Evolução Humana na Linha do Tempo: Revelações em Versículos da Bíblia

Publicado em: 05/02/2008 |Comentário: 15 | Acessos: 29,386 |

A evolução humana na linha do tempo se encontra registrada em versículos da Bíblia. A costela de Adão simboliza cromossomo, e é a chave da evolução homem macaco. Na discussão evolução vs. criacionismo, encontramos muitas convergências como esta.

Um adepto da teoria da evolução, e que nega o criacionismo, poderia indagar porque um assunto tão importante como a criação do ser humano estaria em uma mensagem simbólica ao invés de linguagem explícita. Por que, afinal, as Escrituras Sagradas não falam de cromossomos? Esta pergunta é procedente, e vamos examiná-la mais à frente. Para começar, o meu interesse é ver os pontos de confluência entre evolução e criacionismo, relativos ao aparecimento do ser humano. Vamos direto ao ponto e deixemos as discussões para depois.

Paralelismo entre costela de Adão e a ciência – Existe uma espantosa coincidência entre números na Bíblia, envolvendo o criacionismo e números na ciência, relativos à evolução do homem a partir do macaco. Vejamos a citação bíblica, segundo a qual Deus tirou uma costela de Adão e com ela fez Eva, a mulher:

“Então, o senhor Deus adormeceu profundamente o homem; e enquanto ele dormia, tirou-lhe uma de suas costelas, cujo lugar preencheu de carne. Da costela que retirara do homem, o senhor Deus fez a mulher e conduziu-a até o homem.”

Comecemos a análise pelo número de costelas. O homem tem 24 costelas – 12 de cada lado do tórax. O mesmo número ocorre na mulher. O texto diz que Deus tirou uma costela e não um par de costelas. Se tivesse retirado uma única costela, o homem teria números diferentes desse osso de cada lado do tórax. E ainda ficaria a dúvida sobre o número de costelas na mulher.

Essas contradições desaparecem se o texto for examinado à luz de uma informação que Jesus Cristo deu aos seus discípulos: “Para Deus nada é impossível”. Deus pode ter retirado uma costela de Adão, mas fez com que a sua mulher e todos e seus descendentes tivessem o mesmo número de costelas. Mas vamos considerar que a retirada da costela seja uma linguagem simbólica e depois direi porque ela não poderia ser direta.

Vejamos agora o lado da ciência. O chimpanzé, do qual a ciência admite ter evoluído o homem, tem 24 cromossomos nas suas células sexuais, isto é, 24 cromossomos em cada espermatozóide e 24 cromossomos em cada óvulo. Estou falando em gametas, células sexuais, aquelas que são capazes de reproduzir a espécie. Portanto, são idênticos, os números de costelas no homem e de cromossomos no chimpanzé. As outras células do chimpanzé são diplóides, isto é, têm um par de cromossomos – têm, portanto, 48 cromossomos.

Confluência de versículos da Bíblia e a Evolução Humana na Linha do Tempo – Se admitirmos que costela simboliza cromossomo, os números na Bíblia, implícitos e explícitos, dizem que Deus retirou um cromossomo do chimpanzé e com ele fez a mulher. Em outras palavras, o “homem”, um chimpanzé, perdeu um cromossomo das células sexuais e assim se formou uma mulher.

E, de fato, a mulher, assim como o homem, tem um cromossomo a menos do que o chimpanzé nas células sexuais. O espermatozóide humano tem 23 cromossomos e o óvulo humano tem também 23 cromossomos. Faz sentido, não? As outras células do ser humano são diplóides, isto é, têm 46 cromossomos. Mas, já que estamos falando de criacionismo vs. evolução de uma forma amistosa, cumpre ver o que a ciência diz com respeito à evolução homem macaco, isto é, à evolução do homem a partir do chimpanzé.

A evolução do homem a partir do macaco – Admite-se que na evolução das espécies, por algum fenômeno desconhecido, houve a fusão de dois cromossomos do chimpanzé e daí teria surgido o homem primitivo, o hominídeo. Existem teorias que sustentam ter surgido primeiro uma fêmea, o que, se for verdade, dá mais consistência à visão simbólica da história de Adão e Eva.

Em síntese, temos o seguinte quadro:
*Número de costelas no ser humano: 24

*Número de cromossomos nos gametas do chimpanzé : 24
*Criação : retirada de uma costela.
*Evolução: fusão de dois cromossomos.
*Costela simboliza cromossomo.
*Retirada de uma costela = fusão de dois cromossomos.
*Número de cromossomos resultantes nos gametas: 23 – Nova espécie: homem, hominídeo, possivelmente representado por uma fêmea.

Ainda sem nos afastarmos muito destas questões primárias, caberia perguntar as razões de tantas diferenças entre o ser humano e o chimpanzé, pela “simples” fusão de dois cromossomos. Ademais, continuaria argumentando um adepto do criacionismo, sabe-se que a semelhança entre o DNA do chimpanzé e do ser humano é superior a 98%, ou seja, ser humano e chimpanzé deveriam ser mais parecidos. Estas são perguntas pertinentes e que devem ser examinadas com cuidado.

Vamos começar por números: a diferença inferior a 2% entre os DNAs do ser humano e do chimpanzé. Essa porcentagem pode significar muito, por quatro motivos:

*Estamos começando a conhecer o genoma humano e do chimpanzé, isto é, os mapas do DNA, os mapas dos genes, e que função cada gen desempenha. Por outro lado, nada sabemos sobre o genoma do chimpanzé. Assim, é perfeitamente aceitável que essa porcentagem, embora pequena, signifique muito em termos de diferenças anatômicas e fisiológicas entre as espécies.

*As diferenças podem situar-se em partes fundamentais dos DNAs, suficientes para causar as diferenças entre as espécies.

*A quantidade de DNA nas células nem sempre é proporcional à sua complexidade. Portanto, os arranjos dos componentes do DNA nos seres humanos pode ser mais importante que a quantidade.

Assim, a porcentagem um pouco abaixo de 2% de diferença entre o chimpanzé e o ser humano passa a ter mais significado. A “simples” fusão de dois cromossomos de uma espécie pode causar muitas diferenças na espécie resultante.

Por que a Bíblia não é explícita? – Em outras palavras, por que, como foi levantado no começo deste artigo, a mensagem bíblica não fala diretamente em cromossomos? Há pelo menos duas respostas possíveis.

A primeira é relativa a um dogma do cristianismo e do judaísmo: trata-se de texto sagrado, isto é, ditado ou inspirado por Deus, e não cabe questionamento sobre como Deus fala.

A segunda é relativa aos escritores da Bíblia: eles seriam seres humanos dotados do conhecimento da evolução e profundos conhecedores da índole humana. Eles sabiam não ser possível escrever o que os homens não poderiam entender naquela época (existência de cromossomas, genes, DNA). Sabiam ainda que, vivendo em uma sociedade patriarcal, a mulher deveria ficar em um plano secundário, na versão escrita, para facilitar a aceitação da palavra de Deus.

Os fiéis ficam com a primeira resposta, o dogma.

Mas os que não são fiéis podem indagar, com propriedade, como aqueles escritores, recém-saídos de uma vida seminômade, poderiam deter tais conhecimentos sobre a evolução das espécies.

A Bíblia, como livro, examinada sem qualquer posição preconcebida, é um livro singular, e as pessoas que escreveram suas diversas partes diferiam do comum dos mortais. Contudo, por mais inteligentes que tenham sido, elas não poderiam deter alguns desses conhecimentos. Assim, a resposta é: trata-se de um mistério.

No prazeroso estudo dos números na Bíblia envolvendo criacionismo vs. evolucionismo existem outros pontos de convergência. Exemplo: parte do texto sagrado reproduzido no início deste artigo e a versão da ciência relativo a diferenças entre homem macaco. A expressão bíblica “cujo lugar preencheu com carne” transmite um significado especial e dá margem a mais paralelismos entre religião e ciência. Nós poderiamos ler essa expressão assim: cujo lugar preencheu com o lobo frontal.

Procriação subseqüente – O aparecimento do ser humano levanta o problema da procriação. Na história da criação o problema não existe: uma vez criados, Adão e Eva começaram a se reproduzir. Mas, na evolução, UM indivíduo, surgido da fusão de dois cromossomos não daria origem à espécie humana.

Para ilustrar, digamos que a fusão de dois cromossomos se deu em uma fêmea, resultando 23 cromossomos nos gametas, a qual convivia com machos que tinham 24 cromossomos nos gametas. A procriação seria impossível. Ainda que copulassem, não haveria formação do ovo devido à falta de simetria nos DNAs. Como, então, teria procriado o ser humano na evolução?

O mais provável é que o fenômeno – físico, químico, ou físico-químico – tenha atingido vários indivíduos entre os chimpanzés, causando a fusão de cromossomos em muitos deles, tanto machos como fêmeas. Na história da evolução existe ainda outra particularidade: os bonobos têm mais elementos do que os chimpanzés para serem os antecessores do homem.

Preferência pelos chimpanzés aos bonobos – A ciência mostra preferência pelos chimpanzés aos bonobos na escala evolutiva, embora estes tenham mais semelhanças com os seres humanos. Vejamos:

*O percentual de semelhança entre o DNA dos bonobos e os humanos é maior do que o dos chimpanzés.
*Têm os genitais mais salientes e voltados para frente, como os humanos.
*São os únicos primatas, exceto os humanos, que copulam pela frente. *Mantêm relações homo e heterossexuais, assim como de indivíduo jovem com adulto.
*As fêmeas, quando chegam à adolescência, abandonam o seu grupo e se juntam a outro. No novo grupo se submetem às fêmeas, inclusive sexualmente – depois passam a ter relações com os machos.
*As fêmeas andam em grupos e o macho as respeita porque elas se juntam contra ele na luta pela posse do alimento.
*Ficam em posição bípede com mais freqüência do que os chimpanzés, e têm o riso mais expressivo. São também mais cordiais no grupo.

Apesar de tudo isso acredita-se que o homem tenha evoluído dos chimpanzés. A razão reside no fato de que eles são encontrados em muitas regiões da África e em áreas mais abertas, o que teria favorecido sua dispersão territorial. Por sua vez, os bonobos vivem em matas fechadas, de algumas regiões da África. Contudo, do ponto de vista genético, anatômico, emocional e de comportamento, é mais provável que a espécie humana tenha derivado dos bonobos. Talvez, depois de sua comunidade ser atingida por um cataclismo, eles tenham se refugiado em matas fechadas.

Ancestral do homem: nem chimpanzé nem bonobos – Uma outra teoria admite que chimpanzés, bonobos, gorilas, orangotangos, gibão, pertencentes à família de primatas conhecida como Pongídeos, assim como a família dos Hominídeos, cujo único representante é o homem, todos pertencentes à superfamília dos Hominóideos, teriam derivado de indivíduos conhecidos como Macacos do Velho Mundo.

A minha concepção é de que alguma violenta mudança ambiental, atingindo África e Ásia, alterou a estrutura genética de muitos Macacos do Velho Mundo (Cercopitecóideos) no período compreendido entre 6 milhões e vinte e cinco milhões de anos atrás. Surgiram Pongídeos diferentes.

Por que não teriam surgido hominídeos diferentes? O homem atual deve ter apresentado diferenças entre os indivíduos desde o começo. Por exemplo, deve ter aparecido, ao mesmo tempo, indivíduos com pele branca e pele negra na África e na Ásia. Condições climáticas e a luta pela sobrevivência teriam facilitado o desaparecimento de indivíduos de pele branca na África e de pele negra em regiões geladas.

A teoria de um tronco comum para todos os Hominóideos não muda o paralelo com a costela de Adão. Toda a superfamília dos Hominóideos teria surgido de indivíduos com 24 cromossomas nos gametas. Uma família (Pongídeos) continuou com 24 cromossomas nos gametas e outra (Hominídeos) apareceu com 23 cromossomos.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 15 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/evolucao-humana-na-linha-do-tempo-revelacoes-em-versiculos-da-biblia-325119.html

    Palavras-chave do artigo:

    evolucao humana

    ,

    evolucao

    ,

    biblia

    Comentar sobre o artigo

    Edjar Dias de Vasconcelos

    O senhor Charles Darwin pela primeira vez argumentou que o homem possivelmente surgiu na África e foi à evolução de um elo, o qual desencadeou os humanos e os macacos, semelhantes quimicamente pelo fato de terem a mesma natureza.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 15/05/2014
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Exemplificando o homem tem uma forma o chimpanzé outra, entretanto do ponto de vista da substância ambos são iguais, refiro o DNA praticamente igual, desse modo acontece com a complexidade da matéria e a diversidade da vida.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 13/02/2013 lAcessos: 64

    O presente artigo faz uma crítica ao atual estado em que se encontra o nosso ordenamento jurídico, principalmente no tocante ao código penal que não acompanhou as mudanças sócio-criminais no correr do tempo. Nosso intento é conclamar todos a repensar o modelo jurisdicional no trato dos crimes dos dias atuais para que façamos valer o fundamento maior do direito: a justiça.

    Por: José da Silva Pereiral Direito> Doutrinal 20/03/2012 lAcessos: 54
    Escritorcampos

    A lavagem cerebral é a grande vilã assoladora da humanidade. Antes de adentrarmos aos assuntos do livro, "As Verdades da Bíblia" vamos fazer algumas análises da influência humana e suas técnicas aliciadoras, puxando a sardinha para o seu aquinhoado mundo mercantil, aquele que está embasado peremptoriamente no dinheiro da plebe de seus fiéis. Embora, sejam mostrados apenas os bem-sucedidos fiéis, velando os miseráveis que existem verdadeiramente em qualquer canto religioso.

    Por: Escritorcamposl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 06/05/2010 lAcessos: 402 lComentário: 1

    Um rol imenso de pessoas já ouviu falar nesta palavra, mas um número significativo não sabe ou desconhece sua sinonímia. Queríamos ressaltar que o mundo começou com violência, teve um prolongamento dessa barbárie no decorrer da Idade Antiga, Idade média, Contemporâneo e persiste com muito rigor e vigor nos dias atuais. A diferença de percentual, de números não se pode calcular, mas temos uma idéia de como se disseminou essa praga entre as civilizações. Se a mídia e os meios de comunicações tives

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 26/10/2008 lAcessos: 3,381 lComentário: 8

    Este trabalho tentará mostrar como o evolucionismo e o criacionismo é exposto nas escolas de cunho religioso, para isto uma pesquisa foi realizada em algumas escolas de cunho religioso, para isto uma pesquisa foi realizada em vários colégios religiosos no município de Manaus – AM. Aqui serão apresentados além da historia das duas teorias, as entrevistas com discentes e docentes e o resultado destes que mostrarão dados que implicarão na dificuldade ou não o processo ensino aprendizagem na educaçã

    Por: Francisco Augusto Tavaresl Educação> Ciêncial 17/06/2012 lAcessos: 519
    Rodrigo Porto

    Hoje quero falar de uma assunto extremamente polêmico e que assola a cabeça de muitas pessoas, que é a Teoria da Evolução e da Criação. Muitos Teólogos já escreveram sobre o assunto e por isso eu também quero dar o meu pitaco. Então pegue uma cadeira, respire fundo e aperte os cintos que lá vem bomba!

    Por: Rodrigo Portol Religião & Esoterismo> Religiãol 27/10/2013 lAcessos: 36
    Escritorcampos

    Dedicamos este livro, ao qual não podemos nem sequer chamá-lo de singelo, já que o dedicamos ao Maior, a Deus o grande Pai amorável, que nos enviou o seu Unigênito Filho Jesus, para nos dar a sua vida, para que tenhamos a maior de todas as riquezas o: Amor! "Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei." - JESUS

    Por: Escritorcamposl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 04/05/2010 lAcessos: 1,088
    Nelson B. Sousa

    Vamos falar um pouco sobre a história da Administração. Seu surgimento, evolução e idéias durante o passar dos anos. Como era e como se entende hoje a Profissão de Administrador de Empresas. Texto baseado no original do informativo CRA/2005-Da autora Luncinda P Gomes.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Administraçãol 26/11/2008 lAcessos: 298,299 lComentário: 7

    Nos textos, mulher significa alma encarnada. Existem os espíritos de plena luz, citados nos textos como anjos celestiais que não foram criados na terra. Estes incriados filhos de Deus, não foram nascidos de mulher, isto é, não foram gerados por almas encarnadas no mundo. São messias e cristos, serres celestiais que iluminam os espíritos que nasceram em trevas terrena.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 17/12/2014

    O asno desde o período pré-cristão simbolizava a encarnação da alma. Antecedendo a figura do jumento usado pelo cristianismo como o animal usado como montaria por Jesus. A cruz Tau antecedeu a cruz cristã como símbolo de encarne.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/12/2014

    Jesus é o mensageiro divino enviado aos homens para ensinar-lhes a verdade, e, por ela, o caminho da salvação. É o protótipo da bondade e da sabedoria conjugadas e desenvolvidas em grau máximo. É o filho de Deus, como todas as criaturas. Revelador da primeira plana, não porque haja trazido ao mundo, pela primeira vez, uma parcela da Verdade Suprema, mas pela forma de revestir essa verdade, colocando-a ao alcance de todas as almas, e por ser também um dos mais excelsos ...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 06/12/2014

    Abala São luis é o evento que acontecer com as portas abertas para o públicos sem lucros, somente para entoa louvores e pregações para pessoas que gostam de adorar Deus

    Por: joilsonl Religião & Esoterismo> Religiãol 06/12/2014

    Mas uma vez os trabalhadores cristão foram alvo de o ataque somalis aonde foram levados para o monte aonde todos foram deitados de bruços e foram fuzilados. No total foram 32 cristão mortos pelos terrroristas.

    Por: joilsonl Religião & Esoterismo> Religiãol 05/12/2014

    Foi uma mancha que aconteceu na cidade de são luis aonde estiveram mas vinte mil pessoas manchado para jesus e louvado e glorificado o nome de Deus

    Por: joilsonl Religião & Esoterismo> Religiãol 04/12/2014 lAcessos: 12

    JESUS, o CRISTO Planetário criou este Orbe e tudo o que nele existe, o que devemos fazer é conservá-lo exuberante para a Sua honra e glória.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Religião & Esoterismo> Religiãol 02/12/2014
    Mariana Chaves

    O dilema de todas as igrejas é sempre uma unica questão...Dinheiro. É errado pagar para as pessoas que vivem da obra? Existe uma teoria bíblica para isso? A resposta é simples, sim existe uma teoria bíblica. Agora, pagar ou não fica a critério de cada um.

    Por: Mariana Chavesl Religião & Esoterismo> Religiãol 25/11/2014

    Nós somos estimulados pelo Google a fazer mapa de nossos sites em xml e a submetê-los. Entretanto, quando acompanhamos os relatórios emitidos pelo Google, observamos que o mapa do site que apresentamos tem pouco importância nas diversas análises que são feitas.

    Por: Ruy Mirandal Internet> Web Designl 06/02/2008 lAcessos: 1,881

    A punição pelos mecanismos de busca é um fenômeno quase corriqueiro na Interent. O Google é, de longe, o que mais pune. O drama é que muitas vezes não sabemos os motivos da punição, especialmente quando ela decorre de uma mudança na programação do mecanismos de busca, sem a devida comunicação ao público.

    Por: Ruy Mirandal Internet> SEO e SEMl 06/02/2008 lAcessos: 467

    A tag título deve ter um número limitado de caracteres. Existem pequenas diferenças entre Google e MSN de um lado, e Yahoo de outro, em relação ao número limite. A posição da marca da empresa pode ser relevante no posicionamento das palavras que preencherão o número de caracteres recomendados.

    Por: Ruy Mirandal Internet> Web Designl 05/02/2008 lAcessos: 1,444 lComentário: 1

    Pode-se dizer que as meta tags são importantes para todos os mecanismos de busca. Elas já tiveram importância maior em um passado recente. A ordenação dos sites, principalmente nos diretórios, dependia muito das meta tags.

    Por: Ruy Mirandal Internet> Web Designl 05/02/2008 lAcessos: 1,770

    Meta é um prefixo que entra na composição de muitas palavras, como por exemplo, metabolismo, metabólito. (Não confundir com o substantivo meta, popular entre nós, e que, entre outras coisas, significa aquele espaço que fica entre três páus ou hastes, e onde os jogadores de futebol fazem os gols.) Quando se fala em "meta tags" o prefixo fica separado do substantivo tag.

    Por: Ruy Mirandal Internet> Web Designl 05/02/2008 lAcessos: 1,315 lComentário: 1

    Existem alguns mitos envolvendo as meta tags descrição e palavra-chave e os mecanismos de busca, particularmente Google, Yahoo e MSN. Vamos examinar o assunto diretamente, citando esses mitos.

    Por: Ruy Mirandal Internet> Web Designl 05/02/2008 lAcessos: 1,944

    Para que você possa entender o que são as tags, vamos começar explicando o significado da palavra. Tag em inglês (a maioria das palavras na linguagem do computador são originadas do inglês) significa etiqueta, rótulo. E etiqueta é algo que colocamos em objetos, mercadorias, arquivos, etc. para nos ajudar na lida diária, para nos orientar.

    Por: Ruy Mirandal Internet> Web Designl 05/02/2008 lAcessos: 64,057 lComentário: 1

    Se você quiser que seu site se posicione bem no Google e outros mecanismos de busca, ao lado de várias ações, tem de inserir um blog nele. Esta é uma prática que se iniciou com o Google, mas que tem valor duvidoso para os internautas . Eu navego por muitos blogs, independentes ou acoplados em pastas ou diretório de sites, e não alcanço a importância que o Google começou a dar a eles senão a do seu interesse comercial.

    Por: Ruy Mirandal Internet> Blogsl 05/02/2008 lAcessos: 188

    Comments on this article

    0
    Anônimo 26/05/2011
    Muito bom. Eu gostei, particularmente, desse texto. Em alguns aspectos é muito parecido com o meu pensamento. Acredito que a Bíblia seja mal interpretada, seja levada ao pé da letra, quando na verdade ela revela grandes enigmas que se interpretados ao "pé da letra" não fazem total sentido. Achei muito bom, apesar de discrodar de algumas poucas coisas, porém achei fantástica a sua forma de observar.
    E para quem disse ser babaquice, deem argumentos plausíveis sobre o assunto antes de dizer algo. A Bíblia é a palavra de Deus. Deus é sábio. Deus não simplesmente diz algo. Ele nos faz pensar.

    "Todo prudente procede com CONHECIMENTO" Provérbios (13.16)
    0
    Arnaldo Ribeiro 14/03/2011
    O ALTISSIMO JÁ FAZ JUSTIÇA NA TERRA COM A DESTRA DO CRISTO:

    (JR.33.2) – Assim diz o Senhor que faz estas cousas, o Senhor que as forma para as estabelecer (Senhor é o seu nome): (EX.3.14) – Eu sou o sábio que me enviou a vós outros, (SL.33.19) – para livrar-lhes a alma da morte, e no tempo da fome conservar-lhes a vida: (MT.15.10)–Ouvi e entendei, (2PE.1.20) – sabendo primeiramente isto: Há meio século eu me tornei escravo da liberdade do meu próprio Ser em Cristo, empenhado em esquadrinhar o Tratado Bíblico, no afã de me preparar como Guia dos Guias espirituais, para poder conduzir o povo de Deus à terra prometida. Tenho testado as almas nessa fé, e muitas terão dificuldades em alcançar a relevância dessa obra, dado a sua complexidade aliada à descrença reinante nessa terra pagã e sem futuro. Mas Deus é testemunho de que é com a mais pura das intenções que exorto o estudo acurado da nossa bibliogênese; porque sei que essa humanidade infiel e pervertida, já não poderá subsistir sem o conhecimento que Jesus nos passa através dela.
    (LV.17.12) – Portanto, tenho dito aos filhos de Israel: (SL.58.11) – Na verdade, há recompensa para o justo, há um Deus, com efeito, que julga na terra; pois é o Espírito Santo que revela ao mundo o ex-segredo guardado nas 98 letras e 7 sinais dessa parábola:

    (NM.16.28) – ENTÃO, DISSE MOISÉS: NISTO CONHECEREIS QUE O SENHOR ME ENVIOU A REALIZAR TODAS ESTAS OBRAS, QUE NÃO PROCEDEM DE MIM MESMO:

    (MC.14.27) – Todos vós vos escandalizareis porque está escrito:

    E CRISTO DIZ AOS HOMENS CONSCIENTES: ESTÃO VENDO QUE ESSE SER É MEU ESPÍRITO EM ARNALDO RIBEIRO, NAS MÃOS DO HOMEM QUE AMA.

    (GL.4.16) – Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade? (JÓ.19.4) – Embora haja eu, na verdade, errado, comigo ficará o meu erro. (1CO.4.3) – Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano, nem eu julgo a mim mesmo; (1CO.4.3) – porque se julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados. (2CO.5.10) – Importa que compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo; (LS.1.15) – porque a justiça é perpetua e imortal: (MT.10.18) – Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes Aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo: (HB.10.30) – Óra, nós conhecemos Aquele que disse: A mim pertence a vingança, Eu retribuirei: (IS.46.13) – Faço chegar a minha Justiça e não está longe: (MT.5.6) – Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça; porque serão fartos.
    0
    Arnaldo Ribeiro 08/03/2011
    REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, deve fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...
    0
    Arnaldo Ribeiro 28/01/2011
    DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO:
    (GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

    Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

    (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

    Outro exemplo:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO, (2JB.1.2) – POR CAUSA DA VERDADE QUE PERMANECE EM NÓS, E CONVOSCO ESTARÁ PARA SEMPRE; (2CO.13.8) – PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE.

    (Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudéssemos agir tanto divinamente como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).
    0
    Arnaldo Ribeiro 26/01/2011
    FORJANDO OS VERDADEIROS DISCIPULOS DE CRISTO POR AMOR À CAUSA DOS JUSTOS:
    O ESPÍRITO DOS SANTOS PROFETAS DESPERTA OS DISCIPULOS DO CRISTO VIVO, REVELANDO O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS: (RM.9.1) – Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (RM.10.11) – porquanto a Escritura diz:
    (MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) - A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (HB.12.25) - – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (LC.10.24) – pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: Vede o que o Espírito Santo nos revela ao recompormos as 116 letras e os 4 sinais, que compõem esta parábola:
    (AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:
    (LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:
    AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:
    (JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JÓ.33.3) – As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (LC.14.27) – E qualquer que não tomar a sua cruz e vir após mim, não pode ser meu discípulo: (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina. ((1TS.5.18) – Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco.
    0
    Arnaldo Ribeiro 01/01/2011
    REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, deve fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...
    1
    geovana 23/11/2010
    isso e um verdadeira comedia
    bando de babacas
    1
    rock 22/10/2010
    esse texto é a maior baboseira,esse texto é de botar um para dormir.
    1
    hacker 18/10/2010
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk oiiiiiiiiiiiiiii q coisa feia esse texto ,, vão postar coisa melhor
    2
    victor 26/08/2010
    Se o homen é a evolução dos chimpanzés, porque estes ainda existem? E a sobrevivência do mais forte? Para que ocorreu essa evolução? Entendo que quando uma evolução ocorre a antiga espécie deixa de existir, então...
    0
    johnny Lima 01/06/2010
    Parece ser uma argumentação interessante, mas não passa de uma fantasia. Percebo que seu conhecimento sobre bíblia deixou a desejar, do lado da evolução que é uma teoria e nunca irá passar disso você está muito bem, ainda bem que você não tem bases para dizer que as costelas de Adão são os cromossomos, porque você mesmo falou que simboliza e que é realmente. O homem e macaco são doferentes, o homem tem 46 cromossomos e o macaco 48, a até agora os que dizem haver mudanças nos cromossomos não conseguiram provar. A criança com dois anos ainda nem sabe diretamente o que é viver, mas o macaco com dois anos já faz o que o ser humano não faz. Você pode tentar fazer uma conexão entre bíblia e evolução, mas será perda de tempo,
    1
    Ronaldo 09/03/2010
    legal.bacana
    0
    willian 07/02/2010
    Priscila, sobre essa passagem a que vc comentou ("Genesis 2:7 "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."). Tenho uma forte opiniã que também tem comprovação científica.
    Que é que todos nós viemos do pó das estrelas. Afinal, somos formado de elementos encontrados por todo o universo... Principalmente da terra! Assim quando a vida surgiu, nós havíamos sido formado com a matéria ambiente.
    0
    Priscila 09/06/2009
    Isso é estremamente ridículo. Se o que deu início ao ser humano foi a fusão de um cromosso da célula sexual do chipanzé, nós poderímos muito bem fazer nascer pessoas a partir de macacos. Bom, e já que se está dizendo que a Bíblia retrata a evolução numa linguagem simbólica, o que significaria a passagem de Genesis 2:7 "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."? E se o homem tivesse vindo de um animal, como teria adquirido a capacidade de pensar, dialogar, resolver problemas, criar, analizar e aprimorar conhecimentos? Dos macacos que não poderia ter sido!! Pensem a respeito.
    0
    blenda 04/06/2009
    Quando eu vii esse assunto eu naum acreditei passei umas 2 semana procurando esse assunto e quando entrei nesse site encontrei tudo q eu queria ;*
    MuitO'h baum mermo viiu; dollei...
    kkkkkkkk
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast