A Importância da Teologia Para os Cristãos

Publicado em: 07/01/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,087 |

Algo preocupante é o fato de poucos cristãos se interessarem por estudar Teologia. Para muitos, inclusive até alguns pastores e líderes, estudar Teologia não passa de um capricho, uma vaidade ou um ato desnecessário. No entanto, uma vez que todos de alguma forma fazem Teologia, torna-se questionável a maneira como ela tem sido feita; se informal: ‘De Boato', ‘Popular' ou ‘Leiga', as duas primeiras de forma imperceptível; ou formal: ‘Ministerial', ‘Profissional' ou ‘Acadêmica'. Consequentemente, se ela é feita de forma correta ou não.

O que dizer também da crise de Doutrina na Igreja? Sua relação com o desinteresse pelo estudo da Teologia, conforme abordado no parágrafo anterior; deve-se ao fato de que ambas, Teologia e Doutrina, não podem ser separadas, pois uma resulta da outra.

Enquanto que Doutrina, conforme Wayne Grudem , "é o que a Bíblia como um todo ensina hoje acerca de algum tópico específico", Teologia é a ciência dedicada ao "estudo de Deus e suas relações com as coisas feitas por Ele" (Tom Wells). Outros teólogos como Millard Erickson, Agostinho, A. H. Strong e Charles Ryrie, a conceitua um pouco diferente, mas o que na essência tem o mesmo sentido. Doutrina é o resultado do processo teológico, ou seja, do "fazer teologia"; logo uma Teologia ruim só pode resultar em crise de Doutrina.

Tendo visto que há uma relação entre Teologia e Doutrina, qual seria a relevância de ambas para o cristão? Na orientação do apóstolo João todo cristão deve perseverar na doutrina de Cristo, ex: "Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho" (2 João 1:9). O apóstolo Paulo escrevendo a Tito exorta-o a falar o que era conveniente à sã doutrina (Tito 2:1). Em Apocalipse 2:14 e 15 vemos a repreensão a igreja de Pérgamo por ter seguido doutrinas diferentes da sã doutrina do Senhor Jesus, exemplos: a doutrina de Balaão e a doutrina dos nicolaítas. Igrejas que em detrimento das verdades fundamentais da Palavra de Deus, optam por tradições e doutrinas humanas, acabam deixando de ser igrejas neotestamentárias.

Quanto à relevância da Teologia para o cristão temos como principal a necessidade do mesmo em saber em QUEM ele crê, O QUE ele crê e PORQUE ele crê; questões que só podem ser respondidas através de um cuidadoso estudo das Escrituras aliado ao processo teológico. Quando esses ensinamentos são, pelo cristão recebidos, cridos, obedecidos e praticados diariamente, sua vida nas mais importantes áreas é abençoada, como por exemplo o seu caráter, o seu comportamento e o seu destino. O seu caráter e o seu comportamento, antes não determinados por Deus, passam a ter a positiva influência da Palavra de Deus. Já o seu destino, antes comprometido pelo pecado, passa a ter de Deus a direção fornecida pela Sua Palavra. Desta forma o grande e crucial dilema do ser humano: ‘QUEM ELE É', ‘O QUE ELE FAZ' e ‘PARA ONDE ELE VAI', torna-se revelado pela Palavra de Deus, que além de ser a fonte da verdade teológica, é Lâmpada e Luz para nossas vidas (Salmo 119:105). Vale ressaltar que esse estudo da Palavra de Deus, que constitui apenas parte do processo teológico, é eficaz justamente quando auxiliado pela Teologia.

Num mundo cada vez mais infectado por seitas, filosofias e heresias, mais do que nunca se torna necessário ao cristão uma forte e saudável Teologia. Se no passado o Cristianismo sobreviveu aos inúmeros ataques graças à firmeza teológica de vários fiéis servos de Deus, hoje compete a cada cristão a garantia do futuro do Cristianismo através do firme compromisso com Deus e com Seus ensinos. Sendo Deus por tanto, o mais interessado no futuro da Igreja, pode-se ter certeza de que Ele irá capacitar cada servo Seu como guardião da Sã Doutrina (Tito 1:9) para assim cumprir a Sua vontade.

http://www.teologia.zkb.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/a-importancia-da-teologia-para-os-cristaos-3993155.html

    Palavras-chave do artigo:

    teologia

    ,

    profecias

    ,

    livros evangelicos

    Comentar sobre o artigo

    Escritorcampos

    A nossa vida está cheia de armadilhas, que irão nos iludir, nos atocaiar em tudo aquilo que formos fazer, essa é a grande realidade humana.

    Por: Escritorcamposl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 06/05/2010 lAcessos: 2,787
    Escritorcampos

    Estamos vivendo na eternidade, sendo o momento, o que nos importa.

    Por: Escritorcamposl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 06/05/2010 lAcessos: 322

    As almas são produtos de duas classes de espíritos, os celestes ou os terrestres. O termo filho do Homem significa alma produto de um espírito pai. O Homem superior produz luz em forma de sabedoria. O homem inferior produz o mal em suas trevas.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 29/01/2015 lAcessos: 11

    Que lugar ocupamos no plano da Criação? Quais são as influências e forças que atuam sobre nós? Em que se fundamentam nossas ações? Para responder a essas e outras perguntas necessitamos trilhar a senda do Autoconhecimento.

    Por: Fabiol Religião & Esoterismo> Religiãol 28/01/2015

    As almas são manifestações utilizadas pelos espíritos para poderem manifestar suas inteligências na matéria. Espíritos não se apresentam através de memória no plano terrestre. Isto compete exclusivamente às almas senhoras das lembranças. Esta proposição recebe confirmações em inúmeros textos bíblicos.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 28/01/2015
    JUNIOR OMNI

    OS "EUNUCOS" descritos por Jesus, em Mateus 19:11-12, NÃO ERAM HOMENS "GAYS". NUNCA JESUS ENSINOU ISSO. O que JESUS explicou a respeito dos "EUNUCOS" era que, QUANDO UM HOMEM NASCIA COM OS TESTÍCULOS ESMAGADOS, ATROFIADOS, e por causa disso, NÃO SENTIA DESEJOS SEXUAIS POR MULHERES, estes ficavam sem CASAR-SE COM MULHER. Vivendo suas vidas na completa ABSTINÊNCIA SEXUAL, ou seja: SEM FAZER SEXO COM NINGUÉM.

    Por: JUNIOR OMNIl Religião & Esoterismo> Religiãol 27/01/2015

    Porque devemos entender que os espíritos devem possuir algum tipo de corpo seja sútil ou denso? Os ciclos de entendimento determinam periodicamente o raciocínio com profundidade.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/01/2015 lAcessos: 12
    JORGE FLOQUET

    Para tudo! Essa foi a solicitação que recebi para escrever sobre premonição. Então perguntei: posso pelo menos jantar, após uma jornada de trabalho? Não! Foi a resposta. Mas, como assim? Sim, pode! Mas seja rápido, pois não tenho muito tempo para lhe passar uma informação. Após, esse tempo e sem a higienização de um final de jornada veio a afirmativa. A humanidade passará por uma das maiores privações nos próximos meses!

    Por: JORGE FLOQUETl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/01/2015

    O que entendemos e o que se entende por Espírito? Segundo os teólogos e as grandes religiões, espírito é pela sua essência espiritual, um ser indefinido, abstrato, que não pode ter ação direta sobre a matéria, sendo-lhe indispensável um intermediário que é o envoltório fluídico, o qual, de certo modo; faz parte integrante dele. O que caracteriza essencialmente o espírito é a consciência, isto é, o eu, mediante o qual ele se distingue do que não está nele,...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/01/2015

    Os cientistas estudam há anos a formação do mundo, a origem do universo e como surgiu a vida na Terra. Temos a informar que segundo nossos estudos e conhecimentos viviam na Terra, seres estranhos, que mais se pareciam com macacos do que Homens, de modo que os estudiosos os chamam homens-macacos.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/01/2015 lAcessos: 13

    Está chegando o grande momento, o seu casamento. E antes da data mais importante de vossas vidas, é necessário que se preparem para organizar esse dia que deve ser inesquecível.

    Por: CadastrandoWeb Internetl Lar e Família> Casamentol 22/02/2011 lAcessos: 187

    Quais as vantagens da Reciclagem das Garrafas PET? A redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias, uma vez que o PET exposto no meio ambiente retarda a decomposição de outras matérias. Veja nesta página informações técnicas sobre cada fase da reciclagem do PET os detalhes técnicos. Veja algumas maneiras de reciclar garrafas PET. . Aproveite e comece hoje mesmo a reciclar as garrafas do PET. Observamos que a produção das garrafas do PET.

    Por: CadastrandoWeb Internetl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 10/02/2011 lAcessos: 648

    Há algum tempo, nos matávamos para remover manchas e sujeira dos sofás e tapetes. Sempre misturando produtos de limpeza que nossas avós indicavam e contando com a colaboração do sol, para que tudo secasse rapidinho e não ficasse com cheiro de cachorro molhado.

    Por: CadastrandoWeb Internetl Casa & Jardim> Móveisl 19/01/2011 lAcessos: 320

    8 etapas a serem cumpridas para a realização de uma festa infantil com sucesso: 1. Plano da festa 2. Lista de convidados 3. Definição da data e horário tendo em conta os próximos factores 4. Definição do local da festa 5. Escolha o tema da festa 6. Alimentação 7. Lazer na festa 8. Plano de desenvolvimento da festa 1. Plano da festa O primeiro passo é o de planear a festa. Sente-se com seu filho(a) e descubra que tipo de festa ele gostaria. Então verifique se o seu orçamento...

    Por: CadastrandoWeb Internetl Notícias & Sociedadel 07/01/2011 lAcessos: 266

    A moda rock'n'roll pode ser incorporada aos guarda-roupas contemporâneos com muito estilo. A moda roqueira mistura as estampas em xadrez, que podem estar em saias ou calças, com jaquetas pretas, tachas, camisetas dos ídolos, coturnos e botas. "Isso resulta em um look elaborado e forte, ideal para baladas", garante.

    Por: CadastrandoWeb Internetl Beleza> Modal 07/01/2011 lAcessos: 249
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast