O Significado da Oração

Publicado em: 18/10/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 4,716 |

Em diferentes pontos do globo terrestre, neste instante, milhões de pessoas estão de alguma maneira, seja com diversos rituais ou com simples gestos, fazendo preces, rezas, petições, súplicas, enfim, orações. Seja como for o termo utilizado (do latim oratione), nas mais diversas culturas do mundo, subentende-se que a oração no sentido etimológico corresponde a uma fala, discurso, sentença ou elocução, mas no sentido religioso é uma expressão da alma humana com o Divino. É um relacionamento de diálogo entre pessoas, ou um tipo de comunicação entre o sujeito e o Intangível. Basicamente, a oração pode ser apenas com palavras e expressões da língua local, mas em algumas religiões do mundo é realizada em outro idioma que não seja a língua-mãe. Em muitos casos a oração é uma expressão direta e espontânea, outras vezes ela pode ser lida como um discurso escrito. Também pode ser feita em pensamento, com o gesto simples de cerrar os olhos e curvando a cabeça para cima ou para baixo, com as mãos livres ou juntando-as. Entretanto, não há uma regra ou padrão único que possa ser seguido por todos. Cada pessoa ou grupo religioso adota métodos distintos para fazer suas orações a Deus (no caso das seitas e religiões pagãs, suas orações são direcionadas a diversos deuses ou demônios). Há uma variedade muito grande de conceitos teológicos que expressam a experiência do praticante, assim como também os modelos de orações pelo mundo. Seria dispendioso listar aqui os diversos conceitos e maneiras de orações seguidas pelos indivíduos e religiões do mundo todo. Basta-nos este conceito do famoso Bispo de Hipona, Agostinho, "a oração genuína e total nada mais é do que amor".

I – Qual a origem da Oração?

A oração é uma das práticas mais antigas que o ser humano possui para comunicar-se com a Divindade. Isto se deu por ocasião do pecado introduzido no mundo. Com certeza o relacionamento que o homem tinha com Deus no princípio, antes do pecado, não era abstrata, mas real. Por conseguinte, a barreira do pecado impediu desde a antiguidade a comunicação direta do homem com Deus. Todavia, Deus pela Sua eterna Misericórdia instituiu a oração, que à semelhança da fé é um dom de Deus, para que o homem mantivesse uma comunhão permanente com o Pai celeste em qualquer situação ambiental ou variação emocional. Blaise Pascal dissera que "Deus instituiu a oração para conferir a suas criaturas a dignidade de serem causas". A oração faz parte da vida do ser humano e da comunidade desde os tempos mais remotos, não somente em rituais litúrgicos como também na vida cotidiana.

Porém com o passar dos tempos o pecado se multiplicou sobremaneira, "a humanidade ficou corrompida e cheia de violência" (Gn 6.11 - parafraseado). O homem distanciou-se cada vez mais do Seu Criador. Assim, como desde o princípio, o homem procura se esconder da presença de Deus (Gn 3.8), perdendo e corrompendo essa grande dádiva de Deus que é a oração.

Com a proliferação do politeísmo e da idolatria, a maior parte dos povos antigos manipulou os mais diversos ritos e cerimônias religiosas para as suas divindades. As expedições arqueológicas sustentam que alguns escritos encontrados das civilizações antigas são rituais religiosos a deuses, ou especificamente a uma divindade pagã. Entre esses rituais a oração continuava a ser o cerne de suas religiões, embora de maneira promíscua. Na Bíblia temos diversos exemplos disso, é o que trataremos mais adiante.

II – Que tipo de Oração encontramos na Bíblia?

Deus fala conosco de muitas maneiras (Hb 1.1). Nós nos expressamos a Ele através da oração. Na Bíblia encontramos muitos exemplos de pessoas que expressaram seus sentimentos pela oração a Deus. Apesar de acharmos vários tipos e propósitos de oração nas Escrituras, a natureza e o veículo condutor dela seguem um padrão divino.

Depois que o povo de Deus foi estabelecido, a oração passou a fazer parte da liturgia no culto. No culto sacerdotal de Israel a oração era representada pelo altar de incenso (Ex 30.1 comparar com Ap 8.3-4). Neste caso os critérios de Deus para queimar incenso no altar eram rigorosos (Ex 30.7-9), mesmo porque a posição do altar de incenso no tabernáculo (simbologia do A.T. para a vida cristã - 2 Co 6.16) ficava diante da Arca da Aliança (Ex 40.5), que era o testemunho fiel da presença de Deus entre o povo (Nm 7.89). Dentro deste rigor estavam as especiarias utilizadas para a fabricação do incenso: estoraque (ou benjoim), ônica, gálbano e incenso puro. Essas especiarias são plantas e resinas aromáticas, muito usadas na medicina até hoje (Novo Dicionário Aurélio). Todo esse material era preparado por um especialista em obra de perfumaria (Ex 30.35). O boticário ou perfumista, como era chamado, secava, moia e processava as especiarias para dar origem ao incenso "temperado, puro e santo" ao Senhor. Isto representava a verdadeira natureza da oração: com contrição, natural e objetiva.

No ensino de Jesus a oração tem a mesma natureza que o ensinado no Antigo Testamento. Não poderia servir para projeção do ego. Tinha que ser discreta (Mt 6.5), com intimidade (Mt 6.6) e com objetivo (Mt 6.7). Jesus teve séria preocupação com seus discípulos em ensinar-lhes a fazer uso da oração constantemente. Além de ensinar a orar, o Senhor Jesus vivia em contínua oração (Mt 14.23; 26.36-44; Lc 6.12; 9.28).

O caráter do cristão é formado pelo tipo de comunhão que ele tem com Deus. A vida de intimidade com Deus é ter a prioridade em alcançar as bênçãos do Senhor e de transpor as adversidades da vida. Tudo isso é resultado de uma vida piedosa e devotada ao Senhor, através da prática da oração e do estudo da Palavra. Se pretendermos influenciar e transformar pessoas, não será, com certeza, através de uma boa retórica nem de posição eclesiástica, mas de uma vida piedosamente enxertada pela Palavra de Deus e pelo cultivo da oração, conseqüentemente cheia do poder do Espírito Santo. Neste caso, influenciaremos a nossa família, nosso bairro, nossa igreja, nossa cidade e até o mundo.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/o-significado-da-oracao-3499920.html

    Palavras-chave do artigo:

    oracao

    ,

    carater cristao

    ,

    espiritualidade

    Comentar sobre o artigo

    A Espiritualidade no Evangelicalismo Brasileiro é mística, introspectiva e alienante. Vejamos as razões.

    Por: Idauro Camposl Religião & Esoterismol 21/12/2010 lAcessos: 353

    Cada ser humano está num determinado ponto com relação ao Cristo, que acena a todos com as benesses do Paraíso. É como se estivéssemos em círculos concêntricos e a uma distância variável conforme nossa intimidade com Ele, conforme a realidade de nossa vida em confronto com os ensinamentos de Cristo contidos nos evangelhos e dos apóstolos, descritos em suas cartas. O CAMINHO é o próprio Cristo. Eu tracei a maneira de se chegar à intimidade com Ele, definindo as fontes que eu conheço para isto.

    Por: Edison de Souza Saenzl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 19/01/2011 lAcessos: 181

    Filósofo dinamarquês. Nasceu em Copenhague. Kierkegaard foi o sétimo filho de uma próspera família que, após abandonar o trabalho com a agricultura em Jutland, se mudou para Copenhague para trabalhar com o comércio de lã. Recebeu uma austera educação luterana do pai que, além dos rigorosos preceitos religiosos, submeteu-o ao aprendizado de grego e latim. Em 1830, ingressou no curso de teologia na Universidade de Copenhague, concluindo-o apenas em 1841, após a sua interrupção por um breve período de crise causado pela morte do pai em 1838, com a tese sobre O conceito de Ironia, um estudo acerca do pensamento socrático.

    Por: FERNANDO ANTONIO DA SILVAl Educação> Ensino Superiorl 09/12/2011 lAcessos: 353
    Rogerio Fernando Cozer

    Esta matéria informa á todo dependente químico e a todas as pessoas interessadas como iniciar um tratamento para a recuperação da dependência química. Este trabalho já foi realizado com um grande número de dependentes químicos e até aqui vem apresentado excelentes resultados.

    Por: Rogerio Fernando Cozerl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 10/11/2011 lAcessos: 348

    O espiritual não combate contra o racional, antes devem caminhar juntos.

    Por: Ruy Cavalcantel Religião & Esoterismo> Evangelhol 23/07/2009 lAcessos: 419
    Rogerio Fernando Cozer

    Matéria de informação sobre dependência química, direcionada ao dependente químico afim de iniciar um processo de recuperação, e/ou manutenção de sua sobriedade.

    Por: Rogerio Fernando Cozerl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 10/11/2011 lAcessos: 313

    Os textos citam muitas vezes no singular a palavra hora. Em verdade o que está por detras do véu quando esta palavra é citada? Este artigo nos leva a refletir em possibilidades maiores do que simplesmente a leitura ao pé da letra pode conceder. É possível ir mais além. Podemos entrar na câmara que está além da porta exterior do templo e acertar nosso relógio conforme o marcador exige.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/10/2014

    O entendimento que a Letra Viva permite é algo inifável. Não pode ser descrito em palavras, entretanto é preciso aprender a retirar o véu dos textos. É preciso se libertar do culto às fábulas, da adoração às fantasias e sonhos. O artigo, apesar de curto, nos permite reflexão sobre a questão.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 15/10/2014

    O texto convida a uma reflexão livre de influências doutrinárias a respeito do tema. Estudos mais aprofundados sobre os textos conduzirão o pesquisador a entender que sexo é uma condição apenas animal, ou em outras palavras apenas da condição da matéria animal que precisa dela para procriar, o que não acontece no plano divino.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 08/10/2014

    Podemos afirmar que, muitas vezes, a verdade é mais interessante que a ficção. O Ciclo Cósmico pela qual a humanidade vem passando, ou pelo desenvolvimento intelectual do hominal, leva a um interesse maior pela vida do Grande Mestre, ou Grande Redentor, Jesus do que em qualquer outro período desde o início de cristianismo. Nunca na história humana, Cristo foi tão estudado, pesquisado por estudantes de psicologia, misticismo, metafísicas e ocultismo com sentido minucioso e analítico. Nesse estudo

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 07/10/2014

    Um entendimento sobre características mundanas que determinam a personalidade de um deus Nefando, oposto ao Inefável Numinoso que é impossível de ser caracterizado por mentes ausentes da luz inumana.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 25/09/2014

    Receba conselhos para uma vida de sabedoria e vitória, cresça espiritualmente na presença de Deus e seja uma bençao para muitas pessoas!

    Por: Paulo Cicero Marculinol Religião & Esoterismo> Religiãol 19/09/2014
    radimel alonso favacho

    A observação e prática dos mandamentos bíblicos na torah, mais especificamente os seiscentos e treze dados por Deus a Moisés. Pôr de forma fulgente o entendimento que o contexto deixa, infelizmente, não de forma nítida a todos os leitores, a saber, dos mais simplórios aos mais doutos o que não o próprio Deus, mas Jesus Cristo quis transmitir ao jovem rico, encontrado no evangelho de Mateus 19:16 a 20¹

    Por: radimel alonso favachol Religião & Esoterismo> Religiãol 19/09/2014

    A vontade é algo que antecipa os pensamentos humanos. A vontade se origina na alma que é a mente externa e superior. Esta vontade superior nos textos, designada também como a vontade de deus, comprovam esta proposição.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/09/2014 lAcessos: 17
    Valnei Santos

    Para muitos, o Reino de Deus consiste na expansão do cristiansimo de forma visível e abrangente no mundo, com muitos templos evangélicos sendo cosntruídos e muitas pessoas lotando esses lugares, mas a Bíblia nos garante que o Reino de Deus não vem com aparência exterior.

    Por: Valnei Santosl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/08/2012 lAcessos: 192
    Valnei Santos

    João Batista foi o primeiro pregador do Evangelho de Jesus do NT. No entanto, ele não iniciou o seu ministério nos grandes centros da sua época; Nem tampouco fez os seus pronunciamentos no Templo, o lugar Sagrado e único para os judeus de onde se deveria adorar a Deus. João Batista foi então pregar no deserto, por isso ele ficou conhecido como "a voz que clama no deserto".

    Por: Valnei Santosl Religião & Esoterismo> Evangelhol 24/01/2012 lAcessos: 69
    Valnei Santos

    A experiência de jacó, a ilustração simbólica da maior realização daquilo que haveria de ser e acontecer na vida de todos aqueles que creêm em Jesus como Salvador e Senhor.

    Por: Valnei Santosl Religião & Esoterismo> Evangelhol 12/09/2011 lAcessos: 93
    Valnei Santos

    A palavra de Deus nos ensina claramente a real expressão do amor, que vivemos em Cristo mensionado em Ef. 5.1-2.

    Por: Valnei Santosl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 20/06/2011 lAcessos: 93
    Valnei Santos

    Nunca se ouviu falar tanto sobre um assunto como nos últimos anos vêm acontecendo. A pauta do dia são os ETs (Seres Extraterrestres), ou OVNI (Objeto voador não-identificado). Esse tem sido um dos temas mais discutidos no mundo de hoje. Milhões de livros são lançados falando da existência de outros seres no universo, centenas de filmes, documentários e séries de TV são produzidos sobre invasões alienígenas. Essa tem sido a grande mentira do século, proclamada em todas as escalas sociais.

    Por: Valnei Santosl Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/10/2010 lAcessos: 345

    Comments on this article

    0
    Manuella 24/10/2010
    Para ele se apaixonar Oração forte para chamar alguém. SIMPATIA INFALÍVEL, PORÉM NÃO SE PODE VOLTAR ATRÁS... SALVE POMBA-GIRA MARIA PADILHA RAINHA DAS 7 ENCRUZILHADA! Atrás de mim você ... vai vir de rastros, apaixonado e manso. Salve Pomba Gira MARIA PADILHA RAINHA DAS 7 ENCRUZILHADAS! Dizendo assim: Conheço a tua força e o teu poder, te peço que me atenda o seguinte pedido: QUE ... não coma e não durma, NÃO BEBA, NÃO TRABALHE, NÃO CONSIGA SE DIVERTIR, FIQUE TRISTE, DEPRIMIDO E SÓ PENSANDO EM mim . ... se não estiver ao meu lado. Que seu corpo queime de desejo E TESÃO por mim ... Que seu desejo por mim o deixe cego para outras mulheres. Que nenhum outra consiga fazer com que sinta prazer, somente eu terei esse poder. Que...deixe de vez todas as outras MULHERES QUE TIVER NA RUA, E EM CASA TOME ODIO E RAIVA DELAS E NÃO PROCURE MAIS NENHUMA OUTRA QUE NÃO SEJA EU. Que ele ... me procure a todo instante, HOJE, AGORA, desejando estar ao meu lado. E, que ME TENHA EM SEUS PENSAMENTOS O TEMPO TODO. AGORA, COM QUEM ESTIVER, ONDE ESTIVER ELE ... IRÁ PARAR PORQUE O seu PENSAMENTO ESTÁ EM MIM,... IRÁ FICAR LOUCO DE DESEJO, TESÃO E FICARÁ MUITO EXCITADO AO PENSAR EM MIM, NESTE MOMENTO PEÇO A TI MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS QUE FAÇA ... FICAR LOUCO DE PAIXÃO, DESEJO, TESÃO E MUITO EXCITADO POR MIM ...E FICARA LOUCO DE VONTADE DE ESTAR COMIGO, ME ABRAÇAR, ME BEIJAR E FAZER AMOR LOUCAMENTE COMIGO. E Ao deitar, ao acordar, que tenha sonhos ERÓTICOS comigo fazendo assim com que SE APAIXONE CADA VEZ MAIS POR MIM. PEÇO AJUDA A TI MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS, QUE FAÇA ... ME ACHAR LINDA, ME ACHAR GOSTOSA E ACHAR O MEU CORPO LINDO E FICAR LOUCO POR MIM E SENTIR CIUMES DE MIM. Que...sinta prazer somente por ouvir minha voz. Faça ele sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra e nunca sentirá. PEÇO A TI MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS QUE ME TORNE UMA MULHER MUITO BOA DE CAMA, QUE EU SEJA FOGOSA, ATRAENTE, SEDUTORA, SEXY, ME DE O PODER DE CONQUISTAR A TODOS OS HOMENS QUE EU QUISER E QUE EU LEVE... LOUCURA QUANDO ESTIVERMOS FAZENDO AMOR, QUE ELE GOZE VÁRIAS VEZES E SÓ DE ENCOSTAR EM MIM ELE FIQUE LOUCO DE TANTO DESEJO E MUITO EXCITADO, QUE A GENTE FAÇA AMOR LOUCAMENTE COMO ELE NUNCA FEZ COM NINGUEM, QUE A GENTE SEMPRE CONSIGA # JUNTOS E SEJA UMA EXPLOSÃO DE TANTO AMOR, DESEJO E TESÃO. Agradeço por estar JUNTO DE TODOS OS OUTROS QUE DIVULGUEI trabalhando a meu favor. Vou divulgar SEU nome em troca deste pedido, DE TRAZER ...MUITO APAIXONADO, CARINHOSO, FIEL, ROMANTICO E AMAVEL COMIGO. OBRIGADO MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS, CONFIO EM TEUS PODERES E QUERO QUE ESTEJA SEMPRE JUNTO DE MIM, ME TORNE UMA MULHER MUITO LINDA, JOVEM, DELICADA, AMADA E QUERIDA POR TODOS, ABRA TODOS OS MEUS CAMINHOS AJUDE-ME A CONSEGUIR TUDO O QUE EU QUERO COM RAPIDÊS E URGÊNCIA. MUITO OBRIGADA POR TUDO SEJA MINHA GUARDIÃ TODO O MOMENTO. Copie e cole um pedido igual a este aqui em 7 altares diferentes e dentro de 7 dias seu pedido será atendido
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast