O Juízo Final

Publicado em: 17/07/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 214 |

Acredita-se que este será o período mais sombrio da história humana, pois nesse tempo haverá grande tribulação. A tribulação será o Dia da ira do Senhor contra os que têm rejeitado o amor de Deus na pessoa de Jesus Cristo. Ao mesmo tempo será um dia de celebração sem fim, em que os seguidores fiéis de Cristo serão arrebatados pra junto Dele. Será um tempo em que Deus, mais uma vez vai oferecer seu amor, sua misericórdia, sua compaixão e sua graça ao homem pecador. Neste capítulo estudaram-se alguns casos específicos como: o Dia do Senhor, o Arrebatamento da Igreja e a Grande Tribulação.

Eis o dia tão esperado – o Dia do Senhor. Há muitas coisas que as pessoas não conseguem compreender acerca dos acontecimentos futuros, mas uma coisa é certa: o dia da volta de Cristo será um dia de recompensa, de galardão. "O Senhor recompensará a cada um pelo bem que praticar, seja escravo ou livre" (Ef 6.8).

Aqueles que viveram ignorados na terra serão reconhecidos no céu. Os que nunca receberam aplausos humanos serão aplaudidos pelos anjos. Os filhos que nunca receberam a bênção dos seus pais receberão a bênção do Pai Celestial. O humilhado será exaltado. O humilde enaltecido.

No livro de Mateus, capítulo 25, versículos de 31 a 46, Jesus fala sobre o Juízo Final, advertindo o povo sobre os acontecimentos futuros que se sucederão:

Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante Dele, e Ele separará uns aos outros, assim como o pastor separará as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então, o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: Venham vocês, que são abençoados por meu Pai. Recebam como herança o Reino que meu Pai lhes preparou desde a criação do mundo [...]. Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: Afastem-se de mim, malditos. Vão para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos. [...] Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna.

 

Os homens vão ser julgados pela fé que tiveram em Jesus. Esta fé significa reconhecimento e compromisso com a pessoa concreta de Jesus. Deus separará os seus seguidores obedientes daqueles que são incrédulos e fingidos. Da mesma forma que Deus recompensará o justo por sua fidelidade e santidade, assim também, julgará o ímpio conforme as suas obras.

As coroas da vida, da justiça e da glória serão entregues individualmente. Deus se chegará a cada um e olhando em seus olhos irá abençoá-lo: "Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; Eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria de seu Senhor!" (Mt 25.23). No entanto, não é possível dizer a mesma coisa para o ímpio, que viveu na iniqüidade e corrupção. Assim como o justo será lembrado e levado para junto do Senhor, o ímpio será deixado para trás quando Cristo voltar.

Sendo assim, é fundamental que ninguém desista, continuem firmes, converta-se e crede no Evangelho. Escute a voz de Deus falando com você: "Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua glória" (Ap 3.11).

 

 

REFERÊNCIAS

 

BETIATO, Márcio Antônio. Escatologia Cristã: entre ameaças e a esperança. 2 ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008.

BIBLIA DE ESTUDO APLICAÇÃO PESSOAL Antigo Testamento e Novo Testamento. Edição Almeida Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD. Brasil, 2003.

BIBLIA DE JERUSALEM. Antigo Testamento e Novo Testamento. São Paulo: Paulus, 2002.

BIBLIA SAGRADA. Antigo Testamento e Novo Testamento. Edição Tradução na Linguagem de Hoje. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 2005.

BIBLIA SAGRADA. Antigo Testamento e Novo Testamento. Edição Pastoral. São Paulo: Paulus, 2002.

BRUSTOLIM, Leomar Antônio. Quando Cristo Vem: a parusia na escatologia cristã. São Paulo: Paulus, 2008.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Edição Típica Vaticana. São Paulo: Loyola, 1998.

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral. Vol. único. 2 Grau. São Paulo: Saraiva, 2003.

FIGUEIREDO, Onézio. Escatologia. Disponível em:. Acesso em 14 de Julho de 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3ª ed. São Paulo: Makron Books, 1995, 157 p.

LUCADO, Max. Quando Cristo Voltar: o começo da melhor parte. 10 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

MARTINI, Miguel. A Segunda Vinda de Cristo. 5 ed.São Paulo: Editora Canção Nova, 2009.

MIRANDA, Valtair. O que é Escatologia. Rio de Janeiro: MK, 2004.

MINAYO, M.C.S. Ciência, técnica e arte: O desafio da pesquisa social. In: Pesquisa social: Teoria, Método e Criatividade (M.C.S.Minayo, orgs.), Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

NOGUEIRA, Reynaldo Prestes. Ouça os Passos do Senhor. São Paulo: Associação Religiosa Imprensa da Fé, 2001.

PENTECOST, J. Dwight. Manual de Escatologia. São Paulo: Editora Vida, 2006.

SILVA, Severino Pedro da. Escatologia, Doutrina das Últimas Coisas. 17 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

TRIVIÑOS, A N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1994.

 

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/o-juizo-final-5034500.html

    Palavras-chave do artigo:

    juizo final

    ,

    fim dos tempos

    ,

    fim do mundo

    Comentar sobre o artigo

    HAMILTON SERPA

    Dois Fenômenos que se interligam e que são anunciados para a humanidade desde tempos imemoriais através de profetas e videntes como Nostradamus e também tendo sido motivo de estudo do físico Isaac Newton.

    Por: HAMILTON SERPAl Religião & Esoterismol 13/08/2012 lAcessos: 38
    HAMILTON SERPA

    Porque será que muitos têm medo de um anunciado "Fim do Mundo coletivo" e não se atentam que o nosso mundo não se acaba quando todos juntos também se acabarem, mas sim quando nós formos para a mundo da além vida material?

    Por: HAMILTON SERPAl Literatura> Crônicasl 15/09/2012 lAcessos: 21
    Renato Bandeira

    Este estudo procura descrever o fenômeno da crise existencial que, muitas vezes, é também chamada de angústia; assim sendo, não se pretende classificá-la nos moldes científicos de pesquisa, mas sim, explicitá-la utilizando-se de uma compreensão existencial. Não se pode dar repostas absolutas a este fenômeno, porque a pesquisa como fenômeno humano não se esgota e, também, por ser um tema muito abrangente, onde uma simples definição ou sistematização seria indevida, e não se compreenderia a comple

    Por: Renato Bandeiral Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 04/09/2012 lAcessos: 335
    george silva

    Você sabe quando será o fim do mundo? Ao que tudo indica, parece que estamos mesmos caminhando para um fim segundo as profecias bíblicas. Vamos conferir se isto é realmente verdade?

    Por: george silval Religião & Esoterismo> Meditaçãol 13/10/2012 lAcessos: 37
    Waldemar Castro

    0s rumores sobre o fim do mundo atingiram o ponto de fervura nos últimos meses. O que ocorrera de fato amigos é que haverá apenas, um alinhamento entre o Sol e o centro da galáxia, em 21 de dezembro de 2012,que faz com que o Sol enlouqueça e cause ferozes tempestades em sua superfície, que lançam ao espaço partículas subatômicas difíceis de detectar conhecidas como neutrinos. De alguma forma, os neutrinos se transmutam em outras partículas, o que resulta em aquecimento do núcleo planetário.

    Por: Waldemar Castrol Literatura> Crônicasl 11/08/2011 lAcessos: 220
    Cláudia Meyer

    Mateus 24: 3-13 Volta de Cristo: consumação dos séculos

    Por: Cláudia Meyerl Religião & Esoterismo> Evangelhol 26/02/2010 lAcessos: 408
    Escritorcampos

    Caro leitor, o tempo passou, e você pode ser mais jovem, ou mais velho do que este escrevente, pouco importa ao tempo, ele vem ao longo dele mesmo, ajustando a hu­manidade em sua própria natureza.

    Por: Escritorcamposl Literatura> Crônicasl 06/05/2010 lAcessos: 329 lComentário: 1
    RICHARD E. S. D'AVILA

    Esta obra aborda a idéia da inversão da sociedade atual, onde depois depois de sua leitura, ou frente a suas reflexões tendemos a enchergar nossa crise de identidade.Nossa "Deusa" publicidade se encarrega de seduzir corpos e almas em nome de um sistema econômico o capitalismo, que em sua sede desmedida torna-se globalização, do desesperol.

    Por: RICHARD E. S. D'AVILAl Educaçãol 27/06/2010 lAcessos: 728

    O texto estuda os principais pontos da teoria tridimensional do Direito desenvolvida por Miguel Reale, para comprovar que somente através de uma compreensão tridimensional do Direito, o jurista torna-se capaz de compreender integralmente a experiência jurídica.

    Por: Mozart Vilela Andrade Juniorl Direitol 29/11/2009 lAcessos: 9,367

    Os textos citam muitas vezes no singular a palavra hora. Em verdade o que está por detras do véu quando esta palavra é citada? Este artigo nos leva a refletir em possibilidades maiores do que simplesmente a leitura ao pé da letra pode conceder. É possível ir mais além. Podemos entrar na câmara que está além da porta exterior do templo e acertar nosso relógio conforme o marcador exige.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/10/2014

    O entendimento que a Letra Viva permite é algo inifável. Não pode ser descrito em palavras, entretanto é preciso aprender a retirar o véu dos textos. É preciso se libertar do culto às fábulas, da adoração às fantasias e sonhos. O artigo, apesar de curto, nos permite reflexão sobre a questão.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 15/10/2014

    O texto convida a uma reflexão livre de influências doutrinárias a respeito do tema. Estudos mais aprofundados sobre os textos conduzirão o pesquisador a entender que sexo é uma condição apenas animal, ou em outras palavras apenas da condição da matéria animal que precisa dela para procriar, o que não acontece no plano divino.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 08/10/2014

    Podemos afirmar que, muitas vezes, a verdade é mais interessante que a ficção. O Ciclo Cósmico pela qual a humanidade vem passando, ou pelo desenvolvimento intelectual do hominal, leva a um interesse maior pela vida do Grande Mestre, ou Grande Redentor, Jesus do que em qualquer outro período desde o início de cristianismo. Nunca na história humana, Cristo foi tão estudado, pesquisado por estudantes de psicologia, misticismo, metafísicas e ocultismo com sentido minucioso e analítico. Nesse estudo

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 07/10/2014

    Um entendimento sobre características mundanas que determinam a personalidade de um deus Nefando, oposto ao Inefável Numinoso que é impossível de ser caracterizado por mentes ausentes da luz inumana.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 25/09/2014

    Receba conselhos para uma vida de sabedoria e vitória, cresça espiritualmente na presença de Deus e seja uma bençao para muitas pessoas!

    Por: Paulo Cicero Marculinol Religião & Esoterismo> Religiãol 19/09/2014
    radimel alonso favacho

    A observação e prática dos mandamentos bíblicos na torah, mais especificamente os seiscentos e treze dados por Deus a Moisés. Pôr de forma fulgente o entendimento que o contexto deixa, infelizmente, não de forma nítida a todos os leitores, a saber, dos mais simplórios aos mais doutos o que não o próprio Deus, mas Jesus Cristo quis transmitir ao jovem rico, encontrado no evangelho de Mateus 19:16 a 20¹

    Por: radimel alonso favachol Religião & Esoterismo> Religiãol 19/09/2014

    A vontade é algo que antecipa os pensamentos humanos. A vontade se origina na alma que é a mente externa e superior. Esta vontade superior nos textos, designada também como a vontade de deus, comprovam esta proposição.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/09/2014 lAcessos: 17
    Diego Luiz Piovesan

    Padre Léo nos mostra a importância de encontramos um sentido para a nossa vida e a necessidade de cura interior. E, ainda, é preciso sabermos para onde ir e sermos persistente nessa direção.

    Por: Diego Luiz Piovesanl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 08/08/2011 lAcessos: 382
    Diego Luiz Piovesan

    Pe. Léo nos mostra a importância de encontrar sentido para a nossa existência e de prosseguir no caminho, mesmo em meio à dor. É no Alto que está a nossa meta e é por ela que devemos lutar.

    Por: Diego Luiz Piovesanl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 06/08/2011 lAcessos: 2,406
    Diego Luiz Piovesan

    Jesus, após sua vinda gloriosa, estabelecerá Seu reino milenar de paz verdadeira sobre a terra. Ele virá com os anjos e santos e os exércitos celestes. A Besta será capturada juntamente com os falsos profetas e ambos serão lançados vivos no lago de fogo.

    Por: Diego Luiz Piovesanl Religião & Esoterismo> Religiãol 17/07/2011 lAcessos: 65
    Diego Luiz Piovesan

    A Sagrada Escritura revela ao homem que em consonância com os sinais dos últimos tempos virá um período chamado grande tribulação - a última intervenção de Deus para punir o pecado.

    Por: Diego Luiz Piovesanl Religião & Esoterismo> Religiãol 17/07/2011 lAcessos: 178
    Diego Luiz Piovesan

    O tema arrebatamento da Igreja é bastante polêmico e pouco comentado – embora bíblico – pelos estudiosos e teólogos em todo o mundo. Isso se deve ao fato de não encontrar na temática uma explicação plausível e racional, pois o assunto entra genuinamente no campo do sobrenatural, assim como outras várias afirmações bíblicas, as quais exigem fé por parte das pessoas para sua compreensão e aceitação: A Eucaristia, a ressurreição de Lázaro, o arrebatamento de Elias, entre outras afirmações bíblicas.

    Por: Diego Luiz Piovesanl Religião & Esoterismo> Religiãol 17/07/2011 lAcessos: 223
    Diego Luiz Piovesan

    Estas frases foram extraídas do livro "Passos para a Cura" do Frei Rufus Pereira, padre indiano, doutor em Teologia Bíblica, vice-presidente da Associação Internacional de Exorcistas, fundador da Associação Internacional do Ministério de Libertação, pertencente a uma comunidade católica da cidade de Bombaim.

    Por: Diego Luiz Piovesanl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 17/07/2011 lAcessos: 4,123
    Diego Luiz Piovesan

    Eis a grande indagação. Com base na Palavra de Deus tornar-se-á simples compreender ambos os motivos.

    Por: Diego Luiz Piovesanl Religião & Esoterismo> Religiãol 10/07/2011 lAcessos: 102
    Diego Luiz Piovesan

    Jesus irá revelar à sua Igreja o tempo de sua volta. Estar sensível ao mover do Espírito Santo de Deus e, conseqüentemente, longe do pecado, são requisitos básicos para compreender os sinais da vinda gloriosa de Jesus.

    Por: Diego Luiz Piovesanl Religião & Esoterismo> Religiãol 10/07/2011 lAcessos: 290
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast