Belém - A Cidade De Jesus

Publicado em: 04/02/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 4,399 |

BELÉM - A CIDADE DE JESUS

A tradição Cristã aponta Belém – nome derivado do hebraico Bet Lehen (Casa do Pão) como o local do Nascimento de Jesus Cristo, embora historiadores  modernos acreditem que Jesus tenha nascido onde sempre morou e passou toda a sua infância  - Nazareth.

         Belém fica na Palestina central, a 8 quilômetros de Jerusalém, em Israel a 777m acima do nível do mediterrâneo e a 1 267 m acima do mar Morto. É algumas vezes chamada de Belém de Judá para distingui-la da outra Belém que fica entre Nazaré e o monte Carmelo. Ocupada pelos Filisteus nos tempos de Saul, primeiro rei de Israel. Belém é a pátria dos antepassados de Davi e por isso também chamda de “A cidade de Davi”.

         E para nós, onde nasceu Jesus?

         Perguntemos a Maria de Magdala, onde e quando nasceu Jesus e ela nos responderá: “ Jesus nasceu em Betânia. Foi certa vez, que a sua voz, tão cheia de pureza e santidade, despertou em mim a sensação de uma vida nova com a qual até então jamais sonhara.

         Perguntemos a Francisco de Assis o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus e ele nos responderá: “Ele nasceu no dia em que, na praça de Assis entreguei minha bolsa, minhas roupas e até meu nome para segui-lo incondicionalmente, pois sabia que somente ele é a fonte inesgotável de amor.

         Perguntemos a Pedro quando deu o nascimento de Jesus e ele nos responderá: “Jesus nasceu no pátio do palácio de Caifás, na noite em que o galo cantou pela terceira vez, no momento em que eu o havia negado. Foi nesse instante que acordou minha consciência para a verdadeira vida.

         Perguntemos a Paulo de Tardo, quando se deu o nascimento de Jesus e ele nos responderá: “Jesus nasceu na Estrada de Damasco quando, envolvido por intensa luz que me deixou cego, pude ver a figura nobre e serena que me perguntava:  Saulo,  Saulo  por  que  me  persegue?  E na cegueira passei a enxergar um mundo novo quando eu lhe disse: “Senhor, o que quer que eu faça?

         Perguntemos a Joana de Cusa onde e quando nasceu Jesus e ela nos responderá: Jesus nasceu no dia em que, amarrada ao poste do circo em Roma, eu ouvi o povo gritar: “Negue! Negue! E o soldado com a tocha acesa dizendo: este teu Cristo ensinou-lhe apenas a morrer? Foi neste instante que, sentindo o fogo subir pelo meu corpo pude com toda certeza e sinceridade dizer: Não me ensinou só isso, Jesus ensinou-me também a amá-lo.”

         Perguntemos a Tomé onde e quando Jesus Nasceu e ele nos responderá: “Jesus nasceu naquele dia inesquecível em que ele me pediu para tocar as suas chagas e me foi dado testemunhar que a morte não tinha poder sobre o filho de Deus. Só então compreendi o sentido de suas palavras: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.

         Perguntemos à mulher de Samaria o que ela sabe sobre o nascimento de Jesus e ela nos responderá: “Jesus nasceu junto à fonte de Jacob na tarde em que me pediu a beber e me disse: Mulher eu posso te dar a água viva que sacia toda a sede, pois vem do amor de Deus e santifica as criaturas. Naquela tarde soube que Jesus era realmente um profeta de Deus e lhe pedi: Senhor, dá-me desta água.

         Perguntemos a João Batista quando se deu o nascimento de Jesus e ele nos responderá: Jesus nasceu no instante em que, chegando ao rio Jordão, pediu-me que o batizasse. E ante a meiguice do seu olhar e a majestade de sua figura pude ouvir a mensagem do alto: Este é o meu filho amado, no qual pus a minha complacência! Compreendi que chegara o momento de ele crescer e eu diminuir para a glória de Deus.

         Perguntemos a Lázaro onde e quando nasceu Jesus? Ele nos responderá: “ Jesus nasceu em Betânia, na tarde em que visitou o meu túmulo e disse: Lázaro! Levanta.Neste momento compreendi finalmente quem Ele era... A Ressurreição e a vida!

         Perguntemos a Judas Iscariotes quando se deu o nascimento de Jesus e ele nos responderá: Jesus nasceu no instante em que eu assistia ao seu julgamento e a sua condenação. Compreendi que Jesus estava acima de todos os tesouros terremos.

         Perguntemos a Bezerra de Menezes o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus e ele nos responderá: Jesus nasceu no dia em que desci as escadas da Federação Espírita Brasileira e um homem se aproximeu dizendo: Vim devolver-lhe o abraço que me deste em nome de Maria, porque renovei minha fé e a confiança em Deus. Foi naquele instante que percebi a sua misericórdia e o seu imenso amor pelas criaturas.

         Perguntemos, finalmente, a Maria de Nazaré, onde e quando nasceu Jesus e ela nos responderá: Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas, que eram focos de luzes guiando os pastores e suas ovelhas ao berço de palha. Foi quando o segurei em meus braços pela primeira vez e senti se cumprir a promessa de um novo tempo através daquele menino que Deus enviara ao mundo, para ensinar aos homens a lei maior do amor.

         Agora pensemos um pouquinho: e para nós, quando Jesus nasceu? Pensemos mais um pouquinho: e se descobrirmos que ele não nasceu? Então, procuremos urgentemente fazer com que ele nasça um dia destes, porque, quando isto acontecer, teremos finalmente entendido o Natal e verdadeiramente encontrado a luz. Que Jesus nasça em nossos corações e que seja sempre Natal em nossas vidas, para que nunca nos falte a Esperança e a alegria Cristã. É Jesus que vem de novo, falar ao coração do povo”

                                      Autor Desconhecido.

                   “E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti  sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eteridade... Ele se manterá firme, e apascentará o povo na força do Senhor, na majestade do nome do Senhor seu Deus; e eles habitarão seguros, porque agora será ele engrandecido até os confins da terra. Este será a nossa paz” (Miquéias 5.2,4-5 – 700 a.C)

                   “Então convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer. Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel” ( Mateus 2,4-6).

         Não se pode negar que Jesus tenha mesmo nascido em Belém. Isto já dizia o profeta Miquéias no velho Testamento. Ele já falava que o Messias viria numa vila pouco desenvolvida na Palestina, na cidade de Davi.

         Muitos estudiosos teimam em afirmar que Jesus tenha nascido em Nazareth, cidade onde se criou, mas as profecias e os documentos históricos comprovam que Ele tenha mesmo nascido em Belém. Muitos questionam o recenseamento que fora feito por aquela época, mas um fato foi marcante para que José e Maria se deslocassem até Belém. Provavelmente teria sido mesmo o recenseamento, do contrário uma mulher não sairia a pé até Belém, andando vários quilômetros no estado de gravidez em que estava.

         Jesus nasceu em Belém não porque o profeta Miquéias profetizou que assim seria, mas porque Belém significa “Casa do Pão”. Em certa ocasião Jesus disse: “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede” (Jô 6.35)

         Davi cresceu e viveu pouco em Belém, indo completar sua infância em Nazareth. No deserto ele cuidava dos animais do seu pai defendendo-os de ursos e leões. Davi tinha um dom especial para a música e a poesia hebraica.

         Através de revelações proféticas, ele sabia que um dia o Messias, o Salvador prometido, viria de sua descendência. Cerca de 1004 anos antes de Cristo, este pastor de Belém conquistou a cidade de Jerusalém e elevou-a à condição de capital de seu reino. Por essa razão, há algum tempo, Jerusalém celebrou um jubileu muito especial: 3000 anos como capital judaica.

         Belém há 2000 anos era uma pequena e idílica cidadezinha situada na orla do deserto da Judéia, distante apenas doze quilômetros da esplendorosa capital Jerusalém. Por sua posição geografia, Belém era muito apropriada para a criação de ovelhas. O deserto da Judéia é um deserto cheio de vida. Durante nove meses do ano ele fornece alimentação para as ovelhas e cabras. No inverno, na época das chuvas, o deserto floresce e os montes se cobrem com um tapete verde. Os arredores de Belém são muito férteis, adequados ao plantio de cereais. Daí provém, provavelmente, o significativo nome de Belém, “Casa do Pão”.

         Foi ainda em Belém no final do século segundo antes de Cristo que desenrolou-se a história de amor entre Rute que era moabita e ele Israelita. Hoje ele seria Israelense e ela Jordaniana. O casamento entre os dois foi abençoado e um de seus netos se tornou o rei Davi.

         Vários profetas anunciaram que o Cristo viria de Belém, entre eles Malaquias, Ageu, Zacarias.

         Em 300 a.C. Belém caiu sob o domínio grego, no ano 63 a.C os romanos invadiram a Judéia e em 40 a. C. o Senado nomeou o Jordaniano Herodes para ser o rei dos Judeus , incluindo também Belém.

         A ânsia pela vinda do Messias naquela região era muito grande. Todos ficavam muito curiosos em saber como e quando ele viria. Imaginavam que viriam todo pomposo, como um grande rei, até que um dia um anjo anunciava: ‘Não temais. Eis que vos trago a boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor ( Lc 2,10).

         Daí para a frente sabemos grande parte dos fatos que se desenrolaram para a nossa alegria, esperança, fé num porvir melhor.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/religiao-e-esoterismo-artigos/belem-a-cidade-de-jesus-1822279.html

    Palavras-chave do artigo:

    jesus

    Comentar sobre o artigo

    Valdeck Almeida de Jesus

    O Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, edição 2008, anuncia os poetas selecionados. O livro deve estar pronto em final de julho/2009.

    Por: Valdeck Almeida de Jesusl Literatural 23/05/2009 lAcessos: 696
    Valdeck Almeida de Jesus

    O Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, edição 2009, divulga o nome dos dez poetas premiados que receberão um exemplar gratuito da antologia. O livro deve estar pronto em final de julho e será lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 12 a 22 de agosto de 2010, no Pavilhão de Convenções do Anhembi.

    Por: Valdeck Almeida de Jesusl Literatural 14/01/2010 lAcessos: 91
    Valdeck Almeida de Jesus

    A promoção Publique seu livro de graça estimulou escritores do Brasil inteiro a ler o livro “Memorial do Inferno. A Saga da Família Almeida no Jardim do Éden” e fazer uma resenha sobre o mesmo. O poeta Silas Correa Leite, de Itararé/SP, foi o vencedor do certame, com um trabalho bem fundamentado sobre o livro Memorial do Inferno, de Valdeck Almeida de Jesus. A premiação será a publicação do livro “O homem que virou cerveja”, um apanhado de crônicas que Silas Correa escreve.

    Por: Valdeck Almeida de Jesusl Literatural 23/05/2009 lAcessos: 205

    Muitos vivem em busca do conhecimento das ciencias , das artes , das culturas , do homem , mas o principal conhecimento que precisamos ter e sobre O REI DO UNIVERSO , JESUS CRISTO .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 27/05/2013 lAcessos: 28

    A RELIGIAO E OS RELIGIOSOS nao conseguiram resolver os problemas da humanidade , isto acontecer porque somente JESUS CRISTO tem o PODER DE RELIGAR as pessoas com DEUS .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 19/08/2013 lAcessos: 20

    Muitos NOMES grandes ja passaram pela terra , mas o NOME DE JESUS e acima de todos eles .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 18/07/2013 lAcessos: 24

    DEUS e espirito , portanto INVISIVEL , atraves de JESUS podemos VER DEUS como uma pessoa VIVA , PODEROSA , AMIGA , VERDADEIRA E FIEL .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 30/03/2013 lAcessos: 27

    Este artigo ensina como uma pessoa pode a cada dia sentir o poder de DEUS flluindo de dentro de seu espirito, a biblia chama este poder de rios de agua viva.

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 22/03/2010 lAcessos: 4,529

    Durante todo o ano JESUS tem nos dado inumeros presentes,no dia do seu aniversario devemos presentea-lo.

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 30/11/2009 lAcessos: 706
    Odalberto Domingos Casonatto

    São trabalhados sete conflitos que Marcos apresenta após os sete sinais de Jesus descritos em Marcos 1,14-45 e que mostram a resistência na aceitação da Boa-notícia. A notícia passa a ser boa para aqueles que assumem o Projeto de Jesus. A palavra de Deus exige opção. Na Palestina no tempo de Jesus existiam muitos projetos. O Projeto e Jesus eram para restaurar a justiça e a vida nova. Vários conflitos começam aparecem a partir do momento em que Jesus começa a divulgar seu Projeto de Vida.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Religião & Esoterismo> Evangelhol 14/09/2014
    radimel alonso favacho

    Devemos mudar nossas atitudes através da mudança das informações que entram em nossas mentes ...

    Por: radimel alonso favachol Religião & Esoterismol 13/09/2014
    JUNIOR OMNI

    Para afirmar que Jesus é um ser "CRIADO" por Jeová Deus, as "Testemunhas de Jeová" explicam o seguinte: Provérbios 8:22 - "JEOVÁ me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras". A "Bíblia" – "TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO" traduz: "O próprio Jeová me produziu..." Dessa forma, as "Testemunhas de Jeová" querem dizer que Jesus teria sido criado. Mas, quando lemos todo o contexto, das palavras de Salomão, em provérbios, descobrimos que ele fala da "SABEDORIA" e não JESUS

    Por: JUNIOR OMNIl Religião & Esoterismol 25/08/2014

    Deus deu seu filho amado por amor di nós. Então, consequentemente entregou-lho, para que fosse crucificado. E tomaram a Jesus, e o levaram. João 19:16 Caro amigo tenha certeza que Jesus sofreu muito mais doque qualquer um de nós, mas tenha certeza que morreu na cruz do calvario foi pelo meu e teu pecado foi por amor. Que pessoa daria sua propria vida por amor por de um ladrão um adultero um pessoa escruida da sociedade foi ele portanto entrega seu problema pra ele.

    Por: marcio almeidal Religião & Esoterismol 31/07/2014
    Johnny Bernardo

    Em recente reportagem publicada no Gnotícias (Reportagem Especial: Cresce Relação de Protestantes com Políticas Ambientais), tecemos alguns pontos relacionados ao aumento da relação de evangélicos com políticas sociais de defesa do Meio Ambiente. O avanço do desmatamento, do aumento de poluentes e de doenças respiratórias decorrentes da intervenção humana na natureza é um alerta para toda a humanidade, para todos os credos, das diversas nacionalidades e culturas. O cientista Rajendra Pachauri...

    Por: Johnny Bernardol Religião & Esoterismol 26/06/2014 lAcessos: 12
    Francisco Eudes Rocha

    O desconhecido, o sobrenatural, o inconsciente vs subconsciente, que nunca o vemos ou podemos tocar, e que a maioria não sabe mesmo de onde exteriormente vem, é ou não o sobrenatural? As forças que atuam no cérebro, inconscientemente, para mover a máquina biológica humana na produção do duro marfim dos dentes, o processo da constituição de um ser no interior do ventre materno e sua força produzida para a ejaculá-lo para fora, deve ser entendido como ação do sobrenatural partindo do Eterno.

    Por: Francisco Eudes Rochal Religião & Esoterismol 26/06/2014 lAcessos: 29
    JUNIOR OMNI

    Tudo acabará... - O DINHEIRO de todas as nações acabará - As BANDEIRAS das nações desaparecerão - As DIVISÕES, as LUTAS, e todas as GUERRAS acabarão... - O CONFLITO entre os povos acabará... - A CORRUPÇÃO POLÍTICA acabará... - O ABORTO acabará... Não haverá mais crianças assassinadas no útero de suas mães. - A FOME e a MISÉRIA acabarão... - A ESCASSEZ, as DOENÇAS, as EPIDEMIAS, as PESTES, e todas as PRAGAS acabarão...

    Por: JUNIOR OMNIl Religião & Esoterismol 22/06/2014
    Hudson Sander

    O melhor e mais polemico artigo escrito por Hudson Sander que revela o conhecimento mais intrigante e revolucionario sobre a evolução humana de uma maneira simples e de fácil compreensão.

    Por: Hudson Sanderl Religião & Esoterismol 16/05/2014

    DEUS Criou a Todos nós. Portanto, todos somos filhos de DEUS. Se somos FILHOS de DEUS, TAMBÉM SOMOS DEUSES! JESUS deixou a mensagem de que PODEMOS FAZER TUDO O QUE ELE FEZ, E MUITO MAIS. Basta que tenhamos FÉ, ACREDITEMOS em tudo que fizermos. ELE, constantemente, se voltava em ORAÇÃO. Falava, nesse momento, com o PAI. AGRADECIA, se LIGAVA, SINTONIZAVA, com o PAI. Quantas vezes nós fazemos isso? Quantas vezes nos SINTONIZAMOS com o PAI em ORAÇÃO? Quantas vezes AGRADECEMOS ao PAI pela nossa VIDA?

    Por: Elcio Ronaldo Piresl Religião & Esoterismol 07/05/2014 lAcessos: 17

    O que é que os espíritos abnegados fazem no mundo espiritual? Quais são os tipos de trabalhos realizados em cima de cada centro? Aqui temos uma pequena noção do que os espíritos fazem.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Religiãol 27/04/2014 lAcessos: 23

    As causas principais para as mortes prematuras dos bebês. Aqui temos algumas informações importantes e as causas principais.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismol 21/04/2014 lAcessos: 26

    Falta de estudos, falta de informações, analfabetismo, falta de força de vontade, a procura de um salvador da pátria faz com que a ingenuidade do povo brasileiro se torna alarmante a ponto de qualquer um tepeá-lo levando-o a sérios problemas.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismol 21/04/2014 lAcessos: 20

    Fé e crença não é a mesma coisa. Existem algumas diferenças. Elas estão interligadas e uma está em relação a outra. Veremos a diferença entre os dois conceitos.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismol 20/04/2014

    Ele foi dar queixa à delegacia, mas os policiais não entenderam o que ele queria dizer, mas levaram uma ambulância para o socorro. Chegando lá a surpresa foi enorme.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Literatura> Ficçãol 18/04/2014 lAcessos: 18

    Quem era a mulher adúltera da Bíblia? O que realmente ela fez? Existia um culpado para que ela vives assim?

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismol 16/04/2014

    O nosso pobre Chico fez uma programação espiritual, mas aqui chegando fez tudo errado. O que vai acontecer com ele agora?

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Religiãol 09/04/2014 lAcessos: 11

    No começo a obsessão pode ter cura, mas se deixar muito tempo pode se tornar uma subjugação e a situação pode ficar muito mais difícil.

    Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Religiãol 09/04/2014 lAcessos: 17

    Comments on this article

    0
    adriana da silva muniz 11/10/2010
    eu creio em jesus cristo o nosso salvador filho de deus vivo
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast