Daniel Na Cova Dos Leões

Publicado em: 08/08/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 8,425 |

O Profeta Daniel na Cova dos Leões

    O Profeta Daniel assim como todos os outros Profetas, eram cidadãos normais da própria comunidade, são comuns como às outras pessoas, mas eles se diferenciam em alguns pequenos aspectos, por exemplo, a sua inigualável fé em Deus, servindo como porta voz, mensageiros da palavra e da vontade de Deus. Neste aspecto gostaria de chamar a atenção em Daniel, por sua inabalável fé que é exemplo para todos nós, sua fé e esperança em Deus é sem igual é contagiante contagia as pessoas que estão em sua volta. Daniel foi ainda muito jovem retirado de seu país, após Jerusalém ter sido cercada pelo exército do rei Nabucodonosor, e sendo assim levado para Babilônia, um país distante do seu, em uma terra cheia de prazeres, com costumes diferentes aos quais estava acostumado. O rei então algum tempo depois determinou que fossem escolhidos alguns jovens de boa aparência e sem defeito algum, para serem instruídos por um período de aproximadamente de tres anos, nos costumes, cultura e língua dos caldeus para servirem a corte com seus trabalhos domésticos, por obra divina entre estes jovens que foram cuidadosamente escolhidos estavam Daniel, Misael, Ananias e Azarias todos judeus.

    Certa noite o Rei Nabucodonosor teve um sonho ao qual não se lembrava mais, e para tanto reuniu todos os sábios do seu reino para então desvendar seu sonho que estava já o deixando muito inquieto e de certa forma um pouco preocupado, mas seus sábios não conseguiram decifrar tal sonho, alertando ainda ao rei que não havia na face da terra alguém que pudesse decifrá-lo, para o desespero e fúria do rei, que mandou matar todos os sábios da Babilônia ( Dn 2, 1-12). Daniel e seus amigos também deveriam morrer, mas sabiamente recorreram às orações, e a noite Deus revelou a Daniel o significado do sonho. O profeta foi então a presença do Rei e disse-lhe que havia um Deus no céu que revelou os mistérios de seu sonho e das coisas que iria acontecer em seu reinado, o rei Nabucodonosor ouviu as respostas de Daniel e ficou muito satisfeito com que ouviu e elevou a Daniel e a seus amigos em um gesto de agradecimento e extrema confiança, a uma condição especial de trabalho em todo o seu reino, provocando desta forma a inveja, a falsa amizade e a insatisfação de muita gente que os rodeavam. Neste episódio o que mais nos chama a atenção é sem duvida a fé que Daniel teve em Deus, e esta fé é tão contagiante que contagiou até o rei Nabucodonosor um homem cruel, sanguinário, um guerrilheiro violento, que não se acanhou, não poupou elogios ao Deus de Daniel. Ao profeta Daniel o rei disse: "O vosso Deus é de fato o Deus dos deuses! Ele é o Senhor dos impérios, é ele quem revela os mistérios, pois só ele foi capaz de desvendar essa questão" (Dn 2,47).

    No ano de 539 a.C. Ciro, rei dos persas conquistou a Babilônia, transformando-a em mais uma província de seu enorme império. Com o passar dos anos a sabedoria e a competencia em Daniel chamou também a atenção do rei Ciro, que passou a admirá-lo por sua competencia na administração, despertando a ira e a inveja de muita gente que começaram a planejar, arquitetar planos para achar alguma falha em Daniel, mas era impossível, pois este homem era reto integro em seus afazeres.

    Em um determinado momento reuniram-se todas as pessoas importantes do governo do rei Ciro, após muita conspiração contra Daniel, resolveram então editar uma nova lei, que certamente deixaria o rei muito feliz e o consagraria como grande e soberano em todo seu império, tal lei entraria em vigor por um período de trinta dias e era irrevogável, durante este tempo qualquer pessoa que se curvasse perante outros deuses, ou perante homens que não fosse o rei, esta pessoa seria imediatamente atirada na cova dos leões para ser devorada viva por ter desobedecido a lei. Todos que arquitetaram tal lei sabiam que Daniel orava para seu Deus todos os dias em seu quarto diante da janela aberta.Certo dia Daniel estava orando e para a sua surpresa sua casa foi invadida pelos conspiradores que o flagraram nesta conduta, imediatamente, Daniel foi levado à presença do rei, que não teve alternativa se não acatar o que a lei determinava, contra a sua vontade, Daniel foi lançado na cova dos leões, tendo a porta de entrada selada com o selo real para que ninguém violasse. No dia seguinte o rei levantou bem cedo e foi logo para a cova dos leões. Chegando á cova, onde estava Daniel, o rei aflito gritou: "Daniel, servo do Deus vivo, teu Deus, a quem sempre prestas cultos, foi capaz de livrar-te dos leões?" Daniel falou: " Viva o rei para sempre! Meu Deus mandou seu anjo para fechar as bocas dos leões e eles não me incomodaram, pois fui considerado inocente diante de Deus da mesma forma como também contra ti, o Rei, nenhum crime cometi (Dn 6,20-24).Fico imaginando a alegria que este rei deve ter tido no momento que ouviu a voz de Daniel, percebendo que ele estava vivo, deve ter sido algo muito maravilhoso.

    Daniel neste episódio nos da exemplos claros de sua inabalável confiança e fé em Deus, sabe que Ele não o abandonaria jamais, Deus não abandona aqueles que confiam em seu poder de transformar tudo para o bem de sua criatura. Sua fé é mais uma vez contagiante, contagiou também o rei Ciro, que demonstrou ter tido fé que este Deus vivo livraria a Daniel dos leões, este rei, foi sem duvida alguma perseverante, acreditou a todo o momento que Daniel seria de alguma forma resgatado pelo seu Deus. Ficou mais uma vez bem claro para todos nós que o grande Criador não abandona mesmo sua criatura, Ele permanece a todos os instantes lado a lado dos homens, estando Ele pronto para servir, basta que saibamos pedir sua graça. Daniel foi este incrível homem que soube mais do que ninguém esperar o momento certo para agir em nome de Deus.

    O profeta Daniel demonstrou ter em mais este episódio, a incrível confiança em Deus o nosso grande Criador, que mesmo sendo ele atirado para dentro da cova dos leões sairia dela totalmente ileso. Caso isso viesse a ocorrer em nossos dias atuais, será que estes leões também seriam de uma forma ou de outra, cegados e tornados inofensivos por Deus para nos proteger deste mal. Esta é uma pergunta que devemos fazer a nós mesmos, será que Deus viria em nosso auxilio e nos salvaria das garras dos leões. Não temos esta resposta pronta para ser dada, mas podemos imaginar esta resposta através de nossas condutas e das nossas omissões, cada um de nós, somos os principais responsáveis pelo que fazemos, tanto de bom como de ruim, a nossa consciência se encarrega de nos dar as respostas que queremos saber. Será que eu estou sendo uma pessoa boa, como por exemplo, um bom pai, ou uma boa mãe, um bom filho ou filha, um bom marido ou boa esposa, um bom irmão ou irmã, um bom amigo ou boa amiga, um bom colega de trabalho, um bom cristão ou cristã. Não podemos nunca nos esquecer que sempre é tempo para as conversões, arrependimentos, perdão e de encontros com Deus, bastando para isso o pedido de perdão e o nosso sincero arrependimento.

José Valdir Emílio

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/daniel-na-cova-dos-leoes-1108276.html

    Palavras-chave do artigo:

    covas

    ,

    leoes

    ,

    fe

    Comentar sobre o artigo

    Quantas vezes lemos a Bíblia, e ali no texto está dizendo que Deus operou uma grande benção, e muitas vezes achamos que isto é do passado.

    Por: João Placonál Religião & Esoterismo> Religiãol 24/02/2010 lAcessos: 71 lComentário: 1
    Doutor Fé

    "Quanto mais conforto se torna uma prioridade em sua vida, mais contraído de medo fica. Sua mente condicionada a esse conforto é o que manterá você exatamente onde está. Parado!"

    Por: Doutor Fél Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 09/06/2011 lAcessos: 349

    A inveja tem poder destrutivo, mas o poder de DEUS tem poder construtivo.

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Religiãol 12/04/2010 lAcessos: 2,089
    WAGNER PEREIRA E LIZE

    Ao analisar a vida de Jesus, Paulo e outros com Abraão, perceberemos que o ouvir Deus falar está ligado diretamente a estas informações tais como: CERTEZA E CONVICÇÃO.

    Por: WAGNER PEREIRA E LIZEl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/04/2012 lAcessos: 182

    Deus nos convidaacada hoa para divulgar a sua luz, mas nós nunca estamos disposto a ajudar ao Senhor. Até quando vamos permanecer sem fazer nada?

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Religiãol 15/05/2009 lAcessos: 44

    "E deu DEUS a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que esta na praia do mar. E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Eta, ezraita, e do que Hema e Calcol, e Darda filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor"; como consta do velho testamento, livro de I Reis, capitulo 4, versículos 29 ao 31;

    Por: Antonio Lourol Religião & Esoterismo> Meditaçãol 11/07/2008 lAcessos: 222

    Na vida enfrentamos muitos problemas, mas com fe em Deus podemos vencer todas as dificuldades.

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 29/05/2010 lAcessos: 3,378

    Não é raro que olhamos para dentro de nós e deparamo-nos com situações escuras de pecados, desarmonias e de desencontros, de angustias e memorias retorcidas, de preocupações e ansiedades perfurantes... E nos perguntamos: como vamos vencer? Como vamos superar, como vamos atravessar tal vale profundo?

    Por: Fernando Martinsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 24/12/2014

    É comum nas casas, nas empresas e escolas encontrarmos uma bíblia aberta no Salmo 91. Às vezes, as páginas estão empoeiradas e amareladas pela ação do tempo. Outros penduram na porta de suas residências quadros que estampam uma cópia deste Salmo. Muitos utilizam o Salmo 91 para rezar. Outros citam trechos do Salmo 91 em suas orações. O Salmo 91 passou a ser utilizado como uma espécie de amuleto. Até as religiões espiritualistas entendem que o Salmo 91 é poderoso e que deve ser utilizado nas hora

    Por: robertorsvl Religião & Esoterismo> Evangelhol 24/02/2011 lAcessos: 503

    O que entendemos e o que se entende por Espírito? Segundo os teólogos e as grandes religiões, espírito é pela sua essência espiritual, um ser indefinido, abstrato, que não pode ter ação direta sobre a matéria, sendo-lhe indispensável um intermediário que é o envoltório fluídico, o qual, de certo modo; faz parte integrante dele. O que caracteriza essencialmente o espírito é a consciência, isto é, o eu, mediante o qual ele se distingue do que não está nele,...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/01/2015

    Os cientistas estudam há anos a formação do mundo, a origem do universo e como surgiu a vida na Terra. Temos a informar que segundo nossos estudos e conhecimentos viviam na Terra, seres estranhos, que mais se pareciam com macacos do que Homens, de modo que os estudiosos os chamam homens-macacos.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/01/2015

    A benevolência para com os semelhantes, fruto do amor ao próximo, produz a afabilidade e a doçura, que lhe são a manifestação. A dor é uma bênção que de Deus envia aos seus eleitos, não vos aflijais, pois, quando sofrerdes, mas bendizei, ao contrário, o Deus todo-poderoso que vos marcou pela dor neste mundo para a glória do céu. Tudo se resume em paciência e doçura, dois atributos que todo ser humano poderá enfrentar no orbe em que vivemos. Por incrível que pareça os dicionários quando se ...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 15/01/2015

    Ao iniciarmos esse artigo queremos definir o que seja religião. Uma palavra de derivação latina (religione) refere-se à crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais, considerada(s) como criadora(s) do Universo, e que como tal deve(m) ser adorada(s) e obedecida(s). A manifestação de tal crença por meio de doutrina e ritual próprios, que envolvem, em geral, preceitos éticos. Virtude do homem que presta a Deus o culto que lhe é devido.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 13/01/2015

    Uma pergunta de poder eminente, mas com escolho em virtude da nossa neofiticidade em termos de história, e pela deficiência de alguns em termos de etiologia, ou mesmo da etimologia das palavras. Na concepção mais usual, igreja significa templo cristão. Palavra que deriva do grego enklesía, assembleia de cidadãos, assembleia de fiéis, e do latim eclesia. Outras sinonímias estão assim delineadas: "autoridade eclesiástica, a comunidade dos cristãos, o conjunto de fiéis ligados pela mesma ...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 11/01/2015

    Uma expressão muito falada nos dias atuais, mas que poucas pessoas conhecem o seu significado, e qual a origem desse jargão. Um clichê popular muito usado no Brasil em muitas ocasiões e principalmente por professores e pessoas de uma cultura elevada. Segundo os ensinamentos da história da humanidade, por um espaço de aproximadamente 2000 anos, desde Abraão, ou, pelo menos, desde Moisés, praticou Israel a cerimônia do bode expiatório.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 09/01/2015
    Evandro

    Mensagens do Pai Celestial Sobre o Fim dos Tempos - As mensagens relacionam-se com o fim dos tempos e os sinais que o próprio Deus já nos envia para a nossa mudança de vida. É um chamado à conversão e um alerta para estarmos preparados para a Sua vinda. É uma de mensagem de convite ao verdadeiro amor neste ainda tempo de misericórdia.

    Por: Evandrol Religião & Esoterismo> Religiãol 06/01/2015

    Uma centelha divina iluminou os céus, era uma estrela anunciando a vinda do Cristo Jesus para nos visitar. O menino estava sendo gerado no ventre de sua mãe Maria. Nove meses de gestação tendo como a benesse materna o líquido amniótico, que o próprio Jesus, em suas pregações dizia: O homem para nascer de novo, tem que ser através da água e do espírito. Quando Jesus fala em água, ele está se referindo ao líquido da conservação da vida uterina, o amniótico.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 01/01/2015
    JOSÉ VALDIR EMÍLIO

    A ressurreição de Jesus é tida como a verdade central da fé Cristã, sem a fé se torna difícil crer na ressurreição, mas para os cristãos é incontestável que Jesus não tenha ressuscitado dos mortos ao terceiro dia, as Escrituras nos confirmam que Jesus ressuscitou dos mortos.

    Por: JOSÉ VALDIR EMÍLIOl Religião & Esoterismo> Religiãol 29/05/2012 lAcessos: 87
    JOSÉ VALDIR EMÍLIO

    A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, é a demonstração de realidades que não se vêem (Cf. Hb 11,1).

    Por: JOSÉ VALDIR EMÍLIOl Religião & Esoterismo> Religiãol 04/04/2012 lAcessos: 153
    JOSÉ VALDIR EMÍLIO

    Estava no fundo do poço mas fui resgatado, hoje vivo a vida com grande intensidade, procuro valorizar cada segundo ao lado de minha familia. A vida vale a pena.

    Por: JOSÉ VALDIR EMÍLIOl Religião & Esoterismo> Religiãol 06/01/2011 lAcessos: 130
    JOSÉ VALDIR EMÍLIO

    Davi vence em um duélo, o temido gigante Golias, que simbolizava as grandes dificuldades do povo de Deus, trazendo confiança e orgulho para a sua nação.

    Por: JOSÉ VALDIR EMÍLIOl Religião & Esoterismo> Religiãol 06/07/2010 lAcessos: 549 lComentário: 1
    JOSÉ VALDIR EMÍLIO

    Milagres acontecem todos os dias da nossa vida, mas nós nem notamos tais acontecimentos, pois estamos aterefados com nossos afazeres diários.

    Por: JOSÉ VALDIR EMÍLIOl Religião & Esoterismo> Religiãol 25/05/2010 lAcessos: 212 lComentário: 1
    JOSÉ VALDIR EMÍLIO

    Deus interviu milagrosamente em favor de seu povo na travessia do Mar Vermelho, através de Seu Sopro Divino, dividiu as águas, para que os Isrelitas pudessem atressar a seco o leito do mar, em uma demonstração de puro poder e soberania.

    Por: JOSÉ VALDIR EMÍLIOl Religião & Esoterismo> Religiãol 31/03/2010 lAcessos: 677
    JOSÉ VALDIR EMÍLIO

    Sempre haverá esperança para o homem, basta para isso que ele se arrependa de coração de seus erros, e pedir humildemente o perdão a Deus.

    Por: JOSÉ VALDIR EMÍLIOl Religião & Esoterismol 21/02/2010 lAcessos: 155
    JOSÉ VALDIR EMÍLIO

    É sem dúvida um grande desafio para todos nós nos dias atuais, viver em plena harmonia e sem desavenças perante a uma sociedde adoecida, vitima das atrocidades do dia a dia.

    Por: JOSÉ VALDIR EMÍLIOl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 22/01/2010 lAcessos: 587

    Comments on this article

    0
    marcelo silva 23/10/2010
    olá a paz do senhor para todos, Daniel é um exemplo para nós, devemos fazer a diferença e ser adimirado pala babilônia( o mundo) Deus nos chamou e nos comicionou a falar do seu amor enquanto ouver dia estaremos pregando. um forte abraço e fiquem todos na paz e orem pelo meu ministério pois tenho sido provado mas Deus tem derramado a sua glória quando estamos pregando e ele fará muito mais. amem!!!1
    1
    Dimas 22/09/2009
    Este artigo é muito bom, é excelente. Nós faz refletir bem em nossas atitudes do dia a dia, gostei muito.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast