A Coragem E A Responsabilidade De Quem Tem Fé!

Publicado em: 02/11/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 8,539 |

Toda vez que enfrentarmos sem temor as adversidades que nos surgirem, para mostrar nossa confiança nas mensagens de Jesus, constantes dos evangelhos, e tão bem explicadas pela nobre doutrina espírita, e que representam a única maneira de verdadeiramente chegarmos a Deus, como ELE nos afirmou: “Eu sou o caminho a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”,¹ é que estaremos dando nossa contribuição efetiva e nosso testemunho pessoal, para que a verdade das coisas se estabeleça segundo as suas próprias palavras em outra passagem registrada pelo evangelista João, quando nos disse: “O  Espírito é o  que  vivifica,  a  carne  para  nada  serve; as  palavras que eu vos tenho dito são  espírito e são vida." ²



Assim sendo, não podemos apenas deixar que a Espiritualidade Superior realize tudo o que se faz necessário para que a divulgação da mensagem do Consolador Prometido, se estabeleça com eficiência como muitos dos nossos confrades pensam e defendem. Dizem que em tudo a espiritualidade dará um jeito no tempo certo, e, até mesmo com relação aos seus filhos, estão esperando que cresçam e que os Espíritos Superiores os convençam a seguí-los ao encontro de Jesus nas casas espíritas que freqüentam, como se a orientação religiosa não fosse importante e não lhes estivesse designada pela Soberana Sabedoria do Universo, como responsabilidade de Pais.  



Nos assuntos da doutrina espírita, também são incontáveis os seguidores do espiritismo que pensam e agem da mesma maneira, aceitando sem contestação as falsas interpretações dadas por uma grande quantidade de pseudo-sábios, que colocando a vaidade acima dos deveres de cristãos, enxertam, alteram e espalham conceitos absurdos como se fizessem parte da doutrina que desconhecem em profundidade, e, que ainda encontram apoio nas atitudes de grande parte dos espíritas, que a título de não polemizar, se calam deixando a falsa idéia se expandir, principalmente entre os que não fazem uso dos grupos de estudo das Instituições Espíritas sérias, deixando dessa forma de atender as instruções dos espíritos que nos afirmam: "Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errônea".  ³



Preciso se faz, urgentemente se entenda, que o está sob nossa responsabilidade de executar, espírito nenhum poderá realizar por nós, pois, se assim fosse nada precisaríamos realizar em prol do nosso burilamento, os Espíritos fariam por nós, como bons amigos e executores das vontades do Pai.



Nas mensagens seguintes, contidas em O Evangelho Segundo o Espiritismo, podemos facilmente constatar essa verdade, conforme segue:



Coragem da fé



13. Aquele que me confessar e me reconhecer diante dos homens, eu também o reconhecerei e confessarei diante de meu Pai que está nos céus; - e aquele que me renegar diante dos homens, também eu o renegarei diante de meu Pai que está nos céus. - (S. MATEUS, cap. X, vv. 32 e 33.)



14. Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do Homem também dele se envergonhará, quando vier na sua glória e na de seu Pai e dos santos anjos. (S. LUCAS, capítulo IX, v. 26.)



15. A coragem das opiniões próprias sempre foi tida em grande estima entre os homens, porque há mérito em afrontar os perigos, as perseguições, as contradições e até os simples sarcasmos, aos quais se expõe, quase sempre, aquele que não teme proclamar abertamente idéias que não são as de toda gente. Aqui, como em tudo, o merecimento é proporcionado às circunstâncias e à importância do resultado. Há sempre fraqueza em recuar alguém diante das conseqüências que lhe acarreta a sua opinião e em renegá-la; mas, há casos em que isso constitui covardia tão grande, quanto fugir no momento do combate.



A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE



Jesus profliga essa covardia, do ponto de vista especial da sua doutrina, dizendo que, se alguém se envergonhar de suas palavras, desse também ele se envergonhará; que renegará aquele que o haja renegado; que reconhecerá, perante o Pai que está nos céus, aquele que o confessar diante dos homens. Por outras palavras: aqueles que se houverem arreceado de se confessarem discípulos da verdade não são dignos de se verem admitidos no reino da verdade. Perderão as vantagens da fé que alimentem, porque se trata de uma fé egoísta que eles guardam para si, ocultando-a para que não lhes traga prejuízo neste mundo, ao passo que aqueles que, pondo a verdade acima de seus interesses materiais, a proclamam abertamente, trabalham pelo seu próprio futuro e pelo dos outros.



16. Assim será com os adeptos do Espiritismo. Pois que a doutrina que professam mais não é do que o desenvolvimento e a aplicação da do Evangelho, também a eles se dirigem as palavras do Cristo. Eles semeiam na Terra o que colherão na vida espiritual. Colherão lá os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza.”  4



Bibliografia:


1) Evangelho de João, Cap. 14, v. 6.


2) Idem, idem, Cap. 6, v 63.


3) O Livro dos Médiuns, Cap. XX – Item 230.


4) O Evangelho Segundo O Espiritismo - Capítulo XXIV - 13, 14, 15 e 16


Grifos nossos.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/a-coragem-e-a-responsabilidade-de-quem-tem-fe-625301.html

    Palavras-chave do artigo:

    fe

    ,

    coragem

    Comentar sobre o artigo

    Pilato Pereira

    Nossa reflexão segue a lógica do método Ver-Julgar-Agir. Este não é um sistema de três partes diferentes ou de momentos sectos, mas de três dimensões em interconexão. No "Ver", podemos constatar que "causamos uma grande fúria na Terra". O "Julgar", para nós cristãos, é buscar luzes na Palavra de Deus. E no tema da ecologia temos a possibilidade de "olhar a criação do princípio a plenitude". O "Agir" é um ato de compromisso, na convicção de "temos uma aliança com o criador".

    Por: Pilato Pereiral Religião & Esoterismo> Religiãol 02/07/2011 lAcessos: 475
    Jose Silveira de Oliveira

    Certa vez, estava visitando os doentes (enfermos), no Hospital da Força Aérea (Galeão) Rio de Janeiro, conforme faço sempre, trabalho na Capelania Militar, e pertenço a Arquidiocese Militar do Brasil como Ministro da Eucaristia.

    Por: Jose Silveira de Oliveiral Religião & Esoterismo> Religiãol 28/07/2010 lAcessos: 812
    Cheferson Amaro

    A coragem não consiste em arriscar sem medo. Ao contrário! É preciso estar convicto do que se quer para se ter coragem de agir. Coragem, também, não se traduz por agressividade ou atitudes intempestivas. Na verdade, a coragem tem no seu bojo virtudes como serenidade, paciência, amabilidade e solidariedade. Leia mais...

    Por: Cheferson Amarol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 29/03/2011 lAcessos: 111
    ELIETE GOMES

    Quantos traumas que aceleraram o processo do medo em nosso comportamento, afrontando nossos desejos e anseios. Fazendo com que acreditemos que ser fracassado é meta, é normal, é comum, fracasso esse adquirido no momento que o medo se estabelece em nossos corações. Não prolongue a sensação de fracasso diante do medo em sua vida, não estique esse medo por mais tempo do qual ele já sobreviveu em seu coração. Transforme o sentimento do medo em algo pontual, ou seja, ocorre, mas por pouco tempo.

    Por: ELIETE GOMESl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 01/08/2011 lAcessos: 75
    Douglas Moraes

    O poder da fé não tem limites, prova disso são milhares de pessoas que todos os dias cultuam um "deus", milhares de pessoas que buscam através da religião ou de uma crença algo que tanto almejam. São muitos os resultados de curas e de milagres obtidos através da fé.

    Por: Douglas Moraesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 07/04/2011 lAcessos: 211
    Prof. Hermes Edgar Machado Jr.

    Foi a queima, em praça pública, em Barcelona, Espanha, de 300 volumes de obras espíritas, que Kardec havia remetido ao livreiro Maurice Lachâtre, em 09 de outubro de 1861, às 10:30 horas.

    Por: Prof. Hermes Edgar Machado Jr.l Religião & Esoterismol 09/10/2010 lAcessos: 365

    O entendimento que a Letra Viva permite é algo inifável. Não pode ser descrito em palavras, entretanto é preciso aprender a retirar o véu dos textos. É preciso se libertar do culto às fábulas, da adoração às fantasias e sonhos. O artigo, apesar de curto, nos permite reflexão sobre a questão.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 15/10/2014 lAcessos: 22
    Leticia Carrijo

    Negar a fé é uma questão muito complicada na vida do cristão, já que sem a fé não há como agradar ao Senhor e ver Sua glória. Mas para ter fé também é preciso ter coragem de enfrentar as barreiras colocadas por satanás...

    Por: Leticia Carrijol Psicologia&Auto-Ajudal 17/12/2013 lAcessos: 116
    Cleófas Júnior

    Nesse artigo apresento como o maior ideal da Fé Cristã contribui para o sucesso nos Negócios na Internet.

    Por: Cleófas Júniorl Internet> Marketing na Internetl 18/02/2013 lAcessos: 55

    A mediunidade está muito difundida nos dias atuais. Muitas pessoas de outras religiões procuram as Casas Espíritas, no intuito de encontrar uma paz interior e através dessa paz, conquistar a sua reforma íntima. Todo aquele que sente num grau qualquer, a influência dos espíritos é, por esse fato, médium. A palavra médium tem a sinonímia de intermediário entre o mundo material e espiritual. Essa faculdade é inerente ao homem, não é exclusividade de nenhuma religião.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 24/03/2015

    As religiões servem até hoje como um caminho para os mais elevados valores pessoais, e também como uma das formas mais complexas de poder e de preconceito, incluindo-se fé, ambição, poder e Deus. Todas as religiões têm suas crenças no mundo espiritual, mas não deixam de almejar o poder e construir seu reino na Terra.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/03/2015
    Fernando Corrêa manarim

    Para compreendermos a origem dessa "esquizofrenização" da raça humana, principal responsável por essa crise existencial avassaladora, elegi empregar como principais referências, dois mitos importantes e iconográficos, de épocas diferentes, mas que ilustram e caracterizam de maneira clara e original os verdadeiros motivos que nos transformaram nisso que "estamos" hoje. Esses mitos nos revelam simbólica e metaforicamente, como esse mundo distorcido criado pela humanidade originou-se

    Por: Fernando Corrêa manariml Religião & Esoterismo> Religiãol 19/03/2015
    Fernando Corrêa manarim

    O ser humano passa por uma grave crise, pois algo o domina, o envolve e o manipula há muito tempo. Sem identidade, sem certezas e sem rumo, a humanidade, doente, passou a viver uma vida errante, de profunda mendicância existencial, por buscar algo que ficamos privados e que, por algum motivo, não nos recordamos nem como e nem porque tudo isso aconteceu. Esse "algo" extraviado ficou conhecido historicamente com o nome de "Elo Perdido"

    Por: Fernando Corrêa manariml Religião & Esoterismo> Religiãol 16/03/2015 lAcessos: 13
    Cláudia Meyer

    "Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo?" (‭1 Reis‬ ‭3‬:‭9‬)

    Por: Cláudia Meyerl Religião & Esoterismo> Religiãol 12/03/2015
    Jordanio Aguiar

    O presente artigo almeja discutir o caminho do Ensino Religioso na história da educação brasileira, iniciando-se pelo período colonial, imperial, republicano e pelas constituições até a idade contemporânea com a nova LDB 9.475 de 22 de julho de 1997, onde o Ensino Religioso é refletido como sendo uma disciplina curricular de obrigatoriedade das escolas públicas de ensino fundamental, proibidas quaisquer formas de proselitismo, ou seja, o Ensino Religioso deve respeitar a pluralidade cultural .

    Por: Jordanio Aguiarl Religião & Esoterismo> Religiãol 23/02/2015 lAcessos: 11

    O corpo de carne que está com suas partículas conjugadas caminhando do infinitamente pequeno ao infinitamente grande, é igual no rico e no pobre, no preto e no branco, no rei e no súdito.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Religião & Esoterismo> Religiãol 23/02/2015
    Magali Rossi

    A temperança, que em latim é temperare = guardar equilíbrio, é uma das 4 virtudes cardinais, caracterizada pelo domínio de si e pela moderação dos desejos. A energia desse arcano é de sutileza, interiorização e em diversos tarôs ela aparece alada...

    Por: Magali Rossil Religião & Esoterismo> Religiãol 22/02/2015 lAcessos: 11

    A vida na terra é uma constante luta pelo aprimoramento do ser imortal que somos.

    Por: Francisco Rebouçasl Religião & Esoterismo> Religiãol 07/10/2009 lAcessos: 88

    O Lar é o o nosso refúgio de paz e a oportunidade que precisamos para crescer e servir.

    Por: Francisco Rebouçasl Religião & Esoterismo> Evangelhol 19/08/2009 lAcessos: 187

    Jesus está muito distante de nós em termos de pureza espiritual.

    Por: Francisco Rebouçasl Religião & Esoterismo> Religiãol 12/07/2009 lAcessos: 351

    Todos nós sabemos da necessidade do sono para o refazimento do nosso organismo físico. No entanto, é preciso que se atente para o fato, de que nem sempre nos é adequado fazer uso dessa bênção para nos restabelecer o equilíbrio...

    Por: Francisco Rebouçasl Religião & Esoterismo> Evangelhol 02/07/2009 lAcessos: 1,529

    Precisamos nos recolher ppara meditar, buscando inspiração para continuarmos na luta do aperfeiçoamento.

    Por: Francisco Rebouçasl Religião & Esoterismo> Evangelhol 12/06/2009 lAcessos: 311

    Chico Xavier, por suas obras e pela dedicação aos seus irmãos, jamais será esquecido por todos que o conhecerem.

    Por: Francisco Rebouçasl Literatura> Crônicasl 22/03/2009 lAcessos: 209

    Ser coerente com o que se apregoa, fácil é falar, o problema é justamente fazer o que se diz.

    Por: Francisco Rebouçasl Religião & Esoterismo> Religiãol 20/03/2009 lAcessos: 1,137

    As Provas e as expiações, são oportunidades que deus nos concede.

    Por: Francisco Rebouçasl Religião & Esoterismo> Evangelhol 06/02/2009 lAcessos: 1,956 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast