Cuidados necessários com o idoso acamado

Publicado em: 21/08/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 726 |

Cuidar de uma pessoa idosa não é tarefa fácil, geralmente esta responsabilidade fica para um membro da família, sendo a filha ou a nora as figuras mais presentes.

Algumas famílias optam por contratar um profissional para prestar os cuidados necessários ao idoso, mas isto não é realidade na maioria dos casos. Desta forma, este artigo tem o objetivo de fornecer algumas informações básicas sobre os cuidados que se deve ter com os idosos acamados.

O idoso acamado necessita de uma série de cuidados especiais para evitar o surgimento de escaras e lesões na pele, edema nos membros inferiores, desnutrição, infecções, entre outros.

Para se prevenir o surgimento de escaras e lesões na pele, deve-se:

  • Mudar o idoso de posição a cada duas horas.
  • Muito cuidado ao mudar o idoso de posição ou transferi-lo da cama para cadeira de rodas, se você deslocar o corpo pele abruptamente de deitado para sentado ou de  sentado para de pé, a pressão arterial pode cair muito e ele pode desmaiar. 
  • Utilizar um colchão "casca de ovo", aumentando a superfície de contato, diminuindo assim a pressão que é exercida na pele do idoso.
  • Deixar a pele do idoso sempre bem hidratada, usar creme hidratante após o banho, pois a pele muito fina e ressecada predispõe a lesões.
  • Observar a presença de vermelhidões, tomando cuidado especial com estas regiões, protegendo-as com travesseiros/almofadas. 
  • Regiões com proeminências ósseas merecem atenção especial, como região do sacro (parte inferior das costas), calcanhar,  região lateral do calcanhar e cotovelos.

Para evitar edema nos membros inferiores:

  • Quando o idoso estiver deitado, elevar as pernas acima do nível do coração, pode-se utilizar travesseiros ou um trapézio de almofada.
  • Estimular o idoso a movimentar as pernas várias vezes ao dia, a contração muscular favorece o retorno venoso.
  • Estimular o idoso a andar, mesmo com apoio, poucos passos por dia são suficientes. Isto se ele estiver  em condições clínicas e físicas, é claro.

Cuidados na alimentação:

  • O idoso geralmente possui uma dieta prescrita pelo médico ou nutricionista, é importante cumprir as orientações destes profissionais e observar sempre a posição da cabeça na hora de consumir líquidos. Coloque o idoso sentado para evitar engasgos ou até uma pneumonia por aspiração.
  • Estimule o idoso a participar da atividade. Se ele come sólidos por exemplo, como um biscoito, coloque o alimento na mão dele e estimule-o a movimentar os braços e se alimentar de forma mais independente. Não faça por ele, faça com ele.
  • Permita que o idoso tome pelo menos 15 minutos de sol, se pela manhã, antes das 10h, e se pela tarde, após as 16h. A exposição nestes horários é importante para a absorção de vitamina D, essencial para deixar os ossos mais fortes.

Para ler o artigo completo :

http://terapiaocupacionaldomiciliar.blogspot.com.br/2012/08/cuidados-com-o-idoso-acamado.html

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/cuidados-necessarios-com-o-idoso-acamado-6136417.html

    Palavras-chave do artigo:

    idoso

    ,

    idoso acamado

    ,

    saude do idoso

    Comentar sobre o artigo

    Eduardo Marins do Nascimento

    O Estatuto do Idoso regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. É assegurado, seguindo o artigo 20, por leis e outros meios, todas as oportunidades e facilidades para preservação da saúde física, psíquica, moral, intelectual, espiritual e condições de liberdade e dignidade. É ainda, obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, direito a vida, saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, trabalho

    Por: Eduardo Marins do Nascimentol Saúde e Bem Estarl 21/05/2009 lAcessos: 3,588 lComentário: 1
    Hellen Bessa de Oliveira

    A sociedade do século XXI se depara com o aumento acentuado da população idosa, este fato facilita algumas consequências emergidas a partir do despreparo profissional de várias instituições de regime de internação. Por isso, a contextualização da velhice, nos proporciona um olhar sobre as condições sociais, físicas e psicológicas deste estado biológico. Os aspectos discutidos visualizam proporções de casos de violências ocorridas em instituições de regime de internação da pessoa idosa.

    Por: Hellen Bessa de Oliveiral Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 30/05/2013 lAcessos: 81
    Claudia Forlin

    Esta pesquisa bibliográfica visa informar sobre a evolução do Mal de Alzheimer e os cuidados necessários com seus portadores, cujo número vem aumentando significativamente. A gravidade da doença gera importante custo social e estende seus danos principalmente à família e aos cuidadores do portador, por isso procurou-se enfocar a qualidade de vida do cuidador do paciente com Doença de Alzheimer e de seus familiares.

    Por: Claudia Forlinl Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/04/2010 lAcessos: 6,524 lComentário: 1
    Araceli Canova

    Você já desistiu das suas resoluções de Ano Novo? Você não está sozinha. Você deve ser uma das muitas que decidiram ficar em forma esse ano e já estão dando desculpas do porque não podem ir á academia. Eu tenho a solução perfeita: Dança do Ventre.

    Por: Araceli Canoval Saúde e Bem Estarl 26/02/2015

    A psoríase é um doença de pele que causa alguns incômodos aos seus portadores. Umas das maiores dúvidas é sobre a coceira. Acesse o link e descubra a resposta!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 25/02/2015

    A psoríase pode afetar o couro cabeludo? Por ser uma doença de pele, ela pode se espalhar por qualquer parte do corpo. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 25/02/2015

    Saiba como tratar a doença psoríase. Doença que se apresenta na pele e em diversas partes do corpo. Este artigo é direcionado para a psoríase dos pés, como tratar. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Conheça a doença de pele psoríase, presente em qualquer faixa etárias e diferentes partes do corpo. Descubra seus sintomas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Conheça a doença de pele psoríase, que pode se manisfestar em diferentes áreas do corpo humano, inclusive no cotovelo!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Adultos e idosos não imunizados colaboram para retorno de doenças então controladas. Fórum em São Paulo debate o tema

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Muitos acreditam que o "Consumo Responsável" de álcool não traz riscos à saúde, e ainda defendem os efeitos protetores do consumo de vinho tinto sobre os eventos cardiovasculares. Porém, sabemos que os benefícios desse consumo não chegam a um décimo de seus riscos, a começar pelo fato de que entre os homens com idade de 15 a 59 anos, o consumo abusivo de álcool é o principal fator de risco de morte prematura.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estarl 23/02/2015

    Saiba um pouco sobre a doença de Alzheimer, esta doença que prejudica de foram significativa a memória de tantos idosos.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 14/08/2012 lAcessos: 106

    Com o envelhecimento e com o surgimento de doenças como a Doença de Alzheimer ocorre o prejuízo de algumas funções do cérebro. Saiba a importância dos jogos para estimular as funções cognitivas, como memória, atenção e capacidade de resolução de problemas.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 09/08/2012 lAcessos: 490

    Saiba como melhorar o desempenho de seu filho/aluno nas tarefas escolares com as dicas de uma terapeuta ocupacional.

    Por: Simone Françal Educaçãol 09/08/2012 lAcessos: 96

    Saiba como estimular o desenvolvimento de seu filho por meio do brincar.

    Por: Simone Françal Educação> Educação Infantill 09/08/2012 lAcessos: 409
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast