Incesto Na Bíblia

Publicado em: 26/10/2008 |Comentário: 8 | Acessos: 3,392 |

INCESTO NA BÍBLIA


Um rol imenso de pessoas já ouviu falar nesta palavra, mas um número significativo não sabe ou desconhece sua sinonímia. Queríamos ressaltar que o mundo começou com violência, teve um prolongamento dessa barbárie no decorrer da Idade Antiga, Idade média, Contemporâneo e persiste com muito rigor e vigor nos dias atuais. A diferença de percentual, de números não se pode calcular, mas temos uma idéia de como se disseminou essa praga entre as civilizações. Se a mídia e os meios de comunicações tivessem seu nascedouro tempos atrás, com certeza a estatística seria medida com precisão e sem falhas.

Um rol imenso de pessoas já ouviu falar nesta palavra, mas um número significativo não sabe ou desconhece sua sinonímia. Queríamos ressaltar que o mundo começou com violência, teve um prolongamento dessa barbárie no decorrer da Idade Antiga, Idade média, Contemporâneo e persiste com muito rigor e vigor nos dias atuais. A diferença de percentual, de números não se pode calcular, mas temos uma idéia de como se disseminou essa praga entre as civilizações. Se a mídia e os meios de comunicações tivessem seu nascedouro tempos atrás, com certeza a estatística seria medida com precisão e sem falhas.


O homicídio é descrito pelo livro considerado sagrado por algumas religiões cristãs. Traição, rivalidade ou ódio entre irmãos é também um dos temas de reflexão filosófica ou literária mais antiga do mundo. Conhecê-lo é importante para a formação cultural e, com certeza, segundo os psiquiatras Freud ou Jung, um ponto de partida para a compreensão de parte da psique humana. Para a pesquisadora Terezinha Falcão Freire, os constantes homicídios verificados dentro do seio familiar são provocados pela inversão de valores que toma conta do atual modelo de sociedade.


“O homem hoje não é mais o fim da sociedade, mas sim o lucro e o poder. Nesse contexto, a instituição familiar vem enfraquecendo e dando lugar ao individualismo”, afirma a pesquisadora, responsável pelo tratamento teórico dos dados da recente pesquisa da Ufal que fez o levantamento completo da situação social do complexo de favelas do Dique Estrada, às margens da Lagoa Mundaú. Fratricida uma palavra que deriva do latim refere-se ao assassino de irmão ou de irmã; pessoa que assassina ou concorre para a morte ou ruína de outrem.



(Nessas acepções podem ser inseridas as atitudes de Caim); que mata irmão ou irmã. Que concorre para a morte ou ruína de pessoas que devem ser estimadas como irmãos, ou que lhes dá a morte: relativo a fratricídio. No ponto básico e de causa específica para constituição da matéria tivemos que ressaltar as nuances anteriores. O incesto que é o assunto de nossa crônica trata-se de crime, mas um crime diferente ou com aspectos diferentes.


Incesto vem do latim como a maioria das palavras, incestu sua sinonímia está ligada intrinsecamente a união sexual ilícita entre parentes consangüíneos, afins ou adotivos, também podendo ser considerado torpe, incasto, incestuoso. Olhem, ou vejo como certa tristeza e às vezes fico na dúvida em comentar determinados acontecimentos trágicos que estão inseridos no livro Sagrado dos Cristãos. Assim como no assassinato onde um irmão aniquila o outro por inveja, ódio e outras causas, o incesto também está estampado nas “palavras de Deus”, como costumam chamar. “A destruição de Sodoma e Gomorra e um caso de incesto.


Queríamos reafirmar que este relato não é de minha autoria, mas faz parte do Livro sagrado. “então o “Senhor” fez chover enxofre fogo do ‘Senhor’ desde os Céus, sobre Sodoma e Gomorra (Gên.19-24). Apenas Ló e suas duas filhas, por disposição de “Deus” escaparam indo viver em uma caverna. Então, a primogênita disse a mais nova: “Nosso pai já é velho, de muita idade e não existe varão na Terra que entre em nós o ato sexual. Segundo o costume de toda a Terra” (Gên. 19-31).E deram vinho ao pai, embebedando-o. “Naquela noite a primogênita deitou-se com seu pai”. (Gên 19.33). No dia seguinte, ambas tomaram a mesma decisão e praticaram juntas o mesmo ato ou operação, deitando-se o pai com a menor . Gên 19:36).


Alguns indagam: será que Ló no dia seguinte ainda estava bêbado ou o embriagaram outra vez? Na primeira hipótese, ele praticou o sexo (o ato sexual) lúcido; na segunda hipótese, ele “se deixou” embriagar esperando prazerosamente, o que ia acontecer. (Carlos Bernardo Loureiro). A primogênita teve um filho a que deu o nome de Moabe (pai dos Moabitas). E a mais nova deu a luz a um filho que se chamou Benami (pai dos filhos de Amon). Pegando um gancho do livro do confrade Carlos Bernardo Loureiro (A Bíblia e seus absurdos)- em busca da verdade, não foi em vão ou sem razão que o Dr. Tom Horner, teólogo norte-americano (autor do livro “O Sexo na Bíblia”), afirmou: Afinal de contas, a Bíblia, é um livro muito sensual. A opinião do capelão de Skidmore College se nos baseia em vários fatos e lances marcantes de sexualidade, identificados na Bíblia, desde o lendário episódio envolvendo Adão e Eva.

A Bíblia tem belos ensinamentos e servem de base ou viés para uma vida mais regrada e com mais amor, mas assim como ela constrói, desfaz tudo ao mesmo tempo, pelas inconveniências nela contidas. Será que nos dias atuais era da tecnologia, da evolução da ciência, o pensamento religioso do mundo cristão deve permanecer no mesmo estilo e formato em que veio a luz, há dois milênios? Uma pergunta sábia para uma resposta sábia. Pensem nisso!Vemos assim, claramente e abertamente, que o Livro realmente não pode ser a palavra de Deus, sagrada, intocável, inquestionável, pois muita coisa que a Bíblia narra em seus conteúdos ainda são praticados nos dia de hoje. Infelizmente!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIRCE

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 21 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/incesto-na-biblia-617160.html

    Palavras-chave do artigo:

    sexo bebida delito

    Comentar sobre o artigo

    Prof. JV de Miranda Leão Neto

    Depois que as últimas ditaduras islâmicas começaram a ruir, e vendo o estado de total impunidade no Brasil, chegou uma boa hora para se refletir sobre punições.

    Por: Prof. JV de Miranda Leão Netol Notícias & Sociedade> Polítical 11/04/2012 lAcessos: 215

    Este trabalho expõe como a discussão sobre o aborto provoca razões constitucionais como o direito à vida e à dignidade humana, e examina a forma como esta questão controversa, fora do âmbito do direito penal, entrando em questões de filosofia, ética, jurídica, política, moral e religiosos. Na realização deste estudo utilizam-se os métodos dedutivos, partindo-se de uma construção geral que visa obter resultados específicos. Sendo adotada a pesquisa bibliográfica e jurisprudencial.

    Por: ARIELE APARECIDA PERESl Direitol 25/01/2011 lAcessos: 3,963

    O presente trabalho é um estudo criterioso acerca da lei de alienação parental. Resumidamente, ocorre alienação parental quando um dos genitores incute na mente do filho ideias depreciativas a respeito do outro genitor, aproveitando-se da dificuldade acerca da percepção da realidade, buscando turbar a formação da percepção social da criança ou do adolescente. A lei de alienação parental foi instituída pela Lei nº 12.318/2010. Contudo, anteriormente ao seu advento, a alienação parental já era rec

    Por: Ana Paula Kapplerl Direito> Doutrinal 11/11/2014 lAcessos: 18
    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    Grande número de pessoas quando recorrem ao tratamento psicoterápico, fazem-no em busca da cura de seus filhos mentalmente enfermos. Como o organismo funciona como um todo; podemos dizer que eles estão psico e fisicamente enfermos.

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 26/03/2011 lAcessos: 225
    Wagner José Siebra

    Se trata de um relato sobre a justiça, a classe média e as hipocrisias da vida, e a pressão que o Estado exerce em relação ao indivíduo.

    Por: Wagner José Siebral Literatura> Crônicasl 09/11/2013 lAcessos: 35
    Rogerio Fernando Cozer

    Infelizmente por falta de informação de muitas pessoas o uso da maconha esta sendo regulamentado. Esta matéria mostra que a maconha é tão destruidora quanto a qualquer outra droga, pois ela é a porta de entrada para as drogas mais pesadas.

    Por: Rogerio Fernando Cozerl Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/11/2011 lAcessos: 69
    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    Trabalho científico de Psicobilogia enfocando os caminhos neurais dos estímulos ambientais para o cérebro, a fim de formar a Mente culta e útil para a pessoa e para a Sociedade. Explica as consequências negativas ou positivas do conhecimento e da falta de Conhecimento.

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 11/09/2011 lAcessos: 221
    Eduardo Veronese da Silva

    ALGUNS COMPORTAMENTOS ADOTADOS POR CERTAS PESSOAS DA SOCIEDADE, TEM CONTRIBUIDO PARA O AUMENTO DO NÚMERO DE ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS EM NOSSAS CIDADES. FATO AGRAVANTE A SER DESTACADO, É QUE NA GRANDE MAIORIA OCORREM VÍTIMAS FATAIS, E O PIOR, DE PESSOAS TOTALMENTE INOCENTES.

    Por: Eduardo Veronese da Silval Direitol 18/05/2011 lAcessos: 401

    A presente resenha apresenta os principais pontos trabalhado por Montesquieu sobre o que ele entende sobre o Espírito das Leis.

    Por: Vicente Vagner Cruzl Notícias & Sociedade> Polítical 09/05/2011 lAcessos: 9,458

    As almas são produtos de duas classes de espíritos, os celestes ou os terrestres. O termo filho do Homem significa alma produto de um espírito pai. O Homem superior produz luz em forma de sabedoria. O homem inferior produz o mal em suas trevas.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 29/01/2015

    Que lugar ocupamos no plano da Criação? Quais são as influências e forças que atuam sobre nós? Em que se fundamentam nossas ações? Para responder a essas e outras perguntas necessitamos trilhar a senda do Autoconhecimento.

    Por: Fabiol Religião & Esoterismo> Religiãol 28/01/2015

    As almas são manifestações utilizadas pelos espíritos para poderem manifestar suas inteligências na matéria. Espíritos não se apresentam através de memória no plano terrestre. Isto compete exclusivamente às almas senhoras das lembranças. Esta proposição recebe confirmações em inúmeros textos bíblicos.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 28/01/2015
    JUNIOR OMNI

    OS "EUNUCOS" descritos por Jesus, em Mateus 19:11-12, NÃO ERAM HOMENS "GAYS". NUNCA JESUS ENSINOU ISSO. O que JESUS explicou a respeito dos "EUNUCOS" era que, QUANDO UM HOMEM NASCIA COM OS TESTÍCULOS ESMAGADOS, ATROFIADOS, e por causa disso, NÃO SENTIA DESEJOS SEXUAIS POR MULHERES, estes ficavam sem CASAR-SE COM MULHER. Vivendo suas vidas na completa ABSTINÊNCIA SEXUAL, ou seja: SEM FAZER SEXO COM NINGUÉM.

    Por: JUNIOR OMNIl Religião & Esoterismo> Religiãol 27/01/2015

    Porque devemos entender que os espíritos devem possuir algum tipo de corpo seja sútil ou denso? Os ciclos de entendimento determinam periodicamente o raciocínio com profundidade.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/01/2015 lAcessos: 11
    JORGE FLOQUET

    Para tudo! Essa foi a solicitação que recebi para escrever sobre premonição. Então perguntei: posso pelo menos jantar, após uma jornada de trabalho? Não! Foi a resposta. Mas, como assim? Sim, pode! Mas seja rápido, pois não tenho muito tempo para lhe passar uma informação. Após, esse tempo e sem a higienização de um final de jornada veio a afirmativa. A humanidade passará por uma das maiores privações nos próximos meses!

    Por: JORGE FLOQUETl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/01/2015

    O que entendemos e o que se entende por Espírito? Segundo os teólogos e as grandes religiões, espírito é pela sua essência espiritual, um ser indefinido, abstrato, que não pode ter ação direta sobre a matéria, sendo-lhe indispensável um intermediário que é o envoltório fluídico, o qual, de certo modo; faz parte integrante dele. O que caracteriza essencialmente o espírito é a consciência, isto é, o eu, mediante o qual ele se distingue do que não está nele,...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/01/2015

    Os cientistas estudam há anos a formação do mundo, a origem do universo e como surgiu a vida na Terra. Temos a informar que segundo nossos estudos e conhecimentos viviam na Terra, seres estranhos, que mais se pareciam com macacos do que Homens, de modo que os estudiosos os chamam homens-macacos.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/01/2015 lAcessos: 13

    A história do Brasil sempre foi construída de atos e fatos que enobrecem qualquer cidadão. Como acontece na vida humana fatos negativos aconteceram, no entanto não tiraram o brilho de nossa história, mas quando foi criado o Partido dos Trabalhadores (PT) a história do Brasil passou de gloriosa a uma derrocada sem proporções e tamanhos.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 28/01/2015

    De repente uma nuvem abençoada cobria todo cenário. Não era calvário, mas belo recanto que nos acolhia para o amor… Um torpor esquentava meu corpo e gozosas sensações ela sentia, era um amor extraordinário.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 27/01/2015

    Os acontecimentos do dia a dia, os atos e fatos, a inoperância dos governos (municipal, estadual e federal), a desumanidade, a falta de amor ao próximo, o egoísmo exacerbado, o apegamento exagerado às coisas materiais, em especial o vil metal ganho de forma irregular, a violência, a disputa homérica pelo poder, pelas melhores pastas governamentais e o desprezo incomum aos pobres, carentes e ...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 25/01/2015

    Teus olhos são lindos, brilhantes e chamativos de amor fecundo… Suas pálpebras tem algo incomum, pois são como duas conchas iluminadas, Encantam como ninguém, todavia, porém, contudo deixam um encanto profundo. A tua face emoldura uma bela senhora de beleza descomunal e de sutilezas diferenciadas. Olhos acesos, coloridos, embevecidos de amor que chamam a atenção do mundo…

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 22/01/2015

    Falar e explicar regimes políticos, e estilos políticos não é tarefa fácil. Socialismo palavra derivado do francês (socialisme) é a doutrina que prega a primazia dos interesses da sociedade sobre os dos indivíduos, e defende a substituição da livre-iniciativa pela ação coordenada da coletividade, na produção de bens e na repartição da renda. Sistema político que adota essa doutrina. O socialismo poder ser científico, marxista, revolucionário e utópico.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 21/01/2015

    O que entendemos e o que se entende por Espírito? Segundo os teólogos e as grandes religiões, espírito é pela sua essência espiritual, um ser indefinido, abstrato, que não pode ter ação direta sobre a matéria, sendo-lhe indispensável um intermediário que é o envoltório fluídico, o qual, de certo modo; faz parte integrante dele. O que caracteriza essencialmente o espírito é a consciência, isto é, o eu, mediante o qual ele se distingue do que não está nele,...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/01/2015

    Os cientistas estudam há anos a formação do mundo, a origem do universo e como surgiu a vida na Terra. Temos a informar que segundo nossos estudos e conhecimentos viviam na Terra, seres estranhos, que mais se pareciam com macacos do que Homens, de modo que os estudiosos os chamam homens-macacos.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/01/2015 lAcessos: 13

    A benevolência para com os semelhantes, fruto do amor ao próximo, produz a afabilidade e a doçura, que lhe são a manifestação. A dor é uma bênção que de Deus envia aos seus eleitos, não vos aflijais, pois, quando sofrerdes, mas bendizei, ao contrário, o Deus todo-poderoso que vos marcou pela dor neste mundo para a glória do céu. Tudo se resume em paciência e doçura, dois atributos que todo ser humano poderá enfrentar no orbe em que vivemos. Por incrível que pareça os dicionários quando se ...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 15/01/2015

    Comments on this article

    1
    Claudio 13/12/2009
    Caro amigo, quero saber mais acerca do seus conhecimentos e compartilhar contigo as maravilhas do tesouro do reino. Aguardo resposta e desde já antecipo agradecimentos.
    0
    ANTONIO PAIVA RODRIGUES 13/08/2009
    SENHOR FÁBIO MUITOS LIVROS QUE NÃO SÃO PALAVRAS DE DEUS TRAZEM ENSINAMENTOS MARAVILHOSOS. PRINCIPALMENTE AQUELES DE AUTOAJUDA E AUTOESTIMA. VOCÊ PRECISA SE INTEIRAR MAIS A RESPEITO DA HISTÓRIA DAS RELIGIÕES PARA DEPOIS NOMINAR AS PESSOAS DE LEIGOS. QUANTO CITAS A PALAVRA LEIGO DÁS A ENTENDER QUE SABES DE TUDO E ISSO É INACREDITÁVEL.QUEM IMPRIMIU A PRIMEIRA BÍBLIA? QUAL O MÉTODO UTILIZADO? QUANTAS PÁGINAS TENHA ESSA BÍBLIA? QUANTO ELA PESOU?. DE ONDE VIERAM AS INFORMAÇÕES? COMO O IMPRESSOR CONSEGUIU REUNIR TODAS AS PASSAGENS. QUEM A TRADUZIU PARA O PORTUGUÊS. EM QUANTAS LÍNGUAS ELA FOI TRADUZIDAS. QUEM COMETEI 2.000 ERAS QUANDO A TRADUZIU PARA O PORTUGUÊS. QUEM TERIA ORDENADO A RETIRADA DE 7 LIVROS DA BÍBLIA DE UMA RELIGIÃO PARA SATISFAZER OS ANSEIOS DE UM SER HUMANO. EU PASSARIA DIAS ESCREVENDO E PERGUNTANDO NUANÇAS PARA HISTÓRIA BÍBLICA.CARO FÁBIO SEJA MAIS HUMILDE, POIS O HOMEM MAIS HUMILDE QUE PISOU ESTA TERRA QUE VIVEMOS AGORA MORREU CRUCIFICADO PELA INVEJA DE SEUS PRÓPRIOS IRMÃOS. PENSE NISSO!!!!
    0
    ANTONIO PAIVA RODRIGUES 09/08/2009
    JÁ ME MANIFESTEI SOBRE O ASSUNTO.OBRIGADO. FICA COM DEUS.
    0
    Toguer 07/08/2009
    Além do caso das filhas de Ló, está inserido na Bíblia outro caso incestuoso: o de Abraão que foi casado com a própria irmã, Sara.Está no Gênesis, capítulo 20, versículo 12:"De resto, ela é minha irmã, filha de meu pai sem ser filha de minha mãe, e ela tornou-se minha mulher".O Antigo Testamento está repleto de maus exemplos (como mostrado anteriormente) para toda humanidade:incestos, infanticídios,assassinatos,conspirações,mentiras...todos eles condescendentes com a "vontade divína".Não é a toa que o ocidente sempre esteve em decadência moral;influenciado nos últimos dois mil anos por textos que conservam toda ignomínia humana, patrocinada por uma divindade que se diz justa e cheia de compaixão.
    0
    sws 11/07/2009
    perfeitos em seus comentarios Claudia Maria,e Fabio,a biblia é sim,sempre foi e sempre será a inquestionavel palavra de Deus,ela não esconde nada nem camufla acontecimentos,tudo ficou registrado,para ensinar-nos a agir de forma correta,em proverbios tem um versiculo q diz q o sabio aprende com o erro do tolo,isto é,se vc ver as consequencias desse ato de ló,serás sabio se não fizeres semelhante a ele,a biblia é um livro atualíssimo,pois como esse cidadão mesmo citou coisas q acontecia naquela época continuam acontecendo nos dias atuais,justamente pq são profecias,e profecia pra quem não sabe,está direcionada a fatos e acontecimentos futuros,como vemos mtas q ja se cumpriram,outras q estão se cumprindo e aquelas que ainda irão se cumprir.Portanto, pra falar da autenticidade da biblia como a inerrante palavra de Deus,tem q crer nas escrituras,e isso só é possivel através da fé,q nós critãos temos em Jesus Cristo nosso salvador.
    1
    Fabio 30/06/2009
    "Será que nos dias atuais era da tecnologia, da evolução da ciência, o pensamento religioso do mundo cristão deve permanecer no mesmo estilo e formato em que veio a luz, há dois milênios? Uma pergunta sábia para uma resposta sábia. Pensem nisso!Vemos assim, claramente e abertamente, que o Livro realmente não pode ser a palavra de Deus, sagrada, intocável, inquestionável, pois muita coisa que a Bíblia narra em seus conteúdos ainda são praticados nos dia de hoje. Infelizmente!"

    Veja a sua citação acima , você é tão leigo no assunto que você mesmo se contradiz , dizendo que a biblia é tão antiga para ser usada nos dias de hoje e ao mesmo tempo diz que muita coisa da biblia acontece nos dias de hoje. Aceite a Jesus e verás o absurdo que você escreve. O dia em que algum ser humano provar que a biblia é mentira , eu rasgo ela e paro de segui-la , mas enquanto isso não acontece temos que ficar ouvindo esses absurdos .
    1
    ANTONIO PAIVA RODRIGUES 21/05/2009
    OBRIGADO MINHA AMIGA CLAÚDIA PELO COMENTÁRIO. QUE DEUS TE PROTEJA E LEMBRE-SE QUE JESUS TE AMA. ABRAÇOS.
    0
    Cláudia Maria 20/05/2009
    O Caso das filhas de Ló é uma narração de um fato verídico. em nenhum momento consta que a atitude delas e de Ló foi correta. É tanto que os filhos do incesto foram problemáticos e amaldiçoados. Na bíblia encontram relatos de homens com virtudes e defeitos ao mesmo tempo, não há super-homens, apenas homens que ora acertam ora erram. E as suas atitudes têm consequencias.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast