Como Saber Se Sou Médium

Publicado em: 28/10/2009 |Comentário: 172 | Acessos: 79,903 |

COMO SABER SE SOU MÉDIUM

 

         Médium é uma palavra neutra e serve para os dois gêneros. É de origem latina e significa medianeiro, o que está no meio. O médium serve de intermediário entre o mundo físico e o espiritual.

         Deste modo podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que todos nós somos médiuns, pois durante nossas vidas teremos alguns sintomas e que sabemos que não são de ordem física. Afinal quem é que nunca viu um vulto diferente, um assovio diferente, algumas pancadas, arrastamento de chinelos, vozes, pesadelos, sonhos, premonições, etc, etc. Só não podemos afirmar que somos médiuns ostensivos, aquele que tem contato com os espíritos. Que sinais são apresentados e que podemos saber que a pessoa é um médium ostensivo?

         Nenhum sinal físico existe que possa dizer que esta ou aquela pessoa é um médium ostensivo. Ninguém veio marcado para isto. É um dom natural que vem com a pessoa, pela escolha que esta pessoa fez na espiritualidade.

         Alguns sintomas indicam que a pessoa pode ter mediunidade. Os mais comuns são: suor excessivo nas mãos e axilas, maçãs do rosto muito vermelhas e quentes, as orelhas ardem, depressão psíquica e instabilidade emocional, melancolia, distúrbios de sono, ou em excesso, ou insônia; perda do equilíbrio do corpo, sensação de desmaio iminente, súbita aceleração dos batimentos cardíacos(taquicardia), fobia e medo de quase tudo, sensação de insegurança. Mas tudo isso vai se estabilizando e desaparecendo conforme o médium canaliza de forma mais adequada suas faculdades psíquicas com muito estudo, trabalho e disciplina.

         Outros sinais podem surgir como: sensação de presenças invisíveis; sono profundo demais, desmaios e síncopes inexplicáveis; sensações ou idéias estranhas, mudanças repentinas de humor, crises de choro; Ballonement (sensação de inchar, dilatar) nas mãos, pés ou em todo o corpo, como resultado do desdobramento perispiritual; adormecimento ou formigamento nos braços e pernas; arrepios como os de frio, tremores, calor, palpitações.

         Uma das tarefas mais complexas para o médium novato é conseguir discernir as influências que atuam em sua psiquê. Não se questiona mais o fato de que o ser humano sofre interferências de todos os elementos que compõem o universo, e isso inclui as formas pensamento de outros seres. De uma maneira ou de outra, todos os seres humanos são, em maior ou menor grau de intensidade, médiuns por natureza. Às vezes, a pessoa escreve uma mensagem e não sabe se veio dela mesmo, de seu mentor ou de outro espírito. Não tem certeza se foi inspiração ou psicografia. Às vezes pode até alterar o texto que está recebendo de um espírito.

        Algumas vezes, ao eclodir a mediunidade, a pessoa costuma dar sinais de sofrimento, perturbação, desequilíbrio. Se a pessoa    se     perturba ante as manifestações mediúnicas é por sua falta de equilíbrio emocional e por sua ignorância do que seja a mediunidade, ou porque está sob a ação de espíritos ignorantes, sofredores ou maus. A pessoa que possui tais problemas precisa ser ajudada até se equilibrar psiquicamente através de passes, vibrações, esclarecimentos doutrinários. Também deve fazer uma consulta médica. Só depois, bem mais tarde, ir para uma mesa mediúnica.

         Para o desenvolvimento mediúnico, somente deve ser encaminhado quem esteja equilibrado e doutrinariamente esclarecido e conscientizado.

         A mediunidade ostensiva pode ser percebida quando:

a)houver comprovada vidência ou audição no plano espiritual;

b)se dá o transe psicofônico (falante ) ou psicográfico (escrevente);

c)há produção de efeitos físicos – sonoros, luminosos, deslocação de objetos, desdobramentos, etc.

         Mas na verdade, nenhum destes fenômenos, podem dizer claramente que a pessoa pode ser um médium ostensivo. Como descobrir então? Somente com o estudo e a prática da mediunidade. Por este motivo temos os desenvolvimentos mediúnicos em quase todos os centros espíritas. Como se caracteriza esse desenvolvimento? Pelo estudo das obras de Kardec e outras similares e da prática. A pessoa deve ir praticando as diversas modalidades de mediunidade: Psicofonia, psicografia, vidência, transporte, desdobramentos, sempre acompanhado de pessoas experientes nestas áreas. A pessoa pode desenvolver uma destas modalidades com facilidade, algumas, apenas pequenos vestígios de uma ou de outra e outras pessoas nada conseguem. Seu trabalho ficará perdido? Claro que não. Ele não imagina a ajuda que deu aos espíritos inferiores que vieram receber as energias de que precisam para se melhorar. Ser médium é fazer a maior das caridades: a pessoa está doando seu próprio corpo em auxilio de muitos necessitados.

         Se a pessoa descobrir que é um médium escrevente – deve praticar esta modalidade com mais afinco, pois este é o seu tipo, assim como os que se desenvolverem mais para a psicofonia, a vidência, etc.

 

 

 

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 68 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/como-saber-se-sou-medium-1391545.html

    Palavras-chave do artigo:

    mediunidade

    ,

    estudo

    Comentar sobre o artigo

    Os bons atos determinam a liberdade espiritual e material da criatura. É na vivência diária que ela constrói o seu céu ou o seu inferno por intermédio do uso do livre arbítrio.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/07/2014
    Instituto Teológico Gamaliel

    Por que será que muitas pessoas que entram e sentam em um banco de uma Igreja, não são mais tocadas e nem deixam Deus falar com elas? Quem sabe: elas estão com o coração fechados e ouvidos tapados, ao ponto, de sentirem ...

    Por: Instituto Teológico Gamaliell Religião & Esoterismo> Religiãol 21/07/2014
    Werkson Azeredo

    RESUMO Na visão Paulina o nascimento de Cristo ocorreu em momento oportuno "Plenitude dos tempos" que viria a favorecer a propagação da Fé cristã, porém Jesus foi uma figura controversa em seu contexto amado pelas massas, mas em constante conflito com os líderes Judaicos o que culminará na sua crucificação e morte de Jesus, evento relatado nos quatro evangelhos (Mt. 27.45-56; Mc. 15.33-41; Jo 19.28-30), contudo Jesus Ressuscita provando ser o messias, ressuscitando vencera a morte, sendo agora c

    Por: Werkson Azeredol Religião & Esoterismo> Religiãol 20/07/2014

    Na vida de Jesus existem muitas coisas que jamais saberemos por falta de provas significativas e uma delas é sobre a paternidade de Jesus. Será que Maria teria casado depois da morte de José? O novo enterro de Jesus em uma tumba, assuntos em que o encontro entre a fé e a história se dá de maneira tensa. Jesus tinha um pai e uma mãe humanos. É provável, segundo estudiosos que Maria, sua mãe, depois que sua família já a prometera em casamento a um homem mais velho, José, tenha ficado grávida de ..

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/07/2014
    Prof. JV de Miranda Leão Neto

    Ao dizer que "temos a mente de Cristo", Paulo sentenciou que nenhum pensador não cristão pode produzir qualquer raciocínio que invalide ou suplante a hegemonia da teologia cristã.

    Por: Prof. JV de Miranda Leão Netol Religião & Esoterismo> Religiãol 02/07/2014

    Muito se fala sobre a vida de Jesus (o Cristo), o único Espírito Puro a pisar no Orbe terrestre. Não se sabe ao certo o dia, mês e ano em que ele nasceu, no entanto, devemos frisar que existem 80.000 livros que falam sobre a vida de Jesus e 1.000 cursos sobre religião e ciência no mundo. Veja a importância que Jesus tem para a humanidade. A definição de humano tem como base os adjetivos: bondoso, humanitário, humildade. Conhecido taxonomicamente como Homo sapiens do latim "homem sábio",

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 02/07/2014
    Johnny Bernardo

    Como resultado de uma rodada de entrevistas com alunos de três escolas do ABCD paulista, realizada entre os meses de outubro de 2013 e abril de 2014, reproduzimos parte de uma realidade nacional – de polarização religiosa entre católicos e evangélicos e do crescente número de pessoas que afirmam "não possuir qualquer religião". Ao mesmo tempo, comprovamos a informação de que a prática religiosa seguida de uma base familiar sólida são fatores que influenciam no desempenho escolar...

    Por: Johnny Bernardol Religião & Esoterismo> Religiãol 26/06/2014
    Johnny Bernardo

    Acompanhamos com apreensão o desenrolar do sequestro de mais de 270 meninas de Chibok, no norte da Nigéria. Reivindicado pelo grupo islâmico Boko Haram, o sequestro comove pelo o fato de que a justificativa usada pelo movimento traz à tona questões humanitárias, dos direitos humanos, pois, ao ser contra a presença de mulheres em escolas – e o termo Boko Haram significa "a educação ocidental é um pecado....

    Por: Johnny Bernardol Religião & Esoterismo> Religiãol 26/06/2014

    O que é que os espíritos abnegados fazem no mundo espiritual? Quais são os tipos de trabalhos realizados em cima de cada centro? Aqui temos uma pequena noção do que os espíritos fazem.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Religiãol 27/04/2014 lAcessos: 16

    As causas principais para as mortes prematuras dos bebês. Aqui temos algumas informações importantes e as causas principais.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismol 21/04/2014 lAcessos: 15

    Falta de estudos, falta de informações, analfabetismo, falta de força de vontade, a procura de um salvador da pátria faz com que a ingenuidade do povo brasileiro se torna alarmante a ponto de qualquer um tepeá-lo levando-o a sérios problemas.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismol 21/04/2014 lAcessos: 11

    Fé e crença não é a mesma coisa. Existem algumas diferenças. Elas estão interligadas e uma está em relação a outra. Veremos a diferença entre os dois conceitos.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismol 20/04/2014

    Ele foi dar queixa à delegacia, mas os policiais não entenderam o que ele queria dizer, mas levaram uma ambulância para o socorro. Chegando lá a surpresa foi enorme.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Literatura> Ficçãol 18/04/2014 lAcessos: 13

    Quem era a mulher adúltera da Bíblia? O que realmente ela fez? Existia um culpado para que ela vives assim?

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismol 16/04/2014

    O nosso pobre Chico fez uma programação espiritual, mas aqui chegando fez tudo errado. O que vai acontecer com ele agora?

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Religiãol 09/04/2014

    No começo a obsessão pode ter cura, mas se deixar muito tempo pode se tornar uma subjugação e a situação pode ficar muito mais difícil.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Religiãol 09/04/2014

    Comments on this article

    9
    patricia 16/11/2011
    oi.me chamo patricia,bem conheço uma pessoa uqe sofre de sintomas parecidos com esses!não sei é normal mais preciso muito de uns concelhos para melhor orientar... não sei nem como posso fazer...obg
    3
    julio 07/11/2011
    sou medium...nao controlo meus dons paranormais.os que nao tem esclarecimento espiritual,acham que e loucura...
    8
    angela 04/11/2011
    boa tarde quando fecho os olhos para dormir escuto pessos converssando como se fosse real quando encontro pessoas na rua as vezes olho para a pessoa e falo o que ela tudo que esta passando sinto que tenho que fala alquma mensagem para alguem e vou la e falo a mensagem pela PRIMEIRA VEZ QUE VI A PROFESSORA SINTI A ANGUSTIA DELA E FALEI PROFESSORA NAO FICA TRISTE QUE SEU FILHO AMA A SENHORA ELA FALOU QUE ERA TUDO QUE ELA QUERIA OUVI
    4
    Adriene 03/11/2011
    Bom dia! Sempre sinto arrepios mesmo com o tempo quente, as vezes eu sonho e no outro dia acontece alguma coisa alguém morre, e é sempre relacionado ao sonho que tive. Já me disseram que devo ser medium....será!
    9
    Cristina 28/10/2011
    Bom dia! Bem, eu tenho em minha visão vultos noturnos com contornos de uma luz azul cintilante, fazia muito tempo que eu não tinha isso. Há última vez foi qdo eu tinha 18a, e agora depois que fiquei viuva estou tendo outra vezes. Só que agora, fico com medo.
    3
    Elisa Goreti Sousa Ferreira 24/10/2011
    preciso de ajuda
    5
    Fernando 22/10/2011
    Boa noite, tenho visto coisas que não consigo descrever e sentido toques no meu corpo, eu nao sou de sentir medo, mas agora eu to meio assustado.

    Se alguem puder me dar uma luz, favor enviar e-mail.
    Obrigado.

    tatiturfsr@hotmail.com
    3
    Fernando 22/10/2011
    Boa noite, eu não me sinto a vontatde para comentar, mas como ninguem me conhece, vou em frente.
    Eu já estou com medo pelas coisas que vem acontecido comigo, eu vejo e ouço coisas bem diferentes que eu não deveria a algum tempo e agora eu estou sentindo toques em meu corpo Que isso não é normal eu ja sei, eu não tinha medo mais agora eu já estou tendo.
    Se alguem pode me orientar eu agradeço.

    Fernando - tatiturfsr@hotmailcom
    16
    Suzannah 18/10/2011
    Tenho 13 anos, e desde bebê minha mãe percebia que eu era muito diferente. Eu dava gargalhadas sozinha fica olhando fixamente para um lugar sem ter ninguém, e quando aprendi a falar, falava sozinha. Quando eu tinha 9 anos eu vi um homem, minha tia me levou em uma crente que disse que eu era medium. No ano passado esse homem foi até meu quarto ficava me chamando, eu com muito medo me escondi de baixo das cobertas e rezei, até que depois de mais ou menos 1 hr e meia ele foi embora. Corri para o quarto dos meus pais, e falei para meu pai que é medium! Ele tapou meus olhos com a mão e nós escutamos o tal espirito abrindo e fechando a porta de meu quarto e acendeu a luz. Na hora ninguém acreditava! A ums 2 semanas eu senti ele no meu quarto, e é engraçaod porque todas as vezes que qlgo de ruim vai acontecer ele vai atras de mim! Da primeira vez eu não lembro o porque, mas ano passado depois de 2 dias meu pai teve um infarto, e agora descubrimos que minha tia tem cancêr! Mas não foi só dessas vezes que eu ouvi, vi e sonhei com ele! Quando eu sinto ele perto de mim, algum de ruim acontece! Agora eu sou espirita fui no centro e lá me faz muito bem. Eu sempre fui muito revoltada com religião, sou bipolar e é quase impossivel uma pessoa mentir para mim, pois eu sinto quando é verdade e quando não é! Será que sou mesmo médium? O que esse espirito quer comigo?
    15
    Renata 10/10/2011
    Bom, tenho 15 anos, e desde ano passado começou algo realmente estranho.
    Eu comecei a ter pesadelos, mas não são pesadelos normais, por exemplo, quando estou pegando no sono, eu ja começo a ter um sonho, e nesse sonho, é como um sonho normal, nada demais. E então, do nada, começa a vir coisas "macabras" em minha cabeça, rostos estranhos e completamente desfigurados, o pesadelo vai passando muito rapido, com cenas horriveis, mas a questão é...que durante esses pesadelos, eu fico consciente de que estou sonhando, fico presa meio que entre minha "mente" e o "pesadelo", e eu tento desesperadamente acordar enquanto passa o pesadelo em minha cabeça, porém, quando eu tento acordar, meus olhos ficam muito, mas muito mais dificeis que o normal para abrirem, eles ficam completamente pesados, e eu consigo mecher muito devagar alguns dos meus dedos, mas na hora que tento abrir os olhos, eu sinto uma presença bem ao meu lado, ou um peso sobre minha barriga, e eu acordo com meu coração disparado na maioria das vezes.
    Esses pesadelos, são continuos, por exemplo, eles começam num dia, e fico tendo esses pesadelos por 1 semana inteira, ou mais, ou menos, varia. Eai quando para, para por algum tempo, e depois volta denovo.
    Eu sempre ignorei esses sonhos, eu sempre pensei que fosse algo da minha cabeça, até começarem coisas estranhas, como a TV desligando sozinha, meu som abaixando sozinho, meu PSP ligando sozinho e tocando musica acelerada, e barulhos estranhos em meu quarto anoite, como alguem arranhando meu armário, ou passos, e sons de "alguem caindo" na minha sacada, e presenças, e quando eu as sinto, eu começo a suar muito, e começo a ficar com um medo excessivo e desconforto.
    Eu conversei com uma amiga minha que é espirita, e contei tudo oque acontece para o pai dela, que é espirita. Ele disse que provavelmente seja uma mediunidade aflorando.
    O problema é que meus pais são católicos, e talvez nunca acreditem, e achem que sou louca, mas essas coisas realmente estão me pertubando.
    Obrigada pela atenção, se puder me ajudar :D
    10
    judaico francisco medeiros 07/10/2011
    sou mediúns e tenho muito medo pq deste garoto eu via pessoas boas e mim sintia bem eu j ajudei o meu idolo o insquecivel jessé j ajudei o menino joão hélio pq essas duas pessoas nao acreditava q estava morta,

    agora tenho 26 anos e sinto apresença deles e sinto q alguem sempre fica mim observando 24 horas vejo vulto de uma pessoa andando normal frequento muito a minha religiao o judaismo e muita igreja evangelica só pra ver se eles mim deixa em paz,

    mais nao a de anta eles mim segue e fica lár de fora mim observando
    fico comedo deles tenho medo de fica socinho em casa q a minha mae sai o meus pai o meus irmao fica na rua chorando comedo fica ate 6 horas da amanhã,

    eu te pesso socorro meu contato é 9635-54-56 tenho problema no coração pq eles aparece sem aviza e eu nao tenho muito anos de vida sou diabetico tenho pressao alta muito alta nao posso sentir raiva e nen tristeza,

    socorro,

    meu nome é Judeu mediúns evidente francisco medeiros
    3
    rodrigo 04/10/2011
    uma pessoa espirita pode ver o futuro ou seja ver se uma pessoa faz parte do seu destino so com o nome e sobrenome da pessoa amada sem conhecer sem ao menos ter olhado para ela
    5
    cintia 26/09/2011
    tenho premoniçães e recebo mensagens de pessoas de outro plano estou assustada´não consigo dormir pois isso acontece mais nos meus sonhos estou com taquicardia tremedeiras.disturbio emocional e de humor suor pelas mãos e não sei lidar com essa esperiemcia desde criança eu ja mostrava sinais mas não tenho certeza se sou medium.devo procura ajuda espiritual?
    2
    igelia 23/09/2011
    sinto tremores pela manhã, com um calor muito forte e suando mão e pé.
    Já procurei varios medicos e nenhum deles não sabe explicar o que eu tenho . isso ocorre quando está perto de uma pessoa morrer que seja conhecida minha.
    4
    derlon 22/09/2011
    não é bem um comentario mas sim uma perguta que eu quero saber já faz um tempo o porque que eu posso ver espiritos mas não só espiritos de pessoas mas tambem espiritos de demonios posso sentir forças estranhas ao meu redor é como se tivesse uma pessoa sempre me vijiando como se auele espirito quisese algo de mim mas não consigu falar bem com eles a unica ez que falei com eles foi quando um espirito relusente me disse que estava havendo uma batalha entre o bem e o mal em nosso mundo com o objetivo de tirar tudo que há de perturbador em nosso mundo quero saber porque isso acontece com migo?

    ass. derlon
    -1
    cristiana aparecida bueno peixoto 20/09/2011
    oi boa tarde qndo tive a primeira visao foi aos 5 anos de idade vi a imagem de jesus cristo no ceu ja era no final da tarde o sol estava se indo , quando derrepende me veio aquela visao um homem muito bonito estava vetido de branco cabelos longos regata transpassada,saia preguiada ate os pes e sandalhas tipo romano com um cajado nas maos depois disso tive outras visoes , escutei vozes,senti presencas ,sinto calor e muita dor de cabeca arrepios e formigacao nas maos e pernas paipitacoes e meu coracao acelerafora outras coisas que sinto com frequencia amolecimento no corpo quando estou andando que decobri que sou medim por ja fui 1 vez numa casa espirita la me falaram e tbm que tinha que comecar a trabalhar com isso pois tenho o dom de ajudar as pessoas mais tenho um pouco de medo ainda o que eu faco?
    4
    ROSANGELA COSTA PIRES 18/09/2011
    oii boa noite eu tenho depressao e ouço vozes direto isso me pertuba muito sou muito ansiosa e as vezes minhas mao soam muito,começei a ouvir as vozes um tempo depois q um amigo meu faleçeu isso ja tem 2 anos e so consigo durmi com remedio faço tratamento com psicologo ,ja fui em varios lugares de espiritismo e dizem q e isso e pq sou uma mediu auditiva so q por enquanto essas vozes sao desiquilibradas e as vezes fico muito nervosa por favor me ajudam..
    1
    mariza 16/09/2011
    hoje entrei no centro espiritual pedindo socorro minha última saída, faço tratameto depressão sindrome pânico e esgotamento nervoso há 8 anos, tomo rivotril para dormir paroxitina para tristeza de repente outra recaida, sintomas não durmo, tremedeira, frio, suor axilas, tonturas, pensamentos ruins. minha infância não tive medo de ir escola, de brincar, adolescência visão de espirito branco flutuante, após desmaios médicos falaram começo epilepsia, tratamento gardenal, esta foi minha vida, medo, choro muita tristeza, sempre morre alguém conhecido na véspera ou tentei localizar apessoa ou tenho algum sinal, hoje pensei vou terminar num hospicio, queria morrer, fortes dor de cabeça, sempre cansada, se durmo pesadelos, ao choro entrei no centro, já oraram por mim como tratamento, estou + calma sei que vou dormir e vou voltar lá todos os sábados. Só pode estar lá a não explicação dos meus 48 anos de vida de sofrimento e dor, motivo não sei explicar.
    6
    danielly 08/09/2011
    nao sei o que fazer acho que nao sou normal,sou diferente
    4
    Edilene 08/09/2011
    As vezes num piscar de olhos vejo o rosto de pessoas que jámais vi na vida.O que será isso?
    0
    Tais 08/09/2011
    Não tenho nenhum tipo de visões , nem escuto coisas , mais geralmente tudo o que eu falo acontece como se fosse tipo de uma intuição isso pode ser coisa espiritual ?
    3
    lara 17/08/2011
    como fazer para desenvolver seu lado espiritual?????????
    11
    Elisa Ferreira 08/08/2011
    ola; alem de visões , sentimentos estranhos de presenças.
    Por vezes sinto que os dedos a querer mexer em circulo, mas consigo travar.
    Uma coisa inexplecavel.
    por vezes ouço ruidos estranhos entre outras coisas. alguem me ajuda?
    5
    lucivania 08/08/2011
    gente porfavor preciso de ajundaaaaaaaaaaa,,
    7
    Silva 01/08/2011
    ei aquelas descrissoes ke você fez das mãos a suar constantemente ect. Eu passo a vida assim como você descreveu isso quer dizer algu?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast