A importância da supervisão de enfermagem para a manutenção da elevada qualidade da assistência

Publicado em: 02/05/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 1,557 |

INTRODUÇÃO

A supervisão de enfermagem é um instrumento gerencial usado pela enfermagem, com intuito de avaliar o desempenho das atividades realizadas, a qualidade dos serviços a serem ofertados e a avaliação do desempenho, e a dinâmica organizacional. Ferreira (1999) afirma que supervisão é ação ou efeito de supervisionar (dirigir, orientar ou inspecionar em plano superior), sendo uma função do supervisor.

 Já Brasil (1981, apud CUNHA 1991, p.118) garante que a supervisão é um processo "educativo e contínuo, que consiste fundamentalmente em motivar e orientar os supervisionados na execução de atividades com base em normas, a fim de manter elevada a qualidade dos serviços prestados". Ela possui uma visão ampla e gerenciadora do serviço, ou seja, é considerada uma atividade, diligente, eficiente, eficaz, contínuo, de valor educativo, assim como de caráter motivador, orientador e auxiliador de recursos humanos, materiais, organizacionais e do processo de trabalho de enfermagem como um todo.

Segundo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Lei nº 7.498/86, de 25 de junho de 1986, "é função privativa do enfermeiro o planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de enfermagem", a supervisão é função inerente ao profissional enfermeiro, que tem que exercê-la de forma particular.

Percebe-se que a enfermagem possui sua função gerencial e consequentemente supervisora  legalizada, podendo exercê-la com respaldo, sendo a mesma empregada como direito e dever no exercício do cumprimento profissional.

Apesar da deficiência na utilização ou da não utilização da supervisão de enfermagem, encontra-se nela um ponto de destaque para a detecção precoce e, consequentemente, para a resolução de problemas que possam prejudicar o desenvolvimento das ações de enfermagem, porque a mesma possui um aspecto administrativo que pode ser utilizado como força motivadora de integração e coordenação dos recursos humanos e materiais de uma organização, tornando possível o desenvolvimento de um programa de trabalho ideal, eficiente e eficaz, visando a atingir um nível de excelência no serviço.

A supervisão contribui ainda para ensinar, orientar, observar pontos positivos e negativos do serviço, tendo conhecimento de sua equipe de trabalho, sabendo, portanto organizá-la e distribuí-la de acordo com as necessidades da clientela e do que cada membro da equipe está mais capacitado a desenvolver, adequando de forma precisa à qualidade da assistência de enfermagem. Torna-se um elo entre organização de saúde, clientela e equipe de enfermagem.

Pelo fato da enfermeira ser responsável pelo planejamento e coordenação das atividades nas instituições de saúde, a mesma deve atuar como corresponsável pela assistência integral da clientela por meio de ações de promoção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde.Este é um estudo de revisão bibliográfica, que tem como objetivo: Refletir sobre a importância da Supervisão de enfermagem para manutenção da elevada qualidade da assistência.

DESENVOLVIMENTO

A palavra supervisão é originada das palavras latinas "super" que quer dizer "sobre" e "vídeo" que significa "eu vejo". Esses termos podem dar ideia de inspeção, apresentando significado de definir, fiscalizar, comando, imposição, autoridade; demonstrando uma ausência de simetria entre supervisor e supervisionado, dentro de um modelo de gestão vertical, estando essa concepção presente na visão tradicional. Já a visão moderna conceitua supervisão através da união das palavras controle e educação, favorecendo a práticas que gere uma gestão colaborativa.

A supervisão há mais de duas décadas, baseava o seu conceito na qualidade dos serviços a serem ofertados à população, destacando o aperfeiçoamento dos trabalhadores em saúde, avaliação do desempenho e a dinâmica organizacional como integrantes do processo de supervisão.

Apesar da supervisão já ter sido apreciada conforme a visão tradicional, a partir de uma função com estilo fiscalizador e punitivo onde o supervisor assegurava o cumprimento de ordens e regulamentos impostos, na atualidade a mesma passa a ser vista como a interação do supervisor com o supervisionado, interação esta que tem como resultado a resolução de problemas em conjunto, de forma cooperativa e sistematicamente planejada.

Para Kawata e colaboradores (2009), a supervisão pode ser compreendida como parte integrante do trabalho em saúde, a partir das demandas e dos objetivos dos serviços. Assim se constitui em um produto de políticas institucionais e estruturais organizativas e se fundamenta em uma prática em que se reproduz e se constrói essas políticas, estando nela presente três elementos: político, de controle e de educação.

Na prática de enfermagem observa-se que, na maioria das vezes, o enfermeiro não tem realizado de forma efetiva a supervisão, ou seja, não está exercendo de forma adequada o seu poder decisório sobre a assistência prestada pelos outros membros da equipe de enfermagem.

Um outro fator que dificulta a gestão em enfermagem, incluindo a supervisão, é que "os próprios estudantes, durante a graduação em Enfermagem, predominantemente não demonstram grande motivação para aprender a gerenciar", interessando-se apenas com a técnica, tecnologia de equipamentos, patologias e seus respectivos tratamentos, com predomínio do modelo biomédico e com a prática propriamente dita.

Atualmente, para ser ao mesmo tempo enfermeiro e gerente é imprescindível "conhecer além do que o banco da academia (formal) nos repassa, é preciso sim ter conhecimento teórico associado à prática, é necessário a práxis", é preciso aprender a reaprender, por meio de críticas, essas desenvolvidas por leituras reflexivas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao realizar esse estudo, fica nítida a importância da supervisão de enfermagem para a manutenção da assistência de qualidade. A supervisão de enfermagem deve ser trabalhada de forma coletiva, entre as equipes de saúde, tendo sempre como finalidade a cooperação e o estímulo do trabalhador.

 A supervisão é um instrumento positivamente a qualidade da assistência, entretanto, ainda gerencial com potencial para impactar positivamente a qualidade da assistência, entretanto, ainda hoje, um expressivo contingente de enfermeiros adota uma prática gerencial de base burocrática, ainda está distante da concepção de gerenciamento articulado/focado na assistência, prática esta que requer a adoção de medidas mais participativas e integradoras de supervisão.

A equipe de enfermagem é responsável pela assistência e cuidados, portanto estabelece contato direto com o paciente, dessa forma torna-se necessário, que seja realizada a supervisão de forma eficaz, clara e objetiva, onde todos possam ser avaliados, e a partir dela sejam implementadas ações, que visem a redução de erros e a melhoria da qualidade da assistência prestada.

REFERÊNCIAS

KURCGANT p. gerenciamento em enfermagem. 1st ed. rio de  Janeiro: Guanabara Koogan; 2005.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM - COFEN. Lei nº 7.498/86. Disponível em: http://www.portalcofen.gov.br/node/4161.acesso em 01 de maio de 2012, ás 17h44min.

NÓBREGA, Maria de Fátima Bastos. Processo de trabalho em enfermagem na dimensão do gerenciamento do cuidado em um hospital público de ensino. 2006. Dissertação (Mestrado em Cuidados Clínicos em Saúde) - Universidade Estadual do Ceará. Disponível em:<http://www.huwc.ufc. br/arquivos/biblioteca_cientifica/1177286741_90_0.pdf> Acesso em: 15 de Abril.

KAWATA, Lauren Suemi et al. O trabalho cotidiano da enfermeira na saúde da família: utilização de ferramentas da gestão. Texto contexto - enfermagem, Florianópolis, v. 18, n. 2, jun. 2009. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_abstract&pid=S0080...pt .Acesso em:07 de Abril de 2012 ás 10h00min.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 10 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/a-importancia-da-supervisao-de-enfermagem-para-a-manutencao-da-elevada-qualidade-da-assistencia-5875111.html

    Palavras-chave do artigo:

    enfermeiro

    ,

    supervisao de enfermagem

    ,

    assistencia de qualidade

    Comentar sobre o artigo

    Claudia Forlin

    Trata-se de uma pesquisa de campo quantitativa que teve como objetivo avaliar o conhecimento que os graduandos do curso de nutrição tem a cerca da enfermagem. A analise das descrições evidenciou que esses graduandos que representa a sociedade não sabe diferenciar a função do enfermeiro englobando todos os profissionais de enfermagem ou associando-o como auxiliar do médico.Concluindo-se que devem ser estimuladas ações para a divulgação da área de enfermagem e suas respectivas funções.

    Por: Claudia Forlinl Educação> Ensino Superiorl 06/04/2010 lAcessos: 12,051 lComentário: 1

    Este estudo analisa as vantagens que o alojamento conjunto exerce sobre binômio mãe-filho e identifica a atuação do enfermeiro como contribuinte na promoção da saúde materno infantil no mesmo. O estudo evidenciou que o alojamento conjunto propicia o fortalecimento do vínculo entre binômio mãe-filho e promoção do aleitamento materno exclusivo. Identificou que o enfermeiro possui papel de destaque sendo responsável por acolher o binômio mãe-filho e desenvolver

    Por: Jackelinyl Saúde e Bem Estarl 10/01/2013 lAcessos: 153
    Joselene Beatriz soares Silva

    Cabe ao enfermeiro orientar os pacientes e seus familiares quanto ao auto-cuidado, assim como assistir ao cliente mediante a elaboração de um processo de enfermagem que visa prevenir, identificar e tratar complicações, estabelecendo normas e rotinas de prevenção e controle de infecções

    Por: Joselene Beatriz soares Silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 31/05/2011 lAcessos: 2,852
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Para melhor assistir as crianças quanto à atenção básica de saúde e, com isso, visa a reduzir as taxas de mortalidade infantil. O estudo foi de natureza descritivo - exploratória, no Município de Cuiabá - MT, entre os Enfermeiros do Programa Saúde da Família, objetivo foi supervisionar as crianças e as mães que faz uso nos PSF do nosso Município de Cuiabá - MT.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Educação> Ensino Superiorl 13/01/2013 lAcessos: 55

    Objetivou-se neste estudo, reconstruir a história do ensino de enfermagem no Brasil desde a criação da Escola de Alfredo Pinto, em 1890, pelo decreto 791/1890, assinando pelo então Presidente da República, Marechal Deodoro da Fonseca até os dias atuais. Embora alguns autores já tenham dissertado sobre este tema, o objetivo neste estudo foi abranger fatos da literatura em um só trabalho, como subsídio complementar para os futuros enfermeiros no Brasil.

    Por: Andrea M.Payal Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/10/2012 lAcessos: 321
    LUCIO BOAVENTURA

    TÍTULO: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO(A) NO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO AUTORES: Cristian Santos; Lúcio Boaventura; Sérgio Pasello ORIENTADORA: Ms. Ângela Maria Lima Santos Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas Curso de Graduação em Enfermagem Introdução:O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é causado pela redução da irrigação sanguínea por uma das artérias coronárias, a qual leva a isquemia e necrose miocárdicas.

    Por: LUCIO BOAVENTURAl Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/09/2011 lAcessos: 2,671

    O transtorno mental caracteriza-se por falha do indivíduo em comportar-se de acordo com as expectativas de sua comunidade, afetando-lhe cada aspecto e refletindo-se em seus pensamentos, sentimentos e ações. A assistência prestada pela enfermagem aos pacientes com transtornos mentais, é de extrema importância, pois a enfermagem possui em sua essência a arte do cuidar, visando não só o cuidado físico mas também o emocional.

    Por: Mikaela Silval Educação> Ensino Superiorl 09/05/2013 lAcessos: 106

    O presente estudo tem como objetivo descrever o papel do enfermeiro do trabalho na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Tendo como método a pesquisa bibliográfica com revisão de literatura por meio eletrônico, realizada na Biblioteca Virtual de Saúde nas bases de dados LILACS e BDENF. A análise temática permitiu identificar duas categorias: Riscos ocupacionais e Prevenção de acidentes. Conclui-se que o enfermeiro tem sua particularidade e importância mediante aos riscos ocupacionais e

    Por: Shaiene Cruz Pereira Marquesl Saúde e Bem Estarl 16/05/2014 lAcessos: 23

    A partir da década de 80, a reforma psiquiátrica, entendida como um movimento social passou a estar articulada a um conjunto de iniciativas interligada nos campos legislativo, jurídico, administrativo, cultural e no saber médico psiquiátrico, que visava transformar a relação entre sociedade e loucura. A desinstitucionalização foi o conceito chave neste processo de modificações estruturais, representando uma crítica teórico-prática, que reorientou instituições, saberes e estratégias.

    Por: Dr. Enfº Flávio Dias Santosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 19/12/2008 lAcessos: 7,230 lComentário: 7

    Um problema que atinge ou irá atingir 65% dos homens e 40% das mulheres. Para os homens é uma assunto incomodo mas sociavelmente aceite. Para as mulheres é um problema duro de lidar. Existem muitas mais mulheres no mundo que sofrem de calvície que possa imaginar. Não é só um problema de homens. Mas existe uma solução, e não uma solução temporária, mas uma solução definitiva e natural, o transplante capilar pelo método FUE.

    Por: Maria Mirandal Saúde e Bem Estarl 27/10/2014

    Sem dúvidas a obesidade tem sido um fator preocupante na saúde da população moderna. Nos últimos anos observamos um aumento significativo no índice de pessoas acima do peso ou mesmo obesas, tanto nos países desenvolvidos, como nos países em desenvolvimento. Além dos problemas para saúde o excesso de peso acarreta efeitos socioeconômicos substanciais.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    O objetivo da fisioterapia na saúde da mulher é atender a mulher em sua integridade, em todas as fases da sua vida, respeitando as necessidades e características individuais. Atua em vários aspectos da função e do movimento humano, que sofrem mudanças e alterações durante suas fases de vida, desde a adolescência até a fase adulta, passando pela fase reprodutiva, período gestacional, climatério, menopausa e terceira idade.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Este artigo demonstra como um cuidador ou quem convive com uma pessoa que tem Alzheimer deve se comportar, mostra o que deve e o que não deve fazer para manter uma boa convivência e boa qualidade de vida.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Cada vez mais nos deparamos com a situação de não encontrar ninguém nos lares durante o dia todo. Trabalho, curso, escola, faculdade, entre outras coisas, compõem uma grade maluca que tem hora certa para começar, mas sem previsão para terminar. E em meio a essa loucura, fica difícil seguir os horários comuns de alimentação em que estamos acostumados. Dependendo da rotina, fica até difícil de separar um tempo do seu dia para fazer isso.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    É muito bom poder sentar para almoçar e encontrar um pedaço de bife acompanhado de algumas batatas fritas, prontos para serem devorados. Mas muita gente não tem ideia de todo o processo que a carne passa até chegar a sua casa. Pensando até pelo lado higiênico, chega até ser um pouco perigoso o consumo de alguns alimentos, não somente carnívoros, sem que estejam devidamente saudáveis e conservados para seu consumo.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    A loucura do dia a dia traz muito estresse e os efeitos são claramente percebíveis com o decorrer do tempo. Cada vez mais, nos acostumamos em realizar inúmeras atividades simultaneamente, e a verdade é que fica quase impossível de realizá-las todas corretamente. Algumas funções realmente podem ser evitadas, mas por grande maioria, podemos enxergar obrigações rotineiras que necessitam uma atenção, dificultando que haja a devida concentração para cada uma.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 22/10/2014

    Relato de experiência na escola municipal de Itajaí sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) e o recente lançamento da Caderneta do Adolescente.

    Por: Danieli Fabrícia Pereiral Saúde e Bem Estarl 21/10/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast