Doenças ocupacionais

Publicado em: 25/11/2010 |Comentário: 2 | Acessos: 10,904 |

Doenças ocupacionais são doenças ligadas a modificação no estado de saúde do trabalhador, elas são originadas através da condição de trabalho desempenhada pelo trabalhador em seu trabalho e até mesmo situações pessoais do indivíduo que podem atrapalhar a função desempenhada.

Esse é um grande motivo de pagamentos de auxílios, indenizações e muitos outros direitos do trabalhador se caso sofrer de uma doença ocupacional. Devido a muitas pressões no trabalho o estresse pode levar a doenças psíquicas ocupacionais e até mesmo lesões causadas por esforços repetitivos que podem gerar alterações em músculos, tendões e articulações.

Muitos bancários, digitadores e operadores de telemarketing constantemente sofrem com este tipo de doença. As doenças mais comuns são as de pele e respiratórias que constantemente atingem trabalhadores que são expostos a agentes biológicos, químicos e físicos, sem a devida precaução.

Outro tipo de doença ocupacional muito comum é a pulmonar, como o câncer de traquéia e asma, que são causadas pela inalação de partículas maléficas a saúde. Essas substâncias consideradas nocivas são absorvidas pelo pulmão, o que compromete muito a saúde e funcionamento do mesmo.

Prevenção

A prevenção de doenças ocupacionais pode ser exercida tanto para a empresa como para o trabalhador. É muito importante exigir a postura correta em escritórios e empresas para evitar problemas sérios de coluna e, além disso, ter um ambiente de trabalho confortável e satisfatório é muito importante para aliviar o estresse e muitas doenças ocupacionais.

São medidas simples, mas se usadas de forma correta podem livrar muitos trabalhadores de diversos problemas de saúde e doenças ocupacionais.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/doencas-ocupacionais-3731831.html

    Palavras-chave do artigo:

    doencas ocupacionais

    ,

    doencas

    ,

    ocupacionais

    Comentar sobre o artigo

    O presente estudo tem como objetivo descrever o papel do enfermeiro do trabalho na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Tendo como método a pesquisa bibliográfica com revisão de literatura por meio eletrônico, realizada na Biblioteca Virtual de Saúde nas bases de dados LILACS e BDENF. A análise temática permitiu identificar duas categorias: Riscos ocupacionais e Prevenção de acidentes. Conclui-se que o enfermeiro tem sua particularidade e importância mediante aos riscos ocupacionais e

    Por: Shaiene Cruz Pereira Marquesl Saúde e Bem Estarl 16/05/2014 lAcessos: 58
    SINTET SINDICATO

    Com uma sentença para afastar a prescrição declarada sobre pleito de indenização por acidente de trabalho, fundamentando que "créditos de natureza civil, ainda que oriundos de relação de emprego, sujeitam-se à prescrição prevista no Código Civil" e não à regra oriunda do artigo 7º da Constituição Federal, que em seu inciso XXIX, reconhece direito de "ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional decinco anos.

    Por: SINTET SINDICATOl Press Releasel 21/04/2011 lAcessos: 291
    Sonia Sanches

    Ainda hoje, muitas empresas não se atentam na segurança do trabalhador. Existem empresas que apesar de serem fiscalizadas periodicamente, não se preocupam em fiscalizar o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pelos funcionários, e isso provoca inúmeras doenças ocupacionais, prejudicando a saúde do trabalhador e também sua produtividade.

    Por: Sonia Sanchesl Notícias & Sociedadel 28/06/2012 lAcessos: 231

    O envelhecimento é inevitável e condiciona o ser humano a um progressivo decréscimo nas funções fisiológicas, em particular as funções cerebrais, favorecendo o aparecimento de transtornos mentais típicos e mais comuns da velhice como a demência, depressão, ansiedade, delirium e transtornos psicóticos segundo Filho e Netto (2006). A demência apresenta prevalência muito alta na população idosa, dobrando a cada cinco anos após os 65 anos de idade. Definida por Filho e Neto (2006), como uma síndrome com múltiplas causas, sendo a Doença de Alzheimer (DA) a principal causa de demência em idosos. O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre a Doença de Alzheimer e seu impacto sobre os cuidadores. Será uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com abordagem qualitativa para que possamos melhor entender a doença e de que forma ela influência a vida das pessoas que tem no seio familiar um portador desta patologia.

    Por: Vanni de Jesus Silva Camposl Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/04/2009 lAcessos: 6,973 lComentário: 4

    A silicose constitui um grande problema de saúde publica, no Brasil é a mais antiga e grave doença profissional. É de origem ocupacional sendo provocada por inúmeras substâncias e produtos no local de trabalho, saber determinar o grau de risco e os equipamentos de proteção é muito importante. A silicose livre é resultante do quatzo dentre as patologias pulmonares destacam-se ainda as pneumoconiose e asbestose. A silicose esta relacionada com inalação de pequenas partículas e a permanência destas micro partículas no pulmão acabam determinando a doença. As micro partículas atingem o interior do pulmão provocando uma reação inflamatória, a repetição desta inflamação ocasiona a perda de elasticidade pulmonar, na qual acaba formando nódulos pulmonares. A Anamnese e os exames clínicos são importantes para diagnosticar esta doença, embora não se tenha cura para a silicose, a prevenção ainda é a melhor forma de evitar esta doença.

    Por: Gilmara Fagundesl Saúde e Bem Estarl 17/01/2009 lAcessos: 16,244 lComentário: 5
    Itamar Mariano

    A importância de monitorar a saúde do colaborador durante o contrato de trabalho A Medicina do Trabalho surge, portanto, como um ramo da medicina que monitora e preserva a vida e a integridade do trabalhador, inserindo no ambiente de trabalho, médicos e enfermeiros responsáveis em prevenir acidentes e problemas de saúde decorrentes de certos ofícios, assim como tratar daqueles que sofrem com consequências de acidentes causados pelas tarefas que exercem.

    Por: Itamar Marianol Saúde e Bem Estar> Medicinal 05/04/2013 lAcessos: 24
    Adriano Martins Pinheiro

    O presente artigo visa esclarecer o trabalhador quanto aos direitos relacionados ao acidente e doenças ocupacionais. Para tanto, abordamos em tópicos, os procedimentos junto à previdência social, as medidas judiciais e definimos os termos técnicos comumente usados no tema.

    Por: Adriano Martins Pinheirol Direitol 22/07/2009 lAcessos: 60,051 lComentário: 34

    É importante saber que as doenças ocupacionais estão diretamente relacionadas à exposição aos riscos de algumas atividades. Devido a pressões no trabalho, o estresse pode levar à doenças psíquicas e até mesmo a lesões causadas por esforços repetitivos. Esse é um dos motivos para pagamentos de auxílios, indenizações e outros direitos dos colaboradores se caso sofrerem de alguma doença ocupacional.

    Por: Patricial Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/09/2011 lAcessos: 171

    O termo doença ocupacional descreve toda doença que possa ser desenvolvida por um indivíduo em seu lugar de serviço ou mesmo fora dele, se for verificado ser consequência da atividade laboral realizada.

    Por: Dimitri França Limal Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/02/2011 lAcessos: 879
    Araceli Canova

    Você já desistiu das suas resoluções de Ano Novo? Você não está sozinha. Você deve ser uma das muitas que decidiram ficar em forma esse ano e já estão dando desculpas do porque não podem ir á academia. Eu tenho a solução perfeita: Dança do Ventre.

    Por: Araceli Canoval Saúde e Bem Estarl 26/02/2015

    A psoríase é um doença de pele que causa alguns incômodos aos seus portadores. Umas das maiores dúvidas é sobre a coceira. Acesse o link e descubra a resposta!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 25/02/2015

    A psoríase pode afetar o couro cabeludo? Por ser uma doença de pele, ela pode se espalhar por qualquer parte do corpo. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 25/02/2015

    Saiba como tratar a doença psoríase. Doença que se apresenta na pele e em diversas partes do corpo. Este artigo é direcionado para a psoríase dos pés, como tratar. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Conheça a doença de pele psoríase, presente em qualquer faixa etárias e diferentes partes do corpo. Descubra seus sintomas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Conheça a doença de pele psoríase, que pode se manisfestar em diferentes áreas do corpo humano, inclusive no cotovelo!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Adultos e idosos não imunizados colaboram para retorno de doenças então controladas. Fórum em São Paulo debate o tema

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Muitos acreditam que o "Consumo Responsável" de álcool não traz riscos à saúde, e ainda defendem os efeitos protetores do consumo de vinho tinto sobre os eventos cardiovasculares. Porém, sabemos que os benefícios desse consumo não chegam a um décimo de seus riscos, a começar pelo fato de que entre os homens com idade de 15 a 59 anos, o consumo abusivo de álcool é o principal fator de risco de morte prematura.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estarl 23/02/2015

    É de conhecimento de todos o aumento da obesidade infantil no mundo, ela é uma doença gerada por diversos motivos que vão desde origem psicológica, mal alimentação, compreendendo também o sedentarismo infantil. O sedentarismo infantil é um fator decisivo no aparecimento da obesidade, pois quando a criança é sedentária ela favorece o organismo a acumular gorduras. É importante promover o gasto energético através da prática de exercícios e consequente combate ao sedentarismo.

    Por: Christiano França Limal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 07/10/2011 lAcessos: 252

    Você que quer saber como ganhar dinheiro no ano de 2011 está no lugar certo, hoje abordaremos algumas oportunidade de sucesso para ganhar dinheiro.

    Por: Christiano França Limal Carreiral 28/12/2010 lAcessos: 1,402

    ocê que é empreendedor e tem um negócio em sua própria casa e quer ter algumas dicas de como melhora ainda mais o seu negócio está no lugar certo!

    Por: Christiano França Limal Negóciosl 28/12/2010 lAcessos: 129

    Você que é profissional em informática e quer ter novas idéias e negócios no seu ramo preferido, ou você que quer empreender neste ano de 2011 e quer inovar no ramo de informática está no lugar certo!

    Por: Christiano França Limal Negóciosl 28/12/2010 lAcessos: 4,998

    As franquias de negócios são um meio bem confiável e rentável de ganhar dinheiro, dependendo da marca da franquia o seu público alvo pode ser bem expandido e alcançar patamares altos em lucros.

    Por: Christiano França Limal Negóciosl 28/12/2010 lAcessos: 979

    Você sabe o que é certificado de depósito bancário? Hoje o nosso tema é este! O certificado de depósito bancário são oferecidos e posteriormente vendidos em forma de captação de alguns recursos

    Por: Christiano França Limal Finanças> Investimentosl 28/12/2010 lAcessos: 241

    Você já conhece o crédito online? Muitas insituições financeiras estão lado a lado com a tecnologia que vem se avançando a cada dia que passa e surgiu então o crédito online..

    Por: Christiano França Limal Finanças> Créditol 28/12/2010 lAcessos: 1,048 lComentário: 1

    O crédito para aposentados é uma operação fácil e ágil, pois não precisa de consulta ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e ao Serasa, pois o crédito é descontado na folha de pagamento do cliente.

    Por: Christiano França Limal Finanças> Créditol 28/12/2010 lAcessos: 808

    Comments on this article

    0
    Thais de Fatima Costa Silva 24/04/2011
    eu sai do meu trabalho pe, trabalhei ha um ano mi nandarao enbora mais continuo com a dor no pe e nao sei o que fazer . alquem pode mi ajudar
    0
    João Luiz 09/03/2011
    Eu Trabalho num Ogão Público Há 5 anos, no meu Hambiente de Trabalho não Existe Janelas, Eu Trabalho nos Fins de Semanaa As Vêzes até Tarde da Noite, Nunca tirei Férias, Tive Pico de Pressão Arterial, mas melhorei da Pressão Arterial, Mas Agora venho Sentindo Uma Pressão, um Mal Estar Horrível em Minha Cabeça, Coisa que não sei Explicar ao Certo como é, so sei que é Horrível e mesmo com a Pressão Normal, este mal estar sempre Aparece, se Eu fiacr Parado , fica ainda Piór, ai eu saio para dar uma Caminhada, as vezes melhora as vezes não. Gostaria de uma ajuda , um Conselho à Respeito Disso. Pratico Corrida, Caminhadas, Bicicleta, mas mesmo Assim, Esse Mal estar não me deixa. Sinto que não sou o mesmo Homem de um ano artrás. Se Alguém puder me Ajudar Agradeço de Coração.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast