Incesto Na Bíblia

Publicado em: 26/10/2008 |Comentário: 8 | Acessos: 3,367 |

INCESTO NA BÍBLIA


Um rol imenso de pessoas já ouviu falar nesta palavra, mas um número significativo não sabe ou desconhece sua sinonímia. Queríamos ressaltar que o mundo começou com violência, teve um prolongamento dessa barbárie no decorrer da Idade Antiga, Idade média, Contemporâneo e persiste com muito rigor e vigor nos dias atuais. A diferença de percentual, de números não se pode calcular, mas temos uma idéia de como se disseminou essa praga entre as civilizações. Se a mídia e os meios de comunicações tivessem seu nascedouro tempos atrás, com certeza a estatística seria medida com precisão e sem falhas.

Um rol imenso de pessoas já ouviu falar nesta palavra, mas um número significativo não sabe ou desconhece sua sinonímia. Queríamos ressaltar que o mundo começou com violência, teve um prolongamento dessa barbárie no decorrer da Idade Antiga, Idade média, Contemporâneo e persiste com muito rigor e vigor nos dias atuais. A diferença de percentual, de números não se pode calcular, mas temos uma idéia de como se disseminou essa praga entre as civilizações. Se a mídia e os meios de comunicações tivessem seu nascedouro tempos atrás, com certeza a estatística seria medida com precisão e sem falhas.


O homicídio é descrito pelo livro considerado sagrado por algumas religiões cristãs. Traição, rivalidade ou ódio entre irmãos é também um dos temas de reflexão filosófica ou literária mais antiga do mundo. Conhecê-lo é importante para a formação cultural e, com certeza, segundo os psiquiatras Freud ou Jung, um ponto de partida para a compreensão de parte da psique humana. Para a pesquisadora Terezinha Falcão Freire, os constantes homicídios verificados dentro do seio familiar são provocados pela inversão de valores que toma conta do atual modelo de sociedade.


“O homem hoje não é mais o fim da sociedade, mas sim o lucro e o poder. Nesse contexto, a instituição familiar vem enfraquecendo e dando lugar ao individualismo”, afirma a pesquisadora, responsável pelo tratamento teórico dos dados da recente pesquisa da Ufal que fez o levantamento completo da situação social do complexo de favelas do Dique Estrada, às margens da Lagoa Mundaú. Fratricida uma palavra que deriva do latim refere-se ao assassino de irmão ou de irmã; pessoa que assassina ou concorre para a morte ou ruína de outrem.



(Nessas acepções podem ser inseridas as atitudes de Caim); que mata irmão ou irmã. Que concorre para a morte ou ruína de pessoas que devem ser estimadas como irmãos, ou que lhes dá a morte: relativo a fratricídio. No ponto básico e de causa específica para constituição da matéria tivemos que ressaltar as nuances anteriores. O incesto que é o assunto de nossa crônica trata-se de crime, mas um crime diferente ou com aspectos diferentes.


Incesto vem do latim como a maioria das palavras, incestu sua sinonímia está ligada intrinsecamente a união sexual ilícita entre parentes consangüíneos, afins ou adotivos, também podendo ser considerado torpe, incasto, incestuoso. Olhem, ou vejo como certa tristeza e às vezes fico na dúvida em comentar determinados acontecimentos trágicos que estão inseridos no livro Sagrado dos Cristãos. Assim como no assassinato onde um irmão aniquila o outro por inveja, ódio e outras causas, o incesto também está estampado nas “palavras de Deus”, como costumam chamar. “A destruição de Sodoma e Gomorra e um caso de incesto.


Queríamos reafirmar que este relato não é de minha autoria, mas faz parte do Livro sagrado. “então o “Senhor” fez chover enxofre fogo do ‘Senhor’ desde os Céus, sobre Sodoma e Gomorra (Gên.19-24). Apenas Ló e suas duas filhas, por disposição de “Deus” escaparam indo viver em uma caverna. Então, a primogênita disse a mais nova: “Nosso pai já é velho, de muita idade e não existe varão na Terra que entre em nós o ato sexual. Segundo o costume de toda a Terra” (Gên. 19-31).E deram vinho ao pai, embebedando-o. “Naquela noite a primogênita deitou-se com seu pai”. (Gên 19.33). No dia seguinte, ambas tomaram a mesma decisão e praticaram juntas o mesmo ato ou operação, deitando-se o pai com a menor . Gên 19:36).


Alguns indagam: será que Ló no dia seguinte ainda estava bêbado ou o embriagaram outra vez? Na primeira hipótese, ele praticou o sexo (o ato sexual) lúcido; na segunda hipótese, ele “se deixou” embriagar esperando prazerosamente, o que ia acontecer. (Carlos Bernardo Loureiro). A primogênita teve um filho a que deu o nome de Moabe (pai dos Moabitas). E a mais nova deu a luz a um filho que se chamou Benami (pai dos filhos de Amon). Pegando um gancho do livro do confrade Carlos Bernardo Loureiro (A Bíblia e seus absurdos)- em busca da verdade, não foi em vão ou sem razão que o Dr. Tom Horner, teólogo norte-americano (autor do livro “O Sexo na Bíblia”), afirmou: Afinal de contas, a Bíblia, é um livro muito sensual. A opinião do capelão de Skidmore College se nos baseia em vários fatos e lances marcantes de sexualidade, identificados na Bíblia, desde o lendário episódio envolvendo Adão e Eva.

A Bíblia tem belos ensinamentos e servem de base ou viés para uma vida mais regrada e com mais amor, mas assim como ela constrói, desfaz tudo ao mesmo tempo, pelas inconveniências nela contidas. Será que nos dias atuais era da tecnologia, da evolução da ciência, o pensamento religioso do mundo cristão deve permanecer no mesmo estilo e formato em que veio a luz, há dois milênios? Uma pergunta sábia para uma resposta sábia. Pensem nisso!Vemos assim, claramente e abertamente, que o Livro realmente não pode ser a palavra de Deus, sagrada, intocável, inquestionável, pois muita coisa que a Bíblia narra em seus conteúdos ainda são praticados nos dia de hoje. Infelizmente!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIRCE

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 21 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/incesto-na-biblia-617160.html

    Palavras-chave do artigo:

    sexo bebida delito

    Comentar sobre o artigo

    Prof. JV de Miranda Leão Neto

    Depois que as últimas ditaduras islâmicas começaram a ruir, e vendo o estado de total impunidade no Brasil, chegou uma boa hora para se refletir sobre punições.

    Por: Prof. JV de Miranda Leão Netol Notícias & Sociedade> Polítical 11/04/2012 lAcessos: 192

    Este trabalho expõe como a discussão sobre o aborto provoca razões constitucionais como o direito à vida e à dignidade humana, e examina a forma como esta questão controversa, fora do âmbito do direito penal, entrando em questões de filosofia, ética, jurídica, política, moral e religiosos. Na realização deste estudo utilizam-se os métodos dedutivos, partindo-se de uma construção geral que visa obter resultados específicos. Sendo adotada a pesquisa bibliográfica e jurisprudencial.

    Por: ARIELE APARECIDA PERESl Direitol 25/01/2011 lAcessos: 3,905
    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    Grande número de pessoas quando recorrem ao tratamento psicoterápico, fazem-no em busca da cura de seus filhos mentalmente enfermos. Como o organismo funciona como um todo; podemos dizer que eles estão psico e fisicamente enfermos.

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 26/03/2011 lAcessos: 221
    Wagner José Siebra

    Se trata de um relato sobre a justiça, a classe média e as hipocrisias da vida, e a pressão que o Estado exerce em relação ao indivíduo.

    Por: Wagner José Siebral Literatura> Crônicasl 09/11/2013 lAcessos: 26
    Rogerio Fernando Cozer

    Infelizmente por falta de informação de muitas pessoas o uso da maconha esta sendo regulamentado. Esta matéria mostra que a maconha é tão destruidora quanto a qualquer outra droga, pois ela é a porta de entrada para as drogas mais pesadas.

    Por: Rogerio Fernando Cozerl Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/11/2011 lAcessos: 61
    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    Trabalho científico de Psicobilogia enfocando os caminhos neurais dos estímulos ambientais para o cérebro, a fim de formar a Mente culta e útil para a pessoa e para a Sociedade. Explica as consequências negativas ou positivas do conhecimento e da falta de Conhecimento.

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 11/09/2011 lAcessos: 217
    Eduardo Veronese da Silva

    ALGUNS COMPORTAMENTOS ADOTADOS POR CERTAS PESSOAS DA SOCIEDADE, TEM CONTRIBUIDO PARA O AUMENTO DO NÚMERO DE ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS EM NOSSAS CIDADES. FATO AGRAVANTE A SER DESTACADO, É QUE NA GRANDE MAIORIA OCORREM VÍTIMAS FATAIS, E O PIOR, DE PESSOAS TOTALMENTE INOCENTES.

    Por: Eduardo Veronese da Silval Direitol 18/05/2011 lAcessos: 382

    A presente resenha apresenta os principais pontos trabalhado por Montesquieu sobre o que ele entende sobre o Espírito das Leis.

    Por: Vicente Vagner Cruzl Notícias & Sociedade> Polítical 09/05/2011 lAcessos: 8,937

    Com o surgimento de novas formas de sofrimento no mundo moderno, psiquiatras, psicanalistas e psicólogos se ocupam cada vez mais em tentar entender, em suas atividades clínicas, a origem desse sentimento. Hoje, busca-se soluções mágicas para a cura da dor, que causa incômodo e mal-estar na sociedade considerada normal.

    Por: Gilson Tavaresl Psicologia&Auto-Ajudal 06/04/2009 lAcessos: 4,781 lComentário: 2

    A vontade é algo que antecipa os pensamentos humanos. A vontade se origina na alma que é a mente externa e superior. Esta vontade superior nos textos, designada também como a vontade de deus, comprovam esta proposição.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/09/2014
    Edison Candido Gonçalves

    As interpretações bíblicas servem tanto para o bem como para o mal. Seus textos contém mensagens maravilhosas como também relatos sangrentos, traições, adultérios, incestos e outras barbaridades. Será realmente a bíblia a palavra de Deus?

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Religião & Esoterismo> Religiãol 12/09/2014 lAcessos: 11

    A religião reúne o maior número de hipócritas e ignorantes da face da Terra e sendo ignorante também, pretendo neste texto abordar sobre religião.

    Por: EdeNickl Religião & Esoterismo> Religiãol 01/09/2014
    Flávio Oliveira

    Instituições religiosas que mantem atividades de assistência ao próximo no campo da educação, saúde e atividades previstas na constituição como de manutenção a vida podem optar por solicitar títulos de reconhecimento público, levando em consideração suas exigências e sua estrutura interna.

    Por: Flávio Oliveiral Religião & Esoterismo> Religiãol 01/08/2014

    A Letra Viva, é uma ótica colocado sobre os textos, que nos faz crer na possibilidade de que os mesmos tenham sido escritos utilizando-a, o que coloca o real entendimento diametramente oposto ao entendimento causado pela letra morta, ou interpretação ao pé da letra.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 01/08/2014 lAcessos: 15

    Os bons atos determinam a liberdade espiritual e material da criatura. É na vivência diária que ela constrói o seu céu ou o seu inferno por intermédio do uso do livre arbítrio.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/07/2014
    Instituto Teológico Gamaliel

    Por que será que muitas pessoas que entram e sentam em um banco de uma Igreja, não são mais tocadas e nem deixam Deus falar com elas? Quem sabe: elas estão com o coração fechados e ouvidos tapados, ao ponto, de sentirem ...

    Por: Instituto Teológico Gamaliell Religião & Esoterismo> Religiãol 21/07/2014 lAcessos: 12
    Werkson Azeredo

    RESUMO Na visão Paulina o nascimento de Cristo ocorreu em momento oportuno "Plenitude dos tempos" que viria a favorecer a propagação da Fé cristã, porém Jesus foi uma figura controversa em seu contexto amado pelas massas, mas em constante conflito com os líderes Judaicos o que culminará na sua crucificação e morte de Jesus, evento relatado nos quatro evangelhos (Mt. 27.45-56; Mc. 15.33-41; Jo 19.28-30), contudo Jesus Ressuscita provando ser o messias, ressuscitando vencera a morte, sendo agora c

    Por: Werkson Azeredol Religião & Esoterismo> Religiãol 20/07/2014 lAcessos: 23

    Por ser uma senhora de pura beleza só posso te enviar parabéns. A beleza está presente em muitas mulheres, no entanto, a beleza espiritual tem muito mais valia e engrandecem as aquinhoadas com esse dom. A beleza interior, aquela que vem do coração, vale mais do que a beleza conseguida através de produtos de beleza ou outros apetrechos para esse fim. Todas as flores do mundo valem menos do que a alegria de ter você a meu lado. Estou junto a ti, mas não por sua beleza externa, corporal ou facial

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 17/09/2014

    Alvitrei com meu amor para nós proclamarmos a felicidade, Explorei grandes atitudes de um ser Cireneico com paz e alegria, A bondade em meu coração seria como um bordão de raridade, Consciencialmente substanciado no amor ao próximo e não na revelia. Contributivo com amor a transmitir reguei tudo sem belicosidade… Deotropismo uma bela palavra que me imantou com imensa simpatia. Dileto amigo ajude-me a ultrapassar o caminho espinhoso com agilidade,

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 12/09/2014

    Encontrei meu amor mesmo com uma ânsia sem medidas. Na luta diária e nos entraves que nos envolvem esqueci que estava só… Nos olhares das pessoas indiscretas o mal se afigura como raios flamejantes. Não permita que o orgulho tome conta do seu ser, pois este mal afeta o amor e, consequentemente o coração. Eu posso afirmar de viva voz que ao te encontrar conheci por acaso, aliás, foi o acaso mais lindo da minha vida. Para se amar verdadeiramente hoje em dia, é preciso que o amor seja provado e sen

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 08/09/2014

    Antes mesmo do descobrimento do nosso país, ele já era habitado pelos silvícolas. Os estudiosos das civilizações antigas, pesquisadores, arqueólogos chegaram às descobertas pré-históricas, que foram executadas por meio de escavações e análises minuciosas, e, através, desses estudos calcularam que entre os anos 40 mil e 12 mil a.C., já existiam os povos nômades, caçadores e pescadores que usavam utensílios artesanais rudimentares, para as suas sobrevivências.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 25/08/2014

    A vida é virtuosa, a morte traiçoeira, uma traz virtudes, anseios, felicidades, angústias e muita mais. A outra deixa o corpo inerte, a saudade consome e transforma a vida de muitos, e além do mais, se houver cremação sobram somente às cinzas. A vida sempre vencerá a morte, pois somos imortais e nos renovamos, através da reencarnação. Se a morte faz companhia desde o nascituro é porque nossos destinos sempre serão renovados por este ciclo que Deus criou para nós. A carne se putrefaz, mas o ...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 13/08/2014

    Ao acessar o ninho de amor com êxtase total… Mostro com melindres meu amor e sensação… O destino que faz o nosso amor se tornar fatal… Reverbero por um dia de amor ardente de excitação.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 12/08/2014

    Nas lições da vida temos muito que aprender, principalmente nas experiências adquiridas onde renasce o esplendor de sementes a sementes. Com a fraternidade nós regamos o saber que no somatório das experiências nasce e cresce com o sabor do conhecimento adquirido. O que somos hoje devemos aos nossos pais. Os pais não são construtores da vida, porém os mediadores dela, plasmando sob a divina diretriz do Senhor. Os pais humanos são os primeiros mentores da criatura. De sua missão amorosa, decorre a

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 12/08/2014

    "Segundo Marco Antônio Villa em seu livro "Década Perdida" – Dez anos de PT (Partido dos Trabalhadores) no poder, estamos vivendo um tempo sombrio, uma época do vale-tudo. Desapareceram os homens públicos. Foram substituídos pelos políticos profissionais. Todos querem enriquecer a qualquer preço. E rapidamente. Não importam os meios. Garantidos pela impunidade, sabem que, se forem apanhados, têm sempre uma banca de advogados, regiamente paga, para livrá-los de alguma condenação. São anos marcado

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 01/08/2014

    Comments on this article

    1
    Claudio 13/12/2009
    Caro amigo, quero saber mais acerca do seus conhecimentos e compartilhar contigo as maravilhas do tesouro do reino. Aguardo resposta e desde já antecipo agradecimentos.
    0
    ANTONIO PAIVA RODRIGUES 13/08/2009
    SENHOR FÁBIO MUITOS LIVROS QUE NÃO SÃO PALAVRAS DE DEUS TRAZEM ENSINAMENTOS MARAVILHOSOS. PRINCIPALMENTE AQUELES DE AUTOAJUDA E AUTOESTIMA. VOCÊ PRECISA SE INTEIRAR MAIS A RESPEITO DA HISTÓRIA DAS RELIGIÕES PARA DEPOIS NOMINAR AS PESSOAS DE LEIGOS. QUANTO CITAS A PALAVRA LEIGO DÁS A ENTENDER QUE SABES DE TUDO E ISSO É INACREDITÁVEL.QUEM IMPRIMIU A PRIMEIRA BÍBLIA? QUAL O MÉTODO UTILIZADO? QUANTAS PÁGINAS TENHA ESSA BÍBLIA? QUANTO ELA PESOU?. DE ONDE VIERAM AS INFORMAÇÕES? COMO O IMPRESSOR CONSEGUIU REUNIR TODAS AS PASSAGENS. QUEM A TRADUZIU PARA O PORTUGUÊS. EM QUANTAS LÍNGUAS ELA FOI TRADUZIDAS. QUEM COMETEI 2.000 ERAS QUANDO A TRADUZIU PARA O PORTUGUÊS. QUEM TERIA ORDENADO A RETIRADA DE 7 LIVROS DA BÍBLIA DE UMA RELIGIÃO PARA SATISFAZER OS ANSEIOS DE UM SER HUMANO. EU PASSARIA DIAS ESCREVENDO E PERGUNTANDO NUANÇAS PARA HISTÓRIA BÍBLICA.CARO FÁBIO SEJA MAIS HUMILDE, POIS O HOMEM MAIS HUMILDE QUE PISOU ESTA TERRA QUE VIVEMOS AGORA MORREU CRUCIFICADO PELA INVEJA DE SEUS PRÓPRIOS IRMÃOS. PENSE NISSO!!!!
    0
    ANTONIO PAIVA RODRIGUES 09/08/2009
    JÁ ME MANIFESTEI SOBRE O ASSUNTO.OBRIGADO. FICA COM DEUS.
    0
    Toguer 07/08/2009
    Além do caso das filhas de Ló, está inserido na Bíblia outro caso incestuoso: o de Abraão que foi casado com a própria irmã, Sara.Está no Gênesis, capítulo 20, versículo 12:"De resto, ela é minha irmã, filha de meu pai sem ser filha de minha mãe, e ela tornou-se minha mulher".O Antigo Testamento está repleto de maus exemplos (como mostrado anteriormente) para toda humanidade:incestos, infanticídios,assassinatos,conspirações,mentiras...todos eles condescendentes com a "vontade divína".Não é a toa que o ocidente sempre esteve em decadência moral;influenciado nos últimos dois mil anos por textos que conservam toda ignomínia humana, patrocinada por uma divindade que se diz justa e cheia de compaixão.
    0
    sws 11/07/2009
    perfeitos em seus comentarios Claudia Maria,e Fabio,a biblia é sim,sempre foi e sempre será a inquestionavel palavra de Deus,ela não esconde nada nem camufla acontecimentos,tudo ficou registrado,para ensinar-nos a agir de forma correta,em proverbios tem um versiculo q diz q o sabio aprende com o erro do tolo,isto é,se vc ver as consequencias desse ato de ló,serás sabio se não fizeres semelhante a ele,a biblia é um livro atualíssimo,pois como esse cidadão mesmo citou coisas q acontecia naquela época continuam acontecendo nos dias atuais,justamente pq são profecias,e profecia pra quem não sabe,está direcionada a fatos e acontecimentos futuros,como vemos mtas q ja se cumpriram,outras q estão se cumprindo e aquelas que ainda irão se cumprir.Portanto, pra falar da autenticidade da biblia como a inerrante palavra de Deus,tem q crer nas escrituras,e isso só é possivel através da fé,q nós critãos temos em Jesus Cristo nosso salvador.
    1
    Fabio 30/06/2009
    "Será que nos dias atuais era da tecnologia, da evolução da ciência, o pensamento religioso do mundo cristão deve permanecer no mesmo estilo e formato em que veio a luz, há dois milênios? Uma pergunta sábia para uma resposta sábia. Pensem nisso!Vemos assim, claramente e abertamente, que o Livro realmente não pode ser a palavra de Deus, sagrada, intocável, inquestionável, pois muita coisa que a Bíblia narra em seus conteúdos ainda são praticados nos dia de hoje. Infelizmente!"

    Veja a sua citação acima , você é tão leigo no assunto que você mesmo se contradiz , dizendo que a biblia é tão antiga para ser usada nos dias de hoje e ao mesmo tempo diz que muita coisa da biblia acontece nos dias de hoje. Aceite a Jesus e verás o absurdo que você escreve. O dia em que algum ser humano provar que a biblia é mentira , eu rasgo ela e paro de segui-la , mas enquanto isso não acontece temos que ficar ouvindo esses absurdos .
    1
    ANTONIO PAIVA RODRIGUES 21/05/2009
    OBRIGADO MINHA AMIGA CLAÚDIA PELO COMENTÁRIO. QUE DEUS TE PROTEJA E LEMBRE-SE QUE JESUS TE AMA. ABRAÇOS.
    0
    Cláudia Maria 20/05/2009
    O Caso das filhas de Ló é uma narração de um fato verídico. em nenhum momento consta que a atitude delas e de Ló foi correta. É tanto que os filhos do incesto foram problemáticos e amaldiçoados. Na bíblia encontram relatos de homens com virtudes e defeitos ao mesmo tempo, não há super-homens, apenas homens que ora acertam ora erram. E as suas atitudes têm consequencias.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast