A Importância da Teologia Para os Cristãos

Publicado em: 07/01/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,105 |

Algo preocupante é o fato de poucos cristãos se interessarem por estudar Teologia. Para muitos, inclusive até alguns pastores e líderes, estudar Teologia não passa de um capricho, uma vaidade ou um ato desnecessário. No entanto, uma vez que todos de alguma forma fazem Teologia, torna-se questionável a maneira como ela tem sido feita; se informal: ‘De Boato', ‘Popular' ou ‘Leiga', as duas primeiras de forma imperceptível; ou formal: ‘Ministerial', ‘Profissional' ou ‘Acadêmica'. Consequentemente, se ela é feita de forma correta ou não.

O que dizer também da crise de Doutrina na Igreja? Sua relação com o desinteresse pelo estudo da Teologia, conforme abordado no parágrafo anterior; deve-se ao fato de que ambas, Teologia e Doutrina, não podem ser separadas, pois uma resulta da outra.

Enquanto que Doutrina, conforme Wayne Grudem , "é o que a Bíblia como um todo ensina hoje acerca de algum tópico específico", Teologia é a ciência dedicada ao "estudo de Deus e suas relações com as coisas feitas por Ele" (Tom Wells). Outros teólogos como Millard Erickson, Agostinho, A. H. Strong e Charles Ryrie, a conceitua um pouco diferente, mas o que na essência tem o mesmo sentido. Doutrina é o resultado do processo teológico, ou seja, do "fazer teologia"; logo uma Teologia ruim só pode resultar em crise de Doutrina.

Tendo visto que há uma relação entre Teologia e Doutrina, qual seria a relevância de ambas para o cristão? Na orientação do apóstolo João todo cristão deve perseverar na doutrina de Cristo, ex: "Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho" (2 João 1:9). O apóstolo Paulo escrevendo a Tito exorta-o a falar o que era conveniente à sã doutrina (Tito 2:1). Em Apocalipse 2:14 e 15 vemos a repreensão a igreja de Pérgamo por ter seguido doutrinas diferentes da sã doutrina do Senhor Jesus, exemplos: a doutrina de Balaão e a doutrina dos nicolaítas. Igrejas que em detrimento das verdades fundamentais da Palavra de Deus, optam por tradições e doutrinas humanas, acabam deixando de ser igrejas neotestamentárias.

Quanto à relevância da Teologia para o cristão temos como principal a necessidade do mesmo em saber em QUEM ele crê, O QUE ele crê e PORQUE ele crê; questões que só podem ser respondidas através de um cuidadoso estudo das Escrituras aliado ao processo teológico. Quando esses ensinamentos são, pelo cristão recebidos, cridos, obedecidos e praticados diariamente, sua vida nas mais importantes áreas é abençoada, como por exemplo o seu caráter, o seu comportamento e o seu destino. O seu caráter e o seu comportamento, antes não determinados por Deus, passam a ter a positiva influência da Palavra de Deus. Já o seu destino, antes comprometido pelo pecado, passa a ter de Deus a direção fornecida pela Sua Palavra. Desta forma o grande e crucial dilema do ser humano: ‘QUEM ELE É', ‘O QUE ELE FAZ' e ‘PARA ONDE ELE VAI', torna-se revelado pela Palavra de Deus, que além de ser a fonte da verdade teológica, é Lâmpada e Luz para nossas vidas (Salmo 119:105). Vale ressaltar que esse estudo da Palavra de Deus, que constitui apenas parte do processo teológico, é eficaz justamente quando auxiliado pela Teologia.

Num mundo cada vez mais infectado por seitas, filosofias e heresias, mais do que nunca se torna necessário ao cristão uma forte e saudável Teologia. Se no passado o Cristianismo sobreviveu aos inúmeros ataques graças à firmeza teológica de vários fiéis servos de Deus, hoje compete a cada cristão a garantia do futuro do Cristianismo através do firme compromisso com Deus e com Seus ensinos. Sendo Deus por tanto, o mais interessado no futuro da Igreja, pode-se ter certeza de que Ele irá capacitar cada servo Seu como guardião da Sã Doutrina (Tito 1:9) para assim cumprir a Sua vontade.

http://www.teologia.zkb.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/a-importancia-da-teologia-para-os-cristaos-3993155.html

    Palavras-chave do artigo:

    teologia

    ,

    profecias

    ,

    livros evangelicos

    Comentar sobre o artigo

    Escritorcampos

    A nossa vida está cheia de armadilhas, que irão nos iludir, nos atocaiar em tudo aquilo que formos fazer, essa é a grande realidade humana.

    Por: Escritorcamposl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 06/05/2010 lAcessos: 2,798
    Escritorcampos

    Estamos vivendo na eternidade, sendo o momento, o que nos importa.

    Por: Escritorcamposl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 06/05/2010 lAcessos: 322

    A mediunidade está muito difundida nos dias atuais. Muitas pessoas de outras religiões procuram as Casas Espíritas, no intuito de encontrar uma paz interior e através dessa paz, conquistar a sua reforma íntima. Todo aquele que sente num grau qualquer, a influência dos espíritos é, por esse fato, médium. A palavra médium tem a sinonímia de intermediário entre o mundo material e espiritual. Essa faculdade é inerente ao homem, não é exclusividade de nenhuma religião.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 24/03/2015

    As religiões servem até hoje como um caminho para os mais elevados valores pessoais, e também como uma das formas mais complexas de poder e de preconceito, incluindo-se fé, ambição, poder e Deus. Todas as religiões têm suas crenças no mundo espiritual, mas não deixam de almejar o poder e construir seu reino na Terra.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/03/2015
    Fernando Corrêa manarim

    Para compreendermos a origem dessa "esquizofrenização" da raça humana, principal responsável por essa crise existencial avassaladora, elegi empregar como principais referências, dois mitos importantes e iconográficos, de épocas diferentes, mas que ilustram e caracterizam de maneira clara e original os verdadeiros motivos que nos transformaram nisso que "estamos" hoje. Esses mitos nos revelam simbólica e metaforicamente, como esse mundo distorcido criado pela humanidade originou-se

    Por: Fernando Corrêa manariml Religião & Esoterismo> Religiãol 19/03/2015
    Fernando Corrêa manarim

    O ser humano passa por uma grave crise, pois algo o domina, o envolve e o manipula há muito tempo. Sem identidade, sem certezas e sem rumo, a humanidade, doente, passou a viver uma vida errante, de profunda mendicância existencial, por buscar algo que ficamos privados e que, por algum motivo, não nos recordamos nem como e nem porque tudo isso aconteceu. Esse "algo" extraviado ficou conhecido historicamente com o nome de "Elo Perdido"

    Por: Fernando Corrêa manariml Religião & Esoterismo> Religiãol 16/03/2015
    Cláudia Meyer

    "Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo?" (‭1 Reis‬ ‭3‬:‭9‬)

    Por: Cláudia Meyerl Religião & Esoterismo> Religiãol 12/03/2015
    Jordanio Aguiar

    O presente artigo almeja discutir o caminho do Ensino Religioso na história da educação brasileira, iniciando-se pelo período colonial, imperial, republicano e pelas constituições até a idade contemporânea com a nova LDB 9.475 de 22 de julho de 1997, onde o Ensino Religioso é refletido como sendo uma disciplina curricular de obrigatoriedade das escolas públicas de ensino fundamental, proibidas quaisquer formas de proselitismo, ou seja, o Ensino Religioso deve respeitar a pluralidade cultural .

    Por: Jordanio Aguiarl Religião & Esoterismo> Religiãol 23/02/2015 lAcessos: 11

    O corpo de carne que está com suas partículas conjugadas caminhando do infinitamente pequeno ao infinitamente grande, é igual no rico e no pobre, no preto e no branco, no rei e no súdito.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Religião & Esoterismo> Religiãol 23/02/2015
    Magali Rossi

    A temperança, que em latim é temperare = guardar equilíbrio, é uma das 4 virtudes cardinais, caracterizada pelo domínio de si e pela moderação dos desejos. A energia desse arcano é de sutileza, interiorização e em diversos tarôs ela aparece alada...

    Por: Magali Rossil Religião & Esoterismo> Religiãol 22/02/2015

    Está chegando o grande momento, o seu casamento. E antes da data mais importante de vossas vidas, é necessário que se preparem para organizar esse dia que deve ser inesquecível.

    Por: CadastrandoWeb Internetl Lar e Família> Casamentol 22/02/2011 lAcessos: 189

    Quais as vantagens da Reciclagem das Garrafas PET? A redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias, uma vez que o PET exposto no meio ambiente retarda a decomposição de outras matérias. Veja nesta página informações técnicas sobre cada fase da reciclagem do PET os detalhes técnicos. Veja algumas maneiras de reciclar garrafas PET. . Aproveite e comece hoje mesmo a reciclar as garrafas do PET. Observamos que a produção das garrafas do PET.

    Por: CadastrandoWeb Internetl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 10/02/2011 lAcessos: 652

    Há algum tempo, nos matávamos para remover manchas e sujeira dos sofás e tapetes. Sempre misturando produtos de limpeza que nossas avós indicavam e contando com a colaboração do sol, para que tudo secasse rapidinho e não ficasse com cheiro de cachorro molhado.

    Por: CadastrandoWeb Internetl Casa & Jardim> Móveisl 19/01/2011 lAcessos: 328

    8 etapas a serem cumpridas para a realização de uma festa infantil com sucesso: 1. Plano da festa 2. Lista de convidados 3. Definição da data e horário tendo em conta os próximos factores 4. Definição do local da festa 5. Escolha o tema da festa 6. Alimentação 7. Lazer na festa 8. Plano de desenvolvimento da festa 1. Plano da festa O primeiro passo é o de planear a festa. Sente-se com seu filho(a) e descubra que tipo de festa ele gostaria. Então verifique se o seu orçamento...

    Por: CadastrandoWeb Internetl Notícias & Sociedadel 07/01/2011 lAcessos: 267

    A moda rock'n'roll pode ser incorporada aos guarda-roupas contemporâneos com muito estilo. A moda roqueira mistura as estampas em xadrez, que podem estar em saias ou calças, com jaquetas pretas, tachas, camisetas dos ídolos, coturnos e botas. "Isso resulta em um look elaborado e forte, ideal para baladas", garante.

    Por: CadastrandoWeb Internetl Beleza> Modal 07/01/2011 lAcessos: 256
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast