Cuidados necessários com o idoso acamado

Publicado em: 21/08/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 654 |

Cuidar de uma pessoa idosa não é tarefa fácil, geralmente esta responsabilidade fica para um membro da família, sendo a filha ou a nora as figuras mais presentes.

Algumas famílias optam por contratar um profissional para prestar os cuidados necessários ao idoso, mas isto não é realidade na maioria dos casos. Desta forma, este artigo tem o objetivo de fornecer algumas informações básicas sobre os cuidados que se deve ter com os idosos acamados.

O idoso acamado necessita de uma série de cuidados especiais para evitar o surgimento de escaras e lesões na pele, edema nos membros inferiores, desnutrição, infecções, entre outros.

Para se prevenir o surgimento de escaras e lesões na pele, deve-se:

  • Mudar o idoso de posição a cada duas horas.
  • Muito cuidado ao mudar o idoso de posição ou transferi-lo da cama para cadeira de rodas, se você deslocar o corpo pele abruptamente de deitado para sentado ou de  sentado para de pé, a pressão arterial pode cair muito e ele pode desmaiar. 
  • Utilizar um colchão "casca de ovo", aumentando a superfície de contato, diminuindo assim a pressão que é exercida na pele do idoso.
  • Deixar a pele do idoso sempre bem hidratada, usar creme hidratante após o banho, pois a pele muito fina e ressecada predispõe a lesões.
  • Observar a presença de vermelhidões, tomando cuidado especial com estas regiões, protegendo-as com travesseiros/almofadas. 
  • Regiões com proeminências ósseas merecem atenção especial, como região do sacro (parte inferior das costas), calcanhar,  região lateral do calcanhar e cotovelos.

Para evitar edema nos membros inferiores:

  • Quando o idoso estiver deitado, elevar as pernas acima do nível do coração, pode-se utilizar travesseiros ou um trapézio de almofada.
  • Estimular o idoso a movimentar as pernas várias vezes ao dia, a contração muscular favorece o retorno venoso.
  • Estimular o idoso a andar, mesmo com apoio, poucos passos por dia são suficientes. Isto se ele estiver  em condições clínicas e físicas, é claro.

Cuidados na alimentação:

  • O idoso geralmente possui uma dieta prescrita pelo médico ou nutricionista, é importante cumprir as orientações destes profissionais e observar sempre a posição da cabeça na hora de consumir líquidos. Coloque o idoso sentado para evitar engasgos ou até uma pneumonia por aspiração.
  • Estimule o idoso a participar da atividade. Se ele come sólidos por exemplo, como um biscoito, coloque o alimento na mão dele e estimule-o a movimentar os braços e se alimentar de forma mais independente. Não faça por ele, faça com ele.
  • Permita que o idoso tome pelo menos 15 minutos de sol, se pela manhã, antes das 10h, e se pela tarde, após as 16h. A exposição nestes horários é importante para a absorção de vitamina D, essencial para deixar os ossos mais fortes.

Para ler o artigo completo :

http://terapiaocupacionaldomiciliar.blogspot.com.br/2012/08/cuidados-com-o-idoso-acamado.html

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/cuidados-necessarios-com-o-idoso-acamado-6136417.html

    Palavras-chave do artigo:

    idoso

    ,

    idoso acamado

    ,

    saude do idoso

    Comentar sobre o artigo

    Eduardo Marins do Nascimento

    O Estatuto do Idoso regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. É assegurado, seguindo o artigo 20, por leis e outros meios, todas as oportunidades e facilidades para preservação da saúde física, psíquica, moral, intelectual, espiritual e condições de liberdade e dignidade. É ainda, obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, direito a vida, saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, trabalho

    Por: Eduardo Marins do Nascimentol Saúde e Bem Estarl 21/05/2009 lAcessos: 3,572 lComentário: 1
    Hellen Bessa de Oliveira

    A sociedade do século XXI se depara com o aumento acentuado da população idosa, este fato facilita algumas consequências emergidas a partir do despreparo profissional de várias instituições de regime de internação. Por isso, a contextualização da velhice, nos proporciona um olhar sobre as condições sociais, físicas e psicológicas deste estado biológico. Os aspectos discutidos visualizam proporções de casos de violências ocorridas em instituições de regime de internação da pessoa idosa.

