Doenças ocupacionais

25/11/2010 • Por • 11,008 Acessos

Doenças ocupacionais são doenças ligadas a modificação no estado de saúde do trabalhador, elas são originadas através da condição de trabalho desempenhada pelo trabalhador em seu trabalho e até mesmo situações pessoais do indivíduo que podem atrapalhar a função desempenhada.

Esse é um grande motivo de pagamentos de auxílios, indenizações e muitos outros direitos do trabalhador se caso sofrer de uma doença ocupacional. Devido a muitas pressões no trabalho o estresse pode levar a doenças psíquicas ocupacionais e até mesmo lesões causadas por esforços repetitivos que podem gerar alterações em músculos, tendões e articulações.

Muitos bancários, digitadores e operadores de telemarketing constantemente sofrem com este tipo de doença. As doenças mais comuns são as de pele e respiratórias que constantemente atingem trabalhadores que são expostos a agentes biológicos, químicos e físicos, sem a devida precaução.

Outro tipo de doença ocupacional muito comum é a pulmonar, como o câncer de traquéia e asma, que são causadas pela inalação de partículas maléficas a saúde. Essas substâncias consideradas nocivas são absorvidas pelo pulmão, o que compromete muito a saúde e funcionamento do mesmo.

Prevenção

A prevenção de doenças ocupacionais pode ser exercida tanto para a empresa como para o trabalhador. É muito importante exigir a postura correta em escritórios e empresas para evitar problemas sérios de coluna e, além disso, ter um ambiente de trabalho confortável e satisfatório é muito importante para aliviar o estresse e muitas doenças ocupacionais.

São medidas simples, mas se usadas de forma correta podem livrar muitos trabalhadores de diversos problemas de saúde e doenças ocupacionais.

Perfil do Autor

Christiano França Lima

Christiano é autor desde 2008 e gosta de escrever sobre diversos assuntos, tais como Doenças Ocupacionais, Importance of Food Nutrition Facts Label e O que é empréstimo bancário?.