O Que É O Centro Espírita?

Publicado em: 03/05/2009 |Comentário: 6 | Acessos: 4,305 |

O Centro Espírita

Se os espíritas soubessem o que é o Centro Espírita, quais são realmente a sua função e a sua significação, o Espiritismo seria hoje o mais importante movimento cultural e espiritual da Terra. Temos no Brasil
– e isso é um consenso universal – o maior, mais ativo e produtivo movimento espírita do planeta. A expansão do Espiritismo em nossa terra é incessante e prossegue em ritmo acelerado.

Mas o que fazemos, em todo este vasto continente espírita, é um imenso esforço de igrejificar o Espiritismo, de emparelhá-lo com as religiões decadentes e ultrapassadas, formando por toda parte núcleos místicos e portanto fanáticos, desligados da realidade imediata. Dizia o Dr. Souza Ribeiro, de Campinas, nos últimos tempos de sua vida de lutas espíritas: "Não compareço a reuniões de espíritas rezadores ! " E tinha razão, porque nessas reuniões ele só encontrava turba dos pedintes, suplicando ao Céu ajuda.

Ninguém estava ali para aprender a Doutrina, para romper a malha de teia de aranha do igrejismo piedoso e choramingas.

A domesticação católica e protestante criara em nossa gente uma mentalidade de rebanho. O Centro Espírita tornou-se uma espécie de sacristia leiga em que padres e madres ignorantes indicavam aos pedintes o caminho do Céu.

A caridade esmoler, fácil e barata, substituiu as gordas e faustosas doações à Igreja. Deus barateara a entrada a entrada do Céu, e até mesmo os intelectuais que se aproximam do Espiritismo e que tem o senso crítico, se transformam em penitentes. Associações espíritas, promissoramente organizadas, logo se transformam em grupos de rezadores pedinchões.


O carimbo da igreja marcou fundo a nossa mentalidade em penúria. Mais do que subnutrição do povo, com seu cortejo trágico de endemias devastadoras , o igrejismo salvacionista depauperou a inteligência popular, com seu cortejo de carreirismo político – religioso, idolatria mediúnica, misticismo larvar , o que é pior , aparecimento de uma classe dirigente de supostos missionários e mestres farisaicos, estufados de vaidade e arrogância.

São os guardiães dos apriscos do templo, instruídos para rejeitar os animais sacrificiais impuros, exigindo dos beatos a compra de oferendas puras nos apriscos sacerdotais. Essa tendência mística popular, carregada de superstições seculares, favorece a proliferação de pregadores santificados, padres vieiras sem estalo, tribunos de voz empostada e gesticulação ensaiada.

Toda essa carga morta esmaga o nosso movimento doutrinário e abre as suas portas para a infestação do sincretismo religioso afro-brasileiro, em que os deuses ingênuos da selva africana e das nossas selvas superam e absorvem os antigos e cansados deus cristãos.

Não no clima para o desenvolvimento da Cultura Espírita.

As grandes instituições Espíritas Brasileiras e as Federações Estaduais investem-se por vontade própria de autoridade que não possuem nem podem possuir, marcadas que estão por desvios doutrinários graves, como no caso do roustainguismo da FEB e das pretensões retrógradas de grupelhos ignorantes de adulterados.

Teve razões de sobra André Dumas, do Espiritismo Francês, em denunciar recentemente, em entrevista à revista Manchete, a situação católica e na verdade de anti-espírita do Movimento Espírita brasileiro. A domesticação clerical dos espíritas ameaças desfibrar todo o nosso povo, que por sua formação igrejeira tende a um tipo de alienação esquizofrênica que o Espiritismo sempre combateu, desde a proclamação de fé racional sempre no Kardec, contra a fé cega e incoerente, submissa e farisaica das pregações igrejeiras.
Jesus ensinou a orar e vigiar, recomendou o amor e a bondade, pregou a humanidade, mas jamais aconselhou a viver de orações e lamúrias , santidade fingida, disfarçada em vãs aparências de humildade, que são sempre desmentidas pelas ambições e a arrogância incontroláveis do homem terreno.

Para restabelecemos a verdade espírita entre nós e reconduzirmos o nosso movimento a uma posição doutrinária digna e coerente, é preciso compreender que a Doutrina Espírita é um chamado viril à dignidade humana, à consciência do homem para deveres e compromissos no plano social e no plano espiritual, ambos conjugados em face das exigências da lei superior da Evolução Humana. Só nos aproximaremos da Angelitude, o plano superior da Espiritualidade, depois de nos havermos tornado Homens.

Os espíritas atuais, na sua maioria, tanto no Brasil como no mundo, não compreenderam ainda que estão num ponto intermediário da filogênese da divindade.

CONTINUA> > > >http://ensinoespirita.blogspot.com/2009/11/o-centro-espirita-2-parte.html

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/o-que-e-o-centro-espirita-898171.html

    Palavras-chave do artigo:

    espiritualista

    ,

    espiritistas

    ,

    espirita

    Comentar sobre o artigo

    Francisco Amado

    Peguei esta questão do YAHOO PERGUNTAS E RESPOSTAS. Participei da comunidade do Yahoo resposta por 2 anos até ser expulso sem oportunidade de retorno, pois, agora vou pesquisar as perguntas e responder aqui no meu blog. A pergunta que encontrei foi esta.

    Por: Francisco Amadol Religião & Esoterismo> Evangelhol 27/08/2009 lAcessos: 4,574 lComentário: 8

    A Umbanda ou Macumba é prática religiosa dos negros africanos bantos que, juntamente com os sudaneses, foram trazidos para o Brasil, com escravos. Existindo entre os negros bantos, segundo alguns historiadores, o culto aos antepassados, ou a crença na existência da alma dos mortos, os negros brasileiros fundiram esse culto com as praticas do Catolicismo e do mediunismo, assimilando-o ao seu ritual supersticioso, daí nascendo então o culto banto-ameríndio da ‘Umbanda’”.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 19/08/2008 lAcessos: 9,253 lComentário: 24
    Francisco Amado

    Fala-se muito em Espiritismo, mas quase nada se sabe a seu respeito.

    Por: Francisco Amadol Ciênciasl 21/04/2009 lAcessos: 1,869 lComentário: 5
    Francisco Amado

    A preguiça mental de ler e pensar, a pretensão de saber tudo por intuição, de receber dos guias a verdade feita, o brilhareco inútil e vaidoso dos tribunos, as mistificações aceitas de mão beijada como bênçãos divinas e assim por diante, num rol infindável de tolices e burrices fizeram do movimento doutrinário um charco de crendices que impediu a volta prevista de Kardec para continuar seu trabalho.

    Por: Francisco Amadol Religião & Esoterismo> Religiãol 22/09/2009 lAcessos: 1,052 lComentário: 1
    André Leandro

    Este artigo tem por objetivo analisar um texto de Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita, contido na Revista Espírita de dezembro de 1868, sobre o questionamento: Espiritismo é Religião ? Esse texto é utilizado entre os que aceitam o Espiritismo como Religião, os que não compreendem que o Espiritismo é Religião, e os que querem atacar o Espiritismo. No final de nossa análise ficará claro que Allan Kardec resgata o sentido original da palavra Religião e que o Espiritismo é Religião.

    Por: André Leandrol Religião & Esoterismo> Religiãol 30/07/2012 lAcessos: 391

    Falar de fé requer sensibilidade, sentimentos de paz, amor, fraternidade e caridade. A juventude atual está muito diversificada, podemos até mensurá-la de várias formas, dependendo da classe social, o meio em que vive e participa seus hábitos e seu comportamento, perante a sociedade a que pertence. Normalmente, se afigura que o homem é produto do meio, mas não esqueçam que o meio é fruto do homem. Ele é responsável pelo meio em que habita e convive. Ele constrói o próprio meio em que vive. Uma reportagem muito interessante está implícita nas páginas da revista “Isto É”, nº. 2.016; ano 31 de 25 de junho de 2008. A fonte fala sobre ‘comportamento’ e insere o título: “A FÉ da juventude”.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 25/06/2008 lAcessos: 10,436
    Francisco Amado

    Pode alguém evocar os Espíritos sem ser médium?

    Por: Francisco Amadol Religião & Esoterismo> Religiãol 07/09/2009 lAcessos: 407
    Jordanio Aguiar

    O presente artigo almeja discutir o caminho do Ensino Religioso na história da educação brasileira, iniciando-se pelo período colonial, imperial, republicano e pelas constituições até a idade contemporânea com a nova LDB 9.475 de 22 de julho de 1997, onde o Ensino Religioso é refletido como sendo uma disciplina curricular de obrigatoriedade das escolas públicas de ensino fundamental, proibidas quaisquer formas de proselitismo, ou seja, o Ensino Religioso deve respeitar a pluralidade cultural .

    Por: Jordanio Aguiarl Religião & Esoterismo> Religiãol 23/02/2015

    O corpo de carne que está com suas partículas conjugadas caminhando do infinitamente pequeno ao infinitamente grande, é igual no rico e no pobre, no preto e no branco, no rei e no súdito.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Religião & Esoterismo> Religiãol 23/02/2015
    Magali Rossi

    A temperança, que em latim é temperare = guardar equilíbrio, é uma das 4 virtudes cardinais, caracterizada pelo domínio de si e pela moderação dos desejos. A energia desse arcano é de sutileza, interiorização e em diversos tarôs ela aparece alada...

    Por: Magali Rossil Religião & Esoterismo> Religiãol 22/02/2015

    O ser humano é não é comandado inteiramente por si mesmo. Existe um espírito que nos comanda. Estes espíritos pelo fato de não distinguirem aquilo que nos faz bem ou mal são chamados de loucos. Quem os coloca no lugar é nossa razão, nosso equilíbrio e bom senso. A ausência destes fatores fazem com que o ser humano obedeça a vontade do espírito sem refletir, o que incide constantemente em erros e malefícios.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 13/02/2015

    A forma de atuação do regente da vida humana. Existem dois regentes para nosso existir: O espiritual e o humano ou da vida física. Foi usado o nome Codon para criar uma relação de entendimento sobre aquilo que está escrito no livro de Daniel. Exploramos o entendimento da linguagem oculta através deste artigo.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 05/02/2015

    A Mediunidade é a faculdade que permite o intercâmbio entre o mundo físico e o espiritual. "O dom da mediunidade é tão antigo quanto o mundo. Os profetas eram médiuns [...] Todos os povos tiveram seus médiuns. E as inspirações de Joana D'Arc nada mais eram que a voz dos Espíritos benfeitores que a dirigiam

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 03/02/2015

    A transmigração não há como ser negada. Voltando em apenas 660 anos em nossa ancestralidade, iremos nos deparar com um número de pais superior a população mundial atual. Este tema exige uma profunda reflexão relacionada a existência das nossas almas.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 31/01/2015 lAcessos: 11

    As almas são produtos de duas classes de espíritos, os celestes ou os terrestres. O termo filho do Homem significa alma produto de um espírito pai. O Homem superior produz luz em forma de sabedoria. O homem inferior produz o mal em suas trevas.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 29/01/2015 lAcessos: 15
    Francisco Amado

    Eu, pois, agi com os Espíritos como o teria feito com os homens: eles foram, para mim, desde o menor até o mais elevado, meios de colher informações e não reveladores predestinados".

    Por: Francisco Amadol Religião & Esoterismol 02/02/2015 lAcessos: 12
    Francisco Amado

    Como um reacionário honesto, eu naturalmente rejeito o Nazismo, Comunismo, Fascismo e todas as ideologias relacionadas que são, de fato, um reductio ad absurdum da chamada democracia e do "povo no poder". Eu rejeito os pressupostos absurdos do governo da maioria, do parlamento hocus-pocus,

    Por: Francisco Amadol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 09/09/2014 lAcessos: 14
    Francisco Amado

    O livro de Horowitz, amparado por uma miríade de evidências, mostra que, ao contrário do que o senso comum pensa a respeito dos esquerdistas, todos os discípulos de Marx, dos mais radicais aos mais moderados, não passam de aliados dos poderosos, ao invés de pessoas que "defendem oprimidos contra opressores".

    Por: Francisco Amadol Educação> Ensino Superiorl 10/08/2014 lAcessos: 14
    Francisco Amado

    É verdade que temos um bando de psicopatas na direção do Brasil agora. MAS NÃO É DELES QUE TENHO MEDO. Eu tenho medo das massas condicionadas que me matariam num piscar de olhos se as ordens certas forem dadas. Eu tenho medo da horda de idiotas bem intencionados.

    Por: Francisco Amadol Educação> Ensino Superiorl 24/05/2014 lAcessos: 35
    Francisco Amado

    Um livrinho de pouco mais de 100 páginas onde o filosofo deísta Francisco amado debruça o pensamento sobre a metodologia de Kardec para reajustar a doutrina na realidade.

    Por: Francisco Amadol Religião & Esoterismo> Religiãol 24/04/2014 lAcessos: 31
    Francisco Amado

    Se alguém quiser suportar os direitos individuais, ele deve entender que o capitalismo é o único sistema que pode suportar e os proteger. E se alguém quiser medir o relacionamento da liberdade com os objetivos dos intelectuais de hoje, ele deve medí-lo pelo fato que o conceito de direitos individuais é evitado, distorcido, pervertido e raramente discutivo pelos chamados "conservadores".

    Por: Francisco Amadol Educação> Ensino Superiorl 16/03/2014 lAcessos: 33
    Francisco Amado

    A Revista Calibre foi criada em agosto 2007. Desde lá, com posts diários, busca desconstruir o discurso comunista da mídia esquerdista, com análises equilibradas e a defesa intransigente da propriedade privada, legitima defesa e liberdade. Em Janeiro de 2008 nasceu a FANPAG no Facebbok, como uma extensão desse projeto, reconstruindo o discurso a partir de uma visão liberal e conservadora

    Por: Francisco Amadol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 16/03/2014 lAcessos: 29
    Francisco Amado

    "Se você comprar este produto, por favor, mande esta carta para a Organização Mundial de Direitos Humanos" – leu Julie."Milhares de pessoas na China, que sofrem a perseguição do Partido Comunista, ficar-lhe-ão gratas para sempre". Entrementes, o autor – Zhang, 47 – conseguiu sair da fábrica-prisão. Como muitos outros ex-detentos, ele descreveu o universo carcerário socialista marcado por abusos estarrecedores, espancamentos

    Por: Francisco Amadol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 31/08/2013 lAcessos: 58

    Comments on this article

    2
    Rosangela 09/06/2011
    queria saber o que é realmente o centro espirita, o que faz , se fazem trabalhos ruins ou bons.?
    o que é isso realmente.
    3
    katy 08/04/2011
    gostaria de saber ?ser espirita tem alguma relaçao com o diado ou so e uma relegiao como todas as outras
    2
    kaique da silva 07/03/2011
    eu queria ser esperito como fais manda resposta pelo msn
    -1
    benedita coelho 07/12/2010
    Eu gostaria de saber se os espirítas lem à bíblia se praticam realmente a palavra de Deus como ela foi escrita?por que as pessoas que dizem a ser espirítas fazem tantas coisas foram do que diz a bíblia,a palavra do senhor,ex de pessoas que conheço que bebem, fuma,mente e tem invejas?isso não faz parte dos mandamentos de Deus!
    1
    Amanda 29/05/2010
    OBRIGADO PELA RESPOSTA VALEU E MUITO LEGAL!!!
    FLW
    0
    SOLANGE GOMES PAOLUCCI XAVIER 04/10/2009
    Quanta intolerância! O seu artigo está carregado de arrogância e desamor. Não nos disse Jesus que não devemos julgar? O movimento espírita, como qualquer outro movimento cultural, reflete o grau de evolução de seus seguidores.Tudo é uma questão de TEMPO. A Terra ainda é um mundo de provas e expiações, mas está a caminho da regeneração. Cuidado com sua irritação! Pode adoecer!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast