Depressão, doença Fisiológica, psicológica ou espiritual?

01/06/2011 • Por • 980 Acessos

A Depressão já foi encarada como a doença do século, comparada com o cancer e doenças cardiacas, ela não escolhe idade nem padrão de vida. Doença mental que causa problemas fisicos ou somatiza doenças.

A deficiencia mental é nas aminas biogenicas, compostos quimicos que se concentram no sistema límbico, que é o que tem a ver com as emoções que cumprem o papel de neuro-transmissores(carregam impulsos eletricos de uma célula para outra no cérebro), a serotonina, dopamina e a noreprinefina, a serotonina é responsável por fazer o corpo relaxar, então pequenos disturbios no equilibrio desses neurotransmissores provocam efeitos significativos, no comportamento , no pensamento e no sistema imunológico da pessoa. Portanto ela é uma doença fisiológica.

A pessoa já nasce com depressão, e algumas variáveis ambientais aumenta a probabilidade de desencadeamento da doença, podemos refletir, então se uma pessoa que não tem depressão, durante sua vida sofre vários problemas, tragédias... não quer dizer que ela vá desenvolver uma depressão, por isso vemos pessoas praticamente com a sua vida toda comprometida numa alegria indescritível, porque? porque ela não tem depressão, mas isto não quer dizer que ela não vá sentir tristeza em determinado momento da vida, sim! mas nao necessariamente ela adquirirá uma depressão.

Uma pessoa que já nasce com depressão, não pode sofrer um pequeno trauma, ou frustração que o seu corpo não aguenta, porque ele não tem energia sufuciente para suportar uma descarga de emoções, não tem de onde tirar essa força, porque seu organismo não produz o necessário para o corpo suportar. Então não adianta pedir para a pessoa ter força, que a vida continua ou mostrar problemas de outros piores que o dela. Só estamos piorando a situação, porque irá fazer com que a pessoa se sinta incapaz, baixando mais ainda sua auto-estima.

Os profissionais de saúde dão uma ajudar relativamente ótima a aliviar isto, é necessário um tratamento medicamentoso e psicoterápico, na psicoterapia usamos tecnicas para fazer com que a pessoa tente mudar seus pensamentos negativos para positivos, fazendo com que os pensamentos positivos provoquem uma sensação de bem estar, não só diante do psicoterapeuta, ela aprenderá a fazer isto sozinha em outras ocasioes de surtos depressivos. Esta doença é uma doença assassina se não tomarmos as devidas providencias necessárias.

Perfil do Autor

Carla Raquel Salazar

Carla Raquel Salazar Otávio - Psicologa Clinica Cognitiva-Comportamental, formada pela FSA.