As Brincadeiras Estimulam O Desenvolvimento Infantil

02/12/2009 • Por • 2,300 Acessos

As brincadeiras para crianças proporcionam momentos de alegria e diversão para as crianças. Além disso as brincadeiras para as crianças contribuem de forma positiva para o desenvolvimento na infância, desenvolvimento motor, desenvolvimento emocional e desenvolvimento social.

É através das brincadeiras que os pequeninos começam a aprender as regras e os valores culturais da comunidade em vivem. É importante que os pais, responsáveis e educadores ensinem as brincadeiras típicas de sua região para as crianças para que elas conheçam a cultura da família. Algumas famílias gostam de inventar as brincadeiras e isso é um excelente estimulo para a imaginação e criatividade.

As brincadeiras infantis mudam conforme o meio em que a criança vive. As crianças sempre precisam de espaço adequado para as brincadeiras seja na escola, seja em casa. Lugares arejados, com ventilação e se possível em contato com a natureza. E quanto mais à criança cresce mais espaço ela vai ocupar, obviamente.

As brincadeiras infantis também mudam com o tempo. Podemos dizer que as antigas brincadeiras para crianças favoreciam mais a saúde das crianças devido o maior contato existente com a natureza.Com o fácil acesso as jogos e brinquedos eletrônicos, as brincadeiras deixaram de ser em meio à natureza ou somente com a simples presença de outras crianças. As brincadeiras antigas estimulavam mais o movimento do corpo com as brincadeiras de correr e pular diferente das brincadeiras atuais as quais deixam às crianças, a maior parte do tempo, paradas por causa dos brinquedos eletrônicos. No entanto, os brinquedos e jogos eletrônicos trazem um grande estimulam ao raciocínio dos pequenos, estimulando o desenvolvimento intelectual.

Cada brincadeira tem sua devida importância. Os pais não podem se esquecer de que as crianças precisam se desenvolver não só mentalmente mas fisicamente. Não é nada saudável uma criança passar o dia na frente da televisão ou do computador ou na frente de um vídeo game. Se a vida de um adulto ou de uma criança for sedentária certamente ela irá desenvolver doenças futuras, independente da faixa etária.

Cuide da saúde das nossas crianças incentivando as brincadeiras diárias!

Perfil do Autor

Beatriz Gonzales

Dona do blog Saúde e Beleza. Adepta de uma alimentação saudável e apaixonada por maquiagem e estética.