EROSÃO ÁCIDA - o que é isto?

Publicado em: 13/05/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 823 |

EROSÃO - ato de carcomer  e corroer lentamente

A erosão ácida é um dano causado aos dentes pelos ácidos, freqüentemente provenientes dos alimentos, que enfraquecem a superfície do esmalte. Ìntimamente associada à dieta moderna é uma das ameaças mais importantes à saúde dentária desde as cáries.Muitos não sabem o que é isto, nunca ouviram falar em erosão ácida, e não sabem que pode estar acontecendo  com os seus  próprios dentes, porque nos estágios iniciais ela é difícil de ser detectada. A erosão  ácida é diferente da cárie dentária porque não envolve bactérias ou os açúcares da dieta, é resultado da ação direta de ácidos ( seja de alimentos, bebidas ou do estômago) sobre a superfície dos dentes, o esmalte, mas causa os mesmos desconfortos: sensibilidades, dores e a necessidade de tratamentos restauradores.

Várias frutas, vinagres, refrigerantes e vinhos podem ser altamente ácidos e assim potencialmente prejudiciais aos dentes. A dieta e o modo como bebidas e alimentos  ácidos são consumidos, associados  aos hábitos de higiene bucal, formam a causa mais provável da  erosão ácida. Entretanto, ela também pode ser causada pela presença de ácidos  gástricos na boca, por exemplo, como conseqüência da bulimia ( vômitos) ou indigestão( regurgitação/ refluxo gástrico). Também existem casos - como resultado da exposição  ocupacional ou industrial - nos quais  a erosão ácida pode aparecer, por exemplo, pela inalação prolongada de vapores ácidos.  

Todas as pessoas que possuem dentes naturais, inclusive as crianças, podem ter erosão ácida.

SINAIS E SINTOMAS DA EROSÃO ÁCIDA  -  a  olho nu os dentes podem parecer saudáveis mas  apresentar sensibilidade durante a ingestão de alimentos e bebidas quentes, geladas  ou doces. Podem apresentar fissuras e pequenas fraturas ou mesmo superfícies lisas e desgastadas. Descoloração acentuada, fissuras ou asperezas nas bordas dos dentes, lesões em forma de  taça nas superfícies de mastigação, etc.

PREVENÇÂO -  a prevenção é feita à partir do diagnóstico feito pelo Cirurgião - dentista e através das orientações e sugestões em relação aos hábitos alimentares e de higiene bucal de cada pessoa. Por exemplo: se ingerir alimentos considerados ácidos a pessoa  deve evitar  escovar os dentes imediatamente após, porque o esmalte estará amolecido e vulnerável; deve esperar,pelo menos uma hora  para escová-los após a refeição. Ao ingerir bebidas ácidas  deve fazê-lo ràpidamente, evitando bochechá-las ou mantê-las por muito tempo na boca,ou, pode usar um canudo para levar o líquido diretamente para a parte mais posterior da boca sem que entre em contato com os dentes. Ao escovar os dentes, deve fazê-lo delicada e suavemente com uma escova macia e um creme dental  pouco abrasivo e que contenha flúor na sua composição.

MAIS IMPORTANTE - a observação dos sinais e sintomas e a visita ao Cirurgião - dentista para o diagnóstico correto e para receber as orientações e os tratamentos adequados e específicos para cada caso.

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/erosao-acida-o-que-e-isto-2364795.html

    Palavras-chave do artigo:

    erosao

    ,

    acidos

    ,

    esmalte

    Comentar sobre o artigo

    Você já ouviu falar em erosão ácida do esmalte? O nome pode parecer um pouco técnico, mas o problema está mais perto do que se imagina, muitas vezes dentro da sua geladeira. A erosão ácida leva à perda do esmalte dentário e costuma ser causada pelo consumo excessivo de bebidas e alimentos com pH baixo, ou seja, ácidos.

    Por: Marcelol Saúde e Bem Estar> Odontologial 13/08/2014

    Antes de acender um cigarro, as pessoas deveriam levar em conta o que o fumo faz com o sorriso e com a saúde bucal de modo geral. O cigarro provoca manchas nos dentes e na língua, reduz a sensibilidade do paladar, diminui a capacidade de recuperação após uma cirurgia ou qualquer outro procedimento odontológico, aumenta o risco de doenças da gengiva, de perder os dentes e – mais grave ainda – aumenta o risco de câncer de boca.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 20/06/2013 lAcessos: 32

    Estudo publicado no jornal General Dentistry pelo professor Mohamed Bassiouny, da Temple University, na Filadélfia (Estados Unidos), afirma que o refrigerante (com ou sem açúcar) consumido em excesso é tão prejudicial para os dentes quanto o consumo de metanfetamina, cocaína e crack. "Todos são extremamente ácidos e, por isso, causam problemas similares. A acidez do refrigerante advém do ácido cítrico e do ácido fosfórico.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 15/08/2013 lAcessos: 36

    Infelizmente, uma parcela considerável da população costuma visitar o consultório do cirurgião-dentista apenas quando sente dor ou quando o problema é ainda mais grave. Ao contrário desse senso comum, as consultas são indicadas desde o nascimento do bebê.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 11/04/2014

    Infertilidade é uma das piores consequências da Síndrome dos Ovários Policísticos para a paciente que deseja engravidar

    Por: CLAUDIA CHAVESl Saúde e Bem Estarl 29/09/2014
    Enf Priscila

    Na gravidez a suplementação com alimentos ricos em ferro é fundamental, já que nesse momento especial, a mulher precisa do dobro de ferro consumido normalmente. Mas há vários outros casos em que as pessoas devem ficar atentas e seguir uma dieta especial para casos de anemia. Bebês, idosos, as adolescentes e mulheres entre 19 a 50 anos, precisam consumir mais alimentos ricos em ferro. Blog Mãe Curiosa

    Por: Enf Priscilal Saúde e Bem Estarl 27/09/2014
    Enf Priscila

    Toda mãe de primeira viagem não sabe ainda como limpar essa região do bebê tão delicada. Mas fique tranquila é super simples. Abaixo tem um passo a passo simples, te deixará mais aliviada e o umbigo logo logo cairá. Objetivo principal: sempre deixar umbigo limpo e seco! Abaixo vou lhe explicar detalhadamente como cuidar:

    Por: Enf Priscilal Saúde e Bem Estarl 26/09/2014
    Enf Priscila

    Curiosidades na gestação: saiba que é possível saber o sexo do bebê com apenas 1 mês de gestação, que se perde 5 quilos no dia do parto, que a gestação não dura só 9 meses. Essas e outras curiosidades desse novo mundo de ser mãe, estão em nosso Blog. Venha conferir. www.maecuriosa.com

    Por: Enf Priscilal Saúde e Bem Estarl 26/09/2014

    Conheça mais sobre a Garcínia, um ótimo suplemento que ajuda a emagrecer com qualidade.

    Por: Joana Marquesl Saúde e Bem Estarl 25/09/2014

    Algumas doenças de pele podem acabar por causar determinadas dúvidas, assim como também confuisão, sendo que os seus sintomas podem acabar por se manifestar de formas diferenciadas ou até mesmo de formas que pelos proprios pacientes seja considerada como desconhecida, o que muitas vezes poderá fazer com que ocorra até mesmo um certo desespero, ou medo com relação ao que poderia ser.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 23/09/2014

    O PET Redes de Atenção à Saúde oportunizou a criação de diversos grupos de trabalho em todo o país. Na UNIVALI, Itajaí, SC, um destes grupos de trabalho se constitui no grupo Rede de Cuidados a Pessoa Deficiente, o qual se baseia no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e preconiza a proposta Viver sem limites, a partir da promoção da cidadania e do fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade. Objetivo: relatar experiência no âmbito da saúde pública.

    Por: Danieli Fabrícia Pereiral Saúde e Bem Estarl 19/09/2014

    A manutenção do equilíbrio postural é dependente da integração entre os sistemas visual, vestibular, somatossensorial e auditivo. A desarmonia entre estes sistemas pode levar disfunções labirínticas e vestibulares. O estudo foi desenvolvido na clínica de fisioterapia envolvendo onze pacientes. Foram realizadas estratégias de educação em saúde e exercícios direcionados a disfunção vestibular. Foi possível verificar uma diminuição das queixas, principalmente das crises de tontura e cefaléia.

    Por: Danieli Fabrícia Pereiral Saúde e Bem Estarl 19/09/2014
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Os dentes de leite são muito importantes para as crianças: são eles que realizam toda a mastigação desde que começam a nascer aos seis meses idade até mais ou menos os seis anos quando já começam a nascer alguns dentes permanentes. O primeiro molar permanente nasce por volta desta idade (seis anos), atrás dos dentes de leite, sem que haja queda ou troca de nenhum dente. Muitas mães e pais não percebem o seu nascimento ou o confundem com um dente de leite.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estar> Odontologial 13/02/2011 lAcessos: 188
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Com um leve sorriso cumprimentamos as pessoas e as fazemos sentir-se à vontade. Com uma boa risada acionamos diretamente 28 músculos e relaxamos todo o nosso corpo. Quando gargalhamos provocamos contrações curtas e fortes no diafragma e nos músculos abdominais que massageiam os órgãos internos deixando-os mais irrigados e, portanto, mais saudáveis.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estar> Odontologial 02/02/2011 lAcessos: 257
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Os dentes existem em número de trinta e dois dispostos na boca da seguinte forma: 16 (dezesseis) na parte superior – Arcada superior – e 16 (dezesseis) na parte inferior- Arcada inferior. Cada arcada é dividida em duas partes ou lados (hemiarcadas) direita e esquerda. Em cada lado existem 8 (oito) dentes dispostos lado a lado, com um contato leve e harmonioso suficiente para evitar que os alimentos invadam a área gengival durante a mastigação.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estar> Odontologial 22/01/2011 lAcessos: 2,341
    Marlene Rodrigues Ferreira

    A dieta rica em carboidratos fermentáveis ,principalmente a sacarose,é usada pelas bactérias para a formação de ácidos que agem sobre os dentes provocando o aparecimento das cáries dentárias. Os alimentos têm características que determinam se são cariogênicos, ou não, e quanto o são.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estar> Odontologial 18/01/2011 lAcessos: 4,789 lComentário: 1
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Existem dois fatores determinantes para o aparecimento da cárie dentária: a dieta cariogênica e a higiene bucal deficiente. A cárie dentária pode ser prevenida e totalmente erradicada. O Cirurgião - dentista é o profissional competente para auxiliar as pessoas em relação às doenças da boca.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estarl 09/05/2010 lAcessos: 2,616 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast