Zaqueu, O Chefe Dos Publicanos

Publicado em: 12/06/2008 |Comentário: 20 | Acessos: 311,904 |

Lições bíblicas da conversão de Zaqueu a Jesus.



 


Os publicanos eram coletores de impostos, mal vistos pelo povo, título tradicional de homens, em cada localidade, empregados do governo romano para cobrarem impostos do povo.


 


Como trabalhavam para os romanos e muitas vezes faziam cobranças extorsivas, passaram a ter má reputação, sendo geralmente odiados e considerados traidores.


 


Eram considerados proscritos pela sociedade da época.


 


Não podiam servir de testemunhas ou juizes, sendo excluídos da sinagoga.  Aos olhos da comunidade judaica, essa desonra estendia-se até suas famílias. (fonte: NVI).


 


No entanto nas suas atitudes relatadas nas escrituras fica explícita a disposição em arrependerem-se: alguns iam ao encontro de João Batista se batizavam.


 


Outros procuravam conhecer a Jesus. Neste aspecto um personagem marcante foi Zaqueu, o chefe dos publicanos, caso descrito em Lucas 19:1 a 9.


 


Zaqueu era chefe dos coletores de impostos, ou seja, comandava a extorsão, a exploração popular. Líder da corrupção. Era um homem rico, mas sabia que sua riqueza não vinha das mãos de Deus, que era advinda do roubo e da opressão ao povo. (“E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.”v.2)


 


Os nomes descritos na Bíblia refletem características pessoais de seus portadores. Davi, significa “o amado”, Abraão “pai de uma multidão de nações”, Jacó “o suplantador, aquele que vence”; Israel “o homem que vê a Deus” e assim por diante.


 


Um fato curioso é o significado do nome: Zaqueu vem do hebraico “Zacah” e quer dizer "puro, o que é puro" a antítese do seu comportamento até então, mas ele buscou conversão, ou seja, purificação, encontro com Jesus.


 


Há muitos anos atrás, nos idos da década de 70, quando ainda era baixa a propagação da palavra de Deus, havia uma impressão geral errônea de que o Evangelho era apenas para as pessoas desvalidas econômica e culturalmente.


 


Era muito comum também ouvir que aquele que ousasse ler e buscar entender o que a Bíblia ensina ficaria louco...


 


Sabemos que o Senhor não faz diferença entre as pessoas, logo a verdade é destinada a todos aqueles que a quiserem abraçar, independentemente de sua classe econômica, sejam eles pobres, remediados ou ricos.


 


O Evangelho é destinado a todas as classes sociais.


 


O certo é que sem Jesus todos nós somos miseráveis seja qual for a nossa posição social, raça, origem ou condição financeira.


 


E Zaqueu, mesmo sendo publicano e rico, queria conhecer Jesus e se esforçou para ouvir a Palavra.


 


Parecia muito difícil levar seu intento à termo, mas ele esforçou-se para suplantar a multidão, ou seja, quebrou todas as barreiras externas que o impediam de se aproximar do Senhor.


 


Conosco ocorre o mesmo devemos olhar para o Senhor e não para a multidão que procura atrapalhar nossa aproximação de Jesus: alguns nos criticam, não aceitam, falam mal do Evangelho, plantam todo tipo de calúnia, mas não desistimos nunca.


 


Havia ainda outro empecilho: a baixa estatura que o impedia de ter uma ampla visão de Jesus em meio àquele grande número de pessoas ali reunidas, mas ele se esforçou para ter uma visão melhor, mais clara e limpa, pois queria ver a Jesus de forma ampla.


 


Para buscar a Jesus não podemos nos ater à multidão e tampouco às nossas limitações pessoais.


 


Não importa a sua estatura espiritual atual e tampouco o que tem feito de errado até agora: todos os dias você tem de aumentar a sua visão de Jesus, tornando-a mais vívida e operante em sua transformação.


 


Nunca se ache tão pecador que não possa se arrepender e ser perdoado por Jesus, o único justo.


 


A força renovadora de Jesus opera quando nasce a vontade sincera em conhecer a Jesus mais de perto e ela deve ser colocada em prática.


“E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. V.3”


 


Zaqueu subiu na figueira brava, o sicômoro, sobre esta árvore um dicionário da Bíblia diz: "O sicômoro pode atingir até 16 metros de altura e alcança uma circunferência de até 10 metros. A madeira é dura, uniforme e muito durável e, depois do cedro, é a melhor madeira para carpintaria."


 


Imagine só a cena: um homem baixinho, conhecido e detestado por todos, correndo apertado no meio da multidão para ir à frente deles, subindo numa árvore imensa porque queria ver a Jesus!


 


Certamente Zaqueu não pensou em nada: nem na sua vida errada, nem na sua limitação físicas, nem nas pessoas ao redor, fixou-se apenas no melhor: ver Jesus.


 


Ele não perderia de jeito nenhum essa oportunidade!


 


“E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali. V.4”


 


Jesus se agrada muito quando as nossas atitudes em buscá-Lo são firmes, fortes, intensas e decididas. Colocamos-nos inteiramente para estar com Ele, agarrando essa maravilhosa oportunidade!


 


A nossa atitude espiritual firme e determinada de buscar estar em comunhão, em buscá-Lo, chama a atenção de Jesus, nos faz visíveis a Ele e O convidam a estar conosco!


 


“E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. V.5“.


 


Assim como Zaqueu não devemos demorar em atender ao chamado que Jesus nos faz: não espere estar “limpo” e “com tudo em ordem” para vir, venha a Ele exatamente do jeito que você está e receba a Jesus com alegria!


 


“E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. V.6”.


 


O mundo não nos isenta de seus julgamentos: reclamam, murmuram, comentam, falam mal, criticam porque vêem apenas as ações erradas que tivemos no passado, assim viam Zaqueu como um ladrão, corrupto, chefe de uma quadrilha, mas não era desse jeito que Jesus o via!


 


O mundo não entende como nos convertemos: “Como pode o fulano de tal um assassino, ladrão, traficante, viciado entregar a sua vida a Cristo? Isso é mentira dele!”, mas é Jesus quem sonda as intenções do nosso coração e nos ama quando elas são de arrependimento e conversão.


 


A palavra e o poder do Espírito é quem nos convence do pecado.


 


“E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. V7”.


 


O chefe dos publicanos não deu ouvidos para a manifestação do povo. Queria mesmo era se acertar com quem realmente importa: Jesus. Confessou e abandonou seus erros.


 


Neste versículo fica claro que ele conhecia as Escrituras e queria obedece-las e de coração inteiro falou a sua decisão de mudar, pois sabia que do ladrão era exigido que cumprisse uma penalidade externa imposta pela lei, ou seja, que fizesse a restituição quadruplicada a quem defraudava, reparando assim o que havia sido roubado. (“Se alguém furtar boi ou ovelha, e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha quatro ovelhas.” Ex. 22,1; “tomou a cordeira do homem pobre” “E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu” 2Sm 12.4p e 6).


 


Sem contar que Zaqueu fez mais do que apenas obedecer à Palavra, tomou uma outra atitude que não era exigida pela Lei: dar metade os seus bens aos pobres.


 


Jesus espera ainda hoje de nós as mesmas atitudes de conversão: confissão, arrependimento e abandono do pecado.


 


“E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. V.8”.


 


Receber a paz de Jesus hoje e na vida eterna e que ela seja extensiva aos nossos através das nossas ações.


 


Se Deus não lhe tivesse dado capacidade suficiente para levar a salvação de Jesus aos seus familiares, Ele não teria lhe trazido para o Evangelho.


 


Abraão é o nosso pai na fé (“Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.” Gálatas 3:14, por isso recebemos fé mais do que bastante para fazer esta obra.


 


“E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. V.9”.


 


Jesus não veio para punir o mundo, ao contrário Ele veio para fazer em nossas vidas e com nossos familiares o mesmo que operou na vida de Zaqueu.



“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. V.10”.


 


A narrativa sobre Zaqueu reflete o poder de mudança e transformação que a conversão sincera a Jesus opera mudando completamente a nossa história.


 


Em Nome de Jesus.


 


Mônica Gazzarrini.


 


 


 


Visite artigos da escritora sobre a caminhada com Deus em:



 


http://bencaossemlimites.blogspot.com/


 


http://www1.uol.com.br/bemzen/ultnot/religioes/


http://www.webartigos.com/authors/878/Monica-Gazzarrini


http://www.artigonal.com/authors_49432.html


http://www.centralartigos.com/auto-ajuda/


 


 


"Jesus Cristo é o Senhor"


 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 31 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/zaqueu-o-chefe-dos-publicanos-447083.html

    Palavras-chave do artigo:

    bilia

    ,

    religiao

    ,

    jesus

    Comentar sobre o artigo

    MONICA GAZZARRINI

    Quer ter uma vida abençoada? Seu contato com o Salvador é pessoal e intransferível.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Religiãol 27/06/2008 lAcessos: 13,769 lComentário: 2
    MONICA GAZZARRINI

    Qual é a função dos filhos de Deus? Ele nos qualificou em Cristo Jesus para seu plano.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Religiãol 19/06/2008 lAcessos: 13,487
    MONICA GAZZARRINI

    Conheça o que Esaú fez com o dom divino a ele concedido. Ele era o primogênito de Jacó, pela tradição tinha o direito de ser herdeiro legitimo de seu pai, mas chegou do campo tão cansado que trocou o bem mais precioso que possuía por um prato de lentilhas!

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Religiãol 01/07/2008 lAcessos: 43,461 lComentário: 2
    MONICA GAZZARRINI

    Que resultados obtemos quando tememos ao Senhor? Os homens podem não saber, mas Deus conhece o profundo do nosso coração e os Seus olhos estão em todos os lugares, dele não fugimos. Ele vê em secreto e quer nos abençoar.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Religiãol 12/06/2008 lAcessos: 29,749 lComentário: 2
    MONICA GAZZARRINI

    Mude sua história: tenha uma nova vida de liberdade em Cristo. Que condições estão envolvidas para que obtenhamos a nova vida de liberdade proposta por Cristo?

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Religiãol 13/06/2008 lAcessos: 1,356
    MONICA GAZZARRINI

    Foi Jesus mesmo quem me deu este sonho? Certifique-se de que aquilo que você acha ou supõe ter recebido vem mesmo da parte de Deus.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Religiãol 20/06/2008 lAcessos: 532
    MONICA GAZZARRINI

    Inúmeras idéias e diferentes pensamentos pairam sobre o mundo. Como o cristão pode discernir o que é genuíno, ou seja, vem de Deus, do que é falso? Conheça os critérios para avaliar uma profecia.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 18/07/2008 lAcessos: 46,668 lComentário: 1
    MONICA GAZZARRINI

    O que acontece quando ultrapassamos a Palavra de Deus?A soberba espiritual abre a porta para o diabo nos destruir.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Religiãol 08/07/2008 lAcessos: 44,806 lComentário: 2
    MONICA GAZZARRINI

    O cidadão passa anos dentro daquela igreja, é fiel nos estatutos, mandamentos, juízos, ordenanças e só empobrece, na verdade ele está bem pior do que quando era do mundo. Porque existem diversos casos de cristãos fiéis em tudo e que só empobrecem?

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Religiãol 07/07/2008 lAcessos: 3,088 lComentário: 2

    A vontade é algo que antecipa os pensamentos humanos. A vontade se origina na alma que é a mente externa e superior. Esta vontade superior nos textos, designada também como a vontade de deus, comprovam esta proposição.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/09/2014
    Edison Candido Gonçalves

    As interpretações bíblicas servem tanto para o bem como para o mal. Seus textos contém mensagens maravilhosas como também relatos sangrentos, traições, adultérios, incestos e outras barbaridades. Será realmente a bíblia a palavra de Deus?

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Religião & Esoterismo> Religiãol 12/09/2014 lAcessos: 12

    A religião reúne o maior número de hipócritas e ignorantes da face da Terra e sendo ignorante também, pretendo neste texto abordar sobre religião.

    Por: EdeNickl Religião & Esoterismo> Religiãol 01/09/2014
    Flávio Oliveira

    Instituições religiosas que mantem atividades de assistência ao próximo no campo da educação, saúde e atividades previstas na constituição como de manutenção a vida podem optar por solicitar títulos de reconhecimento público, levando em consideração suas exigências e sua estrutura interna.

    Por: Flávio Oliveiral Religião & Esoterismo> Religiãol 01/08/2014

    A Letra Viva, é uma ótica colocado sobre os textos, que nos faz crer na possibilidade de que os mesmos tenham sido escritos utilizando-a, o que coloca o real entendimento diametramente oposto ao entendimento causado pela letra morta, ou interpretação ao pé da letra.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Religiãol 01/08/2014 lAcessos: 16

    Os bons atos determinam a liberdade espiritual e material da criatura. É na vivência diária que ela constrói o seu céu ou o seu inferno por intermédio do uso do livre arbítrio.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/07/2014
    Instituto Teológico Gamaliel

    Por que será que muitas pessoas que entram e sentam em um banco de uma Igreja, não são mais tocadas e nem deixam Deus falar com elas? Quem sabe: elas estão com o coração fechados e ouvidos tapados, ao ponto, de sentirem ...

    Por: Instituto Teológico Gamaliell Religião & Esoterismo> Religiãol 21/07/2014 lAcessos: 14
    Werkson Azeredo

    RESUMO Na visão Paulina o nascimento de Cristo ocorreu em momento oportuno "Plenitude dos tempos" que viria a favorecer a propagação da Fé cristã, porém Jesus foi uma figura controversa em seu contexto amado pelas massas, mas em constante conflito com os líderes Judaicos o que culminará na sua crucificação e morte de Jesus, evento relatado nos quatro evangelhos (Mt. 27.45-56; Mc. 15.33-41; Jo 19.28-30), contudo Jesus Ressuscita provando ser o messias, ressuscitando vencera a morte, sendo agora c

    Por: Werkson Azeredol Religião & Esoterismo> Religiãol 20/07/2014 lAcessos: 23
    MONICA GAZZARRINI

    NÓS SOMOS DONOS SOMENTE DO SÁBADO ?? QUE SENTIDO PRÁTICO, PARA OS DIAS DE HOJE, ESTA PASSAGEM BÍBLICA CITADA ABAIXO TEM DE ÚTIL PARA CADA UM DE NÓS ??

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 01/08/2014
    MONICA GAZZARRINI

    É UM MISTÉRIO QUE NEM TODOS ACREDITAM, ACEITAM OU VIVEM. ACORDE: É UM MILAGRE QUE ESTÁ DISPONVEL HOJE PARA VOCÊ, NA PRÁTICA DA FÉ, USUFRUINDO DOS BENEFICIOS JÁ CONQUISTADOS PARA NÓS, HÁ MUITO TEMPO !! ENTENDA E USE HOJE ESTA RENOVAÇÃO COMPLETA QUE JESUS CRISTO JÁ NOS PROPORCIONOU.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 31/07/2014
    MONICA GAZZARRINI

    Tão pequeno, mas tão fértil: Grão de Mostarda Novamente ele disse: "Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo? É como um grão de mostarda, que, quando plantada, é a menor semente de todas. No entanto, plantada, ela cresce e se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra". Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber. Marcos 4:30-33

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 28/07/2014 lAcessos: 20
    MONICA GAZZARRINI

    Precisamos conhecer cada vez mais a Palavra de Deus para obter certeza, firmeza e confiança no poder de Deus agindo em nossas vidas e para resolver as questões que ainda permanecem pendentes.

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 11/05/2012 lAcessos: 138
    MONICA GAZZARRINI

    A alegria que vem de Deus, prosperidade que vem de Deus, emprego que vem de Deus, amor que vem de Deus... Tudo aquilo que Deus nos proporciona é supremo!

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 10/05/2012 lAcessos: 180
    MONICA GAZZARRINI

    Qual é o significado espiritual atribuído às aves nas Sagradas Escrituras? Como a reflexão a respeito deste tema pode nos abrir ainda mais o entendimento?

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 08/05/2012 lAcessos: 2,918
    MONICA GAZZARRINI

    ESTUDO SOBRE JESUS E A ORAÇÃO. REFLITA SOBRE ESTES VERSÍCULOS VOCÊ TAMBÉM!! João: ""Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus." João 17:9

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/05/2012 lAcessos: 96
    MONICA GAZZARRINI

    ESTUDO SOBRE JESUS E A ORAÇÃO. REFLITA SOBRE ESTES VERSÍCULOS VOCÊ TAMBÉM!! Lucas: "E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes." Lucas 23:33-34

    Por: MONICA GAZZARRINIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/05/2012 lAcessos: 62

    Comments on this article

    0
    davi trindade jardim 24/09/2011
    Graças a deus pela tua vida. Temos que dar akilo que recebemos de graça..jesus ti ama
    1
    Jorge Lumbela 11/05/2011
    A paz do Senhor,
    Louvo ao Deus Altíssimo pela tua vida.
    Que o Senhor Jesus possa abençar grandissimamente o teu ministério, dando mais visão e crescimento espriritual.
    Vá avante o Senhor é contigo

    Jorge
    1
    alexandre 28/04/2011
    A paz do Senhor para todos
    Verdadeiramente ao ler esse texto eu senti a presença do Espírito Santo de Deus, eu creio que essa menssagem falou muito ao coração daqueles que o leram.
    -3
    Edson 04/01/2011
    Ao contrario do que muitos tem como verdade, eu não acredito que Zaqueu roubava as pessoas, por ser cobrador de impostos, isto não quer dizer que ele era ladrão.
    Meditando bem no texto, todos verão que Zaqueu se coloca a prova para que quiser provar que ele tenha defraudado alguem, então ele restituiria em dobro, e ele disse isso a ninguem mais e ninguem menos que a Jesus o filho de Deus.
    Os judeus viviam uma pressão muito grande dos romanos que eram perversos, e maldosos, porisso, odiavam todos os que travalhavam para eles, principalmente sendo judeu, eram tidos como esparias da sociedade. Mas isto não quer dizer que Zaqueu era ladrão, seria a mesma coisa que dizer que todos os politicos são corruptos, infelizmente por causa de muitos, todos acabam pagando a conta, mas sabemos que isto não é verdade, existe gente de bem e com boas intenções na politica.
    Obrigado pelo espaço.
    0
    PAULO 02/01/2011
    PAZ DO SENHOR MINHA IRMÃ QUE DEUS CONTINUE TE DANDO ESSA SABEDORIA. DEUS TE ABENÇOI
    0
    Ana Cláudia 28/11/2010
    Que a Paz do Senhor Jesus esteja com vc,
    Vou fazer uma pregação amanhã, e seu artigo veio de encontro as minhas necessidades.
    Que Deus Continue abençoando seu ministério.
    1
    Sergio Roberto 27/05/2010
    Eu também me sentí um Zaqueu durante alguns anos atrás da minha vida,alguns me viam exatamente com as mesmas qualidades ruins que ele possuía.Mas como JESUS foi misericordioso com ele,assim foi comigo também,pois ELE me chamava, e eu não aceitava seu chamado e continuava no erro,até quando quando DEUS me deu um livramento.A partir daí meus irmãos,minha vida se transformou em bençãos,e vivo hoje para honra e glória do SENHOR!!!!
    3
    Marcilene 09/05/2010
    Gostaria de saber porque 4 vezes mais.? Há algum paralelo com o velho testamento,ou a numerologia da época? Se alguém souber me reponda
    0
    valter jose nunes de campos 04/01/2010
    Parabéns...Zaqueu é um dos maiores exemplos de Jesus nunca e jamais faria discriminação de pessoas.è importante que todos entendem que todos precisamos de Jesus, independente de cor, raça, e condição social.
    Quero criar um site, gostaria que ouvir sua opinião e orientação è respeito.

    grato.

    Válter José.
    -1
    lucilene fonsêca 21/11/2009
    amei a interpretação de zaquel, me ajudará em uma grande pregação. DEUS te abençoe.
    0
    aline 27/10/2009
    linda esta mensagem quando eu meditei chorei osenhor falou profundamente comigo deus abençoeem nome do senhor jesus.
    0
    Milcon Hilbert 26/09/2009
    Onde no texto diz que Zaqueu era ladrão? Em que lugar na Bíblia eu posso encontrar uma passagem que me revele ser ele um ladrão. O que significa em tão a expressão no v8 "e,se nalguma cousa tenho defraudado alguém...
    0
    LEONARDO 20/07/2009
    primeiramente a paz do senhor para os irmãos...
    a história de zaqueu e uma historia muita linda.
    ou seja q atraves dessa historia nós devemos percever q todos ricos pobres grandes baixos magros gordos brasileiro italiano ingles frances entre outros necessitam de DEUS.
    irmãos o q mas me chama a atenção e q o q tinha zaque para preucurar a jesus. um homen rico cheio do dinheiro um publicano chefe dos cobradores de impostos: mas e ai q vimos q todos nós seres humanos necessitamos de jesus cristo pq o dinheiro não e nada a fama não e nada. o q é de uma pessoa rica sem jesus? nada..nada..nada.jesus sem a gente e tudo agente sem ele não somos nada é q essa historia de zaqueu sirva de exemplo para os irmão...então irmão não importa como vc seja a cor q vc tenha o lugar aonde vc mora,se vc num e cristão eu so tenho uma coisa a te dizer preocure a jesus o mais rapido possivel pq ja esta chegando o fim dos tempos faça como zaque mesmo com uma multidão de pessoas o jugando não desitiu de ver a jesus e não importa o q vc fez no passado o q importa e q na minha biblia diz q ele não veio buscar os justos mas os pecadores ao arrependimento so basta vc se arrepender dos seus pecados e aceita o senhor jesus como seu unico e suficiente salvador..... q a paz do nosso senhor seja convosco.
    1
    Marco Polo Padula 14/07/2009
    "esse texto é muito forte,muito verdadeiro e muito emocionante,eu ja fiz coisas que só mesmo um pecador faz.mais tomei uma grande atitude, que é a atitude que Deus espera de nóis em vida,decidi,a Luz enves das trevas,a verdade em vez das mentiras,Deus en ves do Diabo.e através do nosso senhor e salvador Jesus fui salvo e hj busco me manter salvo todos os dias.Buscando,aprendendo e falando de jesus que eu muito Amo!Essa palavra de Deus sobre a vida de zaqueu me mostra que muitos ainda estão sendo impedidos pela multidão, de ver Jesus.muitos ainda buscam uma maneira de se salvar mais tem medo,vergonha e não abrem mão do seu próprio ego,do seu proprio "EU" pra se entregar a Salvação"JESUS".E Jesus não quer saber se somos pecadores ou se estamos andando errado,ele veio é pra nos trasnformar,pra restituir nossas vidas,nos ensinar,esse é o grande momento de nos entregarmos a ele.Só JESUS SALVA.
    0
    fatima 08/07/2009
    Posso analizar nesta palavra o poder transformador
    da palavra de Deus. Jesus não está preocupado com
    o meu hoje, mas sim com o meu amanhã, ou seja ele
    não quer que eu permaneça no pecado mas que eu me
    entregue verdadeiramente em corpo, alma e espirito.
    As vezes nós por nos preocupar com o passado não
    deixamos Deus fazer a mudança devida que, tem que
    ser feita. Aleluia!!!!!!!
    0
    Raimunda Nonata 05/06/2009
    Sou grata ao SENHOR Jesus por todas as bençãos que me são dispersadas diariamente. Amada irmão trabalho em uma instituição publica e vivo situações diversas, exatamente hoje em uma reunião de oração ecumenica que ocorre as segundas-feira fui convocada a levar a palavra de Deus a algumas pessoas, naquele momento pensei nãovou aceitar sou contra o ecumenismo,pórem, o Todo Poderoso acentou no meu coração como tú queres apresentar Deus se negas a aportunidade que EU te concedo? Refletir!É mesmo Senhor então me ajuda a escolher na tua palavra o que tú queres falar, e Ele me apresentou Zaqueu.Li os comentarios feeitos pela irmão espero poder aplica-los de acordo com a misericordia do SENHOR.
    AMEM.
    0
    CILÉIA PRATTES 29/05/2009
    Trabalho como proªna ebd e domingo estudaremos "ZAQUEL O PUBLICANO" abri essa página sem saber e, encontro uma maravilha de texto...parabéns, e saiba q estarei sempre nessa página.
    1
    joão victor 29/03/2009
    paz do senhor jesus , parabens pelo conhecimento que Deus lhe deu são 01:00 agora eu estava sem sono comecei a procurar estudos biblicos,pois sou evangelico e procuro me aperfiçoar gostei muito Deus falou comigo hoje eu estava angustiado, Deus te abençoe
    2
    Monica Gazzarrini 07/12/2008
    Guilherme:

    Sugiro que complemente seu estudo bíblico sobre o perfil dos publicanos em diferentes traduções das Escrituras e tabmém que aumente o conhecimento do contexto da época em fontes históricas amplamente fornecidas em mídia impressa e também na internet, a saber:

    - Dicionário Bíblico Universal, Editora Vida, 1981

    - http://pt.wikipedia.org/wiki/Publicano

    entre outras.

    Espero ter ajudado.

    Graça e Paz da parte do Senhor Jesus.

    Mônica
    0
    Guilherme l. Pena 06/12/2008
    Boa tarde, tenho procurado alguns comentáriostentando entender este perfil de Zaqueu. Muitos dizem que ele era ladrão. Ele diz: metade do que tenho reparto com os pobres, e se tenho defraudado alguém o restituo 4x. Como faço para chegar ao pleno conhecimento de que ele era ladrão? Haja vista, outros textos falam claramente quando haja ladrões. Se for possível, aguardo,
    Guilherme.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast