Depressão, doença Fisiológica, psicológica ou espiritual?

Publicado em: 01/06/2011 |Comentário: 1 | Acessos: 813 |

A Depressão já foi encarada como a doença do século, comparada com o cancer e doenças cardiacas, ela não escolhe idade nem padrão de vida. Doença mental que causa problemas fisicos ou somatiza doenças.

A deficiencia mental é nas aminas biogenicas, compostos quimicos que se concentram no sistema límbico, que é o que tem a ver com as emoções que cumprem o papel de neuro-transmissores(carregam impulsos eletricos de uma célula para outra no cérebro), a serotonina, dopamina e a noreprinefina, a serotonina é responsável por fazer o corpo relaxar, então pequenos disturbios no equilibrio desses neurotransmissores provocam efeitos significativos, no comportamento , no pensamento e no sistema imunológico da pessoa. Portanto ela é uma doença fisiológica.

A pessoa já nasce com depressão, e algumas variáveis ambientais aumenta a probabilidade de desencadeamento da doença, podemos refletir, então se uma pessoa que não tem depressão, durante sua vida sofre vários problemas, tragédias... não quer dizer que ela vá desenvolver uma depressão, por isso vemos pessoas praticamente com a sua vida toda comprometida numa alegria indescritível, porque? porque ela não tem depressão, mas isto não quer dizer que ela não vá sentir tristeza em determinado momento da vida, sim! mas nao necessariamente ela adquirirá uma depressão.

Uma pessoa que já nasce com depressão, não pode sofrer um pequeno trauma, ou frustração que o seu corpo não aguenta, porque ele não tem energia sufuciente para suportar uma descarga de emoções, não tem de onde tirar essa força, porque seu organismo não produz o necessário para o corpo suportar. Então não adianta pedir para a pessoa ter força, que a vida continua ou mostrar problemas de outros piores que o dela. Só estamos piorando a situação, porque irá fazer com que a pessoa se sinta incapaz, baixando mais ainda sua auto-estima.

Os profissionais de saúde dão uma ajudar relativamente ótima a aliviar isto, é necessário um tratamento medicamentoso e psicoterápico, na psicoterapia usamos tecnicas para fazer com que a pessoa tente mudar seus pensamentos negativos para positivos, fazendo com que os pensamentos positivos provoquem uma sensação de bem estar, não só diante do psicoterapeuta, ela aprenderá a fazer isto sozinha em outras ocasioes de surtos depressivos. Esta doença é uma doença assassina se não tomarmos as devidas providencias necessárias.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/depressao-doenca-fisiologica-psicologica-ou-espiritual-4849305.html

    Palavras-chave do artigo:

    depressao

    ,

    duvidas

    Comentar sobre o artigo

    Lucivania da Silva

    Partindo do principio que a depressão infantil pode ser explicada, levando-se em consideração a história de vida, contingências ambientais, fatores orgânicos e elementos comportamentais, o presente trabalho objetivou descrever alguns aspectos da dinâmica familiar e escolar do indivíduo que causam depressão infantil, sobre a ótica da Psicopedagogia. Por se tratar de uma pesquisa de caráter integrativo, enfatizamos a importância de os profissionais da área educacional estarem atentos aos sintomas.

    Por: Lucivania da Silval Educação> Educação Infantill 25/09/2012 lAcessos: 352
    Rita Guimarães

    A depressão é uma doença grave e pode se apresentar de algumas formas diferentes. Essas diferentes formas de apresentação da depressão dificultam o diagnóstico porque as pessoas não reconhecem que estão doentes e, por incerteza ou vergonha, não procuram ajuda profissional. Esse artigo fala um pouco sobre os sintomas da depressão, para facilitar sua identificação, incentivar as pessoas a buscar uma avaliação profissional, iniciar o tratamento adequado e, assim, diminuir o sofrimento.

    Por: Rita Guimarãesl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 01/11/2013 lAcessos: 58

    Algumas conjecturas sobre a depressão, mal que aflige muitos nos séculos XX e XXI.

    Por: Dr Carlos Reyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/04/2008 lAcessos: 3,567
    Larissa Tâmara

    Não entrarei aqui no mérito das causas e tipos de depressão, mas sim na necessidade de quem está deprimido, em olhar para aquilo que está sentindo não como um paciente alheio à sua doença, mas como alguém que tenta entrar mais em contato consigo mesmo e perceber coisas a partir disto.

    Por: Larissa Tâmaral Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 18/10/2010 lAcessos: 47
    Emerson Rocha

    Nesta matéria você irá saber como fazer para diminuir os sintomas da depressão e o que os exercícios podem fazer para melhorar os sintomas desta doença .Esta doença pode roubar toda sua energia e fazer com que você perca a vontade de fazer as tarefas simples do dia a dia [....]

    Por: Emerson Rochal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 25/08/2011 lAcessos: 87
    Leticia Carrijo

    Sem nenhuma explicação aparente você começa a sentir-se só, nada mais tem graça, sente-se infeliz sem saber por quê. Mas, nada consegue te fazer sentir-se diferente, por mais que tente.

    Por: Leticia Carrijol Saúde e Bem Estarl 06/01/2010 lAcessos: 1,002
    Edson Salgueiro

    No mundo moderno, a melancolia e a depessão afetam uma grande quantidade de pessoas. Crianças, adolescentes, jovens, velhos,... todos são atingidos por estas verdadeiras epidemias psicoemocionais. Por que algumas pessoas já são depressivas desde jovens? Existe uma tendência ou estes estados são desenvolvidos? A conscientização do estado depressivo, e a mudança de atitudes podem alterar estas características e transmutar a química cerebral e neutralizar os personagens psíquicos da mente.

    Por: Edson Salgueirol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 22/07/2010 lAcessos: 277

    A depressão pós-parto atinge entre 10%a 20% das mulheres, e começa a aparecer nos três primeiros meses após o parto. Os fatores que desencadeiam esta psicose puerpal geralmente estão relacionados causa especifica como; alterações hormonais, biológicas ou psicossociais.

    Por: andreial Educação> Ensino Superiorl 06/05/2013 lAcessos: 36

    A depressão na sociedade moderna é uma doença que vem agravando cada vez mais o nosso mundo. É um sofrimento psíquico que se manifesta em forma de tristeza e apatia que atingem o corpo e a alma, consequentemente de qualquer estado que desorganize o pensamento. Seu diagnóstico é facilitado pela presença dos sintomas e por um bom conhecimento teórico.

    Por: Jean Carlos Zoccall Educação> Ensino Superiorl 07/05/2013 lAcessos: 142

    Um problema que atinge ou irá atingir 65% dos homens e 40% das mulheres. Para os homens é uma assunto incomodo mas sociavelmente aceite. Para as mulheres é um problema duro de lidar. Existem muitas mais mulheres no mundo que sofrem de calvície que possa imaginar. Não é só um problema de homens. Mas existe uma solução, e não uma solução temporária, mas uma solução definitiva e natural, o transplante capilar pelo método FUE.

    Por: Maria Mirandal Saúde e Bem Estarl 27/10/2014

    Sem dúvidas a obesidade tem sido um fator preocupante na saúde da população moderna. Nos últimos anos observamos um aumento significativo no índice de pessoas acima do peso ou mesmo obesas, tanto nos países desenvolvidos, como nos países em desenvolvimento. Além dos problemas para saúde o excesso de peso acarreta efeitos socioeconômicos substanciais.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    O objetivo da fisioterapia na saúde da mulher é atender a mulher em sua integridade, em todas as fases da sua vida, respeitando as necessidades e características individuais. Atua em vários aspectos da função e do movimento humano, que sofrem mudanças e alterações durante suas fases de vida, desde a adolescência até a fase adulta, passando pela fase reprodutiva, período gestacional, climatério, menopausa e terceira idade.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Este artigo demonstra como um cuidador ou quem convive com uma pessoa que tem Alzheimer deve se comportar, mostra o que deve e o que não deve fazer para manter uma boa convivência e boa qualidade de vida.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Cada vez mais nos deparamos com a situação de não encontrar ninguém nos lares durante o dia todo. Trabalho, curso, escola, faculdade, entre outras coisas, compõem uma grade maluca que tem hora certa para começar, mas sem previsão para terminar. E em meio a essa loucura, fica difícil seguir os horários comuns de alimentação em que estamos acostumados. Dependendo da rotina, fica até difícil de separar um tempo do seu dia para fazer isso.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    É muito bom poder sentar para almoçar e encontrar um pedaço de bife acompanhado de algumas batatas fritas, prontos para serem devorados. Mas muita gente não tem ideia de todo o processo que a carne passa até chegar a sua casa. Pensando até pelo lado higiênico, chega até ser um pouco perigoso o consumo de alguns alimentos, não somente carnívoros, sem que estejam devidamente saudáveis e conservados para seu consumo.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    A loucura do dia a dia traz muito estresse e os efeitos são claramente percebíveis com o decorrer do tempo. Cada vez mais, nos acostumamos em realizar inúmeras atividades simultaneamente, e a verdade é que fica quase impossível de realizá-las todas corretamente. Algumas funções realmente podem ser evitadas, mas por grande maioria, podemos enxergar obrigações rotineiras que necessitam uma atenção, dificultando que haja a devida concentração para cada uma.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 22/10/2014

    Relato de experiência na escola municipal de Itajaí sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) e o recente lançamento da Caderneta do Adolescente.

    Por: Danieli Fabrícia Pereiral Saúde e Bem Estarl 21/10/2014
    Carla Raquel Salazar

    Hoje o maior desafio pra quem tem medo de dirigir é pegar no carro e dirigir por aí, a necessidade é tamanha, mas o medo fala mais alto. Estudos mostram que os maiores índices de pessoas que sofrem do medo de dirigir possuem CNH.

    Por: Carla Raquel Salazarl Psicologia&Auto-Ajudal 27/04/2009 lAcessos: 59,624 lComentário: 85

    Comments on this article

    1
    Marcio 07/06/2011
    Muito bom Drª parabéns pelo artigo :")
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast