Bolhas, como tratar e prevenir?

Publicado em: 16/04/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,068 |

bolhas+nos+pés.jpg

Bolhas, como tratar e prevenir?

 


 

É nos pés e nas mãos que as bolhas irrompem e a culpa é do atrito. Causado, por exemplo, por calçado apertado ou pelo uso intensivo de ferramentas. E como incomodam importa saber como tratá-las e, melhor ainda, como preveni-las.

 


 

As incómodas bolhas não são mais que pequenos depósitos de fluido sobre a pele, de forma arredondada e tamanho variável. Podem irromper em qualquer zona do corpo, embora nos queixamos delas sobretudo nos pés. E isto porque o calçado é uma das principais causas das bolhas.

 

 

Já todos sofremos o mal-estar causado por uma bolha no calcanhar ou mesmo na planta do pé, por culpa de sapatos acabados de estrear ou de algum pequeno objecto que entra no sapato e não se tem de imediato oportunidade de remover. Muitas vezes basta uma longa caminhada, sobretudo em pisos irregulares. Aquilo que começa como um agradável passeio acaba, muitas vezes, com bolhas nos pés…

 

 

Mas as mãos também sofrem. Sobretudo as daquelas pessoas que têm de manusear repetidamente uma ferramenta e que o fazem sem a protecção de luvas. O atrito acaba por sensibilizar a pele e o resultado é uma ou mais bolhas.

 

 

Além da fricção, também as queimaduras são uma razão frequente da formação de bolhas. O derrame de líquidos quentes ou de produtos químicos ou tóxicos sobre a pele pode ter esse efeito.

 

No mínimo, as bolhas incomodam. Algumas causam dor e podem ser impeditivas dos movimentos – é o que acontece às que se elevam na sola ou no calcanhar do pé. É, pois, necessário tratá-las para que a pele recupere a sua textura habitual.

 

 

Cuidados redobrados

 

O primeiro cuidado é não rebentar a bolha, deixando-a descoberta. É que a pele funciona como um invólucro à prova de bactérias, prevenindo possíveis infecções. E assim intacta, a bolha acabará por desaparecer.

 

 

No entanto, se a bolha se localizar numa zona sujeita a fricção, como o pé, há que protege-la, aplicando um penso mas sem exercer pressão. Pode ser usada uma compressa esterilizada. Pode acontecer também que a bolha cause tal incómodo que seja melhor drenar o líquido no seu interior. Assim acontece também quando a dor é intensa ou quando a sua dimensão impede o uso do pé ou da mão.

 

 

Nestes casos, aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico. É importante prevenir o risco das infecções, pelo que se deve usar luvas ou desinfectar as mãos, evitando o contacto directo com a lesão. E se a bolha criar pus, se ficar vermelha, se a pele inchar ou ficar quente é preciso procurar ajuda médica – é que estes são sinais de infecção. As bolhas comuns e geralmente benignas. Mas podem incomodar, pelo que não há nada como preveni-las. O que passa pelo uso de protecção adequada para as mãos quando se manuseiam ferramentas que causam fricção na pele e pelo uso de calçado confortável, ajustado ao tamanho do pé e ao esforço que lhe vai ser pedido ou protecção adicional para as zonas de maior atrito.

 

Fonte: Farmácia Saúde 163

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/bolhas-como-tratar-e-prevenir-4615232.html

    Palavras-chave do artigo:

    como tratar bolhas

    ,

    bolhas nos pes

    ,

    bolhas nas maos

    Comentar sobre o artigo

    Ricardo Miguel

    O que é o pé de atleta? Como é que somos contagiados? Quais os sintomas? Como podemos prevenir esta doença?

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/01/2012 lAcessos: 176
    Romulo José Ferraz

    Esta é uma história verídica de uma família que veio de Mina Gerais para uma aventura no Rio Arinos (Porto dos Gauchos)norte de Mato Grosso com finalidade de criar rais. Isso foi num passado distânte ainda na década de 50 em que foram a oitava família a chegar numa abertura na beira do Rio Arinos sendo que o vizinho mais próximo estava a 500 quilômetros ao sul

    Por: Romulo José Ferrazl Literatural 27/05/2009 lAcessos: 2,248 lComentário: 7

    A inusitada história dos amigos que fizeram uma rabada de uma vaca ainda viva.

    Por: Ernani Mallerl Literatura> Ficçãol 17/07/2011 lAcessos: 60
    Romulo José Ferraz

    É praticamente um conto verídico onde na década de 50 uma familia de Minas Gerais Brasil, resolve encarar o sertão norte de Mato Gosso, que nessa época era compretamentente selvagem e eu Romulo Jose Ferraz, conhecido por Rominho faço parte desta históra

    Por: Romulo José Ferrazl Literatural 23/04/2009 lAcessos: 6,965 lComentário: 4

    Um problema que atinge ou irá atingir 65% dos homens e 40% das mulheres. Para os homens é uma assunto incomodo mas sociavelmente aceite. Para as mulheres é um problema duro de lidar. Existem muitas mais mulheres no mundo que sofrem de calvície que possa imaginar. Não é só um problema de homens. Mas existe uma solução, e não uma solução temporária, mas uma solução definitiva e natural, o transplante capilar pelo método FUE.

    Por: Maria Mirandal Saúde e Bem Estarl 27/10/2014

    Sem dúvidas a obesidade tem sido um fator preocupante na saúde da população moderna. Nos últimos anos observamos um aumento significativo no índice de pessoas acima do peso ou mesmo obesas, tanto nos países desenvolvidos, como nos países em desenvolvimento. Além dos problemas para saúde o excesso de peso acarreta efeitos socioeconômicos substanciais.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    O objetivo da fisioterapia na saúde da mulher é atender a mulher em sua integridade, em todas as fases da sua vida, respeitando as necessidades e características individuais. Atua em vários aspectos da função e do movimento humano, que sofrem mudanças e alterações durante suas fases de vida, desde a adolescência até a fase adulta, passando pela fase reprodutiva, período gestacional, climatério, menopausa e terceira idade.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Este artigo demonstra como um cuidador ou quem convive com uma pessoa que tem Alzheimer deve se comportar, mostra o que deve e o que não deve fazer para manter uma boa convivência e boa qualidade de vida.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Cada vez mais nos deparamos com a situação de não encontrar ninguém nos lares durante o dia todo. Trabalho, curso, escola, faculdade, entre outras coisas, compõem uma grade maluca que tem hora certa para começar, mas sem previsão para terminar. E em meio a essa loucura, fica difícil seguir os horários comuns de alimentação em que estamos acostumados. Dependendo da rotina, fica até difícil de separar um tempo do seu dia para fazer isso.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    É muito bom poder sentar para almoçar e encontrar um pedaço de bife acompanhado de algumas batatas fritas, prontos para serem devorados. Mas muita gente não tem ideia de todo o processo que a carne passa até chegar a sua casa. Pensando até pelo lado higiênico, chega até ser um pouco perigoso o consumo de alguns alimentos, não somente carnívoros, sem que estejam devidamente saudáveis e conservados para seu consumo.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    A loucura do dia a dia traz muito estresse e os efeitos são claramente percebíveis com o decorrer do tempo. Cada vez mais, nos acostumamos em realizar inúmeras atividades simultaneamente, e a verdade é que fica quase impossível de realizá-las todas corretamente. Algumas funções realmente podem ser evitadas, mas por grande maioria, podemos enxergar obrigações rotineiras que necessitam uma atenção, dificultando que haja a devida concentração para cada uma.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 22/10/2014

    Relato de experiência na escola municipal de Itajaí sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) e o recente lançamento da Caderneta do Adolescente.

    Por: Danieli Fabrícia Pereiral Saúde e Bem Estarl 21/10/2014

    O eritema da fralda ou dermatite da fralda é mais conhecido como "rabinho assado". E não há pais ou cuidadores de bebés que não saibam o que é esta inflamação da pele que pode alarmar pelo aspecto mas que, na maioria das vezes, é facilmente resolvida em casa.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 22/05/2013 lAcessos: 25

    Branco, negro, de leite, em bombons, em pó, em doces. o chocolate, nas suas mais diversas formas, é, desde há muito, um dos alimentos preferidos das crianças e dos adultos. Mas afinal quais são os benefícios e malefícios do chocolate?

    Por: Ruil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 30/03/2013

    Ter dificuldade em engolir alimentos pode acontecer a qualquer pessoa em qualquer altura, mas há situações em que pode significar um problema médico mais sério, a necessitar de tratamento. porque, em casos extremos, pode causar desidratação, malnutrição e até interferir com a respiração.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/02/2013 lAcessos: 23

    A pele é o órgão do corpo humano mais exposto aos elementos do meio ambiente e, por isso, é necessário mantê-la saudável. no Inverno, hidratar é a palavra de ordem.

    Por: Ruil Beleza> Cosméticosl 22/02/2013 lAcessos: 31

    São tão frequentes as pausas na respiração de quem sofre de apneia do sono que é como se dormisse a conta-gotas. E o resultado é cansaço e sonolência diurna, causa de muitos acidentes de viação. "Não sei o que aconteceu, adormeci".

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 37

    Os anos as doenças respiratórias deixam muitos e muitos portugueses em casa e enchem as urgências hospitalares: vírus e outros agentes infecciosos circulam à boleia do Inverno, aproveitando-se do frio, mas também da poluição e de fumos como o do tabaco.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 28

    Perder cabelo é natural, e há alturas do ano em que há mais probabilidade de cair: assim é no outono. Mas esta queda é temporária e, além disso, há cuidados que podem ajudar a fortalecer o seu cabelo.

    Por: Ruil Beleza> Cabelosl 05/02/2013 lAcessos: 45

    Tratar as infecções das unhas exige tempo e paciência, pelo que o melhor é prevenir, mantendo as unhas a salvo.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 05/02/2013 lAcessos: 143
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast