Pensamentos e Mensagens Inspiradas

05/02/2008 • Por • 55,178 Acessos

Várias citações inspiradas sobre temas humanísticos são encontradas no romance Cristina dos Gerais – Um encontro da religião com a ciência. Algumas são apresentadas aqui na sua forma exata. Outras citações resultaram da reprodução de trechos, completos ou parciais, principalmente de diálogos. Por fim, outras citações inspiradas surgiram da fusão de trechos.

“A humanidade caminha pelo esforço da média, mas só avança ou dá saltos pela criatividade das exceções.”

“Todo mundo tem os seus segredos, coisas que não conta para ninguém, nem para o padre nem para o amigo mais íntimo.”

“Estou dizendo apenas que você é como qualquer pessoa, igual a qualquer outra jovem – tem os seus segredos. É simples...”

“Todo mundo tem direito de ter segredos. Mas quanto mais segredos tem uma pessoa, mais ela precisa se esconder dos outros. E quer saber de uma coisa? Em geral é um monte de bobagens, coisas banais, que ninguém ia se importar com elas porque são iguais às que os outros escondem também.”

“A gente não tem controle sobre os acontecimentos. Às vezes não controlamos nem os pensamentos. Vivemos na incerteza, mas ela é um dos mais deliciosos mistérios da vida. Ninguém pode afirmar como será o amanhã. E quem flutua nessa incerteza obtém o que a vida oferece de melhor.”

“O medo preserva a vida, mobiliza as energias, impulsiona a pessoa. Você deve ser grata por sentir medo.”

“Todo animal sente medo. A coragem não é o oposto do medo; é sua irmã. A coragem e o medo são filhos do perigo. É preciso ter coragem para enfrentá-lo ou para correr.”

“As críticas suas são as críticas dos outros que estão dentro de você. Elas não nasceram com você.”

“Recoloque a sua morte num momento da eternidade. Volte a ser simples. Volte à sabedoria intuitiva de todo ser humano: a morte é inevitável, mas ela está tão distante que vai demorar uma eternidade para te alcançar. Quer coisa mais sábia do que esta? Eu e você somos eternos. A morte só vai pegar os outros.”


“Não se passa do lado do bem para o lado do mal, ou do lado do mal para o lado do bem, sem algum sofrimento. Você tem o bem e o mal – ao passar para um dos lados você está contrariando o outro.”

“A humanidade precisa sobreviver. Para sobreviver, crescer e multiplicar, é preciso garantir alimento e o meio onde se desenvolve a vida. Para garantir alimento é preciso, nesta etapa, cuidar do solo, da terra; em etapas posteriores, fazer um melhor aproveitamento das argilas, concluindo-se com a síntese delas. A garantia do meio onde se desenvolve a vida – terra, água, ar – é fundamental para sua continuidade. O ser humano herdou um ambiente sadio. Não pode transformá-lo em ambiente enfermo. Vocês já ouviram muitas frases do tipo: É preciso preservar as árvores, a água, os animais. É preciso cuidar do ar que respiramos. É preciso cuidar do solo e evitar que sejam colocados neles tantos venenos. É preciso cuidar da vida no mar e nos rios e muitas outras. Vocês também já ouviram várias advertências sobre problemas sociais que ameaçam degenerar a espécie humana. Essas mensagens são trazidas por pessoas que estão preocupadas com a sobrevivência das espécies na Terra. Essas pessoas transformam suas vidas, muitas vezes, em permanente luta por essa causa. Vocês sabem que os apóstolos tinham, como missão, sair pelo mundo, ensinando as palavras de Jesus. Pois bem, essas pessoas que estão lutando e ensinando a preservação das condições para a vida, são os novos apóstolos. Eles também estão a serviço de Deus. Se algum de vocês não acredita em Deus, acredite na natureza e adote-a como mãe. Nós e ela somos um só corpo.”

“A liberdade é um bem supremo. O discernimento foi dado para que a liberdade seja exercida. A liberdade e o discernimento são faculdades derivadas de Deus.”

"Deus e o anti-Deus estão dentro de você. Livre, você escolhe Deus - escolhe a vida, o progresso, o amor por si mesmo e pelos outros, a harmonia, a solidariedade, e pode alcançar o amor perfeito.

Perfil do Autor

Ruy Miranda

Ruy Miranda, Médico, Doutor em Psiquiatria, ex-Professor de Psicoterapia e de Psicologia Médica da UFMG. Psicoterapeuta durante quase quatro décadas. Autor e webmaster do site www.biblia-ciencia.com