Fraturas

Publicado em: 15/06/2009 |Comentário: 4 | Acessos: 8,031 |

Fraturas

 

Lara Nunes Faustino

(Aluna do 1° semestre de enfermagem noturno da FUNEC - Santa Fé do Sul)

 

É comum chegar em hospitais e ver pessoas engessadas decorrente de algum tipo de fratura causado por acidente ou por alguma queda que a pessoa veio a sofrer. Mas o que é fratura? Quais os seus tipos? E como se deve lidar com o fraturado? Aqui venho mencionar o que elas são, como lidar e quais são os seus tipos.

Considera-se como fratura a ruptura de um osso total ou parcialmente provocado por um traumatismo direto ou indireto, contração muscular brusca ou ruptura de ligamento. (RODRÍGUEZ, 2003)

Segundo Gomes, 1994 o paciente fraturado ao chegar no local de atendimento, deve-se imobilizar o local no qual ocorreu a fratura, tirar uma radiografia para diagnosticar o tipo de fratura.

A fratura pode ser fechada (quando osso não sai pra fora da pele), exposta (quando o osso sai pra fora da pele), cominutiva (quando o osso se rompe em diversos pedaços), depressiva (além da quebra do osso ocorre um desnível da região), impactada (fratura onde o osso fraturado penetra na superfície do outro osso), e patológica (causado por enfraquecimento do osso por patologia). Depois de verificar pela radiografia o tipo de fratura é so realizar os devidos procedimentos visando a melhora do fraturado. (FORTES, 1986)

Enfim estamos sujeitos a sofrermos quedas ou acidentes resultando em fraturas. Mas quando isso acontecer é só procurar algum hospital que lá eles farão os procedimentos necessários, preocupando sempre na sua recuperação.

 

                                            REFERÊNCIAS:

        FORTES, J.I. Enfermagem em emergências. São Paulo: EPU, 1986. 38-41 p.

        GOMES, A.M. Emergências. São Paulo: EPU, 1994. 73-78 p.

        RODRÍGUEZ, J.M. Emergências. Traduzido por TEIXEIRA, M.T.R. Rio de Janeiro: MC Graw Hill, 2002. 213-215 p.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/fraturas-971534.html

    Palavras-chave do artigo:

    fraturas

    Comentar sobre o artigo

    Durante as férias escolares, aumentam os acidentes envolvendo crianças. Na maioria das vezes, as quedas são mais recorrentes. Mas, como saber se algum osso foi quebrado, principalmente quando a criança não sabe descrever ao certo o que está sentindo?

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estarl 22/07/2013 lAcessos: 47

    Atletas e dançarinos com fratura por estresse costumam se queixar de uma dor gradual, que geralmente aumenta com as atividades físicas e diminui quando estão em repouso. Sem saber exatamente onde dói, preocupam os médicos – já que por um simples raio-X muitas vezes a fratura não é identificada. Nesses casos, exames mais sofisticados, como cintilografia e ressonância magnética, são necessários.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/12/2010 lAcessos: 245

    Estudo publicado recentemente no JAMA (Journal of American Medical Association) revela que pessoas com mais de 65 anos que passaram por cirurgia de catarata estão consideravelmente menos propensas a sofrer fratura do fêmur em relação àquelas que não se submeteram ao tratamento cirúrgico da visão. "A visão desempenha um importante papel no equilíbrio e na estabilidade de um paciente idoso.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/09/2012 lAcessos: 36

    O presente artigo compara e especifica os tipos de fraturas em materiais, suas caraterísticas, mecanismos e ocorrências.

    Por: Wiliam Jeremias dos Santosl Tecnologia> Tecnologiasl 19/09/2013 lAcessos: 56
    Guilherme P. F. Camargo

    A Justiça do Trabalho, através do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, voltou a reafirmar que o trabalhador que participa de competições esportivas pela empresa tem direito a indenização quando sofrer um acidente durante o jogo.

    Por: Guilherme P. F. Camargol Direito> Doutrinal 08/11/2010 lAcessos: 205

    Exames médicos realizados neste sábado revelaram que a pancada recebida na vitória do Paris Saint-Germain sobre o Lorient, na sexta-feira, ocasionou uma fratura pequena na face de Thiago Silva. O próprio zagueiro deu a notícia através de uma rede social, tratando de tranquilizar seus fãs.

    Por: Seculo Interativol Esporte> Futeboll 22/03/2014 lAcessos: 28

    Especialista comenta sobre os danos que o excesso de treinamento de alguns atletas pode causar

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 28/08/2008 lAcessos: 1,611

    Dor de dente, Fratura Dentária, Aftas, Intrusão e Cortes, são alguns temas que tratei de indicar soluções para os pais enquanto a consulta com o odontopediatra não chega.

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 25/05/2011 lAcessos: 223

    Um estudo recente publicado no Journal of the American Academy of Orthopaedic Surgeons, o principal orgão dos Estados Unidos em ortopedia e cirurgia ortopédica, determina que aproximadamente 25% da população sofre de dores no quadril antes de completar 85 anos de idade. O estudo também cita exemplos de causas e traça um perfil de personalidade mais apta para sofrer deste mal.

    Por: André Luisl Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/09/2013 lAcessos: 34
    Araceli Canova

    Você já desistiu das suas resoluções de Ano Novo? Você não está sozinha. Você deve ser uma das muitas que decidiram ficar em forma esse ano e já estão dando desculpas do porque não podem ir á academia. Eu tenho a solução perfeita: Dança do Ventre.

    Por: Araceli Canoval Saúde e Bem Estarl 26/02/2015

    A psoríase é um doença de pele que causa alguns incômodos aos seus portadores. Umas das maiores dúvidas é sobre a coceira. Acesse o link e descubra a resposta!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 25/02/2015

    A psoríase pode afetar o couro cabeludo? Por ser uma doença de pele, ela pode se espalhar por qualquer parte do corpo. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 25/02/2015

    Saiba como tratar a doença psoríase. Doença que se apresenta na pele e em diversas partes do corpo. Este artigo é direcionado para a psoríase dos pés, como tratar. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Conheça a doença de pele psoríase, presente em qualquer faixa etárias e diferentes partes do corpo. Descubra seus sintomas.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Conheça a doença de pele psoríase, que pode se manisfestar em diferentes áreas do corpo humano, inclusive no cotovelo!

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Adultos e idosos não imunizados colaboram para retorno de doenças então controladas. Fórum em São Paulo debate o tema

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estarl 24/02/2015

    Muitos acreditam que o "Consumo Responsável" de álcool não traz riscos à saúde, e ainda defendem os efeitos protetores do consumo de vinho tinto sobre os eventos cardiovasculares. Porém, sabemos que os benefícios desse consumo não chegam a um décimo de seus riscos, a começar pelo fato de que entre os homens com idade de 15 a 59 anos, o consumo abusivo de álcool é o principal fator de risco de morte prematura.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estarl 23/02/2015
    Lara Nunes

    Nesse artigo venho mencionar o que significa HIPERTROFIA E HIPOTROFIA e espero que eel possa transmitir conhecimento a quem ler ele.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 28/02/2010 lAcessos: 13,548 lComentário: 1
    Lara Nunes

    O que seria HIPERPLASIA E HIPOPLASIA nesse artigo irei estar falando e espero estar tranmitindo conhecimento pra quem ler.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 28/02/2010 lAcessos: 6,448
    Lara Nunes

    A adaptação celular é uma resposta das células ha um stress fisiológico ou ha estímulos patológicos e quando o estímulo agressor seja mais prolongado ou mais intenso, ocorre lesão celular. Vou falar de adaptação e lesão celular de uma forma bem simples nesse artigo espero que compreendam e possa de certa forma tirar um conhecimento a respeito desses dois assuntos

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 06/02/2010 lAcessos: 6,200 lComentário: 4
    Lara Nunes

    Bem fiz esse artigo apos ter uma aula de processos patologicos a respeito de um pouco do q vamos estudar sobre INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO e resolvi fazer este artigo para que eu possa estar divulgado o conhecimento que tive na previa da aula de INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO e compartilhar o assunto c/ quem queira saber.Creio que em breve eu venha fazer outro a respeito desse assunto,pois como eu disse essa aula foi só um pouco do que vamos aprender!Espero q gostem e q possam estar adquirindo um conhecimento

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 04/02/2010 lAcessos: 7,877 lComentário: 2
    Lara Nunes

    A gripe suina vem aparecendo cada vez mais nesse ultimos meses do ano de 2009 e preocupando cada vez mais nos brasileiros. Temos que ter preucaçes pois alem de sr nova pode levar a morte!

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/07/2009 lAcessos: 1,470 lComentário: 4
    Lara Nunes

    Uma doença que afeta muitas pessoas caussando tonturas nauseas e mal estar.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/07/2009 lAcessos: 8,919 lComentário: 4

    Comments on this article

    1
    jardelia 11/08/2010
    adorei esse site mim ajudou muito bjssss
    0
    Lara Nunes 28/02/2010
    Acho que vocês poderiam ser mais educadas e compreensivas...
    Isso foi um trabalho que fiz e era pra ser feito desta forma!
    Sem coments pra vcs!
    Sei mto bem que o PADRÃO nao existe, mas era pra colocar
    dessa forma! Por esse fato coloquei!
    E chamar algo de tonto é uma falta de respeito!
    0
    KARINA 28/10/2009
    ISSO É´MUITO TONTO
    1
    Tereza 24/09/2009
    Nossa, Enfermagem "padrão"??? Em que semestre de Enfermagem "padrão" você está para utilizar este termo? Nem se fosse o primeiro, justificaria...
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast