EROSÃO ÁCIDA - o que é isto?

13/05/2010 • Por • 860 Acessos

EROSÃO - ato de carcomer  e corroer lentamente

A erosão ácida é um dano causado aos dentes pelos ácidos, freqüentemente provenientes dos alimentos, que enfraquecem a superfície do esmalte. Ìntimamente associada à dieta moderna é uma das ameaças mais importantes à saúde dentária desde as cáries.Muitos não sabem o que é isto, nunca ouviram falar em erosão ácida, e não sabem que pode estar acontecendo  com os seus  próprios dentes, porque nos estágios iniciais ela é difícil de ser detectada. A erosão  ácida é diferente da cárie dentária porque não envolve bactérias ou os açúcares da dieta, é resultado da ação direta de ácidos ( seja de alimentos, bebidas ou do estômago) sobre a superfície dos dentes, o esmalte, mas causa os mesmos desconfortos: sensibilidades, dores e a necessidade de tratamentos restauradores.

Várias frutas, vinagres, refrigerantes e vinhos podem ser altamente ácidos e assim potencialmente prejudiciais aos dentes. A dieta e o modo como bebidas e alimentos  ácidos são consumidos, associados  aos hábitos de higiene bucal, formam a causa mais provável da  erosão ácida. Entretanto, ela também pode ser causada pela presença de ácidos  gástricos na boca, por exemplo, como conseqüência da bulimia ( vômitos) ou indigestão( regurgitação/ refluxo gástrico). Também existem casos - como resultado da exposição  ocupacional ou industrial - nos quais  a erosão ácida pode aparecer, por exemplo, pela inalação prolongada de vapores ácidos.  

Todas as pessoas que possuem dentes naturais, inclusive as crianças, podem ter erosão ácida.

SINAIS E SINTOMAS DA EROSÃO ÁCIDA  -  a  olho nu os dentes podem parecer saudáveis mas  apresentar sensibilidade durante a ingestão de alimentos e bebidas quentes, geladas  ou doces. Podem apresentar fissuras e pequenas fraturas ou mesmo superfícies lisas e desgastadas. Descoloração acentuada, fissuras ou asperezas nas bordas dos dentes, lesões em forma de  taça nas superfícies de mastigação, etc.

PREVENÇÂO -  a prevenção é feita à partir do diagnóstico feito pelo Cirurgião - dentista e através das orientações e sugestões em relação aos hábitos alimentares e de higiene bucal de cada pessoa. Por exemplo: se ingerir alimentos considerados ácidos a pessoa  deve evitar  escovar os dentes imediatamente após, porque o esmalte estará amolecido e vulnerável; deve esperar,pelo menos uma hora  para escová-los após a refeição. Ao ingerir bebidas ácidas  deve fazê-lo ràpidamente, evitando bochechá-las ou mantê-las por muito tempo na boca,ou, pode usar um canudo para levar o líquido diretamente para a parte mais posterior da boca sem que entre em contato com os dentes. Ao escovar os dentes, deve fazê-lo delicada e suavemente com uma escova macia e um creme dental  pouco abrasivo e que contenha flúor na sua composição.

MAIS IMPORTANTE - a observação dos sinais e sintomas e a visita ao Cirurgião - dentista para o diagnóstico correto e para receber as orientações e os tratamentos adequados e específicos para cada caso.

 

 

Perfil do Autor

Marlene Rodrigues Ferreira

                  Sou Cirurgiã - dentista há mais de  trinta anos, estudei na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Paraná....