EROSÃO ÁCIDA - o que é isto?

Publicado em: 13/05/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 826 |

EROSÃO - ato de carcomer  e corroer lentamente

A erosão ácida é um dano causado aos dentes pelos ácidos, freqüentemente provenientes dos alimentos, que enfraquecem a superfície do esmalte. Ìntimamente associada à dieta moderna é uma das ameaças mais importantes à saúde dentária desde as cáries.Muitos não sabem o que é isto, nunca ouviram falar em erosão ácida, e não sabem que pode estar acontecendo  com os seus  próprios dentes, porque nos estágios iniciais ela é difícil de ser detectada. A erosão  ácida é diferente da cárie dentária porque não envolve bactérias ou os açúcares da dieta, é resultado da ação direta de ácidos ( seja de alimentos, bebidas ou do estômago) sobre a superfície dos dentes, o esmalte, mas causa os mesmos desconfortos: sensibilidades, dores e a necessidade de tratamentos restauradores.

Várias frutas, vinagres, refrigerantes e vinhos podem ser altamente ácidos e assim potencialmente prejudiciais aos dentes. A dieta e o modo como bebidas e alimentos  ácidos são consumidos, associados  aos hábitos de higiene bucal, formam a causa mais provável da  erosão ácida. Entretanto, ela também pode ser causada pela presença de ácidos  gástricos na boca, por exemplo, como conseqüência da bulimia ( vômitos) ou indigestão( regurgitação/ refluxo gástrico). Também existem casos - como resultado da exposição  ocupacional ou industrial - nos quais  a erosão ácida pode aparecer, por exemplo, pela inalação prolongada de vapores ácidos.  

Todas as pessoas que possuem dentes naturais, inclusive as crianças, podem ter erosão ácida.

SINAIS E SINTOMAS DA EROSÃO ÁCIDA  -  a  olho nu os dentes podem parecer saudáveis mas  apresentar sensibilidade durante a ingestão de alimentos e bebidas quentes, geladas  ou doces. Podem apresentar fissuras e pequenas fraturas ou mesmo superfícies lisas e desgastadas. Descoloração acentuada, fissuras ou asperezas nas bordas dos dentes, lesões em forma de  taça nas superfícies de mastigação, etc.

PREVENÇÂO -  a prevenção é feita à partir do diagnóstico feito pelo Cirurgião - dentista e através das orientações e sugestões em relação aos hábitos alimentares e de higiene bucal de cada pessoa. Por exemplo: se ingerir alimentos considerados ácidos a pessoa  deve evitar  escovar os dentes imediatamente após, porque o esmalte estará amolecido e vulnerável; deve esperar,pelo menos uma hora  para escová-los após a refeição. Ao ingerir bebidas ácidas  deve fazê-lo ràpidamente, evitando bochechá-las ou mantê-las por muito tempo na boca,ou, pode usar um canudo para levar o líquido diretamente para a parte mais posterior da boca sem que entre em contato com os dentes. Ao escovar os dentes, deve fazê-lo delicada e suavemente com uma escova macia e um creme dental  pouco abrasivo e que contenha flúor na sua composição.

MAIS IMPORTANTE - a observação dos sinais e sintomas e a visita ao Cirurgião - dentista para o diagnóstico correto e para receber as orientações e os tratamentos adequados e específicos para cada caso.

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/erosao-acida-o-que-e-isto-2364795.html

    Palavras-chave do artigo:

    erosao

    ,

    acidos

    ,

    esmalte

    Comentar sobre o artigo

    Você já ouviu falar em erosão ácida do esmalte? O nome pode parecer um pouco técnico, mas o problema está mais perto do que se imagina, muitas vezes dentro da sua geladeira. A erosão ácida leva à perda do esmalte dentário e costuma ser causada pelo consumo excessivo de bebidas e alimentos com pH baixo, ou seja, ácidos.

    Por: Marcelol Saúde e Bem Estar> Odontologial 13/08/2014 lAcessos: 21

    Antes de acender um cigarro, as pessoas deveriam levar em conta o que o fumo faz com o sorriso e com a saúde bucal de modo geral. O cigarro provoca manchas nos dentes e na língua, reduz a sensibilidade do paladar, diminui a capacidade de recuperação após uma cirurgia ou qualquer outro procedimento odontológico, aumenta o risco de doenças da gengiva, de perder os dentes e – mais grave ainda – aumenta o risco de câncer de boca.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 20/06/2013 lAcessos: 35

    Estudo publicado no jornal General Dentistry pelo professor Mohamed Bassiouny, da Temple University, na Filadélfia (Estados Unidos), afirma que o refrigerante (com ou sem açúcar) consumido em excesso é tão prejudicial para os dentes quanto o consumo de metanfetamina, cocaína e crack. "Todos são extremamente ácidos e, por isso, causam problemas similares. A acidez do refrigerante advém do ácido cítrico e do ácido fosfórico.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 15/08/2013 lAcessos: 38

    Infelizmente, uma parcela considerável da população costuma visitar o consultório do cirurgião-dentista apenas quando sente dor ou quando o problema é ainda mais grave. Ao contrário desse senso comum, as consultas são indicadas desde o nascimento do bebê.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 11/04/2014
    LzRicco Comunicacao

    O verão está chegando e a preocupação com corpo desponta junto. Depois de meses cobrindo as formas com bastante roupa para se proteger do frio, chega o momento de por tudo à mostra. E é aí que a maioria das pessoas começa aquela correria para deixar a silhueta mais afinada apelando principalmente por dietas milagrosas que contribuem para perda rápida de peso.

    Por: LzRicco Comunicacaol Saúde e Bem Estarl 31/10/2014

    Há alguns anos atrás, novos avós não imaginariam um mundo como o de hoje. Objetos que antes eram feitos quase que exclusivamente de madeira, como móveis, hoje podem ser encontrados também em polipropileno. Muitas peças de acabamento dos automóveis, que antes eram produzidas em aço, hoje foram substituídas pelo polipropileno. Até aqueles antigos telefones de gancho feitos em madeira – adivinhe? São fabricados em polipropileno. Mas afinal, que diacho é isso??

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 29/10/2014

    Um problema que atinge ou irá atingir 65% dos homens e 40% das mulheres. Para os homens é uma assunto incomodo mas sociavelmente aceite. Para as mulheres é um problema duro de lidar. Existem muitas mais mulheres no mundo que sofrem de calvície que possa imaginar. Não é só um problema de homens. Mas existe uma solução, e não uma solução temporária, mas uma solução definitiva e natural, o transplante capilar pelo método FUE.

    Por: Maria Mirandal Saúde e Bem Estarl 27/10/2014

    Sem dúvidas a obesidade tem sido um fator preocupante na saúde da população moderna. Nos últimos anos observamos um aumento significativo no índice de pessoas acima do peso ou mesmo obesas, tanto nos países desenvolvidos, como nos países em desenvolvimento. Além dos problemas para saúde o excesso de peso acarreta efeitos socioeconômicos substanciais.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    O objetivo da fisioterapia na saúde da mulher é atender a mulher em sua integridade, em todas as fases da sua vida, respeitando as necessidades e características individuais. Atua em vários aspectos da função e do movimento humano, que sofrem mudanças e alterações durante suas fases de vida, desde a adolescência até a fase adulta, passando pela fase reprodutiva, período gestacional, climatério, menopausa e terceira idade.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Este artigo demonstra como um cuidador ou quem convive com uma pessoa que tem Alzheimer deve se comportar, mostra o que deve e o que não deve fazer para manter uma boa convivência e boa qualidade de vida.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estarl 25/10/2014

    Cada vez mais nos deparamos com a situação de não encontrar ninguém nos lares durante o dia todo. Trabalho, curso, escola, faculdade, entre outras coisas, compõem uma grade maluca que tem hora certa para começar, mas sem previsão para terminar. E em meio a essa loucura, fica difícil seguir os horários comuns de alimentação em que estamos acostumados. Dependendo da rotina, fica até difícil de separar um tempo do seu dia para fazer isso.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014

    É muito bom poder sentar para almoçar e encontrar um pedaço de bife acompanhado de algumas batatas fritas, prontos para serem devorados. Mas muita gente não tem ideia de todo o processo que a carne passa até chegar a sua casa. Pensando até pelo lado higiênico, chega até ser um pouco perigoso o consumo de alguns alimentos, não somente carnívoros, sem que estejam devidamente saudáveis e conservados para seu consumo.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 24/10/2014
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Os dentes de leite são muito importantes para as crianças: são eles que realizam toda a mastigação desde que começam a nascer aos seis meses idade até mais ou menos os seis anos quando já começam a nascer alguns dentes permanentes. O primeiro molar permanente nasce por volta desta idade (seis anos), atrás dos dentes de leite, sem que haja queda ou troca de nenhum dente. Muitas mães e pais não percebem o seu nascimento ou o confundem com um dente de leite.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estar> Odontologial 13/02/2011 lAcessos: 190
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Com um leve sorriso cumprimentamos as pessoas e as fazemos sentir-se à vontade. Com uma boa risada acionamos diretamente 28 músculos e relaxamos todo o nosso corpo. Quando gargalhamos provocamos contrações curtas e fortes no diafragma e nos músculos abdominais que massageiam os órgãos internos deixando-os mais irrigados e, portanto, mais saudáveis.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estar> Odontologial 02/02/2011 lAcessos: 261
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Os dentes existem em número de trinta e dois dispostos na boca da seguinte forma: 16 (dezesseis) na parte superior – Arcada superior – e 16 (dezesseis) na parte inferior- Arcada inferior. Cada arcada é dividida em duas partes ou lados (hemiarcadas) direita e esquerda. Em cada lado existem 8 (oito) dentes dispostos lado a lado, com um contato leve e harmonioso suficiente para evitar que os alimentos invadam a área gengival durante a mastigação.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estar> Odontologial 22/01/2011 lAcessos: 2,347
    Marlene Rodrigues Ferreira

    A dieta rica em carboidratos fermentáveis ,principalmente a sacarose,é usada pelas bactérias para a formação de ácidos que agem sobre os dentes provocando o aparecimento das cáries dentárias. Os alimentos têm características que determinam se são cariogênicos, ou não, e quanto o são.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estar> Odontologial 18/01/2011 lAcessos: 4,858 lComentário: 1
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Existem dois fatores determinantes para o aparecimento da cárie dentária: a dieta cariogênica e a higiene bucal deficiente. A cárie dentária pode ser prevenida e totalmente erradicada. O Cirurgião - dentista é o profissional competente para auxiliar as pessoas em relação às doenças da boca.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estarl 09/05/2010 lAcessos: 2,647 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast