A Ginástica Laboral, Benefícios E Curiosidades :: Revitality

Publicado em: 03/09/2009 |Comentário: 4 | Acessos: 5,187 |

Os movimentos pró-ginástica laboral já eram praticados desde a década de 60, em diversos países como Bulgária, antiga Alemanha Oriental, Suécia e Bélgica. Mas, foi somente no Japão que a Ginástica Laboral consolidou-se como prática obrigatória nas indústrias e serviços. Nos EUA, desde 1974, aproximadamente 50 mil empresas realizam programas diários de ginástica durante a jornada de trabalho (Sesi, 1996).

No Brasil, a Ginástica Laboral foi introduzida em 1969 por executivos nipônicos na Ishikawajima do Brasil Estaleiros S.A. (Ishibrás), localizada no Rio de Janeiro, e era realizada com 4.300 funcionários no início do expediente, divididos em grupos, ao ar livre, de acordo com a sessão a que pertenciam. A Ginástica Laboral tinha, ao todo, 8 minutos de duração (Ministério da Educação, 1990, p.193).

Entre os anos de 1990 e 2000, mais especificamente de 1995 em diante, a Ginástica Laboral começou a ser compreendida como um bom instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais (Lima, 2003).

Segundo Dias (1994), a Ginástica Laboral consiste em exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho, e atuam de forma preventiva e terapêutica. A autora afirma que essa ginástica não sobrecarrega e não leva o funcionário ao cansaço porque é leve e de curta duração.

De acordo com o Ministério da Educação (1990), o objetivo principal da ginástica na empresa é possibilitar um aquecimento muscular capaz de atenuar a incidência de acidentes de trabalho causados por esforço físico sem preparação. Esses exercícios devem ser dosados de modo que se obtenham esse aquecimento e a oxigenação necessária à melhoria do estado físico geral. Ainda conforme o Ministério da Educação (1990), o programa da Ginástica Laboral envolve outros objetivos, como promover maior disposição para o trabalho, maior capacidade respiratória, vitalidade muscular e mental, além de descontração no ambiente/ relações de trabalho.

Pesquisas apontam que há três momentos, durante a jornada de trabalho, em que podem ser feitas as aulas de Ginástica Laboral:

  1. Ginástica Laboral de Aquecimento ou Preparatória – realizada antes da jornada de trabalho, aquece os grupos musculares solicitados nas tarefas;
  2. Ginástica Laboral de Pausa ou Compensatória – realizada no meio do expediente, alivia tensões, fortalece os músculos do trabalhador e interrompe a monotonia, promovendo exercícios específicos de compensação para esforços repetitivos;
  3. Ginástica Laboral de Relaxamento – praticada no final ou após o expediente de trabalho, tendo como objetivo o relaxamento muscular e mental dos trabalhadores.

Quando se implanta um programa de Ginástica Laboral numa empresa, envolve-se a coletividade, o que propicia, além dos benefícios físicos em si (respiração, alongamento muscular, melhor oxigenação e circulação sangüínea), momentos de descontração, e um desligamento momentâneo dos problemas do trabalho. É uma pausa em que, apesar dos cargos exercidos, “todos são iguais”: seres humanos em busca de bem-estar, saúde e qualidade de vida no trabalho. Independente de suas funções, ali, naquele momento, todos irão relacionar-se, praticar exercícios, cooperar com os outros, conhecer suas necessidades e limitações, enfim, se portar como “alunos”.

O envolvimento e a proximidade dos dirigentes com os funcionários refletem-se no sucesso de todos os Programas de Qualidade de Vida dentro da empresa, em especial nas aulas de Ginástica Laboral.

Acredita-se que a Ginástica Laboral seja um caminho para a ampliação do conceito de saúde e mais um campo de atuação para os profissionais. É inegável que as empresas têm recorrido a esses Programas com objetivos específicos, e que têm aberto suas portas para as aulas de Ginástica Laboral, embora ainda faltem alguns ‘acertos’ para que possamos afirmar haver um comprometimento efetivo das corporações com a Ginástica Laboral.

Extraído do livro “Ginástica Laboral e Ergonomia” de Fabiana Figueiredo e Claudia Mont’alvão (p. 66 - 87)

BENEFÍCIOS:

1• Para o trabalhador

:: A Ginástica Laboral Alivia o estresse
:: A Ginástica Laboral Reduz a ansiedade
:: A Ginástica Laboral Aumenta a motivação
:: A Ginástica Laboral Aumenta a concentração
:: A Ginástica Laboral Relaxa o corpo por completo
:: A Ginástica Laboral Reduz os acidentes de trabalho
:: A Ginástica Laboral Melhora da circulação sanguínea
:: A Ginástica Laboral Melhora o desempenho profissional
:: A Ginástica Laboral Previne a D.O.R.T.
:: A Ginástica Laboral Reduz a fadiga visual, corporal e mental
:: A Ginástica Laboral Melhora a mobilidade das articulações

2• Para a empresa

:: A Ginástica Laboral Reduz o índice de absenteísmo
:: A Ginástica Laboral Aumenta a produtividade
:: A Ginástica Laboral Aumenta os lucros
:: A Ginástica Laboral Reduz os acidentes de trabalhos
:: A Ginástica Laboral Reduz os sintomas e queixas dolorosas
:: A Ginástica Laboral Melhora os relacionamentos
:: A Ginástica Laboral Melhora a saúde geral dos trabalhadores
:: A Ginástica Laboral Diminui os atestados por doenças
:: A Ginástica Laboral Reduz despesas com assistências médicas
:: A Ginástica Laboral Melhora a imagem da empresa perante seus colaboradores

EXEMPLO DE SÉRIE DE GINÁSTICA LABORAL:

Alongamento e mobilização de MMII

  1. Espreguiçar forçando um braço para cima e outro para baixo.
  2. Forçar o que estava em cima para frente e o que estava abaixado para trás.
  3. Na posição 2, colocar a perna contralateral a frente com o joelho dobrado transferindo o peso para mesma com a perna de trás esticada.
  4. Na posição 3, flexionar o tronco a 90º.
  5. Repetir de 1 ao 4 com o outro lado.
  6. Afastar os braços lateralmente colocando o punho em flexão palmar, transferir lateralmente as pernas.
  7. Fazer o “4” com a perna e agachar.
  8. Se abraçar, girar o tronco para um lado e para o outro.
  9. Dobrar os joelhos e flexionar o tronco ao máximo.
  10. Na posição 9, relaxar os braços.
  11. Promover rotação da cervical para um lado e depois para o outro.
  12. Espreguiçar.

Créditos pela série: Ft. Karine Monteiro.

GL no chão de fábrica (Foto: Revitality)

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/a-ginastica-laboral-beneficios-e-curiosidades-revitality-1190172.html

    Palavras-chave do artigo:

    saude

    ,

    qualidade de vida

    ,

    ginastica laboral

    Comentar sobre o artigo

    elisandra marines krenchinski

    Alcançar a qualidade de vida no trabalho é um grande desafio para as organizações, ela proporciona maior bem estar e equilíbrio para os colaboradores, gerando alta satisfação e comprometimento. Vemos que os benefícios são muitos, e quando aplicada de maneira adequada a ginástica laboral gera forte impacto para a saúde emocional e física dos colaboradores e na saúde financeira das organizações.

    Por: elisandra marines krenchinskil Negócios> Administraçãol 06/05/2009 lAcessos: 10,964 lComentário: 4
    Fernando João de Jesus Santana

    RESUMO Este trabalho foi realizado através da pesquisa de campo, aplicando 30 questionários, que tratará da temática qualidade de vida como fatores sócio ambiental, o qual esta relacionada às questões ambientais, sociais, política, econômicas e culturais que interferem na vida de crianças da Escola Municipal Manoel de Paula Menezes Lima localizada na cidade de Lagarto/se, onde estas crianças e jovens possui uma vulnerabilidade social em linha geral, estas também possui suas condições não razoáve

    Por: Fernando João de Jesus Santanal Educação> Ciêncial 24/07/2011 lAcessos: 508

    No Brasil, as primeiras manifestações de atividades físicas entre funcionários foram registradas em 1901. A Ginástica Laboral é a principal responsável pela redução de despesas por afastamento médico, por acidentes e lesões de trabalho, condiciona a melhora da imagem da instituição perante os funcionários e também da sociedade, além de aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho.

    Por: Alexandre Vieiral Esportel 20/01/2009 lAcessos: 17,077 lComentário: 3
    Luiz Otavio D. Pinheiro

    Ginatica laboral, benefícios para os professores de educação física e para quem gosta de enrolar no trabalho.

    Por: Luiz Otavio D. Pinheirol Negócios> Gestãol 09/08/2010 lAcessos: 828
    Thiago Miranda

    Se por um lado, a tecnologia e a industrialização facilitam nossas vidas e contribuem para o progresso social e econômico da civilização, por outro nos colocam a mercê de uma série de fatores de riscos relacionados ao estado de saúde. Contrariando essa perspectiva, a Educação Física aparece como uma das variáveis na promoção da qualidade de vida e da saúde, tendo papel importante na atuação escolar (NAHAS, 2001). A pesquisa pretende apontar o papel da educação física em pról à qualidade de vida.

    Por: Thiago Mirandal Educação> Ensino Superiorl 31/07/2009 lAcessos: 14,233 lComentário: 2
    Márcio Aldecoa

    Setor empresarial volta suas atenções para a implementação de atividades aos colaboradores no ambiente de trabalho com o objetivo de prevenir problemas de saúde e resgatar a motivação

    Por: Márcio Aldecoal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 31/01/2012 lAcessos: 146
    Rafael

    71 bilhões de reais são gastos no Brasil com acidentes e doenças do trabalho! Para mudarmos este quadro é necessário que as empresas desenvolvam atividades ligadas a qualidade de vida no trabalho. Neste artigo falo sobre algumas ideias de atividade para promover o bem estar no trabalho.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/04/2012 lAcessos: 145
    Eric Ricardo Calhau de castro

    Este trabalho científico tem como proposta e principal output, apontar os benefícios em condicionar os colaboradores de uma determinada empresa, no período em que os mesmos estão em atividade de Ginástica Laboral e que desprende em média quinze minutos, a aceitarem de forma motivadora, incorporadora e construtiva, a ampliação desse período em cinco minutos para que haja orientações e informações sobre os requisitos fundamentais a respeito da Saúde e Segurança do Trabalho e suas consequências, co

    Por: Eric Ricardo Calhau de castrol Tecnologia> Segurançal 01/07/2013 lAcessos: 47
    Hilsa Flávia A Coutinho

    Este estudo teve o propósito de conhecer parte da realidade dos problemas de saúde enfrentados por trabalhadores em sua jornada profissional, sendo enfatizado a responsabilidade e papel que a empresa representa na saúde de seus funcionários.

    Por: Hilsa Flávia A Coutinhol Saúde e Bem Estarl 28/10/2011 lAcessos: 238

    Sentir-se abatido nos dias de hoje é algo comum, se considerarmos as condições de vida e trabalho impostas à sociedade. O estresse do ambiente profissional e do trânsito contribuem significativamente para esse desânimo diário. E quando o desânimo se torna uma tristeza aguda? E se a pessoa perde o sentido da vida? Bem, quando esses sintomas acontecem é necessário ficar em alerta. Certamente, é o alarme de sintomas de depressão soando alto.

    Por: O Caminho do Bem Estarl Saúde e Bem Estarl 16/11/2014

    A maioria, quase todas as doenças apresentam sintomas. Mas a psoríase por ser uma doença de pele e hereditária, não expõe muito seus sintomas. Quais são os sintomas da psoríase. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/11/2014

    A psoríase é uma doença de pele que afeta não somente os adultos, como também as crianças. Umas das suas principais causas é a genética. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/11/2014
    Mara De Souza Alves

    Receber o diagnóstico de câncer não é fácil. Por algum tempo a gente perde o chão, o rumo, os sonhos. Parece que vamos perder a vida... Game over... Fim de linha! Demora um tempinho até entendermos que, felizmente, hoje em dia o câncer tem cura (em muitos casos, pelo menos). E, como nem tudo são flores (e nem dores) a doença traz consigo a oportunidade de revermos o que realmente vale à pena. Essa reflexão rende um "bom pano para manga"...

    Por: Mara De Souza Alvesl Saúde e Bem Estarl 10/11/2014

    Vivemos em um país que, ainda que o chamemos de tropical, é continental. Isso significa que ele tem partes de seu território que ultrapassam a linha do trópico (no nosso caso, o de Capricórnio) e invade outras zonas climáticas. Não bastasse, temos regiões com diferentes altitudes ao longo de todo o território, indo desde o nível do mar até 2.000 metros.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 10/11/2014

    Alimentar-se de forma saudável é essencial para a manutenção da saúde. Esta constatação já se tornou um senso comum, ou seja, a maioria das pessoas reconhecem a importância de uma alimentação balanceada para a saúde. Porém, além de uma dieta saudável reforçar a saúde, ela também pode trazer diversos benefícios para o seu corpo e mente.

    Por: Karina Silva Fariasl Saúde e Bem Estarl 05/11/2014

    Quais as melhores dietas para grávidas, crianças e atletas que são veganos e pretendem continuar assim?

    Por: Victor Correal Saúde e Bem Estarl 04/11/2014 lAcessos: 16

    Quais as melhores comidas ricas em ferro para veganos? Neste artigo você conhecerá os melhores alimentos

    Por: Victor Correal Saúde e Bem Estarl 04/11/2014 lAcessos: 12

    TROMBOSE - Fique por dentro desse mal e saiba como evita-lo.

    Por: Revitality Ergonomia e Qualidade de Vidal Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/09/2009 lAcessos: 604

    Comments on this article

    0
    jeferson 02/09/2010
    que legal adore no meu trabalho tirei dez
    1
    samaritana 24/09/2009
    amei este jogo parabens para quem fes
    0
    Revitality (Em resposta a Elaine) 16/09/2009
    Olá Elaine


    Entre em contato conosco no e-mail contato@revitality.com.br

    Teremos o maior prazer em atendê-la!

    Att,


    Equipe Revitality
    0
    Elaine 15/09/2009
    Boa noite,

    Meu nome é Elaine,sou estudante e estou finalizando o tecnólogo de RH neste semenstre, e o tema escolhido para o nosso TCC é de "ergonomia na construção civil", e como uma das alternativas de melhoria, estaremos propondo uma laboral para os trabalhadores realizarem antes e após a jornada de trabalho afim de buscar uma melhor qualidade de vida.
    Gostaria de saber, se vocês têm alguma proposta que poderemos sugerir, especificamente para a área de construção civil, ou alguma indicação de algum livro para podermos nos orientar, tanto em relação a ergonomia e qualidade de vida e treinamento e desenvolvimento de laboral aos trabalhadores.

    Desde já agradeço,
    Elaine
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast