Satanás Nunca Foi Um Anjo De Luz

Publicado em: 22/03/2009 |Comentário: 22 | Acessos: 7,556 |

Satanás Nunca foi um Anjo de luz

Existem no meio evangélico, ensinamentos que são transmitidos há muito, repetidos por gerações de mestres, recebidos por tradição, os quais jamais foram analisados com o cuidado necessário, à luz das Escrituras.

A tradição tem substituído o texto sagrado em muitas doutrinas. Os ensinadores, com medo de se expor, preferem repetir o que outros mais importantes falaram, dentro da esfera do "argumento de autoridade".

E o que é argumento de autoridade? É o seguinte. Se um homem é importante dentro da sua igreja ou se já fez alguns cursos de nível superior, tudo o que ele diz é considerado verdade por muitos, principalmente se tiver escrito um livro.

Costumo sempre fazer esta pergunta. "Você crê mais na Bíblia ou nos ensinamentos de sua denominação?"

Muitos, surpresos, respondem. "E, por acaso, minha denominação ensina algo que não é ensinado pela BÍBLIA?" Bem, prezado leitor, apesar de isto parecer quase impossível, vou lhe dizer. Todas as denominações que eu conheço ensinam muitas coisas que não se encontram na santa Palavra de Deus. Foram herdadas da igreja católica, que por sua vez herdou dos mitos e narrativas do paganismo.

Não foi por acaso que um dos mais notáveis homens de Deus que já li, Ben Adam, escreveu estas palavras.

"Quando digo que, hoje em dia, para a grande massa do público professadamente religioso, a Bíblia é um livro quase que totalmente desconhecido, estou simplesmente enunciando uma verdade. O estudo da Bíblia, como meio de se procurar conhecer a vontade de Deus sobre alguma particularidade, praticamente morreu; e a leitura devocional das Escrituras sagradas, até mesmo entre os crentes evangélicos, é uma exceção, quando deveria ser a regra".

Quando apresentamos os textos bíblicos analisados, a surpresa é maior, pois descobrem que a tradição nas igrejas tem, em muitos casos, substituído a Palavra de Deus".

Vamos analisar uma crença que veio do paganismo, foi perpetuada na literatura e nas artes, porém não é ensinada pela Palavra de Deus. Refiro-me à pretensa queda de Satanás.

O ensino tradicional é que Satanás era um anjo bom que vivia no céu, tinha a categoria de arcanjo, era regente do coral celestial, mas um dia, movido de inveja, cheio de cobiça, cheio de vaidade, resolveu insurgir-se contra a autoridade divina, moveu uma rebelião contra Deus, seduziu um grande número de anjos e foi expulso do céu.

Nesta hora houve uma catástrofe tão grande que a terra que havia sido criada por Deus de maneira tão bela, passou a ser "sem forma e vazia".

Também ensinam que ele estava no Éden e era perfeito, até que nele se achou iniqüidade. Ora, se sua queda só se deu no Éden, como é que ensinam que a grande catástrofe que destruiu a forma da terra se deu lá no princípio, quando ele caiu?

E se ele caiu lá no princípio da criação, como é que no Éden ele ainda era perfeito?

Outra coisa. Como Satanás pôde pecar sem ser tentado! Se alguém, por acaso, o tivesse tentado, não teria sido Deus, porque Deus "não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta" (Tiago 1.13).

E se alguém mais o tentou, teria que ser um tentador independente de Deus e se houvesse um tentador independente de Deus, então ele seria um diabo primevo, o primeiro Satanás.

Não é mais lógico, mais coerente, mais honesto, acreditar no que diz a Bíblia, aceitando a soberania de Deus e submetendo-se à Sua vontade? Você, leitor, está disposto a acreditar mais na Bíblia, mesmo que o que ela disser, seja diferente do que ensinam as autoridades da sua Igreja?

Antes de continuar a ler, deixe-me logo explicar uma coisa muito importante. Eu não sou mórmon (aliás, detesto os erros deles), nem sou testemunha de Jeová (também detesto os erros deles), nem tenho compromisso doutrinário com qualquer denominação.

Sou apenas um crente em Jesus Cristo, estudioso das Escrituras, amigo dos pastores e pregadores, mas considerado "herético" por muitos, porque só acredito no que a Bíblia diz.

O próprio Senhor Jesus Cristo afirmou coisa muito diferente do se ensina hoje sobre Satanás, quando afirmou. "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele..." (João 8.44).

Jesus colocou este Arkê=Princípio, como o limite. Satanás jamais se firmou na verdade, nem uma hora, nem um minuto, ou um segundo.

Como Satanás veio a este mundo? Por que ele está aqui e por que Deus não se livra dele por nossa causa? O diabo é tão poderoso que Deus tem que lutar contra ele em uma tremenda guerra em que dois terços dos anjos luta ao lado de Deus e um terço luta contra ele?

É verdade, como diz a tradição que não é culpa de Deus do diabo estar aqui? É verdade que Deus não criaria qualquer coisa má, tal como um diabo ou trevas ou calamidades? A Bíblia diz que ele cria.

Por que o diabo está na terra, então? Existe um propósito para ele estar aqui, ou Deus se livrará dele assim que puder? O que Deus tem em mente para a eternidade que torna necessário uma força oposta do mal para lutar contra os santos neste tempo presente. Isto tem algo a ver com o destino dos filhos de Deus?

As conclusões que tiramos estão fundamentadas em um forte argumento é que Deus é soberano e que nada acontece fora de sua divina vontade e do seu soberano propósito.

Assim sendo, tive que fazer algumas perguntas: Foi Deus quem criou o diabo ou um santo anjo (Satanás) criou o diabo através de rebelião e pecado? Alguns textos mostram que Deus criou principados e potestades que são demônios que regem as trevas. Deus não desculpa as trevas e as calamidades dizendo "foi o diabo quem fez", mas Deus aceita o crédito de criar as trevas e o mal.

Deus quis um diabo mau na terra ou não? Se não, então Deus não é soberano, é fraco e teve que ajustar seus planos por causa do intruso. Não posso aceitar esta resposta. Deus poderia se livrar do diabo hoje? Se Deus quisesse ele poderia destruir satanás hoje, ontem, 2.000 anos atrás ou no jardim? Ou ele não pode ainda fazer isto porque está tentando vencer a batalha. Ora, se ele é capaz e ainda não o fez, temos que concluir que ele ainda determina ter satanás aqui agora. Assim sendo, temos que dizer que ele quer um diabo aqui. Agora, porque ele o quer, esta é outra história.

Então ele é o diabo desde o princípio. Deus o fez com esta finalidade, para, opondo-se ao seu plano cósmico, eterno, dar opções para os seres criados fazerem uma escolha entre o bem e o mal.

O bem e o mal são criações de Deus no plano metafísico. Se, no plano epistemológico, pragmático, ou, simplificando, na realidade terrena, vemos a tremenda oposição entre o bem e o mal, no plano metafísico ambos convergem para o cumprimento do plano eterno de Deus.

Deus transcende o bem e o mal. Ele é supremo, superior a tal esfera. Não depende das nossas medidas ou julgamentos. Isaías afirma que Deus é o próprio criador do mal. Se ele não fosse o criador do mal, teria que haver um outro Deus que o fizesse, ou então Deus teria que ser aquela entidade dualística ensinada pelo Taoísmo, Hinduísmo e outras crenças. Deus=Bem/Mal.

Veja o que diz Isaías. "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, faço todas estas cousas" (Isaías 45.7).

Alguns teólogos, com medo de admitirem algo tão grande e tremendo, dizem que este texto não se refere ao mal ontológico, mas ao mal pragmático, aos males que assolam a terra. Se assim fosse, Deus teria dito o seguinte. "Crio os males".

A primeira epístola de João corrobora e esclarece ainda mais o que Jesus afirmou. Leiamos.

"Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio" (I João 3.8).

Agora, chegou a hora de perguntarmos pela primeira vez. Você crê mais na BÍBLIA ou nos ensinamentos da tradição? Para não perder sua posição privilegiada na igreja, você prefere ensinar a mentira ou, simplesmente, esconder a verdade? Prefere ficar calado e ser uma "Maria vai com as outras", concordando com o erro, porque isto não vai lhe "queimar"?

Existe algum exegeta mágico que seja capaz de distorcer estes dois textos, procurando alguma outra explicação para o princípio?

Se foi no início da criação, ou no início da vida dele, ou no início da vida do homem, ou seja, lá qual tenha sido, o fato insofismável é que quando Satanás começou a existir, já começou a pecar, porque ele já foi feito com a natureza pecaminosa, para cumprir um propósito.

Tal propósito está inserido, embutido e oculto na economia divina. Não temos qualquer senha de acesso para tal propósito.

Você questionará o Criador por causa disto? Não é melhor aceitar o fato que Deus fez o diabo com a missão específica de assolar a terra, de tentar o homem, de acusá-lo, de cumprir a ira divina sobre as pessoas, famílias e nações?

Veja o que diz um texto proferido pelo profeta Isaías. "Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, que produz a ferramenta para a sua obra; também criei O ASSOLADOR, PARA DESTRUIR" (Isaías 54.16).

Os únicos textos usados pelos que advogam que Satanás era bonzinho são Ezequiel 28 e Isaías 14. Também se referem à citação que Jesus faz em relação a Satanás ter caído do Céu. Vamos analisar cada um deles.

Quando Jesus enviou os setenta para realizarem a obra inicial da evangelização, eles saíram entusiasmados e voltaram mais entusiasmados ainda quando viram o resultado do trabalho realizado.

Eis o que diz Lucas. "E voltaram os setenta com alegria, dizendo. Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam" (Lucas 10.17).

Até aquele tempo jamais um demônio havia sido expulso. Era o início de algo completamente novo. Vemos, por exemplo, casos como o de Saul, em que um espírito mau da parte do Senhor vinha atormentá-lo e Davi, tocando a harpa o aliviava, mas não se fala ali de expulsão de demônios.

Ao ser iniciada a batalha espiritual na terra para destruir as obras do diabo, Satanás, o príncipe das potestades do ar, vendo que seu império estava se desmoronando, resolveu descer até ao nível da terra.

Jesus vendo o que acontecera, usou o pretérito imperfeito do verbo e afirmou. "Eu VIA Satanás, como raio, cair do céu" (Lucas 10.18). Não existe, nesta frase de Jesus, qualquer idéia que Satanás era bom e depois tornou-se mau.

Vamos analisar, agora, alguns detalhes importantes de Ezequiel 28, o texto é mais utilizado por exegetas impacientes para tentarem provar que Satanás um dia foi bom e depois se tornou mau.

Abra sua BÍBLIA, leia com atenção umas duas vezes, no mínimo este texto, até o versículo 19 e depois acompanhe nossa análise honesta e espiritual do texto.

A profecia de Ezequiel é eclética, mística e hermética. A profecia é contra o rei de Tiro, mas, ao mesmo tempo, há expressões que claramente se referem a outro personagem. Quem seria este outro personagem? Você aprendeu que era Satanás. Mas, será que era mesmo?

No início tal personagem é apresentado cheio de vaidade e orgulho espiritual, ao ponto de querer ser igual a Deus. No versículo 9 descobrimos que, no momento que ele se apresenta como um Deus, a Palavra diz que ele é homem, e não Deus.

Ora, se ele é homem, não pode ser Satanás porque Satanás é espírito. Se não é Satanás, nem é o rei de Tiro, é alguém muito importante no plano de Deus. Quem?

Na segunda parte do texto, que vai do versículo 11 ao 19, parece que tudo muda por completo. Não podemos mais pensar neste personagem em termos do rei de Tiro. É alguém tão especial que vamos citar todo o texto.

"Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe. Assim diz o Senhor Jeová. Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

"Estavas no Éden, jardim de Deus. Toda a pedra preciosa era a tua cobertura, a sardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro. A obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado foram preparados.

"Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci. No monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

"Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti".

Muitas mentes criativas, férteis, conseguiram interpretar este texto como referente a Satanás.

Se o texto fala de Satanás, perguntamos. O que estava ele fazendo no Éden, junto com Adão? Se ele já era mau e estava ali para fazer o homem pecar, como passou um período sendo bom, no mesmo Éden?

Se ele era querubim protetor, ou cobridor, ou guarda, como significa sua função, ou melhor a de um querubim, pois querubim é um guarda, um guardião, ele estava ali guardando o Éden contra o que, ou contra quem?

Contra outro Satanás? Aquele que o fez pecar, aquele que o tentou?

Estava guardando o Éden contra si mesmo?

Se não era Satanás o querubim/guarda, quem era o guarda do Éden? A BÍBLIA sempre responde a BÍBLIA, sempre. Leiamos Gênesis 2.15.

"E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar E O GUARDAR".

Quem era, pois, o guarda/querubim do Éden? Adão é claro!

Contra que ou contra quem Adão foi colocado para guardar o Éden? Contra Satanás!

Isto não aconteceu a contento, disto nós sabemos, o que acarretou toda a gama de problemas que vieram pela falta de cuidado de Adão.

E quem era o aferidor da medida? Adão é claro. Por quê?

O que significa aferidor? "Instrumento de medição; conferido e harmonizado com o padrão; modelo; gabarito; régua; protótipo", etc.

Adão, como o primeiro homem, era o modelo para todos os demais. Como houve falha, Deus enviou outro aferidor, Jesus Cristo.

Jamais Satanás poderia ser aferidor de qualquer coisa boa dentro do plano da criação de Deus.

Nossos primeiros pais viviam nus e não sabiam, ou não viam isto, porque estavam vestidos de luz, vestidos do brilho das pedras afogueadas.

Em linguagem simbólica, não significa que estavam carregados de pedras, mas era uma luz tão bela que dificilmente poderia ser descrita por linguagem humana, o que fez o profeta descrever da maneira mais bela que ele podia.

Adão era perfeito, até que nele se achou iniqüidade.

Satanás nunca foi perfeito, porque Deus já o criou para assolar, para destruir, como instrumento de sua ira, conforme podemos constatar em dois textos paralelos do Velho Testamento.

Leiamos, em primeiro lugar, I Crônicas 21.1. "Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel". Vemos, neste texto, que foi Satanás que incitou Davi.

Leiamos, agora, II Samuel 24.1: "E a ira do Senhor se tornou a acender contra Israel. E incitou Davi contra eles, dizendo. Vai, numera a Israel de Judá".

Afinal, quem incitou a Davi? Deus ou o diabo?

Digamos que foi Deus, usando seu servo negativo, Satanás. Ele é o instrumento da ira de Deus, já que Deus é amor e é imutável. Ele criou o assolador para destruir, no momento em que ele precisa usar alguém assim.

No livro de Jó, quando os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, a Bíblia diz que "veio também Satanás entre eles" (Jó 1.6).

Deus dialogou com ele. Perguntou de onde ele vinha e falou sobre Jó. Deus queria provar a Jó e, como Deus não faz nada negativo, usou seu instrumento negativo e deu ordens para ele tocar nos bens e na família de Jó e, mais tarde, em seu próprio corpo.

Por que Satanás não fez isto antes, por quê? Porque ele só faz qualquer coisa quando Deus o usa para fazê-lo. Ele não é tão autônomo, tão independente como muitos pensam e ensinam. Ele é um servo!

Veja o caso de Pedro, por exemplo. Em Lucas 22.31,32, nós lemos.

"Disse também o Senhor. Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos".

Veja como Satanás teve que pedir! Se ele fosse livre para tentar qualquer um, ele simplesmente tentaria sem pedir qualquer permissão.

Veja que Jesus não está falando somente sobre Pedro. Ele está falando sobre todos os apóstolos, pois diz. "... vos pediu".Está no plural. Satanás pediu todos os apóstolos. Jesus disse que iria rogar, particularmente por Pedro, porque ele ainda não era convertido em plenitude.

Jesus disse que a fé dele poderia desfalecer, já que era um homem de pequena fé (Mateus 14.31).

E não somente isto. Apesar de sua função negativa, ele é um príncipe. Não sou eu que estou dizendo, foi Jesus quem afirmou isto. Ele disse

"Agora é o juízo deste mundo. Agora será expulso o príncipe deste mundo" (João 12.31). Já não falarei muito convosco; porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim (João 14.30). E do juízo, porque o príncipe deste mundo está julgado" (João 16.11).

O apóstolo Paulo corrobora tais afirmações do Mestre em Efésios 2.2, quando o chama de "o príncipe das potestades do ar".

É algo absurdo e infantil alguém falar de Satanás usando expressões como estas. "aquele cachorro, aquele porco, aquele imbecil, aquele nojento", etc.

Por quê?

Porque ele é um anjo de Deus, criado para fazer esta obra negativa a que Deus o designou. Isto é difícil de aceitar, por muitos, mas é a pura verdade.

Com isto ele não deixa de ser nosso inimigo, mas enquadrado dentro do plano magistral, eterno e infinito de Deus.

Foi por causa disto que o próprio arcanjo Miguel, comandante dos anjos guerreiros do Senhor, demonstrou respeito pela posição do outro, de Satanás, porque entendia sua função e missão.

O apóstolo Judas estava criticando pessoas que "vituperam autoridades" e, logo em seguida, afirma.

"E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades. Mas o arcanjo Miguel, quando disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse. O Senhor te repreenda" (Judas 8,9).

Vamos analisar, agora, outro texto que é usado pelos exegetas impacientes. Isaías 14, especificamente os versículos 4 a 19.

Trata-se, também, de um texto rebuscado, pesado, cheio de símbolos. É necessário lê-lo com muita atenção, dando ênfase especial a todos os contextos.

O argumento principal é retirado dos versículos 12 a 14.

"Como caíste do Céu, ó estrela da manhã, filha da alva!Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração. Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte.

"Subirei acima das altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão. É este o varão que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava ir soltos para suas casas?

"Mas tu és lançado de tua sepultura, como um renovo abominável, como um vestido de mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como corpo morto e pisado".

Para começar, em todo o texto há referências a morte, sepultura, homem, etc, termos que não se aplicam jamais a Satanás.

Vamos observar um importante contexto que sempre passa despercebido por muitos analistas bíblicos.

Quem está falando todas estas palavras que acabamos de citar? Deus? O profeta Isaías? Outro personagem? Quem?

Observando o contexto, ele mostra que quem está falando estas palavras são ESTES TODOS (v.10)

Agora, perguntamos, estes todos quem?

O personagem a quem o texto se refere, possui certas características que enumeraremos a seguir.

  • Um grande poder;
  • Ele caiu de certo nível;
  • Ele é acusado de ferir os povos com furor;
  • Com a queda dele disseram que aterra descansou; (se fosse a queda de Satanás, seria o contrário, pois com ela a terra ficou em polvorosa);
  • O Sheol, sepultura, ou inferno, conforme é chamado o reino dos mortos no Velho Testamento foi dito que se turbou por ele, para sair ao encontro dele em sua vinda;
  • Os mortos despertaram por causa dele em sua vinda;
  • Despertou os príncipes ou principados;
  • Fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações;
  • Ele foi acusado de ter caído do céu;
  • Ele foi chamado de "estrela da manhã";
  • Ele foi acusado de dizer que subiria ao céu, sendo semelhante ao Altíssimo;
  • Ele morreu;
  • Ele foi sepultado;
  • Embora sepultado, saiu de sua sepultura, de maneira sobrenatural.

Perguntamos novamente. A quem se referem estes textos? A Satanás? Simplesmente ao rei de Babilônia?

Por que os reis das nações o acusaram de tanta coisa e disseram que ele também estava enfermo, semelhante a eles? E por que esses reis das nações estariam enfermos?

Não se trata de uma referência aos dominadores espirituais das nações, os principados e potestades que dominam sobre países, como encontramos em Daniel e outras referências?

Este personagem chamado de "estrela da manhã" e "filho da alva" é alguém tão horrível e asqueroso como Satanás? E como ele continuaria a ser chamado assim, se tivesse passado pela metamorfose de anjo de luz para anjo do mal?

Por que não entendermos que esses reis das nações estavam zangados contra alguém muito diferente de Satanás? Sim, por que não entendermos que este texto refere-se exatamente ao oposto dele - o Senhor Jesus Cristo!

Estas palavras torcidas e de blasfêmia não partiram da boca de Deus, nem da boca do profeta, mas partiram DOS REIS DAS NAÇÕES!

Foram eles que chegaram a dizer sobre o corpo de Jesus na sepultura palavras exatas como estas. "os bichinhos debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão".

É claro! Na sepultura esses vermes não puderam fazer outra coisa senão ficar acima e debaixo do corpo sacrossanto de Jesus, mas não puderam tocar nele, porque está escrito.

"Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o Teu Santo veja corrupção"(Salmos 16.10). "Nessa previsão, disse da ressurreição de Cristo. Que a sua alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu corrupção"(Atos 2.31)

Jesus morreu como qualquer homem, mas seu corpo não passou pela putrefação.

Vamos ver outro detalhe importante. A quem a Bíblia chama, realmente, de "Estrela da Manhã"? Conforme o relato do apóstolo Pedro, refere-se ao próprio Senhor Jesus. Leiamos II Pedro 1.19.

"Etemos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis, em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça e a estrela da alva apareça em vossos corações".

Outra invenção é chamar Satanás de "Lúcifer" ou "Lusbel".Lúcifer significa "portador da luz" e Lusbel significa "senhor da luz". Desde quando Satanás é portador da luz ou senhor da luz? Isto é ou não é uma fantasia da cabeça de alguns?

Durante anos Satanás tem recebido da boca dos próprios cristãos uma glória que ele não possui - a de ter sido, um dia, um anjo bom.

É claro que, ele fez algo no céu, uma rebelião. Ele seduziu a terça parte dos anjos celestes, transformando-os em seus seguidores, em demônios.

Ousamos, contudo, dizer que tudo isto estava nos planos de Deus. Deus permitiu que tudo isto acontecesse para que de maneira mais completa fosse manifestada a Sua glória.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 8 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/satanas-nunca-foi-um-anjo-de-luz-828728.html

    Palavras-chave do artigo:

    diabo

    ,

    satanas

    ,

    mal

    Comentar sobre o artigo

    Carianha

    A argumentação contra a existência de um demônio (Diabo, Satanás, Lúcifer) na bíblia como uma entidade espiritual que existe de forma invisível é longa e envolve todos os versículos em que tais nomes aparecem, mas vou fazer um resumo de alguns dos pontos mais polêmicos. Quem se interessar mais pelo assunto pode descobrir em minha página pessoal mais informações sobre quem é o verdadeiro "diabo" que as escrituras apresentam.

    Por: Carianhal Religião & Esoterismo> Evangelhol 11/11/2010 lAcessos: 311
    Jeferson Lopes Ribeiro

    Um filho do demônio, foi usado através do pai dele, para causar um acidente que prejudicou o corpo de um salvador de vidas, o bombeiro Márcio Gonçalves Pereira foi atropelado e teve a perna amputada, pelo demoníaco Samuel Modesto, que estava drogado, bêbado e falava ao telefone. Logicamente a advogada dele, também usada por satanás mentiu todas as afirmações da polícia. Enfim em que vocês acreditam?

    Por: Jeferson Lopes Ribeirol Religião & Esoterismol 06/10/2011 lAcessos: 83
    Miriam de Sales

    O LANÇAMENTO DE DOIS LIVROS SOBRE O DIABO,DE INTELECTUAIS AMERICANOS,TROXE A FIGURA DO "COISA RUIM",DE NOVO PARA O CENTRO DAS ATENÇÕES.PEQUENA ANÁLISE DA SUA EVOLUÇÃO.

    Por: Miriam de Salesl Religião & Esoterismo> Religiãol 17/09/2008 lAcessos: 478 lComentário: 1

    Sair para a batalha sem antes conhecer com quem se estar guerreando é suicídio na certa. Todo estrategista militar procura estudar sobre o seu inimigo antes de confrontá-lo numa guerra acirrada. Conta-se que Napoleão Bonaparte era um grande estudioso de seus adversários, pois não ia para uma guerra sem antes receber um relatório completo...

    Por: Ronaldol Religião & Esoterismol 01/09/2011 lAcessos: 101
    Delcinalva de Souza Lima

    Para lutar contra Satanás e vencer as suas investidas é preciso observar alguns ensinamentos das Sagradas Escrituras.

    Por: Delcinalva de Souza Limal Religião & Esoterismo> Evangelhol 21/04/2009 lAcessos: 7,565
    Delcinalva de Souza Lima

    Satanás é uma criatura, que embora tendo poder, não tem o mesmo poder que Deus e está limitado. Há algumas coisas, no entanto, que Satanás pode fazer e que precisamos estar atentos para não sermos enganados por ele, lembrando sempre que ele é mentiroso e caluniador.

    Por: Delcinalva de Souza Limal Religião & Esoterismo> Evangelhol 21/04/2009 lAcessos: 8,121
    Delcinalva de Souza Lima

    A Bíblia não nos diz como Satanás se originou, porém nos diz que todas as coisas e todos os seres foram criados por Deus, então concluímos que Satanás também foi criado por Deus. Como a Bíblia nos mostra que Deus é perfeito, que ele é santo e que tudo o que ele criou era muito bom, então concluímos que Satanás foi criado bom.

    Por: Delcinalva de Souza Limal Religião & Esoterismo> Evangelhol 21/04/2009 lAcessos: 2,661
    MONICA GAZZARRINI

    Conheça e previna-se das armadilhas que o diabo fica à espreita e tenta colocar dentro da sua caminhada em Cristo para desvia-lo e leva-lo para o inferno. Isto mesmo: o inimigo fica de plantão na vida dos cristãos, todos os momentos do dia, especulando os nossos pontos fracos por onde ele possa entrar para matar, roubar e destruir e induzir-nos à concretização da tentação para que tropecemos nas nossas atitudes e percamos a salvação eterna!

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 28/10/2010 lAcessos: 265
    ddeh...

    Pois é, eu vou comentar e acabo me empolgando, debater a Palavra de Deus é empolgante, muitos acham que a Palavra não deve ser discutida; é assim que nascem os paradóxicos... Eu só tenho que parar de colocar os mesmos títulos, logo logo o dr. Aragão vai me cobrar direitos autorais hehehe Então, quem era Satanás antes da queda?

    Por: ddeh...l Religião & Esoterismo> Evangelhol 07/06/2011 lAcessos: 223

    Um entendimento sobre características mundanas que determinam a personalidade de um deus Nefando, oposto ao Inefável Numinoso que é impossível de ser caracterizado por mentes ausentes da luz inumana.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 25/09/2014

    Receba conselhos para uma vida de sabedoria e vitória, cresça espiritualmente na presença de Deus e seja uma bençao para muitas pessoas!

    Por: Paulo Cicero Marculinol Religião & Esoterismo> Religiãol 19/09/2014
    radimel alonso favacho

    A observação e prática dos mandamentos bíblicos na torah, mais especificamente os seiscentos e treze dados por Deus a Moisés. Pôr de forma fulgente o entendimento que o contexto deixa, infelizmente, não de forma nítida a todos os leitores, a saber, dos mais simplórios aos mais doutos o que não o próprio Deus, mas Jesus Cristo quis transmitir ao jovem rico, encontrado no evangelho de Mateus 19:16 a 20¹

    Por: radimel alonso favachol Religião & Esoterismo> Religiãol 19/09/2014

    A vontade é algo que antecipa os pensamentos humanos. A vontade se origina na alma que é a mente externa e superior. Esta vontade superior nos textos, designada também como a vontade de deus, comprovam esta proposição.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/09/2014 lAcessos: 13
    Edison Candido Gonçalves

    As interpretações bíblicas servem tanto para o bem como para o mal. Seus textos contém mensagens maravilhosas como também relatos sangrentos, traições, adultérios, incestos e outras barbaridades. Será realmente a bíblia a palavra de Deus?

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Religião & Esoterismo> Religiãol 12/09/2014 lAcessos: 12

    A religião reúne o maior número de hipócritas e ignorantes da face da Terra e sendo ignorante também, pretendo neste texto abordar sobre religião.

    Por: EdeNickl Religião & Esoterismo> Religiãol 01/09/2014
    Flávio Oliveira

    Instituições religiosas que mantem atividades de assistência ao próximo no campo da educação, saúde e atividades previstas na constituição como de manutenção a vida podem optar por solicitar títulos de reconhecimento público, levando em consideração suas exigências e sua estrutura interna.

    Por: Flávio Oliveiral Religião & Esoterismo> Religiãol 01/08/2014

    A Letra Viva, é uma ótica colocado sobre os textos, que nos faz crer na possibilidade de que os mesmos tenham sido escritos utilizando-a, o que coloca o real entendimento diametramente oposto ao entendimento causado pela letra morta, ou interpretação ao pé da letra.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 01/08/2014 lAcessos: 17
    paulo de aragão lins

    O cristão tem que vigiar em tudo mas, principalmente em suas leituras para não entender ou concluir alguma coisa erradamente. A leitura da Bíblia é a mais esplendorosa que existe e o pressuposto é aprendermos dela tudo o que Deus nos ensina com exatidão.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 498
    paulo de aragão lins

    Qual terá sido o verdadeiro pecado de Moisés, o qual impediu-o de entrar na terra prometida? O que terá levado Deus a proibir seu profeta e libertador de gozar daquela conquista tão maravilhosa? Deve ter sido um ato bem maior do que o que normalmente se comenta a respeito. Vamos analisá-lo.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 732 lComentário: 2
    paulo de aragão lins

    A Bíblia tem sido para mim um verdadeiro bálsamo. Cada vez que a abro e leio, descubro coisas realmente primorosas, relatos interessantíssimos, revelações gloriosas. Os maiores homens que este mundo conheceu tiveram a Bíblia como seu livro de cabeceira, procurando seguir em suas variedades profissões e atividades os princípios nela contidos.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 241
    paulo de aragão lins

    Existem coisas maravilhosas a serem observadas e descobertas na Bíblia. Para isto temos que ler meticulosamente, minerando na Palavra seus tesouros incomensuráveis.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 181
    paulo de aragão lins

    Existem detalhes importantes que devem ser observado em suas leituras. Alguns tradutores cometem erros grosseiros quando vão colocar títulos nos assuntos escritos na Bíblia. Chegam a negar no título o que está dito no texto ou acrescentar no título o que não está no texto.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 501
    paulo de aragão lins

    É sempre bom ler e reler os texto sagrados, para não incorrermos em dubiedade em relação o que eles realmente estão dizendo. A Bíblia não é uma leitura comum e humana, é o recado de Deus para nós, por isto temos que ser criteriosos em sua leitura.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 170
    paulo de aragão lins

    Quando lermos a Bíblia precisamos analisar o que estamos lendo, para não chegarmos a conclusõs precipitadas ou a interpretações distorcida.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 522
    paulo de aragão lins

    Muitos pregadores tem uma série de chavões ou bordões que são bem interessantes, muito bonitos, que agradam os ouvintes, mas são expressões oriunas do folclore, do pragmatismo popular. Apesar de conterem verdades, mas é melhor que nos conformemos e nos limitemos o que diz a Bíblia, a nossa única regra de fé e de prática.

    Por: paulo de aragão linsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/08/2010 lAcessos: 3,005

    Comments on this article

    0
    Rev Bispo Sinésio Alves da Silva NETO 04/10/2011
    Parabéns meu querido irmão Carlos Alberto Pires da Silva. Belíssimo comentário a cerca do assunto em questão, faço das suas, as minhas palvras. Pois hoje, somos Paulo, totalmente renovado pelo próprio Senhor Jesus Cristo, com uma frequência ligada ao Espírito Santo de Deus e não a teologia e teorias humanas. Saudações! Sinésio Neto/Bispo Superintendênte CGEMB-Amazonas.
    0
    Carlos Alberto Pires da Silva 05/09/2011
    "Saulo! Saulo! Por que me persegues..."
    Ilmº. Doutor Paulo.
    O seu artigo é muito bem elaborado, mas pode ser comparado ao laço dos passarinheiros.
    A sua antítese aos exegetas relativo à passagem do profeta Isaías 12-14 contém ilações perigosas que podem levar os neófitos para o vale tenebroso e isso será cobrado de V.Sa.
    Bom seria que o eminente articulista dissecasse em artigo futuro os argumentos propostos pelo Senhor David MacClister sobre a mesma passagem bíblica.
    A hermenêutica tem variantes que pode nos levar a conduzir o rebanho à toca dos lobos se ela não for desprovida de kenosi muito própria dos homens letrados ou doutores da lei tornado-os fariseus hipócritas.
    Tudo aquilo que fazemos ou dizemos só tem sentido de ser se for para a Glória de Deus, caso contrário são efeitos oratórios e conhecimentos de sábios que para Deus é pura estultícia.
    Digo isso porque ao ler o seu artigo, a princípio senti-me propenso a considerar uma perfeita exegese, porém analisando mais detidamente e confrontando com vários assuntos afetos cheguei a conclusão que V.Sa. deverá refazer os seus conceitos e ser menos impaciente.
    Não somos donos da verdade e a opinião da véspera talvez não seja a mesma do dia seguinte pelo processo dialético intrínseco envolvido em todos os segmentos do universo.
    As mais das vezes idolatramos o homem pelo seu saber e não paramos para discernir o verdadeiro do aparente. Quando damos uma parada na emoção irracional chegamos a conclusão que a mula deveria estar montada em Balaão e não vice-versa.

    Atenciosamente.
    Carlos
    1
    João 07/06/2011
    Cara,gostei bastante do seu texto embora não concorde com certos pontos,porem é o mais proximo que jah li sobre o que eu mesmo conheço,não estou criticando na verdade fico feliz por ver pessoas que não leêm a biblia e sim a estuda (^.^).
    Não pertenso a nenhuma denominação mais sou Cristão e busco sempre comprender o que a Palavra diz e por não estar preso a certas doutrinas tenho uma visão bem peculiar não me prendendo a certos ensinamentos "mundanos" algumas pessoas acham que sou louco e que não entendo nada.
    Fico tristre por isso,não por me dizerem essas coisas,mas pq vejo quantas pessoas se dizem conhecedoras e não conhecem nada.

    Por fim,espero que você busque mais e mais o entendimento do Senhor sem se abalar pelo o ue estão nas "trevas".(luz=conhecimento)

    Abraços
    -1
    KARLOS 28/03/2011
    eu li seu contexto caro " pastor " e fico indignado em ver como pessoas tao baixas falam mal da fé dos outros .... vc pra mim é um xarlatao .. um cara que ao invez de se preocupa com a salvaçao se preocupa em julgar quem ta certo e quem ta errado .... deixa ser babaca cara ... julgando a igreja catolica em PAGANISMO .... SEU IPOCRITA ... esses pastores que sem argumento de fala bem de suas igrejas ... ficam criticado as outras ...
    O JULGAMENTO É DEUS QUE FARA ... NAO SE ESQUECA QUE NO CEU VAI TA CHEIO DE EVANGELICOS E CATOLICOS .... E UMA PERGUNTA ... COMO VAMUS VIVER TODOS JUNTOS ... SE AQUI NA TERRA É UM BRIGUEIRO SO ... DA PARTE DE VOCES EVANGELICOS ... POIS NUNCA VI CATOLICO FALAR MAL DE VOCES ... E NAO PORQUE NAO TEM MOTIVOS NAO .... VCS SABEM QUANTA COIZA ERRADA TEM AI DENTRO ...



    A PERGUNTA ... COMO VAMUS VIVER JUNTOS NO CEU ... CATOLICOS E CRENTES .... SE AQUI NA TERRA É ESSE BRIGUEIRO PRA VER QUEM TA COM A RAZAO ??
    -1
    renato b.da silveira 17/02/2011
    irmão aragão lins,li seu artigo e até concordo no que diz respeito as denominações mas com relação a biblia eu discordo sobre maneira a tudo que o irmão esta contextando;existe esageros,interpretações distorcidas,tradicionalismo isacerbado e manipulações horrendas mas dai a dizer que a biblia não fala nada sobre as caracteristicas de lucifer quando vc mesmo já citou passagens que confirmam as mesmas,isto se chama regeição se vc diz que o que esta escrito não é verdade,quando tudo que esta registrado foi inspirado por Deus eu não levento bandeiras denominacionais mas creio em todo que tá escrito na biblia pos foi Deus quem ordenou e creio por convicção propria de exames esautivos se Deus diz que lucifer é anjo de luz que somo nós para contrariar.no mais um abraço!/
    0
    Davi Dorna 04/01/2011
    Vai ler a bíblia! Deus não criou o Mal. O Mal não é criado ele surge quando o Bem é corrompido.
    1
    carina 13/11/2010
    Se Satanás foi criado mal desde o princípio e seu objetivo é tentar as pessoas e ele é um instrumento para o plano de Deus. Por que Deus o castigará no final dos dias se tudo o que o Diabo está fazendo é seguir aquilo que Deus queria que ele fizesse??? ²
    Existe muitas coisas 'coerentes' no seu texto, mas seria a mesma coisa que afirmar que Deus é mal, que Ele mata, rouba e destrói indiretamente, não ?!
    E a questão de questão de Jeremias 21:8 : ''E a este povo dirás: Assim diz o Senhor: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte.''
    E o livre arbítrio que o Senhor nos dá pra escolher qual caminho seguir, ele nao teve?
    '' E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre... '' ap 20:10
    Estranho ele ser lançado no lago de fogo por fazer o que Deus determinou para ele.. no meu ponto de vista o deus que você segue é muito injusto..

    .. ou eu não entendi direito o que voce quiz dizer.
    0
    José Luiz 03/09/2010
    comcordo com tudo que foi explicado dentro desse texto efiz um acompanhamento dentr das Sagradas Escrituras e pude entender qumuitos pastores e menbros e pregadores da palavra de Deus estão cada vez mais équivocados em não saber discernir e entender a pavra de Deus. Parabens que Deus continui te concedendo entendimento da palavra.
    1
    HELOISA 18/08/2010
    Muito bem esclarecido sua explicação, já havia estudado sobre alguns textos em nossa escola bíblica dominical na Igreja Batista Central de Campinas.

    É isso que precismos conhecimento da palavra de Deus...
    1
    Everton 30/07/2010
    Alguém pode me explicar isso??????

    Se Satanás foi criado mal desde o princípio e seu objetivo é tentar as pessoas e ele é um instrumento para o plano de Deus. Por que Deus o castigará no final dos dias se tudo o que o Diabo está fazendo é seguir aquilo que Deus queria que ele fizesse???
    1
    Hellder 03/07/2010
    Cara, mto loko... realmente, a parte que fala de JESUS tem tudo a ver. Tá bem claro, dá pra imaginar tranquilamente os FARISEUS acusando a Jesus com bastante ironia.
    "É este o varão que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos?".

    Deus abençoe a todos!
    -1
    Elaine 24/06/2010
    Esse texto seu comprova que DEUS É SOBERANO, que é UNICO e não existe outro que mande a não ser DEUS.
    0
    Joilson Badaró Pinto 19/06/2010
    Louvo ao Senhor Jesus por me permitir fazer a leitura desse abençoado artigo; concordo contigo e que Deus continue te abençoando .
    0
    Edvane 23/05/2010
    Olá meu querido magnifício seu artigo. Não vou tomar como verdade nem como mentira, mas vou utilizar como um material riquíssimo, para minhas pesquisas e para construção do meu conhecimento. Hoje eu não tenho mais religião, e sim creio em Jesus cristo.
    0
    William Santana 19/04/2010
    Olá Paulo.

    É ótimo saber que ainda existem pessoas que preferem ficar ao lado da Palavra quando a "estória" está mal contada e cheira mal à luz das escrituras, porque o mais fácil e infelizmente é o que mais estão fazendo atualmente é simplesmente acreditar em tudo que se falam, e não se dar ao trabalho de buscar a verdade.

    Obs.: Juliana, onde a passagem de Isaías 14:12 se refere à satanás?

    Essa passagem é mais uma das que usam para levar a frente essa estória, mas que na verdade o seu próprio contexto deixa extremamente claro do que ela realmente trata, é como o capítulo 28 do livro de Ezequiel, se ele é referente a satanás ou sua suposta queda, também temos que afirmar que esse suposto satanás era homem e que futuramente seria morto, conforme versículos 8 e 9 desse capítulo.

    Que Deus continue abençoando a você a todos nós. Amém!
    1
    Djalma 05/02/2010
    Tudo se encaixa, basta atentar para quem está falando

    Gente, o irmão explicou no texto, que isso que se diz ai, são acusações contra Jesus.
    Não são verdades, mas insultos...

    Estas palavras torcidas e de blasfêmia não partiram da boca de Deus, nem da boca do profeta, mas partiram DOS REIS DAS NAÇÕES!
    1
    michael schiavo 27/12/2009
    BOM DIA, POR MUITO TENHO REVELAÇOES SOBRE ASSUNTOS QUE SÃO LOUCURA PARA O MUNDO.
    EU NÃO O CONHECIA HOJE PELA MANHÃ ESTAVA PESQUIZANDO SOBRE A BRIGA PELO CORPO DE MOISES E ME DEPAREI COM SUA EXPLANAÇÃO ESTOU COMPLETAMENTRE EDIFICADO PELA AUTORIDADE QUE SUAS PALAVRAS SÃO POSTAS NESTE ESTUDO DEUS SEJA COM O Sº!!!! GRAÇA E PAZ!
    1
    Aline 14/12/2009
    muito bom o texto me edificou bastante. obrigada!
    -2
    Juliana 20/11/2009
    "Não tenho compromisso doutrinário com qualquer denominação" Poxa minha leitura foi desanimada aí.Como posso crêr em alguém sem doutrina alguma?Mas vamos lá:Isaías 14 ;12
    'como caíste do céu, ó estrela da manhã,filha da alva!como foste lançado por terra,TU QUE DEBILITAVA AS NAÇOES!
    Esse é Jesus?
    Aí não dá né irmão!
    Pra responder sua pergunta, eu creio no q a bíblia diz,mas não no que tentam me convencer q ela diz!
    -2
    Diegorella 09/11/2009
    Meu irmão, olha, vejo uma luz aqui...
    Tipo, há controvercias...

    1º o lado norte tem significado de lado esquerdo, Jesus nunca disse que sentaria a esquerda de Desu.
    2ª no versículo 20 deste mesmo capítulo, diz:
    "com eles não se reunirá em tua sepultura, POIS DESTRUISTE A TUA TERRA, E MATASTE O TEU POVO..."
    JESUS nunca destruiu nem matou!

    Não aceitarei esses seus argumentos justamente elaborados pois não há argumentos "DO JOELHO" A que se possa fazer creditá-los...

    só a oração poderá nos revelar o verdadeiro significado da palavra!
    Não se esqueça, a letra mata, o ESPÍRITO REVELA E VIVIFICA...
    1
    Nelson A de Lima 25/04/2009
    O que Dr.Paulo de Aragão LIns nos mostra em seu artigo é uma verdade clara revelada na própria palavra de Deus;pois o que muitos não fazem é examinar as escrituras com cuidado para evitarem distorções e contradições de textos.
    3
    ana paula melo 15/04/2009
    Muito interessante esses seus artigos.E concordo plenamente com eles, e deve ter muita gente q concorda tambem só q nao tem coragem p dizer..Continue
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast