As Brincadeiras Estimulam O Desenvolvimento Infantil

Publicado em: 02/12/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 2,284 |

As brincadeiras para crianças proporcionam momentos de alegria e diversão para as crianças. Além disso as brincadeiras para as crianças contribuem de forma positiva para o desenvolvimento na infância, desenvolvimento motor, desenvolvimento emocional e desenvolvimento social.

É através das brincadeiras que os pequeninos começam a aprender as regras e os valores culturais da comunidade em vivem. É importante que os pais, responsáveis e educadores ensinem as brincadeiras típicas de sua região para as crianças para que elas conheçam a cultura da família. Algumas famílias gostam de inventar as brincadeiras e isso é um excelente estimulo para a imaginação e criatividade.

As brincadeiras infantis mudam conforme o meio em que a criança vive. As crianças sempre precisam de espaço adequado para as brincadeiras seja na escola, seja em casa. Lugares arejados, com ventilação e se possível em contato com a natureza. E quanto mais à criança cresce mais espaço ela vai ocupar, obviamente.

As brincadeiras infantis também mudam com o tempo. Podemos dizer que as antigas brincadeiras para crianças favoreciam mais a saúde das crianças devido o maior contato existente com a natureza.Com o fácil acesso as jogos e brinquedos eletrônicos, as brincadeiras deixaram de ser em meio à natureza ou somente com a simples presença de outras crianças. As brincadeiras antigas estimulavam mais o movimento do corpo com as brincadeiras de correr e pular diferente das brincadeiras atuais as quais deixam às crianças, a maior parte do tempo, paradas por causa dos brinquedos eletrônicos. No entanto, os brinquedos e jogos eletrônicos trazem um grande estimulam ao raciocínio dos pequenos, estimulando o desenvolvimento intelectual.

Cada brincadeira tem sua devida importância. Os pais não podem se esquecer de que as crianças precisam se desenvolver não só mentalmente mas fisicamente. Não é nada saudável uma criança passar o dia na frente da televisão ou do computador ou na frente de um vídeo game. Se a vida de um adulto ou de uma criança for sedentária certamente ela irá desenvolver doenças futuras, independente da faixa etária.

Cuide da saúde das nossas crianças incentivando as brincadeiras diárias!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/as-brincadeiras-estimulam-o-desenvolvimento-infantil-1531832.html

    Palavras-chave do artigo:

    brincadeiras

    ,

    brincadeiras para criancas

    ,

    brincadeiras infantil

    Comentar sobre o artigo

    O presente estudo propõem uma reflexão sobre as limitações e possibilidades do ensino de Geografia na Educação Infantil. São objetivos da pesquisa através de leituras, caracterizar as etapas da criança segundo teorias do desenvolvimento de Vygotsky e Piaget; especificar os conceitos importantes para auxiliar obter noções espaciais; analisar a importância da orientação espacial e temporal; pesquisar estratégias para trabalhar o ensino de Geografia na Educação Infantil.

    Por: maristela brum peroniol Educação> Educação Infantill 28/03/2011 lAcessos: 9,955 lComentário: 1

    Entretenimento Infantil - Veja as Brincadeiras para as Crianças, brincadeiras infantis para Meninos e Meninas de várias as idades saiba como ter diversão para as Crainças com Briancadeiras que são inesquecíveis para qualquer adulto.

    Por: Gabi Batistal Arte& Entretenimento> Artel 09/07/2010 lAcessos: 4,883
    Fabiana Saturnino da Silva

    O presente trabalho é uma pesquisa que tem como objeto de estudo o brincar no desenvolvimento infantil. A pesquisa aborda o papel do brincar na Educação Infantil, uma vez que os jogos e as brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente construído.

    Por: Fabiana Saturnino da Silval Educação> Educação Infantill 16/02/2015
    Claudia Forlin

    Neste trabalho iremos abordar o trabalho do enfermeiro na pediatria que garanta e promova uma assistência humanizada a criança através de recreações e ao mesmo tempo faz parte de seu tratamento, e como conseqüências uma melhor qualidade de vida na hospitalização tratando não tão somente a sua enfermidade, mas também de sua saúde psicológica e estabelecer uma forma de comunicação entre a enfermagem, familiares e pacientes.

    Por: Claudia Forlinl Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/04/2011 lAcessos: 3,680
    Lucivania da Silva

    O Código de Trânsito brasileiro (CTB), lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito.

    Por: Lucivania da Silval Educação> Educação Infantill 16/10/2013 lAcessos: 108
    Marcia Soares

    A criança com dificuldade de aprendizagem só será capaz de se apropriar da linguagem simbólica após a apropriação e domínio das habilidades motoras, tal pensamento nos remete a uma reflexão acerca da importância das aulas de educação física para que os alunos com ou sem dificuldades de aprendizagem, alcancem um desenvolvimento global satisfatório. Através do estimulo motor nas aulas de educação física é possível corrigir a disfunção psicomotora e promover a maturação neurofuncional nas crianças

    Por: Marcia Soaresl Educação> Educação Infantill 05/11/2012 lAcessos: 422

    Nos dias de hoje. percebe-se que as crianças começam a formar sua leitura de mundo e despertar para rabiscos, traços e desenhos desde cedo, conforme as oportunidades que lhes são oferecidas.

    Por: edilma de moura de oliveiral Educação> Educação Infantill 04/02/2013 lAcessos: 216

    Este texto tem por objetivo ajudar o professos uma forma mais recreativa para ensinar a Disciplina de Educação Fisica.

    Por: João do Rozario Limal Educaçãol 13/04/2008 lAcessos: 241,856 lComentário: 61

    Músicas para crianças - A música faz parte do desenvolvimento infantil. Saiba como fazer da música um aprendizado para crianças e conheça os artistas que marcaram a infância através da música.

    Por: Ana Simõesl Arte& Entretenimento> Músical 23/11/2010 lAcessos: 905 lComentário: 1
    Araceli Canova

    Você já desistiu das suas resoluções de Ano Novo? Você não está sozinha. Você deve ser uma das muitas que decidiram ficar em forma esse ano e já estão dando desculpas do porque não podem ir á academia. Eu tenho a solução perfeita: Dança do Ventre.

    Por: Araceli Canoval Saúde e Bem Estarl 26/02/2015

    A psoríase é um doença de pele que causa alguns incômodos aos seus portadores. Umas das maiores dúvidas é sobre a coceira. Acesse o link e descubra a resposta!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 25/02/2015

    A psoríase pode afetar o couro cabeludo? Por ser uma doença de pele, ela pode se espalhar por qualquer parte do corpo. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 25/02/2015

    Saiba como tratar a doença psoríase. Doença que se apresenta na pele e em diversas partes do corpo. Este artigo é direcionado para a psoríase dos pés, como tratar. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Conheça a doença de pele psoríase, presente em qualquer faixa etárias e diferentes partes do corpo. Descubra seus sintomas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Conheça a doença de pele psoríase, que pode se manisfestar em diferentes áreas do corpo humano, inclusive no cotovelo!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Adultos e idosos não imunizados colaboram para retorno de doenças então controladas. Fórum em São Paulo debate o tema

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Muitos acreditam que o "Consumo Responsável" de álcool não traz riscos à saúde, e ainda defendem os efeitos protetores do consumo de vinho tinto sobre os eventos cardiovasculares. Porém, sabemos que os benefícios desse consumo não chegam a um décimo de seus riscos, a começar pelo fato de que entre os homens com idade de 15 a 59 anos, o consumo abusivo de álcool é o principal fator de risco de morte prematura.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estarl 23/02/2015

    Quer fazer uma receita de frango deliciosa? Conheça aqui as receitas de frango mais gostosas da culinária brasileira.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 22/02/2011 lAcessos: 672

    Sabia que a culinária japonesa não é só peixe cru? Conheça aqui os pratos da culinária japonesa e saiba porque a culinária oriental não é só peixe cru.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 13/06/2010 lAcessos: 561

    Sabia que o bolo é um dos pratos mais comuns no Brasil? Conheça aqui as receitas de bolo mais gostosas da culinária brasileira e experimente em sua casa!

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 13/06/2010 lAcessos: 1,288 lComentário: 2

    Culinária - Saiba mais sobre as Receitas de Bolo mais comuns na Culinária brasileira e como esse alimento é muito saboroso e nutritivo. Veja as Receitas de Bolo mais comuns.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 24/05/2010 lAcessos: 4,296

    Culinária - Você conhece a história da Culinária Brasileira? Saiba mais sobre sua história, suas influências e ainda dicas de como preparar deliciosas Receitas de pratos brasileiros.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 24/05/2010 lAcessos: 941

    Culinária Japonesa - Saiba mais sobre a Culinária Japonesa e suas peculiaridades. Qual a história envolvida em torno de seus pratos e veja quais alimentos são mais comuns nessa cultura.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 24/05/2010 lAcessos: 1,391

    Culinária - Como preparar Peixes? Veja algumas dicas de como preparar deliciosas Receitas de Peixes e os cuidados que se devem tomar na hora do preparo.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 24/05/2010 lAcessos: 1,894

    Culinária - Saiba mais sobre as Massas e os tipos mais comuns no nosso dia-a-dia. Veja como preparar Massas deliciosas com algumas Receitas rápidas de Massas.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinária> Receitasl 24/05/2010 lAcessos: 2,246
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast