Depressão, doença Fisiológica, psicológica ou espiritual?

Publicado em: 01/06/2011 |Comentário: 1 | Acessos: 844 |

A Depressão já foi encarada como a doença do século, comparada com o cancer e doenças cardiacas, ela não escolhe idade nem padrão de vida. Doença mental que causa problemas fisicos ou somatiza doenças.

A deficiencia mental é nas aminas biogenicas, compostos quimicos que se concentram no sistema límbico, que é o que tem a ver com as emoções que cumprem o papel de neuro-transmissores(carregam impulsos eletricos de uma célula para outra no cérebro), a serotonina, dopamina e a noreprinefina, a serotonina é responsável por fazer o corpo relaxar, então pequenos disturbios no equilibrio desses neurotransmissores provocam efeitos significativos, no comportamento , no pensamento e no sistema imunológico da pessoa. Portanto ela é uma doença fisiológica.

A pessoa já nasce com depressão, e algumas variáveis ambientais aumenta a probabilidade de desencadeamento da doença, podemos refletir, então se uma pessoa que não tem depressão, durante sua vida sofre vários problemas, tragédias... não quer dizer que ela vá desenvolver uma depressão, por isso vemos pessoas praticamente com a sua vida toda comprometida numa alegria indescritível, porque? porque ela não tem depressão, mas isto não quer dizer que ela não vá sentir tristeza em determinado momento da vida, sim! mas nao necessariamente ela adquirirá uma depressão.

Uma pessoa que já nasce com depressão, não pode sofrer um pequeno trauma, ou frustração que o seu corpo não aguenta, porque ele não tem energia sufuciente para suportar uma descarga de emoções, não tem de onde tirar essa força, porque seu organismo não produz o necessário para o corpo suportar. Então não adianta pedir para a pessoa ter força, que a vida continua ou mostrar problemas de outros piores que o dela. Só estamos piorando a situação, porque irá fazer com que a pessoa se sinta incapaz, baixando mais ainda sua auto-estima.

Os profissionais de saúde dão uma ajudar relativamente ótima a aliviar isto, é necessário um tratamento medicamentoso e psicoterápico, na psicoterapia usamos tecnicas para fazer com que a pessoa tente mudar seus pensamentos negativos para positivos, fazendo com que os pensamentos positivos provoquem uma sensação de bem estar, não só diante do psicoterapeuta, ela aprenderá a fazer isto sozinha em outras ocasioes de surtos depressivos. Esta doença é uma doença assassina se não tomarmos as devidas providencias necessárias.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/depressao-doenca-fisiologica-psicologica-ou-espiritual-4849305.html

    Palavras-chave do artigo:

    depressao

    ,

    duvidas

    Comentar sobre o artigo

    Lucivania da Silva

    Partindo do principio que a depressão infantil pode ser explicada, levando-se em consideração a história de vida, contingências ambientais, fatores orgânicos e elementos comportamentais, o presente trabalho objetivou descrever alguns aspectos da dinâmica familiar e escolar do indivíduo que causam depressão infantil, sobre a ótica da Psicopedagogia. Por se tratar de uma pesquisa de caráter integrativo, enfatizamos a importância de os profissionais da área educacional estarem atentos aos sintomas.

    Por: Lucivania da Silval Educação> Educação Infantill 25/09/2012 lAcessos: 373
    Rita Guimarães

    A depressão é uma doença grave e pode se apresentar de algumas formas diferentes. Essas diferentes formas de apresentação da depressão dificultam o diagnóstico porque as pessoas não reconhecem que estão doentes e, por incerteza ou vergonha, não procuram ajuda profissional. Esse artigo fala um pouco sobre os sintomas da depressão, para facilitar sua identificação, incentivar as pessoas a buscar uma avaliação profissional, iniciar o tratamento adequado e, assim, diminuir o sofrimento.

    Por: Rita Guimarãesl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 01/11/2013 lAcessos: 63

    Algumas conjecturas sobre a depressão, mal que aflige muitos nos séculos XX e XXI.

    Por: Dr Carlos Reyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/04/2008 lAcessos: 3,572
    Larissa Tâmara

    Não entrarei aqui no mérito das causas e tipos de depressão, mas sim na necessidade de quem está deprimido, em olhar para aquilo que está sentindo não como um paciente alheio à sua doença, mas como alguém que tenta entrar mais em contato consigo mesmo e perceber coisas a partir disto.

    Por: Larissa Tâmaral Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 18/10/2010 lAcessos: 49
    Emerson Rocha

    Nesta matéria você irá saber como fazer para diminuir os sintomas da depressão e o que os exercícios podem fazer para melhorar os sintomas desta doença .Esta doença pode roubar toda sua energia e fazer com que você perca a vontade de fazer as tarefas simples do dia a dia [....]

    Por: Emerson Rochal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 25/08/2011 lAcessos: 90
    Leticia Carrijo

    Sem nenhuma explicação aparente você começa a sentir-se só, nada mais tem graça, sente-se infeliz sem saber por quê. Mas, nada consegue te fazer sentir-se diferente, por mais que tente.

    Por: Leticia Carrijol Saúde e Bem Estarl 06/01/2010 lAcessos: 1,009
    Edson Salgueiro

    No mundo moderno, a melancolia e a depessão afetam uma grande quantidade de pessoas. Crianças, adolescentes, jovens, velhos,... todos são atingidos por estas verdadeiras epidemias psicoemocionais. Por que algumas pessoas já são depressivas desde jovens? Existe uma tendência ou estes estados são desenvolvidos? A conscientização do estado depressivo, e a mudança de atitudes podem alterar estas características e transmutar a química cerebral e neutralizar os personagens psíquicos da mente.

    Por: Edson Salgueirol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 22/07/2010 lAcessos: 283

    A depressão pós-parto atinge entre 10%a 20% das mulheres, e começa a aparecer nos três primeiros meses após o parto. Os fatores que desencadeiam esta psicose puerpal geralmente estão relacionados causa especifica como; alterações hormonais, biológicas ou psicossociais.

    Por: andreial Educação> Ensino Superiorl 06/05/2013 lAcessos: 42

    A depressão na sociedade moderna é uma doença que vem agravando cada vez mais o nosso mundo. É um sofrimento psíquico que se manifesta em forma de tristeza e apatia que atingem o corpo e a alma, consequentemente de qualquer estado que desorganize o pensamento. Seu diagnóstico é facilitado pela presença dos sintomas e por um bom conhecimento teórico.

    Por: Jean Carlos Zoccall Educação> Ensino Superiorl 07/05/2013 lAcessos: 159

    Pode-se notar com uma determinada facilidade o fato de que há diversas pessoas que sofrem com o ressecamento da pele na região dos cotovelos, e isto poderia ser considerado comum, no entanto, há casos em que é necessário que se tenha um pouco mais de atenção.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 12/12/2014

    Uma doença que causa vermelhidão e muita irritação na pele. As pessoas que têm psoríase tem a pele grossa e bem vermelha com muitas placas escamosas esbranquiçadas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/12/2014

    Para quem já ouviu falar sobre a psoríase, no entanto não tem muito conhecimento sobre os seus sintomas e com isto esta com algumas dúvidas, como por exemplo, a respeito da possível coceira. Sendo assim, iremos falar agora mesmo se a psoríase apresenta ou não este sintoma.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 09/12/2014

    As doenças de pele sempre geram muitos problemas principalmente na estética, e isso acaba chateando bastante os pacientes, porém na maioria dos casos essas doenças não afetam em nada na qualidade de vida, e esse acaba sendo o fator mais importante, pois mesmo com a doença, o paciente pode ter muita qualidade de vida. Assim também acontece com a psoríase, uma doença de pele que se caracteriza principalmente pelos sintomas de vermelhidão e coceira, porém também faz com que a pele na região doente

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 05/12/2014

    Atualmente existem muitas doenças que vem se tornando bastante populares entre os brasileiros, e entre essas doenças está a psoríase, uma doença que ataca a pele, causando vermelhidão e irritação, sendo que um dos seus principais sintomas são coceira intensa na região, o que acaba sendo o principal responsável por causar feridas na pele, pois a pessoa acaba coçando com muita frequência, e isso acaba sendo um dos principais motivos pela aparição de feridas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 28/11/2014

    HUMANIZAR É PRECISO. SOMOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E DEVEMOS A CADA DIA LUTAR PELA HUMANIZAÇÃO EM NOSSOS SETORES.

    Por: JOSE ERIQUE MIRANDA MEDEIROl Saúde e Bem Estarl 28/11/2014

    Para quem é paciente de psoríase, provavelmente já ouviram falar algumas centenas de vezes que a doença não tem cura, o que pode desconfortar muitos dos pacientes, como também os seus familiares, no entanto, não é necessário preocupação, pois existem diversos tratamentos que podem ser adotados, e que podem funcionar como uma espécie de cura temporária.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 26/11/2014

    RESUMO O estudo apresentado a seguir destaca o alcoolismo como uma doença e o quanto pode prejudicar a sociedade. O objetivo desse estudo é fazer uma abordagem teórica diante do assunto, buscando entender os aspectos que compreendem o tema. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como FERRARINI, VESPUCCI (2000), ANDRADE (2009), entre outros, procurando enfatizar a importância de se conscientizar sobre os problemas causados pelo uso excessivo do álcool.

    Por: Fernandal Saúde e Bem Estarl 24/11/2014
    Carla Raquel Salazar

    Hoje o maior desafio pra quem tem medo de dirigir é pegar no carro e dirigir por aí, a necessidade é tamanha, mas o medo fala mais alto. Estudos mostram que os maiores índices de pessoas que sofrem do medo de dirigir possuem CNH.

    Por: Carla Raquel Salazarl Psicologia&Auto-Ajudal 27/04/2009 lAcessos: 59,684 lComentário: 85

    Comments on this article

    1
    Marcio 07/06/2011
    Muito bom Drª parabéns pelo artigo :")
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast