As Brincadeiras Estimulam O Desenvolvimento Infantil

Publicado em: 02/12/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 2,260 |

As brincadeiras para crianças proporcionam momentos de alegria e diversão para as crianças. Além disso as brincadeiras para as crianças contribuem de forma positiva para o desenvolvimento na infância, desenvolvimento motor, desenvolvimento emocional e desenvolvimento social.

É através das brincadeiras que os pequeninos começam a aprender as regras e os valores culturais da comunidade em vivem. É importante que os pais, responsáveis e educadores ensinem as brincadeiras típicas de sua região para as crianças para que elas conheçam a cultura da família. Algumas famílias gostam de inventar as brincadeiras e isso é um excelente estimulo para a imaginação e criatividade.

As brincadeiras infantis mudam conforme o meio em que a criança vive. As crianças sempre precisam de espaço adequado para as brincadeiras seja na escola, seja em casa. Lugares arejados, com ventilação e se possível em contato com a natureza. E quanto mais à criança cresce mais espaço ela vai ocupar, obviamente.

As brincadeiras infantis também mudam com o tempo. Podemos dizer que as antigas brincadeiras para crianças favoreciam mais a saúde das crianças devido o maior contato existente com a natureza.Com o fácil acesso as jogos e brinquedos eletrônicos, as brincadeiras deixaram de ser em meio à natureza ou somente com a simples presença de outras crianças. As brincadeiras antigas estimulavam mais o movimento do corpo com as brincadeiras de correr e pular diferente das brincadeiras atuais as quais deixam às crianças, a maior parte do tempo, paradas por causa dos brinquedos eletrônicos. No entanto, os brinquedos e jogos eletrônicos trazem um grande estimulam ao raciocínio dos pequenos, estimulando o desenvolvimento intelectual.

Cada brincadeira tem sua devida importância. Os pais não podem se esquecer de que as crianças precisam se desenvolver não só mentalmente mas fisicamente. Não é nada saudável uma criança passar o dia na frente da televisão ou do computador ou na frente de um vídeo game. Se a vida de um adulto ou de uma criança for sedentária certamente ela irá desenvolver doenças futuras, independente da faixa etária.

Cuide da saúde das nossas crianças incentivando as brincadeiras diárias!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/as-brincadeiras-estimulam-o-desenvolvimento-infantil-1531832.html

    Palavras-chave do artigo:

    brincadeiras

    ,

    brincadeiras para criancas

    ,

    brincadeiras infantil

    Comentar sobre o artigo

    O presente estudo propõem uma reflexão sobre as limitações e possibilidades do ensino de Geografia na Educação Infantil. São objetivos da pesquisa através de leituras, caracterizar as etapas da criança segundo teorias do desenvolvimento de Vygotsky e Piaget; especificar os conceitos importantes para auxiliar obter noções espaciais; analisar a importância da orientação espacial e temporal; pesquisar estratégias para trabalhar o ensino de Geografia na Educação Infantil.

    Por: maristela brum peroniol Educação> Educação Infantill 28/03/2011 lAcessos: 9,458 lComentário: 1

    Entretenimento Infantil - Veja as Brincadeiras para as Crianças, brincadeiras infantis para Meninos e Meninas de várias as idades saiba como ter diversão para as Crainças com Briancadeiras que são inesquecíveis para qualquer adulto.

    Por: Gabi Batistal Arte& Entretenimento> Artel 09/07/2010 lAcessos: 4,780
    Claudia Forlin

    Neste trabalho iremos abordar o trabalho do enfermeiro na pediatria que garanta e promova uma assistência humanizada a criança através de recreações e ao mesmo tempo faz parte de seu tratamento, e como conseqüências uma melhor qualidade de vida na hospitalização tratando não tão somente a sua enfermidade, mas também de sua saúde psicológica e estabelecer uma forma de comunicação entre a enfermagem, familiares e pacientes.

    Por: Claudia Forlinl Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/04/2011 lAcessos: 3,558
    Lucivania da Silva

    O Código de Trânsito brasileiro (CTB), lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito.

    Por: Lucivania da Silval Educação> Educação Infantill 16/10/2013 lAcessos: 83
    Marcia Soares

    A criança com dificuldade de aprendizagem só será capaz de se apropriar da linguagem simbólica após a apropriação e domínio das habilidades motoras, tal pensamento nos remete a uma reflexão acerca da importância das aulas de educação física para que os alunos com ou sem dificuldades de aprendizagem, alcancem um desenvolvimento global satisfatório. Através do estimulo motor nas aulas de educação física é possível corrigir a disfunção psicomotora e promover a maturação neurofuncional nas crianças

    Por: Marcia Soaresl Educação> Educação Infantill 05/11/2012 lAcessos: 358

    Nos dias de hoje. percebe-se que as crianças começam a formar sua leitura de mundo e despertar para rabiscos, traços e desenhos desde cedo, conforme as oportunidades que lhes são oferecidas.

    Por: edilma de moura de oliveiral Educação> Educação Infantill 04/02/2013 lAcessos: 173

    Este texto tem por objetivo ajudar o professos uma forma mais recreativa para ensinar a Disciplina de Educação Fisica.

    Por: João do Rozario Limal Educaçãol 13/04/2008 lAcessos: 241,479 lComentário: 61

    Músicas para crianças - A música faz parte do desenvolvimento infantil. Saiba como fazer da música um aprendizado para crianças e conheça os artistas que marcaram a infância através da música.

    Por: Ana Simõesl Arte& Entretenimento> Músical 23/11/2010 lAcessos: 872 lComentário: 1
    Lucivania da Silva

    Partindo do principio que a depressão infantil pode ser explicada, levando-se em consideração a história de vida, contingências ambientais, fatores orgânicos e elementos comportamentais, o presente trabalho objetivou descrever alguns aspectos da dinâmica familiar e escolar do indivíduo que causam depressão infantil, sobre a ótica da Psicopedagogia. Por se tratar de uma pesquisa de caráter integrativo, enfatizamos a importância de os profissionais da área educacional estarem atentos aos sintomas.

    Por: Lucivania da Silval Educação> Educação Infantill 25/09/2012 lAcessos: 352
    LzRicco Comunicacao

    O verão está chegando e a preocupação com corpo desponta junto. Depois de meses cobrindo as formas com bastante roupa para se proteger do frio, chega o momento de por tudo à mostra. E é aí que a maioria das pessoas começa aquela correria para deixar a silhueta mais afinada apelando principalmente por dietas milagrosas que contribuem para perda rápida de peso.

    Por: LzRicco Comunicacaol Saúde e Bem Estarl 31/10/2014

    Há alguns anos atrás, novos avós não imaginariam um mundo como o de hoje. Objetos que antes eram feitos quase que exclusivamente de madeira, como móveis, hoje podem ser encontrados também em polipropileno. Muitas peças de acabamento dos automóveis, que antes eram produzidas em aço, hoje foram substituídas pelo polipropileno. Até aqueles antigos telefones de gancho feitos em madeira – adivinhe? São fabricados em polipropileno. Mas afinal, que diacho é isso??

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 29/10/2014

    Um problema que atinge ou irá atingir 65% dos homens e 40% das mulheres. Para os homens é uma assunto incomodo mas sociavelmente aceite. Para as mulheres é um problema duro de lidar. Existem muitas mais mulheres no mundo que sofrem de calvície que possa imaginar. Não é só um problema de homens. Mas existe uma solução, e não uma solução temporária, mas uma solução definitiva e natural, o transplante capilar pelo método FUE.

    Por: Maria Mirandal Saúde e Bem Estarl 27/10/2014

    Sem dúvidas a obesidade tem sido um fator preocupante na saúde da população moderna. Nos últimos anos observamos um aumento significativo no índice de pessoas acima do peso ou mesmo obesas, tanto nos países desenvolvidos, como nos países em desenvolvimento. Além dos problemas para saúde o excesso de peso acarreta efeitos socioeconômicos substanciais.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    O objetivo da fisioterapia na saúde da mulher é atender a mulher em sua integridade, em todas as fases da sua vida, respeitando as necessidades e características individuais. Atua em vários aspectos da função e do movimento humano, que sofrem mudanças e alterações durante suas fases de vida, desde a adolescência até a fase adulta, passando pela fase reprodutiva, período gestacional, climatério, menopausa e terceira idade.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Este artigo demonstra como um cuidador ou quem convive com uma pessoa que tem Alzheimer deve se comportar, mostra o que deve e o que não deve fazer para manter uma boa convivência e boa qualidade de vida.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Cada vez mais nos deparamos com a situação de não encontrar ninguém nos lares durante o dia todo. Trabalho, curso, escola, faculdade, entre outras coisas, compõem uma grade maluca que tem hora certa para começar, mas sem previsão para terminar. E em meio a essa loucura, fica difícil seguir os horários comuns de alimentação em que estamos acostumados. Dependendo da rotina, fica até difícil de separar um tempo do seu dia para fazer isso.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    É muito bom poder sentar para almoçar e encontrar um pedaço de bife acompanhado de algumas batatas fritas, prontos para serem devorados. Mas muita gente não tem ideia de todo o processo que a carne passa até chegar a sua casa. Pensando até pelo lado higiênico, chega até ser um pouco perigoso o consumo de alguns alimentos, não somente carnívoros, sem que estejam devidamente saudáveis e conservados para seu consumo.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    Quer fazer uma receita de frango deliciosa? Conheça aqui as receitas de frango mais gostosas da culinária brasileira.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 22/02/2011 lAcessos: 659

    Sabia que a culinária japonesa não é só peixe cru? Conheça aqui os pratos da culinária japonesa e saiba porque a culinária oriental não é só peixe cru.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 13/06/2010 lAcessos: 538

    Sabia que o bolo é um dos pratos mais comuns no Brasil? Conheça aqui as receitas de bolo mais gostosas da culinária brasileira e experimente em sua casa!

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 13/06/2010 lAcessos: 1,258 lComentário: 2

    Culinária - Saiba mais sobre as Receitas de Bolo mais comuns na Culinária brasileira e como esse alimento é muito saboroso e nutritivo. Veja as Receitas de Bolo mais comuns.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 24/05/2010 lAcessos: 4,276

    Culinária - Você conhece a história da Culinária Brasileira? Saiba mais sobre sua história, suas influências e ainda dicas de como preparar deliciosas Receitas de pratos brasileiros.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 24/05/2010 lAcessos: 900

    Culinária Japonesa - Saiba mais sobre a Culinária Japonesa e suas peculiaridades. Qual a história envolvida em torno de seus pratos e veja quais alimentos são mais comuns nessa cultura.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 24/05/2010 lAcessos: 1,353

    Culinária - Como preparar Peixes? Veja algumas dicas de como preparar deliciosas Receitas de Peixes e os cuidados que se devem tomar na hora do preparo.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 24/05/2010 lAcessos: 1,863

    Culinária - Saiba mais sobre as Massas e os tipos mais comuns no nosso dia-a-dia. Veja como preparar Massas deliciosas com algumas Receitas rápidas de Massas.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 24/05/2010 lAcessos: 2,230
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast