O Irmão Mais Velho Do Filho Pródigo

Publicado em: 24/03/2008 |Comentário: 23 | Acessos: 119,086 |

A famosa parábola do filho pródigo citada em Lucas 15:10 a 32 nos trás diversas mensagens, em especial a que se refere à alegria do Pai quando nos arrependemos e nos entregamos a Ele depois de darmos algumas “cabeçadas” pelo mundo, mas também temos algumas lições importantes inseridas na atitude do irmão mais velho do mesmo. Vejamos:

1) O irmão mais velho estava distante e não sabia o que acontecia na sua própria casa. (“E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.” Lucas 15:25 e 26).
• Quantas vezes nos afastamos da presença de Deus: não oramos mais com afinco e com fervor, não lemos nem meditamos mais na Palavra, nos afastamos da convivência diária com o Senhor e acabamos perdendo a direção que nos ajuda, nos edifica e nos abençoa. Ficamos sem saber o que ocorre dentro da nossa própria casa... Começamos até a chegar mais perto, ver os rumores contrários que se levantam ao redor, mas não compreendemos bem como, quando e muito menos o porquê daquele mal ter se instalado na nossa vida ou na vida de pessoas que estão diariamente ao nosso redor. Quando não vigiamos somos pegos de surpresa por algo que já estava ali há muito tempo. Ficamos boquiabertos com o que ocorreu, não sabemos como se instalou e muito menos como fazer para erradicar o mal que entrou em nossa vida. “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. o poder de Deus” Mateus 22:29. Para cada problema existe uma direção segura e completa nas Escrituras que nos garante a vitória. Precisamos nos aplicar a conhecer o que a Bíblia diz sobre o problema e também receber a direção de Deus para colocar o Seu poder em ação, acabando com o sofrimento que nos assola.


2) O irmão mais velho não queria saber, ao contrário, ficou muito indignado. (“Mas ele se indignou, e não queria entrar.” Lucas 15:28)
• Quantas vezes não demos as costas ao problema, nos irritamos, nos desanimamos, ficamos alheios à questão na esperança de que ela volte de onde veio como que num passe de mágica... Muitas pessoas já nem lutam mais, achando o problema normal, alguns até dizem “minha dor”, “meu diabetes”, “minhas dívidas”, ou seja, esfriaram na fé e perderam totalmente as esperanças de viver livres do que as atormenta. Elas já nem querem mais saber. É uma pena porque Deus nos reserva o melhor desde que assumamos a nossa posição em Cristo, ou seja, querendo receber o bem de Deus e obedecendo à sua direção para que Seu poder opere e nos traga vitória e confiança multiplicadas. “Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra” Isaías 1:19

3) O irmão mais velho questionou a atitude do seu próprio pai (“E saindo o pai, instava com ele.”)
• O desconforto do irmão mais velho para com a situação era tal que ele simplesmente disparou seus motivos impensados contra o próprio pai. Quantas vezes nós também, numa atitude frustrada e impensada ficamos “de mal” de Deus, colocando todos os nossos motivos egoístas e pequenos, como se Ele fosse o causador do nosso entrave. Simplesmente não estamos entendendo nada e queremos achar um culpado para o que está ocorrendo e que este não seja a gente mesmo! Quando nos iramos, nos irritamos, perdemos o senso e o controle ficamos há quilômetros de Deus e, consequentemente, fora da solução dos problemas que nos afligem. “Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.” Tiago 1:19 e 20.

Outro aspecto importante revelado pelo irmão mais velho nesta parte é toda a sua inveja da atitude do pai frente ao seu filho pródigo.
Antiguidade no Evangelho não é sinônimo de preferência de Deus para nos dar as bênçãos que precisamos: Quantas pessoas não estão há anos freqüentando a igreja e simplesmente não crescem. Aí chega um novo convertido e este começa a ser ricamente abençoado.
A diferença certamente está nas atitudes para como o Senhor: o novato erra, mas logo pede perdão a Deus e àqueles a quem ele ofendeu; ele não guarda qualquer rancor no coração, esquecendo rapidamente um ofensa que lhe fizeram; ele rasga o coração diante de Deus, se arrepende dos seus caminhos errados e não tarda em mudar suas atitude; ele não se reveste de preconceitos e aprendeu que amar a Deus é obedecer à Sua Palavra que ele acabou de aprender: Deus se agrada dos sinceros e não dos perfeitos.

Em Nome de Jesus.

Mônica Gouvêa Sgarbi Gazzarrini
E-mail: mogazzar@hotmail.com

Visite artigos sobre a caminhada com Deus em:
http://bencaossemlimites.blogspot.com/
http://www.webartigos.com/categories (selecione: desenvolvimento pessoal, estudos bíblicos ou religião)
http://www.artigonal.com (selecione: religião)
http://www.uol.com.br/bemzen (selecione: religião)

"Jesus Cristo é o Senhor"

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 11 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/o-irmao-mais-velho-do-filho-prodigo-367824.html

    Palavras-chave do artigo:

    estudo biblico

    ,

    filho prodigo

    Comentar sobre o artigo

    CHARLES ANDERSON RAMOS LORETI

    Não sou nenhum "expert" na exposição das Escrituras Sagradas, entretanto, o convívio com bons pregadores e o interesse de melhorar a cada dia o nível da comunicação com os ouvintes me levaram a aprender e apreender boas dicas que me ajudam na exposição da mensagem, fazendo com que o receptor possa, por meio de um canal fluente de comunicação, receber, de forma bastante compreensiva, o que procuro transmitir. Logo, passo a mostrar algumas dicas simples, porém importantes, que nos ajudam a pregar.

    Por: CHARLES ANDERSON RAMOS LORETIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 13/02/2011 lAcessos: 1,299
    Deivinson Bignon

    Procure entender a parábola do semeador, imaginando o pregador como um trabalhador que espalha suas sementes. O que leva a semente a germinar? Qual a responsabilidade do semeador contemporâneo para alcançar com eficácia a sua geração?

    Por: Deivinson Bignonl Religião & Esoterismo> Evangelhol 01/06/2009 lAcessos: 4,047
    Escritorcampos

    Jonas, tinha consciência de que quase todos humanos, teriam e terão de chegar àque­les conheci­metos, mesmo que parcialmente, ou seja, na sua es­sência têm a grande potencialidade em lidar com coi­sas extra-sensoriais, extrafísicas, ou com assuntos do mundo invisível, do espírito etc. como ele estivera li­dando em toda sua vida.

    Por: Escritorcamposl Literatura> Crônicasl 15/09/2010 lAcessos: 139
    Escritorcampos

    NAVEGAR "Navegar é preciso" Não se vive à toa, Como diria "Fernando." "O Boa Pessoa". "Navegar é preciso". Matar o ego é incisivo. - Esperar até quando? Não fique indeciso! O espelho é pobre, Não seja Narciso. A vida é um jogo – jogue. Mas, seja Pessoa, Pois, "navegar é preciso".

    Por: Escritorcamposl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 06/05/2010 lAcessos: 493

    Um entendimento sobre características mundanas que determinam a personalidade de um deus Nefando, oposto ao Inefável Numinoso que é impossível de ser caracterizado por mentes ausentes da luz inumana.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 25/09/2014

    Receba conselhos para uma vida de sabedoria e vitória, cresça espiritualmente na presença de Deus e seja uma bençao para muitas pessoas!

    Por: Paulo Cicero Marculinol Religião & Esoterismo> Religiãol 19/09/2014
    radimel alonso favacho

    A observação e prática dos mandamentos bíblicos na torah, mais especificamente os seiscentos e treze dados por Deus a Moisés. Pôr de forma fulgente o entendimento que o contexto deixa, infelizmente, não de forma nítida a todos os leitores, a saber, dos mais simplórios aos mais doutos o que não o próprio Deus, mas Jesus Cristo quis transmitir ao jovem rico, encontrado no evangelho de Mateus 19:16 a 20¹

    Por: radimel alonso favachol Religião & Esoterismo> Religiãol 19/09/2014

    A vontade é algo que antecipa os pensamentos humanos. A vontade se origina na alma que é a mente externa e superior. Esta vontade superior nos textos, designada também como a vontade de deus, comprovam esta proposição.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/09/2014 lAcessos: 11
    Edison Candido Gonçalves

    As interpretações bíblicas servem tanto para o bem como para o mal. Seus textos contém mensagens maravilhosas como também relatos sangrentos, traições, adultérios, incestos e outras barbaridades. Será realmente a bíblia a palavra de Deus?

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Religião & Esoterismo> Religiãol 12/09/2014 lAcessos: 12

    A religião reúne o maior número de hipócritas e ignorantes da face da Terra e sendo ignorante também, pretendo neste texto abordar sobre religião.

    Por: EdeNickl Religião & Esoterismo> Religiãol 01/09/2014
    Flávio Oliveira

    Instituições religiosas que mantem atividades de assistência ao próximo no campo da educação, saúde e atividades previstas na constituição como de manutenção a vida podem optar por solicitar títulos de reconhecimento público, levando em consideração suas exigências e sua estrutura interna.

    Por: Flávio Oliveiral Religião & Esoterismo> Religiãol 01/08/2014

    A Letra Viva, é uma ótica colocado sobre os textos, que nos faz crer na possibilidade de que os mesmos tenham sido escritos utilizando-a, o que coloca o real entendimento diametramente oposto ao entendimento causado pela letra morta, ou interpretação ao pé da letra.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 01/08/2014 lAcessos: 17
    MONICA GAZZARRINI

    NÓS SOMOS DONOS SOMENTE DO SÁBADO ?? QUE SENTIDO PRÁTICO, PARA OS DIAS DE HOJE, ESTA PASSAGEM BÍBLICA CITADA ABAIXO TEM DE ÚTIL PARA CADA UM DE NÓS ??

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 01/08/2014
    MONICA GAZZARRINI

    É UM MISTÉRIO QUE NEM TODOS ACREDITAM, ACEITAM OU VIVEM. ACORDE: É UM MILAGRE QUE ESTÁ DISPONVEL HOJE PARA VOCÊ, NA PRÁTICA DA FÉ, USUFRUINDO DOS BENEFICIOS JÁ CONQUISTADOS PARA NÓS, HÁ MUITO TEMPO !! ENTENDA E USE HOJE ESTA RENOVAÇÃO COMPLETA QUE JESUS CRISTO JÁ NOS PROPORCIONOU.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 31/07/2014
    MONICA GAZZARRINI

    Tão pequeno, mas tão fértil: Grão de Mostarda Novamente ele disse: "Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo? É como um grão de mostarda, que, quando plantada, é a menor semente de todas. No entanto, plantada, ela cresce e se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra". Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber. Marcos 4:30-33

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 28/07/2014 lAcessos: 23
    MONICA GAZZARRINI

    Precisamos conhecer cada vez mais a Palavra de Deus para obter certeza, firmeza e confiança no poder de Deus agindo em nossas vidas e para resolver as questões que ainda permanecem pendentes.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 11/05/2012 lAcessos: 139
    MONICA GAZZARRINI

    A alegria que vem de Deus, prosperidade que vem de Deus, emprego que vem de Deus, amor que vem de Deus... Tudo aquilo que Deus nos proporciona é supremo!

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 10/05/2012 lAcessos: 180
    MONICA GAZZARRINI

    Qual é o significado espiritual atribuído às aves nas Sagradas Escrituras? Como a reflexão a respeito deste tema pode nos abrir ainda mais o entendimento?

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/05/2012 lAcessos: 2,948
    MONICA GAZZARRINI

    ESTUDO SOBRE JESUS E A ORAÇÃO. REFLITA SOBRE ESTES VERSÍCULOS VOCÊ TAMBÉM!! João: ""Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus." João 17:9

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/05/2012 lAcessos: 96
    MONICA GAZZARRINI

    ESTUDO SOBRE JESUS E A ORAÇÃO. REFLITA SOBRE ESTES VERSÍCULOS VOCÊ TAMBÉM!! Lucas: "E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes." Lucas 23:33-34

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/05/2012 lAcessos: 62

    Comments on this article

    2
    Hélio Dantas 28/09/2011
    ola amei tbm este estudo vou deixar aki meu e-mail se vc tiver masi estudo ou alguém tenha pode me enviar q eu agradeço,helio-dantas@hotmail.com
    1
    israel de oliveira 22/09/2011
    gostaria de receber mensagem em meu e-mail

    para aprender a pregar
    0
    SANDDROELMA 18/09/2011
    A PAZ DO SENHOR AMADOS! NESTE TEXTO POSSO VER DUAS MENSAGENS, O MOMENTO DO PAI E O PERDAO PARA COM O FILHO ARREPENDIDO SIMBOLIZANDO DEUS E O DESVIADO, OUTRA O PAI QUE FALTOU RECONHECER O VALOR DO FILHO MAS VELHO, SIMBOLIZANDO UM PASTOR UM DIRIGENTE UM LIDER PARA COM UM MEMBRO MAS VELHO NA IGREJA.
    EX:quantos filhos mas velhos estao na igreja trabalhando na obra, é obediente aos seus lideres, enao sao reconhecidos?enquanto o mais novo chega é paparicado é colocado nas maos dele muitos talentos depois ele nao valoriza e prefere desperdiçar tudo, ai depois de quebrar a cara la fora, volta arrependido com o rabinho entre as pernas,e gloria a Deus por isso!! é verdade! mas devemos lembrar que em quanto ele destruia os seu talentos o outro continuava la servindo, se dedicando ao seu lider. e nao era reconhecido, pois quando ele disse (ha tantos anos que te sirvo sem jamais TRANSGREDIR uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrarme com meus amigos; isso nos mostra a falha do seu lider. irmaos nao estou aqui para falar de liderança ou de pastor, mas para que possamos ver o outro lado da historia e que nao é facil! agora uma coisa é verdade as vezes por ficarmos tao chatiados nao conseguimos enxergar as qualidades que existem em nos como por exemplo de ser um fiel perseverante pois é assim que vejo o filho mas velho como um forte prudente obediente apesar da injustiça e devemos lembrar que mesmo que alguem que agente gostaria muito que nos reconheçesse nao nos reconheça existe alguem que nos diz assim:reprime a tua voz de choro pq ha recompensa para o teu trabalho!! e tambem diz assim: pode uma mae esquecerse de um filho que amamenta? toda via EUnao me esquecerei diz o senho!!
    0
    João cardoso 14/08/2011
    Esse filho mais velho não tinha nenhuma razão; como o pai ele tambem deveria lembrar q seu irmão havia se perdido e foi encontrado. Gloria Deus por isso...!
    0
    Rogerio 14/06/2011
    gostei da mensagem.so filhos mais velhos nas nossas igrejas sempre e o que da mais trabalhos
    1
    junior 09/04/2011
    essa palavra do filho perdido é como muitos estão presos em um mundo de inlusão e infelismente muitas pessos estão perdidas de dentro da igreja mais a gloria do nosso pai vai chegar na vida de cada um que esta perdido mais e so se arrepender como o filho perdido fez hoje é dia de se arrepender e voltarmos para a fazenda para perto de nosso pai amém
    0
    isa 26/01/2011
    é chocante essa mensagem
    0
    pr.Antonio 22/01/2011
    Querida, amei seu comentario sobre o filho mais velhos da parabola do filho prodigo, ja preguei sim sobre o mesmo ñ nesse ponton de vista, mas ñ devemos deichar de ve o filho mas velho com uma pessoa que, tinha tudo na s mãos e ñ usufruia, assim é alguns crentes que tem tudo de seu pai na sua mão e ñ usufrui. que Deus ti abençoi.
    0
    Pr.Nildo 09/01/2011
    Irma.Monica, eu sempre ministrei esta parabola do filho prodigo nas igrejas com estar mesma visao que voce tem, mais acho que devemos sim dar uma boa atencao para o filho mais velho, pois estava cuidando dos seus compromisos e das coisas de seu Pai. Compromisso este,.. Que temos visto essa falta no meio do povo de Deus. Um abraco para vc e um 2011 de muitas conquistas no nome de Jesus.
    1
    ritha 20/09/2010
    mensagem linda que engrandece o nosso relacionamento com Deus.....
    1
    Pastor Laercio Tavares da Silva 03/09/2010
    Monica, importante esta mensagem. Temos muitos irmãos mais velhos, impedindo o retorno dos irmãos que se desviaram dos caminhos do Senhor e caindo em si, desejam regressar se esbarram no irmão mais velho. Felizmente o Nosso Deus é AMOR. N'Ele somos aceitos. No amor de Cristo.
    0
    Isaias Maximiano 19/08/2010
    Entre os 02 mandamentos: "amar a Deus acima de tudo e ao Próximo como a ti mesmo", vejo o filho mais velho como aquele que : ama o pai, faz a obra do pai , mas em relação ao próximo, não esta nem ai. não percebe a falta do irmão, incapaz de se reunir para se alegrar comos outros quando um irmão volta e ainda questiona o pai quando este lhe dá algo. falta-lhe : amar ao próximo . " como posso amar aDeus que não vejo se não amo ao próximo a quem vejo?"
    1
    Reginaldo da costa 28/07/2010
    maravilha! Nós só olhamos muitas vezes para à vida do filho pródigo, mas raramente olhamos para o filho mais velho. Devemos olhar para nossa vida que muitas vezes está longe da realidade,e de tudo que está acontecendo ao nosso lado.
    0
    Fábio Salomão Pereira 28/07/2010
    No reino de Deus não é natural sentir-se inveja, mas ilustra aqui uma familia sem a presença da mãe. Onde deus busca reunir a todos por meio do seu amor dando nova oportunidade a todos quanto erraram.
    Deus não impõem limites mas nos mostra muito bem sua misericordia.
    1
    jonas 21/07/2010
    gostei muito dessa mensagem do filho mais velho por isso vou elabora uma mensagem para a igreja a qual eu congrego
    3
    Gilson Santos 14/06/2010
    Irmã sinto muito em discordar, mais penso que o irmão mais velho estava longe de casa porque estava trabalhando, zelando pelo patrimônio construido com certeza com muito trabalho; penso que a indignação dele foi algo natural, pois, não é facil ver seu irmão dizer na cara do pai que era como se ele estivesse morto e não tinha mais consideração por ele o pai, pois foi isso que ele fez ao pedir a parte da herança que tinha direito, lembrando que só se tem direito de fato depois que o pai morresse, e por fim penso que ele o irmão mais velho não foi invejoso e que nós corremos um grande risco de confundirmos a Graça de Deus com desculpas para pecar, de premiarmos o transgressor e menosprezarmos aquele que com fidelidade e amor se esforçam para fazer a vontade do pai.
    Fique na paz minhã irmã espero que não me entenda mal, é só o meu ponto de vista.
    3
    salatiel 21/02/2010
    nossa como e lindo encherga o outro lado dessa história muito lindoo. paz seja com vosco!!!
    1
    Tatiana Regina de Jesus 27/12/2009
    Monica Achei super interessante seu artigo e gostaria de saber mais textos que fale do filho mais velho para minha pesquisa.
    1
    Gesiel Diniz 16/09/2009
    Muito importante esse tema sobre o irmão mais velho, pois normalmente só damos atenção ao Filho Pródigo... parabéns pela mensagem.
    1
    nativo costa de sousa 27/08/2009
    OLA,PAZ SEJA COM VC ,GOSTEI MUITO DA MESSAGEM DO IRMAO MAS VELHO,EU TAVA PROCURANDO UMA MESSAGEM SOBRE UM IRMAO MAS VELHO MAS EU ACHEI AQUIM.PARABENS
    1
    Anderson Diniz 15/06/2009
    Paz continue colocando sua mensagens de maneira clara e objetiva, continue evangelizando a traveis do seu dom fique com a Paz do Senhor Jesus ass. Presbitero Anderson.
    1
    liu 10/06/2009
    vou pregar dia 19- 06 sobre este tema achei bem legal vou aproveita-lo bem, se alguem tiver mai sujestoes aceito ,para enriquecer minha pregacao sobre o irmao do filho prodigo imail liu_altonia@hotmail.com paz liu
    3
    Silveste 11/03/2009
    Gosto de pregar sobre essa menssagem e focar justamente no filho mais velho.
    msn: demoraesfilho@hotmail.com
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast