Comunicaçao Na Area De Enfermagem

Publicado em: 24/06/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 8,577 |

Comunicação na Enfermagem

 

Silvia Cristina Cruz

(Aluna do 1° semestre do curso de enfermagem noturno da FUNEC – Santa Fé do Sul)

    

Como é importante a comunicação entre o enfermeiro e o paciente as vezes uma simples palavra alivia muito a dor, que o paciente esta sentindo naquele devido momento. Mas quais são as vantagens da comunicação entre o enfermeiro e o paciente? Em que ajuda essa comunicação?E como deve ser a comunicação para com cada enfermo?

A comunicação entre enfermeiros e pacientes é de grande importância facilitando e auxiliando no processo mais rápido de cura, mostrando para o paciente uma comunicação que o fará compreender melhor seus problemas. (SIGAUD, 1996)

Enfermeiros com grande habilidade de comunicação, se interagem melhor com os pacientes fazendo com que até mesmo sua estadia no período de adoecimento no hospital não seja tão ruim. (FIGUEIREDO, 2003)

E a comunicação com os enfermos deve ser de acordo com a sua idade e o tipo de educação, pois não se deve falar com uma criança como se ela fosse um adulto ou adolescente e vice versas esses casos. O enfermeiro deve saber a forma hospitalar e popular de se comunicar. (WONG, 1997)

Conclui-se que pacientes crianças, adolescentes ou adultos independente de qual for sua doença, terá grande melhoras quando a enfermeira sem ocultar nada, tenha para com ele uma comunicação adequada.

   

    Referencias:

         

    FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida de. Ensinando  a cuidar da mulher,do

    Homem e do recém-nascido. São Caetano do Sul,SP. Difusão,2003.522p

    SIGAUD, Cecília Helena de Siqueira. VERÍSSIMO, Maria De La Ó Ramalho. O

    cuidado de enfermagem à criança e o adolescente. São Paulo:  EPU,1996. 269p

    WONG, Donna L. Enfermagem Pediátrica. Rio de Janeiro. Guanabara, 1997.

    1118p.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/comunicacao-na-area-de-enfermagem-991668.html

    Palavras-chave do artigo:

    comunicacao na area de enfermagem

    Comentar sobre o artigo

    O estudo teve como objetivo levantar as principais literaturas nacionais que abordem a humanização das equipes de enfermagem, identificando sua necessidade e importância na atividade da enfermagem. Após análise, descreveu-se aspectos da formação acadêmica voltada para humanização, considerações éticas à assistência e a necessidade de humanizar o cuidado frente aos avanços tecnológicos. Concluiu-se que humanizar a assistência de enfermagem em centro cirúrgico é um desafio.

    Por: emilainel Educação> Ensino Superiorl 09/05/2013 lAcessos: 112

    Os trabalhadores dos estabelecimentos de assistência à saúde muitas vezes estão expostos, a riscos em seu ambiente de trabalho, sem a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), apesar das evidências científicas mostrarem a presença de vários agentes de riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. O objetivo deste artigo é apresentar a norma regulamentadora (NR) 32, de segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência à saúde.

    Por: Gilmara Fagundesl Saúde e Bem Estarl 14/04/2009 lAcessos: 35,518 lComentário: 14
    Meio News RJ

    A Fundação de Apoio à Escola Técnica, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, está com inscrições abertas para mais de 4 mil vagas em cursos de Ensino Técnicos de Nível Médio, e Tecnólogos (Nível Superior), sendo todas para ingresso no segundo semestre deste ano. Os interessados em participar podem fazer o cadastro no site da Fundação (www.faetec.rj.gov.br), até o dia 27 deste mês.

    Por: Meio News RJl Educação> Ensino Superiorl 13/05/2013 lAcessos: 59

    Esta pesquisa objetiva analisar como os enfermeiros de uma Instituição Hospitalar localizada na região do Vale do Itajaí avaliam sua QVT, sendo de cunho qualitativo, do tipo exploratório, com a utilização de uma entrevista semi-estruturada com quatro enfermeiros que atuam numa Instituição Hospitalar localizada na região do Vale do Itajaí.

    Por: Kathllen Daniele Garbaril Psicologia&Auto-Ajudal 22/08/2011 lAcessos: 856
    Roger S Souza

    É a ciência que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro (a) atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores, na Uti à psiquiatria.

    Por: Roger S Souzal Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/06/2013 lAcessos: 21

    Um dos maiores objetivos no processo de saúde atualmente é a humanização, cada vez mais nossa sociedade exige e sente a necessidade desse tipo trabalho. O artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a humanização na formação do enfermeiro. Por esse fato, considerou-se pertinente desenvolver um estudo que visa discutir sobre a humanização na formação acadêmica de Enfermagem, que busca rever as virtudes humanas que vêm se perdendo ao longo dos anos.

    Por: Bruna Riccil Educação> Ensino Superiorl 09/05/2013 lAcessos: 43

    Artigo de Revisão Bibliográfica sobre Cuidados Transpessoais em Enfermagem e suas intervenções importantes no dia a dia do trabalho de uma equipe. Relata a importância de um cuidado humanizado em que o “amor” e a espiritualidade caminham juntos. Tem como objetivo elucidar e até mesmo nortear aos “novos profissionais de enfermagem” a importância de um “cuidar curativo”, que vai além da doença física e que trata primeiramente da alma e também levar ao conhecimento dos profissionais já atuantes um novo e transformador paradigma do relacionamento equipe de enfermagem/paciente, onde o cuidar e a atenção podem fazer o diferencial.

    Por: HENRIETTE LEAL BASTOSl Saúde e Bem Estarl 03/12/2009 lAcessos: 5,224

    O transtorno mental caracteriza-se por falha do indivíduo em comportar-se de acordo com as expectativas de sua comunidade, afetando-lhe cada aspecto e refletindo-se em seus pensamentos, sentimentos e ações. A assistência prestada pela enfermagem aos pacientes com transtornos mentais, é de extrema importância, pois a enfermagem possui em sua essência a arte do cuidar, visando não só o cuidado físico mas também o emocional.

    Por: Mikaela Silval Educação> Ensino Superiorl 09/05/2013 lAcessos: 132
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    No Brasil, assim como em vários países desenvolvidos observa-se um aumento significativo das doenças e agravos não transmissíveis. Diante da relevância desse agravo objetivou-se explorar quais são os cuidados de saúde dispensados precocemente ao paciente acometido por um Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). O tratamento no IAM deve ser cauteloso e preciso devendo ser tratado o mais precocemente dentro das primeiras 24 horas. Nessa linha procurou-se descrever o que provoca e como prevenir o infarto.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/06/2013 lAcessos: 1,131

    Pode-se notar com uma determinada facilidade o fato de que há diversas pessoas que sofrem com o ressecamento da pele na região dos cotovelos, e isto poderia ser considerado comum, no entanto, há casos em que é necessário que se tenha um pouco mais de atenção.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 12/12/2014

    Uma doença que causa vermelhidão e muita irritação na pele. As pessoas que têm psoríase tem a pele grossa e bem vermelha com muitas placas escamosas esbranquiçadas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/12/2014

    Para quem já ouviu falar sobre a psoríase, no entanto não tem muito conhecimento sobre os seus sintomas e com isto esta com algumas dúvidas, como por exemplo, a respeito da possível coceira. Sendo assim, iremos falar agora mesmo se a psoríase apresenta ou não este sintoma.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 09/12/2014

    As doenças de pele sempre geram muitos problemas principalmente na estética, e isso acaba chateando bastante os pacientes, porém na maioria dos casos essas doenças não afetam em nada na qualidade de vida, e esse acaba sendo o fator mais importante, pois mesmo com a doença, o paciente pode ter muita qualidade de vida. Assim também acontece com a psoríase, uma doença de pele que se caracteriza principalmente pelos sintomas de vermelhidão e coceira, porém também faz com que a pele na região doente

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 05/12/2014

    Atualmente existem muitas doenças que vem se tornando bastante populares entre os brasileiros, e entre essas doenças está a psoríase, uma doença que ataca a pele, causando vermelhidão e irritação, sendo que um dos seus principais sintomas são coceira intensa na região, o que acaba sendo o principal responsável por causar feridas na pele, pois a pessoa acaba coçando com muita frequência, e isso acaba sendo um dos principais motivos pela aparição de feridas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 28/11/2014

    HUMANIZAR É PRECISO. SOMOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E DEVEMOS A CADA DIA LUTAR PELA HUMANIZAÇÃO EM NOSSOS SETORES.

    Por: JOSE ERIQUE MIRANDA MEDEIROl Saúde e Bem Estarl 28/11/2014

    Para quem é paciente de psoríase, provavelmente já ouviram falar algumas centenas de vezes que a doença não tem cura, o que pode desconfortar muitos dos pacientes, como também os seus familiares, no entanto, não é necessário preocupação, pois existem diversos tratamentos que podem ser adotados, e que podem funcionar como uma espécie de cura temporária.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 26/11/2014

    RESUMO O estudo apresentado a seguir destaca o alcoolismo como uma doença e o quanto pode prejudicar a sociedade. O objetivo desse estudo é fazer uma abordagem teórica diante do assunto, buscando entender os aspectos que compreendem o tema. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como FERRARINI, VESPUCCI (2000), ANDRADE (2009), entre outros, procurando enfatizar a importância de se conscientizar sobre os problemas causados pelo uso excessivo do álcool.

    Por: Fernandal Saúde e Bem Estarl 24/11/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast