Intolerância Religiosa

Publicado em: 31/10/2008 |Comentário: 13 | Acessos: 16,579 |

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

 

*(Por Profª Espec. Mara Sílvia Jucá Acácio)

 

Desde a colonização, quando os negros foram seqüestrados do território africano e foram trazidos como mão-de-obra escrava para o Brasil, que seus valores, sua cultura, sua religião, enfim, suas heranças africanas lhes foram arrancadas. A orientação oficial da igreja que justificava a escravidão naquela época era o argumento de que os negros não tinham alma e não tinham uma religião; portanto, podiam ser desrespeitados e escravizados (fatos que os livros didáticos no Brasil não mostram). Assim, o negro teve que abrir mão de sua religião, de seus costumes, de seus valores, de sua visão de mundo, de sua visão de sociedade e de Estado para enfrentar uma realidade de perseguição aqui no Brasil.

 

A primeira reação dos negros contra a intolerância religiosa foi uma estratégia de resistência conhecida como sincretismo religioso, ou seja, o negro escondeu a prática de seus valores religiosos por meio da prática da religião do seu dominador, só assim podia cultuar seus orixás, os comparando aos santos cultuados pelos portugueses. Assim surgiram o candomblé e a umbanda no Brasil como forma de resistência dos cultos afros, que continuaram sendo historicamente perseguidos e só  obtiveram, assim como outras manifestações  religiosas   no Brasil, seus direitos adquiridos a partir da Constituição de 1988, que possui um capítulo que assegura aos brasileiros o direito e a forma de manifestar livremente a sua religião.Esse atraso no conhecimento levou à falta de com preensão, de informações desses direitos para a maioria das pessoas o que permitiu o crescimento da intolerância religiosa que é uma das  questões   centrais  que  a humanidade enfrenta hoje não só no Brasil, mas em quase toda parte do planeta.

 

Nesse contexto, a união é importante para que se possa sobreviver à intolerância religiosa. O povo-de-santo deve se unir e  lutar pela convivência pacífica  e tolerante  entre as religiões, pois foi através da união que seus antepassados conquistaram  seus direitos perante a Constituição Federal, que assegura a liberdade de crença, o  exercício dos cultos religiosos e a proteção do Estado às manifestações das culturas populares dos índios,dos afro- religiosos e de outros grupos que fazem parte do processo de civilização do Brasil.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 13 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/intolerancia-religiosa-623470.html

    Palavras-chave do artigo:

    afro religiosidade

    ,

    intolerancia

    Comentar sobre o artigo

    A Constituição Federal garante liberdade religiosa a todo cidadão brasileiro. Isso inclui o direito de escolher a religião que deseja e o de expressar as tradições e ritos da crença escolhida.

    Por: Majul Religião & Esoterismo> Religiãol 31/10/2008 lAcessos: 1,788 lComentário: 3

    Neste caso, do presente trabalho, trataremos mais significativamente do contexto da cultura africana e afro-brasileira durante a realização de uma intervenção pedagógica que realizou-se nos meses de setembro, outubro e novembro de 2012 visando desenvolver o conhecimento do aluno, família e comunidade a respeito da diversidade, cultura africana e afro-brasileira, sua historicidade e a influência em nossa sociedade. Mas a sua personalidade, maneira de ser e de comportamento e principalmente crença

    Por: JOANA PESSOA CARVALHOl Educação> Ensino Superiorl 28/05/2013 lAcessos: 208

    Este artigo tem como proposta discutir a Legislação do Ensino Religioso - ER na escola brasileira, que ao longo da história, passou por diferentes fases até sua consolidação como área de conhecimento desde os Parâmetros Curriculares Nacionais. Será discutida a Lei Estadual e a ausência da elaboração de um currículo básico comum que atenda à disciplina e a limitação para o reconhecimento de docentes de ER. Por último é apresentada a proposta do ER desde a Escola em Tempo Integral dentro na perspe

    Por: Eduardo Luis Vieira Oliveiral Educaçãol 23/12/2013 lAcessos: 87
    frei fernancio

    Uma história não contada por órgãos oficiais, mas está sendo pesquisada e dita por nós militantes, e uma época feita e lutas e vitórias e um tempo que se foi, mas hoje nos convia a resgatar e novo. Somos capazes de fazer uma nova forma de dizer o que sentimos e passamos nestes vários anos, determinante para nossa geração, onde teve ações e reflexões em prol de uma igualdade racial e consciência da negritude, seja na pastoral ou movimento negro específico. Afentes e Pastoral Negros, a organização

    Por: frei fernanciol Arte& Entretenimentol 03/02/2011 lAcessos: 572

    É uma poesia inspirada na natureza da mulher e no genuino sentimento do homem, como algo de subsistencia.

    Por: Oldemilsonl Literatura> Poesial 12/09/2009 lAcessos: 194

    Este trabalho apresenta as comunidades quilombolas do São Joaquim e lajinha do Município de Porto Alegre do Tocantins no contexto das manifestações culturais, religiosos existentes e as que foram extintas ao longo dos anos por influencia de igrejas protestantes e pela desvalorização dos valores culturais pela sociedade contemporânea. Discorre também sobre o processo histórico, reconhecimento das comunidades pela fundação Palmares como remanescentes de quilombos, exclusão racial e social e o isol

    Por: Arlindo Fernandes Netol Educação> Ensino Superiorl 30/03/2011 lAcessos: 765

    Nos textos, mulher significa alma encarnada. Existem os espíritos de plena luz, citados nos textos como anjos celestiais que não foram criados na terra. Estes incriados filhos de Deus, não foram nascidos de mulher, isto é, não foram gerados por almas encarnadas no mundo. São messias e cristos, serres celestiais que iluminam os espíritos que nasceram em trevas terrena.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 17/12/2014

    O asno desde o período pré-cristão simbolizava a encarnação da alma. Antecedendo a figura do jumento usado pelo cristianismo como o animal usado como montaria por Jesus. A cruz Tau antecedeu a cruz cristã como símbolo de encarne.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/12/2014

    Jesus é o mensageiro divino enviado aos homens para ensinar-lhes a verdade, e, por ela, o caminho da salvação. É o protótipo da bondade e da sabedoria conjugadas e desenvolvidas em grau máximo. É o filho de Deus, como todas as criaturas. Revelador da primeira plana, não porque haja trazido ao mundo, pela primeira vez, uma parcela da Verdade Suprema, mas pela forma de revestir essa verdade, colocando-a ao alcance de todas as almas, e por ser também um dos mais excelsos ...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 06/12/2014

    Abala São luis é o evento que acontecer com as portas abertas para o públicos sem lucros, somente para entoa louvores e pregações para pessoas que gostam de adorar Deus

    Por: joilsonl Religião & Esoterismo> Religiãol 06/12/2014

    Mas uma vez os trabalhadores cristão foram alvo de o ataque somalis aonde foram levados para o monte aonde todos foram deitados de bruços e foram fuzilados. No total foram 32 cristão mortos pelos terrroristas.

    Por: joilsonl Religião & Esoterismo> Religiãol 05/12/2014

    Foi uma mancha que aconteceu na cidade de são luis aonde estiveram mas vinte mil pessoas manchado para jesus e louvado e glorificado o nome de Deus

    Por: joilsonl Religião & Esoterismo> Religiãol 04/12/2014 lAcessos: 12

    JESUS, o CRISTO Planetário criou este Orbe e tudo o que nele existe, o que devemos fazer é conservá-lo exuberante para a Sua honra e glória.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Religião & Esoterismo> Religiãol 02/12/2014
    Mariana Chaves

    O dilema de todas as igrejas é sempre uma unica questão...Dinheiro. É errado pagar para as pessoas que vivem da obra? Existe uma teoria bíblica para isso? A resposta é simples, sim existe uma teoria bíblica. Agora, pagar ou não fica a critério de cada um.

    Por: Mariana Chavesl Religião & Esoterismo> Religiãol 25/11/2014

    Este texto objetiva fazer uma reflexão sobre as questões da desigualdade de gênero

    Por: Mara Sílvia Jucá Acáciol Lar e Família> Mulherl 23/09/2011 lAcessos: 214

    Este texto pretende tratar das vaidades pessoais à luz das religiões afro-brasileiras.

    Por: Mara Sílvia Jucá Acáciol Religião & Esoterismo> Meditaçãol 23/09/2011 lAcessos: 77

    É impossível conceber a cultura afro-brasileira puramente transplantada da África ou de qualquer outro lugar. A cultura afro-brasileira se instituiu como um conjunto de símbolos que agregam manifestações das culturas produzidas pelas populações afro-descendentes que se encontram espalhadas por todo o território nacional, o que nos permite falar em afro-localidade. A riqueza dessa cultura pode ser constatada pelas inúmeras manifestações negras regionais e locais registradas.

    Por: Mara Sílvia Jucá Acáciol Educaçãol 23/09/2011 lAcessos: 1,006

    O Estudo de caso que apresentaremos a seguir foi efetuado a partir de um caso verídico, extraído das pesquisas realizadas pelo Projeto Iyá Yónú. Para o que, acionamos a assessoria jurídica do Projeto, que estudou o caso a partir das diretrizes da Lei 11.340/2006 e da Constituição Federal de 1988.

    Por: Mara Sílvia Jucá Acáciol Direito> Legislaçãol 23/09/2011 lAcessos: 2,145

    Este artigo apresenta uma leitura acerca da aplicabilidade da Lei Maria da Penha no combate a violência contra a mulher. Este tipo de violência, dada as suas consequências prejudiciais às mulheres, tem sido motivo de preocupação de diversos setores da sociedade. Várias mulheres têm sua vida pessoal desestruturada, entram em depressão e ficam a mercê dos seus agressores. Entretanto, sua aplicabilidade depende da conscientização das mulheres para que promovam as denuncias contra seus agressores.

    Por: Mara Sílvia Jucá Acáciol Direito> Legislaçãol 23/09/2011 lAcessos: 240

    Comments on this article

    0
    amanda 17/05/2011
    um grito
    -2
    Arnaldo Ribeiro 30/01/2011
    REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, deve fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...
    1
    Andrea 02/12/2010
    Gostaria de saber onde eu encontro advogados que aceitem esta causa.
    0
    Urania 22/11/2010
    Pessoas que escreveram por aqui, como falar de intolerância religiosa sem recorrer ao passado, a intolerância principalmente as relacionadas as religiões de matriz africana, está diretamente ligada ao passado do povo negro brasileiro e da diáspora. Seu texto está ótimo Maria Silvia, parabéns! E por sinal, Alice Cristina, os dias atuais já são os dias de hoje, tente ser menos redundante...
    0
    Rosidalva Garces 05/11/2010
    Intolerãncia religiosa no Brasil ? isso não existe, é confusão na mente das pessoas. A liberdade de expressão está presente em todo seguimento, o que na verdade há é divergências de opiniões. Já houve um tempo sim, que a intolerancia religiosa esteve presente em nossa sociedade. Recordar que os indios na colonização do Brasil, eram obrigados a adotar o catolicismo portugues e serem batisados para deixar de ser "pagãos", os negros não podiam adentrar as igrejas "católicas" durante a escravidão por que tinham "outros costumes", os primeiros protestantes a chegarem no Brasil forão mortos, quantas bíblias queimadas, igrejas depredadas. E hoje, ainda se diz que há INTOLERÂNCIA RELIGIOSA? Pode-se ser o que quiser, só não vale ser "macaco".
    0
    lalalala 04/10/2010
    blablabla blablabla blabla
    4
    Alice Cristina 21/09/2010
    eu entreii pra saber a intolerabcia jnos dias atuais de hj naum dos tempos que eu nem sonhava em nasce meu deus !!!@!! prestem atençao quando for fazer algum bjinho
    2
    bruno dos santos 17/09/2010
    Muito bom vlws ,hoje na escola eu tive que fazer um resumo desse texto oks? mais vlw mesmo....
    2
    Fabiana 04/05/2010
    não ta falano sobre o q é intolerância religioosaa ¬¬ povo burro
    3
    lucas philippsen 24/03/2010
    um otimo texto com o mesmo consegui tirar uma otima nota no trabalho de religião
    adorei vlw
    3
    Isabelle 06/10/2009
    odiei esse comentario sobre a intolerancia religiosa
    voce deveria fazer um comentario a respeito da intolerancia de como ela e hoje nao a muito tempo atras viuu e vê se presta a atenção!!
    tchau
    1
    gabriela 20/08/2009
    eu adorei
    3
    barbara malheiros 20/08/2009
    como surgiu o sincretismo religioso no brasil?
    e porque o sincretismo religioso no brasil e sua influência na formação religiosa em nosso territótio .
    e como veio o sincretismo para o brasil?quando?como?quem?onde?
    e nesta historia predominante do brasil e marcada pela presença da tradição judaico-cristão........deixe a resposta no meu orkut bar_ba_ra_18@hotmail.com ou no msn barba_rah_tinha2007@hotmail.com.
    e responda ooq eu perguntei e por curiosidade e que meu professor naum sabe....
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast