O Vinho Que Jesus Bebia

Publicado em: 09/06/2008 |Comentário: 44 | Acessos: 600,025 |

O crente pode beber bebidas alcoólicas?

Gosto de perguntas inteligentes, quem não as aprecia? Em especial aquelas que nos fazem pensar e renovar nossos conhecimentos.

Dia destes, numa conversa, surgiu um comentário interessante que pode povoar a mente dos neófitos e dos menos avisados: “Porque é que o crente não pode beber? Jesus bebia vinho. Ele até fez a água virar vinho numa festa.” E logo disparou sua conclusão: “Se Jesus é o exemplo que vocês seguem, então o crente pode beber sim.”

E aí?

Acontece que o vinho daqueles tempos, era muito mais fraco do que o vinho que conhecemos hoje. Enquanto uma das razões para isso era a adição de água à bebida, outra razão era a de que o vinho era naturalmente fermentado. Açúcar e fermento não eram adicionados ao vinho.

O vinho de Israel nos tempos de Jesus equivalem ao suco da uva. O Fruto da Videira, o substantivo “fruto” (gennema) denota que é o produto em estado natural, da mesma maneira em que foi apanhado. Vinho fermentado não é o “fruto da videira” natural.

Com alguma segurança podemos dizer que as uvas teriam uma grande quantidade de açúcar em razão do clima quente e seco. Como não usavam aditivos, a fermentação dependia apenas da ação de fermentos naturais, que não são eficientes o bastante para converter o açúcar em álcool, seria também doce em razão do açúcar não convertido.


“E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.” João 2:9 e 10

O vinho inicial é o da alegria meramente humana, infinitamente inferior ao vinho da renovação espiritual em Jesus, que nos trás a alegria profunda e eterna.

O vinho de Jesus é o novo vinho em odres novos: mosto não fermentado.

Outros pontos importantes das escrituras quanto às bebidas com teor alcoólico são as suas conseqüências: provocam brigas e perda do domínio próprio (PV 20:1), empobrecimento (PV 23:20 e 21), contenda (PV 23:29 e 30), mortes (PV 23: 31 a 33), injustiça (PV 31: 4 e 5), corrupção dos costumes decentes (HC 2:15), quem bebe não percebe a volta de Jesus (1 TS 5:5 a 9) e a perda da salvação eterna (1 Co 6:9 e Ap 21:8).

Beber é obra da carne e não fruto do Espírito Santo (GL 5:16 a 23), logo não há como herdar o reino de Deus, pois a carne deseja aquilo que é contrário ao Espírito.

A bebida é um viés, ou seja, uma porta aberta para coisas ruins. Para quê vamos querer algo que não nos trás nada de bom?? Árvore ruim, fruto mal; abismo chama abismo.

Um aspecto espiritual relevante é a simbologia bíblica associada à fermentação: corrupção e vaidade humana, prepotência, soberba, contaminação (Marcos 8:10), características contrárias ao caráter do Senhor; enquanto que a não-fermentação remete à pureza, sangue de Cristo, derramado na cruz para remissão de todos os nossos pecados.

O sábio respeita a Deus e se desvia de todo o mal.


Em Nome de Jesus.

Mônica Gouvêa Sgarbi Gazzarrini
E-mail: mogazzar@hotmail.com

Visite artigos da escritora sobre a caminhada com Deus em:
http://bencaossemlimites.blogspot.com/
http://www.webartigos.com/categories (selecione: desenvolvimento pessoal, estudos bíblicos ou religião)
http://www.artigonal.com (selecione: religião)
http://www.uol.com.br/bemzen (selecione: religião)
http://www.centralartigos.com (selecione: auto-ajuda)

"Jesus Cristo é o Senhor"

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 22 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/o-vinho-que-jesus-bebia-443076.html

    Palavras-chave do artigo:

    biblia

    ,

    jesus

    ,

    religiao

    Comentar sobre o artigo

    Paulo viu que a congregacao em CORINTO estava DIVIDA entre seus lideres e conclamou o grupo a se UNIR em torno do NOME DE JESUS .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 31/07/2013 lAcessos: 33

    Para quem procura direcao JESUS e o CAMINHO , para quem esta cansado de MENTIRAS JESUS e a VERDADE , para quem se sente fraco e abatido , JESUS e a VIDA .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 14/07/2013 lAcessos: 36

    A Bíblia possui duas faces bem distintas, uma muito boa, com a verdadeira lei de Deus e outra cheia de erros, de fantasias, de inverdades. Neste texto procuro abordar um pouco sobre o assunto.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Meditaçãol 08/04/2014

    Muitos vivem em busca do conhecimento das ciencias , das artes , das culturas , do homem , mas o principal conhecimento que precisamos ter e sobre O REI DO UNIVERSO , JESUS CRISTO .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 27/05/2013 lAcessos: 31
    Lazaro Jose de Oliveira

    São inúmeras as narrações fantásticas contidas nos documentos bíblicos que somente aqueles com muita fé têm condições de acreditar. Infelizmente o homem sem fé não tem condições de vivenciar na vida real as narrativas nascidas do mundo do imaginário. Podemos mesmo dizer que o homem de fé é um dos maiores milagres do cristianismo. O homem de fé

    Por: Lazaro Jose de Oliveiral Religião & Esoterismo> Religiãol 03/04/2012 lAcessos: 91
    Prof. JV de Miranda Leão Neto

    Corrigindo uma das mais graves falhas de organização e métodos nas pregações evangelísticas das igrejas, maiores responsáveis pela descrença atual nelas mesmas.

    Por: Prof. JV de Miranda Leão Netol Religião & Esoterismo> Evangelhol 29/03/2012 lAcessos: 113

    A linha do tempo da evolução humana nos versículos da Bíblia mostra que a criação revela, de modo simbólico, a evolução macaco-homem. A chave para compreender este sinal bíblico é a história da costela de Adão.

    Por: Ruy Mirandal Religião & Esoterismo> Religiãol 05/02/2008 lAcessos: 29,372 lComentário: 15

    A RELIGIAO E OS RELIGIOSOS nao conseguiram resolver os problemas da humanidade , isto acontecer porque somente JESUS CRISTO tem o PODER DE RELIGAR as pessoas com DEUS .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 19/08/2013 lAcessos: 23

    Muitas vezes, normalmente aos domingos somos perturbados por senhoras, jovens, e senhores da religião "Testemunhas de Jeová", no nosso descanso matinal, depois de uma semana de afazeres cansativos, mas como sempre fomos prestativos em nossas ações procuramos atender aos que nos chamam no mesmo pé de igualdade. Certo domingo, um grupo de senhoras, nos abordou e indagaram se conhecíamos e líamos a Bíblia. Respondemos que sim. E que fazíamos com certa constância. Insistiram para ler algumas

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 12/05/2010 lAcessos: 2,493

    O entendimento que a Letra Viva permite é algo inifável. Não pode ser descrito em palavras, entretanto é preciso aprender a retirar o véu dos textos. É preciso se libertar do culto às fábulas, da adoração às fantasias e sonhos. O artigo, apesar de curto, nos permite reflexão sobre a questão.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 15/10/2014

    O texto convida a uma reflexão livre de influências doutrinárias a respeito do tema. Estudos mais aprofundados sobre os textos conduzirão o pesquisador a entender que sexo é uma condição apenas animal, ou em outras palavras apenas da condição da matéria animal que precisa dela para procriar, o que não acontece no plano divino.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 08/10/2014

    Podemos afirmar que, muitas vezes, a verdade é mais interessante que a ficção. O Ciclo Cósmico pela qual a humanidade vem passando, ou pelo desenvolvimento intelectual do hominal, leva a um interesse maior pela vida do Grande Mestre, ou Grande Redentor, Jesus do que em qualquer outro período desde o início de cristianismo. Nunca na história humana, Cristo foi tão estudado, pesquisado por estudantes de psicologia, misticismo, metafísicas e ocultismo com sentido minucioso e analítico. Nesse estudo

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 07/10/2014

    Um entendimento sobre características mundanas que determinam a personalidade de um deus Nefando, oposto ao Inefável Numinoso que é impossível de ser caracterizado por mentes ausentes da luz inumana.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 25/09/2014

    Receba conselhos para uma vida de sabedoria e vitória, cresça espiritualmente na presença de Deus e seja uma bençao para muitas pessoas!

    Por: Paulo Cicero Marculinol Religião & Esoterismo> Religiãol 19/09/2014
    radimel alonso favacho

    A observação e prática dos mandamentos bíblicos na torah, mais especificamente os seiscentos e treze dados por Deus a Moisés. Pôr de forma fulgente o entendimento que o contexto deixa, infelizmente, não de forma nítida a todos os leitores, a saber, dos mais simplórios aos mais doutos o que não o próprio Deus, mas Jesus Cristo quis transmitir ao jovem rico, encontrado no evangelho de Mateus 19:16 a 20¹

    Por: radimel alonso favachol Religião & Esoterismo> Religiãol 19/09/2014

    A vontade é algo que antecipa os pensamentos humanos. A vontade se origina na alma que é a mente externa e superior. Esta vontade superior nos textos, designada também como a vontade de deus, comprovam esta proposição.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/09/2014 lAcessos: 16
    Edison Candido Gonçalves

    As interpretações bíblicas servem tanto para o bem como para o mal. Seus textos contém mensagens maravilhosas como também relatos sangrentos, traições, adultérios, incestos e outras barbaridades. Será realmente a bíblia a palavra de Deus?

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Religião & Esoterismo> Religiãol 12/09/2014 lAcessos: 16
    MONICA GAZZARRINI

    NÓS SOMOS DONOS SOMENTE DO SÁBADO ?? QUE SENTIDO PRÁTICO, PARA OS DIAS DE HOJE, ESTA PASSAGEM BÍBLICA CITADA ABAIXO TEM DE ÚTIL PARA CADA UM DE NÓS ??

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 01/08/2014
    MONICA GAZZARRINI

    É UM MISTÉRIO QUE NEM TODOS ACREDITAM, ACEITAM OU VIVEM. ACORDE: É UM MILAGRE QUE ESTÁ DISPONVEL HOJE PARA VOCÊ, NA PRÁTICA DA FÉ, USUFRUINDO DOS BENEFICIOS JÁ CONQUISTADOS PARA NÓS, HÁ MUITO TEMPO !! ENTENDA E USE HOJE ESTA RENOVAÇÃO COMPLETA QUE JESUS CRISTO JÁ NOS PROPORCIONOU.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 31/07/2014
    MONICA GAZZARRINI

    Tão pequeno, mas tão fértil: Grão de Mostarda Novamente ele disse: "Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo? É como um grão de mostarda, que, quando plantada, é a menor semente de todas. No entanto, plantada, ela cresce e se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra". Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber. Marcos 4:30-33

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 28/07/2014 lAcessos: 27
    MONICA GAZZARRINI

    Precisamos conhecer cada vez mais a Palavra de Deus para obter certeza, firmeza e confiança no poder de Deus agindo em nossas vidas e para resolver as questões que ainda permanecem pendentes.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 11/05/2012 lAcessos: 139
    MONICA GAZZARRINI

    A alegria que vem de Deus, prosperidade que vem de Deus, emprego que vem de Deus, amor que vem de Deus... Tudo aquilo que Deus nos proporciona é supremo!

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 10/05/2012 lAcessos: 183
    MONICA GAZZARRINI

    Qual é o significado espiritual atribuído às aves nas Sagradas Escrituras? Como a reflexão a respeito deste tema pode nos abrir ainda mais o entendimento?

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/05/2012 lAcessos: 3,079
    MONICA GAZZARRINI

    ESTUDO SOBRE JESUS E A ORAÇÃO. REFLITA SOBRE ESTES VERSÍCULOS VOCÊ TAMBÉM!! João: ""Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus." João 17:9

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/05/2012 lAcessos: 100
    MONICA GAZZARRINI

    ESTUDO SOBRE JESUS E A ORAÇÃO. REFLITA SOBRE ESTES VERSÍCULOS VOCÊ TAMBÉM!! Lucas: "E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes." Lucas 23:33-34

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/05/2012 lAcessos: 66

    Comments on this article

    1
    geraldo couto 05/08/2011
    tem muita gente pra ser libertado
    2
    JAIRO 25/07/2011
    Gálatas 5:19-23: Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
    O texto acima é um dos mais usados para se proibir o consumo de vinho ao povo evangélico. Porém quero que você pegue sua “religião” e a coloque numa caixinha, feche e deixe ela de lado um momento e vamos analizar a questão por raciocínio próprio. Nesse texto lemos “imoralidade sexual e orgias”, ambas as práticas tem como essencia a prática sexual, porém em ambos os casos, formas erradas da prática sexual. Agora só porque a imoralidade sexual e orgias me levão ao inferno, estou eu proibido de prática sexual com minha esposa? É claro que não, assim como o beber do vinho, de um lado temos o beber do vinho, e do outro o embriagar, ligando ambos os lados temos uma ponte. O que me faz tomar vinho e atravessar ou não a ponte para a embriagues se chama “domínio próprio”. Em nenhuma passagem neo-testamentária é proíbido o beber vinho e sim a excesso. Sobre excesso deixou aqui a questão da glutonaria (significado: gula, voracidade, edacidade, que come com avidez. (Gula - Excesso na comida e na bebida). Agora a questão maior é: Já presenciou algum líder evangélico repreendendo um servo de Deus por estar obeso? Se a principal causa da obesidade é o comer em excesso, e o comer em excesso é glutonaria e assim “pecado”, porque nenhum pastor ou evangélico fala nisso?
    Voltando a questão do vinho, quero contar uma história: no passado um jovem pastor recém formado em teologia no Brasil foi enviado para dirigir uma igreja na Europa, chegando lá, como costume de bom relacionamento foi convidado para visitar os lares das famílias que freqüentavam a igreja, como bom costume do povo era oferecido aquele pastor um vinho para beber, o mesmo já sabendo da sua “proibição aqui no Brasil” não aceitava e sempre pedia um “cafezinho”, a dona da casa então corria e preparava um café. Assim esse pastor passou a fazer, bebia café sempre que oferecia um vinho a ele. Passou um tempo e os membros da igreja se reuniram e escreverão uma carta ao Brasil solicitando para trocar esse pastor porque o mesmo era “viciado em café”. A questão que quero deixar é que o vinho é ser tão proibido no povo evangélico brasileiro é puramente cultural. O Brasil foi colonizado evangelicamente por americanos, que não é um pais com cultura de beber vinho, diferente da européia, quando os americanos aqui chegaram depararam com um povo de origem escrava, com fortes costumes de embriagues por “cachaça”. Tudo que é um “costume regional” muda de povo para povo e de época para época. Sito aqui a questão dos usos e costumes com relação às mulheres, na minha denominação há uns 15 anos atrás pastor nenhuma aceitava uma mulher como membro se usava brinco ou cabelo curto, quantos fatos presenciei na época assim, os anos se passaram, foi se mudando e hoje vemos não só a irmãs da igreja mais as mulheres de pastor com o cabelo curto e brincos. Aí eu pergunto a bíblia mudou? Jamais, o que mudou foi à forma de postura em relação a uma cultura, costume. Assim é o beber do vinho, toda a proibição é uma questão de postura cultural, jamais é bíblica.
    -1
    cleiber 02/07/2011
    a verdade e que estâo a maioria corrompido pela bebida pelo dinheiro nâo querem larga o pecado do mundo, o cristâo tenque ser puro em tudo, ter carater mulher de DEUS e homem de DEUS nâo bebem nem 1 copo de vinho e dâo o dizimo obedecem respeita a doutrina da sua igreja
    0
    cleiber dos santos dutra 02/07/2011
    graça e paz para todos do mundo evangelico, muitas pessoas falam sobre dizimos e oferta .
    que nâo e obrigatorio, pos bem nâo e pos o senhor nâo obriga a ninguem a dà ,mas irmâos
    eu com o pouco estudo que tenho sobre a palavra e que nòs temos que obedecer a sua palavra
    ea doutrina de cada igreja ,essas pessoa que questiona sobre isso sâo aquelas que estâo corrompida pelo dinheiro nâo vive a palavra tem umas que ate bebem falâo que podem citando verciculos a verdade e que estao todos vazinho sem o poder a virtude do senhor
    tem um montâo de paistores assim tambèm querem acabar com os cultos pentencostal nâo oram, jejuam falando que jesus jà pagou o preço sabe a verdade tambèm tâo corrompido pelo dinheiro tenque todos nascer de novo eu prego a verdade nâo me chame para ir na sua igreja para pregar porque sou profeta de DEUS FIQUEM COM DEUS
    0
    karina 28/03/2011
    eu acho que se as pessoas preservassem a vida tudo iria ser melhor mas o alcool veio desde que jesus estava presente fisicamente na terra nao podemos falar por que eu sou assim
    -1
    karina 28/03/2011
    legal muito legal
    2
    mary 07/03/2011
    nem valia a pena comentar mas, tudo bem!!
    que tipo de estudioso é vc pra dizer uma asneira dessas??
    Fala serio o vinho que Jesus bebia é o mesmo vinho que se fabrica hj
    vinhos famosos vinhos bons não to falando de um Dom Bosco da vida!!
    Mas o fato é que era forte sim e capaz de causar embriaguez
    porém você nunca vai ouvir um relato de Jesus caindo embreagado
    Por que é claro que Ele tinha dominio próprio.
    -1
    DAVID MORENO 24/01/2011
    Que a graça de Jesus o Cristo, esteja com todos!
    Não podemos colocar os tempos modernos como vilãos dos tempos antigos. Sabemos sim que antigamente havia bebidas QUENTES. E que não precisa ter o álcool da cana pra embriagar. Os socos das próprias frutas concentrados pode embriagar. Não queiramos ser ingênuos. Jesus bebia sim. E o apostolo Paulo recomendou ate para Timóteo pra sua saúde. Agora “se sua mão lhe condena então corte ela...” é melhor entra sem a mão nos céu do que ir para o Inferno com as duas. Disse Jesus. Não é a bebida que vai lhe impedir de ser salvo aos céus. Mas sim sua falta de fé no Salvador.

    Aí fica a pergunta: Só quem pode dar a benção apostólica é o líder da igreja ou qual quer um membro?

    P.S Não podemos imitar os discípulos na hora que queriam saber quem era o primeiro ou o melhor... é melhor saber ou vir do que falar sem saber... se não estaremos excluindo os surdos e mudos de irem aos céus.
    0
    Raphael 22/01/2011
    Bom, e quanto a passagem lá de Coríntios, quando Paulo diz, qua tomando antecipadamente a ceia, uns ficam com fome e outros embreagam-se, se no vinho não há fermentação?
    2
    victor hugo 28/12/2010
    Que mulher mentirosa. Não apenas o vinho se fermenta naturalmente, pelo açucar das próprias uvas, e pelas leveduras, que são bactérias que existem nas próprias videiras, como o dizimo que os judeus comiam e bebiam em comemoração no final do ano, incluia bebida forte, o que faz supor que haviam outros vinhos, não só de uva, mas com outras frutas, que eram ainda mais fortes que o vinho... O vinho com água era vinho adulterado, e havia um mandamento, não adulterarás, mas o vinho bom se reconhecia...
    0
    Celso Rebello 09/12/2010
    Essa discussão é estéril, pois não há vinho sem fermentação, pouca ou muita, há fermentação. Por isso o Senhor Jesus diz: Não se põe vinho novo em odres velhos, pois nesse caso, rompe o odre e o vinho vai vazar. E vaza porquê? Vaza porque a fermentação natural do vinho novo, romperia o odre velho. Logo, essa conversa de vinho mais fraco ou mais forte, é estéril, pois vinho é vinho e se tomar muito vai ficar bêbado.
    2
    Gustavo 02/12/2010
    É tão mais fácil "enganar" as pessoas com essa histórinha de "suco de uva" sem álcool do que ensinar a verdade e ensinar o cristão a se portar decentemente ao invés de ficar se embriagando pelas esquinas.
    O vinho tinha álcool sim, proveniente de fermentação natural, assim como acontece com os vinhos "caros" vendidos hoje em dia. É verdade que hoje existem produtores que adicionam aceleradores na fermentação, especialmente nos vinhos baratos, que precisam de grandes produções para serem lucrativos. A ideia de que o vinho que Jesus bebia não continha álcool é fantasiosa e paradoxal em relação a outras tantas passagens bíblicas em que os personagens se embriagaram com o tal vinho.
    Sejamos coerentes em nossas posições, impor algo infundado não resolve nada. Se o cristão não deve beber, ele não deve por testemunho e bom costume, fugindo assim da aparência do mal. É algo lícito, porém inconveniente.
    Estudar a Bíblia é tão mais importante do que uma taça da bebida, afinal a palvra diz que o povo perece por não conhecê-la.
    Fiquem na paz.
    1
    douglas 13/10/2010
    gostei muito do seu estudo mais quero falar que tem muitos crentes que comentaram ai em baixo que fazem estudo da bliblia e pesquisa na internet para defender o vicio eo mau costume da bebida quem sou eu para julgar mais vomos ver no dia do julgamento esses crentes di vez de fazer pesquisa para denfender o evangelho ficam pesquisando desculpas para se safar do erro. do homem eles podem esconder mais de DEUS não só sei que a volta de yehoshua está perto fuiiiiiii
    0
    F. Farias 07/10/2010
    Prezados irmãos, estou aqui para defender as Tradições cristãs como bom protestante. As Escrituras não fazem distinção entre vinhos alcóolicos ou não; a mesma palavra no hebraico e no grego são usadas por toda a Bíblia. A mesma palavra usada nos textos onde se faz referência à ebriedade, é usada nos casos em que o Senhor esteve envolvido favoravelmente nesse artigo (vinho). De modo que não posso deduzir outra coisa que não preconceito e até mesmo heresia toda oposição em nosso meio ao vinho! que é um dos nossos símbolos! Jesus bebia esse vinho único e, inclusive fora criticado por isso! se Ele viesse hoje, receio que nosso meio seria o crítico! Copnclamo-vos a aceitar a Palavra divina e recusar doutrinas humanas ou demoníacas. Que o Espírito Santo ministre sobre as vossas mentes.
    0
    luis carlos garcis luis carlos garcia 21/09/2010
    segundo a ordem de moises os dizimos eram recebidos pelos sacerdotes levitas somente, e nao em dinheiro e sim o fruto da terra(cominho,pimenta gado ovelha etc....). Hoje cristo e o nosso sumo sacerdote eterno. Nao ha necessidade de sacerdotes para fazerem sacrificio por nos hoje , pois cristo foi o nosso sacrificio por nos. As ofertas nunca foram extinguidas. E, cristo nunca pregou ou apostolos para receberem salario. Ele e o unico pastor ecles. 12, 11
    0
    EU 12/08/2010
    Aquela resposta do vinho dizer que era o suco de uva é uma inverdade, isso é inadimissível, observe que Noé se embriagou com aquele vinho que foi dito por você ser suco da uva. Era uma festa de Bodas, o vinho havia acabado, como que Jesus iria oferecer o suco de uva para um povo que estava adaptado a beber? Realmente ele serviu o vinho alcoólico, que na verdade isso é apenas uma fantasia, pois da água não se tira vinho, apenas da uva. assim, Jesus fez uma mágica! Apenas para divertí-los é claro, afinal era uma festa.
    -1
    paulo roberto 24/06/2010
    vinho : claro! traz destruição!na mente e no corpo quando em ecesso, a comida traz destruição em ecesso , o sexo traz detruição em ecesso ,a televisão traz , falar demais traz, tomar conta da vida dos outros traz ,ter lazer de mais traz , não ter lazer traz ,ter dinheiro traz , não ter dinheiro traz ,etc... traz seja balanceado, messa tudo menos o amor !
    1
    paulo roberto 24/06/2010
    o povo de Deus precisa parar com essa ipocresia !se beber vinho for pecado ou não,isso é particular de cada um! o cristão já acorda pecando, porque se preocupar se fulando ou siclano tá bebendo vinho ! vai orar , pregar a palavra na rua ,fala que jesus cura , liberta !vamos parar com inventação de moda, o evangelho é simples . se fizermos tudo com moderação, e tivermos a conciencia que tal coisa esta nos levando para o abismo ore e com certeza Deus vai te socorrer ! ex: senhor: o vinho que bebo não é bom pra mim ! minha conciencia pesa , não quero mais ! senhor: as novelas que vejo me faz mal ! não quero mais !senhor: não quero falar mal do meu irmão ! isso e´mal pra mim ! conclusão :se te pezar a conciencia pare ! se não : viva a vida por pra onde vamos nada disso faremos
    2
    adriano 27/03/2010
    QUEM SOMOS NOS PARA JULGAR, JESUS E SANTO. HABITOU ESSE PLANETA E SE FEZ CARNE NAO COMETEU UM SO PECADO. PARA VC HOJE TEREM DUVIDAS SOBRE O MILAGRE REALIZADO CLARO QUE NAO TINHA ALCOOL FIQUEM EM PAZ.................
    0
    vitor lemes 12/02/2010
    nen precisei ler todo o seu futil mateiral para tirar a a questão tao leiga sua de q o vinho daquela época era como um suco de uva vc faz essa afirmção sem apresntar nehuma prova arquiologica e historica vc so fala do seu"ACHO" e sera que vc bebeu vinho para saber o seu paladar,ha o q faz mal ao homem nã é o vinho com o alco mais sim os hipocritas q são dados ao vinho pois as escrituras não nos proibi hora alguma de tomar o vinho mas sim de não sermos dado ao vinho ou seja exceder o controle
    3
    IGNACIO CRUZ 23/01/2010
    Olha, vinho é vinho e suco de uva é suco de uva.Quando é que os protestantes vão deixar de criar mumunhas para serem diferentes dos católicos.Faz 2000 anos que a Igreja Católica usa o vinho consagrado na missa e será que nestes dois mil anos nenhuma sumidade igual a autora deste artigo falou para os bispos e papas que isto era errado.Caramba é muita presunção dessa gente. Um abraço e um cálice de vinho para brindar.
    2
    mota 02/01/2010
    Esse é um assunto de muito interesse para todos foi bem colocado e temos vários pontos de vista. no meu ponto de vista as pessoas que tiveram problemas com bebidas alcoólicas ou parentes ou pessoas importante do seu convívio ficam traumatizadas em saber que alguem tornou-se alcoólico ou viciado em bebidas. e colocam seu ponto de vista sem consultar profundamente o que diz a bíblia. Eu não vou citar nenhum versiculo da bíblia porque os que já foram citados já estão bem claros que o que prejudica são os excessos. Falo isso porque já tive grandes problemas com bebidas, hoje eu não bebo mais graças a Deus e nem tenho inveja de quem bebe e nem estou aqui para defender o álcool e nem muito menos para acusalo. mais tenho amigos e conheço pessos que bebem normalmente sem se prejudicarem e nem aos outros, assim como quem come sem se prejudicar ou engordar e outos que comem e se tornam doentes de gordos. não podemos esquecer que a condenação na biblia do beberrão está junto com a do comelão e outros excessos. e tem muita gente preocupado com o bebado e se esquece que é um comelão e ou portador de outros excessos não tem como esconder, e ainda sobe no palco pra mandar o outro tirar a aresta do olho e não tira atrave do seu próprio olho.
    Quem fica doente tem que procurar ajuda.
    Jesus é o Méstre em tudo e nos ensinou a ter
    autodomínio e não ia ser o vinho que iria lhe tirar esse poder. O vinho foi sempre o vinho, tanto é que Noé pegou um porre no começo do mundo. Hoje eu descobrie que na bebida não podemos nos esconder nem de Deus e nem das pessoas, por que ela nos envergonha diante de Deus e das pessoas, mais sem a bebida podemos esconder das pessoas, ai onde tá o perigo, por que de Deus jamais podemos nos esconder.
    1
    ENOCH 30/12/2009
    O VINHO

    Os protestantes - evangélicos - costumam afirmar que é proibido beber vinho, e correm dele, como o diabo, da cruz. Será que eles, os protestantes, nunca leram que Jesus bebia vinho? E que o seu primeiro milagre foi transformar água em vinho? E que na Santa Ceia, Jesus Usou vinho? Não venham me dizer agora, os protestantes - evangélicos - que não sabia dessas coisas. E que, não era do seu conhecimento que o vinho do tempo de Cristo embriagava, tal qual o vinho de hoje. Pois, como eles devem saber - se realmente se deram ao trabalho de ler a bíblia: - que Noé se embriagou, que Lot foi embriagado por suas duas filhas, que queriam engravidar dele, para deixar descendência sobre a terra, que Davi se embriagou e o próprio Jesus foi chamado de beberrão. Se Jesus aprovava o vinho e o bebia, porque então tem quem o chame de PROIBIDO? Porque você está proibido de beber vinho, se Jesus o bebia e a palavra de Deus diz que é proibido proibir?

    “Se em Cristo estais mortos aos princípios deste mundo, por que ainda voz deixais impor proibições, como se vivêsseis no mundo? Não pegues,! Não toqueis! Proibições estas que se tornam perniciosas pelo uso que dela se faz, e que não passam de normas e doutrinas humanas. Elas podem sem dúvida, dar a impressão de sabedoria enquanto exibem cultos voluntários, de humildade e austeridade corporal. Mas não tem nenhum valor, e só servem para satisfazer a carne”. (Colossenses 2, 20).

    Jesus na Santa Ceia tomou vinho. ( I Coríntios 11, 23-26).

    O primeiro milagre de Jesus foi transformar água em vinho. (João 2, 1-12).

    Como pudemos ver: na época de Noé e de Jesus, como até aos dias de hoje, o vinho sempre embriagou.

    “Noé, que era agricultor, plantou uma vinha. Tendo bebido vinho, embriagou-se”. (Gêneses 9, 20).

    “Não continue a beber só água, mas toma também um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes indisposições”. (I Timóteo 5, 23).
    Uma recomendação bíblica que não pode ser deixada de lado, por se achar que é proibido beber vinho.
    1
    Phellipe 26/12/2009
    Tem muitas opiniões, mais nenhuma delas com fundamentos esclarecendo o porque de não poder beber (beber e não se embriagar)vinho...JESUS foi adepto desta bebida juntamente com o povo daquela época e nem por isso deixou de salvar a humanidade...Sou cristão e não religioso e sei apreciar um bom vinho em momentos que eu acho apropriado a degustação desta bebida que está sendo debatida neste tópico.DEUS me deu um ministério para cuidar e salvar vidas.Agora, vc reparando bem, tem muitos "evangelicos" que perdem tempo de mais descutindo assuntos que não vão acrescentar em nada nas suas vidas espirituais , em quanto um monte de vidas sendo perdidas para o DIABO.Tipo: quem tem a sua suposta "SALVAÇÃO" garantida, não irá correr atrás de outras VIDAS né ? Ou quando vai, vai por obrigação da suposta "LIDERANÇA" de algum ministério de evangelismo...Oropor todos sem concepção.Shalom
    0
    fred 02/12/2009
    Estude mais um pouco sobre enologia minha querida. O vinho sempre foi feito da mesma forma e durante o processo não são adicionados açucares e fermentos ("Santa ignorância!!!""). Correto em afirmar que o vinho daquela época era mais fraco, mas bem pouco mais fraco. Em média os vinhos do seculo 20 apresentam de 12 a 15% GL, o mínimo quimicamente possível de obtenção de alcool durante a fermentação do mosto é de 7 a 9%, o suficiente para deixar qualquer cristão pra lá de jerusalém. Outra coisa minha querida crente, é simplesmente impossível tomar o mosto que tem um gosto extremamente desagradável tendendo para o podre. Isto é conversinha de crente.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast