Cuidados necessários com o idoso acamado

Publicado em: 21/08/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 609 |

Cuidar de uma pessoa idosa não é tarefa fácil, geralmente esta responsabilidade fica para um membro da família, sendo a filha ou a nora as figuras mais presentes.

Algumas famílias optam por contratar um profissional para prestar os cuidados necessários ao idoso, mas isto não é realidade na maioria dos casos. Desta forma, este artigo tem o objetivo de fornecer algumas informações básicas sobre os cuidados que se deve ter com os idosos acamados.

O idoso acamado necessita de uma série de cuidados especiais para evitar o surgimento de escaras e lesões na pele, edema nos membros inferiores, desnutrição, infecções, entre outros.

Para se prevenir o surgimento de escaras e lesões na pele, deve-se:

  • Mudar o idoso de posição a cada duas horas.
  • Muito cuidado ao mudar o idoso de posição ou transferi-lo da cama para cadeira de rodas, se você deslocar o corpo pele abruptamente de deitado para sentado ou de  sentado para de pé, a pressão arterial pode cair muito e ele pode desmaiar. 
  • Utilizar um colchão "casca de ovo", aumentando a superfície de contato, diminuindo assim a pressão que é exercida na pele do idoso.
  • Deixar a pele do idoso sempre bem hidratada, usar creme hidratante após o banho, pois a pele muito fina e ressecada predispõe a lesões.
  • Observar a presença de vermelhidões, tomando cuidado especial com estas regiões, protegendo-as com travesseiros/almofadas. 
  • Regiões com proeminências ósseas merecem atenção especial, como região do sacro (parte inferior das costas), calcanhar,  região lateral do calcanhar e cotovelos.

Para evitar edema nos membros inferiores:

  • Quando o idoso estiver deitado, elevar as pernas acima do nível do coração, pode-se utilizar travesseiros ou um trapézio de almofada.
  • Estimular o idoso a movimentar as pernas várias vezes ao dia, a contração muscular favorece o retorno venoso.
  • Estimular o idoso a andar, mesmo com apoio, poucos passos por dia são suficientes. Isto se ele estiver  em condições clínicas e físicas, é claro.

Cuidados na alimentação:

  • O idoso geralmente possui uma dieta prescrita pelo médico ou nutricionista, é importante cumprir as orientações destes profissionais e observar sempre a posição da cabeça na hora de consumir líquidos. Coloque o idoso sentado para evitar engasgos ou até uma pneumonia por aspiração.
  • Estimule o idoso a participar da atividade. Se ele come sólidos por exemplo, como um biscoito, coloque o alimento na mão dele e estimule-o a movimentar os braços e se alimentar de forma mais independente. Não faça por ele, faça com ele.
  • Permita que o idoso tome pelo menos 15 minutos de sol, se pela manhã, antes das 10h, e se pela tarde, após as 16h. A exposição nestes horários é importante para a absorção de vitamina D, essencial para deixar os ossos mais fortes.

Para ler o artigo completo :

http://terapiaocupacionaldomiciliar.blogspot.com.br/2012/08/cuidados-com-o-idoso-acamado.html

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/cuidados-necessarios-com-o-idoso-acamado-6136417.html

    Palavras-chave do artigo:

    idoso

    ,

    idoso acamado

    ,

    saude do idoso

    Comentar sobre o artigo

    Eduardo Marins do Nascimento

    O Estatuto do Idoso regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. É assegurado, seguindo o artigo 20, por leis e outros meios, todas as oportunidades e facilidades para preservação da saúde física, psíquica, moral, intelectual, espiritual e condições de liberdade e dignidade. É ainda, obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, direito a vida, saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, trabalho

    Por: Eduardo Marins do Nascimentol Saúdel 21/05/2009 lAcessos: 3,559 lComentário: 1
    Hellen Bessa de Oliveira

    A sociedade do século XXI se depara com o aumento acentuado da população idosa, este fato facilita algumas consequências emergidas a partir do despreparo profissional de várias instituições de regime de internação. Por isso, a contextualização da velhice, nos proporciona um olhar sobre as condições sociais, físicas e psicológicas deste estado biológico. Os aspectos discutidos visualizam proporções de casos de violências ocorridas em instituições de regime de internação da pessoa idosa.

    Por: Hellen Bessa de Oliveiral Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 30/05/2013 lAcessos: 53
    Claudia Forlin

    Esta pesquisa bibliográfica visa informar sobre a evolução do Mal de Alzheimer e os cuidados necessários com seus portadores, cujo número vem aumentando significativamente. A gravidade da doença gera importante custo social e estende seus danos principalmente à família e aos cuidadores do portador, por isso procurou-se enfocar a qualidade de vida do cuidador do paciente com Doença de Alzheimer e de seus familiares.

    Por: Claudia Forlinl Saúde> Medicinal 06/04/2010 lAcessos: 6,159 lComentário: 1

    A Saúde do Trabalhador traz à particularidade de ser uma área que institui práticas potencialmente transformadoras que perseguem a integralidade da atenção à saúde buscando a superação da dicotomia existente entre a assistência individual e coletiva, entre a vigilância epidemiológica e sanitária, entre as ações preventivas e curativas. A criação da RENAST, a partir da Portaria n. 1.679, de 19 de setembro de 2002, veio atender viabilizar e garantir atenção a saúde dos trabalhadores

    Por: tamires almeidal Saúdel 21/08/2014

    A anemia significa uma diminuição da hemoglobina no sangue, que causa uma redução dos glóbulos vermelhos (hemácias) circulantes.

    Por: Central Pressl Saúdel 21/08/2014

    A Lei Federal n° 8080/90, em seu artigo 6º, § 3º, regulamenta os dispositivos constitucionais sobre Saúde do Trabalhador, da seguinte forma: que a saúde do trabalhador deve ser entendida como um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos provenientes das condições de trabalho.

    Por: tamires almeidal Saúdel 17/08/2014
    João Santoro

    Com um número muito grande de casas de repouso se espalhando por todos os lugares, é muito importante saber como distingui-las de acordo com as suas necessidades. O objetivo deste artigo, portanto, é fornecer subsídios para que se estabeleçam critérios no momento da escolha da melhor casa de repouso que hospede o seu ente querido.

    Por: João Santorol Saúdel 16/08/2014

    Algo que pode acabar por gerar algumas dúvidas, é com relação a sintomas de doenças, sendo que podemos observar que muitas pessoas podem acabar por ter uma doença, mas quando um sintoma que seria considerado como diferenciado surge, ocorre a dúvida, se é ou não decorrente da tal doença. Sendo assim, iremos falar agora mesmo se a psoríase coça ou não, para que assim você possa ter certeza do que tem.

    Por: Sayuri Matsuol Saúdel 14/08/2014

    Algo que pode gerar uma determinada dúvida entre as pessoas, seria com relação a psoríase esta que se trata de uma doença que muitas pessoas podem acabar por não entender muito bem como funciona. Sendo assim, vamos explicar agora mesmo do que ela se trata, assim como também como ela se manifesta entre tantas outras dúvidas que as pessoas podem acabar por ter.

    Por: Sayuri Matsuol Saúdel 11/08/2014

    Saiba mais sobre a doença psoríase, se ela coça ou não e quais são seus sintomas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúdel 11/08/2014 lAcessos: 12

    Saiba melhor sobre a doença psoríase, se tem cura ou não, e quais são os tipos de tratamento.

    Por: Sayuri Matsuol Saúdel 11/08/2014

    Saiba um pouco sobre a doença de Alzheimer, esta doença que prejudica de foram significativa a memória de tantos idosos.

    Por: Simone Françal Saúdel 14/08/2012 lAcessos: 89

    Com o envelhecimento e com o surgimento de doenças como a Doença de Alzheimer ocorre o prejuízo de algumas funções do cérebro. Saiba a importância dos jogos para estimular as funções cognitivas, como memória, atenção e capacidade de resolução de problemas.

    Por: Simone Françal Saúdel 09/08/2012 lAcessos: 447

    Saiba como melhorar o desempenho de seu filho/aluno nas tarefas escolares com as dicas de uma terapeuta ocupacional.

    Por: Simone Françal Educaçãol 09/08/2012 lAcessos: 82

    Saiba como estimular o desenvolvimento de seu filho por meio do brincar.

    Por: Simone Françal Educação> Educação Infantill 09/08/2012 lAcessos: 385
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast