Qualificações de um Lider Cristão

Publicado em: 29/03/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,330 |

Qualificações de um Lider Cristão

Qualificações de um bom líder
II Tm 3:1-13
* O líder cristão deve estar além da critica, ele não pode permitir que as criticas o influencie quanto a sua disposição e visão de trabalho, quem a frente de um grupo sofre vários tipos de críticas, elas devem ser analisadas mas não pode causar influências negativas no processo de liderança que se esta desenvolvendo.
* O líder cristão deve ser fiel no relacionamento conjugal e administrar bem a sua casa ( I Tim. 3: 2 e 3). Isso demonstra exemplo para seus liderados, o grupo verá nesse líder uma pessoa confiável e um  conselheiro, passando para o grupo segurança sobre o que se deve concretizar.
* O líder cristão deve ser sóbrio, não deve permitir que algum deslize manche seu testemunho. è comum maus líderes tornarem-se escândalos para seus liderados, por não perceberem algumas situações que vão manchar seu caráter, ser sóbrio é estar consciente da sua responsabilidade.
* O líder cristão deve ser ordeiro e honesto. Para que uma liderança se desenvolva de forma equilibrada, é necessário ordem e honestidade, os liderados esperam que seus líderes possam lhes proporcionar bem estar, para isso a organização do líder é fundamental, transmitindo segurança as pessoas, o líder não se pode gerar motivos de desconfiança quanto a sua honestidade.

* O líder cristão deve hospitaleiro. Ele deve desenvolver o desejo de acolher com gosto, sem demonstrar obrigação, mas que seja o desejo próprio do seu coração, essa hospitalidade não estar restrita somente ao acolher pessoas em sua casa, mas acolher em sentimentos e amor, gerando segurança as pessoas.

* O líder cristão deve ter aptidão para ensinar. Os liderados esperam do seu líder que ele lhes passem informações que possam ajudá-los, por isso o líder deve buscar conhecimento e repassar esse conhecimento aos seus liderados.

* O líder deve ter maturidade espiritual e emocional para não perder o controle de uma situação onde alguém discorda, ele deve sempre promover ouvir e avaliar os ponto de vista, e manter a paz no meio do seus liderados.

 
Aspecto teológico de liderança cristã
Condutores; Como lideres Cristão somos condutores do povo de Deus.
Simplicidade; Ser profundo para ser simples e não superficial.
Fé; A fé que o líder possui determina o verdadeiro objetivo da liderança cristã.
Servo; O servo é alguém que está entre aqueles que ele lidera e não acima deles.
 
Qualidades de um líder
 
Visão; O líder deve ter visão dos objetivos a serem alcançados.
Iniciativa; O líder não espera que as coisas aconteçam, ele busca fazer acontecer.
Tenacidade; O líder terá que descobrir as razões que impedem a execução do plano, e lutar sabendo contornar os obstáculos. Ser eficiente,  se necessário for, transpor montes.
Serenidade; O lider deve ter autocontrole, saber enfrentar os problemas com a devida calma e segurança.
Confiança; O líder deve confiar no grupo, ter a consciência  de que não estar só.
Simpatia; Simpatia não sorrir para tudo e todos. É compreender o grupo e em particular as pessoas, valorizando seus sentimentos.
Entusiasmo; Um líder sem entusiasmo é pessimista, negativista leva o seu grupo á falência.
Autenticidade; não usar mascara fingindo ser o que não é, ninguém consegue fingir por muito tempo.
 
O líder pode surgir de três maneiras
1. Abrindo seu próprio caminho.
2. Sendo escolhido pelo grupo
3. Sendo indicado por alguém superior.

Tipos de lideranças
O líder deve ter a habilidade de motivar as pessoas a trabalharem com entusiasmo, visando o bem estar e o crescimento da comunidade. É a habilidade de envolver uma pessoa do pescoço pra cima.
O líder precisa saber lidar com o poder e a autoridade.
Poder: é a faculdade que inibe ou força alguém a fazer sua decisão ou vontade  por causa da sua posição hierárquica.
--- se não concordar comigo não terá mais oportunidade...
AUTORIDADE :  é a habilidade que o líder deve ter em fazer as pessoas fazerem de boa vontade o que ele quer por causa da sua influência de líder.
Poder : o poder pode ser vendido, comprado, dado ao parente e pode ser tomado.
A Autoridade : não pode ser comprada, nem vendida .

Para exercitar o poder não é necessário ter cérebro.
Muitos líderes não gostam que os liderados pensem.
Ter um bom Relacionamento:
A maioria dos casamentos são desfeitos;  as pessoas dizem que foi por adultério ou crise financeira.
---- Feito uma pesquisa descobre-se que é por mau relacionamento.
Assim também nas Igrejas:
Perdemos muitos líderes, e na maioria das vezes não são por motivos teológicos, mas por falta de respeito, consideração e reconhecimento.
---- Muitos querem ser líderes por status, e para terem o direito como líderes.
É importante saber que os líderes são mais cobrados diante dos homens e tem mais responsabilidades diante de Deus.
Um líder deve fazer o que é necessário e não o mais fácil
--- Amar 30 mulheres em um ano é fácil
--- amar 30 anos a mesma mulher é mais difícil- Mais é Sublime.
I Tim 3:2   ... irrepreensível , esposo de uma só mulher...

O líder deve Ter COMPROMISSO
--- Honrar seus compromissos ainda que seja necessário muitos esforços
--- Livre de enganar os outros
--- Ex.  Carro 230 000 km
--- precisamos ser verdadeiros.
--- Estar COMPROMETIDO COM O REINO
---Ex.  lanche de bacon com ovo.
A galinha está envolvida
O Porco está comprometido
Liderança -participativa; é uma liderança ideal de um líder seguro de si mesmo, que tem uma excelente auto-imagem, que conhece o ser humano e tenta trabalhar com cada um, respeitando e descobrindo novas responsabilidades, é uma pessoa que dar exemplo, estimula o grupo e procura manter sua competência, paciência, sabe dar ouvidos às outras opiniões,  ter  tolerância e honestidade.

Sobretudo,  que um líder Cristão ame as pessoas e seus liderados.
 
Ministrado por Pr. Celso Rossi  em 23 / 02 /2010

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/qualificacoes-de-um-lider-cristao-4500110.html

    Palavras-chave do artigo:

    lideranca

    Comentar sobre o artigo

    Renan Poggi de Figueredo

    Este artigo vem trazer na sua abrangência uma percepção muito próprias e que Sá inovadoras para o gerenciamento de pessoas nos estados pertencentes a região nordeste especificamente Pernambuco. Esta percepção fundamentada em analise critica e experiências vivenciadas que fundamentaram o levantamento da hipótese defendida, um choque entre a cultura regional versos liderança carismática. Desta forma leva a crer que cada vez mais a liderança carismática é uma ferramenta útil e valorizada .

    Por: Renan Poggi de Figueredol Negócios> Gestãol 24/05/2013 lAcessos: 46

    Este artigo tem como tema central a Liderança e pretende reflectir sobre o desafio de saber lidar com o capital humano, motivando-o, incentivando-o e fazendo com que ele se sinta satisfeito e feliz no local de trabalho e no desempenho da sua actividade laboral. O objectivo é alcançar maior qualidade, produtividade, bom relacionamento, auto-confiança e segurança, através de uma filosofia mais humanista onde é realçada a importância do líder.

    Por: Paula Costal Negóciosl 13/10/2010 lAcessos: 8,222 lComentário: 1

    Descubra o segredo do sucesso de Bill Gates, Comandante Rolim, Walt Disney, Salim Mattar, Ted Turner, Luiza Helena e muitos outros gênios empreendedores.

    Por: Prof. Márcio Silval Educaçãol 01/03/2011 lAcessos: 482

    Este trabalho tem como objetivo expor e suprir as necessidades básicas acerca do entendimento dos conceitos de cultura organizacional e a relação existente com a liderança, que o primeiro é definido como um conjunto de práticas dos indivíduos e o segundo conceito como a capacidade de influenciar pessoas, mas qual a relação. Assim foi desenvolvido através de uma pesquisa conceitual e teorização utilizando conceitos de diversos autores por uma pesquisa bibliográfica.

    Por: IARA FERNANDA LEITE PEREIRAl Negócios> Administraçãol 14/06/2014 lAcessos: 38

    : Artigo de Revisão Bibliográfica sobre Liderança em Enfermagem e seus aspectos emocionais, tão procurados pelas grandes Organizações Hospitalares. Relata a importância do líder em sua equipe, quais as atitudes a serem tomadas, características importantes para que possa exercer seu papel no contexto hospitalar e no gerenciamento de seus colaboradores. Tem como objetivo elucidar e até mesmo nortear aos “novos enfermeiros” qual o perfil adequado a seguir, quais atitudes são pertinentes, quais são aquelas que não devem ser adotadas e também proporcionar aos que já são Líderes de vivência profissional alguns momentos de reciclagem.

    Por: HENRIETTE LEAL BASTOSl Negóciosl 03/12/2009 lAcessos: 7,666 lComentário: 1

    O presente artigo identificou as características de liderança, do enfermeiro à prestação da assistência de enfermagem humanizada, trazendo um resgate sobre o contexto da liderança na enfermagem e o relacionamento interpessoal com a equipe, Tratou-se de uma pesquisa de campo exploratória, descritiva, quantitativa com amostra composta por 12 enfermeiras.O perfil das profissionais, no linear da dimensão organizacional, apresentou como fator influenciador as características pessoais do enfermeiro, a

    Por: Darlene Berettal Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/07/2010 lAcessos: 3,750
    Hamilton Felix Nobrega

    Existem muitos estudos e conceitos acerca do tema liderança, mas todos sempre envoltos dos mesmos modelos existentes que já não estão mais obtendo resultados satisfatórios como antes. Um novo conceito veio para mudar e está ganhando força nas organizações, pois seus resultados estão se tornando cada vez mais visíveis, a liderança servidora. Esse estilo baseia-se no exemplo do maior líder que já existiu: Jesus. James Hunter trouxe uma essa nova tendência de liderança que abordaremos neste artigo.

    Por: Hamilton Felix Nobregal Negócios> Administraçãol 03/05/2010 lAcessos: 2,959

    Este artigo tem como objetivo descrever o histórico da liderança no contexto da teoria administrativa clássica e seu reflexo na forma de atuação dos gestores organizacionais. Traz ainda, um reflexo acerca do uso de treinamentos como recurso rápido no provimento de lideranças ou no desenvolvimento das competências necessárias para uma competitividade organizacional.

    Por: Vanessa Estela Borgesl Educaçãol 22/09/2009 lAcessos: 4,778

    Muitos gestores que ocupam cargos de liderança se questionam constantemente sobre o estilo mais apropriado de liderança para conduzir a equipe na direção de resultados positivos. O Modelo SOMAR criado por Cersi Machado tem sido uma ferramenta/modelo importante para ajudar os gestores a identifirarem o melhor estilo a ser aplicado em diversas situações...

    Por: CERSI MACHADOl Negócios> Gerêncial 30/06/2009 lAcessos: 1,053
    Darci Kops

    A liderança, compreendida como um processo de influenciação, no jogo do poder e de alternânciae na sociodinâmica das relacões humanas, é assimétrica porquanto contribui para as diferenças individuais, porém, é situacional, circunstanciada, necessitando, permanentemente, ser legitimada e referendada pelos protagonistas dentro de um processo de convivência. Admite-se a liderança como um processo salutar de gestão.

    Por: Darci Kopsl Educação> Ensino Superiorl 11/05/2011 lAcessos: 271

    Um entendimento sobre características mundanas que determinam a personalidade de um deus Nefando, oposto ao Inefável Numinoso que é impossível de ser caracterizado por mentes ausentes da luz inumana.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 25/09/2014

    Receba conselhos para uma vida de sabedoria e vitória, cresça espiritualmente na presença de Deus e seja uma bençao para muitas pessoas!

    Por: Paulo Cicero Marculinol Religião & Esoterismo> Religiãol 19/09/2014
    radimel alonso favacho

    A observação e prática dos mandamentos bíblicos na torah, mais especificamente os seiscentos e treze dados por Deus a Moisés. Pôr de forma fulgente o entendimento que o contexto deixa, infelizmente, não de forma nítida a todos os leitores, a saber, dos mais simplórios aos mais doutos o que não o próprio Deus, mas Jesus Cristo quis transmitir ao jovem rico, encontrado no evangelho de Mateus 19:16 a 20¹

    Por: radimel alonso favachol Religião & Esoterismo> Religiãol 19/09/2014

    A vontade é algo que antecipa os pensamentos humanos. A vontade se origina na alma que é a mente externa e superior. Esta vontade superior nos textos, designada também como a vontade de deus, comprovam esta proposição.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/09/2014 lAcessos: 11
    Edison Candido Gonçalves

    As interpretações bíblicas servem tanto para o bem como para o mal. Seus textos contém mensagens maravilhosas como também relatos sangrentos, traições, adultérios, incestos e outras barbaridades. Será realmente a bíblia a palavra de Deus?

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Religião & Esoterismo> Religiãol 12/09/2014 lAcessos: 12

    A religião reúne o maior número de hipócritas e ignorantes da face da Terra e sendo ignorante também, pretendo neste texto abordar sobre religião.

    Por: EdeNickl Religião & Esoterismo> Religiãol 01/09/2014
    Flávio Oliveira

    Instituições religiosas que mantem atividades de assistência ao próximo no campo da educação, saúde e atividades previstas na constituição como de manutenção a vida podem optar por solicitar títulos de reconhecimento público, levando em consideração suas exigências e sua estrutura interna.

    Por: Flávio Oliveiral Religião & Esoterismo> Religiãol 01/08/2014

    A Letra Viva, é uma ótica colocado sobre os textos, que nos faz crer na possibilidade de que os mesmos tenham sido escritos utilizando-a, o que coloca o real entendimento diametramente oposto ao entendimento causado pela letra morta, ou interpretação ao pé da letra.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 01/08/2014 lAcessos: 17
    Pr. Celso Rossi

    As novas Igrejas de hoje abriram as portas para heresias e costumes cultuais do momento. As Igrejas foram afetadas pelas doutrinas, liturgia e caráter dos fiéis. Existe sim hoje uma pulverização e relaxamento da fé e pouco compromisso de fidelidade com a Palavra de Deus. Quase todas estão convivendo com o divórcio de membros e pastores, buscando a mídia com danças nos púlpitos e a qualquer custo estar na onda

    Por: Pr. Celso Rossil Religião & Esoterismo> Religiãol 29/03/2011 lAcessos: 400
    Pr. Celso Rossi

    Dicas para manter um casamento Quando Deus oficiou o casamento de nossos primeiros pais, Adão e Eva, estabeleceu um plano para todos os casais. Gênesis 2:24 conta: "... deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne." A união do casamento seria a mais íntima de todas as relações humanas. Por ela, marido e mulher se tornam uma só carne. "Porque ninguém", argumenta Paulo, "jamais odiou a sua própria carne, antes a alimenta e dela cuida". E , escreveu mais:

    Por: Pr. Celso Rossil Relacionamentosl 03/01/2010 lAcessos: 832 lComentário: 1
    Pr. Celso Rossi

    Assunto sobre o casamento durar para sempre Até que a morte nos separe! Você projetou, sonhou, fez vários planos, mas de repente algo não aconteceu como se esperava. Pelo contrário, a situação de seu casamento está cada vez pior, vocês estão a ponto de se separar. O que ouve? Quem errou? Foi egoísmo, infidelidade? Falta de domínio próprio, de compreensão, ausência de diálogo? A família de seu cônjuge intromete no seu relacionamento? Ou foi a famosa crise financeira, responsável pela maior parte das brigas e discussões entre os casais? Quem está vivendo uma situação crítica no casamento, com toda certeza apontou alguma dessas características ou até mesmo assinalou outras que não estão descritas neste texto.

    Por: Pr. Celso Rossil Relacionamentosl 03/01/2010 lAcessos: 433
    Pr. Celso Rossi

    VIDA FAMILIAR Referindo-se ao casamento, Jesus disse: "Não tendes lido que o Criador desde o princípio os fez homem e mulher, e que disse: Por esta causa deixará o homem seu pai e mãe, e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem." (Mt.19:4-6) O Senhor Jesus não se referia apenas ao casamento de cristãos quando declarou que se tratava de uma união divina; Ele falou genericam

    Por: Pr. Celso Rossil Lar e Famílial 11/07/2009 lAcessos: 1,165
    Pr. Celso Rossi

    A família foi instituída por Deus, sendo o casamento à vontade do Senhor com muitos propósitos dentre os quais: o companheirismo mútuo e o relacionamento sexual com o objetivo de perpetuar a humanidade.

    Por: Pr. Celso Rossil Lar e Famílial 11/07/2009 lAcessos: 3,800
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast