A Cura Pela Palavra De Deus Para A Depressão

Publicado em: 06/01/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,013 |

A CURA PELA PALAVRA DE DEUS PARA A DEPRESSÃO - Junho/2003

I Reis 19. 1-18

Sem nenhuma explicação aparente você começa a sentir-se só, nada mais tem graça, sente-se infeliz sem saber por quê. Mas, nada consegue te fazer sentir-se diferente, por mais que tente.

Ninguém consegue entender essa mudança tão radical. Você era feliz, vivia sorridente e era cheia de vida e ânimo. Os irmãos da igreja, família, parentes e amigos nada entendem. Muito menos você mesmo entende. A única coisa que você consegue explicar é que derepente passou a sentir medo de tudo. Está experimentando uma angústia grande, um profundo aperto no peito e sempre quer chorar, mesmo sem motivo aparente. Já chegou a desistir da vida. Devido essa situação sem entendimento você resolveu procurar "a igreja". O que Deus pode fazer por você? O que é isso que eu sinto?

Isso é uma depressão. Hoje conhecida como o mal do século. Ela pode ser causada por vários fatores, como: orgânicos, má alimentação, problemas hormonais, stress, infecções, insônia é o mais comum, problemas psicológicos (traumas, crises), perfeccionismo, ira, ressentimento e culpa.

Fala-se muito que o cristão não tem depressão, porém, todo ser humano está sujeito a ela, não é falta de fé. O que difere o cristão do não cristão nessa situação é a forma como irá solucioná-la e como irá encarar o problema.

Alguns personagens bíblicos passaram por momentos deprimidos. Moisés, Jeremias, Paulo e outros experimentaram as profundezas da depressão.  Davi escreveu Salmos assim, onde ele colocava seu desanimo pela vida "Pois o inimigo me tem perseguido a alma; tem arrojado por terra a minha vida; tem-me feito habitar na escuridão, como aqueles que morreram há muito . Por isso, dentro de mim esmorece o meu espírito, e o coração se vê turbado." (Salmos 143. 3-4)

Há também aquelas pessoas que tem tudo de bom, família, emprego, marido, esposa amorosos, filhos obedientes e se sentem tristes e angustiadas, a vida está sem brilho mesmo com todos os motivos para sorrir e sentir orgulhosa da vida.

Elias se encaixa na categoria dos depressivos bíblicos. Tinha uma vida espiritual de alta qualidade, mesmo assim sentia-se perseguido sozinho e atribulado. Era um homem lutador, mas sentiu suas forcas esvaindo-se e perdeu a vontade de lutar. Chegou a pedir morte ao fugir de Jezabel, que o jurara de morte. "Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais" (I Reis 19:4). Ele desejava a solidão, todo depressivo deseja isso, mesmo que no seu íntimo saiba que não é isso que deseja. Mas, o anjo insistiu para que Elias se alimente. "Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo".(I Reis 19.5-7). Elias fugiu da morte e pediu a Deus a morte, reclamava da solidão e queria ficar sozinho. Esse é um contraste grande em quem está depressivo. Elias tinha dentro dele todos os motivos para estar com tanta tristeza e se precisasse saberia desfilar para Deus todos os seus motivos. "Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procura tirar-me a vida".(V.10).

A pergunta de Deus para Elias é: o que fazes aqui?  Vejamos: "Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? - Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida." (VV. 9-10).

A história de Elias parece muito com a nossa própria história. É a mesma coisa que você diz a Deus nas suas orações, então fica a mesma pergunta de Deus para Elias a você nesse momento. O que fazes da tua vida amados? Elias apenas se lamentava, estava cheio de desculpas para Deus, queixava do povo, de Jezabel e até mesmo de Deus.

Devemos como cristãos encarar essa situação de uma forma diferente, não desistindo da vida e de tudo, mas buscando no autor da vida uma solução. Devemos ver que a dificuldade está em nós mesmos e não no problema, assim afirmamos ser dependentes de Deus e sua ação milagrosa em nossa vida.

Deus não invadiu o coração de Elias dando-lhe a solução mágica, mas esperou que ele falasse de suas magoas, ou seja, que ele abrisse seu coração para Deus. Deus tinha a palavra de vitória para seu servo e profeta, bastava que ele ouvisse com atenção as palavras do mestre. Mas Deus tem uma palavra de cura para o seu coração também. Precisamos aguçar os nossos ouvidos para ouvir a doce voz de Deus. O salmista nos diz: "A minha alma, de tristeza, verte lágrimas; fortalece-me segundo a tua palavra".(Sl 119:28).

Uma das características do tratamento de Deus para com Elias nós também precisamos aprender. Deus enviou um anjo que lhe desse comida e bebida e o indicou uma caminhada. Isso fortalece os ossos e da ânimo para continuar a vida. Era o amor de Deus sendo revelada ao seu servo em todos os sentidos. Um homem fraco não fica de pé, nem na presença de Deus.  Deus também providenciou para Elias um ambiente satisfatório. Tirou Elias do deserto e o levou para Horebe, o monte Sinai. "Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus."(I Reis 119:7-8) mudança de ambiente é muito aconselhável para o depressivo, sair da rotina. Visitar os irmãos amados, aqueles que nos ajuda a crescer. Levar irmãos queridos a nossa casa. Assuntos interessantes ajudam no tratamento. O mais importante Deus deu a Elias, a satisfação espiritual, "Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave".(VV 11,12) Precisamos de uma nova visão de Deus, assim como Elias o necessitava. Todos os eventos da natureza que ali houve a frente de Elias o fazia lembrar da grandeza de seu Deus, a voz mansa do Senhor o mostrava seu amor e graça. Elias deixou aquele lugar e sua condição como uma nova visão de Deus e de sua própria existência. Deus lhe providenciou também satisfação emocional "A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará. Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou."(VV 16-18) ele estava na solidão e Deus lhe deu um povo. Recebeu um amigo (Eliseu). Você precisa também de um povo de um amigo.  Deus não desistiu de Elias, não desistirá de você também. O Deus de Elias é o nosso Deus, não somente no seu tempo mais no nosso também. Se Deus deixou Elias como exemplo é porque podemos seguir seu exemplo. Deus não escolheu pessoas perfeitas e sem defeito para exemplo bíblico. Deixou pessoas como nós mesmos. Cheios de dúvida e de vontade de vencer em Deus. "Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu"(Tg 5:17).

O que jamais poderemos nos esquecer é que Deus não tem o hábito de desistir de seus filhos amados. Se você decidir confiar nEle e em seu meio de trabalho "veras que as pedras do caminho não são obstáculos para fazê-lo cair, mas degraus para ajudá-lo a crescer"

Até a próxima...

Silvia Leticia Carrijo de Azevedo Sá

Siga-me no twitter: leticiacarrijo

leticiacarrijo81@gmail.com

 

 Aguiar, Marcelo. Cura pela palavra. Venda Nova: Betânia  p. 1998

Collins, Gary. Aconselhamento cristão. São Paulo: Vida Nova, 1985 p.59

Pratney, Winkie. Você e seu mundo. Venda Nova:Betânia, 1983, p.69

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/a-cura-pela-palavra-de-deus-para-a-depressao-1676758.html

    Palavras-chave do artigo:

    depressao

    ,

    cura para depressao

    ,

    depressao e a biblia

    Comentar sobre o artigo

    Muitos empresários estão percebendo que melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e de suas famílias torna a empresa mais saudável, competitiva e produtiva. Essa é a principal função da QVT (Qualidade de Vida Total), baseada em dois aspectos importantes: o bem-estar do trabalhador e a eficácia organizacional . Um programa adequado de QVT busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento pessoal.

    Por: Marcelo P. Basilel Saúde e Bem Estar> Medicinal 05/08/2014 lAcessos: 36
    Escritorcampos

    Você sabe o que é hipnose? Ah... Você pensa que sabe.

    Por: Escritorcamposl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 06/05/2010 lAcessos: 921
    Gilcenira Ataliba Esteves

    O sucesso da evolução da medicina está contribuindo, diretamente, com a diminuição da mortalidade no mundo e, como conseqüência, surge uma nova população que, até algumas décadas atrás, não era significativa, o Idoso, e com ele algumas doenças características da idade. Este artigo tem como objetivo chamar atenção das pessoas para a doença de Alzheimer suas características, evolução e tratamento para que possam lidar, com o portador da doença, com segurança, afeto tratando-o com dignidade e respe

    Por: Gilcenira Ataliba Estevesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/11/2009 lAcessos: 2,390
    Pastor Wanderson da Silva

    Cura para depressão. Saiba como obter a vitória sobre a depressão... deixe o passado no passado.

    Por: Pastor Wanderson da Silval Religião & Esoterismo> Evangelhol 03/11/2008 lAcessos: 14,876 lComentário: 8
    Escritorcampos

    Estamos vivendo na eternidade, sendo o momento, o que nos importa.

    Por: Escritorcamposl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 06/05/2010 lAcessos: 320

    Não é raro que olhamos para dentro de nós e deparamo-nos com situações escuras de pecados, desarmonias e de desencontros, de angustias e memorias retorcidas, de preocupações e ansiedades perfurantes... E nos perguntamos: como vamos vencer? Como vamos superar, como vamos atravessar tal vale profundo?

    Por: Fernando Martinsl Religião & Esoterismo> Evangelhol 24/12/2014
    Rogerio Fernando Cozer

    Este artigo tem a intenção de mostrar o quanto a espiritualidade pode ajudar no combate a depressão.

    Por: Rogerio Fernando Cozerl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 11/11/2011 lAcessos: 385
    Pastor Wanderson da Silva

    Se lhe contassem os milhares de emails que recebo por mes fora outros milhares que comentam em meu blog sobre questões sexuais dentro do meio evangélico você não acreditaria... De problemas de ereção e masturbação ate pornografia e sexo virtual, mulheres frias, sem desejos, sem orgasmos, problemas estes que tem atacado a muitos crentes fieis sem falar na pergunta numero 1 do crente sobre praticas sexuais sexo oral e anal se pode ou não (curiosidade de todos), tenho ajudado a todos.

    Por: Pastor Wanderson da Silval Religião & Esoterismo> Evangelhol 07/10/2009 lAcessos: 1,471 lComentário: 1
    Doutor Fé

    "Muitas pessoas usam a palavra de Deus como um relógio; dão corda e depois esquecem que existe."

    Por: Doutor Fél Religião & Esoterismo> Evangelhol 18/10/2011 lAcessos: 90
    Escritorcampos

    O nosso espírito, ou a nossa essência quando se transforma, morre o velho para nas­cer o novo, pensemos na evolução de nossas almas e, estaremos vendo morrer a ig­norância e, nascendo a sabedoria.

    Por: Escritorcamposl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 06/05/2010 lAcessos: 1,559

    Você sabia que um dos locais também afetado pela psoríase é o couro cabeludo? Descubra algumas dicas que podem auxiliar a doença nesse local tão delicado.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 20/01/2015 lAcessos: 15

    Conheça a doença de pele psoríase e como ela pode afetar a parte emocional das pessoas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 20/01/2015

    A psoríase é uma doença que coça e incomoda. Por ser diagnosticada na pele, ela exige mais atenção e tratamentos diferenciados. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 15/01/2015

    Uma das coisas mais difíceis do treinamento é manter a motivação durante todo o tempo. Veja 5 frases que irão te ajudar a manter a motivação para a vida e que podem muito bem ser utilizadas para o treinamento, para a dieta e tudo o que você precisar.

    Por: Fábio Queirozl Saúde e Bem Estarl 09/01/2015 lAcessos: 16

    Estratégias para você perder gordura e ganhar definição muscular, sem passar fome. Aprenda a maneira correta para perder gordura e definir seu corpo sem passar fome.

    Por: Fábio Queirozl Saúde e Bem Estarl 09/01/2015 lAcessos: 11

    Cada dia que passa aumenta o número de dietas existentes, mas por que o número de obesos não diminui?. Porque a maioria dessas dietas não funcionam.

    Por: Fábio Queirozl Saúde e Bem Estarl 09/01/2015

    Pacientes do mundo todo estão procurando pela habilidade única de Basma Hameed. Basma é uma paramédica especialista em tatuagens e ajuda vítimas de queimaduras na restauração de suas cores naturais da pele.

    Por: Elizabeth A Kl Saúde e Bem Estarl 08/01/2015

    Quando falamos em descobrir qual o nosso tipo físico, falamos apenas nos 3 principais tipos físicos predominantes, que são: os Endomorfos, Mesomorfos e Ectomorfos. Porém ao analisarmos o ser humano mais profundamente, podemos perceber que nem todos possuem apenas um tipo físico predominantemente, mas a junção de dois destes tipos.

    Por: Fábio Queirozl Saúde e Bem Estarl 06/01/2015 lAcessos: 12
    Leticia Carrijo

    Um menino nos nasceu (Isaias 9:6), esse menino cresceu (Lucas 2:52), aprendeu a cultura de seu tempo e cumpriu seu papel de criança, jovem e adulto. Chegou seu tempo de se dar pela humanidade e o fez de forma completa e depois voltou para casa de Seu pai de onde só saiu para nos redimir.

    Por: Leticia Carrijol Religião & Esoterismo> Religiãol 25/12/2014
    Leticia Carrijo

    Nós vivemos um século onde obedecer não é mais importante, estamos na geração do desafio, não importando se outros estão sendo massacrados por nossas atitudes, mas temos que ser diferentes.

    Por: Leticia Carrijol Psicologia&Auto-Ajudal 18/12/2013 lAcessos: 49
    Leticia Carrijo

    Negar a fé é uma questão muito complicada na vida do cristão, já que sem a fé não há como agradar ao Senhor e ver Sua glória. Mas para ter fé também é preciso ter coragem de enfrentar as barreiras colocadas por satanás...

    Por: Leticia Carrijol Psicologia&Auto-Ajudal 17/12/2013 lAcessos: 98
    Leticia Carrijo

    Quando nos desviamos dos caminhos de Cristo, nossa casa está limpa, cheirosa, sem entulhos espalhados, sem poeira acumulada. Então achamos tudo limpo demais, tudo organizado demais e decidimos que precisamos de novas emoções, como ouvi um dia desses: – "minha vida estava traçada, correta demais eu precisava de novas emoções, novas escolhas".

    Por: Leticia Carrijol Relacionamentosl 16/12/2013 lAcessos: 20
    Leticia Carrijo

    O amor verdadeiro não está livre de erros, tropeços, defeitos e tentativas frustradas. Mas ele é a certeza que podemos levantar cada manhã para mais um dia de lutas e vitórias. O verdadeiro amor será seu combustível para enfrentar um dia de trabalho ou o trânsito de volta para casa. Será sempre sua busca para melhorias, sua luta por conquistas maiores.

    Por: Leticia Carrijol Lar e Família> Casamentol 13/12/2013 lAcessos: 42
    Leticia Carrijo

    Dizem que o amor faz bem a saúde e que casar preserva a saúde mental e corporal. Isso ajuda a encarar o casamento como algo que pode ser renovado todos os dias.

    Por: Leticia Carrijol Lar e Família> Casamentol 12/12/2013 lAcessos: 30
    Leticia Carrijo

    O pior de tudo é a perda de algo dentro de mim que não consigo explicar, é como se tivesse morrido algo de bom e não conseguisse mais lembrar como é a sensação de ter Deus em meu corpo. Dá um vazio e houve momentos que confesso, cheguei a chorar. Mas logo tudo é deixado para trás para cometer o mesmo pecado novamente.

    Por: Leticia Carrijol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 11/12/2013 lAcessos: 27
    Leticia Carrijo

    Você escolhe qual caminho deseja seguir. Se parar, quem aguentará suas reclamações de azar? Só você mesmo. Mas se deseja continuar, você terá um caminho e mais adversidades. Ao final terá aprendido muito e viverá mais intensamente cada momento de calmaria.

    Por: Leticia Carrijol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 07/12/2013 lAcessos: 40
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast