Vivendo À Serviço De Deus

10/03/2008 • Por • 2,957 Acessos

Conheça e faça aquilo que Deus espera de você em todos os lugares onde estiver.

Ministérios são os serviços que fazemos a Deus. Não necessariamente na obra de Deus, mas ao longo da nossa vida. Ser mãe é um serviço prestado a Deus, assim como ser pai, esposa, filho, profissional, vizinho, amigo, colega de trabalho, cidadão, etc.

Podemos dizer que todos os papéis que desempenhamos em vida são ministérios, não apenas aqueles que realizamos diretamente na obra de Deus.

Tudo o que fazemos no nosso dia-a-dia devemos fazê-lo para o Senhor, pois ele coloca aquele conjunto de atribuições para fazermos e aquelas pessoas ao nosso redor para que delas cuidemos, inclusive pessoas com as quais conversamos uma única vez em oportunidade isolada, num coletivo, numa fila, numa sala de espera. “...eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo.” Atos 27:24b

Nossa vida só tem valor real quando estamos à serviço de Deus, ou seja, obedecendo a Sua Palavra naquilo em que estivermos empenhados em fazer. Tornamos-nos exemplos vivos de Deus na prática do nosso cotidiano, somos um bom exemplo e damos um bom testemunho, não “de boca”, mas de vida.

Fazemos algo de acordo com a Palavra porque amamos a Deus e não porque precisamos mostrar qualquer coisa para as pessoas ao nosso redor. Em tudo o que fizermos, precisamos estar com os olhos fixos no Senhor e em atitude de alegria por servi-lo, esta é a garantia de sucesso e sabedoria onde quer que coloquemos os nossos esforços. “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” Atos 20:24

Um exemplo marcante de coragem para obedecer a Deus na Bíblia é Moises: “Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.” Hebreus 11:24 a 27

Moisés nos revela um grande segredo para não desanimarmos: ele manteve-se firme no propósito que Deus lhe havia incumbido, não perdeu de vista aquilo que Deus lhe concedera como ministério apesar dos percalços pelo caminho. A palavra diz que ele era manso, mantendo viva a diretriz que Deus lhe havia revelado. O mesmo devemos seguir, por exemplo, no casamento, pois ele é um ministério dado por Deus. Nosso compromisso perante o Pai é nos mantermos unidos enquanto vida tivermos.

Um serviço prestado a Deus envolve renúncia, coisa que muitas pessoas não querem fazer, porque precisamos confiar e nos entregar inteiramente àquilo que Deus nos ensina. Com propriedade o Senhor Jesus nos diz que a porta é estreita e o caminho é apertado...

Precisamos estar atentos e recebendo de Deus a sabedoria para vencermos os desafios ao nosso redor. “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” Mateus 7:13 e 14.

Sabedoria maior é manter viva a revelação bíblica que Deus dá para o seu caso.

Muitas vezes estamos inaptos a ouvir a voz de Deus porque não queremos abrir mão de algo, que é até lícito e muito bom, mas que está nos atrapalhando na realização do nosso bem maior. “E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.” Marcos 10:17 a 22 No caso deste jovem, constata-se que ele era obediente a Deus, amava ao Pai fazendo o que Ele ordenou e pelo Senhor também era amado, mas não conseguiu retirar obstáculo que o impedia de realizar o serviço designado por Deus.


A riqueza não é o empecilho para todas as pessoas, mas no caso deste jovem citado em Marcos 10:17 a 22 era o motivo que o impedia de se entregar completamente ao que Deus tinha para ele. Para outras pessoas o fator restritivo é a mágoa, o ressentimento, a ganância, o medo, a soberba, a depressão, etc.

O jovem confiava na riqueza em vez de confiar no Pai. Por isso não conseguiu se entregar completamente ao serviço que o Senhor já havia preparado a ele, mesmo sendo cumpridor tão fiel da Palavra de Deus. “Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.” Marcos 10:23 e 24

Em quê ou em quem temos colocado a nossa confiança?? Se for fora daquilo que Deus revela na sua Palavra, estamos correndo perigo de ficar à mercê das instabilidades do mundo. Firme, fixa e confiável só a Palavra de Deus, pois ela nos trás o poder do próprio Pai e tem o poder de nos firmar em terreno sólido nos concedendo paz, mesmo frente às dificuldades, pois sabemos que a vitória é certa.

Dizem os historiadores que as cidades do mundo antigo eram cercadas por muralhas para facilitar sua proteção contra invasões de inimigos. Ao final do dia elas eram fechadas e se alguém chegasse após o seu fechamento tinha de passar encolhido e ajoelhado por uma pequenina porta aberta na muralha da cidade. O mesmo procedimento era feito com as mercadorias e com os animais: o camelo era livre das cargas que trazia e elas eram passadas pela abertura no muro fortificado, seguindo-se a entrada do animal. Era necessário usar muita força para poder passar o camelo abertura a dentro! Até os animais tinham que se dobrar para passar pela fenda e mesmo assim depois de muito insistir e empurrar. “É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.” Marcos 10:24

Se dobre diante de Deus e acredite nEle, você só tem a ganhar. Deus quer te proteger, livrar você das suas cargas pesadas e te abençoar. Pare de teimar com Deus, faça o que Ele já te revelou na Palavra... você está perdendo tempo!

Muitas pessoas dizem que não abrem mão de suas pesadas atribuições (são as cargas) porque vão passar necessidades, mas não é isso que Jesus nos afirma: “E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada.” Lucas 22:35

Quando andamos na direção que Deus nos abriu em Sua Palavra, nada nos falta. O que precisamos é coragem para encarar este desafio libertador e de paz. (atitude que o jovem de Marcos 10 não teve e ficou muito triste por isso! Imagine o que ele se privou de receber das mãos de Deus...)

Se você está lendo esta mensagem pare e reflita o que anda bloqueando o seu caminho: É preciso ter a coragem de se despojar das vaidades e abraçar os ministérios que Deus já tem preparado para cada um de nós. Não arrume mais desculpas, faça o que Deus te falou pela Palavra, sem demora, não fique mais protelando a sua felicidade !

Em Nome de Jesus.

Mônica Gouvêa Sgarbi Gazzarrini
E-mail: mogazzar@hotmail.com

Visite artigos sobre a caminhada com Deus em:
http://bencaossemlimites.blogspot.com/
http://www.webartigos.com/categories (selecione: desenvolvimento pessoal, estudos bíblicos ou religião)
http://www.artigonal.com (selecione: religião)
http://www.uol.com.br/bemzen (selecione: religião)

"Jesus Cristo é o Senhor"

Perfil do Autor

MONICA GAZZARRINI

renascida em Cristo, estudiosa do Evangelho, escritora, administradora de empresas, contabilista, especilista em marketing.