    Por: Hellen Bessa de Oliveiral Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 30/05/2013 lAcessos: 60
    Claudia Forlin

    Esta pesquisa bibliográfica visa informar sobre a evolução do Mal de Alzheimer e os cuidados necessários com seus portadores, cujo número vem aumentando significativamente. A gravidade da doença gera importante custo social e estende seus danos principalmente à família e aos cuidadores do portador, por isso procurou-se enfocar a qualidade de vida do cuidador do paciente com Doença de Alzheimer e de seus familiares.

    Por: Claudia Forlinl Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/04/2010 lAcessos: 6,331 lComentário: 1

    Um problema que atinge ou irá atingir 65% dos homens e 40% das mulheres. Para os homens é uma assunto incomodo mas sociavelmente aceite. Para as mulheres é um problema duro de lidar. Existem muitas mais mulheres no mundo que sofrem de calvície que possa imaginar. Não é só um problema de homens. Mas existe uma solução, e não uma solução temporária, mas uma solução definitiva e natural, o transplante capilar pelo método FUE.

    Por: Maria Mirandal Saúde e Bem Estarl 27/10/2014

    Sem dúvidas a obesidade tem sido um fator preocupante na saúde da população moderna. Nos últimos anos observamos um aumento significativo no índice de pessoas acima do peso ou mesmo obesas, tanto nos países desenvolvidos, como nos países em desenvolvimento. Além dos problemas para saúde o excesso de peso acarreta efeitos socioeconômicos substanciais.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    O objetivo da fisioterapia na saúde da mulher é atender a mulher em sua integridade, em todas as fases da sua vida, respeitando as necessidades e características individuais. Atua em vários aspectos da função e do movimento humano, que sofrem mudanças e alterações durante suas fases de vida, desde a adolescência até a fase adulta, passando pela fase reprodutiva, período gestacional, climatério, menopausa e terceira idade.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Este artigo demonstra como um cuidador ou quem convive com uma pessoa que tem Alzheimer deve se comportar, mostra o que deve e o que não deve fazer para manter uma boa convivência e boa qualidade de vida.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Cada vez mais nos deparamos com a situação de não encontrar ninguém nos lares durante o dia todo. Trabalho, curso, escola, faculdade, entre outras coisas, compõem uma grade maluca que tem hora certa para começar, mas sem previsão para terminar. E em meio a essa loucura, fica difícil seguir os horários comuns de alimentação em que estamos acostumados. Dependendo da rotina, fica até difícil de separar um tempo do seu dia para fazer isso.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    É muito bom poder sentar para almoçar e encontrar um pedaço de bife acompanhado de algumas batatas fritas, prontos para serem devorados. Mas muita gente não tem ideia de todo o processo que a carne passa até chegar a sua casa. Pensando até pelo lado higiênico, chega até ser um pouco perigoso o consumo de alguns alimentos, não somente carnívoros, sem que estejam devidamente saudáveis e conservados para seu consumo.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    A loucura do dia a dia traz muito estresse e os efeitos são claramente percebíveis com o decorrer do tempo. Cada vez mais, nos acostumamos em realizar inúmeras atividades simultaneamente, e a verdade é que fica quase impossível de realizá-las todas corretamente. Algumas funções realmente podem ser evitadas, mas por grande maioria, podemos enxergar obrigações rotineiras que necessitam uma atenção, dificultando que haja a devida concentração para cada uma.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 22/10/2014

    Relato de experiência na escola municipal de Itajaí sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) e o recente lançamento da Caderneta do Adolescente.

    Por: Danieli Fabrícia Pereiral Saúde e Bem Estarl 21/10/2014

    Saiba um pouco sobre a doença de Alzheimer, esta doença que prejudica de foram significativa a memória de tantos idosos.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 14/08/2012 lAcessos: 96

    Com o envelhecimento e com o surgimento de doenças como a Doença de Alzheimer ocorre o prejuízo de algumas funções do cérebro. Saiba a importância dos jogos para estimular as funções cognitivas, como memória, atenção e capacidade de resolução de problemas.

    Por: Simone Françal Saúde e Bem Estarl 09/08/2012 lAcessos: 463

    Saiba como melhorar o desempenho de seu filho/aluno nas tarefas escolares com as dicas de uma terapeuta ocupacional.

    Por: Simone Françal Educaçãol 09/08/2012 lAcessos: 87

    Saiba como estimular o desenvolvimento de seu filho por meio do brincar.

    Por: Simone Françal Educação> Educação Infantill 09/08/2012 lAcessos: 394
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast