Incesto Na Bíblia

Publicado em: 26/10/2008 |Comentário: 8 | Acessos: 3,411 |

INCESTO NA BÍBLIA


Um rol imenso de pessoas já ouviu falar nesta palavra, mas um número significativo não sabe ou desconhece sua sinonímia. Queríamos ressaltar que o mundo começou com violência, teve um prolongamento dessa barbárie no decorrer da Idade Antiga, Idade média, Contemporâneo e persiste com muito rigor e vigor nos dias atuais. A diferença de percentual, de números não se pode calcular, mas temos uma idéia de como se disseminou essa praga entre as civilizações. Se a mídia e os meios de comunicações tivessem seu nascedouro tempos atrás, com certeza a estatística seria medida com precisão e sem falhas.

Um rol imenso de pessoas já ouviu falar nesta palavra, mas um número significativo não sabe ou desconhece sua sinonímia. Queríamos ressaltar que o mundo começou com violência, teve um prolongamento dessa barbárie no decorrer da Idade Antiga, Idade média, Contemporâneo e persiste com muito rigor e vigor nos dias atuais. A diferença de percentual, de números não se pode calcular, mas temos uma idéia de como se disseminou essa praga entre as civilizações. Se a mídia e os meios de comunicações tivessem seu nascedouro tempos atrás, com certeza a estatística seria medida com precisão e sem falhas.


O homicídio é descrito pelo livro considerado sagrado por algumas religiões cristãs. Traição, rivalidade ou ódio entre irmãos é também um dos temas de reflexão filosófica ou literária mais antiga do mundo. Conhecê-lo é importante para a formação cultural e, com certeza, segundo os psiquiatras Freud ou Jung, um ponto de partida para a compreensão de parte da psique humana. Para a pesquisadora Terezinha Falcão Freire, os constantes homicídios verificados dentro do seio familiar são provocados pela inversão de valores que toma conta do atual modelo de sociedade.


“O homem hoje não é mais o fim da sociedade, mas sim o lucro e o poder. Nesse contexto, a instituição familiar vem enfraquecendo e dando lugar ao individualismo”, afirma a pesquisadora, responsável pelo tratamento teórico dos dados da recente pesquisa da Ufal que fez o levantamento completo da situação social do complexo de favelas do Dique Estrada, às margens da Lagoa Mundaú. Fratricida uma palavra que deriva do latim refere-se ao assassino de irmão ou de irmã; pessoa que assassina ou concorre para a morte ou ruína de outrem.



(Nessas acepções podem ser inseridas as atitudes de Caim); que mata irmão ou irmã. Que concorre para a morte ou ruína de pessoas que devem ser estimadas como irmãos, ou que lhes dá a morte: relativo a fratricídio. No ponto básico e de causa específica para constituição da matéria tivemos que ressaltar as nuances anteriores. O incesto que é o assunto de nossa crônica trata-se de crime, mas um crime diferente ou com aspectos diferentes.


Incesto vem do latim como a maioria das palavras, incestu sua sinonímia está ligada intrinsecamente a união sexual ilícita entre parentes consangüíneos, afins ou adotivos, também podendo ser considerado torpe, incasto, incestuoso. Olhem, ou vejo como certa tristeza e às vezes fico na dúvida em comentar determinados acontecimentos trágicos que estão inseridos no livro Sagrado dos Cristãos. Assim como no assassinato onde um irmão aniquila o outro por inveja, ódio e outras causas, o incesto também está estampado nas “palavras de Deus”, como costumam chamar. “A destruição de Sodoma e Gomorra e um caso de incesto.


Queríamos reafirmar que este relato não é de minha autoria, mas faz parte do Livro sagrado. “então o “Senhor” fez chover enxofre fogo do ‘Senhor’ desde os Céus, sobre Sodoma e Gomorra (Gên.19-24). Apenas Ló e suas duas filhas, por disposição de “Deus” escaparam indo viver em uma caverna. Então, a primogênita disse a mais nova: “Nosso pai já é velho, de muita idade e não existe varão na Terra que entre em nós o ato sexual. Segundo o costume de toda a Terra” (Gên. 19-31).E deram vinho ao pai, embebedando-o. “Naquela noite a primogênita deitou-se com seu pai”. (Gên 19.33). No dia seguinte, ambas tomaram a mesma decisão e praticaram juntas o mesmo ato ou operação, deitando-se o pai com a menor . Gên 19:36).


Alguns indagam: será que Ló no dia seguinte ainda estava bêbado ou o embriagaram outra vez? Na primeira hipótese, ele praticou o sexo (o ato sexual) lúcido; na segunda hipótese, ele “se deixou” embriagar esperando prazerosamente, o que ia acontecer. (Carlos Bernardo Loureiro). A primogênita teve um filho a que deu o nome de Moabe (pai dos Moabitas). E a mais nova deu a luz a um filho que se chamou Benami (pai dos filhos de Amon). Pegando um gancho do livro do confrade Carlos Bernardo Loureiro (A Bíblia e seus absurdos)- em busca da verdade, não foi em vão ou sem razão que o Dr. Tom Horner, teólogo norte-americano (autor do livro “O Sexo na Bíblia”), afirmou: Afinal de contas, a Bíblia, é um livro muito sensual. A opinião do capelão de Skidmore College se nos baseia em vários fatos e lances marcantes de sexualidade, identificados na Bíblia, desde o lendário episódio envolvendo Adão e Eva.

A Bíblia tem belos ensinamentos e servem de base ou viés para uma vida mais regrada e com mais amor, mas assim como ela constrói, desfaz tudo ao mesmo tempo, pelas inconveniências nela contidas. Será que nos dias atuais era da tecnologia, da evolução da ciência, o pensamento religioso do mundo cristão deve permanecer no mesmo estilo e formato em que veio a luz, há dois milênios? Uma pergunta sábia para uma resposta sábia. Pensem nisso!Vemos assim, claramente e abertamente, que o Livro realmente não pode ser a palavra de Deus, sagrada, intocável, inquestionável, pois muita coisa que a Bíblia narra em seus conteúdos ainda são praticados nos dia de hoje. Infelizmente!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIRCE

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 21 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/incesto-na-biblia-617160.html

    Palavras-chave do artigo:

    sexo bebida delito

    Comentar sobre o artigo

    Prof. JV de Miranda Leão Neto

    Depois que as últimas ditaduras islâmicas começaram a ruir, e vendo o estado de total impunidade no Brasil, chegou uma boa hora para se refletir sobre punições.

    Por: Prof. JV de Miranda Leão Netol Notícias & Sociedade> Polítical 11/04/2012 lAcessos: 234

    Este trabalho expõe como a discussão sobre o aborto provoca razões constitucionais como o direito à vida e à dignidade humana, e examina a forma como esta questão controversa, fora do âmbito do direito penal, entrando em questões de filosofia, ética, jurídica, política, moral e religiosos. Na realização deste estudo utilizam-se os métodos dedutivos, partindo-se de uma construção geral que visa obter resultados específicos. Sendo adotada a pesquisa bibliográfica e jurisprudencial.

    Por: ARIELE APARECIDA PERESl Direitol 25/01/2011 lAcessos: 3,988

    O presente trabalho é um estudo criterioso acerca da lei de alienação parental. Resumidamente, ocorre alienação parental quando um dos genitores incute na mente do filho ideias depreciativas a respeito do outro genitor, aproveitando-se da dificuldade acerca da percepção da realidade, buscando turbar a formação da percepção social da criança ou do adolescente. A lei de alienação parental foi instituída pela Lei nº 12.318/2010. Contudo, anteriormente ao seu advento, a alienação parental já era rec

    Por: Ana Paula Kapplerl Direito> Doutrinal 11/11/2014 lAcessos: 29
    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    Grande número de pessoas quando recorrem ao tratamento psicoterápico, fazem-no em busca da cura de seus filhos mentalmente enfermos. Como o organismo funciona como um todo; podemos dizer que eles estão psico e fisicamente enfermos.

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 26/03/2011 lAcessos: 228
    Wagner José Siebra

    Se trata de um relato sobre a justiça, a classe média e as hipocrisias da vida, e a pressão que o Estado exerce em relação ao indivíduo.

    Por: Wagner José Siebral Literatura> Crônicasl 09/11/2013 lAcessos: 38
    Rogerio Fernando Cozer

    Infelizmente por falta de informação de muitas pessoas o uso da maconha esta sendo regulamentado. Esta matéria mostra que a maconha é tão destruidora quanto a qualquer outra droga, pois ela é a porta de entrada para as drogas mais pesadas.

    Por: Rogerio Fernando Cozerl Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/11/2011 lAcessos: 71
    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    Trabalho científico de Psicobilogia enfocando os caminhos neurais dos estímulos ambientais para o cérebro, a fim de formar a Mente culta e útil para a pessoa e para a Sociedade. Explica as consequências negativas ou positivas do conhecimento e da falta de Conhecimento.

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 11/09/2011 lAcessos: 227
    Eduardo Veronese da Silva

    ALGUNS COMPORTAMENTOS ADOTADOS POR CERTAS PESSOAS DA SOCIEDADE, TEM CONTRIBUIDO PARA O AUMENTO DO NÚMERO DE ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS EM NOSSAS CIDADES. FATO AGRAVANTE A SER DESTACADO, É QUE NA GRANDE MAIORIA OCORREM VÍTIMAS FATAIS, E O PIOR, DE PESSOAS TOTALMENTE INOCENTES.

    Por: Eduardo Veronese da Silval Direitol 18/05/2011 lAcessos: 410

    A presente resenha apresenta os principais pontos trabalhado por Montesquieu sobre o que ele entende sobre o Espírito das Leis.

    Por: Vicente Vagner Cruzl Notícias & Sociedade> Polítical 09/05/2011 lAcessos: 9,580

    A mediunidade está muito difundida nos dias atuais. Muitas pessoas de outras religiões procuram as Casas Espíritas, no intuito de encontrar uma paz interior e através dessa paz, conquistar a sua reforma íntima. Todo aquele que sente num grau qualquer, a influência dos espíritos é, por esse fato, médium. A palavra médium tem a sinonímia de intermediário entre o mundo material e espiritual. Essa faculdade é inerente ao homem, não é exclusividade de nenhuma religião.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 24/03/2015

    As religiões servem até hoje como um caminho para os mais elevados valores pessoais, e também como uma das formas mais complexas de poder e de preconceito, incluindo-se fé, ambição, poder e Deus. Todas as religiões têm suas crenças no mundo espiritual, mas não deixam de almejar o poder e construir seu reino na Terra.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/03/2015
    Fernando Corrêa manarim

    Para compreendermos a origem dessa "esquizofrenização" da raça humana, principal responsável por essa crise existencial avassaladora, elegi empregar como principais referências, dois mitos importantes e iconográficos, de épocas diferentes, mas que ilustram e caracterizam de maneira clara e original os verdadeiros motivos que nos transformaram nisso que "estamos" hoje. Esses mitos nos revelam simbólica e metaforicamente, como esse mundo distorcido criado pela humanidade originou-se

    Por: Fernando Corrêa manariml Religião & Esoterismo> Religiãol 19/03/2015
    Fernando Corrêa manarim

    O ser humano passa por uma grave crise, pois algo o domina, o envolve e o manipula há muito tempo. Sem identidade, sem certezas e sem rumo, a humanidade, doente, passou a viver uma vida errante, de profunda mendicância existencial, por buscar algo que ficamos privados e que, por algum motivo, não nos recordamos nem como e nem porque tudo isso aconteceu. Esse "algo" extraviado ficou conhecido historicamente com o nome de "Elo Perdido"

    Por: Fernando Corrêa manariml Religião & Esoterismo> Religiãol 16/03/2015
    Cláudia Meyer

    "Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo?" (‭1 Reis‬ ‭3‬:‭9‬)

    Por: Cláudia Meyerl Religião & Esoterismo> Religiãol 12/03/2015
    Jordanio Aguiar

    O presente artigo almeja discutir o caminho do Ensino Religioso na história da educação brasileira, iniciando-se pelo período colonial, imperial, republicano e pelas constituições até a idade contemporânea com a nova LDB 9.475 de 22 de julho de 1997, onde o Ensino Religioso é refletido como sendo uma disciplina curricular de obrigatoriedade das escolas públicas de ensino fundamental, proibidas quaisquer formas de proselitismo, ou seja, o Ensino Religioso deve respeitar a pluralidade cultural .

    Por: Jordanio Aguiarl Religião & Esoterismo> Religiãol 23/02/2015 lAcessos: 11

    O corpo de carne que está com suas partículas conjugadas caminhando do infinitamente pequeno ao infinitamente grande, é igual no rico e no pobre, no preto e no branco, no rei e no súdito.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Religião & Esoterismo> Religiãol 23/02/2015
    Magali Rossi

    A temperança, que em latim é temperare = guardar equilíbrio, é uma das 4 virtudes cardinais, caracterizada pelo domínio de si e pela moderação dos desejos. A energia desse arcano é de sutileza, interiorização e em diversos tarôs ela aparece alada...

    Por: Magali Rossil Religião & Esoterismo> Religiãol 22/02/2015

    A mediunidade está muito difundida nos dias atuais. Muitas pessoas de outras religiões procuram as Casas Espíritas, no intuito de encontrar uma paz interior e através dessa paz, conquistar a sua reforma íntima. Todo aquele que sente num grau qualquer, a influência dos espíritos é, por esse fato, médium. A palavra médium tem a sinonímia de intermediário entre o mundo material e espiritual. Essa faculdade é inerente ao homem, não é exclusividade de nenhuma religião.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 24/03/2015

    O Brasil vem passando por momentos difíceis e apenas algumas investigações foram feitas e com poucas prisões, no entanto os brasileiros almejam descobrir onde estão navegando os peixes grandes, que engolem toda a riqueza brasileira em forma de corrupção. Promessas prometidas em campanhas política são apenas promessas, pois não saem do papel e, em número considerável se transformam em pesadelos assustadores.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 24/03/2015

    Um homem se baseia sempre na experiência do outro para chegar as suas conclusões. O homem jamais chegará a um denominador comum, visto que as inter-relações humanas são grandiosas. O homem ensina a outro homem e esse deixa o seu legado para ser analisado a posteriori. Assim se faz a história da humanidade. Como o homem ainda é um ser imperfeito suas opiniões sobre a complexidade dos mundos e a Divindade não passam de meras especulações.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 23/03/2015

    As religiões servem até hoje como um caminho para os mais elevados valores pessoais, e também como uma das formas mais complexas de poder e de preconceito, incluindo-se fé, ambição, poder e Deus. Todas as religiões têm suas crenças no mundo espiritual, mas não deixam de almejar o poder e construir seu reino na Terra.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/03/2015

    Conservar a razão no afeto é uma ação que enleva o espírito humano, e pode beneficiá-lo com ações divinas e enobrecedoras, mesmo sendo imperfeito, o ser hominal está à procura da perfeição, enfrentando todas as pedras de tropeços que encontra pela frente. Quantas são dolorosas estas pedras e sua malignidade nos levam a pensamentos destrutivos e inaceitáveis.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 21/03/2015

    A vampiragem é uma palavra desconhecida nos dicionários, no entanto, ela é uma técnica que acompanhada a história dos homens. Desde os tempos mais primórdios a Vampiragem vem sendo usada e a aperfeiçoada pelos maiores pegadores. Aos olhos de um leigo a Vampiragem pode ser simplificada como um mero beijo no pescoço. Mas simplificações como essa só estimulam a regressão cultural da humanidade

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 19/03/2015

    A luz do amor e da verdade está dentro de nossos corações. O calor do amor e os sentimentos amorosos geram a felicidade, o equilíbrio da justiça não pode titubear trazendo reles senões. A ação da liberdade é frutífera, libertadora sem nenhuma maldade... O homem desde o começo do mundo almeja a paz e não ilusões. A paz está dentro de nós mesmos, e nosso coração será isento de vaidade.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 16/03/2015

    A situação é tão tensa que alguns parlamentares já chegaram às vias de fato. Uma vergonha com certeza. O ministro Aloísio Mercadante é o alvo dos peemedebistas, aliás, com as investigações do Ministério Público e da Polícia Federal tem político que não dorme mais à noite, pois sente pesadelos demais.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 13/03/2015

    Comments on this article

    1
    Claudio 13/12/2009
    Caro amigo, quero saber mais acerca do seus conhecimentos e compartilhar contigo as maravilhas do tesouro do reino. Aguardo resposta e desde já antecipo agradecimentos.
    0
    ANTONIO PAIVA RODRIGUES 13/08/2009
    SENHOR FÁBIO MUITOS LIVROS QUE NÃO SÃO PALAVRAS DE DEUS TRAZEM ENSINAMENTOS MARAVILHOSOS. PRINCIPALMENTE AQUELES DE AUTOAJUDA E AUTOESTIMA. VOCÊ PRECISA SE INTEIRAR MAIS A RESPEITO DA HISTÓRIA DAS RELIGIÕES PARA DEPOIS NOMINAR AS PESSOAS DE LEIGOS. QUANTO CITAS A PALAVRA LEIGO DÁS A ENTENDER QUE SABES DE TUDO E ISSO É INACREDITÁVEL.QUEM IMPRIMIU A PRIMEIRA BÍBLIA? QUAL O MÉTODO UTILIZADO? QUANTAS PÁGINAS TENHA ESSA BÍBLIA? QUANTO ELA PESOU?. DE ONDE VIERAM AS INFORMAÇÕES? COMO O IMPRESSOR CONSEGUIU REUNIR TODAS AS PASSAGENS. QUEM A TRADUZIU PARA O PORTUGUÊS. EM QUANTAS LÍNGUAS ELA FOI TRADUZIDAS. QUEM COMETEI 2.000 ERAS QUANDO A TRADUZIU PARA O PORTUGUÊS. QUEM TERIA ORDENADO A RETIRADA DE 7 LIVROS DA BÍBLIA DE UMA RELIGIÃO PARA SATISFAZER OS ANSEIOS DE UM SER HUMANO. EU PASSARIA DIAS ESCREVENDO E PERGUNTANDO NUANÇAS PARA HISTÓRIA BÍBLICA.CARO FÁBIO SEJA MAIS HUMILDE, POIS O HOMEM MAIS HUMILDE QUE PISOU ESTA TERRA QUE VIVEMOS AGORA MORREU CRUCIFICADO PELA INVEJA DE SEUS PRÓPRIOS IRMÃOS. PENSE NISSO!!!!
    0
    ANTONIO PAIVA RODRIGUES 09/08/2009
    JÁ ME MANIFESTEI SOBRE O ASSUNTO.OBRIGADO. FICA COM DEUS.
    0
    Toguer 07/08/2009
    Além do caso das filhas de Ló, está inserido na Bíblia outro caso incestuoso: o de Abraão que foi casado com a própria irmã, Sara.Está no Gênesis, capítulo 20, versículo 12:"De resto, ela é minha irmã, filha de meu pai sem ser filha de minha mãe, e ela tornou-se minha mulher".O Antigo Testamento está repleto de maus exemplos (como mostrado anteriormente) para toda humanidade:incestos, infanticídios,assassinatos,conspirações,mentiras...todos eles condescendentes com a "vontade divína".Não é a toa que o ocidente sempre esteve em decadência moral;influenciado nos últimos dois mil anos por textos que conservam toda ignomínia humana, patrocinada por uma divindade que se diz justa e cheia de compaixão.
    0
    sws 11/07/2009
    perfeitos em seus comentarios Claudia Maria,e Fabio,a biblia é sim,sempre foi e sempre será a inquestionavel palavra de Deus,ela não esconde nada nem camufla acontecimentos,tudo ficou registrado,para ensinar-nos a agir de forma correta,em proverbios tem um versiculo q diz q o sabio aprende com o erro do tolo,isto é,se vc ver as consequencias desse ato de ló,serás sabio se não fizeres semelhante a ele,a biblia é um livro atualíssimo,pois como esse cidadão mesmo citou coisas q acontecia naquela época continuam acontecendo nos dias atuais,justamente pq são profecias,e profecia pra quem não sabe,está direcionada a fatos e acontecimentos futuros,como vemos mtas q ja se cumpriram,outras q estão se cumprindo e aquelas que ainda irão se cumprir.Portanto, pra falar da autenticidade da biblia como a inerrante palavra de Deus,tem q crer nas escrituras,e isso só é possivel através da fé,q nós critãos temos em Jesus Cristo nosso salvador.
    1
    Fabio 30/06/2009
    "Será que nos dias atuais era da tecnologia, da evolução da ciência, o pensamento religioso do mundo cristão deve permanecer no mesmo estilo e formato em que veio a luz, há dois milênios? Uma pergunta sábia para uma resposta sábia. Pensem nisso!Vemos assim, claramente e abertamente, que o Livro realmente não pode ser a palavra de Deus, sagrada, intocável, inquestionável, pois muita coisa que a Bíblia narra em seus conteúdos ainda são praticados nos dia de hoje. Infelizmente!"

    Veja a sua citação acima , você é tão leigo no assunto que você mesmo se contradiz , dizendo que a biblia é tão antiga para ser usada nos dias de hoje e ao mesmo tempo diz que muita coisa da biblia acontece nos dias de hoje. Aceite a Jesus e verás o absurdo que você escreve. O dia em que algum ser humano provar que a biblia é mentira , eu rasgo ela e paro de segui-la , mas enquanto isso não acontece temos que ficar ouvindo esses absurdos .
    1
    ANTONIO PAIVA RODRIGUES 21/05/2009
    OBRIGADO MINHA AMIGA CLAÚDIA PELO COMENTÁRIO. QUE DEUS TE PROTEJA E LEMBRE-SE QUE JESUS TE AMA. ABRAÇOS.
    0
    Cláudia Maria 20/05/2009
    O Caso das filhas de Ló é uma narração de um fato verídico. em nenhum momento consta que a atitude delas e de Ló foi correta. É tanto que os filhos do incesto foram problemáticos e amaldiçoados. Na bíblia encontram relatos de homens com virtudes e defeitos ao mesmo tempo, não há super-homens, apenas homens que ora acertam ora erram. E as suas atitudes têm consequencias.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast