Padre Ibiapina: O Homem

Publicado em: 28/03/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,446 |

Ibiapina: O Homem

Transcrição: Luiz Domingos de Luna*

Padre José Antonio de Maria Ibiapina, assim assinava aquele que o povo chamava de mestre Ibiapina, o maior missionário do Nordeste. Cujo centenário se celebrou em 1983. Hoje em dia ele está quase totalmente esquecido, mesmo no Nordeste, salvo em algumas comunidades rurais muito tradicionais em que se mantêm algumas devoções recomendadas por ele ou nas imediações de Santa Fé, perto de Arara, na Paraíba, onde foi sepultado. Cada ano em Santa Fé no dia 19 de fevereiro uma piedosa romaria reúne os últimos os últimos devotos do Padre Mestre.

Nada mais injusto do que o esquecimento em que caiu o grande missionário do sertão do Nordeste. Se tivesse tido continuadores, a face da igreja no Nordeste e no Brasil teria podido ser diferente. Mas a circunstância histórica não lhe foi favorável. Depois do Vaticano I, no Brasil a igreja entrou nos rumos da romanização e do ultramontanismo. Os bispos pediram a ajuda de religiosos europeus formados na mais estrita observância do Ultramontanismo. A Herança pastoral autóctona foi abandonada. Em torno à figura do maior e dos mais originais dos missionários do Nordeste, criou-se um silêncio de quase reprovação.

Ibiapina nasceu em 1806 numa fazenda perto de Sobral, no Ceará. O Seu pai era escrivão o público.   Seu pai teve parte ativa na revolução de 1824, conhecida como confederação do Equador, e foi fuzilado. O Seu irmão mais velho. Pela mesma razão. Foi preso na ilha de Fernando de Noronha onde morreu misteriosamente. Estudou dois anos no seminário de Olinda de 1823 a 1825. Mas não se entrosou e saiu. Entrou na faculdade de direito recém fundada e formou-se aos 26 anos, assumindo imediatamente a cadeira de direito natural na escola de direito.

No ano seguinte, aos 27 anos, ele é juiz de direito e chefe da polícia em Quixeramobim. Aos 28 é eleito deputado federal na constituinte de 1834. (...) Em 1855, dois anos depois da ordenação, deixa o Recife definitivamente para buscar a sua vocação no sertão. Deixa a igreja instalada da capital pernambucana que a ninguém para buscar o povo de Deus perdido nesse interior interessa. Então começa a sua vida missionária. Os últimos 28 anos de sua vida  vão fazer uma extraordinária carreira de missionário.

De 1860 a 1876 foram os anos da vida itinerante. A partir de 1876, Ibiapina, paralisado, instala-se em Santa Fé, continuando a dirigir asa suas  fundações à distância. Aí morre em 1883.

É mestre de Ordem, Ordem Santa Cruz, - Penitentes - Forania do Aurora no Estado do  Ceará, aos 28 dias do mês de março, 2009.

Bibliografia:

Ibiapina José Antonio de Maria, 1805 – 1883

                 Instruções espirituais do Padre Ibiapina/ José Comblin {organizador} – São Paulo: Ed. Paulinas, 1984.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/padre-ibiapina-o-homem-2062192.html

    Palavras-chave do artigo:

    padre ibiapina

    Comentar sobre o artigo

    Luiz Domingos de Luna

    Um breve relato sobre os mestres da Ordem Santa Cruz no cariri cearense.

    Por: Luiz Domingos de Lunal Religião & Esoterismo> Religiãol 06/04/2010 lAcessos: 140
    Luiz Domingos de Luna

    Uma Abordagem do rei do cangaço pela ótica do misticismo popular, com embasamento de literatura para os fins propostos - Oralidade perdida!

    Por: Luiz Domingos de Lunal Educação> Educação Onlinel 21/11/2011 lAcessos: 90

    Resenha sobre o livro do jornalista e escritor Lustosa da Costa.

    Por: Vicente Freitasl Literatural 09/04/2008 lAcessos: 2,209

    Nos textos, mulher significa alma encarnada. Existem os espíritos de plena luz, citados nos textos como anjos celestiais que não foram criados na terra. Estes incriados filhos de Deus, não foram nascidos de mulher, isto é, não foram gerados por almas encarnadas no mundo. São messias e cristos, serres celestiais que iluminam os espíritos que nasceram em trevas terrena.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 17/12/2014

    O asno desde o período pré-cristão simbolizava a encarnação da alma. Antecedendo a figura do jumento usado pelo cristianismo como o animal usado como montaria por Jesus. A cruz Tau antecedeu a cruz cristã como símbolo de encarne.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/12/2014

    Jesus é o mensageiro divino enviado aos homens para ensinar-lhes a verdade, e, por ela, o caminho da salvação. É o protótipo da bondade e da sabedoria conjugadas e desenvolvidas em grau máximo. É o filho de Deus, como todas as criaturas. Revelador da primeira plana, não porque haja trazido ao mundo, pela primeira vez, uma parcela da Verdade Suprema, mas pela forma de revestir essa verdade, colocando-a ao alcance de todas as almas, e por ser também um dos mais excelsos ...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 06/12/2014

    Abala São luis é o evento que acontecer com as portas abertas para o públicos sem lucros, somente para entoa louvores e pregações para pessoas que gostam de adorar Deus

    Por: joilsonl Religião & Esoterismo> Religiãol 06/12/2014

    Mas uma vez os trabalhadores cristão foram alvo de o ataque somalis aonde foram levados para o monte aonde todos foram deitados de bruços e foram fuzilados. No total foram 32 cristão mortos pelos terrroristas.

    Por: joilsonl Religião & Esoterismo> Religiãol 05/12/2014

    Foi uma mancha que aconteceu na cidade de são luis aonde estiveram mas vinte mil pessoas manchado para jesus e louvado e glorificado o nome de Deus

    Por: joilsonl Religião & Esoterismo> Religiãol 04/12/2014 lAcessos: 12

    JESUS, o CRISTO Planetário criou este Orbe e tudo o que nele existe, o que devemos fazer é conservá-lo exuberante para a Sua honra e glória.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Religião & Esoterismo> Religiãol 02/12/2014
    Mariana Chaves

    O dilema de todas as igrejas é sempre uma unica questão...Dinheiro. É errado pagar para as pessoas que vivem da obra? Existe uma teoria bíblica para isso? A resposta é simples, sim existe uma teoria bíblica. Agora, pagar ou não fica a critério de cada um.

    Por: Mariana Chavesl Religião & Esoterismo> Religiãol 25/11/2014
    Luiz Domingos de Luna

    Uma peça de ficção sobre o mito do fim do mundo, quando a religião entra no campo da ciência o mito ganha força e a ciencia prova que a vida se faz com dados cientícios e não com dados mitológicos

    Por: Luiz Domingos de Lunal Religião & Esoterismo> Astrologial 20/12/2012 lAcessos: 34
    Luiz Domingos de Luna

    Dispõe sobre a falta de seriedade com a educação brasileira vetor básico para o desenvolvimetno do país

    Por: Luiz Domingos de Lunal Educaçãol 08/11/2012 lAcessos: 20
    Luiz Domingos de Luna

    Uma homenagem a um dos fundadores da Loja Maçônica Cavaleiros de Nova Aurora nº69 ,Paulo Eliomar do Nascimento pela passagem de seus 70 anos

    Por: Luiz Domingos de Lunal Literatura> Crônicasl 19/08/2012 lAcessos: 56
    Luiz Domingos de Luna

    Uma analise, questionamentos e contextualizaçao dos problemas educacionais no pais, partindo de premissas a lendas e mitos modernos para correlacionar melhor o contexto educacional ao acesso a linguagem da juventude

    Por: Luiz Domingos de Lunal Educação> Ensino Superiorl 28/07/2011 lAcessos: 42
    Luiz Domingos de Luna

    Uma problematizaçao sobre a necessidade de um contrato social bem feito a serviço da politica social

    Por: Luiz Domingos de Lunal Direitol 29/06/2011 lAcessos: 104
    Luiz Domingos de Luna

    A Onda fluitiva de informações na internet a formar o pósconceito, um edificio de partilha de conhecimentos, a interatividade uma luz a todos os habitantes do Planeta Terra

    Por: Luiz Domingos de Lunal Internet> Blogsl 23/04/2011 lAcessos: 38
    Luiz Domingos de Luna

    Uma problematização sobre lendas futuras - Segunda Eva - Em Aqaurius - Planeta ficticio onde o autor coloca novas possibilidades existencias ao pensar humano.

    Por: Luiz Domingos de Lunal Religião & Esoterismo> Religiãol 26/03/2011 lAcessos: 104
    Luiz Domingos de Luna

    Uma pequena trajetoria da Ordem Santa Cruz - Penitentes - à luz das trevas da imprensa conservadora.

    Por: Luiz Domingos de Lunal Religião & Esoterismo> Religiãol 16/03/2011 lAcessos: 71
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast