EROSÃO ÁCIDA - o que é isto?

Publicado em: 13/05/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 829 |

EROSÃO - ato de carcomer  e corroer lentamente

A erosão ácida é um dano causado aos dentes pelos ácidos, freqüentemente provenientes dos alimentos, que enfraquecem a superfície do esmalte. Ìntimamente associada à dieta moderna é uma das ameaças mais importantes à saúde dentária desde as cáries.Muitos não sabem o que é isto, nunca ouviram falar em erosão ácida, e não sabem que pode estar acontecendo  com os seus  próprios dentes, porque nos estágios iniciais ela é difícil de ser detectada. A erosão  ácida é diferente da cárie dentária porque não envolve bactérias ou os açúcares da dieta, é resultado da ação direta de ácidos ( seja de alimentos, bebidas ou do estômago) sobre a superfície dos dentes, o esmalte, mas causa os mesmos desconfortos: sensibilidades, dores e a necessidade de tratamentos restauradores.

Várias frutas, vinagres, refrigerantes e vinhos podem ser altamente ácidos e assim potencialmente prejudiciais aos dentes. A dieta e o modo como bebidas e alimentos  ácidos são consumidos, associados  aos hábitos de higiene bucal, formam a causa mais provável da  erosão ácida. Entretanto, ela também pode ser causada pela presença de ácidos  gástricos na boca, por exemplo, como conseqüência da bulimia ( vômitos) ou indigestão( regurgitação/ refluxo gástrico). Também existem casos - como resultado da exposição  ocupacional ou industrial - nos quais  a erosão ácida pode aparecer, por exemplo, pela inalação prolongada de vapores ácidos.  

Todas as pessoas que possuem dentes naturais, inclusive as crianças, podem ter erosão ácida.

SINAIS E SINTOMAS DA EROSÃO ÁCIDA  -  a  olho nu os dentes podem parecer saudáveis mas  apresentar sensibilidade durante a ingestão de alimentos e bebidas quentes, geladas  ou doces. Podem apresentar fissuras e pequenas fraturas ou mesmo superfícies lisas e desgastadas. Descoloração acentuada, fissuras ou asperezas nas bordas dos dentes, lesões em forma de  taça nas superfícies de mastigação, etc.

PREVENÇÂO -  a prevenção é feita à partir do diagnóstico feito pelo Cirurgião - dentista e através das orientações e sugestões em relação aos hábitos alimentares e de higiene bucal de cada pessoa. Por exemplo: se ingerir alimentos considerados ácidos a pessoa  deve evitar  escovar os dentes imediatamente após, porque o esmalte estará amolecido e vulnerável; deve esperar,pelo menos uma hora  para escová-los após a refeição. Ao ingerir bebidas ácidas  deve fazê-lo ràpidamente, evitando bochechá-las ou mantê-las por muito tempo na boca,ou, pode usar um canudo para levar o líquido diretamente para a parte mais posterior da boca sem que entre em contato com os dentes. Ao escovar os dentes, deve fazê-lo delicada e suavemente com uma escova macia e um creme dental  pouco abrasivo e que contenha flúor na sua composição.

MAIS IMPORTANTE - a observação dos sinais e sintomas e a visita ao Cirurgião - dentista para o diagnóstico correto e para receber as orientações e os tratamentos adequados e específicos para cada caso.

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/erosao-acida-o-que-e-isto-2364795.html

    Palavras-chave do artigo:

    erosao

    ,

    acidos

    ,

    esmalte

    Comentar sobre o artigo

    Você já ouviu falar em erosão ácida do esmalte? O nome pode parecer um pouco técnico, mas o problema está mais perto do que se imagina, muitas vezes dentro da sua geladeira. A erosão ácida leva à perda do esmalte dentário e costuma ser causada pelo consumo excessivo de bebidas e alimentos com pH baixo, ou seja, ácidos.

    Por: Marcelol Saúde e Bem Estar> Odontologial 13/08/2014 lAcessos: 23

    Antes de acender um cigarro, as pessoas deveriam levar em conta o que o fumo faz com o sorriso e com a saúde bucal de modo geral. O cigarro provoca manchas nos dentes e na língua, reduz a sensibilidade do paladar, diminui a capacidade de recuperação após uma cirurgia ou qualquer outro procedimento odontológico, aumenta o risco de doenças da gengiva, de perder os dentes e – mais grave ainda – aumenta o risco de câncer de boca.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 20/06/2013 lAcessos: 39

    Estudo publicado no jornal General Dentistry pelo professor Mohamed Bassiouny, da Temple University, na Filadélfia (Estados Unidos), afirma que o refrigerante (com ou sem açúcar) consumido em excesso é tão prejudicial para os dentes quanto o consumo de metanfetamina, cocaína e crack. "Todos são extremamente ácidos e, por isso, causam problemas similares. A acidez do refrigerante advém do ácido cítrico e do ácido fosfórico.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 15/08/2013 lAcessos: 40

    Infelizmente, uma parcela considerável da população costuma visitar o consultório do cirurgião-dentista apenas quando sente dor ou quando o problema é ainda mais grave. Ao contrário desse senso comum, as consultas são indicadas desde o nascimento do bebê.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 11/04/2014 lAcessos: 12

    Sentir-se abatido nos dias de hoje é algo comum, se considerarmos as condições de vida e trabalho impostas à sociedade. O estresse do ambiente profissional e do trânsito contribuem significativamente para esse desânimo diário. E quando o desânimo se torna uma tristeza aguda? E se a pessoa perde o sentido da vida? Bem, quando esses sintomas acontecem é necessário ficar em alerta. Certamente, é o alarme de sintomas de depressão soando alto.

    Por: O Caminho do Bem Estarl Saúde e Bem Estarl 16/11/2014

    A maioria, quase todas as doenças apresentam sintomas. Mas a psoríase por ser uma doença de pele e hereditária, não expõe muito seus sintomas. Quais são os sintomas da psoríase. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/11/2014

    A psoríase é uma doença de pele que afeta não somente os adultos, como também as crianças. Umas das suas principais causas é a genética. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 11/11/2014
    Mara De Souza Alves

    Receber o diagnóstico de câncer não é fácil. Por algum tempo a gente perde o chão, o rumo, os sonhos. Parece que vamos perder a vida... Game over... Fim de linha! Demora um tempinho até entendermos que, felizmente, hoje em dia o câncer tem cura (em muitos casos, pelo menos). E, como nem tudo são flores (e nem dores) a doença traz consigo a oportunidade de revermos o que realmente vale à pena. Essa reflexão rende um "bom pano para manga"...

    Por: Mara De Souza Alvesl Saúde e Bem Estarl 10/11/2014

    Vivemos em um país que, ainda que o chamemos de tropical, é continental. Isso significa que ele tem partes de seu território que ultrapassam a linha do trópico (no nosso caso, o de Capricórnio) e invade outras zonas climáticas. Não bastasse, temos regiões com diferentes altitudes ao longo de todo o território, indo desde o nível do mar até 2.000 metros.

    Por: 3xcelerl Saúde e Bem Estarl 10/11/2014

    Alimentar-se de forma saudável é essencial para a manutenção da saúde. Esta constatação já se tornou um senso comum, ou seja, a maioria das pessoas reconhecem a importância de uma alimentação balanceada para a saúde. Porém, além de uma dieta saudável reforçar a saúde, ela também pode trazer diversos benefícios para o seu corpo e mente.

    Por: Karina Silva Fariasl Saúde e Bem Estarl 05/11/2014

    Quais as melhores dietas para grávidas, crianças e atletas que são veganos e pretendem continuar assim?

    Por: Victor Correal Saúde e Bem Estarl 04/11/2014 lAcessos: 16

    Quais as melhores comidas ricas em ferro para veganos? Neste artigo você conhecerá os melhores alimentos

    Por: Victor Correal Saúde e Bem Estarl 04/11/2014 lAcessos: 12
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Os dentes de leite são muito importantes para as crianças: são eles que realizam toda a mastigação desde que começam a nascer aos seis meses idade até mais ou menos os seis anos quando já começam a nascer alguns dentes permanentes. O primeiro molar permanente nasce por volta desta idade (seis anos), atrás dos dentes de leite, sem que haja queda ou troca de nenhum dente. Muitas mães e pais não percebem o seu nascimento ou o confundem com um dente de leite.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estar> Odontologial 13/02/2011 lAcessos: 191
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Com um leve sorriso cumprimentamos as pessoas e as fazemos sentir-se à vontade. Com uma boa risada acionamos diretamente 28 músculos e relaxamos todo o nosso corpo. Quando gargalhamos provocamos contrações curtas e fortes no diafragma e nos músculos abdominais que massageiam os órgãos internos deixando-os mais irrigados e, portanto, mais saudáveis.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estar> Odontologial 02/02/2011 lAcessos: 266
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Os dentes existem em número de trinta e dois dispostos na boca da seguinte forma: 16 (dezesseis) na parte superior – Arcada superior – e 16 (dezesseis) na parte inferior- Arcada inferior. Cada arcada é dividida em duas partes ou lados (hemiarcadas) direita e esquerda. Em cada lado existem 8 (oito) dentes dispostos lado a lado, com um contato leve e harmonioso suficiente para evitar que os alimentos invadam a área gengival durante a mastigação.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estar> Odontologial 22/01/2011 lAcessos: 2,348
    Marlene Rodrigues Ferreira

    A dieta rica em carboidratos fermentáveis ,principalmente a sacarose,é usada pelas bactérias para a formação de ácidos que agem sobre os dentes provocando o aparecimento das cáries dentárias. Os alimentos têm características que determinam se são cariogênicos, ou não, e quanto o são.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estar> Odontologial 18/01/2011 lAcessos: 4,907 lComentário: 1
    Marlene Rodrigues Ferreira

    Existem dois fatores determinantes para o aparecimento da cárie dentária: a dieta cariogênica e a higiene bucal deficiente. A cárie dentária pode ser prevenida e totalmente erradicada. O Cirurgião - dentista é o profissional competente para auxiliar as pessoas em relação às doenças da boca.

    Por: Marlene Rodrigues Ferreiral Saúde e Bem Estarl 09/05/2010 lAcessos: 2,669 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast