Fraturas

Publicado em: 15/06/2009 |Comentário: 4 | Acessos: 7,977 |

Fraturas

 

Lara Nunes Faustino

(Aluna do 1° semestre de enfermagem noturno da FUNEC - Santa Fé do Sul)

 

É comum chegar em hospitais e ver pessoas engessadas decorrente de algum tipo de fratura causado por acidente ou por alguma queda que a pessoa veio a sofrer. Mas o que é fratura? Quais os seus tipos? E como se deve lidar com o fraturado? Aqui venho mencionar o que elas são, como lidar e quais são os seus tipos.

Considera-se como fratura a ruptura de um osso total ou parcialmente provocado por um traumatismo direto ou indireto, contração muscular brusca ou ruptura de ligamento. (RODRÍGUEZ, 2003)

Segundo Gomes, 1994 o paciente fraturado ao chegar no local de atendimento, deve-se imobilizar o local no qual ocorreu a fratura, tirar uma radiografia para diagnosticar o tipo de fratura.

A fratura pode ser fechada (quando osso não sai pra fora da pele), exposta (quando o osso sai pra fora da pele), cominutiva (quando o osso se rompe em diversos pedaços), depressiva (além da quebra do osso ocorre um desnível da região), impactada (fratura onde o osso fraturado penetra na superfície do outro osso), e patológica (causado por enfraquecimento do osso por patologia). Depois de verificar pela radiografia o tipo de fratura é so realizar os devidos procedimentos visando a melhora do fraturado. (FORTES, 1986)

Enfim estamos sujeitos a sofrermos quedas ou acidentes resultando em fraturas. Mas quando isso acontecer é só procurar algum hospital que lá eles farão os procedimentos necessários, preocupando sempre na sua recuperação.

 

                                            REFERÊNCIAS:

        FORTES, J.I. Enfermagem em emergências. São Paulo: EPU, 1986. 38-41 p.

        GOMES, A.M. Emergências. São Paulo: EPU, 1994. 73-78 p.

        RODRÍGUEZ, J.M. Emergências. Traduzido por TEIXEIRA, M.T.R. Rio de Janeiro: MC Graw Hill, 2002. 213-215 p.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/saude-artigos/fraturas-971534.html

    Palavras-chave do artigo:

    fraturas

    Comentar sobre o artigo

    Durante as férias escolares, aumentam os acidentes envolvendo crianças. Na maioria das vezes, as quedas são mais recorrentes. Mas, como saber se algum osso foi quebrado, principalmente quando a criança não sabe descrever ao certo o que está sentindo?

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estarl 22/07/2013 lAcessos: 32

    Atletas e dançarinos com fratura por estresse costumam se queixar de uma dor gradual, que geralmente aumenta com as atividades físicas e diminui quando estão em repouso. Sem saber exatamente onde dói, preocupam os médicos – já que por um simples raio-X muitas vezes a fratura não é identificada. Nesses casos, exames mais sofisticados, como cintilografia e ressonância magnética, são necessários.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/12/2010 lAcessos: 231

    Estudo publicado recentemente no JAMA (Journal of American Medical Association) revela que pessoas com mais de 65 anos que passaram por cirurgia de catarata estão consideravelmente menos propensas a sofrer fratura do fêmur em relação àquelas que não se submeteram ao tratamento cirúrgico da visão. "A visão desempenha um importante papel no equilíbrio e na estabilidade de um paciente idoso.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/09/2012 lAcessos: 34

    O presente artigo compara e especifica os tipos de fraturas em materiais, suas caraterísticas, mecanismos e ocorrências.

    Por: Wiliam Jeremias dos Santosl Tecnologia> Tecnologiasl 19/09/2013 lAcessos: 39
    Guilherme P. F. Camargo

    A Justiça do Trabalho, através do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, voltou a reafirmar que o trabalhador que participa de competições esportivas pela empresa tem direito a indenização quando sofrer um acidente durante o jogo.

    Por: Guilherme P. F. Camargol Direito> Doutrinal 08/11/2010 lAcessos: 194

    Exames médicos realizados neste sábado revelaram que a pancada recebida na vitória do Paris Saint-Germain sobre o Lorient, na sexta-feira, ocasionou uma fratura pequena na face de Thiago Silva. O próprio zagueiro deu a notícia através de uma rede social, tratando de tranquilizar seus fãs.

    Por: Seculo Interativol Esporte> Futeboll 22/03/2014 lAcessos: 16

    Especialista comenta sobre os danos que o excesso de treinamento de alguns atletas pode causar

    Por: Press Página Projetos de Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 28/08/2008 lAcessos: 1,599

    Dor de dente, Fratura Dentária, Aftas, Intrusão e Cortes, são alguns temas que tratei de indicar soluções para os pais enquanto a consulta com o odontopediatra não chega.

    Por: Doutora Carmem Silvial Saúde e Bem Estar> Odontologial 25/05/2011 lAcessos: 201

    Um estudo recente publicado no Journal of the American Academy of Orthopaedic Surgeons, o principal orgão dos Estados Unidos em ortopedia e cirurgia ortopédica, determina que aproximadamente 25% da população sofre de dores no quadril antes de completar 85 anos de idade. O estudo também cita exemplos de causas e traça um perfil de personalidade mais apta para sofrer deste mal.

    Por: André Luisl Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/09/2013 lAcessos: 26

    Infertilidade é uma das piores consequências da Síndrome dos Ovários Policísticos para a paciente que deseja engravidar

    Por: CLAUDIA CHAVESl Saúde e Bem Estarl 29/09/2014
    Enf Priscila

    Na gravidez a suplementação com alimentos ricos em ferro é fundamental, já que nesse momento especial, a mulher precisa do dobro de ferro consumido normalmente. Mas há vários outros casos em que as pessoas devem ficar atentas e seguir uma dieta especial para casos de anemia. Bebês, idosos, as adolescentes e mulheres entre 19 a 50 anos, precisam consumir mais alimentos ricos em ferro. Blog Mãe Curiosa

    Por: Enf Priscilal Saúde e Bem Estarl 27/09/2014
    Enf Priscila

    Toda mãe de primeira viagem não sabe ainda como limpar essa região do bebê tão delicada. Mas fique tranquila é super simples. Abaixo tem um passo a passo simples, te deixará mais aliviada e o umbigo logo logo cairá. Objetivo principal: sempre deixar umbigo limpo e seco! Abaixo vou lhe explicar detalhadamente como cuidar:

    Por: Enf Priscilal Saúde e Bem Estarl 26/09/2014
    Enf Priscila

    Curiosidades na gestação: saiba que é possível saber o sexo do bebê com apenas 1 mês de gestação, que se perde 5 quilos no dia do parto, que a gestação não dura só 9 meses. Essas e outras curiosidades desse novo mundo de ser mãe, estão em nosso Blog. Venha conferir. www.maecuriosa.com

    Por: Enf Priscilal Saúde e Bem Estarl 26/09/2014

    Conheça mais sobre a Garcínia, um ótimo suplemento que ajuda a emagrecer com qualidade.

    Por: Joana Marquesl Saúde e Bem Estarl 25/09/2014

    Algumas doenças de pele podem acabar por causar determinadas dúvidas, assim como também confuisão, sendo que os seus sintomas podem acabar por se manifestar de formas diferenciadas ou até mesmo de formas que pelos proprios pacientes seja considerada como desconhecida, o que muitas vezes poderá fazer com que ocorra até mesmo um certo desespero, ou medo com relação ao que poderia ser.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 23/09/2014

    O PET Redes de Atenção à Saúde oportunizou a criação de diversos grupos de trabalho em todo o país. Na UNIVALI, Itajaí, SC, um destes grupos de trabalho se constitui no grupo Rede de Cuidados a Pessoa Deficiente, o qual se baseia no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e preconiza a proposta Viver sem limites, a partir da promoção da cidadania e do fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade. Objetivo: relatar experiência no âmbito da saúde pública.

    Por: Danieli Fabrícia Pereiral Saúde e Bem Estarl 19/09/2014

    A manutenção do equilíbrio postural é dependente da integração entre os sistemas visual, vestibular, somatossensorial e auditivo. A desarmonia entre estes sistemas pode levar disfunções labirínticas e vestibulares. O estudo foi desenvolvido na clínica de fisioterapia envolvendo onze pacientes. Foram realizadas estratégias de educação em saúde e exercícios direcionados a disfunção vestibular. Foi possível verificar uma diminuição das queixas, principalmente das crises de tontura e cefaléia.

    Por: Danieli Fabrícia Pereiral Saúde e Bem Estarl 19/09/2014
    Lara Nunes

    Nesse artigo venho mencionar o que significa HIPERTROFIA E HIPOTROFIA e espero que eel possa transmitir conhecimento a quem ler ele.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 28/02/2010 lAcessos: 12,635 lComentário: 1
    Lara Nunes

    O que seria HIPERPLASIA E HIPOPLASIA nesse artigo irei estar falando e espero estar tranmitindo conhecimento pra quem ler.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 28/02/2010 lAcessos: 6,201
    Lara Nunes

    A adaptação celular é uma resposta das células ha um stress fisiológico ou ha estímulos patológicos e quando o estímulo agressor seja mais prolongado ou mais intenso, ocorre lesão celular. Vou falar de adaptação e lesão celular de uma forma bem simples nesse artigo espero que compreendam e possa de certa forma tirar um conhecimento a respeito desses dois assuntos

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 06/02/2010 lAcessos: 6,040 lComentário: 4
    Lara Nunes

    Bem fiz esse artigo apos ter uma aula de processos patologicos a respeito de um pouco do q vamos estudar sobre INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO e resolvi fazer este artigo para que eu possa estar divulgado o conhecimento que tive na previa da aula de INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO e compartilhar o assunto c/ quem queira saber.Creio que em breve eu venha fazer outro a respeito desse assunto,pois como eu disse essa aula foi só um pouco do que vamos aprender!Espero q gostem e q possam estar adquirindo um conhecimento

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estarl 04/02/2010 lAcessos: 7,720 lComentário: 2
    Lara Nunes

    A gripe suina vem aparecendo cada vez mais nesse ultimos meses do ano de 2009 e preocupando cada vez mais nos brasileiros. Temos que ter preucaçes pois alem de sr nova pode levar a morte!

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/07/2009 lAcessos: 1,465 lComentário: 4
    Lara Nunes

    Uma doença que afeta muitas pessoas caussando tonturas nauseas e mal estar.

    Por: Lara Nunesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/07/2009 lAcessos: 8,846 lComentário: 4

    Comments on this article

    1
    jardelia 11/08/2010
    adorei esse site mim ajudou muito bjssss
    0
    Lara Nunes 28/02/2010
    Acho que vocês poderiam ser mais educadas e compreensivas...
    Isso foi um trabalho que fiz e era pra ser feito desta forma!
    Sem coments pra vcs!
    Sei mto bem que o PADRÃO nao existe, mas era pra colocar
    dessa forma! Por esse fato coloquei!
    E chamar algo de tonto é uma falta de respeito!
    0
    KARINA 28/10/2009
    ISSO É´MUITO TONTO
    1
    Tereza 24/09/2009
    Nossa, Enfermagem "padrão"??? Em que semestre de Enfermagem "padrão" você está para utilizar este termo? Nem se fosse o primeiro, justificaria...
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast