto do Ano da Fé a Campanha da Fraternidade 2013 deseja mobilizar a Igreja, suas pastorais envolventes nas comunidades o quanto possível, indo ao encontro dos segmentos da sociedade, com a finalidade de solidarizarem-se com os jovens, dar a eles espaços, indicar novos projetos, buscar políticas públicas que possam auxiliá-los a organizarem a própria existência tendo como ponto importante às escolhas fundamentais do projeto pessoal de cada um, num contexto envolvente de força de transformação para os novos tempos, a valorização do potencial comunicativo que as redes sociais, nos dias de hoje representam tendo em vista a ética e o bem de todos, a ocuparem o papel próprio na comunidade de Igreja e no exercício transformador e humanitário que deles se espera, nas comunidades em que vivem e na luta por uma sociedade abrangente que proporcione vida a todos inseridos nela.

Querer evangelizar nos dias de hoje, é percorrer um caminho de mão dupla. A nova cena que presenciamos e a troca dos "destinatários" da evangelização para dar lugar a um novo grupo chamado de "interlocutores". Quem são os interlocutores desta nova evangelização? Os interlocutores da nova evangelização são as pessoas que acreditam no diálogo, e neste diálogo conseguem enriquecer-se e pela troca de experiências.

Concluindo podemos dizer que, "escutando e compreendendo os gritos e clamores dos jovens, a Igreja é chamada não somente a evangelizar, mas também a ser evangelizada na atualidade". Caminhar com os jovens em busca de evangelização é tarefa prioritária da Igreja, é refazer com eles a experiência de Jesus, e isto estamos falando desde o Concílio Vaticano II, buscando uma renovação da Igreja, uma Igreja jovem.

Na prática pastoral e na vida das Paróquias esta Campanha da Fraternidade indica que "nas atividades pastorais com a juventude, faz-se necessário oferece canais de participação e envolvimento nas decisões, que possibilitem uma experiência autêntica de corresponsabilidade, de diálogo, de escuta e o envolvimento no processo de renovação contínua da Igreja. Trata-se de valorizar a participação dos jovens nos conselhos, reuniões de grupo, assembleias, equipes, processo de avaliação e planejamento".

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/a-campanha-da-fraternidade-de-2013-fraternidade-e-juventude-6490487.html

    Palavras-chave do artigo:

    campanha da fraternidade

    ,

    juventude

    Comentar sobre o artigo

    O problema da evasão escolar no Brasil é uma questão que tem raízes históricas, associando-se à uma política imposta pelas elites na qual pesam intervenções da política na mudança do sistema escolar. Este fato é patente quando se verificam nas sucessões do governo verificados nesse artigo.As classes economicamente desenvolvidas cursam o Ensino Fundamental e Médio em escolas particulares que oferecem – inexplicavelmente - ensino de melhor qualidade. As classes sociais menos favorecidas recebem, n

    Por: José Dércio Menezesl Educação> Ensino Superiorl 01/07/2010 lAcessos: 4,924 lComentário: 1
    frei fernancio

    Uma história não contada por órgãos oficiais, mas está sendo pesquisada e dita por nós militantes, e uma época feita e lutas e vitórias e um tempo que se foi, mas hoje nos convia a resgatar e novo. Somos capazes de fazer uma nova forma de dizer o que sentimos e passamos nestes vários anos, determinante para nossa geração, onde teve ações e reflexões em prol de uma igualdade racial e consciência da negritude, seja na pastoral ou movimento negro específico. Afentes e Pastoral Negros, a organização

    Por: frei fernanciol Arte& Entretenimentol 03/02/2011 lAcessos: 525

    O artigo intitulado "Violência Contra o Idoso no Âmbito Familiar" é resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental. Teve como objetivo geral: Analisar o modo pelo qual o idoso vem sendo tratado nos últimos anos no âmbito familiar, e identificar as políticas públicas direcionadas à população idosa, fazendo assim, uma trajetória da Constituição Federal de 1988 até os dias atuais com a criação do Estatuto do Idoso.

    Por: krysl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 19/09/2012 lAcessos: 924

    Solução para reverter esse quadro em que o Brasil está passando.

    Por: Mariano David Soaresl Lar e Família> Casamentol 28/04/2010 lAcessos: 228 lComentário: 1

    Realização da sétima edição do Encontro de Terapeutas e Profissionais Holísticos, nos dias 24, 25 e 26 de março, no teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre (RS). Profissionais das mais diferentes especialidades de todo o Brasil estarão palestrando no evento.

    Por: Terezinha Tarcitanol Press Releasel 23/03/2012 lAcessos: 45

    Diferentes momentos históricos dos direitos sociais ocorreram em decorrência de fatores como: o processo de industrialização, o crescimento populacional e, principalmente, devido às disparidades sociais, eis que o descaso com a classe operária gerou muitas reivindicações, que obrigaram o Estado a realizar/buscar uma melhor justiça social. Em nossa Constituição Federal de 1988, o art. 6 prevê os direitos sociais, que visam proporcionar melhores condições de vida aos hipossuficientes.

    Por: Mônica Laís Hornl Direitol 22/06/2014 lAcessos: 20

    A religião reúne o maior número de hipócritas e ignorantes da face da Terra e sendo ignorante também, pretendo neste texto abordar sobre religião.

    Por: EdeNickl Religião & Esoterismo> Religiãol 01/09/2014
    Flávio Oliveira

    Instituições religiosas que mantem atividades de assistência ao próximo no campo da educação, saúde e atividades previstas na constituição como de manutenção a vida podem optar por solicitar títulos de reconhecimento público, levando em consideração suas exigências e sua estrutura interna.

    Por: Flávio Oliveiral Religião & Esoterismo> Religiãol 01/08/2014

    A Letra Viva, é uma ótica colocado sobre os textos, que nos faz crer na possibilidade de que os mesmos tenham sido escritos utilizando-a, o que coloca o real entendimento diametramente oposto ao entendimento causado pela letra morta, ou interpretação ao pé da letra.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 01/08/2014

    Os bons atos determinam a liberdade espiritual e material da criatura. É na vivência diária que ela constrói o seu céu ou o seu inferno por intermédio do uso do livre arbítrio.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/07/2014
    Instituto Teológico Gamaliel

    Por que será que muitas pessoas que entram e sentam em um banco de uma Igreja, não são mais tocadas e nem deixam Deus falar com elas? Quem sabe: elas estão com o coração fechados e ouvidos tapados, ao ponto, de sentirem ...

    Por: Instituto Teológico Gamaliell Religião & Esoterismo> Religiãol 21/07/2014 lAcessos: 12
    Werkson Azeredo

    RESUMO Na visão Paulina o nascimento de Cristo ocorreu em momento oportuno "Plenitude dos tempos" que viria a favorecer a propagação da Fé cristã, porém Jesus foi uma figura controversa em seu contexto amado pelas massas, mas em constante conflito com os líderes Judaicos o que culminará na sua crucificação e morte de Jesus, evento relatado nos quatro evangelhos (Mt. 27.45-56; Mc. 15.33-41; Jo 19.28-30), contudo Jesus Ressuscita provando ser o messias, ressuscitando vencera a morte, sendo agora c

    Por: Werkson Azeredol Religião & Esoterismo> Religiãol 20/07/2014 lAcessos: 22

    Na vida de Jesus existem muitas coisas que jamais saberemos por falta de provas significativas e uma delas é sobre a paternidade de Jesus. Será que Maria teria casado depois da morte de José? O novo enterro de Jesus em uma tumba, assuntos em que o encontro entre a fé e a história se dá de maneira tensa. Jesus tinha um pai e uma mãe humanos. É provável, segundo estudiosos que Maria, sua mãe, depois que sua família já a prometera em casamento a um homem mais velho, José, tenha ficado grávida de ..

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/07/2014 lAcessos: 12
    Prof. JV de Miranda Leão Neto

    Ao dizer que "temos a mente de Cristo", Paulo sentenciou que nenhum pensador não cristão pode produzir qualquer raciocínio que invalide ou suplante a hegemonia da teologia cristã.

    Por: Prof. JV de Miranda Leão Netol Religião & Esoterismo> Religiãol 02/07/2014 lAcessos: 23
    Odalberto Domingos Casonatto

    Em setembro os católicos se dedicam ao estudo de um livro Bíblico. O tema de 2014 é: "Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Mateus" observando como ponto de partida as prioridades do Projeto de Evangelização "O Brasil na missão continental" e os aspectos fundamentais do processo de discipulado: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o seguimento, a comunhão fraterna e a missão são temas deste mês de setembro de 2014. O lema é: "Ide, fazei discípulos e ensinai" (Mt 28,19-20).

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 29/08/2014 lAcessos: 29
    Odalberto Domingos Casonatto

    Seguidamente nos pedem pelo sentido da Via Sacra realizada nas Igrejas durante a quaresma. Durante a quaresma nas quartas e sextas feiras se faz este exercício de piedade. Se recorda o fato bíblico da caminhada de Jesus pelas ruas de Jerusalem até o lugar de seu sepultamento e ressurreição. Nos últimos anos se acrescenta as orações e textos bíblicos a mensagem da Campanha da Fraternidade para serem meditadas. Este ano a Igreja alerta a cerca do tráfico humano.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/04/2014 lAcessos: 16
    Odalberto Domingos Casonatto

    Mais um alerta preocupante o anuncio que 750 bilhões de dólares anuais a humanidade perde com desperdício de alimentos. O alerta coloca em estado de atenção todos os produtores mundiais para racionalizarem sua produção, para que mais pessoas possam usufruir do alimento. A humanidade caminha aceleradamente ao encontro de soluções drásticas para resolver este impasse.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 23/03/2014 lAcessos: 19
    Odalberto Domingos Casonatto

    No dia 22 de janeiro, a TV Record, iniciou a apresentação da minissérie "Os Milagres de Jesus" 18 capítulos. Academia Filmes se empenhou em filmar os episódios. Aceitou o desafio, utilizando a paisagem brasileira e artista brasileiro. Tive oportunidade, a convite da Academia Filmes, como biblista, reler os 18 episódios, me envolvendo em um trabalho que ocupou 7 meses. O relato abaixo mostra um pouco os bastidores do segundo episódio da série: A Mulher encurvada. Apostamos no sucesso da série.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 09/02/2014 lAcessos: 52
    Odalberto Domingos Casonatto

    Em 2014, o tema da Campanha da Fraternidade, promovida pela CNBB, terá como Tema "Fraternidade e Tráfico Humano". O lema, que norteará a CF: "É para a liberdade que Cristo nos libertou", baseado na passagem bíblica da Carta de São Paulo Apóstolo aos Gálatas capítulo 5. Esta Campanha esta nos convidando para viver neste período de quaresma, a solidariedade e fraternidade com tantos jovens, irmãos nossos, que vivem o trágico desta situação. Somos convidados a ir além da conversão individual.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 31/01/2014 lAcessos: 127
    Odalberto Domingos Casonatto

    O artigo nasce da vivência de 1 ano na cidade de Austin, USA. A crise econômica americana, agravou a situação da sociedade norte americana. Os "homeless", formados de homens e mulheres, que perderam as referências de dignidade humana, sofrendo cada dia a dureza da fome e do sofrimento. Vivem em terrenos baldios, casas abandonadas, locais imundos. A realidade dos sem teto aparece nas cidade do mundo, é um contingente humano a espera de alguém que possa os tirar da situação em que vivem.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 16/01/2014 lAcessos: 27
    Odalberto Domingos Casonatto

    Narra a experiência vivida pelo Biblista na participação da minissérie os milagres de Jesus, com estréia no dia 22 de janeiro na TV Record. Serão 18 milagres de Jesus transformados em história (romance) culminando com o milagre. Jesus e os apóstolos aparecem somente no final do episódio, o rosto de Jesus não aparece. No momento dos milagres, aparecerá, aos mão de Jesus e feixes de Luz. Será filmado no Brasil e o elenco é de artistas brasileiros. O Biblista revisou os roteiros dos milagres

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 11/01/2014 lAcessos: 41
    Odalberto Domingos Casonatto

    Aconteceu no Rio de Janeiro em um Hotel da Barra da Tijuca o leilão do maior campo de petróleo, encontrado pela Petrobrás, o campo de libra. A única proposta do leilão feito pelo consórcio: Petrobras, a anglo-holandesa Shell, a francesa Total, e as estatais chinesas CNPC e CNOOC. O autor coloca duvidas na veracidade da proposta em que o lucro futuro beneficiaria a saúde e a educação. Nos últimos 50 anos os verdadeiros objetivos em propostas semelhantes nunca foram alcançados.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Negócios> Vendasl 22/10/2013 lAcessos: 56
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast